Sei sulla pagina 1di 3

Absalo

Prlogo
Antes de tudo preciso conhecer o contexto da histria, como uma vez ouvi texto sem contexto pretexto. O lugar Israel, o perodo um dos mais belos da histria de Israel, o reinado de Davi, um homem segundo o corao de Deus, guerreiro e rei em excelncia. Davi tinha um status de autoridade poltica exemplar, era um homem de deciso, justo e vencedor. Davi conhecia a honra, a ponto de respeitar o reinado de Saul at o fim mesmo sabendo que era ele o escolhido de Deus. Davi tambm era um homem de corao bom, amava a Deus de todo o seu corao e amava aqueles que estavam ao seu lado. Porm, nos situamos no momento da sua histria em que Davi acabara de cometer o maior erro de sua vida. Num ato de lasciva, Davi desejou BateSeba, a mulher de um dos seus soldados, dormiu com ela e a engravidou. No bastando, tentando corrigir a situao, chamou o soldado da guerra que pelejava e tentou persuadi-lo que passasse alguns dias com sua mulher, porm o soldado, ainda voltado para a guerra, no passou na sua casa e ficou a porta do palcio do rei. Davi novamente manobrou e mandou o soldado para a fronte da guerra, colocando-o na frente da maior fora da peleja e o condenando morte. De uma s vez, Davi cometeu adultrio e assassinato. Estava envolto e cego pelo pecado de forma que embora procurasse manter em oculto seu pecado se esquecera que o Deus a que servia a tudo via e nada se desviava do seu olhar. E em resposta aos pecados de Davi, Deus enviou o profeta Nat para afront-lo. Davi se arrepende e perdoado pelos seus pecados, mas ficam as palavras de Deus por Nat de que jamais se apartaria a espada da casa de Davi e a primeira vtima foi o filho que ele havia concebido. Tudo isso aconteceu em 2 Sm 11 e 12, um preldio da nossa histria, mas extremamente importante para entendermos o que vai acontecer. Agora em 2 Sm 13 conhecemos Absalo, filho de Davi, irmo de Tamar e meio-irmo de Ammom. No vou falar muito de Absalo agora, com tempo vamos ver mais sobre ele. Agora vamos falar de Ammom. Ammom era o primognito de Davi, ele era o cara entre os prncipes j que era o nome mais cotado para substituir Davi. Mimado mesmo, se isto j comum para um prncipe, para um primognito ento!!! Pois , Ammom tinha tudo, mas desejava alm disso. Ammom desejou sua meia-irm Tamar. A bblia no fala, mas imagino Ammom como um jovem cego por Satans, acorrentado pela fornicao. Provavelmente ele tinha uma vida sexual muito ativa, mas isso no o satisfazia, ele queria mais e saber que tinha uma gatinha como Tamar, solta na rea e proibida, poxa, isto deve ter sido um estimulo e tanto para alimentar sua sede de pecados. DETALHE, sobre tudo isso, podemos ver a mo de Satans. Ele sabia que tinha uma legalidade deixada por Davi, e queria us-la e muito bem. Para isso, usou do primo de Ammom, Jonadabe.

Incentivado pelo primo, Ammom armou uma cilada para a meio-irm Tamar, se fingiu de doente e pediu para o pai que enviasse a Tamar para cuidar dele. Tamar foi casa de Ammom para cuidar dele, Ammom, despedindo todos os servos que estavam com eles, pediu para que Tamar chegasse junto a sua cama e a estuprou. interessante notar a reao de Tamar, claro que ela ficou assustada, no passava nem perto da sua cabea o que ia acontecer, mas mesmo assim, Tamar se importou por Ammom e tentou fazer a cabea dele para que no fizesse tal besteira. Tamar chegou a argumentar que se Ammom pedisse por sua mo Davi concederia, mesmo sendo os dois irmos. Mas o que Ammom queria no era Tamar, Ammom queria saciar sua luxria, estava cego e achava que preencheria seu vazio deitando com Tamar. Mas logo percebeu que isso no era verdade, a ponto de sentir nojo de Tamar e chut-la de seu quarto como se fosse uma prostituta. Meu! Este ponto muito forte, Tamar sai de l toda acabada, na poca, uma forma de expressar humilhao era rasgando as vestes e colocando cinzas sobre a cabea. Foi o que Tamar fez, Absalo, vendo a irm e sabendo da histria, manda que Tamar se calasse, e abriga ela em sua casa. Absalo foi insensvel. Completamente! Esta foi a forma que ele reagiu. No a mais bonita, nem a melhor, mas para Absalo aquilo tambm foi uma surpresa e a primeira reao dele foi a mesma que teve seu pai antes. Proteger a honra da famlia. Por isso Absalo pediu para que Tamar se calasse, ele acreditava que seu pai resolveria o problema. No versculo 21 do capitulo 13, vemos a nica meno de Davi sobre o problema. Ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira. S. Note que no fala mais nada. Sua filha foi estuprada e ele no a consolou, seu filho foi o estuprador e ele no o advertiu. Davi, o maior rei de Israel, havia comeado a sua saga de Pai ausente. LEIA O TEXTO, DEPOIS CONTINUAMOS. 2 Samuel 13:1-22 1 E aconteceu depois disto que, tendo Absalo, filho de Davi, uma irm formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. 2 E angustiou-se Amnom, at adoecer, por Tamar, sua irm, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma. 3 Tinha, porm, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Simia, irmo de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz. 4 O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? No mo fars saber a mim? Ento lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irm de Absalo, meu irmo. 5 E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peo-te que minha irm Tamar venha, e me d de comer po, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mo.

6 Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visit-lo, disse Amnom, ao rei: Peo-te que minha irm Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mo. 7 Mandou ento Davi casa, a Tamar, dizendo: Vai casa de Amnom, teu irmo, e faze-lhe alguma comida. 8 E foi Tamar casa de Amnom, seu irmo (ele porm estava deitado), e tomou massa, e a amassou, e fez bolos diante dos seus olhos, e cozeu os bolos. 9 E tomou a frigideira, e os tirou diante dele; porm ele recusou comer. E disse Amnom: Fazei retirar a todos da minha presena. E todos se retiraram dele. 1 Ento disse Amnom a Tamar: Traze a comida ao quarto, e comerei da tua 0 mo. E tomou Tamar os bolos que fizera, e levou-os a Amnom, seu irmo, no quarto. 1 E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te 1 comigo, minha irm. 1 Porm ela lhe disse: No, meu irmo, no me forces, porque no se faz 2 assim em Israel; no faas tal loucura. 1 Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos 3 loucos de Israel. Agora, pois, peo-te que fales ao rei, porque no me negar a ti. 1 Porm ele no quis dar ouvidos sua voz; antes, sendo mais forte do que 4 ela, a forou, e se deitou com ela. 1 Depois Amnom sentiu grande averso por ela, pois maior era o dio que 5 sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levantate, e vai-te. 1 Ento ela lhe disse: No h razo de me despedires assim; maior seria este 6 mal do que o outro que j me tens feito. Porm no lhe quis dar ouvidos. 1 E chamou a seu moo que o servia, e disse: Ponha fora a esta, e fecha a 7 porta aps ela. 1 E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas 8 virgens dos reis); e seu servo a ps para fora, e fechou a porta aps ela. 1 Ento Tamar tomou cinza sobre a sua cabea, e a roupa de muitas cores que 9 trazia rasgou; e ps as mos sobre a cabea, e foi andando e clamando. 2 E Absalo, seu irmo, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmo, contigo? Ora, 0 pois, minha irm, cala-te; teu irmo. No se angustie o teu corao por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitria em casa de Absalo seu irmo. 2 E, ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira. 1 2 Porm Absalo no falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalo 2 odiava a Amnom, por ter forado a Tamar sua irm.

Potrebbero piacerti anche