Sei sulla pagina 1di 3

EXAME DE ORDEM 2011.2 Coordenao Pedaggica OAB CURSO EXTENSIVO SEMANAL VESPERTINO OAB 2011.

.2 Disciplina Aula TICA PROFISSIONAL 1/8

EMENTA DA AULA 1. Atividade do advogado. 2. Dispensa do advogado. 3. Mandato judicial. 4. Extino do mandato judicial. GUIA DE ESTUDO Lei 8.906/94 - Divide-se em 3 diplomas: - Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil; - Cdigo de tica e Disciplina (no lei, mas deriva da lei); - Regulamento Geral da OAB. Atividade de Advocacia: Atos privativos de advogado (s advogado pode realizar): privativo de advogado a postulao em rgo do Poder Judicirio. Regra (capacidade postulatria): Advogado; Exceo: Quando uma lei especfica dispensar o advogado. Dispensa o Advogado: 1 CLT (lei especfica) Art. 791.: Este artigo criou jus postulandi na Justia do Trabalho. Conforme, a Smula 425 do TST: Ir existir o jus postulandi na Vara do Trabalho e no TRT (a parte no precisa de advogado), porm no h jus postulandi no TST (aes originrias ou aes em fase recursal). Juizado Especial Civil Estadual (Lei 9.099/95): Causa no valor de 0 a 20 salrios mnimos facultativo a presena do advogado; Nas aes de 20 a 40 salrios mnimos obrigatria a presena do advogado; 2 Grau Colgio Recursal: obrigatria a presena do advogado, independente do valor da causa. Juizado Especial Federal (Art. 10, da Lei 10.259/01): dispensada a presena do advogado (a parte pode se fazer representar por advogado ou por qualquer pessoa). OAB ajuizou uma ADIN contra a Lei Federal deciso: esta lei constitucional. Estatuto (Art. 1, p.1, da Lei 8.906/94): dispensada a presena do advogado para impetrao do Habeas Corpus. Obs.: Habeas Data; Mandado de Segurana; Reviso Criminal e Ao Popular - nestas aes existe a necessidade da presena de advogado, para postular em juzo. Advocacia Privada: Aquela realizada pelo advogado em seu escritrio - Art. 133, da CF: munus publico (encargo pblico); Exerccio de funo social (trata-se de um nus, e no um benefcio).
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2011.2 Coordenao Pedaggica OAB Advocacia Publica: Procurador; Defensor. Requisito para ser Advogado Pblico: Ter sido advogado, antes da nomeao ao cargo pblico. A inscrio do advogado deve estar vigente (permanece existindo), mesmo depois de ter sido aprovado no concurso para Procurador ou Defensor. Mandato Judicial (Art. 5, do Estatuto e Art. 8 ao Art. 24, do Cdigo de tica e Disciplina): Procurao: No mandato; um instrumento do mandato; A procurao presume a existncia do contrato Quase sempre o contrato de mandato verbal, sendo que, o que instrumentaliza a procurao. Incio do Contrato de Mandato: Com a constituio (escolha do advogado); Com a assinatura do instrumento de mandato. Hipteses em que no h escolha, mas sim Nomeao: Ad Hoc (nomeao para o ato): Responsabilidade limitada. Apud Acta (mandato tcito): Escolha do advogado na ata de audincia. (Art. 791, p.3, da CLT): Responsabilidade ilimitada. Prazo para juntar Mandato nos autos (Art. 5, do Estatuto): Regra: No ato da postulao; Exceo: 15 dias, prorrogvel por igual perodo. Poderes Outorgados aos Advogados: Poderes para o Foro em Geral (Regra) Ad Judicia; Procurao com poderes especficos. Ad Judicia Et Extra. Extino do Mandato Judicial: Substabelecimento sem reserva de poderes; Revogao: Ato unilateral do cliente. Renncia: Ato unilateral do advogado. Arquivamento dos autos ou extino do feito (forma presumida de extino do mandato).

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2011.2 Coordenao Pedaggica OAB Questes sobre o tema: 1. Acerca da advocacia, assinale a opo incorreta. A. O advogado indispensvel administrao da justia, razo pela qual qualquer postulao perante rgos do Poder Judicirio atividade privativa de advogado, sem exceo. B. No processo judicial, ao postular deciso favorvel ao seu constituinte, o advogado contribui para o convencimento do julgador, constituindo seus atos mnus pblico. C. O advogado estrangeiro somente poder exercer atividade de advocacia no territrio brasileiro se estiver inscrito na OAB. D. Para a inscrio como advogado, necessrio, entre outros requisitos, prestar compromisso perante o Conselho.

2. Em 05.02.2007, Jos Silva, advogado, notificou pessoalmente seu cliente da renncia ao mandato outorgado nos autos de ao cvel, pelo rito ordinrio, ajuizada pela Unio. O Dirio de Justia de 08.02.2007 publicou a intimao para que as partes especificassem provas que desejavam produzir. Considerando a situao hipottica acima e o que dispe o Estatuto da Advocacia, assinale a opo correta. A. Jos Silva dever apresentar petio de especificao de provas na hiptese de seu cliente no ter constitudo novo advogado nos autos. B. Jos Silva dever comunicar ao seu cliente da publicao da intimao para que ele providencie outro advogado para cumpri-la. C. O juiz deve reabrir o prazo para especificao de provas porque uma das partes estava sem advogado nos autos. D. O cliente pode se dirigir diretamente ao juiz e informar as provas que pretende produzir, juntando aos autos a notificao de renncia de seu advogado.

Gabarito: 1.A 2.A

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Potrebbero piacerti anche