Sei sulla pagina 1di 13

Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida): Anlise da Ao no Ambiente Escolar e nas Redes Locais de EA

urea da Silva GARCIA Turismloga, aluna do Programa de Mestrado em Ensino de Cincias da UFMS. E-mail: aureasilvagarcia@yahoo.com.br Iclia Albuquerque de VARGAS Gegrafa, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Docente. E-mail: icleiavargas@yahoo.com.br

Resumo

Este trabalho dedica-se a investigar as Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVida) em duas unidades escolares no municpio Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A proposta das Com-Vida surgiu a partir de demandas da I Conferncia Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente (CNIJMA) em 2003, atendendo as premissas da Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA) de 1999, instituda pelo rgo Gestor, Ministrios da Educao e do Meio Ambiente. A Poltica Nacional busca desencadear processos permanentes de Educao Ambiental (EA) formal, no-formal e difusa, visando ao enraizamento com aes estruturantes, dentre elas, a Com-Vida, que objetiva a insero da Educao Ambiental no cotidiano escolar envolvendo professores, diretores, administrativos, alunos e comunidade de entorno. Atravs da metodologia do Estudo de Caso so realizadas as anlises e avaliaes das caracterizaes e especificaes sobre os estgios e fatores que influenciaram na efetiva adoo e implantao das Com-Vida nas escolas.

1.

Apresentao

Em Mato Grosso do Sul ocorrem mobilizaes em torno das questes ambientais desde a dcada de 1990. Entre as aes realizadas, inmeros projetos e programas, como a criao de organismos de bacias (consrcios e comits), fruns de discusses (comisses, cmaras tcnicas, redes e coletivos de Educao Ambiental e de Jovens), voltados para a implementao direta de aes de formao e fortalecimento de educadores(as) ambientais e redes locais de Educao Ambiental (EA). A insero da temtica de EA nas salas de aulas est se fortalecendo. Entretanto, em relao implementao das Com-Vida nas escolas da regio, percebe-se pouco avano, no atendendo proposta inicial do Programa. Acredita-se que as escolas desempenham importante papel, influenciando diretamente na transformao de indivduos. As escolas podem contribuir com a busca por melhor qualidade de vida, assim como fomentar o respeito aos interesses coletivos e aos ecossistemas. A Educao Ambiental propicia a convergncia e potencializao de esforos e aes no mbito da sociedade civil organizada e encontra na instituio escolar a capilaridade intrnseca e necessria para a difuso de informaes e de valores. Soma-se a isto o fato de que em cada localidade e/ou comunidade h presena de pelo menos uma escola. O programa das Com-Vida previa atingir os objetivos de criar espaos estruturantes na escola para um dia-a-dia participativo, democrtico, animado e saudvel, promovendo o intercmbio entre a escola e a comunidade, com foco nas questes socioambientais locais. Alm de, Construir a Agenda 21 na Escola; Desenvolver e acompanhar a Educao Ambiental na escola de forma permanente; contribuir com a construo do Projeto Poltico-Pedaggico da escola; realizar a Conferncia de Meio Ambiente na Escola; e, promover intercmbios com outras Com-Vida e com as Agendas 21 Locais. (BRASIL, 2007). O desafio do trabalho analisar as causas do aparente insucesso das Com-Vida, analisar os vieses que dificultaram sua efetividade, conforme revelado pela avaliao realizada pelo Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas. Tal estudo mostra que, em Estado de Mato Grosso do Sul, das 247 escolas que participaram das vrias fases do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, somente 101 unidades implantaram a Com-Vida (BRASIL, 2007). Porm o que se referem as Com-Vida, tendo em vista que se a implantao atendesse criteriosamente todos os passos do Programa, as Comisses poderiam atingir os objetivos propostos e alcanar o almejado sucesso nas suas funes junto s comunidades.

1.1

Objetivo

Conhecer a inter-relao e a efetividade da implementao das Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida) no municpio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, analisando os reflexos e as iniciativas oportunizadas a partir da metodologia proposta pelo Programa e inferncias nas redes locais de Educao Ambiental.

2.

Estrutura do Trabalho

No intuito de subsidiar as discusses e anlises sobre a estrutura do trabalho, ser realizada uma reviso terica da Educao Ambiental no mbito do ensino formal e no-formal, assim como de programas especficos, dentre eles o guarda-chuva Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, e principalmente, a Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida). Aps a definio das duas unidades escolares, se dar a anlise propriamente dita do objeto de pesquisa. Concomitantemente, a elaborao do protocolo, aplicao, anlise e interpretao de dados, alm da anlise tcnica, conforme a metodologia escolhida, o Estudo de Caso. J na descrio do produto do Estudo de Caso, feita a apresentao dos resultados, a composio das Comisses e tipos de participao, a comunidade escolar e de entorno, elementos que embasam as discusses e a concluso. O Ministrio do Meio Ambiente em suas atribuies dedica-se EA com enfoque no aspecto NoFormal, considerando uma vertente crtica, transformadora, emancipatria e popular da educao ambiental. Para tanto, um dos principais eixos a formao de educadores e educadoras populares, contando, atualmente, com 154 Coletivos Educadores, abrangendo 1.094 municpios brasileiros (BRASIL, 2006). A EA proposta tem em seu bojo os ensinamentos de Paulo Freire, nesse sentido, o programa Coletivo de Educadores busca a constituio de Comunidades de Aprendizagem e Qualidade de Vida em cada localidade, reunindo educadores e educadoras ambientais. Com a regulamentao da Poltica Nacional de Educao Ambiental em 2002, iniciaram os preparativos para a realizao das Conferncias Nacionais Infanto-Juvenil de 2003 e 2006. Nesses fruns foram discutidas e definidas propostas para um Brasil Sustentvel, debatendo problemas scio-ambientais e elaborando polticas ambientais, alm das Conferncias Nacionais de Meio Ambiente, na verso adulta.

Tambm recentemente, no mbito escolar, foi impulsionado pelo governo de Mato Grosso do Sul o projeto de Formao Continuada de Professores em Educao Ambiental: Agenda 21 Cuidando do Meio Ambiente com as Escolas de MS, alm dos programas Vamos Cuidar do Brasil e Agenda 21 nas Escolas, estes dois promovidos pelo MEC e MMA (BRASIL, 2004). Aes essas que predominam, por exemplo, no cotidiano escolar, muitas vezes sendo trabalhado isoladamente o aspecto cognitivo do afetivo no processo ensino-aprendizagem. No entanto, superar essa tendncia no significa neg-las, mas apropri-las ao contexto crtico que pretendemos no processo educativo. (GUIMARES, 2005: 31). O programa Com-Vida Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, lanado durante o V Frum Brasileiro de Educao Ambiental, pelo rgo gestor interministerial de EA, (MEC/MMA), foi definido como uma forma de organizao escolar baseada na participao de estudantes, professores, funcionrios, diretores e comunidade, com o objetivo de trazer a EA para todas as disciplinas e contribuir com um ambiente escolar democrtico, animado e saudvel. O programa teve como orientao a Carta dos Jovens Cuidando do Brasil Deliberao da Conferncia Infanto-Juvenil de 2003, que envolveu cerca de 400 delegados, representando 16 mil escolas e 6 milhes de pessoas (BRASIL, 2005). De passo a passo, em 2003 foi gestada a proposta Interministerial (Educao e Meio Ambiente) do Programa das Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida), atendendo aos resultados da I Conferncia Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, contemplando os anseios de delegados representando milhares de estudantes do Brasil. Aps o lanamento inicia-se o processo para a implementao das Com-Vida, onde renem diretores, administrativos, professores, alunos e comunidades do entorno para a elaborao de uma agenda positiva para as escolas. Um fato interessante a destacar refere-se participao e colaborao da comunidade (entorno) nas 1037 escolas que oferecem EA em Mato Grosso do Sul, que no chega a ultrapassar 11%. Este dado expresso pelo estudo Um retrato da Presena de EA no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expanso do MEC e INEP (VEIGA, 2005). Essa participao poderia avanar muito com a efetivao das Com-Vida.

2.1 Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas

Em 2003 foi realizada a I Conferncia Nacional Infanto-Juvenil, importante frum de discusso e deliberaes, que envolveu cerca de 400 delegados que representaram seis milhes de pessoas de

16 mil escolas, com recomendaes descritas na Carta dos Jovens Cuidando do Brasil. Para atender essas recomendaes e demandas, algumas iniciativas tm sido implementadas, dentre elas, o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, pelo Governo Federal. O Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas prope um processo permanente de EA na rede de instituies escolares, capaz de trabalhar conceitos cientficos, saberes tradicionais e polticas ambientais, atravs de inmeras estratgias de mltiplas dimenses. Como uma das aes estruturantes, baseada na participao de estudantes, professores, funcionrios, diretores e comunidade, surge, assim, a Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (ComVida).

2.2 Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida)

Parte integrante de um leque de atividades propostas de enraizamento e aes estruturantes no mbito do programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas. O programa utiliza a metodologia Oficina de Futuro, baseada em Paulo Freire, com o Muro das Lamentaes, rvore da Esperana e Um Caminho a Diante, que buscam formas de conhecer, propor e agir nos espaos escolares. Desta forma, o material didtico dividido em trs partes e permite s comunidades escolares a apropriao da metodologia.

3 Metodologia

Durante a definio da metodologia de planejamento a ser utilizada na presente pesquisa, horas de leitura e discusso sobre as metodologias possveis, os prs e os contras. Na fase exploratria, busca-se o exame da literatura e pesquisas de autores nacionais e internacionais, assim como so realizadas entrevistas e discusses preliminares, capazes de gerar informaes necessrias para a contextualizao e o conhecimento das caractersticas do objeto em estudo, utilizando-se vrias metodologias de campo para a obteno dos dados, a anlise documental, a observao e as entrevistas semi-estruturadas. Levando em considerao que as Com-Vida encontram-se em desenvolvimento, e ainda sem referncias bibliogrficas ou poucos estudos, a presente pesquisa utilizar a metodologia Estudo de Caso, com a anlise e explorao da situao e entraves efetiva implementao do Programa,

provocados, hipoteticamente, pelas atitudes dos tomadores de decises e outras intempries em relao s metas propostas, orientando-se a partir das discusses e sinalizando alternativas. A delimitao das fases da pesquisa muito contribuiu para a realizao de cada etapa, desde a definio do anteprojeto, objeto de classificao para a participao e seleo no Programa de Mestrado em Ensino de Cincias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a conseqente obteno de crditos, passando pela preparao, desenvolvimento e finalizao da pesquisa, com os subsdios necessrios para a defesa da dissertao, assim distribuda: reviso bibliogrfica; coleta de dados sobre os Com-Vida junto s instituies gestoras de EA (estadual e nacional); identificao das Com-Vida existentes, participantes do processo de instalao do Programa; elaborao e aplicao dos instrumentos para a escolha das duas unidades escolares; seleo das unidades escolares e realizao do Estudo de Caso sobre os estgios de implantao e desenvolvimento da Com-Vida; anlise e sistematizao das informaes dos objetivos propostos pelo Programa com os estgios da escola selecionada; finalizao e preposio do Estudo de Caso.

3.1 Estudo de Caso

Das vrias estratgias de pesquisa em Cincias Sociais, o Estudo de Caso constitui-se em uma pesquisa emprica com propsitos exploratrio e descritivo, que tem como objetivo investigar e explorar aquelas situaes nas quais a interveno no tem clareza no conjunto de resultados, ou seja, pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenmenos contemporneos inseridos em algum contexto da vida real. Os estudos de caso podem ser usados em avaliao ou pesquisa educacional para descrever e analisar uma unidade social, considerando suas mltiplas dimenses e sua dinmica natural. Na perspectiva das abordagens qualitativas e no contexto das situaes escolares, os estudos de caso que utilizam tcnicas etnogrficas de observao participante e de entrevistas intensivas possibilitam reconstruir os processos e as relaes que configuram a experincia escolar diria (ANDR, 2005: 93).

Usado nas investigaes, em diversas reas de conhecimento, polticas sociais, planejamento territorial, organizaes administrativas, psicologia, medicina, dentre outras, na educacional tem ganhado muitos adeptos o estudo de caso, no momento que o fato est acontecendo. Na conduo dos estudos de caso, o pesquisador mantm um contato direto e prolongado com os sujeitos e as situaes, o que lhe permite traar um raio X do cotidiano escolar e ainda fazer comparaes e aproximaes ao longo do tempo (ANDR, 2005: 96). O estudo de caso ganha cada vez mais adeptos, dado que permite a formulao de hipteses e estudo de fenmenos em andamento, no contexto real, de forma que as consideraes finais permitem aos tomadores de deciso inclusive a mudana do curso, ou seja, com os problemas e hipteses levantadas, a compreenso das inferncias quanto aos processos deficitrios, ou no. A restrio dos elementos de pesquisa e dedicao s variveis e especificidades um dos principais aspectos do estudo de caso. Usado em diversos estudos, por mais que seja uma pesquisa emprica, existem critrios para julgar a qualidade da pesquisa, testa-se a validade do constructo, validade interna, validade externa e a confiabilidades. Para a realizao desta pesquisa observar as etapas previstas em um estudo de caso, com a preparao, desenvolvimento e finalizao. Os estudos de caso podem ser instrumentos valiosos para se conhecer e familiarizar com as caractersticas especifica de um determinado objeto, ou ainda de um grupo de objetos ou fenmenos, o que no delimita a continuidade para futuras pesquisas. O estudo de caso em si, momento de analisar os dados obtidos durante a pesquisa exploratria, utilizando as informaes geradas durante a delimitao do objeto, observao, entrevistas e outras metodologias utilizadas. A compreenso dos aspectos ressaltados durante um estudo de caso pode indicar a readequao dos objetivos iniciais propostos para uma situao especfica e localizada. A compreenso do contexto desta pesquisa poder contribuir para o fortalecimento das Com-Vida. Diferentemente da pesquisa quantitativa, em que os resultados podem ser aplicados em universo aleatoriamente a generalizao, no estudo de caso de carter qualitativo, com suas caractersticas pertinentes, seu resultado indicativo permite-nos a compreenso de aspectos correlatos observando o contexto inserido, sociocultural, econmico e ambiental. Podendo, assim, contribuir com futuras pesquisas e aprofundamento das discusses.

3.2

Tcnica de Pesquisa

Para o desenvolvimento, o estabelecimento do Protocolo para o Estudo de Caso, faz-se necessrio, no qual contm o instrumento, mas tambm os procedimentos e as regras gerais que deveriam ser seguidas ao utilizar os instrumentos (YIN, 2001). O protocolo (plano de trabalho metodolgico) foi definido a partir do mapeamento e identificao das unidades escolares participantes do Programa Com-Vida; a elaborao de instrumentos para a coleta qualitativa com planilhas para entrevista estruturada; sistematizao dos dados coletados; aplicao dos instrumentos de avaliao; e, para a fase de finalizao, a seleo das unidades escolares para o Estudo de Caso.

3.3

Protocolo para o Estudo de Caso

Como mais que um instrumento, o protocolo de estudo de caso contm procedimentos e regras gerais que devem ser seguidas. assim definido por Yin: O protocolo uma das tticas principais para se aumentar a confiabilidade da pesquisa de estudo de caso e destina-se a orientar o pesquisador ao conduzir o estudo de caso (YIN, 2001: 89). Um dos objetivos do uso do protocolo forar o pesquisador a antecipar vrios problemas, incluindo como os relatrios do estudo de caso devem ser conduzidos. Dentre as observaes de Yin, o protocolo deve apresentar os seguintes passos: uma viso geral do projeto, procedimentos de campo, questes, e guia para relatrio do estudo de caso. Durante a elaborao do protocolo do estudo de caso algumas informaes foram elencadas, ou seja, a definio de como buscar as informaes pelo pesquisador, tais como as possveis interferncias e inferncias do contexto social, econmico, cultural e ambiental, considerando que o territrio, no qual as unidades esto inseridas, uma capital, com as suas mltiplas peculiaridades. Os passos do protocolo permitem o planejamento do projeto, desde objetivos, questes, leituras, fontes gerais de informaes, elaborao de planilhas para a compilao dados, resumos e formato de relatrios. No sentido de realizar os passos do protocolo, para atender a pesquisa sobre as ComVida na Escola, buscou-se: Referncias bibliogrfica e metodolgica; Leituras referentes EA e Com-Vida;

Pesquisas junto ao rgo Gestor de Educao Ambiental (mbito nacional, estadual e

municipal); Definio das categorias a serem trabalhadas.

Aps o levantamento e anlise documental, embasando-se em instrumentos inerentes ao estudo de caso, como a descrio do que buscar e como buscar durante o trabalho de campo, foi criada uma base de dados para acesso, uniformizao e sistematizao das informaes de cada unidade, com a elaborao de: Agenda de atividades; Base de dados digital (Access); Carta de apresentao s escolas;

O detalhamento e procedimentos para as atividades de campo devem constar no protocolo, observando o contexto real, tomando o devido cuidado, j que o ambiente de coleta no pode ser controlado, a exemplo, interferncias internas e externas (identificao de pessoas-chaves, agenda dos entrevistados), inclusive aos fatores inesperados, por exemplo, a mudana de humor. Nesse sentido, Yin vai alm: A natureza da entrevista muito mais aberta, e o entrevistado pode no cooperar integralmente ao responder s questes. (...) Nessas condies voc pode fazer preparativos especiais para agir como um observador (ou mesmo como um observador participante), e o seu comportamento e no o do sujeito ou do respondente o nico que poder ser reprimido (YIN, 2001: 94). Para dirimir as possveis interferncias da obteno de dados, necessrio ter em mos materiais de apoio suficientes (papel para anotaes, planilha com informaes a ser investigada, canetas, computador, gravador com bateria, mquina fotogrfica, entre outros). Ao fazer observaes das atividades da vida real, o entrevistado entra no mundo do indivduo que est sendo estudado. Assim, a atividade de coleta deve ser controlada atentamente pelo pesquisador. A importncia na coleta das evidncias, da reunio de informaes, que sero parte de relatrio final, assim como todas as informaes coletadas, podem ser acessadas pelo prprio pesquisador e outros que possam se interessar pelos resultados. Com a reviso e o referendamento do protocolo, as atividades em campo, fase distinta, sero conduzidas pessoalmente pela pesquisadora, com a coleta e anlise dos documentos escritos (ata de criao, memria, dentre outros), entrevista semi-estruturada com representantes da direo, da

coordenao pedaggica, da coordenao da Com-Vida, alm de outras pessoas-chave, aqui descritas como memria viva.

3.4

Limitao do Estudo

Das 247 escolas que participaram das vrias fases do Programa, to somente 101 escolas implantaram a Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (BRASIL, 2007). Porm, fora disponibilizado pela Coordenao do Ministrio do Meio Ambiente, a relao com 97 escolas com as Com-Vida, as quais so assim distribudas (vide tabela abaixo): 46 da rede estadual, 44 da rede municipal e 7 da rede privada.

Tabela 01: Distribuio das escolas participantes da Com-Vida. Bacia do Alto Bacia do Paran Paraguai Escolas Estaduais 15 27 Escolas Municipais 20 20 Escolas Particulares 2 3 Total de Escolas 37 50 Fonte: BRASIL/MEC/2007. Organizado pelas autoras. Unidades Campo Grande 4 4 2 10 N Total 46 44 7 97

No universo de 97 (noventa e sete) escolas, distribudas em 36 (trinta e seis) dos 78 (setenta e oito) municpios de Mato Grosso do Sul, foi escolhido o municpio de Campo Grande por possuir 10 (dez) unidades escolares com as Com-Vida cadastradas junto ao rgo Gestor. Destas escolas, quatro so estaduais, quatro municipais e duas unidades particulares. Para se definir as unidades escolares objeto do estudo de caso foram delimitados e observados alguns fatores, pautados nos itens: Participantes da Conferncia Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente; Cadastro junto ao Ministrio do Meio Ambiente sobre a criao da Com-Vida; Municpio com maior nmero de escolas cadastradas; Rede estadual, municipal e particular.

Cabe tecer aqui algumas consideraes no contexto geral, apesar de no ser o foco da pesquisa, caracterizao da territorialidade onde esto inseridas as unidades escolares objeto do estudo de caso, tendo em vista que, tanto fatores internos quanto externos, so necessrios para a

10

contextualizao e delimitao de uma pesquisa, tais como, as influncias sociais, culturais, ambientais, e, principalmente, econmicas. A Tabela 02 apresenta as unidades escolares eleitas para a investigao.
Tabela 02: Relao das escolas de Campo Grande, participante da Com-Vida. Unidades Escola Estadual Jos Maria Hugo Rodrigues Escola Estadual Lino Villacha Escola Estadual Padre Joo Greiner Escola Estadual So Francisco Escola Municipal Coronel Antonino Escola Municipal Professor Virgilio Alves de Campos Escola Municipal Professora Gonalina Faustina de Oliveira Escola Municipal Professora Marina Couto Fortes Instituto de Ensino e Pesquisa Educarte MACE EEIEFM Pedro Chaves dos Santos Endereo Rua Hugo Pereira do Vale, n 468 CEP 79.033-210 Tel. 3314-8130 3314-8000 eejmhr@sed.ms.gov.br Rua Haroldo Pereira, n 887 CEP 79.133-290 Tel. 3354-2239 eelv@sed.ms.gov.br Rua Macunama, n 199 CEP 79.017-065 Tel. 3314-1262 / 3314-1265 eepjg@sed.ms.gov.br Rua Dr. Euler de Azevedo, n 500 CEP 79.116-610 Tel. 3314-7065 eesf@sed.ms.gov.br Rua, Dr. Meireles, n 468 Vila Cel. Antonino CEP 79.011-060 Tel. 33143788 antonino@pmcg.ms.gov.br Av. Alberto Arajo Arruda, s/n Bairro Nossa Senhora Aparecida CEP 79.033-470 Tel. 3314-8278 / 3314-8279 campo@pmcg.ms.gov.br Rua Delamare, n 72 Conjunto Residencial Tarum CEP 79.097-240 Tel. 3314-5955 / 3373-5955 faustina@pmcg.ms.gov.br Rua Pirituba, n 718 Bairro Guanandy CEP 79.086-430 Tel. 3314-6349 fortes@pmcg.ms.gov.br Rua Yokoama, n 146 CEP 79.112-260 Tel. 3361-1399 www.escolaeducarte.net escolaeducarte@yahoo.com.br Travessa Iria Loureiro Viana, n 47 Centro CEP 79.002-824 Tel. 33163600 www.mace.com.br diretoria@mace.g12.br

Fonte: BRASIL/MEC/2007. Organizado pelas autoras.

Embasando-se nos registros e na observao, iniciou-se a anlise para a definio das dez unidades escolares de Campo Grande, e, posteriormente, a escolha de duas unidades que sero o objeto do estudo de caso. Esta escolha ser pautada nos seguintes critrios: Maior nmero de participantes; Maior nmero de registros de reunies; Relatos de memria viva; Observao in loco, aliada a registros pertinentes ao trabalho.

11

3.5

Prximos Passos

Com o incio do ano letivo de 2008, as dez escolas esto sendo contatadas para agendamento das visitas, objetivando a efetivao da primeira etapa do trabalho, ou seja, visita s unidades para coleta de dados, quando sero aplicadas entrevistas semi-estruturadas junto aos atores envolvidos com a Com-Vida, alm de observaes das unidades. Para a primeira fase, sero identificadas as pessoas-chave, aquela que detm memrias vivas, pessoas que participaram do processo da Com-Vida, possibilitando-nos a melhor caracterizao da unidade escolar. De posse das informaes ser possvel o (Re)Conhecimento das Unidades, com a anlise e a interpretao de dados para a preposio do estudo de caso. Aps a definio das duas unidades escolares, ser dada continuidade ao estudo, inaugurando a fase de contatos com os partcipes das Com-Vida, para a efetivao de registros e observaes que sustentaro o estudo de caso. Na fase de anlise das duas unidades escolares para a Preposio e Discusso, sero observados os participes das Com-Vida, nas reunies das Com-Vida e nas Redes Locais de Educao Ambiental, observando os objetivos e premissas do Programa, a caracterizao da comunidade de escolar e do entorno da escola, direo e coordenao pedaggicas, administrao, alunos, professores, pais e lideranas.

12

Referncias

ANDR, Marli. Estudos de caso revelam efeitos scio-pedaggicos de um programa de formao de professores. Revista Lusfona de Educao, n 6. Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, Portugal. Pp. 93-115. 2005. BRASIL. Educao Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Ministrio da Educao. Braslia: MEC, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, Cadernos SECAD 1. 2007. 109p BRASIL. Formando Com-Vida - comisso do meio ambiente e qualidade de vida na escola: construindo Agenda 21 na escola. Ministrio da Educao, Ministrio da Educao. Braslia: MEC, Coordenao Geral de Educao Ambiental, 2004. 42p BRASIL. Programa nacional de educao ambiental ProNEA. Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental; Ministrio de Educao, Coordenao Geral de Educao Ambiental. 3. ed Braslia: Ministrio do Meio Ambiente., 2005. 102p.: il. 21 cm BRASIL. Programa nacional de formao de educadores(as) ambientais: por um Brasil educado e educando ambientalmente para a sustentabilidade/ Documentos - Tcnicos 8. Ministrio do Meio Ambiente e Ministrio da Educao Srie.1.ed Braslia: Ministrio do Meio Ambiente. 2006. 53p GUIMARES, M. Educao Ambiental Crtica. In: LAYRARGUES P.P. (coord.). Identidades da educao ambiental brasileira. Ministrio do Meio Ambiente. Diretoria de Educao Ambiental; Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2004. 156p.; 28cm. VEIGA, A. Um retrato da presena da educao ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expanso / Alinne Veiga, rica Amorim, Mauricio Blanco. Braslia : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2005. 23 p. : il. (Srie Documental. Textos para Discusso, ISSN 1414-0640; 21) Disponvel acessado em: em

http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/oquefazem.pdf 25/04/2008.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e mtodos. Trad. Daniel Grassi 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Potrebbero piacerti anche