Sei sulla pagina 1di 5

LISTA DE EXERCCIO DE MAQUINAS TRMICAS

1-Que argumento podem ser lanados a favor do carro eltrico? Os carros eltricos, diferente dos carros a combusto, no apresenta emisso de O nvel de rudo extremamente baixo; Existe uma reduo significativa de componentes responsveis pelo seu

poluentes durante o seu funcionamento;

funcionalmente frente aos carros a combusto, tornando por consequncia mais simples a manuteno;

Outra vantagem importante dos carros eltricos o baixo custo por quilometro

rodado. O Departamento de Energia dos EUA calculou que um tpico carro eltrico consegue rodar 70 km com 1 dlar de eletricidade (cerca de 1,4 centavo de dlar por km);

No consome energia caso o veculo esteja parado no trnsito, poupando assim

energia. 2-Que argumento podem ser lanados contra o carro eltrico? A energia utilizada pelos carros eltricos armazenada em baterias. Em geral a energia contida nestas baterias suficiente para rodar o equivalente de um tanque de combustvel. No entanto o tempo de recarga destas baterias elevado, em alguns carros so necessrios dois dias, o que inviabiliza seu uso em grande distancias; A bateria de um carro eltrico pesa em mdia 450 kg, o que pode comprometer a autonomia do veculo; A autonomia dos carros elctricos situa-se normalmente entre os 100km e os 200km, o que em certas situaes diminuto. Tal est muito dependente do desenvolvimento qumico em torno das tecnologias associadas s baterias; Preo dos carros eltricos frente aos carro a combusto ainda bastante elevado. 3- Discretizar as perdas energticas da gerao de energia eltrica potncia de eixo em um carro eltrico.

Para o funcionamento de um gerador em um carro eltrico, ser necessrio fornecer energia para gir-lo, sendo esta energia de movimento convertida em energia eltrica. Neste processo de converso parte da energia perdida atravs do atrito dos mancais e sistemas de transmisso, por aquecimento devido as resistncias nos enrolamentos do gerador. ?? .....

4- Em se tratando de eficincia energtica, que tipo de veculo mais eficiente? Veculo eltrico, hibrido ou motores de combusto interna? Por qu? Os carros eltricos. Porque as converses trmicas so as que apresentam maior perda, o que torna os veculos a combusto interna os menos eficientes. Para se ter ideia para produzir a mesma energia mecnica o motor de combusto interna requer cerca de trs vezes mais energia do que o motor eltrico. Na melhor das hipteses apenas 35 % da energia fornecida pelos combustveis aproveitada, o restante desperdiada na forma de calor. Alm disso os carros de combusto interna requer mais componentes durante o processo de converso da energia qumica contida nos combustvel em energia mecnica, o que reduz a eficincia do processo. Os carros hbridos so mais eficientes que os de combusto interna, uma vez que parte de seu funcionamento e mantido por um motor eltrico, no entanto no atinge o rendimento dos carros eltricos. 5- Discretize os processos de converso de energia em um veculo convencional. Em um veiculo convencional inicialmente realizado a converso da energia qumica contida em uma bateria em energia eltrica que ir acionar um motor de arranque responsvel por dar partida no motor de combusto interna. Por meio da combusto gerado gases de alta presso e temperatura que acionar os pistes do motor realizando assim a converso da energia qumica do combustvel em energia mecnica e energia trmica sendo essa dissipada na forma de calor em um trocador de calor (radiador). A energia mecnica transmitida atravs de engrenagens e eixos ate a rodas do veculo. Parte da energia mecnica direcionado a um alternador (gerador) que ir converter a energia mecnica em energia eltrica que armazenado na bateria. 6- Explique e cite exemplo do uso da eficincia well-to-wheel e tank-to-wheel.

O well-to-wheel um tipo de eficincia exergtica que usado para comparar as diferentes opes de alimentao de veculos. O clculo dessa eficincia leva em conta desde a extrao de petrleo ou gs natural at potncia fornecida as rodas de um veculo, considerando, separadamente, a eficincia na produo do combustvel (well-to-fuel tank) e a eficincia da converso do combustvel em potncia, j no veculo (tank-to-wheel). O produto dessas eficincias fornece a eficincia global (wellto-wheel). Exemplo:

Neste caso conclui-se que motores convencionais combusto interna possui uma baixa eficincia global. Veculos que utilizam clula combustvel tem uma alta eficincia tank-to-wheel, mas perdem para veculos hbridos quando o quesito eficincia well-to-wheel. 7- Qual o objetivo do Diagrama de Sankey e Diagrama de Grassman. O objetivo do diagrama de Sankey de representar por meio da largura de setas a fluxo de energia, material ou custo em um determinado setor. Eles so teis na localizao de contribuies dominantes para um fluxo global. Muitas vezes, os diagramas de Sankey

mostrar quantidades conservadas dentro dos limites definidos pelo sistema, normalmente de energia ou massa. O diagrama de Grassmann semelhante ao de Sankey, o que difere que ele representa a exergia ao longo do sistema analisado.

8- Cite, descreva e esboce um diagrama de sankey. Um diagrama de Sankey um fluxograma direcional onde a largura das setas proporcional quantidade de fluxo. Diagramas de Sankey um modo til de visualizar fluxos materiais, energia ou despesas. A figura abaixo exemplifica um digrama de Sankey, onde mostrada de um sistema de cogerao, a quantidade de energia injetada no sistema pela combusto de gs natural e residuos, as perdas na caldeira, na turbina, no trocador de calor de processos e na bomba no bombeamento de gua para a caldeira.

http://www.seeds.usp.br/pir/arquivos/congressos/CLAGTEE2003/Papers/TEIRCS %20B-013.pdf

9- O que exergia e anergia? Qual a sua finalidade? Cite duas analogias. A exergia definida como o trabalho que pode ser realizado quando um sistema evolui do estado em que se encontra at um estado de equilbrio termodinmico com os componentes comuns do meio ambiente (equilbrio mecnico, trmico e qumico), atravs de processos reversveis, interagindo apenas com os componentes do meio ambiente A energia no a "mercadoria" que possui valor, mas sim a exergia - energia potencial ou disponvel. No entanto, continua-se a empregar o termo energia - e eficincia - pelo uso leigo que apresenta. Exergia a parte nobre da energia, que pode ser completamente convertida em outra forma de energia e realizar trabalho, sem perdas. Exergia uma copropriedade de um sistema e um estado de referncia. Por causa disto, exergia no uma propriedade termodinmica real de um estado do sistema e nem um potencial termodinmico do sistema em si. Ela , entretanto, a mais til aplicao destas grandezas, e delas deriva-se matematicamente. Exergia e energia tm ambas unidades de joules. A anergia constitui na parcela de energia perdida no processo, ou seja, que no convertida em trabalho. Tanto a exergia com a anergia apresenta unidade em joules e compem justas o que chama-se de energia.... ???

Potrebbero piacerti anche