Sei sulla pagina 1di 8

RELATRIO SIMPLIFICADO (RESQ) - UESB 2011

Nome aluno: Larissa Arajo de Sousa Ttulo: Compostos de Coordenao Objetivos: Diferenciar sal duplo de sal complexo. Caracterizar alguns compostos de coordenao. Estudar algumas propriedades de compostos de coordenao. Prtica n.: 01 Disc.: Qumica Inorgnica Experimental II Turma: P02

Introduo: Formam-se compostos de adio quando se juntam quantidades estequiomtricas de dois ou mais compostos estveis. Os compostos de adio pertencem a dois grupos:

Sais duplos: Que perdem sua identidade em soluo apresentando as


propriedades de uma soluo contendo seus ons constituintes e s existem no estado solido.

Complexos: Que no perdem sua identidade, eles no formam os ons simples


que os compem e sim ons complexos que permanecem intactos em soluo. Os ons complexos so indicados atravs de colchetes e os compostos contendo esses ons so designados compostos de coordenao. Pode-se definir um complexo como sendo um composto formado por um tomo metlico (na quase totalidade dos casos, um metal de transio) envolvido por tomos, molculas ou grupos de tomos, em nmero igual ou superior ao estado de oxidao mais alto do metal (os ligantes so aqueles representados dentro dos colchetes, junto com o metal). Um complexo pode ser um ction, um nion ou um composto neutro. Exemplo: [Cu(H2O)2(NH3)4]2+ - O cobre, cujo Nox mais alto +2, tem 6 ligantes coordenados. Para que um ligante possa participar de um complexo fundamental que esse ligante possua pares eletrnicos disponveis para efetuar ligaes coordenadas. Um conceito importante o de nmero de coordenao - o nmero de ligantes que envolvem o tomo do metal. Exemplo: [Co(NH3)6]Cl3 - O nmero de coordenao 6, pois existem 6 molculas de amnia ligadas ao cobalto. Os ligantes representados fora dos colchetes no fazem parte do nmero de coordenao. A primeira explicao formulada para as ligaes existentes nos complexos foi a teoria de coordenao de Werner, ele concluiu que nesses compostos o metal apresenta dois tipos de valncia:

Valncia primaria: No so direcionadas. o numero de cargas no on complexo. Essa


carga deve ser compensada por um numero igual de cargas originrio de ons negativos.

Valncia secundria: So direcionais. Pode-se dizer que o numero de valncia


secundria igual ao numero de tomos ligantes coordenados ao metal. Esse nmero denominado numero de coordenao. Os ligantes so normalmente ons negativos ou molculas neutras. Cada metal possui um numero caracterstico de valncias secundrias. Materiais principais:
Tubos de ensaio Conta-gotas Vidro relgio Sulfato duplo de alumnio e potssio Soluo alcolica de tetrafenilborato de

Soluo de tiocianato de potssio 0,1 mol/L Hexacianoferrato (III) de potssio Nitrato de prata Iodeto de potssio Soluo de cloreto de zinco 0,1 mol/L Soluo de sulfato de cobre 0,1mol/L

sdio a 1% (m/v) Soluo de hidrxido de sdio a 30% (m/v) Soluo de cloreto de brio 0,1 mol/L Cloreto frrico

Hidrxido de amnio Soluo de acido ntrico 1:1 (v/v)

Sulfeto de amnio Metodologia: Procedimento Experimental 4.1) Sal duplo e sal complexo 4.1.1) Colocar um pouco de sulfato de alumnio e potssio e 2,0 mL de gua destilada em trs tubos de ensaio. A um deles, adicionar soluo de cloreto de brio 0,1 mol/L. 4.1.2) Em um tubo de ensaio colocar um pouco de cloreto frrico e dissolve-lo em gua destilada. A seguir, adicionar soluo de tiocianato de potssio 0,1 mol/L. Observar. 4.1.3) Repetir o experimento anterior, substituindo o cloreto frrico por hexacianoferrato (III) de potssio 0,1 mol/L. Comparar os resultados. 4.2) ons de sai complexos 4.2.1) Colocar, sobre um vidro relgio, uma gota de soluo saturada de nitrato de parta e adicionar, gota a gota, soluo saturada de iodeto de potssio, at dissolver o precipitado formado. Guardar o produto para ser usado no item 4.3.1. 4.2.2) A uma soluo de um sal de zinco, juntar algumas gotas de soluo de hidrxido de cobre, at que o precipitado se dissolva. 4.2.3) Em dois tubos de ensaio distintos, obter os precipitados de cloreto de prata e hidrxido de cobre, atravs das reaes adequadas. Retirar o liquido sobrenadante de cada tudo e juntar, aos slidos, hidrxidos de amnio em excesso. Guardar os tubos para serem utilizados nos itens 4.3.2 e 4.3.3. 4.3) Propriedades dos ons complexos 4.3.1) Diluir, com gua (juntando gota a gota) o produto formado no item 4.2.1. Observar. 4.3.2) Ao tubo de ensaio contendo o composto de Ag+, resultante do experimento 4.2.3, adicionar soluo de cido ntrico 1:1 (v/v) at obter uma soluo acida. Analisar cuidadosamente o resultado. 4.3.3) Dividir em duas partes a soluo azul obtida no experimento 4.2.3 e adicionar o dois tubos de ensaio. A um deles, adicionar soluo de hidrxido de sdio e ao outro, soluo de sulfeto de amnio. Observar.

Resultados/Discusso: 4.1) Sal duplo e sal complexo 4.1.1) Ao colocar sulfato duplo de alumnio e potssio no primeiro tubo de ensaio contendo 2,0 mL de gua nada pode ser observado. O almen de potssio por ser um sal duplo ao ser dissolvido na gua libera seus constituintes (K+(aq), Al3+(aq) e SO42-(aq) ), perdendo sua identidade. Logo a soluo de almen de potssio apresenta as propriedades de uma soluo contendo os ons K+(, Al3+ e SO42-. Este sal duplo s existe em forma cristalina. Segue a reao: KAl(SO4)2 . 12H2O + gua soluo com ons K+(aq), Al3+(aq) e SO42-(aq) No segundo tubo contendo sulfato duplo de alumino e potssio e 2,0 mL de gua, foi adicionado soluo tetrafenilborato de sdio, Na[B(C6H5)4], e pode-se notar que a soluo ficou turva e com uma leve colorao branca. Sendo o Na[B(C6H5)4] um sal complexo ele no forma os ons simples que o compem. Desta maneira seu on complexo, [B(C6H5)4], mantm a integridade, existindo como entidades distintas tanto no estado solido como em soluo. Formando o sal tetrafenilborato de potssio, K[B(C6H5)4]. A turbidez resultante proporcional concentrao de potssio na amostra. Segue a reao: 8Na[B(C6H5)4](aq) + K2SO4.Al2(SO4)3.24H2O(aq) 4NaSO4(s)+ 2K+(aq) + 2Al3+(aq) + [B(C6H5)]-(aq) No terceiro tubo de ensaio, contendo tambm sulfato duplo de alumino e potssio e gua, aps ser adicionada uma soluo de cloreto de brio notou-se que a soluo obteve uma cor branca, formando tambm um precipitado. Nesse item ocorreu a formao de dois sais, o precipitado formado foi o sulfato de brio, 4BaSO4 (o sulfato de brio um solido cristalino, pouco solvel em gua ou em outros solventes tradicionais, mas solvel em acido sulfrico concentrado). Segue a reao: 4BaCl2(aq) + K2SO4.Al2(SO4)3 . 24H2O(aq) 4BaSO4(s) + 2K+aq) +2Al3+(aq)+8Cl-(aq)

4.1.2) Ao dissolver o cloreto frrico, que m sal simples, em gua, obteve-se uma soluo amarelada, que evidencia a presena de oxido de ferro. Foi adicionada uma soluo de tiocianato de potssio, com isso a soluo adquiriu uma colorao vermelha. Num complexo de um metal de transio a cor depende da magnitude da diferena de energia entre os dois nveis d, que por sua vez, depende da natureza do ligante, do numero de ligantes e da geometria do complexo. Essa mudana de cor na soluo devido mudana dos ligantes, sendo a gua um ligante considervel fraco quando substitudo pelo tiocianato, que por sua vez um ligante mais forte, ocorrendo assim mudana na colorao.

Quando ocorreu a troca dos ligantes foi provocando a transferncia de um eltron de um nvel de energia mais baixo para um nvel de energia mais alto. Ocasionando assim uma nova colorao e formando assim o sal complexo tritiocianato de ferro (III). Segue a reao: FeCl3(aq) + 3KSCN(aq) [Fe(SCN)3] (aq) + 3KCl(aq) 4.1.3) Foi repetido o item 4.1.2, substituindo o cloreto frrico por hexacianoferrato (III) de potssio. Notou-se primeiramente uma soluo de tonalidade amarelada caracterstica da soluo deste sal, que consiste de um composto de coordenao. Em seguida, quando adicionado o tiocianato de potssio, pode-se observar que a colorao da soluo no mudou. No houve a mudana dos ligantes, CN- por SCN-. Dento em vista que, o grupo CN- ser um ligante mais forte que o grupo SCN- o grupo tiocianato no consegue deslocar o grupo do ciano, outro fato a formao de um complexo estvel formado entre Fe(III) e o CN-, no ocorrendo assim reao. Segue a reao: [Fe(CN)6]3- + SCN- No ocorre reao.

4.2) ons de sais complexos 4.2.1) Quando uma soluo de iodeto de potssio adicionada a uma soluo de nitrato de prata, forma-se inicialmente um precipitado de iodeto de prata, de colorao amarelada, porque o produto de solubilidade deste sal alcanado. Segue a reao: KI(aq) + AgNO3(aq) AgI(s) + KNO3(aq) Com o aumento da adio de iodeto de potssio o precipitado se desfez. O aumento da solubilidade de um precipitado com a adio de excesso de reagente de precipitao deve-se, freqentemente, formao de um on complexo. Um on complexo o resultado da unio de um on simples com on de carga oposta ou molculas neutras. O precipitado, porm, dissolve-se quando se adiciona excesso de iodeto de potssio devido formao do on complexo [Ag(I)2]-, um sal complexo solvel. Segue a reao: AgI + I- [Ag(I)2]-(l) 4.2.2) Foi realizado o mesmo procedimento do item 4.2.1, entrando com solues diferentes. Adicionou-se soluo de hidrxido de sdio a uma soluo de sal de zinco at a dissociao do precipitado branco formado. Obtendo assim uma soluo incolor de ons zincato. Segue as reaes:

ZnSO4(aq) + 2NaOH(aq) Zn(OH)2(s) + Na2SO4(aq) Zn(OH)2 + 2OH- Zn(OH)424.2.3) Atravs da reao entre nitrato de prata, AgNO3, e acido clordrico, HCl, obteve-se o precipitado cloreto de prata, AgCl, de colorao esbranquiada. E com a reao entre hidrxido de sdio, NaOH, e sulfato de cobre, CuSO4, obteve-se o precipitado hidrxido de cobre, Cu(OH)2, com uma cor azul intensa. Segue as reaes: HCl + AgNO3 AgCl(s) + HNO3(aq) CuSO4 + 2NaOH Cu(OH)2(s) + Na2SO4(aq) Em seguida, retirou-se o lquido sobrenadante de cada tubo e adicionou-se aos slidos, soluo de hidrxido de amnio em excesso, ocorrendo assim dissoluo dos precipitados formados anterimente. A adio de hidrxido de amnio (NH4OH) faz o precipitado cloreto de prata se dissolver, pela formao do complexo solvel [Ag(NH3)2]+. Quando foi adicionado (NH4OH) no tubo contendo o hidrxido de cobre ocorre dissoluo do mesmo, formando o on complexo [Cu(NH3)2]2+. Segue as reaes: NH4OH(aq) NH3(aq) + H2O(l) AgCl(s) + 2NH3 (aq) [Ag(NH3)2]+ (aq) Cu(OH)2(s) + 2NH3 (aq) [Cu(NH3)2]2+(aq) 4.3) Propriedades dos ons complexos 4.3.1) Ao adicionar gua no produto formando no item 4.2.1, observou-se que houve o reaparecimento do precipitado. Entende-se que o excesso de KNO3 foi diludo e a prata formou o on complexo [Ag(H2O)]+. 4.3.2) Ao adicionar uma soluo de cido diludo no tubo de ensaio contendo o composto Ag+ resultante do item 4.2.3, no ocorreu nenhum turvamento da soluo, assim sendo os ons Ag+ estavam estveis como o complexo, mencionado no item 4.2.3 e no formaram o AgCl. Segundo a literatura, para a verificao da presena de ons Cl- em solues aquosas adicionada uma soluo de nitrato de prata (AgNO3) e acido ntrico diludo (HNO3) o que gera a formao do precipitado cloreto de prata, AgCl. 4.3.3) Quando foi adicionado hidrxido de sdio soluo contendo os ons Cu2+ observou-se a formao de precipitao de um slido gelatinoso azul plido, o hidrxido de cobre (II), Cu(OH)2. No tubo de ensaio que foi adicionado o sulfeto de amnio notou-se a presena de um slido preto, o CuS. Segue as reaes: Cu2+ + NaOH Cu(OH)2

Cu2+ + NH4S CuS.

Uma das caractersticas principais observada na formao do complexo a alterao da cor. De acordo com a teoria do campo cristalino (TCC), isso est relacionado com os efeitos dos ligantes sobre os orbitais d do tomo central. Esses tomos ou em ons isolados, os cinco orbitais d so degenerados, isto , possui a mesma energia. Porm, quando esses tomos ou ons se coordenam com os ligantes, as energias dos orbitais tornam-se diferentes, provocando com isso a alterao da cor, sendo que nessas combinaes os ligantes formam os campos cristalinos, que so fatores determinantes das diferenciaes de energia dos orbitais d.

Concluses A partir deste experimento, conclui-se a possibilidade de diferenciar sais duplos e


complexos atravs de reaes, com mtodos apropriados e obedecendo-se as relaes estequiomtricas entre os sais, para que haja a formao dos sais conforme o objetivo esperado. Pode-se tambm caracterizar alguns composto de coordenao, estudando suas propriedades.

Referncias (padro resumido s/ ttulo):

1. LEE, J. D.; Qumica Inorgnica no to concisa. 5 Ed. So Paulo: Edgard Blcher,


1999. 2. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal> Acesso em: 19 de jul. 2011.
3.

ANEXOS (Grficos, Figuras, Tabelas, Cromatogramas, etc.):

Local: Data:24 de Novembro de 2011

Visto professor: Data : / /

Potrebbero piacerti anche