Sei sulla pagina 1di 19

1.Introduo1.....01 transporte e vias de comunicacao em Moambique......01 Metodologia...................................................03 1.2 Objectivos........................................04 2. O Traado Da Rede De Transportes Ferrovirios, Martimos e Terrestre.................04 3.

Traado Da Rede Dos Transportes Terrestres Em Moambique...............................07 3.3.1sistema de classificao define a rede de estradas.....................................................10 4. O Papel Dos Corredores No Desenvolvimento Nacional..11 5. Fluxo De Mercadorias E Pessoas Nos Principais Corredores...............................13 6. problemas de transportes........................................................14 7. Complementaridade Dos Transportes....................................16 8. Principais concluses reflectindo os problemas da rede transportes em Moambique e a FracaComplementaridade......................................................................................16 9. Concluso...........18 10. Referencias Biibliogrficas..............19

TRANSPORTE

VIAS

DE

COMUNICAO

EM

MOAMBIQUE 1.Introduo A questo fundamental deste trabalho apresentar Como o traado da rede de transportes influencia para o desenvolvimento Nacional. Para tal, esta patente no contedo do mesmo, os principais objectivos que ditaram o traado desta rede. Por um lado, o desenvolvimento de uma determinada nao depende essencialmente da qualidade e quantidade de infra-estruturas e a distribuio territorial (esta distribuio deve na medida do possvel permitir a integrao Nacional) desta rede de transportes, ora que no se verifica a nvel nacional. Sem sombras de dvidas, o traado da rede de transportes em Moambique, foi influenciada pela descoberta ou para servir as colnias inglesas do hinterland, resultando deste modo, a fraca Integrao Nacional. Por outro lado, nenhum tipo de transporte e suficientemente independente, pois, qualquer actividade requer de certa forma o complemento da outra. Esta realidade no se verifica na rede nacional.

1.1 Metodologia Como metodologia de abordagem, o grupo ir realizar a reviso bibliogrfica que consistir na pesquisa e leitura de materiais, especificamente, revistas, relatrios, consulta Internet e o uso de obras que se debruam sobre o tema. Neles procuraremos conceitos chaves, que versam sobre o tema, sem contudo, excluir o seu respectivo esclarecimento. Ser lido tambm todo o tipo de material didctico que se debrua sobre o assunto. Atendendo que a recolha foi naturalmente feita por todos os membros do grupo de trabalho, afigurou-se essencial promover a sua organizao, de forma a assegurar o fcil acesso a referncias j identificadas. A elaborao do trabalho baseou-se na discusso entre elementos do grupo e uso de dados da ANE (2004), CFM, ISUTEC, Ministrio dos Transportes e Comunicaes que serviu como a base da elaborao do trabalho.

1.2 Objectivos Objectivo Geral Estudo da rede de transportes em Moambique. Objectivos especficos Descrever o historial da rede de transportes (rodovirios, ferrovirios e martimos) em Moambique. Caracterizar os diferentes tipos de transportes (rodovirios, ferrovirios e martimos) em Moambique. Analisar a complementaridade entre os diferentes tipos de transportes. Mencionar o papel dos corredores de Desenvolvimento. Descrever o fluxo de mercadorias e pessoas nos principais corredores. Identificar os principais problemas que assolam os diversos tipos de transportes. Descrever os problemas do traado da rede de transportes em Moambique. Descrever a complementaridade entre os diferentes tipos de transportes.

2. O TRAADO DA REDE DE TRANSPORTES FERROVIRIOS, MARTIMOS E TERRESTRES. Segundo Lima Pereira (1977) para melhor dar o devido apreo a dimenso, papel e importncia do sistema ferro-porturios recuou-se no tempo de modo a entender alguns factos histricos, que muito contriburam para a fixao de portos e caminhos-de-ferro em Moambique, com a funo quase exclusiva de servir o trnsito de mercadorias de e para os pases do hinterland (colnias inglesas do Niassalndia, Rodsia do Norte e do Sul e de transvaal na Africa do Sul), construiram-se nas ltimas dcadas do sculo XIX os principais portos e caminhos-de-ferro de Moambique.

2.1 CAMINHOS DE FERRO DE LOURENO MARQUES Segundo Lima Pereira (1971) a ideia da construo de um caminho-de-ferro para Loureno Marques remota do ano de 1870, tendo sido a linha frrea do porto de Loureno Marques fronteira de transvaal a 1 a ser construda, com o objectivo de servir de porta segura de acesso ao mar. Segundo a revista trimestral da Direco Nacional de portos e caminhos-de-ferro (1981) os caminhos-de-ferro de Loureno Marques, foram construdos em 1890 bem como o seu porto, foram-no para escoar as riquezas mineiras do Transvaal principalmente o ouro. Segundo o terceiro congresso da FRELIMO (1976) a descoberta de ricos depsitos minerais no Transvaal e a sua posterior explorao pelos monoplios capitalistas ingleses vem permitir-lhes poder explorar de forma rentvel os caminhos-de-ferro e o porto de Loureno Marques. Os caminhos-de-ferro de Goba deveriam ter servido para escoar as mercadorias provenientes da vizinha colnia Inglesa da Swazilndia, carvo e ferro daquele pas que no chegou a se concretizar porque a Inglaterra no chegou a construir o troo no territrio Swazi. O ramal de Xinavane era para escoar o acar e outros produtos da regio que atravessa. O caminho de ferro de Limpopo era para escoar produtos mineiros e agro-pecurios da Rodsia do Sul. O ramal de Salamanga para escoar o transporte de matrias-primas para a fbrica de Cimento da Matola. Construiu-se uma linha frrea a partir do porto de Inhambane com ligao Inharrime, com o objectivo de servir as plantaes de acar de Mutamba. A linha de Gaza foi construda a partir das margens do Limpopo que servia de porto fluvial, na cidade de XaiXai ao distrito de Manjacaze com o objectivo de escoar a castanha de caju. A ideia era de lig-lo a Inhambane, aproveitando a via frrea que partia de Inharrime e descia at ao mar. Os caminhos-de-ferro de Moambique Sul (CFM-S) exploravam o porto de Maputo, as linhas frreas do Limpopo, Ressano Garcia, e Goba. Neste corredor, existe um total de 1062km de ferrovias das quais 740 Km (70%) esto operacionais e 323km no esto operacionais.

2.2 CAMINHOS DE FERRO DA BEIRA

Segundo o terceiro congresso da FRELIMO (1976), os caminhos-de-ferro da Beira e o seu porto, foram construdos pela companhia de Moambique, serviam para escoar os seus produtos e os das colnias Inglesas da frica Austral. Os caminhos de ferro da Zambzia (Trans-zambzia) eram para escoar o ch, a copra e o tabaco pertencentes a companhias monopolistas coloniais permitindo a ligao entre o porto da Beira e a fronteira do Niassalndia (Malawi). Mais recentemente, os motivos que determinam a construo dos caminhos de ferro e dos portos de Moambique no se alteram, so os interesses das companhias capitalistas portuguesas ou outras, estejam elas em Moambique ou em territrio vizinho. Assim os caminhos de ferro de Tete serviam para escoar o carvo de Moatize; O ramal de Inhamitanga-Marromeu era para escoar o acar de Sena Sugar-state; A ligao ferroviria entre Quelimane e Mocuba, era para transportar trabalhadores e alimentos para as companhias estabelecidas na baixa Zambzia. Os caminhos de ferro de Moambique Centro (CFM-C) exploravam o porto da Beira e as linhas frreas de Machipanda e de Sena ligando o Zimbabwe e o Malawi respectivamente; os caminhos de ferro de Moambique Zambzia (CFM-Z) exploravam os portos de Quelimane, Chinde e Pemba na linha frrea de Quelimane a Mocuba no sentido Nordeste. Neste corredor existe um total de 994km de ferrovias das quais, 317km esto operacionais e que corresponde a 32% e 677km no esto operacionais. Dos 190km de ferrovias dos CFM-Z nenhuma delas esta operacional.

2.3 CAMINHOS DE FERRO DE MOAMBIQUE NORTE (LINHA DE MOAMBIQUE) Segundo Alfredo de Lima (1971) a linha de Moambique era para transportar matria prima do norte de Moambique nomeadamente da rica provncia de Nampula. Esta linha frrea de Nacala a Entre-Lagos estende-se at junto a fronteira com Malawi para alm do ramal para Lichinga no sentido Este-Oeste; o caminho de ferro de Moambique norte (CFM-N) explorava os portos de Nacala, Pemba, Angoche e Mocimboa da Praia. O pas tem trs portos principais e suas importantes linhas frreas que o ligam aos pases do hinterland, nomeadamente: porto de Maputo, da Beira e porto de Nacala. Neste corredor, existe um total de 914km de ferrovias 872km esto operacionais e que corresponde a 95% e 42km no esto operacionais. 3. TRAADO DA REDE DOS TRANSPORTES TERRESTRES EM MOAMBIQUE Segundo Antnio Sopa (1999-2006), aps anos da criao dos Caminhos de Ferro de Moambique, foram criados novos servios de camionagem de automvel, em 18 de Janeiro de 1930 por iniciativa dos C.F.Ms. que visava responder as dificuldades que os C.F.Ms. viviam. Estes transportes alm de satisfazer as necessidades dos C.F.Ms., ofereciam tambm transporte rpido, seguro e econmico que foi determinante para o desenvolvimento agrcola e fomento do comrcio, trazendo do interior para estaes ferrovirias os produtos destinados ao abastecimento de mercados locais e a exportao por via martima, substituindo com sucesso o transporte ferrovirio quando o trfego no era suficiente para o justificar. Alm de satisfazer as necessidades dos transportes Ferrovirios e Martimos, com a criao de empresas transportadoras com frotas de camies de grande tonelagem nas regies Norte, centro e Sul do pas, contribuiu significativamente para o crescimento constante de carga transportada em quanto no passado esta actividade concentrava-se particularmente nos transportes martimos. 7

A escassez de navios de cabotagem implicava uma grande dependncia deste meio de transporte por parte dos agentes econmicos com limitaes de espao e constante atraso de envio e recepo de mercadorias, para tal nos finais de 1972, a rede de estradas totalizava 25000km. Deste total, 3375km eram alcatroadas que ligavam os principais centros urbanos da regio sul do pas e ao longo da costa. As cidades ligadas por estradas alcatroadas so: Maputo-Xai-Xai; Chkw-Xai-Xai; Xai-Xai-Inhambane-Beira; Chimoio-Tete; Nampula-Nacala. Tambm h estradas secundrias alcatroadas nos arredores de Lichinga e Quelimane. 3.1 Classificao das estradas nacionais Segundo o relatrio da ANE (2004) Moambique tem uma rede classificada de estradas de 25 051 km, dos quais 4 300 km so estradas primrias, 7 621 km so secundrias, e 13 130 km so tercirias. Para alm das estradas classificadas existem ainda estradas distritais e as no classificadas, estimando-se que perfaam cerca de 9 281 km de extenso. A rede total corresponderia portanto a cerca de 34 332 km. Ver anexo ( as tabelas ).

Rede de estradas/km Rede de Estrada Classificada s Principais Secundarias Terciarias Nao classiicadas Total 2535 8 4275 1899 1318 4 3124 2848 2 2056 188 952 916 975 3031 Pais Niassa Cabo Namp zambe tete Delg ado 2552 165 997 1390 148 2700 ula 3609 743 928 1947 90 3699 zia 4344 708 1328 2308 133 4477 266 8 262 103 2 137 4 70 273 8 Manic a 1926 502 377 1047 383 2309 2405 554 870 981 124 2529 Sofala Inhaban e 2314 558 254 1502 815 3129 2012 164 771 1077 318 2330 Gaza Map uto 1472 1472 390 642 68 1540 89.0 15.0 27.7 46.3 11.0 100 %

Rede de estradas/km Rede estradas de Pais Niassa Cab o Delg Revistidas Terraplanad as De natural Total 5269 7562 192 85 1987 3030 ado 633 610 1437 2680 536 1432 1732 3700 529 914 3034 4477 881 215 578 1174 483 202 1894 2530 617 539 1973 3129 455 1224 651 2330 414 400 725 1539 18.5 26.6 54.9 100 Namp ula zambezi a Tete Manic a Sofa la Inhaba Gaza Mapu ne to %

terra 1563 3 2846 4

1643 557 2739 2309

O presente sistema de classificao define a rede de estradas como se segue

3.1.1 Estradas Primrias estradas que ligam as capitais provinciais e os principais centros; estradas que ligam estes centros a postos fronteirios e portos principais; estradas que constituem corredores internacionais, ligando os pases vizinhos aos portos;

3.1.2 Estradas Secundrias estradas que ligam os centros provinciais, portos martimos e fluviais,e outras zonas econmicas de relevo, s capitais provinciais ou rede de estradas primrias;

3.1.3 Estradas Tercirias estradas que ligam os centros populacionais distritais e zonas de actividade econmica rede nacional de estradas ou a uma capital provincial; Estradas No Classificadas que ligam aldeias, ou pequenas reas de actividade econmica, rede classificada de estradas. A estratgia integrada estabelece com detalhe as prioridades relativas s Estradas Primrias, Secundrias e Tercirias. Os objectivos destas trs classes de estradas so os seguintes: Estradas Primrias: integrao nacional e ligao internacional; Estradas Tercirias: desenvolvimento equilibrado e equitativo; Estradas Secundrias: tm como alvo os centros de produo. As actuais polticas para o sector de estradas foram adoptadas pelo Governo em 1998 (Governo de Moambique, 1998). As polticas adoptadas estabelecem as quatro principais rotas Moambique:

MaputoPemba BeiraTete LichingaPrincipal ligao Norte/Sul LichingaPemba

10

4. O PAPEL DOS CORREDORES NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL Segundo Rui Fonseca (1971), a ideia dos corredores de desenvolvimento que hoje Substancia as estratgias de crescimento de Moambique, no caiu do cu teve um pai intelectual que foi Alcntara Santos. Os corredores, na viso do engenheiro Alcntara Santos, no eram um fim em si, mas um meio para o desenvolvimento. Ele defendia a criao de brigadas de desenvolvimento a voltade cada corredor de modo a facilitar o escoamento da produo para os corredores. A ideia era a de que os corredores tambm deviam desenvolver o pas a partir de dentro e no permanecerem unicamente como facilitadores do comrcio internacional dos pases do hinterland. Em sntese, a viso de Alcntara era a de que os corredores poderiam construir plos de desenvolvimento virados tambm para agricultura ajudando na comercializao da produo nacional. Era uma viso-mestra, no sentido de que ela era encarada como a porta de entrada de algum oxignio na nossa economia. 4.1 O papel do corredor de desenvolvimento de Maputo Segundo a revista Xitimela (1996), o corredor de Desenvolvimento de Maputo contempla aces no domnio dos transportes rodovirios e ferro-porturios, turismo, recursos minerais e agricultura. O ncleo central deste corredor o porto internacional de Maputo, e tem trs subcorredores ferrovirios: Limpopo que estabelece ligao com o Zimbabwe e essencialmente usado para o trnsito das importaes e exportaes daquele pas do hinterland, nomeadamente de carga geral, consumveis industriais, acar, ao, ferro-crmio e tabaco. Goba usado basicamente para importaes e exportaes da Swazilndia e as principais mercadorias manuseadas so: acar, carvo, frutos contentorizados e madeira.

11

Ressano Garcia serve para trnsito de mercadorias sul-africanas nomeadamente, carvo, ao, frutos, madeira e diversas mercadorias contentorizadas. de realar que os corredores de desenvolvimento de Maputo incluem uma auto-estrada com cerca de 500km com portagens. Esta auto-estrada liga a capital moambicana Maputo ao centro industrial sul-africano, Gauteng. O principal objectivo deste corredor desviar, para Maputo o trfego comercial da provncia sul-africana de Gauteng, que inclui Johanesburgo e Pretria, reduzindo deste modo a presso a que esto sujeitas os portos de Durban e da cidade de Cabo.

4.2 O papel do corredor do desenvolvimento da Beira Com a introduo da componente desenvolvimento no corredor da Beira projectou-se a extenso da sua rede de linhas frreas e estradas para pases como Botswana, Malawi e para a Repblica Democrtica do Congo. Pela sua importncia econmica para Moambique e para pases do hinterland nomeadamente o Zimbabwe, a Zmbia, o Malawi, o Botswana e a Repblica Democrtica do Congo, o corredor da Beira tem gozado de um importante apoio da SADC e da comunidade internacional. As principais mercadorias manuseadas so: Carga geral, madeira, combustveis, cereais efertilizantes. 4.3 O papel do corredor de desenvolvimento de Nacala. O corredor de Nacala tem como principal ncleo central o porto de Nacala que est ligado ao Malawi por uma extensa linha frrea com 615km do eixo Nacala Entre-lagos, e possui tambm uma outra linha frrea com 262km que parte de Cuamba a Lichinga, e esta tem uma finalidade social e de fomento ao desenvolvimento da provncia de Niassa sendo o nico caminho que garante o abastecimento de combustveis e de outros produtos bsicos a cidade de Lichinga. As principais mercadorias manuseadas so: carga geral,

12

petroqumicos, cereais fertilizantes. Contudo, a sua reabilitao vista como essencial no contexto do corredor pretendendo-se que cumpra o seu papel como alimentador da linha principal do corredor transportando cargas essencialmente agrcolas a partir de zonas que atravessa. 5. FLUXO DE MERCADORIAS E PESSOAS NOS PRINCIPAIS CORREDORES

O fluxo de mercadorias assim como de pessoas ao longo dos principais corredores em Moambique no tem sido montono, pois os avanos tecnolgicos e as novas condies sociais impem contnuas mudanas nos meios de transporte e nos controles necessrios para o seu bom funcionamento. Segundo o relatrio do INE (2009) no que diz respeito ao transporte de carga verificou-se um aumento de 6,6 mil toneladas de carga transportada que reflecte um aumento de 15.4% de carga transportada a nvel internacional e uma reduo de 24.7% a nvel nacional.

5.1 O corredor de Maputo que constitudo pelas linhas de Limpopo com 534km, Goba com 74km e Ressano Garcia com 88km teve um acrscimo no transporte de carga em 11.1% e um acrscimo de 13,5% no transporte de carga em Km. Quanto ao transporte de pessoas neste corredor verificou-se um acrscimo de 101.1% de passageiros transportados e 181.1% passageiros transportados por Km. 5.2 O corredor da Beira que servido por uma linha que parte da Beira a Machipanda numa extenso de 318km e a outra linha da Trans-zambzia Railway at vila nova da fronteira numa extenso de 385km, teve uma reduo de 2% na carga transportada e um ligeiro aumento de 0.5% tonelada por km. Quanto ao transporte de passageiros, neste corredor verificou-se uma reduo de 28% passageiros transportado no geral e de 31.3% de passageiros transportados por Km. 5.3 O corredor de Nacala que servido por uma linha que parte do porto de mesmo nome ao Malawi com uma extenso de 615km e a outra linha com 262 km que parte de Cuamba a Lichinga, teve uma reduo de 20.6% de carga transportada e 28.5% de carga 13

transportada por km. Quanto ao transporte de passageiros, neste corredor houve uma reduo de 33.2% de passageiros transportados e um acrscimo de 14% passageiro transportados por Km. Segundo Moambique magazine (2008), a reduo das importaes de cereais pelo Zimbabwe e a concorrncia rodoviria imposta ao trfego do ferro-crmio sul-africano contriburam para o decrscimo dos volumes globais de cargas transportadas nos anos de 2006 2007 no sistema ferrovirio nacional. Exemplo: No ano de 2007 foram transportadas 3.822 mil toneladas lquidas, contra 4.002 ton no ano de 2006, representando uma reduo em cerca de 4.5%. O volume total de carga transportada no sistema ferrovirio nacional representa 88.8% do trfego para os pases do hinterland, mas devido ao impacto da crise do Zimbabwe que influenciou negativamente na disponibilidade de vages-tanque para o transporte de combustvel e a concorrncia imposta ao transporte ferrovirio entre Moambique e frica doSul, pela disponibilidade de uma estrada com padres e segurana acima da mdia.

6. PROBLEMAS DE TRANSPORTES Os avanos tecnolgicos e as novas condies sociais impem contnuas mudanas no meio dos transportes e nos controles necessrios para o seu bom funcionamento. Porm, as dificuldades de financiamento por parte do tesouro pblico, o menor crescimento econmico, as guerras civs e as calamidades naturais contribuem para o fraco desenvolvimento dos transportes, e para os seus sucessivos problemas que eles se deparam onde iremos alistar em seguida:

6.1 Problemas de transporte ferrovirios. Fraca densidade das ferrovias; Elevados investimentos na manuteno e funcionamento do sistema ferrovirio; 14

Grande dependncia em relao aos pases vizinhos (frica do Sul e Zimbabwe); Descarrilamentos; Sabotagem levada a cabo pelas populaes vizinhas; Textura do solo; Curvas apertadas; Problemas de fluxo de trfego; Problemas na velocidade comercial; Os itinerrios so fixos; 6.2 Problemas de transporte rodovirios. Congestionamento do trafgo; Maior ndice de poluio devido a libertao de monxido de carbono (CO), que ultrapassam o vasto limite de 8 ppm(pequenas partculas moleculares); Poluio sonora em grandes propores; Dispendioso quando se trata de longas distncias; 6.3 Problemas de transporte martimos. muito lento. Exigem o transbordo de mercadorias e passageiros. Fraca capacidade de cargas. A escassez de navios de cabotagem; Limitaes de espao e constante atraso de envio e recepo de mercadorias

15

7. COMPLEMENTARIDADE DOS TRANSPORTES Os transportes continuam a ser um meio para responder as necessidades de deslocao de populaes e suas actividades como nos centros geram-se com elevada frequncia problemas derivado de uma forte procura sobre a rede de transporte cuja a expanso se encontra cada vez mais condicionada entre os restante uso do solo, pelo contrrio, as reas de baixa densidade, geralmente conotadas como periferia, apresentam uma menor densidade de redes, e tambm de algumas escassez da oferta de oportunidades se comparadas com as anteriores tornando os territrios atraentes deste modo viu-se que a complementaridade eram importante visto que um complementa o outro. O transporte ferrovirio possui itinerrios fixos ( linhas frreas e terminais de comboio) nesse caso necessita do transporte rodovirio que complementar o trabalho deste fazendo entrega porta porta. O transporte ferrovirio complementa a actividade do transporte martimo transportando a carga para o local de consumo. 8. Principais Concluses Reflectindo Os Problemas Da Rede Transportes Em Moambique E Fraca Complementaridade Em suma, o desenvolvimento da economia e das vias de comunicao foi um trabalho desenvolvido pelas companhias. Atravs deste texto apercebemo-nos facilmente de que a origem dos transportes ferrovirios e dos portos do nosso pas est intimamente associada ao desenvolvimento do colonialismo, na sua procura de melhor realizar a explorao das riquezas de Moambique. Contudo, o colonialismo portugus no o podia fazer sozinho. Dado o atraso da sua economia, Portugal associa-se aos pases capitalistas e procura tirar disso o mximo proveito. Pelo exposto, se pode verificar que o investimento de capital no sector de portos e

16

caminhos de ferro, orientou-se no sentido de satisfao dos interesses capitalistas do exterior, relegando para o segundo plano o desenvolvimento de Moambique. Sabendo que a complementaridade evolui na medida que o transporte evolui, pelo facto do nosso pas ter uma fraca densidade da rede de transportes contribui na fraca complementaridade dos diferentes tipos de transportes. Moambique possui uma rede linear de penetrao constituda por linhas que unem pontos de interesse econmico importante e o resto do territrio fica a margem destas linhas, portanto, incomunicvel, havendo um maior desenvolvimento junto ao litoral em quanto vastas reas do interior se encontram sem qualquer tipo de comunicao. E muito difcil a interaao espacial e a ocorrncia de fluxos de bens, pessoas, informao,etc. As actividades econmicas so menos rentveis j que a acessibilidade e menor e como consequncia os custos de transporte so mais elevados em reas com menor densidade da rede de transportes.

17

9.Concluso A localizao estratgica na frica Austral confere ao pas um papel de vital importncia na rede de prestao de servios de transportes e comunicaes na regio. Como pas fornecedor de servios ferrovirios e rodovirios de trnsito na frica Austral, Moambique posiciona-se como uma porta privilegiada de acesso ao mar, de entrada e sada de mercadorias de e para vrios pases. Neste caso, as crises econmicas dos pases do hinterland em especial do Zimbabwe, sempre tem afectado os servios ferro-porturios influenciando na balana do pagamento do Pais. Ora, com a excepo das ferrovias de Sena e de Moatize que esto em reabilitao, todas as ferrovias desactivadas devem se ao esgotamento dos produtos escoados. De acordo com o exposto, pode se concluir que, o fraco desenvolvimento Nacional deriva de uma serie de problemas que vem se acumulado desde o periodo colonial ate a fase actual. Para um Desenvolvimento eficiente, fluxos de bens e ideias, o Pais deve incrementar politicas versadas no aumento da densidade da rede de transportes de modo a facilitar a complementaridade.

18

10.Referencias Biibliogrficas

Xitimela, Maputo, segundo semestre 1996, nmero 2; MANJATE, Beneficio Benedito, tese-papel dos corredores; LIMA, Alfredo Pereira; Lisboa, 1971; Histria dos CFMs vol. 2, edio ADM do porto e CFM e transportes em Moambique; SOPA, Antnio; Dossier Mozal, ano 5, Junho 1999-2000, numero 8-9,(um legado para o futuro); NANJOLE, ISMAEL, Luis Agostinho, Ismael Abdul, Geografia 10classe; BARCA,SANTOS, Alberto, Tirso- Geografia de Moambique-fisica economica(10classe); Fonte: http://www.webartigos.com/articles/51860/1/Rede-de-Transporte-emMocambique

19

Potrebbero piacerti anche