Sei sulla pagina 1di 41

SUMRIO

EDUCAO QUILOMBOLA

PROPOSTA PEDAGGICA ................................................................................................................... 03 Gloria Moura

PGM 1 TERRA, CULTURA, HISTRIA, GEOGRAFIA ..................................................................09 Quilombo: conceito Gloria Moura

PGM 2 SABERES TRADICIONAIS ........................................................................................................ 15 Saberes tradicionais de sade Brbara Oliveira

PGM 3 ORGANIZAO SOCIAL, FESTAS, LIDERANAS .................................................................. 22 Organizao social e festas como veculos de educao no-formal Vernica Gomes

PGM 4 EXPERINCIAS ............................................... 27

INOVADORAS

EM

EDUCAO

QUILOMBOLA

Kalunga, escola e identidade experincias inovadoras de educao nos quilombos Ana Lucia Lopes

PGM 5 LEI n. 10. 639/2003 E A EDUCAO QUILOMBOLA ................................................................... 34 Incluso educacional e populao negra brasileira

EDUCAO QUILOMBOLA.

2.

Denise Botelho

PROPOSTA PEDAGGICA

EDUCAO QUILOMBOLA
A afirmao da identidade nas comunidades negras rurais passa pelo valor da terra e pela especificidade de suas expresses culturais.

Gloria Moura1

1. Conceituao e justificativa

Conhecer a histria das comunidades remanescentes de quilombos existentes em todos os estados da Federao importante para todos os brasileiros.

Quando se fala em quilombos, o brasileiro se reporta ao conceito emitido pelo Conselho Ultramarino em 1740 (...) toda habitao de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que no tenham ranchos levantados nem se achem piles neles.

Atualmente, podemos conceituar Quilombos Contemporneos como comunidades negras rurais habitadas por descendentes de africanos escravizados, que mantm laos de parentesco e vivem, em sua maioria, de culturas de subsistncia, em terra doada, comprada ou ocupada secularmente pelo grupo. Os habitantes dessas comunidades valorizam as tradies culturais dos antepassados, religiosas ou no, recriando-as no presente. Possuem uma histria comum e tm normas de pertencimento explcitas, com conscincia de sua identidade. So tambm chamadas de comunidades remanescentes de quilombos, terras de preto, terras de santo ou santssimo.

A visibilidade das comunidades negras rurais comeou a ganhar expresso a partir da Constituio Federal de 1988, que em seu artigo Art. 68 do Ato das Disposies

EDUCAO QUILOMBOLA.

3.

Constitucionais Transitrias garantiu a propriedade dos moradores nas reas supracitadas. Baseados na Lei, os quilombolas lutam pela emisso dos ttulos definitivos de suas terras.

Hoje, os quilombolas buscam superar a prtica da cultura de subsistncia e acreditam na possibilidade de sobreviver respeitando os costumes do passado e os valores ancestrais, procurando estratgias de desenvolvimento sustentvel, na perspectiva de garantia de vida digna.

H avanos nas polticas pblicas para as reas de comunidades remanescentes de quilombos, como, por exemplo, o Decreto n. 4.887/2003 que Regulamenta o procedimento para a identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o Artigo 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Este Decreto apresenta um novo carter fundirio, dando nfase cultura, memria, histria e territorialidade, uma inovao no Brasil, que o reconhecimento do Direito tnico. O estudo da histria dos quilombos contemporneos de suma importncia na afirmao da identidade do povo brasileiro e a sua incluso no currculo da Educao Bsica fundamental para a formao da nacionalidade.

Na rea educacional, h alguns marcos como a publicao, pela Secretaria de Educao Fundamental do MEC, do livro Uma histria do povo Kalunga, em 2002, sobre a saga da comunidade do norte de Gois. A metodologia utilizada na pesquisa para o livro baseou-se num trabalho de campo de corte etnogrfico, que consistiu numa ao pedaggica nas escolas da referida comunidade, num trabalho conjunto entre a equipe do projeto, os alunos e a comunidade.

A proposta da Educao Quilombola, no programa Salto para o Futuro, a de possibilitar que professores repensem, luz da experincia dos quilombos contemporneos, o papel da escola como fonte de afirmao da identidade nacional. um desafio desenvolver, na escola, novos espaos pedaggicos que propiciem a valorizao das identidades brasileiras, via um currculo que leve o aluno a conhecer suas origens.

EDUCAO QUILOMBOLA.

4.

H uma demanda antiga dos movimentos negros, de professores e de setores da sociedade brasileira, no sentido de que a escola formal desvele esse conhecimento. Com a alterao da Lei n. 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional pela Lei n. 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica, torna-se oportuno e agora obrigatrio o estudo dessa parte da Histria do Brasil. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Historia instituem normas para a implantao da referida Lei.

obrigao da escola a transmisso da histria dos quilombos contemporneos e de sua situao atual. Difundir os saberes dessas populaes entre todas as crianas brasileiras pertinente, como um meio de compreenso e de afirmao de nossa identidade multitnica e pluricultural, em que se deve basear a defesa consciente dos valores da cidadania. De uma forma mais abrangente, para a sociedade brasileira como um todo tambm importante esse conhecimento.

2. Objetivos

Objetivo geral: Oferecer, a professores, multiplicadores e a futuros profissionais da educao, conhecimentos sobre as Comunidades Remanescentes de Quilombos na atualidade e sobre a Educao nessas reas.

Objetivo especfico: Discutir, em 5 programas, os seguintes contedos: conceito de quilombo contemporneo; saberes tradicionais; a organizao social das comunidades quilombolas; as festas como veculo de educao no-formal; as experincias inovadoras em educao em quilombos; a Educao Quilombola e a Lei n. 10.639/2003.

3. Fundamentao terica

EDUCAO QUILOMBOLA.

5.

A srie Educao Quilombola pretende oferecer aos professores conhecimentos para uma atuao efetiva em sala de aula na formao da cidadania, com respeito pelas diversas matrizes culturais, a partir das quais se constri a identidade brasileira. Pretende, ainda, valorizar as nossas origens e a nossa histria, como condio de afirmao da nossa

dignidade enquanto pessoas e de nossa herana cultural, como parte da infinita diversidade que constitui a riqueza do ser humano. Tais valores se revelam essenciais numa sociedade marcada, simultaneamente, por uma formao pluritnica e pelo peso da herana escravocrata.

A escola tem um papel fundamental para os moradores dos quilombos contemporneos, mas eles desejam uma escola sua, da comunidade, onde suas diferenas sejam respeitadas.

A grande diferena que se deve destacar entre a transmisso do saber nas comunidades negras rurais e nas escolas que, no primeiro caso, o processo, fruto da socializao, desenvolve-se de forma natural e no formal e, no segundo, o saber nem sempre est referenciado na experincia do aluno.

A educao um instrumento privilegiado para formar cidados capazes de conhecer e compreender, para saber discernir e, se necessrio, mudar a sociedade em que vivem. Atentar para a composio multicultural do povo brasileiro condio essencial quando se tem por objetivo formar alunos e professores para o exerccio da cidadania.

Temas para os debates da srie Educao Quilombola, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC de 18 a 22 de junho de 2007:

EDUCAO QUILOMBOLA.

6.

PGM 1 - Terra, cultura, histria, geografia

Descendentes de povos africanos que foram escravizados durante a colonizao do Brasil, durante sculos os quilombolas formaram as comunidades remanescentes de quilombos, espalhadas por todo o territrio brasileiro, e mantiveram preservados, at os dias atuais, a conscincia de sua histria, dos seus costumes e tradies e o respeito sagrado pela terra. Prosseguem guardando esses princpios e mantendo a esperana de terem seu direito titularidade de suas terras reconhecido e, ao mesmo tempo, celebram a vida com suas danas e festas tradicionais, que festejam o fim do plantio, o fim de uma colheita ou uma promessa alcanada. Estes e outros temas sero debatidos no primeiro programa da srie.

PGM 2 - Saberes tradicionais

Verdadeiros celeiros da tradio africano-brasileira, os quilombos tm sua identidade preservada pela perpetuao de seus costumes e de suas tradies, repassados, ao longo dos sculos, pelos mais velhos aos mais novos. Por meio das histrias e de prticas milenares, repassam a memria de um povo. A utilizao de ervas medicinais para a manuteno da sade e a prtica das parteiras tradicionais esto entre alguns saberes preservados. Esses saberes esto em foco no segundo programa da srie.

PGM 3 - Organizao social, festas, lideranas

Por meio de suas associaes comunitrias, os quilombolas vm se auto-reconhecendo como remanescentes de quilombos e fortalecendo a sua luta pela titulao dos seus territrios. Suas lideranas exercem um papel transformador junto s comunidades, atuam politicamente em favor delas e esto engajadas em projetos sociais e culturais. Mantendo suas tradies, verifica-se que durante os rituais que os valores que a comunidade reputa essenciais se condensam e so reafirmados e renegociados, constituindo assim um currculo invisvel, atravs do qual so transmitidas as normas do convvio comunitrio. Essas questes sero debatidas no terceiro programa da srie.

EDUCAO QUILOMBOLA.

7.

PGM 4 - Experincias inovadoras em Educao Quilombola

Os quilombolas se preocupam com seu futuro e tm claro interesse em que a educao faa parte de seus projetos de futuro, porm so muitas as barreiras a vencer para implantar um ensino voltado para a realidade dos povos negros quilombolas. O Governo Federal vem apoiando a contribuio da sociedade civil na implementao de experincias inovadoras em Educao Quilombola. Neste quarto programa, sero apresentadas algumas dessas experincias.

PGM 5 - Lei n. 10. 639/2003 e a Educao Quilombola

Sancionada pelo atual Presidente da Repblica, a Lei n. 10.639/2003 tornou obrigatrio o ensino da Histria e da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas. Essa lei refora o debate acerca da importncia de uma educao multicultural e da implementao de novas prticas de ensino referentes incluso da temtica racial no ambiente escolar. Nesse quinto programa, ser mostrada, especificamente, a experincia da implementao dessa lei nas escolas quilombolas, e tambm ser debatida a importncia do conhecimento sobre quilombos nos programas de ensino em todas as escolas.

Nota:
1

Professora da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia. Pesquisadora do CNPq.

Consultora desta srie.

EDUCAO QUILOMBOLA.

8.

PROGRAMA 1

TERRA, CULTURA, HISTRIA, GEOGRAFIA Quilombo: conceito


Gloria Moura1

Da terra, na terra, quilombolas desenvolvem atividades. Plantam e colhem os frutos de seu trabalho. Marcam sua histria.

A histria da propriedade rural brasileira tem incio com as Capitanias Hereditrias e com as Sesmarias, as quais se constituem de terras doadas pela Coroa Portuguesa a beneficirios da Corte. Os donatrios que no conseguissem cultivar essas terras as devolveriam Coroa, da a expresso terras devolutas.

Desde aquela poca, terra no Brasil conflito entre Estado, latifundirios, pequenos proprietrios, camponeses. A Lei de Terras (1850
2

) pretendeu que o Estado

regulamentasse as sesmarias, desapropriasse terras improdutivas, vendesse terras para subsidiar a imigrao estrangeira. Proibiu doaes.

Fazendeiros recusaram-se a registrar as terras, o que questionava os limites de suas posses. Em 1870, raros fazendeiros haviam regulamentado as terras registradas, levando a lei ao fracasso. As terras no Brasil eram possudas por poucos, um bem de capital no acessvel populao. As doaes previam estabilizar o pretendente, que teria escravos e se comprometeria a fazer benfeitorias.

Ressaltamos, neste texto, o processo de formao de quilombos na Colnia e no Imprio. Escravos fugiam de fazendas e constituam resistncia escravatura. Palmares smbolo-mor,

EDUCAO QUILOMBOLA.

9.

quilombo com quase 100 anos de existncia e lderes como Ganga Zumba e Zumbi. Em Palmares, terra era considerada como sinnimo de liberdade. Terra patrimnio onde se fincam aspiraes de despossudos de espao para plantar e viver. Os negros libertrios fortaleciam-se, causavam apreenso e temor. Magalhes (In: Marcas da Terra, Marcas na Terra) comenta:

A terra representa, para esses sujeitos, patrimnio cultural e histrico, na medida em que h valores morais a ela atribudos a serem transmitidos de gerao a gerao. Ela no percebida apenas como objeto em si mesma, de trabalho e de propriedade. Atravs de diversos saberes e concepes de mundo criados e reelaborados no trabalho cotidiano com a terra, homens e mulheres, camponeses migrantes (...) buscam que sua dignidade seja reconstruda, garantida e respeitada, para que possam tambm transmitir a outras geraes uma obra, uma histria.

Magalhes refere-se, na obra citada, a camponeses migrantes, cujo valor da terra no difere para negros assentados h mais de 200 anos. A terra o sustento, o alimento que vai mantlos vivos. Da terra e na terra se desenvolvem atividades vitais, plantio e colheita, marcos histricos. Realizam as tradies no cho de muitos anos na luta, o que garantir o direito de ser diferente sem ser desigual frente lei, sem receber a pecha da marginalidade.

Frente questo da terra no Brasil, nosso foco a recente evoluo do conceito de quilombo quanto s comunidades rurais negras.

CONCEITO

Quilombos contemporneos so comunidades negras rurais habitadas por descendentes de escravos que mantm laos de parentesco. A maioria vive de culturas de subsistncia em terra doada/comprada/secularmente ocupada. Seus moradores valorizam tradies culturais dos antepassados, religiosas (ou no), recriando-as. Possuem histria comum, normas de pertencimento explcitas, conscincia de sua identidade tnica.

EDUCAO QUILOMBOLA.

10 .

Reviu-se e ampliou-se este conceito, porque manifestaes culturais recriam-se em sucessivas geraes. E a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE (1980) conceituou terras de preto, no Maranho, como os quilombolas as chamavam:

As denominadas terras de preto compreendem domnios doados, entregues ou adquiridos, com ou sem formalizao jurdica, s famlias de ex-escravos, a partir da desagregao de grandes propriedades monocultoras. Os descendentes de tais famlias permanecem nessas terras h vrias geraes sem proceder ao formal de partilha e sem delas se apoderar individualmente (Censo Agropecurio, IBGE, 1980).

Historicamente, no Brasil, em funo da resposta do rei de Portugal consulta do Conselho Ultramarino (2 de dezembro de 1740), define-se quilombo (ou mocambo) como toda habitao de negros fugidos que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que no tenham ranchos levantados nem se achem piles neles. Ramos noticia quilombos em data anterior:

A maioria dos historiadores brasileiros assinala a data de 1630 para o incio dos quilombos que iriam constituir Palmares. Mas tudo leva a crer que as fugas de negros escravos naquela regio vinham se dando em datas muito anteriores (Ramos, 1971).

Quilombo, vocbulo que designou, por muito tempo, apenas acampamentos de escravos fugidos, tem origem africana. Para Reis (1996):

Quilombo derivaria de kilombo, sociedade inicitica de jovens guerreiros mbundu, adotada pelos invasores jaga (ou imbangala), formados por gente de vrios grupos tnicos desenraizada de suas comunidades.

Esta matriz histrica dos quilombos foi retomada para se referir s comunidades rurais negras no Brasil. O conceito de quilombo tem sido objeto de reflexo histrica e poltica desde os anos 70. O movimento negro contribuiu significativamente para ressaltar a importncia do estudo dos quilombos na histria. Reificou o conceito, considerando agrupamentos quilombolas como nichos culturais autnomos, pedaos da frica no Brasil.

EDUCAO QUILOMBOLA.

11 .

Como resultado de presso dos movimentos, a luta para incluir na Constituio terras ocupadas por descendentes de escravos foi em parte consagrada no artigo 68, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias: Aos remanescentes de quilombos que estejam ocupando suas terras reconhecida a propriedade definitiva. Em 1996, o presidente da Repblica concedeu ttulo de reconhecimento de domnio s comunidades de Pacoval e gua Fria, no Par, cumprindo os artigos 215 e 216 da Constituio e o artigo 68 do Ato das Disposies Transitrias. Pelo Decreto-lei n. 3.912 (2001) a FCP (Fundao Cultural Palmares) do MinC (Ministrio da Cultura) pde aplicar o artigo 68 e reconhecer mais comunidades. Em 2003, foi assinado o Decreto n. 4.887, que Regulamenta o procedimento para a identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o Artigo 68 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, que determina ser o INCRA (Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria), do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, o rgo competente para emitir ttulos de propriedade.

Comunidades rurais negras so objetos de constantes invases de terras por fazendeiros, porque os ocupantes no possuem documentos comprobatrios de propriedade, e at mesmo quando os possuem.

Remanescentes de quilombos vivem situao indefinida. Houve vitrias, mas no se resolveu a questo. A visibilidade das comunidades aumentou, h mais grupos interessados em seu destino, mais estudos sobre o assunto, mas muito a fazer. No foram feitos, ainda, levantamentos sistemticos das comunidades existentes e dos problemas jurdicos e sociais que enfrentam. No Maranho, com o Projeto Vida de Negro, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e o Centro de Cultura Negra, apoiados pela Fundao Ford e a Oxfam (Organizao Oxford para a Cooperao do Desenvolvimento), em 45 municpios do estado, levantaram 401 terras de preto, designao usual na regio para as comunidades rurais.

O Centro de Cartografia da Universidade de Braslia publicou mapas de comunidades remanescentes de quilombos, identificando cerca de 2.000, mas ainda no se sabe o nmero exato de ocorrncias de quilombos contemporneos.

EDUCAO QUILOMBOLA.

12 .

Em resumo, pode-se dizer que h um processo em curso de visibilidade e estudo da questo das comunidades remanescentes de quilombos, destacando-se avanos e inseguranas, ao mesmo tempo.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Alfredo W. B. Terras de pretos, terras de santo e terras de ndio. In: Revista Humanidades. Braslia, 1987/88. CARVALHO, Jos Jorge. O quilombo do Rio das Rs. Salvador: EDUFBA, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. MOURA, Gloria. Ritmo e Ancestralidade na fora dos tambores negros: o currculo invisvel da festa. Tese de doutorado. So Paulo: USP, 1997 (mimeo). ____________. Uma histria do povo Kalunga. Braslia: Secretaria de Educao Fundamental, MEC/SEF, 2001. ____________. A educao e as comunidades remanescentes de quilombos. In: Revista Palmares em Ao, Braslia, Ano I, n. 1, 2002. MOTTA, Mrcia M. M. Nas fronteiras do poder: conflitos de terra e direito agrrio no Brasil de meados do sculo XIX. Tese de doutorado. Campinas, SP: Unicamp. 1996. REIS, Joo J. & Gomes, Flvio S. Liberdade por um fio: histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. SILVA, Lgia Osrio. Terras devolutas e latifndio: efeitos da lei de 1850. Campinas, SP: Unicamp, 1996. VALENTE, Maria Jovita W. (org.) Legislao agrria, legislao de registro pblico, jurisprudncia. Braslia, Ministrio Extraordinrio para Assuntos Fundirios. 1983.

EDUCAO QUILOMBOLA.

13 .

Notas:
1

Professora da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia. Pesquisadora do CNPq.

Consultora desta srie.


2

Lei n. 601 (de Terras), 1850. Maria Jovita Wolney Valente (org.) Legislao Agrria,

Legislao de Registro Pblico, Jurisprudncia (coletnea). Ministrio Extraordinrio para Assuntos Fundirios, Braslia, 1983.

EDUCAO QUILOMBOLA.

14 .

PROGRAMA 2

SABERES TRADICIONAIS Saberes tradicionais de sade


Brbara Oliveira1

As comunidades quilombolas encontraram explicaes e solues para os distrbios de sade do dia-a-dia e para os elaborados processos do ato de dar continuidade vida. O nascer, para muitos quilombolas, um evento familiar e coletivo, a partir do momento em que se deslocaram e resistiram ao sistema escravista e, posteriormente, sociedade nacional que no os incorporou de modo efetivo.

Os saberes tradicionais e os costumes, passados e perpetuados atravs das geraes, historicamente estruturaram o ciclo de vida das comunidades quilombolas e norteiam, atualmente, a estrutura social. Hoje em dia, em grande parte das comunidades quilombolas do pas, h pessoas que tradicionalmente dominam o conhecimento acerca de rezas curadoras e de ervas e remdios concebidos de forma tradicional, e pessoas que detm enorme saber sobre o processo reprodutivo e o parto. Mais conhecidas como parteiras, remedieiras, curandeiras(os), rezadeiras(os), benzedeiras(os), essas so pessoas muito presentes na estrutura social dessas comunidades.

Os quilombolas depositam a esperana da soluo de diversas enfermidades, alm de auxlio no processo da procriao, nessas pessoas. Esse trabalho, em especial o das remedieiras e das parteiras, remete-se s mulheres. Elas representam a continuidade dos ensinamentos de suas ancestrais. As mulheres que atuam nos cuidados e nos atendimentos s grvidas, parturientes, mes e crianas (e realizam contatos mais permanentes e intensos com as famlias) so, a partir dessas relaes sociais, legitimadas como lideranas e referncias em muitas comunidades quilombolas.

EDUCAO QUILOMBOLA.

15 .

Detentoras de conhecimento tradicional de sade, as parteiras tm suas atuaes e trabalhos tidos como ddiva divina. Participam de modo efetivo dos ncleos familiares como referncias muito prximas. As parteiras esto ligadas diretamente ao ciclo vital da comunidade, so tratadas como membros das famlias das mulheres a quem prestam auxlio. Alm de grande proximidade familiar, h toda a aura de autoridade de fala e de ao que cerca essas representantes dos saberes tradicionais.

A resistncia, que marca to profundamente as comunidades quilombolas, se expressa nas prticas autnomas de sade, uma vez que o nascer e o morrer se davam, e em muitas comunidades ainda se do, no mbito do prprio grupo, a partir de sua cosmoviso. Clvis Moura (1981) ressalta que o quilombo foi, incontestavelmente, a unidade bsica de resistncia dos negros escravizados. O vnculo das comunidades quilombolas com sua historicidade, baseado em resistncia e luta, um aspecto fundante do universo simblico e da conscincia coletiva dessas comunidades. As prticas e saberes relacionados sade tm ntima relao com esse processo.

O trabalho dessas pessoas, que so referncia em sade nas comunidades quilombolas, em especial o das parteiras, se d de modo coletivo, a partir de todo o universo cultural que permeia as comunidades em que elas atuam. Na pesquisa realizada junto s parteiras Kalunga2, foi possvel observar a importncia da ancestralidade nesse trabalho. As parteiras sempre se remetem Brigda3, referncia ancestral que estrutura a organizao do trabalho e d fora s mulheres. Em geral, nenhuma parteira presta auxlio, sozinha, a uma parturiente. Isso ocorre apenas em situaes em que o parto progride rpido demais. Nesses casos, no h tempo para chamar uma cumpanheira e acaba sendo uma atuao solo. Caso o processo do parto acontea de forma costumeira, conta-se com a presena de vrias mulheres. E cada uma tem uma funo especfica no parto, assim como tem tambm o marido, o(a) filho(a) mais velho(a), a me da parturiente, a vizinha, a benzedeira.

Um dos aspectos importantes desse trabalho conjunto a transmisso de conhecimento e o aspecto pedaggico dessa atuao. A tradio oral envolve, h geraes, o conhecimento sobre o parto, os remdios tradicionais, as plantas, as garrafadas e o benzimento. A passagem

EDUCAO QUILOMBOLA.

16 .

desse conhecimento segue vrios critrios de escolha. Os saberes em relao ao parto, dominados, por exemplo, pela parteira veia 4, so passados a algumas escolhidas. Essa seleo no segue rigorosamente o parentesco direto. A escolhida pode ser uma sobrinha ou uma parenta distante da parteira. O importante que a pessoa escolhida tenha o dom, dado por Deus, e a partir da, muita dedicao para acompanhar e auxiliar a parteira via e ir acumulando conhecimento e experincia para, aos poucos, lidar com o processo de gravidez, parto e puerprio. Todo esse ciclo de transmisso de conhecimento entre as parteiras est no mbito da oralidade:

Quem me ensinou foi minha av e minha bisav. Sempre que elas saam, saam comigo, saa mais elas, elas me ensinava. Saa de l e elas tornava a me ensinar. Tudo de c, de cabea, no tinha nada de letra nenhuma (Maria Pereira, parteira Kalunga).

importante traar um perfil de quem so essas mulheres que atuam com o nascer, com as ervas, razes e rezas. Primeiramente, so mulheres, que j deram a luz muitas vezes realizando seu prprio parto , so originrias da prpria comunidade e atendem a mulheres quilombolas, principalmente nas ltimas semanas de gravidez, durante o parto e parte do puerprio. Sua ateno com as mulheres nesse perodo estruturada a partir de prticas de sade baseadas nos conhecimentos tradicionais, que lhes foram transmitidos atravs do dom divino (dado por Deus) e do acompanhamento de parteiras mais experientes.

Carlos Zolla, citado por Gordilho e Bonals (1994), define parteiras como terapeutas tradicionais que atuam em sua comunidade e possuem reconhecimento social de seus conhecimentos, habilidades ou faculdades curativas. Pinto (2002) configura as parteiras como mulheres fortes, destemidas, independentes e valentes (). So mes, esposas avs, comadres, que aprenderam com suas antepassadas a desempenhar afazeres tanto no mundo natural, executando as mais diversificadas formas de trabalho, como no plano sobrenatural, benzendo, recitando rezas e invocando encantarias, para obter ajuda na hora do parto e curar os males de seu povo (p. 441 e 442).

EDUCAO QUILOMBOLA.

17 .

O trato tradicional de plantas, de ervas curadoras e do corpo vem sendo construdo ao longo de sculos nas comunidades quilombolas de todo o pas. Muitos conhecimentos e sabedoria esto envolvidos nas prticas das remedieiras(os), das curandeiras(os), das rezadeiras(os) e das parteiras quilombolas. A importncia dos conhecimentos quilombolas em relao ao bioma no qual esto inseridos perpassa toda essa tradio. H muito que aprender com as comunidades quilombolas que vivem h sculos em vrias regies do pas e mantm uma relao harmoniosa com as plantas e os animais.

A partir de suas vivncias e saberes adquiridos na relao com o meio ambiente, estrutura-se uma enorme riqueza de conhecimentos relacionados ao bioma e ao corpo, com nfase nas plantas, razes e outros elementos curadores. uma relao histrica e ntima estabelecida com o ambiente, pois conhecimentos fitoterpicos e sobre plantas medicinais existem nas comunidades h geraes.

Cabe ressaltar que os saberes das comunidades quilombolas e de outros povos tradicionais, sobretudo nos ltimos anos, tm atrado o interesse de empresas, muitas vezes estrangeiras e estes podem se tornar alvo de biopirataria. Para proteger as comunidades tradicionais desse tipo de ameaa, os princpios de proteo e compensao pelo uso do patrimnio gentico foram estabelecidos na Conveno sobre Diversidade Biolgica, assinada durante a Eco 92. Na prtica, entretanto, muita coisa ainda ocorre sem que se efetive o acordado na Conveno.

Outro aspecto o processo de medicalizao crescente que se impe sobre essas comunidades, com vistas a normatizar o parto e as prticas de sade, a partir da perspectiva biomdica. As diversas intervenes e relaes estabelecidas entre o Estado e as comunidades quilombolas, potencializadas nas ltimas dcadas, estabeleceram processos de

ressemantizao de costumes, prticas e tradies, e estes tm influncia direta sobre o remanejamento social, poltico e cultural da comunidade. So fatores que incidem sobremaneira na atuao das parteiras e remedieiras e se colocam como objetos centrais no processo de regulamentao das prticas de sade nas comunidades.

EDUCAO QUILOMBOLA.

18 .

So fatores que dialogam tambm com os movimentos de expanso do projeto de Estado, no sentido de homogeneizar prticas, controlar corpos e processos orgnicos, como o nascer e o morrer. Nesse processo de conquista (Souza Lima, 1995), a construo do outro pressupe tambm a busca pela sua assimilao e pela expanso do ns civilizador.

O processo de ressemantizao de valores e costumes de sade faz parte de uma lgica ampliada de relaes de poder, de negociao identitria, de assimilaes do novo, a partir de contatos intertnicos e de reafirmaes do que tido como tradicional. Nesse sentido, a importncia das parteiras, remedieiras(os), curandeiras(os) e rezadeiras(os) para as comunidades quilombolas e a continuidade de suas atuaes tm vnculo com o confronto entre estes distintos significados para a identidade quilombola, e em como esses fatores se configuraro nas relaes de poder externas e internas.

A organizao das comunidades quilombolas importante no processo de valorizao dos saberes tradicionais de sade. A educao tambm fundamental na preservao da cultura quilombola e, nesse caso, dos saberes tradicionais de sade. Para que a cultura quilombola se fortalea, so necessrios espaos para frutificar e fortalecer essas prticas. As comunidades tm o direito de ficar onde sempre estiveram. Alm do direito terra, cabe refletir tambm sobre a educao e o currculo escolar e sobre a relao que a cultura quilombola e os conhecimentos tradicionais de sade tm com eles.

Os conhecimentos tradicionais de sade (sejam eles quilombolas, indgenas, caiaras, de terreiro, dentre outros) so pouco estudados e no compem de forma expressiva os materiais didticos de nossas escolas. Portanto, apesar de serem fundamentais para muitos povos, so concebidos como inferiores, ou mesmo ultrapassados. Acredito que temos muitas coisas a aprender com esses saberes e, por isso, fundamental conhecer mais sobre esse universo.

Ns, professoras e professores, temos, portanto, um desafio grandioso frente, que o de desenvolver, na escola, novos espaos pedaggicos que propiciem a valorizao das mltiplas identidades que integram a identidade do povo brasileiro, por meio de um currculo

EDUCAO QUILOMBOLA.

19 .

que leve o aluno a conhecer suas origens e a se reconhecer como brasileiro (Moura, 2005, p. 69).

Portanto, nessa discusso sobre saberes tradicionais de sade, tendo como eixo os valores e prticas culturais dos estudantes e da comunidade na qual a escola est envolvida, cabe ressaltar que elaborar currculos capazes de responder s especificidades e pluralidade da identidade brasileira fundamental.

Referncias Bibliogrficas
GORDILHO, Brbara Cadenas e BONALS, Leticia Pons. O trabalho das parteiras em comunidades indgenas mexicanas. In: Alternativas Escassas: sade, sexualidade e reproduo na Amrica Latina. Albertina de Oliveira Costa e Tina Amado (orgs.). So Paulo: Prodir / FCC Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. MOURA, Gloria. O direito diferena. In: Kabengele, Munanga. Superando o racismo na escola. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005. MOURA, Clovis. Rebelies na Senzala. Quilombos, insurreies, guerrilhas. So Paulo, Editora Cincias Humanas, 1981. PINTO, Benedita Celeste de M. Vivncias cotidianas de parteiras e experientes do Tocantins. In: Estudos Feministas, vol. 10, n. 2, Florianpolis, UFSC, 2002. REDE FEMINISTA DE SADE. Dossi: Humanizao do Parto. So Paulo, 2002. SOUZA LIMA, Antonio Carlos de. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formao do Estado no Brasil. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995.

EDUCAO QUILOMBOLA.

20 .

SOUZA, Brbara O. Parteiras Kalunga: os saberes tradicionais e os processos de medicalizao do parto. Universidade de Braslia, 2005. 117p. VIEIRA, Elisabeth Meloni. A medicalizao do corpo feminino. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2002.
Notas:
1

Mestre em Antropologia pela UnB. Consultora na Subsecretaria de Polticas para

Comunidades Tradicionais na SEPPIR.


2

SOUZA, Brbara O. Parteiras Kalunga: os saberes tradicionais e os processos de

medicalizao do parto. Universidade de Braslia, 2005, 117p.


3

Parteira, matriarca dos Kalunga, que grande referncia entre as parteiras. Pelos relatos

orais, viveu na regio h trs geraes.


4

Mais experiente e sabedora das prticas.

EDUCAO QUILOMBOLA.

21 .

PROGRAMA 3

ORGANIZAO SOCIAL, FESTAS, LIDERANAS Organizao social e festas como veculos de educao no-formal
Vernica Gomes1

Formao de Associaes e Organizao Poltica

As comunidades remanescentes de quilombos no Brasil buscam, cada vez mais, o reconhecimento de seus direitos, a valorizao de sua cultura, a afirmao de sua identidade e uma maior participao na sociedade envolvente. Para tanto, necessrio que sejam integradas sociedade brasileira, do ponto de vista sociopoltico e econmico, por meio de polticas pblicas, uma vez que elas so alvo de diferentes formas de discriminao e privao dos direitos humanos fundamentais.

Do ponto de vista geopoltico-administrativo, as comunidades quilombolas pertencem a diversos municpios, entretanto as identidades negras revelam-se firmemente enraizadas nos diversos territrios histricos e geogrficos bem delimitados.

Com o domnio de informaes acerca dos direitos humanos, das polticas pblicas e dos direitos garantidos em lei, imprescindveis sua luta, os (as) quilombolas podero exigir a garantia de seus direitos de forma efetiva, intervindo e participando de forma mais qualificada.

Assim, para que se consolide o Estado Democrtico de Direito, a representao quilombola deve estar organizada em associaes, como j ocorre, pois no mbito organizacional, os quilombolas, por meio de suas associaes comunitrias, clube de mes, associaes de trabalhadores rurais, dentre outras, vm se auto-reconhecendo como remanescentes de

EDUCAO QUILOMBOLA.

22 .

quilombos e fortalecendo a sua luta pela titulao dos territrios. No mbito nacional, desde 1995, os movimentos sociais quilombolas tambm vm se organizando na Conaq Coordenao Nacional de Quilombos, a partir das associaes locais, nos municpios e nos estados-membros. Porm, se essas associaes, antes, tinham um certo nvel de informalidade, hoje a exigncia que se constituam de maneira formal e jurdica. A organizao poltica implica a compreenso dos instrumentos polticos, dos marcos regulatrios, passa pela formalizao de saber emprico em um saber mais formal de representao poltica. As organizaes sociais so importantes como parte do controle social das polticas pblicas e as organizaes sociais quilombolas so partes integrantes desse universo.

Enquanto o Estado brasileiro no assegurar aos quilombolas o recurso bsico essencial a sua territorialidade os movimentos sociais devero reforar a importncia dos quilombolas na qualidade de sujeitos sociais que, por meio de aes polticas, fazem valer suas reivindicaes e direitos.

Festas

Quando se constata a riqueza criativa das vivncias dos moradores das comunidades remanescentes de quilombos, principalmente dos mais velhos, no que diz respeito ao uso das ervas medicinais, no modo de trabalhar a terra, de tirar dela seu sustento, nas linguagens gestuais, na msica, nas festas, no modo de se divertir, de cantar, danar e rezar v-se a importncia de ter acesso a esse conhecimento. esse conhecimento que constitui o contexto em que se tecem as teias de significados que recriam incessantemente sua cultura e sua identidade contrastiva, isto , a afirmao da diferena. Nas prticas dos moradores das comunidades, h um forte apelo ao reconhecimento dessa identidade.

O significado pedaggico deste tipo de postura pode ser avaliado luz de anlise feita por Paulo Freire, que propugnava a esperana como valor fundamental para o indivduo, com a crena de que pode ser construda uma comunidade de significados em torno de experincias bsicas da vida humana de que todos compartilhem (Freire, 1975).

EDUCAO QUILOMBOLA.

23 .

Trata-se de um saber que vai sendo transmitido e assimilado de forma lenta e permanente, dando oportunidade de reflexo sobre a necessidade de mudana, sempre que as circunstncias o exigirem, para que a comunidade possa adequar-se s novas condies do momento. durante os rituais que os valores que a comunidade reputa essenciais se condensam e so reafirmados e renegociados, constituindo, assim, um currculo invisvel atravs do qual so transmitidas as normas do convvio comunitrio. Sem uma inteno explcita, este currculo invisvel vai sendo desenvolvido, dando s crianas o necessrio conhecimento de suas origens e do valor de seus antepassados, mostrando quem quem no presente e apontando para as perspectivas futuras.

Currculo invisvel a transmisso dos valores, dos princpios de conduta e das normas de convvio, ou, numa palavra, dos padres socioculturais inerentes vida comunitria, de maneira informal e no explcita, permitindo uma afirmao positiva da identidade dos membros de um grupo social.

A construo desse currculo invisvel constitui, assim, um processo histrico, no qual a linguagem e, em especial, as linguagens musicais e corporais, desempenham um papel essencial.

Lideranas

As lideranas exercem um papel transformador junto s suas comunidades, atuam politicamente em favor delas e esto engajadas em projetos sociais e culturais. H uma percepo geral de que preciso buscar um novo espao de dilogo com o Estado e de que essencial fazer algo com mais consistncia e conseqncia poltica.

Existem caractersticas bsicas para que um indivduo possa se tornar um lder, tais como viso, integridade, conhecimento da realidade, autoconfiana, maturidade, capacidade para ouvir e dialogar e disposio/vontade de assumir riscos, dentre outros. Os lderes so, em regra, pessoas muito persistentes, com grande carisma, motivadas pelo seu instinto e detentores da capacidade de decidir.

EDUCAO QUILOMBOLA.

24 .

No mbito das comunidades remanescentes de quilombos, os mais velhos, as mulheres, ou um conselho de mais velhos constituem-se nas lideranas que levam a comunidade a no esmorecer na rdua luta pelo reconhecimento de suas terras, que animam a comunidade a fortalecer os laos comunitrios participando das associaes, que se informam e repassam para os comunitrios essas informaes, novos saberes e formas organizativas, fomentando redes de multiplicadores que revelaro novas lideranas.

Gnero

Vale salientar o papel da mulher quilombola na organizao da comunidade. Historicamente, citamos a ocorrncia do movimento da Balaiada (1838 - Maranho) no qual, apesar das lideranas da Balaiada serem homens, as mulheres tiveram um papel muito importante na luta, que foi a de GUARDIS DAS COMUNIDADES.

Cuidando das criaes, da agricultura, das filhas, dos idosos, dos recursos naturais, providenciando os alimentos para os refugiados, escondendo-os, orientando crianas sobre a luta, rezando, curando com ervas medicinais, as mulheres foram e continuam sendo peas fundamentais na luta quilombola.

Alm do trabalho dirio que fazem na roa e que sustenta sua famlia, tambm cumprem jornada como professoras, agentes de sade, parteiras, quebradeiras de coco, dentre outras.

Atualmente, muitas mulheres quilombolas esto organizadas em associaes, exercendo cargos de tomada de deciso, cumprindo mandato poltico ou engajadas em coordenaes de mulheres quilombolas.

EDUCAO QUILOMBOLA.

25 .

Bibliografia
ALMEIDA, Alfredo. Nas Bordas da Poltica tnica: os quilombos e as polticas sociais. Texto apresentado XXIV Reunio Brasileira de Antropologia Nao e Cidadania. Recife, 2004. CASTRO, Alba Tereza Barroso de. Espao Pblico e Cidadania: uma introduo ao pensamento de Hannah Arendt In: Servio Social e Sociedade Revista Quadrimestral de Servio Social da Universidade de Braslia. Tema: Espao Pblico, Cidadania e Terceiro Setor. Ano XX, n 59, Braslia, maro, 1999. DEMO, Pedro. Introduo Sociologia complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social . So Paulo, Editora Atlas S.A., 2002. DEMO, Pedro. Excluso social categorias novas para realidades velhas. In: Ser Social Revista do Programa de Ps-Graduao em Poltica Social do Departamento de Servio Social da Universidade de Braslia. Volume 3, julho a dezembro 1998. MOURA, Gloria. Ritmos e ancestralidade na fora dos Tambores Negros. Tese de Doutorado. So Paulo, USP, 1997. _______________.Curso de Direitos Humanos Formao Poltica para Quilombolas orientaes para reunies de multiplicao. IBrAP/PROACQ, Braslia, 2007, mimeo.
Notas:
1

Mestre em Sociologia pela Universidade de Braslia. Integrante da equipe

tcnica do Projeto de Apoio a Comunidades de Quilombo no Brasil PROACQ.

EDUCAO QUILOMBOLA.

26 .

PROGRAMA 4

EXPERINCIAS INOVADORAS EM EDUCAO QUILOMBOLA

Kalunga, escola e identidade experincias inovadoras de educao nos quilombos


Ana Lucia Lopes1

Introduo

Ao se falar em quilombos, no Brasil, as palavras fuga, resistncia e liberdade aparecem imediatamente no imaginrio que temos acerca do tema. Estudos recentes2 tm mostrado que novos conceitos devem ser incorporados nossa compreenso do que venham a ser os quilombos e sua histria em nosso pas.

Primeiro conhecido por mocambo (entre os sculos XVI e XVII), o nome quilombo designava grupos acima de trs escravos fugidos. Muitos foram os quilombos ao longo da nossa histria, e entre eles Palmares considerado um smbolo. O isolamento geogrfico de grande parte dos quilombos no estava acompanhado da distncia social e econmica entre os quilombolas, os escravos, os libertos e os indgenas. Havia, segundo o historiador Flvio Gomes, uma intensa rede de relaes econmicas e sociais, que possibilitava a manuteno dos quilombos e, ao mesmo tempo, as fugas faziam parte de estratgias montadas pelos escravizados, que incluam at esconder escravos em fazendas vizinhas, o que significava haver um circuito de comunicao entre escravos nas fazendas e quilombolas.

No caso dos Kalunga, territrio quilombola formado no final do sculo XVIII, na regio da Chapada dos Veadeiros, norte de Gois, a memria dos mais velhos relembra histrias contadas pelos seus antepassados a respeito de incurses, que chegavam a durar cerca de um ano, quando iam at Belm para conseguir, entre outras coisas, sal ou panelas de ferro. A importncia e os desafios dessas viagens eram tais que, quando as embarcaes saiam, os

EDUCAO QUILOMBOLA.

27 .

folies do Divino vinham para cantar, invocando o Esprito Santo na proteo dos viajantes. Eles levavam farinha, arroz, feijo, carne de gado salgada, pena de ema, ouro, para vender ou trocar pelo que necessitavam3. Esse um exemplo, que a memria de quilombolas confirma, da complexa rede de relaes entre os moradores dos quilombos e outros grupos sociais.

Assim, h muito que pesquisar e aprender sobre a histria dos quilombos, para alm da fuga e da resistncia. Atualmente, a situao das diversas comunidades remanescentes de quilombos nos traz questes, entre as quais a da identidade, do pertencimento, da posse da terra, da educao, da sade, do transporte, do desenvolvimento sustentvel, que no podemos deixar de discutir, inclusive na pauta das polticas pblicas.

Neste sentido, o texto se prope a refletir sobre uma experincia de educao, na regio Kalunga, que considerou os temas acima citados.

Escola e Identidade

Nos ltimos meses do ano 2000, recebi o convite para integrar uma equipe responsvel por conceber e escrever, a pedido da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, dois livros didticos destinados aos alunos de terceira e quarta sries de uma comunidade remanescente de quilombo localizada em Gois os Kalunga. As questes envolvidas nesse pedido baseavam-se em observaes etnogrficas que davam conta de um processo discriminatrio abusivo que as crianas Kalunga sofriam quando iam estudar nas escolas fora da rea quilombola. Essas escolas ficavam nas sedes dos municpios vizinhos e ofereciam os cursos de quinta a oitava sries, j que as escolas da regio Kalunga s tinham classes de primeira a quarta sries, em sua grande maioria multisseriadas e com professoras leigas.

Frente a esse quadro, a questo da auto-estima e da identidade positiva Kalunga deveria ser o eixo orientador do contedo dos livros solicitados pelo MEC. Os registros de uma pesquisa de recorte etnogrfico que havia sido realizada nas escolas por pesquisadores da Universidade de Braslia - UnB, alm de uma srie de materiais acerca da histria da comunidade Kalunga e

EDUCAO QUILOMBOLA.

28 .

suas principais questes atuais, foram colocados nossa disposio; entre eles, contamos com desenhos e cadernos de lio dos alunos, que nos foram entregues.

Em primeiro lugar, tratava-se de saber que concepo pedaggica conduziria elaborao dos livros e, a partir dessa reflexo, ao considerar a realidade da sala de aula Kalunga, propus uma alterao do projeto, na perspectiva pedaggica. Ao invs de dois livros didticos, um para a terceira e outro para a quarta sries, escreveramos dois livros, sendo um deles um livro de histria, e o outro, um caderno de atividades. A proposta era contemplar todos os alunos de uma classe multisseriada com contedos que dissessem respeito auto-estima, identidade e valorizao do patrimnio cultural por eles construdo. No fazia sentido, de um ponto de vista pedaggico vinculado estreitamente a uma abordagem antropolgica de educao, tratar de auto-estima com uns, enquanto outros, no mesmo momento, faziam as lies tradicionais.

A equipe reescreveu o projeto, consubstanciado desta vez em uma perspectiva antropolgica e pedaggica, e o encaminhou aos responsveis no Ministrio da Educao, que concordaram com a nova justificativa e seus argumentos. Passamos a estudar profundamente a comunidade Kalunga, para ento escrevermos um livro de leitura, um caderno de atividades e um encarte para o professor, que contemplassem questes curriculares de primeira a quarta sries, em dilogo com contedos referentes identidade e ao pertencimento, e que trouxessem, segundo pedido dos prprios moradores, conhecimento de fora. Eles sabiam que precisavam ampliar os seus recursos, e o nosso dilema era o de trazer um repertrio de conhecimentos novos, mas fazendo com que, ao mesmo tempo, os conhecimentos por eles produzidos no perdessem lugar para a novidade de fora. Nosso trabalho se construiu na tenso entre a valorizao do conhecimento Kalunga produzido historicamente e o direito de acesso ao conhecimento do novo por eles reivindicado.

Depois de alguns meses de trabalho incessante, o material ficou pronto. Vale lembrar que, nesse processo, pudemos contar com a colaborao de diversas pessoas e instituies, que prontamente nos acudiram quando faltavam referncias sobre determinados aspectos da vida e da histria Kalunga, o que evidenciava ainda mais a relevncia do Projeto Vida e Histria Kalunga, que originou o livro Uma histria do povo Kalunga, acompanhado do Caderno de

EDUCAO QUILOMBOLA.

29 .

atividades e do encarte de orientao pedaggica para o professor. Nesse encarte, procuramos estabelecer com os professores, que em grande parte eram professores leigos, um dilogo a distncia, como uma carta informal que lhes envissemos, para incio de conversa... Talvez valha a pena transcrev-la aqui, pois ela resume o esprito com que todo o trabalho foi realizado.

Caro Professor

Gostaramos de conversar com voc sobre uma histria alis, uma longa histria da qual voc um contador.

Ns, professores, somos, na verdade, contadores de histria. Contamos a histria da humanidade para nossos alunos. Nisso ns nos parecemos com os mais velhos de uma tribo indgena ou de outras civilizaes antigas, que tinham o conhecimento das coisas da natureza e dos seres vivos, das coisas sagradas e dos valores que do sentido vida e que passavam esse conhecimento aos mais jovens, sendo por isso muito respeitados. S que a histria que ns contamos no a histria de um s povo. Temos a misso de contar a histria de muitos povos, em tempos diferentes, e que tambm tiveram modos diferentes de viver.

Esta a histria da humanidade que ns contamos hoje. uma tarefa muito grande, pois ningum conhece essa histria inteira e por isso ns costumamos dividi-la em captulos. s vezes os captulos dessa histria que ensinamos so chamados de Portugus, Histria, Geografia. Outras vezes recebem outros nomes, como Cincias, por exemplo, quando tratamos do ar, dos animais selvagens e dos animais domsticos, das plantas que usamos como alimento, das plantas venenosas e daquelas que curam. E existem ainda outros captulos que tratam dos nmeros e das contas e so chamados de Matemtica, outros que tratam dos mapas, dos pases e dos Estados. Outros tratam da leitura, da escrita, do descobrimento do Brasil, da Independncia. Ns, professores, temos essa funo maravilhosa, nos tempos de hoje, que a de contar essa histria e ensinar, em poucos anos, conhecimentos importantes que levaram milhares de anos para serem construdos.

Voc j parou para pensar em quantos anos a humanidade levou para descobrir, inventar e aprender tudo aquilo que hoje ensinamos nas escolas? Quantos homens no

EDUCAO QUILOMBOLA.

30 .

sobreviveram a venenos de plantas at descobrirem que muitas delas podiam curar e se transformar em remdios feitos nos laboratrios? Como foi que aprenderam a domesticar alguns animais, que passaram assim a auxili-los na luta diria pela sobrevivncia? Quanto tempo o homem andou pelo mundo sem mapas para orient-lo nas rotas de suas viagens e como surgiram os primeiros mapas? Certamente, o homem observava a natureza, o cu, de noite e de dia, os mares, os ventos, as chuvas. Mas demorou muito tempo para que, observando o que acontecia na natureza, comparando um dia com outro, uma noite com outra, a posio da lua, dos planetas e das estrelas, o ciclo das estaes, ele pudesse concluir que essas coisas se repetiam com regularidade e podiam indicar quando plantar e colher e servir para orientar suas rotas de viagem. Foi ento que ele se tornou capaz de expressar tudo isso na forma de desenhos e da escrita, inventando todo esse conjunto de conhecimentos que temos hoje.

Falando assim, at parece que o professor deve saber tudo sobre todas as coisas do mundo. Impossvel. Essa histria da humanidade tem muitos e muitos captulos e naturalmente ns no os conhecemos todos. Mas ns, professores, precisamos querer saber sempre mais sobre esses conhecimentos que so os captulos dessa histria e sobre como ensinar tudo isso aos nossos alunos. Porque o homem foi transformando a natureza e seu modo de se relacionar com ela e com os outros homens. E por causa dessas transformaes que ns temos que pensar tambm que s vezes necessrio mudar o nosso jeito de ensinar. Porque s assim poderemos ir sempre encontrando uma forma cada vez melhor de contar para os alunos essa grande histria que no paramos nunca de aprender.

Sem dvida, ns, que somos professores, j aprendemos muito e precisamos reconhecer o valor daquilo que sabemos, daquilo que fomos aprendendo em nossa vida e ao longo de vrios anos de experincia, ensinando nossos alunos. Mas o que faz de ns professores esse compromisso de ensinar o que aprendemos, e por isso que precisamos aprender sempre e sempre mais. Precisamos fazer isso para que nossos alunos sejam capazes de se lembrar no futuro dessa histria que lhes ensinamos, como ns nos lembramos do que aprendemos com outros que nos ensinaram. Como para ns hoje, tambm para eles, no futuro, esses conhecimentos sero necessrios em sua vida.

Este livro com o qual voc vai trabalhar de agora em diante, Uma histria do povo Kalunga, um pequeno captulo dessa histria grande da humanidade que ensinamos. Mas um captulo muito importante e que deve ser aprendido com carinho, porque ele ir servir de base para voc ensinar aos seus alunos outros captulos daquela histria maior. E, sobretudo, porque os alunos que iro aprender tudo isso so as crianas do povo

EDUCAO QUILOMBOLA.

31 .

Kalunga e as que vivem nos municpios de Cavalcante, Monte Alegre de Gois e Teresina de Gois, onde est situado o territrio Kalunga. por isso que esse livro tambm uma histria que ns contamos e que vocs vo contar aos seus alunos. Uma histria do povo Kalunga. Quem Kalunga sabe. Quem no Kalunga precisa aprender.

O livro de leitura foi desenvolvido como uma histria que estivesse sendo narrada, sobre a saga de um povo descendente de quilombolas que, ao longo da sua histria, foi capaz de construir uma identidade prpria e um patrimnio cultural que deveria ser conhecido e valorizado. O Caderno de atividades foi organizado de modo a garantir a participao dos alunos de todas as sries, da 1a. 4a srie. Ele tinha a funo de recuperar e retomar os contedos do livro de leitura. Cada atividade comeava com um trabalho comum, a ser feito por todos os alunos. Depois, para cada srie se pedia que os alunos fizessem uma tarefa particular. Foi escolhida uma cor para cada srie, determinando-se que a 1 srie seria amarela, a 2 azul, a 3 laranja e a 4 verde. Em cada folha que tivesse essa cor, o aluno encontraria a parte da atividade que correspondia sua srie e deveria realiz-la sob a orientao do professor.

Como procedimento didtico-pedaggico, o Caderno de Atividades se orientou em sries didticas como possibilidade de abrir ao professor unidades curriculares que contemplassem diferentes reas do conhecimento. Os alunos retomariam o Caderno de Atividades nas sries seguintes, aprofundando o contedo estudado, porm, na perspectiva da srie atual. Revisitar os contedos dentro das novas condies das sries e faixas de idade foi o princpio pedaggico orientador desse livro.

As unidades que organizaram o Caderno de Atividades se referiam aos temas percebidos nas entrevistas, que muitas vezes revelaram tenses vividas por eles, a ampliao de conhecimentos e as competncias dos alunos. Por exemplo, o trabalho proposto com mapas, partiu de dois eixos; a facilidade que tinham em desenhar na perspectiva vertical e a necessidade de aprender sobre mapas em funo da questo da posse da terra. So quatro as unidades: 1) Olhar o mundo; 2) Ns no mundo; 3) Perto e longe; 4) O passado encontra o futuro e um encarte com um quebra-cabea do mapa do Brasil poltico.

EDUCAO QUILOMBOLA.

32 .

No abrimos mo da qualidade e da beleza do material, tanto para o livro de leitura como para o Caderno de Atividades. Assumimos compromissos pessoais para garantir que as crianas Kalunga vissem a sua imagem com dignidade e destaque, e para isso contamos com fotgrafos que se tornaram aliados e parceiros dessa nossa empreitada. Depois do material pronto, evidenciaram-se os resultados do nosso trabalho e muito nos gratificou saber da reao positiva de orgulho e alegria das crianas e dos adultos, ao se verem retratados com beleza e sofisticao. Tudo isso fazia parte da concepo do projeto, que no separou forma de contedo, pois isso que se espera de um trabalho educacional que, fundado numa perspectiva antropolgica, busca refletir e fazer refletir sobre as relaes que balizam a construo de identidades e a noo de pertencimento.

Notas:
1

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de So Paulo. Co-autora de Uma histria

do povo Kalunga. Livro de leitura e Caderno de Atividades - primeiro projeto pedaggico para escolas em comunidades remanescentes de quilombos. Braslia, MEC/UNESCO, 2001.
2

REIS, Joo Jos e GOMES, Flvio dos Santos (orgs.) Liberdade por um fio. Histria dos

Quilombos no Brasil. So Paulo, Cia. das Letras, 1996. GOMES, Flvio dos Santos. A Hidra e os Pntanos. Mocambos, Quilombos e Comunidades de Fugitivos no Brasil. So Paulo, Editora UNESP & Editora Polis, 2005.
3MONTES,

Maria Lucia e LOPES, Ana Lucia. Uma histria do povo Kalunga. Braslia,

MEC/UNESCO, 2001.

EDUCAO QUILOMBOLA.

33 .

PROGRAMA 5

LEI n 10. 639/2003 E EDUCAO QUILOMBOLA Incluso educacional e populao negra brasileira
Denise Botelho1

Aspectos da cultura afro-brasileira precisam ser percebidos e explorados por todos e todas que participam do sistema educacional brasileiro, como estratgia para minimizar os preconceitos, as discriminaes e o racismo que imperam na sociedade brasileira e atingem, sobretudo, estudantes negros e negras de nosso pas. No campo das polticas pblicas educacionais, contamos com dois marcos legais importantes para a incluso da populao negra e, principalmente, a sua permanncia no sistema educacional brasileiro: o Artigo 26 da Lei de Diretrizes Bases da Educao Nacional (LDB), que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira na Educao Bsica; e a Resoluo CNE n. 01/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A partir desses instrumentos, os(as) gestores(as) podem contribuir para que a escola transcenda a transmisso do conhecimento e seja, tambm, um espao de reflexes crticas acerca dos processos de ensino/aprendizagem de incluso. Com base em prticas de gesto democrtica, podem ainda estimular que a ao dos(as) educadores(as) possibilite a reelaborao dos contedos curriculares, a anlise reflexiva do contexto scio-racial e a reelaborao de um saber direcionado para a cidadania (Botelho, 2000, p. 14). Mesmo porque, cidadania supe educar na e para a diversidade,

(...) conhecer e valorizar a pluralidade do patrimnio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e naes, posicionando-se contra qualquer discriminao baseada em diferenas culturais, de classe social, de crena, de sexo, de etnia ou outras caractersticas individuais e sociais (Brasil/ Secretaria de Educao Fundamental, 1998, p. 7).

EDUCAO QUILOMBOLA.

34 .

Com efeito, as discusses em torno da educao inclusiva tm avanado e promovido a reverso de alguns paradigmas educacionais vigentes, a exemplo das adequaes dos espaos escolares para deficientes fsicos, a ampliao de vagas na Educao Indgena, o fortalecimento da educao no campo. Entretanto, no que se refere educao em prol da valorizao da populao negra brasileira, ainda se verificam inmeras resistncias. Precisamos, pois, identificar polticas pblicas que atendam s necessidades desse contingente populacional, que no se v representado e valorizado nas experincias educacionais. No caso especfico da populao remanescente de quilombos, precisamos avanar muito mais, posto que, entre os afro-brasileiros, esse grupo soma os maiores ndices de excluso educacional.

Educar para a igualdade tem como pressuposto uma educao anti-racista2. E garantir a eqidade entre os diversos grupos tnico-raciais depende de inmeras aes, entre as quais conhecer e trazer, para o cotidiano escolar, contedos que estimulem a participao de alunos e alunas negras como atores sociais ativos, com a intencionalidade de promover a igualdade de oportunidades e o exerccio da cidadania, como prev a legislao brasileira, que garante igual direito s histrias e culturas que compem a nao brasileira, alm do direito de acesso s diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros (Resoluo CNE n. 01/2004).

importante que educadoras e educadores estimulem seus alunos e alunas a reconhecerem a legitimidade dos diferentes saberes presentes na sociedade e perceberem como cada grupo scio-racial contribuiu para a formao da identidade cultural do pas. Diante de uma populao escolar educacional multirracial, como a brasileira, mostram-se imprescindveis novas prticas didtico-pedaggicas que re-signifiquem os contedos curriculares e as atividades de sala de aula, por meio de recursos diferenciados de ensino, como os presentes nas comunidades quilombolas e quase sempre no apropriados por educadores e educadoras como alternativas didtico-pedaggicas.

Mesmo com avanos significativos na rea educacional para as chamadas minorias, a eqidade tnico-racial em territrio brasileiro ainda necessita de vrias aes sociopolticas,

EDUCAO QUILOMBOLA.

35 .

isso para atingir o que preconiza a Resoluo n. 01/2004 do Conselho Nacional de Educao, que versa sobre:

(...) valorizao e respeito s pessoas negras, sua descendncia africana, sua cultura e histria. Significa buscar compreender seus valores e lutas, ser sensvel ao sofrimento causado por tantas formas de desqualificao: apelidos depreciativos, brincadeiras, piadas de mau gosto sugerindo incapacidade, ridicularizando seus traos fsicos, a textura de seus cabelos, fazendo pouco das religies de raiz africana. Implica criar condies para que os estudantes negros no sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele, menosprezados em virtude de seus antepassados terem sido explorados como escravos, no sejam desencorajados de prosseguir estudos, de estudar questes que dizem respeito comunidade negra (2002, p. 12).

Permanece, ento, na ordem do dia a seguinte pergunta: Como valorizar e respeitar o contingente populacional afro-brasileiro enfrentando as imagens preconceituosas acionadas a partir do fato de que a maioria dos negros e negras brasileiros teve seus ancestrais seqestrados de vrias naes do Continente Africano e as suas trajetrias terem sido subjugadas e escamoteadas da histria oficial do pas?

Responder a essa questo no tarefa simples, preciso pensar o contexto scio-histrico do Brasil. Com a extino do regime escravocrata no Brasil, o contingente populacional negro no teve sua vida social imediatamente alterada, uma vez que foram libertos sem qualquer apoio socioeconmico, sendo ainda obrigados:

(...) a disputar a sua sobrevivncia social, cultural e mesmo biolgica em uma sociedade secularmente racista, na qual tcnicas de seleo profissional, cultural, poltica e tnica so feitas para que ele permanea imobilizado nas camadas mais oprimidas, exploradas e subalternizadas (Moura, 1994, p. 160).

Aps a abolio da escravido, uma aparente integrao intertnica e inter-racial sustentou por muito tempo a idia de uma democracia racial brasileira, o que dificultou a percepo das prticas racistas no cotidiano e camuflou as condies perversas de desigualdades a que os negros foram e, ainda, esto submetidos.

EDUCAO QUILOMBOLA.

36 .

Temos conscincia da importncia das vrias iniciativas que vm sendo realizadas em territrio nacional em prol de uma sociedade tnico-racial realmente igualitria, mas esperar que atitudes isoladas, fragmentadas e de responsabilidade exclusiva dos negros possibilitem uma transformao social eficaz nos parece ingenuidade. Sem o desenvolvimento de polticas pblicas que privilegiem a igualdade nas relaes raciais, tais como a adoo de reserva de vagas (cotas) em instituies de ensino superior, no acreditamos que, a mdio ou longo prazos, tenhamos resultados positivos no combate ao racismo no Brasil.

Por que polticas de aes afirmativas para negros e negras brasileiros? Porque, ainda, so os negros o grande contingente populacional vivendo em condies socioeconmicas precrias. Trata-se de uma herana de um processo de libertao da escravido desconexo e indiferente aos destinos dos negros e negras libertos, sem assistncia e garantias que os protegessem na transio para o sistema de trabalho livre. O liberto ficou merc de sua prpria sorte, tornando-se responsvel por sua pessoa e por seus dependentes, diferentemente dos emigrantes, que foram convidados a trabalhar em terras brasileiras com direitos trabalhistas garantidos e direito moradia. Apesar de todas as dificuldades, a populao negra tem lutado arduamente para alcanar um status de igualdade, de direitos de cidadania e para que o racismo seja minimizado.

Devemos lembrar que, historicamente, o contingente populacional afrodescendente se encontra vulnervel a processos discriminatrios, mantendo-se em situao social desfavorvel e de subordinao aos demais grupos scio-raciais brasileiros (Botelho, 2000; Silva, 1995; Hasenbalg e Silva, 1988; Rosemberg, 1987; Rego, 1976). Para o equacionamento de tais disparidades, so necessrias polticas pblicas direcionadas aos afro-brasileiros em todos os segmentos sociais.

No campo educacional, preciso salientar que, por falta de aes pedaggicas permanentes de valorizao dos negros(as), o racismo tem tornado a escola um palco de violncias raciais. A legislao atual garante possibilidades de reverso do quadro. O Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu Artigo 58, garante criana e ao adolescente o direito de desfrutar de sua herana cultural especfica. A Constituio Federal estabelece que os contedos do Ensino

EDUCAO QUILOMBOLA.

37 .

Fundamental devem assegurar o respeito aos valores culturais (Artigo 210). A LDB determina que os projetos, programas e currculos assegurem o respeito s diferenas culturais, sociais e individuais de todos aqueles que freqentam a escola, bem como estabelece a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira na Educao Bsica.

O baixo nvel de escolaridade da populao negra retroalimenta sua excluso do mercado de trabalho, agravada pelas atuais mudanas advindas do processo antidemocrtico de mundializao econmica. Antigas reivindicaes dos diversos segmentos e do movimento negro organizado e a sensibilidade de alguns gestores para a situao das desigualdades raciais3 indicam a necessidade de implementao de polticas de aes afirmativas4 educacionais de forma prioritria.

A legislao educacional brasileira permite que educadoras e educadores atuem para minimizar as desigualdades tnico-raciais nos espaos educacionais. Inicialmente com os Temas Transversais e um exerccio de boa vontade e de conscincia poltica, alguns educadores j abordavam as desigualdades tnico-raciais presentes na sociedade brasileira a partir dos pressupostos do tema da Pluralidade Cultural. Desde 2003, a Lei n. 10.639/2003, que altera a LDB estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira na Educao Bsica, permite uma ao mais contundente para valorizao da cultura negra brasileira e africana. Para subsidiar esse exerccio de promoo de cidadania plena de todos e todas, preciso compreender

(...) a cidadania como participao social e poltica, assim como exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito (Brasil, Secretaria de Educao Fundamental, 1998, p.7).

importante lembrar que aes afirmativas so importantes para a garantia de uma sociedade democrtica. Contudo, muitas so as resistncias s polticas pblicas educacionais dirigidas para a populao afro-brasileira. preciso superar o baixo preparo de gestores e gestoras no trato dos problemas sociais brasileiros e, em especial, aqueles relacionados com os chamados

EDUCAO QUILOMBOLA.

38 .

excludos sociais negros, quilombolas, mulheres, indgenas, deficientes fsicos, pessoas com orientaes sexuais diferenciadas e outros para que a eqidade racial e de gnero estejam de fato corporificadas na nossa sociedade.

Referncias bibliogrficas
BOTELHO, D. M. Aya nini (Coragem). Educadores e Educadoras no enfrentamento de prticas racistas em espaos escolares. So Paulo e Havana. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Integrao da Amrica Latina da Universidade de So Paulo, 2000. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentao dos temas transversais/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2007). www.mec.gov.br/secad/diversidade/ci HASENBALG, C. A. & SILVA, N. do V. Estrutura social, mobilidade e raa. So Paulo: Vrtice. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1988. MOURA, Clvis. Dialtica radical do Brasil negro. So Paulo, Anita, 1994. Resoluo CNE n. 01/2004 (2007). www.mec.gov.br/secad/diversidade/ci ROSEMBERG, F. (1987). Relaes raciais e rendimento escolar. Cadernos de Pesquisa da Fundao Carlos Chagas. So Paulo, n. 63, 1987. SILVA, Ana Clia da. A discriminao do negro no livro didtico. Salvador: CED, 1995.

EDUCAO QUILOMBOLA.

39 .

Notas:
1

Professora no Departamento de Planejamento e Administrao (PAD) da Faculdade de

Educao da UnB.
2

Educao que promova um convvio harmonioso entre os diferentes, no permitindo que os

preconceitos se concretizem em preconceitos manifestos, discriminaes, xenofobias, sexismos e racismos.


3A

preparao para a III Conferncia Mundial Contra o Racismo, a Discriminao Racial,

Xenofobia e Intolerncias Correlatas realizada em Durban, frica do Sul, no perodo entre 31 de agosto a 7 de setembro de 2001 deflagrou, no Brasil, diversos encontros, em todo territrio nacional, com o objetivo de desenhar propostas de aes afirmativas para superar os problemas pautados pelos grupos representantes dos movimentos dos negros, dos povos indgenas, das mulheres, dos gays, lsbicas, bissexuais e transexuais . Ao final do encontro em Durban foram redigidos uma Declarao e um Programa de Ao, com o controle social, pela sociedade civil para que os resultados sejam respeitados e as medidas reparatrias sejam implementadas.
4No

Brasil, principalmente nos trs ltimos anos, com o sistema de acesso diferenciado para

negros e indgenas, adotado em algumas instituies de ensino superior, aumentou a discusso sobre aes afirmativas. As cotas tm sido o cerne da questo, e a discusso mais ampliada sobre aes afirmativas fica delegada a um plano de muitas opinies e de poucas reflexes crticas. Grupos historicamente desfavorecidos precisam de polticas afirmativas pontuais para modificar o contexto social vigente. Aes afirmativas so bem aceitas nos partidos polticos por meio da ampliao da participao das mulheres nas legendas partidrias; nos concursos pblicos com reservas de vagas para deficientes fsicos, infelizmente quando se trata de discriminao positiva para negros(as) e indgenas a populao recusa tais aes e no percebe os mecanismos racistas, presentes no Brasil, que tm alijado sistematicamente indgenas e negros da ascenso social.

EDUCAO QUILOMBOLA.

40 .

Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretora do Departamento de Produo e Capacitao em Educao a Distncia Leila Lopes de Medeiros

Coordenadora Geral de Produo e Programao Viviane de Paula Viana Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Acompanhamento Pedaggico Carla Ramos Coordenao de Utilizao e Avaliao Carla Inerelli Mnica Mufarrej Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa TVE Brasil Gerncia de Criao e Produo de Arte Consultora especialmente convidada Glria Moura Email: salto@mec.gov.br Home page: www.tvebrasil.com.br/salto Rua da Relao, 18, 4o andar - Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Junho 2007

EDUCAO QUILOMBOLA.

41 .

Potrebbero piacerti anche