Sei sulla pagina 1di 54

Instalando e arredondando o Slackware 13.

1
Autor: Gedimar Pereira <gedimar_xadrez at hotmail.com> Data: 14/07/2010 Introduo e justificativa Antes de comear este artigo propriamente dito, gostaria de fazer algumas consideraes muito importantes. Quando eu decidi escrever sobre o Slackware, j sabia da enormidade do desafio que eu estaria enfrentando, pois escrever sobre a distro mais tradicional dentre todas as distribuies Linux existentes uma grande responsabilidade. Mas eu prefiro ver esse momento por uma tica muito mais positiva, vejo-o como uma oportunidade e como um presente que os meus erros e acertos no mundo Linux me proporcionaram. Eu procuro trazer os tutoriais e dicas muito bem mastigadinhos, pois enquanto escrevo, penso em um pblico-alvo especfico, ou seja, um pblico composto por usurios iniciantes (como o meu caso) ou completamente leigos em Slackware ou Linux em geral. Espero que esse fato seja o principal incentivador para que voc se proponha a conhecer essa distro maravilhosa. Voc no precisa ser programador nem experiente com a linha de comando para experimentar, e se gostar, passar a usar o Slack em seu dia a dia. Outra coisa muito importante que eu gostaria de salientar que eu no tenho por objetivo esgotar o assunto "Slackware", pois como eu j disse acima, ainda estou engatinhando no mundo Linux, por isso este artigo vai lhe ajudar a conhecer o Slackware, mas com certeza no ir suprir todas as suas necessidades, e o resto ficar por sua conta. Eu no poderia esquecer, tambm, que j existem excelentes artigos, dicas e tutoriais aqui mesmo no VOL, ou em diversos outros sites, que falam sobre o mesmo assunto do que este que escrevo. Por isso, para lhe dar alternativas de escolha e homenagear seus autores, fao questo de link-los pra voc no momento certo. No mais, espero que voc esteja preparado. Esteja disposto a conhecer o Linux em suas entranhas, pois a partir de agora voc embarcar na nossa Enterprise e far uma viagem fascinante atravs da distro mais desafiadora que existe.

Este o logo do Slackware

Porque o Slackware?
O Slackware a distribuio Linux mais antiga ainda em ao. Isso muito importante, pois isso sinnimo de maturidade e de lucidez. Fiel a uma filosofia purista e conservadora, o Slack (assim, carinhosamente chamado) tem como principal foco, a simplicidade. Essa caracterstica o torna uma das distros mais estveis e personalizveis que existem. O usurio que vem de uma distro mais friendly-user, como o Ubuntu, pode no conseguir assimilar esses conceitos de imediato, mas as experincias que o Slack proporciona, falam por seu nome. Pra se ter uma ideia das possibilidades de personalizao do Slack, voc pode escolher criteriosamente quais pacotes instalar e desinstalar, sem se preocupar com dependncias, tanto que se voc quiser desinstalar o prprio kernel do sistema (eu nunca me canso de usar esse exemplo), voc poder faz-lo tranquilamente, sem nenhum aviso de alerta lhe torrando a pacincia. claro que com grandes poderes, sempre vem grandes responsabilidades, pois se voc fizer o que acabou de ler com seu Slack, voc vai detonar o seu sistema. Mas justamente por isso, que o Slackware possui tantos fs, com ele voc ter a chace de conhecer o Linux como nunca pode conhecer; at ento! Tudo vai depender apenas da sua vontade.

Este o mascote oficial do Slack, o Tux com um cachimbo (o que ser que tem nesse cachimbo? rsrsrsr)

Mas... Ser mesmo que o Slack pra mim?


Essa a pergunta de muitos, que no conhecem o Slackware, principalmente daqueles que, apenas, ouvem falar sobre ele, ou leem relatos e artigos opinativos sobre essa distro. Tudo isso, acaba por criar uma certa mstica ao redor do seu nome, que infelizmente tem o poder de assustar potenciais usurios. Mas justamente para combater essa ideia errnea que existe a comunidade do Viva o Linux, temos a misso de tornar o Linux mais humano e mais acessvel do que j . Eu prprio j julguei o Slack de uma maneira muito errada, sempre acreditei que ele seria uma experincia dolorosa pra um Ubunteiro de carteirinha. Pr-conceituava os Slackers (como so chamados, os seus usurios) como seres dotados de uma sabedoria superior, montados em um ego carregado de arrogncia e indiferena para com os esperneios dos newbies (novatos). Pra mim, tudo mudou a partir do momento que eu dei o primeiro passo. Antes de tudo, criando coragem para encarar a minha primeira instalao de um sistema atravs do modo texto. Logo vieram os primeiros insucessos, os primeiros erros e as amargurantes dvidas, acompanhados de um temor glido, em perguntar

aos usurios mais experientes, quais eram os meus erros, onde estavam minhas falhas... Porm a impetuosa necessidade de aprender me forou a postar a minha primeira pergunta aqui na Comunidade Slackware do VOL. E qual no foi a minha surpresa ao ver que: Sim!!!!!!!!! Os Slackers so humanos, e o melhor de tudo, so muito camaradas e solcitos com os iniciantes, alm do fato de a sua comunidade ser uma das mais eficientes e unidas deste Site. Dentro de pouco tempo, vi que o Slack exige, sim, bastante dedicao, mas isso no significa a impossibilidade de aprender a us-lo. Essa foi a deixa para que eu tornasse o Slackware, a minha distro padro por algum tempo. Hoje ela divide meu corao com o amigvel Ubuntu (que contraste n?). E foi com essa ideia na cabea que eu resolvi escrever este artigo. Por isso mesmo eu no tenho o menor receio de dizer com toda a convico que "Sim, o Slackware pra voc!!!". Te convido a vir para o lado negro da fora, vestir a farda preta do BOPE e preparar-se para uma experincia to nova quanto empolgante!

Este Patrick Volkerding, nerd responsvel pela existncia dessa distro supimpa Mas vamos parar de lero-lero e vamos botar a mo na massa, temos muito trabalho pela frente, mas se voc for perseverante vai superar tudo com os ps nas costas. Ests pronto? Ok, ento passe para a prxima pgina deste artigo.

Ela ou no , bem mais "bacaninha"? Por onde comear? Bom, esse o primeiro passo: por onde comear? Obviamente que adquirindo o Slackware. Para isso existem vrios procedimentos, veja abaixo qual deles mais adequado sua realidade. 1. A primeira opo comprar o DVD do Slackware, para isso eu recomendo o site store.slackware.com/cgi-bin/store (se algum conhece mais algum bom site, ou algum site de que, cujas vendas, o mantenedor do Slackware, Patrick Volkerding, receba alguma porcentagem, por favor poste o link nos comentrios, pois essa uma tima maneira de contribuir para com o crescimento do projeto). 2. A segunda opo, uma das minhas favoritas, atravs do torrent: http://www.slackware.com/getslack/torrents.php Baixar atravs do torrent pode ser bastante vantajoso, pois o risco de acontecer algum erro no download menor. 3. Mas nem sempre possvel baixar atravs do torrent, ou por falta de compartilhamento de outros usurios, ou pode acontecer de voc estar em uma rede onde o torrent bloqueado (faculdades, escolas, redes pblicas, empresas etc). Nesse caso voc pode baixar o Slackware, tambm, atravs dos links oficiais: ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1-iso/ Esse mtodo s eficaz se voc ter acesso internet de alta velocidade, pois existe um risco muito grande de dar erro no download, que muitas vezes, pode for-lo a ter que reinici-lo. NOTA IMPORTANTE: claro que sempre bom baixar o DVD do Slackware (ao invs dos CDs), pois isso faz com que seja mais fcil de guard-lo, de copi-lo e de instal-lo. Mas exitem grandes vantagens em baixar o Slack em forma de CDs, e vou explicar o porque disso:

a) Primeiramente, porque torna o processo de download mais seguro para quem tem uma internet lenta, pois caso d erro em um dos CDs, voc no precisar baixar tudo de novo, apenas o CD que est com problema, ou cujo download falhou. b) Se voc no programador, e no entende bulhufas de cdigos fontes, voc precisar baixar apenas os trs primeiros CDs, onde esto os pacotes compilados para o Slackware, j que os trs ltimos CDs, possuem apenas os cdigos fontes do programas. c) O Slackware, traz em sua instalao full, vrias interfaces grficas. Entre elas esto: KDE, Xfce e Fluxbox. Se por algum motivo, voc no quiser usar o KDE, como ambiente grfico, ser necessrio baixar apenas os dois primeiros CDs, j que o terceiro CD, possui apenas o KDE e o KDEI (pacote de idiomas para o KDE). 4. O ltimo mtodo para obter o Slackware um pouco mais complicadinho, mas excelente, para quem tem internet lenta, ou para quem gosta de ter um DVD totalmente personalizado do Slack (viu s, a flexibilidade e a personalizao do Slack pode comear antes mesmo de baix-lo rsrsrsrsrsrs). Voc dever abrir o seguinte link: ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/ Neste link voc encontrar todos os arquivos que viriam em um DVD padro do Slackware 13.1, assim sendo voc poder baixar apenas os pacotes que desejar. Outra vantagem que voc poder ir baixando tudo de forma intermitente e fragmentada, pasta por pasta. Isso diminui ainda mais as chances de dar erro. Esse procedimento exige um pouco mais de conhecimento, pois necessrio saber o que cada pacote faz, alm do fato de que, se voc deixar de baixar algum pacote fundamental, o resultado final ser um CD/DVD ou um sistema que simplesmente no funciona. Eu fiz um teste baixando esses pacotes, porm deixando de fora a pasta "sources" (que acredito ser a pasta que contm apenas os cdigos fontes dos programas) e as subpastas "KDE" e "KDEI" (em quais encontramse a interface grfica KDE e os pacotes de idiomas para a mesma. Essas duas subpastas, esto dentro do diretrio Slackware). Com isso, consegui criar um DVD com apenas 1,2 GB, o que j uma grande diferena para o tamanho do DVD padro do Slackware 13.1 que possui um tamanho aproximado de 4 GB, no final do teste tudo funcionou direitinho. Ensinarei agora como proceder para baixar os pacotes e gerar uma ISO bootvel com eles: Primeiro, abra o link em seu navegador favorito. Note que existe alguns arquivos "soltos", fora das pastas; muito simples baixar esses arquivos, pois basta clicar sobre eles e fazer o download, ou usar um programa como o Downthemall para baix-los todos de uma vez. Mas no os baixe agora, vamos baix-los por ltimo. Existe tambm, algumas pastas, que contm mais arquivos e subpastas, desse modo ficaria muito complicado baixar todos, clicando sobre cada arquivo. Por isso para fazer o download dos arquivos dessas pastas, vamos usar o Wget. Vamos comear baixando as pastas de baixo pra cima, pra isso abra um terminal e digite o seguinte: $ wget -r -c ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/usb-and-pxe-installers/

Veja que esse comando ir baixar os arquivos que esto dentro da pasta "usb-and-pxe-installers" inclusive suas subpastas com seus arquivos. Alm disso, tambm criar toda a rvore de diretrios, pra voc, no seu disco rgido (inclusive a pasta Slackware 13.1, onde voc dever guardar os arquivos "soltos" citados acima, quando baix-los posteriormente), logo voc no precisa se preocupar em escolher onde salvar os arquivos que baixar. Detalhe: no se preocupe se o download parar, ou se der alguma queda de conexo, pois basta que voc repita o comando mostrado acima, e o download continuar de onde parou. Pois bem, o resto dos downloads com voc. Se voc acha que tem conhecimento suficiente para fazer uma seleo criteriosa dos pacotes, v em frente e divirta-se. Pois essa e a melhor maneira que eu conheo, para se obter uma distro totalmente personalizada. Caso voc queira conhecer o wget melhor, clique no seguinte link: Explorando o wget Depois de baixar os pacotes desejados, necessrio criar uma imagem ISO bootvel com eles. Isso muito simples, ento abra um terminal, e vamos entrar na pasta onde os arquivos foram salvos: $ cd ftp.slackware-brasil.com.br $ cd slackware-13.1 Agora que estamos dentro da "pasta pai" dos arquivos do Slackware, rode o seguinte comando para criar a imagem ISO (Esse comando deve ser copiado e colado inteiro no terminal, inclusive com o . (ponto) no final, pois ele no uma pontuao da frase, mas tambm faz parte do comando): $ mkisofs -o /tmp/slackware-dvd.iso \ -R -J -A "Slackware Install" \ -hide-rr-moved \ -v -d -N \ -no-emul-boot -boot-load-size 4 -boot-info-table \ -sort isolinux/iso.sort \ -b isolinux/isolinux.bin \ -c isolinux/isolinux.boot \ -V "SlackDVD" . O comando indicado acima, criar dentro da sua pasta "tmp", uma imagem ISO com o nome "slackwaredvd.iso". Agora, voc j pode guardar essa imagem em uma pasta de sua preferncia e queim-la em um DVD com o seu queimador de mdias favorito. "Quibei" daqui: http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=3543 E daqui:

Criando uma ISO de DVD "bootvel" do Slackware

Preparativos para a instalao do Slackware

Antes de comear...
Eu dei uma boa relutada em colocar um tutorial sobre a instalao do Slackware neste artigo, pois j existem alguns artigos muito bons na internet, inclusive aqui no VOL, sobre esse assunto. Ento eu poderia, apenas linkar alguns tutoriais, mas minha inteno facilitar o mximo, a vida do leitor, por isso decidi que no custa nada mostrar o passo a passo da instalao do Slackware 13.1 aqui. Alm do mais, no tenho a inteno de disputar com nenhum outro autor, quero apenas ajudar aos linuxers que querem conhecer essa distro to amada. Porm, apesar de eu escrever o meu prprio tutorial, fao questo de linkar alguns artigos, tanto para lhe dar mais opes de escolha, quanto para prestigiar os seus autores. O primeiro link leva a um artigo bem compacto sobre a instalao do Slackware 13.0 atravs dos CDs: Instalao Slackware 13 | Kerkeberos.net - Tecnologia e Informao J os prximos artigos so primorosos, pois foram escritos pelo prprio Morimoto, mas talvez por isso, possuem uma linguagem muito tcnica e muito densa para um iniciante: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/slackware/ http://www.guiadohardware.net/tutoriais/slackware2/ Os trs ltimos links fazem parte de uma srie de artigos escritos pelo nosso companheiro Xerxes Lins, esses artigos so muito bons, pois no mostram apenas a instalao do Slackware 12.1, mas tambm, muitos passos, que deve-se realizar, para deixar o Slackware com a "cara do leitor". Os links so: Mame, quero Slack! (parte 1) [Artigo] Mame, quero Slack! (parte 2) [Artigo] Mame, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] Apesar de os artigos citados acima, no referirem-se , at ento, verso atual do Slackware, que a verso 13.1, fique tranquilo, pois justamente pelo fato de o Slack ser to tradicional, muito pouca coisa muda, de verso para verso, no processo de instalao.

Parties

Quando queremos instalar qualquer sistema operacional, devemos dedicar uma boa parte de nossa ateno organizao das parties que iremos criar em nosso disco rgido; o Slackware especialmente, pois seu particionador, assim como toda a sua instalao, se d atravs do modo texto. Por isso, caso voc queira instalar o Slack em dual boot, por exemplo, recomendo que antes de iniciar a instalao, voc j esteja, ao menos com um espao livre no HD, j que o CFDISK (particionador do Slackware), no redimensiona parties e no "abre" espao no HD para que o Slack seja instalado, apenas trabalha com parties ou espaos livres j existentes. Caso voc queira mais informaes, sobre o particionamento correto de um HD, recomendo que d uma conferida em um tutorial, bastante recente, do companheiro Fbio Farias: Particionamento de disco (HD) [Artigo] Mas caso seja a sua primeira vez com o Slack, aconselho-o a instal-lo usando um HD por inteiro, j que assim, podemos tornar o processo de instalao, muito mais simples, sem que seja necessria, a preparao das parties, antes do incio da instalao. Caso no tenha nenhuma dvida em relao s parties do seu disco rgido, passe para a prxima pgina deste artigo. Dito tudo isso, prepare-se para uma experincia completamente nova, tenha consigo, o DVD, ou os CDs do Slackware 13.1, pois ns finalmente colocaremos a mo na massa e instalaremos o Slackware em seu computador, basta que voc siga os passos a seguir. claro que voc pode, primeiro testar o Slackware atravs de uma mquina virtual, porm se preferir instalar em seu HD, no se esquea de fazer um backup dos seus arquivos.

Instalando o Slackware 13.1 1. Comece colocando o CD1 ou o DVD do Slackware no drive de CD/DVD (nunca demais salientar que a sua BIOS deve estar configurada para bootar pelo CD/DVD). Logo de cara, vai aparecer uma "tela preta cheia de letras". Acostume-se, pois esse ser o ambiente em que iremos trabalhar, e o mais importante: No tenha medo nem receio! Pois voc ver, que no nada complicado, na verdade, os passos so muito simples, e com o tempo sero to intuitivos quanto qualquer instalador grfico. Em caso de dvida, atente-se dica de ouro: "Leia antes de escolher qualquer opo!" (infelizmente o processo de instalao todo em ingls. Arrrrrgh! Mas isso no ir nos impedir de alcanar nosso objetivo):

Basta dar um Enter para completar o carregamento.

2. Quando o carregamento terminar:

Tecle 1 para escolhermos o seu tipo de teclado. 3. Aqui, voc dever escolher o leiaute do seu teclado. Lembrando que o leiaute de teclado mais usado aqui no Brasil a opo "qwerty/br-latin1-abnt2.map". Use as setas Up (para cima) e Down (para baixo) para escolher a opo correta e tecle Enter:

4. Essa prxima tela o local onde voc poder testar o seu teclado, para que voc tenha certeza se escolheu o leiaute correto. Voc pode testar algumas teclas se quiser e caso voc tenha escolhido a opo correta, tecle 1 seguido de Enter para prosseguir. Caso voc tenha errado ao escolher o leiaute, tecle 2 seguido de Enter para escolher o leiaute novamente:

5. Agora precisaremos logar como root, por isso digite "root" (sem as aspas) e tecle enter. No ser necessrio digitar senha, por enquanto:

6. Vamos definir as parties do seu disco rgido. Vou assumir que voc est dedicando um HD inteiro para o Slackware:

Digite "cfdisk" e tecle Enter para iniciarmos o particionador. 7. Esse o particionador do Slackware, caso o seu HD tenha sido reconhecido, a sua tela dever estar semelhante a mostrada abaixo. Use as teclas Left (esquerda) ou right (direita) para escolher a opo "new" seguida de Enter:

8. Escolha a opo "Primary":

9. Em "Size", voc dever digitar, em MB, o tamanho que voc quer definir para a sua partio primria. muito importante que, caso voc queira utilizar uma parte do HD como memria Swap, no esquea de digitar uma valor menor do que esse que est aparecendo (que o tamanho total do seu HD). De antemo, quero lhe dizer que, se voc possui um computador potente, no ser necessrio utilizar memria Swap (entende-se como potente, um computador que tenha algo em torno de 1 GB de RAM). Se esse for o seu caso, basta dar um Enter para criar a sua partio primria. Mas caso voc queira criar uma memria Swap, deixe um valor, sobrando, igual ao dobro da sua memria RAM:

Aps digitar o valor desejado, tecle Enter. 10. Escolha "Beginning" para colocar a partio no "incio" do HD e tecle Enter:

11. Escolha "Bootable" para definir sua partio primria como bootvel:

Note que na descrio da sua partio primria aparecer a palavra "boot".

NOTA IMPORTANTE: Caso voc tenha optado por no usar memria Swap, pule para o passo 18. 12. Tecle "Down" para escolher o espao livre no seu HD, e escolha a opo "new":

13. Escolha a opo "Logical":

14. Como estamos usando o HD inteiro para o Slackware, basta dar um Enter para escolher o valor que j est aparecendo:

15. Escolha a opo "Type":

16. Aqui onde voc definir o tipo de partio que voc quer:

17. Como queremos definir essa partio como Swap, voc ter que escolher a opo 82, mas para isso, basta pressionar a tecla 8 que a tela ficar como a da figura seguinte:

Caso, o nmero 82 j esteja aparecendo, tecle Enter para confirmar. 18. Ao final do particionamento, sua tela dever estar semelhante mostrada a seguir:

19. Caso, a resposta seja afirmativa, escolha a opo "Write":

20. No final da segunda linha, debaixo para cima, voc dever digitar "yes" (sem aspas), e teclar Enter, para confirmar a escrita das parties. Note que a letra "s" da palavra "yes", no dever aparecer, mas no se preocupe com isso.

21. Ao final de todos esses procedimentos, sua tela dever estar com uma mensagem igual a que aparece no canto inferior da figura a seguir:

22. Aps isso, escolha a opo "Quit" para sairmos do particionador.

23. Agora vamos comear a instalao propriamente dita.

Digite "setup" e tecle Enter. 24. Este o menu de instalao do Slackware, voc ver que ele muito intuitivo. Ele no precisa necessariamente seguir uma ordem linear em seus procedimentos, voc ter a chance de refazer os passos quantas vezes quiser, pra isso basta que voc adquira um pouquinho de intimidade com ele, e logo logo, ele lhe parecer to fcil quanto qualquer instalador grfico. Por exemplo, ns j configuramos o teclado, mas caso voc queira reconfigur-lo, basta escolher a segunda opo, de cima para baixo. Caso voc no tenha definido uma parte do seu HD como memria Swap, voc poder escolher, logo, a quarta opo e dever pular para o passo 28 deste artigo.

Como neste tutorial, definimos uma memria swap para o sistema, escolha a opo "ADDSWAP" e tecle Enter. 25. Caso a sua memria swap tenha sido detectada e marcada com um * (asterisco), escolha OK:

26. Essa tela, lhe pergunta se voc deseja verificar a existncia de bad blocks, na parte do seu HD, que ser usada como swap. Para facilitar o processo, escolha a opo "NO".

27. Memria swap configurada. Escolha "OK" ( como se tivesse escolha, d!) e tecle Enter.

28. Aqui, onde voc dever escolher a partio primria onde o Slackware ser instalado. Como, para esse tutorial, foi definido apenas uma partio primria, s aparece a partio "/dev/sda1 Linux tamanho da sua partio", escolha-a, seguida de "Select":

29. Escolha a opo "Format" para formatarmos sua partio primria:

30. A prxima tela, lhe permite escolher o tipo de sistema de arquivos em que voc quer formatar a sua partio primria. Atente-se para a dica de que: O formato ext4 mais recente, sua fragmentao praticamente zero, porm, pelo menos at recentemente, ainda no existiam maneiras de fazer com que o sistema operacional Windows e sistemas operacionais em ext3 pudessem enxerg-lo. Portanto, caso voc deseje instalar o Slackware em dual boot com o Windows ou com algum sistema que use o formato de arquivos ext3, recomendvel que voc escolha o sistema de arquivos ext3.

31. Formatao concluda, tecle Enter para confirmar:

32. Aqui deveremos escolher a fonte dos arquivos para a nossa instalao, como estamos usando o DVD ou os CDs, escolha a primeira opo, seguida de OK:

33. A prxima tela, lhe pergunta se desejas escolher o drive onde o CD/DVD de instalao se encontra, ou se deseja permitir que o instalador encontre-o automaticamente. Para que fique mais fcil pra ns, escolha a opo "auto":

34. Agora voc dever escolher (um pouco por cima) quais pacotes voc deseja instalar. Se voc deseja instalar tambm, o ambiente grfico KDE, no se esquea de marcar, para a instalao, o pacote KDEI, que contm os idiomas para qual o KDE poder ser traduzido, inclusive o portugus. Use as teclas "Up" e "Down" para navegar entre as opes e a barra de espao para marcar a opo KDEI, com um * (asterisco). Porm, caso voc no deseje usar o ambiente grfico KDE, deixe os pacotes KDE e KDEI desmarcados:

Lembra do teste que eu disse que fiz, criando um DVD personalizado do Slackware, sem a pastas "source", "KDE" e "KDEI"? Nesse caso eu teria que desmarcar o KDE e o KDEI, pois do contrrio, o instalador iria

"KDE" e "KDEI"? Nesse caso eu teria que desmarcar o KDE e o KDEI, pois do contrrio, o instalador iria me pedir o CD3, que obviamente eu no teria. Logo aps, escolha a opo "OK". 35. A tela seguinte, tambm lhe possibilita fazer uma seleo de pacotes mais refinada. Mas se voc iniciante, recomendo escolher a opo "full":

O processo de instalao levar alguns minutos.

36. Caso voc esteja fazendo a instalao do Slackware atravs dos CDs, logo aparecer a seguinte tela, lhe pedindo para adicionar o CD2:

Basta ejetar o CD1, inserir o CD2 e escolher "OK".

Alm disso, caso voc tenha marcado os pacotes KDE e KDEI para instalao, o instalador lhe pedir,

Alm disso, caso voc tenha marcado os pacotes KDE e KDEI para instalao, o instalador lhe pedir, ainda, o terceiro CD:

Mas caso voc no tenha marcado os pacotes KDE e KDEI, o instalador no lhe pedir o terceiro CD. Caso voc esteja instalando o Slackware atravs do DVD, a instalao ocorrer por inteira, sem que nenhuma dessas mensagens do passo 36, lhe aparea. 37. Aps a instalao dos pacotes, o instalador lhe perguntar se voc deseja criar um dispositivo USB para o arranque do seu sistema. Escolha a opo "Skip" para pular essa parte:

38. Agora, devemos escolher uma forma de instalao do gerenciador de boot LILO. A terceira opo no instala o LILO, a segunda opo uma maneira recomendada para usurios avanados, assim sendo vamos escolher a primeira opo, a opo "simple":

39. Escolha a resoluo que voc deseja utilizar em sua tela, essa resoluo s se aplica ao modo texto. A melhor resoluo para quem est instalado o Slackware diretamente no HD a resoluo 1024x768x256, mas devo dizer antecipadamente que, caso voc esteja testando o Slack atravs do VirtualBox, a melhor resoluo a 800x600x256.

40. Aqui, apenas escolha OK, sem digitar nada:

41. Escolha a opo "NO":

42. A prxima tela, lhe pergunta onde voc quer gravar o LILO, escolha a opo MBR:

43. Aqui onde voc dever escolher o seu tipo de mouse, se o seu mouse tiver uma conexo PS/2 e uma rodinha, escolha a terceira opo, que a mais comum nos dias de hoje:

44. Agora voc dever decidir se que instalar o GPM, ou no. O GPM um programinha que lhe permite usar alguns recursos do mouse atravs do modo texto, escolher entre instal-lo ou no, depende muito do fato de voc querer ou no usar o sistema em modo texto. Mas, em se tratando de Slackware, nunca se sabe quando precisaremos apelar para o modo texto para resolver alguma "khda" que fizermos, por isso, por via das dvidas, escolha "Yes":

45. Agora a hora de configurar sua rede e internet, mas s escolha "Yes" caso voc se conecte internet atravs de um cabo, com IP fixo ou dinmico. Escolha "No" caso voc se conecte internet atravs de qualquer outro mtodo, ou caso voc ainda no tenha certeza de quais dados colocar, se voc precisar definir um IP fixo. Caso voc prefira escolher "No" para pular a configurao da rede e internet, v para o passo 58:

46. Digite o nome da sua mquina:

47. Digite o seu domnio:

48. Defina se voc vai se conectar utilizando um IP fixo, escolhendo a primeira opo (static IP), ou se voc vai se conectar atravs de um IP dinmico, escolhendo a segunda opo (DHCP). Caso voc v se conectar atravs de um IP fixo, escolha a primeira opo e pule para o passo 51:

49. Caso voc tenha escolhido a opo DHCP, geralmente no necessrio digitar nada na prxima tela:

50. Confirme as opes da sua rede e escolha a opo "Yes":

Aps configurar sua rede com IP dinmico, pule para o passo 58. 51. Agora voc dever digitar o seu nmero de IP (Atente-se ao fato de que os nmeros que aparecem na figuras seguintes, so penas ilustrativos, e podem mudar de acordo com as configuraes da sua rede):

52. Digite a sua mscara de rede:

53. Digite o endereo do seu gateway, que endereo do seu roteador ou modem:

54. Agora, voc dever escolher se deseja, ou no, inserir um servidor DNS, caso a resposta seja afirmativa, pule para o passo 56. Caso no deseje inserir um DNS, escolha a opo "No":

55. Confirme os dados da sua rede (use as teclas Up e Down para visualizar todos os dados) e prossiga escolhendo a opo "Accept":

Aps configurar a sua internet, sem a utilizao de um servidor DNS, pule para o passo 58.

56. Aqui voc dever digitar um servidor DNS para a sua rede, eu particularmente recomendo o nmero 200.176.2.10, e eu j vi o nosso amigo Andr S. Rosa Jnior, recomendar o nmero 4.2.2.2. Pode ser que esse nmero varie de acordo com as configuraes necessrias para a sua rede:

57. Confirme os dados da sua rede (use as teclas Up e Down para visualizar todos os dados) e prossiga escolhendo a opo "Accept":

58. Aqui onde onde voc dever escolher os servios, que voc deseja que iniciem junto com a sua sesso:

recomendvel que voc deixe tudo como est, e escolha "OK". 59. A prxima tela lhe pergunta se deseja configurar a fonte que voc deseja utilizar quando estiver em modo texto. Mas voc pode pular essa parte, clicando em "No", pois a fonte padro, considerada a melhor e mais legvel:

60. Escolha "NO" na prxima tela:

61. Defina o seu fuso horrio:

62. Estamos quase terminando, agora voc dever escolher qual interface grfica deseja usar. Porm, aps a instalao do Slackware, voc tem a opo de mudar de interface grfica, atravs do comando "xwmconfig" (sem aspas). claro que, dentre essas interfaces o KDE a mais famosa e mais robusta, mas um tanto pesada. Eu particularmente, gosto muito do Xfce, por ser leve e robusto, j que o meu notebook possui um processador relativamente fraco. Mas, se voc iniciante, recomendo que voc comece com o KDE:

63. Deseja definir uma senha para a conta do root? Escolha a opo "Yes":

64. Digite a senha desejada para a sua conta do root:

65. Caso a sua senha seja considerada insegura, aparecer a se seguinte mensagem lhe avisando sobre isso, mas se voc tem certeza de que realmente quer definir a senha digitada para a conta do root, redigite-a: 66. Digite a senha mais uma vez para confirmar: 67. Pressione Enter para continuar: 68. D um Enter, para completar o setup de instalao do Slackware:

69. Completamos o setup do Slackware, assim o menu de instalao voltar a aparecer na sua tela:

Caso voc queira refazer algum passo do processo de instalao, basta selecionar a opo desejada e fazer o procedimento novamente. por isso que eu disse que a instalao do Slackware no precisa, necessariamente, seguir um processo linear, j que voc pode ir e voltar entre as opes de instalao e configurao. Mas, no nosso caso, vamos escolher a opo "Exit" para sairmos do setup. 70. Agora o Slackware j est instalado em seu computador, portanto ejete o CD/DVD de instalao e d um Ctrl + Alt + Del para reiniciar a mquina:

claro que o Slackware, caso voc seja um iniciante e ainda no o conhea, ainda no est em condies de ser usado. No se assuste quando ele reiniciar e carrega apenas uma "tela preta". Precisamos primeiro, realizar algumas configuraes bsicas para tornar o sistema usvel, por isso que o Slack famoso por ser to "preguioso". Mas continue com a sua curiosidade aguada, e passe para a prxima pgina deste artigo, pois logo logo, passaremos para a interface grfica, e voc j poder bater no peito e dizer em alto e bom som: Configuraes bsicas "Eu sou umvoc terminar de instalar o Slackware 13.1 em seu computador, e reinici-lo, ver que ele ainda Assim que slacker!!!" no vai carregar o X, bem provvel que, mesmo que voc tenha configurado a rede durante a instalao, voc no consiga se conectar internet ainda, pode ser que seu sistema de som ainda no tenha sido reconhecido ou configurado etc... Enfim, so essas "pequenas" caractersticas que fazem o Slack ser famoso por ser preguioso. Mas ns vamos compensar isso, afinal de contas, quando voc decide experimentar o Slack, a ltima coisa que voc deve estar sentindo preguia. Portanto, o que o sistema no fez por ns, ns faremos por ele. Quando o seu sistema estiver carregando, perceba que o bootloader (gerenciador de boot) padro do Slackware o LILO:

Eu no tenho conhecimento tcnico suficiente para fazer uma comparao, por mais singela que seja, entre o LILO e o GRUB. Mas claro que, em se tratando de Slackware, voc poder instalar qualquer gerenciador de boot no seu sistema, inclusive o GRUB, caso voc resolva fazer um dual boot com o Ubuntu, por exemplo.

exemplo.

O arranque do Slackware no tem uma velocidade dos sonhos, mas na minha opinio, j satisfatria. Quando o carregamento terminar voc se deparar com a seguinte imagem:

hora de logar, mas como ainda no foi criado nenhum usurio, vamos ter que usar a conta do root, para fazer pelo menos algumas configuraes iniciais, por isso digite "root" (sem aspas), depois de dar um Enter, digite a senha que voc definiu para o root (no final do processo de instalao, lembra?), seguida de Enter. Estamos em modo texto, mas no se preocupe, pois voc pode iniciar o X (interface grfica), a qualquer momento com o comando "startx" (sem aspas). Mas, antes de passarmos interface vamos realizar algumas configuraes bsicas, como a do vdeo, do som e da rede, alm de criarmos um usurio para voc (pois como vs, estamos ainda, usando a conta root, e isso muito perigoso).

Configurando o vdeo
1. Para configurar o vdeo: # xorgsetup

# xorgsetup

Escolha "Yes" para confirmar. 2. Escolha a primeira opo:

3. Novamente, escolha a primeira opo:

4. D um Enter para finalizar:

Viu s como no to complicado configurar seus dispositivos no Slackware? Vamos agora, para a configurao do som.

Configurando o som
1. Para configurar o som: # alsaconf

# alsaconf

D um Enter para confirmar.

2. Escolha o sua placa de som e d um Enter:

3. Na prxima tela, escolha "Yes":

Som configurado. Caso voc no tenha configurado sua rede durante a instalao do sistema, pode configur-la agora se quiser: # netconfig IMPORTANTE: Quando voc for usar sua internet, pode ser que, mesmo que a sua rede esteja configurada, voc no consiga se conectar. Nesse caso, o comando listado seguir, pode resolver seu problema: # ifconfig eth0 up Para configurar a sua internet wireless, voc precisa instalar o Wicd. Para isso, voc deve primeiro, caso necessrio, dar uma verificada na pgina 6 deste artigo (Como instalar e desinstalar programas no Slackware) e na pgina 7 (Dicas avulsas para arredondar o Slackware 13.1), onde voc pode conferir onde encontrar o Wicd.

Adicionando um usurio
1. Vamos criar um usurio para voc, pois muito perigoso continuarmos usando a conta do root: # adduser 2. Digite o nome para o seu usurio e d um Enter. 3. Apenas d enter para as prximas duas perguntas. 4. Quando a prxima tela aparecer:

Clique na tecla Up (seta para cima para que ela fique igual figura abaixo:

Clique Enter.

5. V dando Enter at aparecer a frase "New password", onde voc dever digitar a senha escolhida para o seu usurio, seguida de Enter. Caso a sua senha seja considerada fraca, voc precisar digit-la mais duas vezes. No final aparecer a mensagem "Account setup complete". Eu imagino que voc j deve estar com o saco cheio dessa tela preta em seu monitor widescreen com alta resoluo, portanto vamos aliviar um pouco as coisas e finalmente vamos passar para a interface grfica. Mas antes, vamos sair da conta do root, digitando o comando: # exit Agora logue-se com a sua conta recm-criada e vamos iniciar o X com um: $ startx

Contemple a beleza exuberante do KDE.

Traduzindo o Slackware para o Portugus do

Traduzindo o Slackware para o Portugus do Brasil


Assim que voc iniciar o X, ver que o Slackware est em Ingls, mas muito fcil traduzi-lo para o Portugus do Brasil. s editar o arquivo "lang.sh" que est dentro do diretrio /etc/profile.d. Voc pode editar esse arquivo com qualquer editor de textos da sua preferncia, mas eu recomendo que voc use o Nano (editor de texto para a linha de comando). Vamos l, abra um terminal atravs do menu K, ou d um Alt + F2 e digite o comando "konsole" (sem aspas). 1. Vamos primeiro logar como root: $ su Digite sua senha. 2. Agora vamos abrir o arquivo que guarda as configuraes do idioma da interface: # nano /etc/profile.d/lang.sh 3. Procure a linha em que est escrito: export LANG=en_US (deve ser a 6 ou 7 linha) 4. Apage-a e escreva o seguinte no seu lugar: export LANG=pt_BR.UTF-8 5. Para salvar o documento e sair, d um Ctrl + X, o terminal lhe perguntar se deseja salvar o arquivo, confirme com um Y, seguido de Enter. Obs.: Esse procedimento no ir traduzir o Slackware por inteiro, ou melhor, ir traduzir apenas a interface grfica e a maioria dos aplicativos. Aps isso, basta reiniciar a sesso ou o seu computador.

Atualizando o Slackware
Antes de comearmos usar o sistema, propriamente dito, vamos atualiz-lo. No Slackware, o processo de atualizao to simples quanto muitas distros. 1. Primeiro precisaremos configurar o repositrio por onde o nosso Slackware ser atualizado. Ento abra um terminal, logue-se como root, e execute o seguinte comando: # nano /etc/slackpkg/mirrors 2. Procure pela seguinte linha:

2. Procure pela seguinte linha: # ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/ Essa linha refere-se ao Slackware 13.1. Caso a sua verso seja outra, procure a linha mais adequada. 3. Descomente essa linha, apagando o smbolo # do seu incio. muito importante que voc descomente apenas uma linha. 4. D um Ctrl + X para sair e um Y, seguido de Enter, para confirmar o salvamento do documento. 5. Agora d o seguinte comando, para atualizar a lista dos pacotes: # slackpkg update 6. Aps atualizar a lista de pacotes, atualize o seu sistema com o comando: # slackpkg upgrade-all O Slackpkg muito intuitivo, caso ele lhe pergunte quais pacotes deseja atualizar, basta dar um Enter para confirmar todos, sentar, tomar um cafezinho e esperar um pouquinho (no meu caso, um pouco, devido a vvvvvveeeeeelllloooooocccciiiiddddaaaaddddeeee da minha internet). Caso voc queira atualizar o seu Slackware novamente, depois de um tempo, basta executar, como root, os dois ltimos comandos. IMPORTANTE: importante salientar que as verses finais do Slackware primam pela estabilidade. Logo, eu particularmente entendo que, no existe uma necessidade enoooooorrrrrrmmee de ficar atualizando-o constantemente. Muitas vezes, atualiz-lo logo que instalado, j o suficiente.

Como instalar programas no Slackware A instalao de programas no Slackware, assim como em muitas outras distros Linux, pode acontecer de vrias maneiras. Vou lhe mostras apenas algumas delas, que na minha opinio, iro com certeza, satisfazer a maior parte das suas necessidades, pois so as maneiras mais utilizadas. As maneiras que ensinarei aqui so atravs: do "pkg" e do "pkgtool" (que no gerenciam dependncias), do "slapt-get" (que gerencia dependncias) e atravs da sua interface grfica "Gslapt". Alis, "dependncia" sem dvida, uma das questes que mais levantam discusses (sadias claro, isso muito importante que seja salientado) entre a comunidade do Slack. Alguns insistem em manter a tradio, instalando os programas e gerenciando as dependncias "na unha" ou "no brao", outros preferem, em nome da praticidade e eficincia, usar programas que faam o servio pesado pelo usurio.

Geralmente as discusses so mais ou menos assim: Dinossauro: "Ooohh!! Pobres newbies. No aguentam uma semana, sem apelar para o Slapt-get!" Newbie: "Aff.. Eu quero eficincia, praticidade e facilidade! Isso mais importante!" Dinossauro respondendo: "Ento no use Slackware, seu newbie!" Newbie replicando: "Algum dia serei como voc." Dinossauro sensibilizado: " isso a, fora aew" Newbie emocionado: "Ah cara! Valew pela fora. Da um abrao aqui." Dinossauro abraando o newbie: "Upa-p....." (tapinha nas costas) Mas na verdade isso uma questo de gosto. claro que, se voc tiver um pouquinho de tempo disposio, eu particularmente, recomendaria que voc, ao menos no incio, se habituasse um pouquinho a instalar programas sem o auxlio de um gerenciador de dependncias, pelo menos at voc cansar e a brincadeira perder a graa. Aprenderemos primeiro, instalar e desinstalar programas sem o auxlio de um gerenciador de dependncias. Nota: Quero salientar que eu uso alguns programas especficos, como exemplo, para mostrar os processos de instalao de programas no Slackware. Porm esses passos podem ser seguidos, para instalar qualquer programa, desde que voc adapte os nomes dos programas em questo.

Pkg
Vamos comear com o pkg, para isso, como exemplo, vamos instalar o Chromium (navegador de internet simples e rpido, que a verso livre do Google Chrome) no seu Slack: 1. O primeira passo, baixar o Chromium, eu recomendo o site http://www.slacky.eu/ ( claro que existem vrios sites que disponibilizam programas para o Slack. Mais sugestes de sites ou repositrios, podem ser indicadas nos comentrios). Abra o site indicado, e no menu do lado esquerdo, escolha o repositrio de acordo com a verso do seu Slackware:

No meu caso, a opo "Repository 13.1 - 32", mas caso o seu sistema seja 64 bits, escolha a opo "Repository 13.1 - 64". 2. Na prxima pgina que abrir, voc j pode escolher o programa desejado em "Scegli il pacchetto", ou fazer uma busca em "Cerca il pacchetto". J no lado esquerdo, encontram-se as categorias que dividem os programas, como o Chromium um navegador de internet, voc dever clicar na categoria "network". 3. Na lista de programas que aparecer, procure pelo Chromium e clique sobre ele. 4. A prxima pgina, onde voc ir fazer o download do Chromium, mas quero lhe alertar que no basta baix-lo e instal-lo, pois o Chromium precisa de que seja instalado tambm, mas dois pacotes alm dele, que so as dependncias. Voc pode verificar as dependncias que o Chromium exige, na parte inferior dessa pgina, onde est escrito "Dipendenze" (note que as dependncias do Chromium so os pacotes orbit2 e gconf). Para baixar o Chromium, clique no boto com o smbolo do Slack, igual ao mostrado a seguir:

5. A pgina seguinte, onde se encontra a verso do programa que se quer baixar, clique em "5.0.375.71/" (que a verso disponvel no momento em que este artigo est sendo escrito). 6. Agora voc dever escolher a opo "chromium-5.0.375.71-i486-1sl.txz", que o tipo de pacote compilado para o Slackware. Ento o download comear. 7. No se esquea de fazer o download das dependncias que o Chromium exige (lembra?), pois sem elas o programa no funcionar. 8. Aps baixar o Chromium e as suas dependncias, vamos para a instalao dos mesmos. Abra um terminal no diretrio onde os arquivos esto salvos e logue-se como root:

$ su Digite sua senha. # installpkg chromium-5.0.375.71-i486-1sl.txz Vislumbre as letrinhas subindo, ao final da instalao aparecer a seguinte mensagem: Package chromium-5.0.375.71-i486-1sl.txz installed. 9. Voc pode instalar as dependncias agora se quiser, mas no faa isso ainda, pois para que voc realmente entenda o quanto necessrio uma dependncia no Slackware, tente executar o Chromium agora, chamando-o pelo terminal: # chromium Veja que, alm do Chromium no abrir, dever aparecer a seguinte mensagem: /usr/lib/chromium/chromium: error while loading shared libraries: libgconf-2.so.4: cannot open shared object file: No such file or directory Esta mensagem est lhe avisando, justamente, a falta de dependncias necessrias para o funcionamento do programa em questo. Veja que ela cita o pacote "libgconf-2.so", que o "gconf", um dos pacotes que ns baixamos. 10. Instale o gconf com o seguinte comando: # installpkg gconf-2.28.1-i486-1sl.txz 11. Tente abrir o Chromium novamente: # chromium A mesma mensagem ir aparecer, lhe avisando agora, sobre a falta da dependncia "libORBit-2.so", que o pacote orbit2-2.14.18-i486-1sl.txz que baixamos: /usr/lib/chromium/chromium: error while loading shared libraries: libORBit-2.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory 12. Agora, finalmente instale, a ltima dependncia necessria para o funcionamento do Chromium: # installpkg orbit2-2.14.18-i486-1sl.txz 13. Agora voc j pode chamar o Chromium, e veja que ele ir abrir: # chromium 14. claro que, eu sugeri que instalssemos o programa e as dependncias, uma a uma, para que voc compreendesse melhor, como o funcionamento do sistema. Mas caso voc queira poupar um pouquinho de tempo, voc pode instalar o Chromium e as suas dependncias com apenas um comando:

tempo, voc pode instalar o Chromium e as suas dependncias com apenas um comando: # installpkg chromium-5.0.375.71-i486-1sl.txz orbit2-2.14.18-i486-1sl.txz gconf-2.28.1-i486-1sl.txz 15. Outra dica valiosa sempre usar o * (asterisco) para instalar vrios pacotes de uma vez: # installpkg *.txz O comando indicado acima instalaria todos os pacotes txz que estiverem dentro de uma pasta. 16. Para desinstalar programas com o Pkg, basta dar o seguinte comando: # removepkg nomedoprograma bvio, que assim como na instalao, na desinstalao o Pkg no ir desinstalar as dependncias do programa que estiver sendo desinstalado. Fazendo-se necessrio desinstal-las manualmente.

Pkgtool
O Pkgtool no difere muito do Pkg, pois no nada mais, do que uma espcie de "pseudo-interface em modo texto" para o Pkg. Vamos usar novamente, o Chromium com exemplo, por isso, para poupar tempo, ao invs de instal-lo e desinstal-lo vamos fazer os passos de forma inversa, ou seja, vamos comear desinstalando o Chromium, para depois instal-lo novamente: 1. Abra um terminal e abra o Pkgtool: $ su Digite sua senha. # pkgtool 2. Escolha a terceira opo: "Remove" 3. Procure pelo Chromium e marque-o para a desinstalao com um * (asterisco) usando a barra de espao:

4. Escolha "Ok" e d um Enter. Ao final da desinstalao, aparecer a seguinte mensagem:

D um Enter para confirmar. 5. Escolha "Exit" para sair do Pkgtool. No se esquea, que esse procedimento que acabamos de fazer, desinstalou apenas o Chromium. Suas dependncias, continuam instaladas. Portanto, para desinstalar o programa por completo, voc deve marcar tambm, suas dependncias para a desinstalao, sendo possvel marcar mais de um pacote ao mesmo tempo. 6. Agora, vamos aprender a instalar programas com o Pkgtool, e vamos usar o Chromium, como exemplo, novamente. Abra um terminal dentro do diretrio onde se encontra o pacote instalador do programa que se deseja instalar, depois logue-se como root, abra o Pkgtool, e escolha a primeira opo: "Current" 7. Veja que o Pkgtool, j detectou o pacote do Chromium, e lhe pergunta se deseja instal-lo:

Escolha a opo "Yes" e d um Enter. E Logo o Chromium estar instalado novamente em seu sistema.

Slapt-get
O Slapt-get um programa muito similar ao apt-get do Debian e derivados. Ele muito til quando se deseja instalar programas com muitas dependncias, tornando o processo muito mais simples para o usurio. Como voc pde conferir, o Chromium, que foi usado como exemplo nos mtodos de instalao descritos acima, possui apenas duas dependncias. Mas existem programas que possuem dezenas de dependncias, como o caso do VLC (um dos melhores players de vdeo).

como o caso do VLC (um dos melhores players de vdeo). Assim sendo, ficaria muito trabalhoso para um usurio inexperiente, gerenciar todas essas dependncias "na unha". Nesses casos, sempre bom ter em mos uma ferramenta eficiente como o Slapt-get. 1. Baixe o Slapt-get no site http://www.slacky.eu/ e instale-o com o Pkgtool. 2. Aps a instalao, vamos configurar os repositrios, de onde o Slapt-get vai baixar os programas que voc mand-lo instalar. Faremos isso editando o arquivo "slapt-getrc": $ su Digite sua senha. # nano /etc/slapt-get/slapt-getrc 3. Note que este arquivo possui vrios endereos com a seguinte sintaxe: SOURCE=site Mas apenas dois desses endereos estaro descomentados. Isto , sem o smbolo # no incio. So endereos semelhantes aos mostrados abaixo: SOURCE=ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-13.1/:OFFICIAL SOURCE=http://software.jaos.org/slackpacks/13.1/:OFFICIAL 4. Procure por esses dois endereos e verifique se eles referem-se verso correta do seu Slackware. Caso eles estejam se referindo uma verso diferente, apenas edite o nmero da sua verso. DETALHE: O primeiro endereo dos mostrados acima, o repositrio dos pacotes oficiais do Slackware. J o segundo endereo, o repositrio do prprio Slapt-get. 5. Agora chegou a hora de adicionar novos repositrios ao seu Slapt-get, que tal adicionar o repositrio do http://www.slacky.eu/? Basta adicionar a seguinte linha ao seu slapt-getrc (de preferncia abaixo da linha SOURCE=ftp://ftp.slackware.com/pub/slackware/slackware-13.1/:OFFICIAL, para que tudo fique organizado): SOURCE=http://darkstar.ist.utl.pt/slackware/addon/slacky/slackware-13.1/ Esse o repositrio do Slacky.eu para o Slackware 13.1 32 bits, mas na pgina linkada abaixo, voc pode encontrar o mesmo repositrio, para diferentes verses do Slackware: http://repository.slacky.eu/slapt-get.txt (Mais dicas de repositrios podem ser colocadas nos comentrios)

6. Aps adicionar o repositrio desejado, d um Ctrl + X para sair, seguido de um Y para confirmar e um Enter para salvar as alteraes. 7. Atualize a lista de pacotes com o comando: # slapt-get --update 8. Vamos fazer um teste? Vamos instalar o sempre til VLC? Antes de instalar algum programa, voc pode fazer uma busca para saber se possvel instalar determinado programa, ou se ele j no est instalado no seu sistema. Para buscar algum programa, rode o comando: # slapt-get --search nomedoprograma Por isso, para procurar o VLC: # slapt-get --search vlc Caso o VLC no esteja instalado, o retorno do comando ser esse: vlc-1.1.0-i486-1sl [inst=no]: VLC (VideoLAN Client Multimedia Player) 9. Agora podes instalar o VLC: # slapt-get --install vlc Agora ests livre pra se divertir com o slapt-get.

Gslapt
O Gslapt, nada mais do que uma interface grfica para o Slapt-get. Tem um funcionamento muito parecido com o Synaptic. Voc pode instal-lo para tornar o processo de instalao de programas no Slackware, ainda mais fcil (voc o encontrar no repositrio do http://www.slacky.eu/). Para executar o Gslapt rode o comando: $ kdesu gslapt

Instalando programas do projeto Slackbuilds


Esta uma maneira muito supimpa de se instalar programas no Slackware. O Slackbuilds um projeto que conta com o apoio do prprio Patrick Volkerding. Tais pacotes esto disponveis no site: http://slackbuilds.org/ Contudo, a grande diferena que esses pacotes no esto pr-compilados para o formato de pacotes do

Contudo, a grande diferena que esses pacotes no esto pr-compilados para o formato de pacotes do Slackware, ou seja, voc mesmo ter que compilar e criar um instalador para o pacote que voc deseja instalar em seu sistema. Mas isso muito fcil de se fazer. Como exemplo, vamos instalar o Opera (o melhor navegador que ningum usa), no seu Slack. 1. Para isso, acesse o site do Slackbuilds atravs do link postado acima. 2. Na parte de cima do site, voc pode fazer uma busca do programa que voc quer, ou pode clicar em "Repository", que o que vamos fazer. 3. Aps isso, clique em "Network", e na prxima pgina, procure pelo Opera na lista de pacotes que aparece e clique sobre ele. 4. Na pgina que abrir voc dever fazer o download do cdigo fonte do programa em "Sources Download" (note que voc deve escolher entre a verso 32 bits e 64 bits). 5. Baixe tambm, o pacote do Slackbuilds, no nosso caso, o pacote "opera.tar.gz". 6. Agora que comea a parte boa, e quando eu digo boa, boa mesmo, alm de muito fcil. Abra um terminal na pasta em que voc salvou os dois pacotes e siga os comandos listados a seguir. Primeiro vamos extrair o pacote do Slackbuild: $ tar xvfz opera.tar.gz 7. Agora vamos copiar o cdigo fonte do programa (sem descompact-lo) para a pasta onde extramos o Opera: $ cp opera-10.10.gcc4-qt4.i386.tar.bz2 opera 8. Vamos entrar no diretrio "opera" e ver o que tem dentro dele: $ cd opera $ dir 9. Veja que dentro do diretrio "opera" tem um pacote chamado "opera.SlackBuild", ento vamos logar como root e execut-lo: $ su Digite sua senha # ./opera.SlackBuild Veja as letrinhas subirem... No fim, deve aparecer a seguinte frase: "Slackware package /tmp/opera-10.10i386-1_SBo.tgz created." Essa frase est dizendo que foi criado em sua pasta "tmp" o pacote "opera-10.10-i386-1_SBo.tgz", que o pacote que iremos instalar.

10. Ento vamos, atravs do terminal, para a sua pasta "tmp": # cd / # cd tmp 11. Agora s instalar o Opera com o o Pkg: # installpkg opera-10.10-i386-1_SBo.tgz Opera instalado em seu Slackware. No se esquea de mover o instalador do Opera para um diretrio mais adequado, de sua preferncia. Mas necessrio fazer isso como root. Infelizmente a verso do Opera, usada neste exemplo j est desatualizada. Mas no site do Opera, voc pode baixar a nova verso do programa, que atualmente a 10.60. Dicas avulsas para arredondar o Slackware 13.1 Para ver como instalar o Opera atravs do pacote do seu site oficial, confira a pgina 7 deste artigo. Enfim, chegamos parte do meu artigo que, eu considero, a mais importante de todas e que , na verdade, o principal motivo que me levou a escrever sobre o Slackware. Esta a sesso onde eu trago uma pequena compilao de dicas e links para lhe ajudar a deixar seu Slack redondinho da silva. Eu gostaria de salientar que algumas dessas dicas podem no se aplicar ao seu caso em particular, pois foram escritas de acordo com as minhas experincias com o Slackware.

Traduzindo o Slackware para o Portugus do Brasil


Essa dica j se encontra na pgina 5 deste artigo, mas para deixar essa compilao mais completa, resolvi traz-la aqui tambm. Assim que voc startar o X, ver que o Slackware est em Ingls, mas muito fcil traduzi-lo para o Portugus do Brasil. s editar o arquivo "lang.sh" que est dentro do diretrio /etc/profile.d. Voc pode editar esse arquivo com qualquer editor de textos da sua preferncia, mas eu recomendo que voc use o Nano (editor de texto para a linha de comando). Vamos l: $ su Digite sua senha # nano /etc/profile.d/lang.sh Procure a linha em que est escrito: export LANG=en_US (deve ser a 6 ou 7 linha)

Apage-a e escreva o seguinte no seu lugar: export LANG=pt_BR.UTF-8 Para salvar o documento e sair, d um Ctrl + X, o terminal lhe perguntar se deseja salvar o arquivo, confirme com um Y. Obs.: Esse procedimento no ir traduzir o Slackware por inteiro, ou melhor, ir traduzir apenas a interface grfica e a maioria dos aplicativos.

Wicd: o programa com interface grfica para gerenciar conexes wireless


O Wicd uma mo na roda para quem pretende usar o Slackware em um notebook, com ele, voc poder gerenciar suas conexes sem fio de forma fcil atravs de uma interface grfica. Ele encontra-se dentro da pasta "extras" do DVD do Slackware, ou caso voc prefira pode baix-lo no seguinte link: ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/extra/wicd/wicd-1.7.0-i486-2.txz Por isso para instal-lo, j sabe n, qualquer dvida confira a pgina n 6 deste artigo. A s chamar o Wicd com o comando: $ wicd Caso ele ainda no aparea no seu painel, reinicie a sesso.

Traduzir o Firefox para o portugus


Deixando o Firefox em portugus

Multimdia no Slackware
O Slack j traz muitos codecs necessrios para executar arquivos multimdia, mas para o deixarmos ainda mais redondinho, vamos instalar o Mplayerplug-in e o Flash Player. O Mplayerplug-in tambm encontra-se na pasta "extras" do DVD do Slack. Se preferir, pode baix-lo atravs do seguinte link: ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/extra/mplayerplug-in/mplayerplug-in-3.55-i486-1.txz

ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-13.1/extra/mplayerplug-in/mplayerplug-in-3.55-i486-1.txz

Agora vamos instalar o Flash Player, pra isso faa o seu download no formato tar.gz no site da Adobe. Aps baix-lo, extraia-o com o comando: $ tar -xvvf install_flash_player_10_linux.tar.gz Caso o flash, que voc tenha baixado seja de uma verso diferente, digite apenas "tar -xvvf install_flash" (sem aspas) para que o console complete o nome do pacote pra voc. Aps a extrao, surgir um arquivo chamado "libflashplayer.so", e para instal-lo basta que voc logue-se como root e execute o comando: # cp libflashplayer.so /usr/lib/mozilla/plugins Aps isso, reinicie o seu navegador e voil!

Instalando o BrOffice com verificador ortogrfico e corretor gramatical


A instalao full do Slackware j traz alguns aplicativos para escritrio, como o Kword por exemplo, mas para quem vem de distros mais friendly-user, com certeza j deve estar acostumado com o BrOffice, ou o OpenOffice. Por isso,vamos instalar agora o BrOffice.org 3.2.1 no seu Slackware, com verificador ortogrfico e corretor gramatical, para deix-lo prontinho para que voc possa fazer seus trabalhos sossegado. Infelizmente no site oficial do BrOffice.org, no existe nenhum instalador em formato tgz, que um dos formatos padres para pacotes do Slack. Mesmo assim, ns iremos baixar o pacote em formato rpm, e transform-lo em tgz, para ento instal-lo. Portanto v at o site do BrOffice, e baixe a verso rpm mais recente ou clique no link a seguir, que leva ao download da verso 3.2.1, preferencialmente, salve o pacote em sua pasta home/seuusurio, para facilitar o processo: http://linorg.usp.br/www.broffice.org/stable/3.2.1/BrOOo_3.2.1_Linux_x86_install-rpm_pt-BR.tar.gz Aps o download, caso voc tenha salvo o pacote na pasta do seu usurio, basta dar o comando a seguir para descompact-lo: $ tar xvzf BrOOo_3.2.1_Linux_x86_install-rpm_pt-BR.tar.gz/ Agora vamos abrir o diretrio onde os pacotes rpms foram depositados: $ cd OOO320_m18_native_packed-1_pt-BR.9502/RPMS

Vamos transformar os rpm em tgz: $ rpm2tgz *.rpm (vai demorar um pouquinho) Agora j podemos instalar o BrOffice.org: $ su Digite sua senha. # installpkg *.tgz O BrOffice.org j est instalado, mas ainda no foi colocado os cones nos menus do seu sistema. Para fazermos isso, continuemos de onde paramos, com: # cd desktop-integration # rpm2tgz *.rpm # installpkg *.tgz Pronto, instalao e integrao do BrOffice completa, mas ainda temos de instalar o verificador ortogrfico e o corretor gramatical. Voc pode baix-los no site do BrOffice, ou a partir dos seguintes links: Corretor gramatical CoGrOO Verificador ortogrfico Vero Vou mostrar como instalar apenas um deles, pois o processo de instalao para ambos, so iguais. Voc no deve descompactar os arquivos que baixar. Apenas abra o BrOffice.org, v em "Ferramentas", "Gerenciador de Extenso", clique em "Adicionar", localize os pacotes que voc baixou e clique em "Abrir". No se esquea de reiniciar o BrOffice.org aps a instalao dos pacotes. Pronto, agora voc j pode digitar aquele trabalho chato, sem correr o risco de entreg-lo repleto de "vc", "naum", "tb"... (coisa de viciados em MSN, como eu).

VirtualBox
O VirtualBox o brao direito para os linuxeiros "multi-distros", como eu. Ns no conseguimos ficar sem entupir nosso Winchester (HD) com imagens ISO das mais diversas distries Linux ou no. Ento para instalar o VirtualBox no seu Slackware, faa o download do programa no site do VirtualBox, escolhendo a verso "All Distributions", ou clique em um dos links a seguir: Verso para arquitetura i386 Verso para arquitetura AMD64

Verso para arquitetura AMD64

Aps o download do arquivo, d-lhe permisso de execuo com o comando: # chmod +x VirtualBox-3.2.6-63112-Linux_x86.run E logo aps instale-o: # ./VirtualBox-3.2.6-63112-Linux_x86.run

Configurando o teclado para Abnt2 no Slackware


Essa foi uma parte muito chatinha pra configurar no meu notebook, mas no porque difcil e sim porque eu demorei encontrar a soluo mais adequada pra mim. Eu encontrei muitas dicas aqui no VOL e em outros sites, a maioria delas, com configuraes em modo texto, mas nenhuma funcionava. Mas foi grande a minha surpresa ao ver que resolver esse problema muito fcil, na verdade. Esta dica aplica-se interface grfica Xfce. 1. D um Alt + F2 e digite o comando: xfce4-keyboard-settings

2. Clique na aba "Disposio". 3. Caso a opo "Usar padres do sistema" esteja marcada, desmarque-a. Em "Modelo de Teclado", escolha o modelo correspondente ao seu teclado. No meu caso o modelo "Acer Laptop", pois estou usando um notebook de marca Acer, nada de merchan hein!).

4. Logo aps, clique no boto "Adicionar". 5. Escolha a opo "Brasil" e d um OK. 6. Veja que a opo "br" ir aparecer na caixa ao lado, ento voc dever marc-la e depois, poder clicar em "Fechar". Pronto, d uma conferida na cedilha e nos acentos do seu teclado e tudo dever estar funcionando.

Acessando outras parties atravs do Gerenciador de Arquivos do Xfce, o Thunar


Por uma questo de gosto e de desempenho, eu optei por usar o Xfce como ambiente grfico padro no Slackware. O Xfce possui um gerenciador de arquivos leve, rpido, simples e funcional, que o Thunar. Mas uma coisa que me deixou encucado. que diferentemente do Nautilus, do Gnome e do Dolphin, do KDE, o Thunar, no possui um atalho para as outras parties do disco rgido. Isso era muito inconveniente, pois toda vez que eu queria acessar os arquivos do meu Ubuntu (que tenho instalado em dual boot com o Slackware), eu (leigo que sou) acabava por recorrer ao Dolphin. Pra mim, era sempre muito chato, usando o Xfce, ter que recorrer um aplicativo pesado como o Dolphin, apenas para acessar uma outra partio. Veja no lado esquerdo da figura abaixo, que o Dolphin, possui um atalho para a minha pasta raiz (partio do Slackware) e um atalho para meu disco rgido de 207,7 GiB (partio do meu Ubuntu instalado em dualboot com o Slackware):

Porm, voc pode conferir na figura abaixo, no lado esquerdo, que o Thunar possui um atalho apenas para o sistema de arquivos (partio do Slackware).

Mas com umas pesquisadas e umas fuadas nas pastas do sistema, eu encontrei o diretrio por onde pode-se acessar a outra partio do HD, atravs do Thunar. O diretrio o /media/disk/home/nomedoseuusurio. Assim (como em tudo em que se trata de Linux), foi faclimo criar um atalho no Thunar para a partio do Ubuntu, como voc confere na figura abaixo:

Caso voc queira fazer igual, basta que voc v at o diretrio para qual voc quer criar o atalho, nesse caso o diretrio /media/disk/home/ onde voc encontrar a pasta do seu usurio da outra partio. Assim s voc clicar sobre ela e arrast-la (sem soltar o boto do mouse) para o painel lateral esquerdo do Thunar (mais precisamente abaixo da linha preta que est sob o sistema de arquivos). Pronto, atalho criado. Caso voc queira, pode renomear o atalho, clicando nele com o boto direito do mouse e escolhendo a opo "Renomear Favorito". Outra opo, muito bacana para criar um atalho, voc clicar sobre a pasta desejada com o boto direito do mouse e escolher as opes "Enviar Para", "Desktop (Create Link)". Assim o Thunar criar um atalho para a pasta em questo na rea de trabalho do seu sistema. Molezinha n?

Msssss, como sempre tem um "mas", depois que eu reiniciei o sistema, descobri que o Thunar s montava a minha partio do Ubuntu na pasta /media/disk/home/, depois de eu abrir essa partio atravs do Dolphin. Ou seja, se eu no abrisse a partio do Ubuntu com o Dolphin primeiro, o diretrio /media/disk/home/ nem aparecia no Thunar. A foi mais uma pesquisadinha e uma fuadinha, e logo descobri a soluo para que o Thunar montasse a partio do Ubuntu no diretrio /media/disk/home/ junto com o arranque da sesso. E a trago aqui pra voc. O "segredinho" editar o arquivo /etc/fstab, portanto, abra um terminal, entre como root e digite o seguinte comando: # nano /etc/fstab Adicione a seguinte linha no final do arquivo: /dev/sda5 /media/disk ext4 defaults 1 1

Detalhe: A partio do meu Ubuntu a sda5, voc deve verificar qual o nmero da partio que voc quer montar. Detalhe 2: O sistema de arquivos do meu Ubuntu, que est em dual boot com o Slackware, o ext4 como voc confere na linha indicada para inserir no fstab.

Instalando o Opera atravs do pacote baixado do seu site oficial


Caso voc j tenha o Opera instalado, desinstale-o com o auxlio do Pkgtool e baixe a ltima verso do Opera, para Slackware, em sua pgina oficial: http://www.opera.com/browser/download/ 1. Quando terminar o download, abra um terminal no diretrio onde voc salvou o pacote do Opera, e extraia o pacote com o comando: $ tar xvfz opera-10.60-6386.i386.linux.tar.gz 2. Agora entre no diretrio onde o Opera foi descompactado: $ cd opera-10.60-6386.i386.linux 3. Agora, logue-se como root rode o script de instalao: # ./install E dentro de um ou dois minutos, o novssimo Opera 10.60 estar instalado em seu Slackware.

Concluso e agradecimentos Chegamos ao fim deste artigo que, espero eu, possa lhe auxiliar em seus primeiros passos com o Slackware. Como eu j disse no incio, eu nunca tive a inteno de esgotar esse assunto, mas sim apenas contribuir relatando as minhas primeiras experincias com essa distro to maravilhosa e fascinante. Ficarei muito feliz por cada leitor que tiver, uma dvida sequer, esclarecida ao ler essas pginas. Afinal de contas, essa a principal motivao que me faz escrever sobre Linux. Espero que a sua aprendizagem com o Slackware, contribua para o seu crescimento, como pessoa. Espero que do mesmo modo que voc esteja disposto a adquirir conhecimento, esteja disposto a dividi-lo com quem precisa. Assim estaremos fortalecendo, cada vez mais, essa comunidade maravilhosa, que acolhe a todos como um corao de me. Esse o esprito livre, o esprito que une mais de 100 mil amantes do Software Livre em um mesmo objetivo. Juntos somos capazes de enfrentar qualquer dificuldade. Quero agradecer, de corao, comunidade do VOL, a galera que me atura no frum. Quero que saibam que todos, de alguma forma contriburam para a realizao deste artigo. Qual seria a melhor distro para arredondarmos da prxima vez? Debian? Gentoo? Sabayon? Mandriva? Quem sabe, n? De qualquer maneira, espero ter correspondido com as expectativas e alcanado o padro de qualidade que exige-se para publicar neste portal honrado. E por ltimo, mas com certeza, com a maior importncia de todas, deixo um grande abrao para voc leitor, que dedicou o seu tempo para prestigiar meu artigo, e para a comunidade Slackware do VOL, que sempre me atenderam prontamente, sanando minhas dvidas. Gostaria de pedir a colaborao da galera, para que me ajudem encontrando possveis erros neste texto e enviando as sugestes de correes para o meu e-mail, para que eu possa repass-las aos moderadores do VOL. Fiquem com Deus. Viva o Linux.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-e-arredondando-o-Slackware-13.1 Voltar para o site

Potrebbero piacerti anche