Sei sulla pagina 1di 14

Portugus

Texto para a prxima questo RELAMPIANO T relampiano, cad nenm? T vendendo drops no sinal pra algum T relampiano, cad nenm T vendendo drops no sinal pra algum T vendendo drops no sinal... Todo dia dia, toda hora hora, Nenm no demora pra se levantar Me lavando roupa, pai j foi embora, E o caula chora pra se acostumar Com a vida l de fora do barraco, Hay que endurecer um corao to fraco, Pra vencer o medo do trovo, Sua vida aponta a contramo.
LENINE & MOSCA. Na Presso. Rio de Janeiro: BMG, 1999. 1CD, digital, estreo.

(Adaptado de: FREITAS, Dcio. O PROFETA DA GUERRILHA. ZERO HORA, 13 de julho, 1997, p.19.)

2 Assinale a alternativa que apresenta vocbulo ATEMTICO: a) processos c) romntica b) histria d) quando

3 Assinale a nica alternativa que NO encontra suporte no texto. a) Che Guevara o maior heri romntico do sculo em que vivemos. b) Che Guevara fracassou porque defendia idias extremamente avanadas para o seu tempo. c) A sustentao terica, as formas de ao e o projeto econmico-social de Che no justificam sua notoriedade. d) O desaparecimento fsico de Guevara e o desaparecimento de suas idias ocorreram em momentos diferentes.

1 NO correto afirmar que o texto


a) apresenta estrangeirismos. b) utiliza, denotativamente, a palavra contramo. c) tem, no ttulo, um exemplo do registro coloquial da lngua. d) faz uma denncia social sobre a situao dos meninos de rua. Texto para as prximas 4 questes. 1. Os processos da histria mtica so francamente irracionais. Como se explica que, apesar do seu lgubre estalinismo, Che Guevara tenha adquirido uma aura romntica que ofusca a de qualquer outro heri do sculo 20, culminando hoje na sua santificao entre camponeses bolivianos? 2. Essa aura romntica comeou a se formar quando, abandonando uma prestigiosa posio no regime cubano, se internou no Congo para lutar contra uma corrupta e sanguinria ditadura neocolonialista. E tornou-se legendria em decorrncia de sua trgica aventura na Bolvia. 3. Che Guevara morreu antes das duas idias e, graas a isso, no s escapou do eclipse histrico, como se transformou num dos smbolos e cones da nossa poca. Seus mtodos eram autoritrios, sua base terica, extremamente superficial, e seu projeto econmico-social fracassou

4 Assinale a alternativa que apresenta sinnimos


convenientes para as palavras romntica, indmita e venerado. a) potica - invencvel - reverenciado b) fictcia - insensvel - reverenciado c) amorosa - invencvel - imitado d) potica - insensvel - reverenciado

5 Considere as seguintes afirmaes sobre acentuao grfica no texto. I. A palavra terica recebe acento grfico pela mesma regra que preceitua o uso do acento em lgubre. II. Se fosse retirado o acento das palavras s, e mdia, esta alterao provocaria o aparecimento de outras palavras da Lngua Portuguesa. III. A palavra heri acentuada pela mesma regra de autoritrios. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e III d) Apenas II e III

a 3. srie/pr-vestibular

miseravelmente. Imortalizou-o uma das qualidades mais raras e admiradas entre os homens uma nobre e indmita coragem, exatamente o fascinante trao essencial do heri. O Che foi um heri do nosso tempo um tempo feito de mesquinho egosmo e opaca mediocridade. natural que seja especialmente venerado por jovens de classe mdia, da qual tambm ele provinha: encarna o heri que a maioria desses jovens gostaria de encarnar, mas no consegue.

1 SIMULADO
6 A seqncia culminando hoje na sua santificao
entre camponeses bolivianos (par.1) completa, no contexto da frase, uma idia de a) finalidade. b) rebeldia. c) gradao. d) oposio. Marque a alternativa correta: a) A orao O casamento esteve prestes a naufragar aos dois meses de idade se utiliza de linguagem denotativa, evitando a linguagem figurada. b) A orao f-la tirar um retrato confusa porque tanto pode se referir a Petra Cortes quanto a Aureliano Segundo. c) O vocbulo emenda est sendo usado no sentido de regenerao. d) O vocbulo concubina no se aplica a Petra Cortes.

Histria
9 Entre as caractersticas do feudalismo, sistema poltico, social e econmico estruturado na Europa medieval, esto: a) A existncia de uma forte concentrao de poder nas mos dos monarcas. b) Uma forte monetarizao das relaes econmicas, favorecendo o crescimento dos ncleos urbanos. c) A terra no tinha valor, sendo inmeras vezes concedida aos servos para que cultivas-sem a agricultura livremente. d) A existncia de uma sociedade estamental, formada por grupos sociais com status fixos, os senhores e os servos, em que os servos eram presos terra e obrigados a prestar servios e pagar impostos aos senhores.

Assinale a alternativa correta, tendo como referncia todas as falas do menino Calvin. a) O emprego de termos como gente e tem inadequado, uma vez que esto carregados de marcas da linguagem coloquial desajustadas situao de comunicao apresentada. b) Calvin emprega o pronome voc no necessariamente para marcar a interlocuo: antes, trata-se de um recurso da linguagem coloquial utilizado como forma de expressar idias genricas. c) O emprego de termos de significao ampla como noo, tudo, normal prejudica a compreenso do texto, pois o leitor no consegue entender, com clareza, o que se pretende dizer. d) O pronome eles empregado duas vezes, sendo impossvel, no contexto, recuperar-lhe as referncias.

10 Sobre as cidades europias na poca moderna


(sculos XVI a XVIII), correto afirmar que, em termos gerais, a) mantiveram o mesmo grau de autonomia poltica que haviam gozado durante a Idade Mdia. b) ganharam autonomia poltica na mesma proporo em que perderam importncia econmica. c) reforaram sua segurana construindo muralhas cada vez maiores e mais difceis de serem transpostas. d) perderam, com os reis absolutistas, as imunidades polticas que haviam usufrudo na Idade Mdia.

8 O casamento esteve prestes a naufragar aos dois


meses de idade, porque Aureliano Segundo, tentando aplacar Petra Cortes, f-la tirar um retrato vestida de rainha de Madagascar. Quando Fernanda soube, tornou a arrumar as arcas do enxoval de recm-casada e partiu de Macondo sem se despedir. Aureliano Segundo alcanou-a na estrada do pantanal. Ao fim de muitas splicas e promessas de emenda, conseguiu lev-la de volta para casa e abandonou a concubina.
MRQUEZ, G. G. Cem anos de solido, p. 197, 41 ed., 1995.

11 Sobre a expanso martima europia nos sculos


XV e XVI, podemos afirmar que: a) Teve, na Batalha de Poitiers, marco inicial da reconquista da Pennsula Ibrica pelos europeus, o ponto de partida.

15 Quando da chegada dos europeus, em 1500, e


durante as trs primeiras dcadas do domnio portugus sobre o Brasil, as relaes com os nativos indgenas foram relativamente estveis e amistosas, o que permitiu a constituio do chamado escambo vegetal, atravs do qual, em troca de produtos tais como espelhos, aguardente e miangas, os ndios colaboravam com os europeus na explorao do pau-brasil. A substituio desse trabalho indgena pelo do escravo africano, na economia colonial, a partir do sculo XVII, decorreu: a) Do fato de serem os ndios preguiosos e naturalmente indispostos para o trabalho, o que diminua a produtividade e, por conseqncia, depreciava os lucros coloniais. b) Da indisposio dos ingleses com o trabalho escravo indgena. Em razo de sua formao marcadamente crist, os ingleses horrorizavam-se com a escravizao dos ndios. c) Da docilidade dos africanos, que se adaptavam facilmente ao cativeiro e ao trabalho nos engenhos, diferentemente dos ndios que, estimulados pelos jesutas, protagonizavam constantes fugas. d) De vrios aspectos conjugados, entre os quais se ressalta o carter mercantil da explorao colonial, a diminuio do nmero de ndios e a reao da Igreja Catlica escravizao destes.

12 Organizada com base na explorao estabelecida


pelo mercantilismo metropolitano espanhol, a sociedade colonial apresentava, no topo da escala hierrquica, a) os criollos, grandes proprietrios e comerciantes que, por constiturem a elite colonial, participavam das cmaras municipais. b) os chapetones, que ocupavam altos postos militares e civis. c) os calpulletes, que ocupavam altos cargos administrativos dos chamados ayuntamientos. d) os mestios, que, por serem filhos de espanhis, podiam estar frente dos cargos poltico-administrativos.

13 Sobre a colonizao inglesa nas colnias da Amrica do Norte, CORRETO afirmar que: a) no conjunto das treze colnias, o modelo de colonizao baseava-se na produo tropical voltado para a exportao. b) as colnias do norte produziam artigos tropicais, utilizavam a mo-de-obra escrava e, por isso, so identificadas como colnias de explorao. c) as colnias do sul, por apresentarem um clima semelhante ao europeu, produziam gneros de subsistncia em pequenas propriedades e utilizavam mo-de-obra livre. d) as colnias de povoamento foram colonizadas por europeus que fugiam das perseguies religiosas em busca de uma nova ptria.

16 Algumas dcadas depois da chegada de Cabral


Amrica, os portugueses viram-se na necessidade de efetivar a ocupao das suas descobertas territoriais. Sobre o processo de colonizao implementado pelos lusitanos na Amrica, podemos afirmar que: a) Foi viabilizado pela descoberta de ouro e diamantes no interior, particularmente, em terras hoje pertencentes aos Estados de Minas Gerais e Gois. b) Teve, no cultivo da cana para a fabricao de acar a ser comercializado no mercado europeu e na utilizao do trabalho escravo, fatores centrais.

14 O perodo da nossa histria conhecido como


Pr-colonizador pode ser caracterizado pelos seguintes pontos: I. A descoberta de metais preciosos, particularmente, prata e diamantes na regio amaznica. II. A montagem de estabelecimentos provisrios, conhecidos como feitorias, onde eram

a 3. srie/pr-vestibular

b) Teve, na procura por mercados consumidores para os produtos manufaturados europeus, a principal motivao inicial. c) Foi iniciada por navegantes de origem holandesa, que desde o sculo XIII, trafegavam pelo Mar Mediterrneo e por rotas atlnticas nas costas africanas. d) A constituio dos Estados de tipo moderno, aliada s necessidades de procura por metais preciosos, e de rotas alternativas para o intercmbio comercial entre o Oriente e o Ocidente, foram fatores centrais para desencadear a expanso martima.

feitas trocas comerciais entre os navegantes portugueses e os povos indgenas do Brasil. III. A criao das cidades de So Vicente e Desterro no litoral da Amrica Portuguesa. IV. A utilizao da mo-de-obra indgena para a explorao de madeira, particular-mente, do pau-brasil. Dentre as afirmativas anteriores esto corretas apenas: a) I e II b) II e III c) II e IV d) III e IV

1 SIMULADO
c) Teve, na explorao do pau-brasil, na utilizao da mo-de-obra africana e na criao de um sistema colonial centrado na vida urbana, elementos vitais para o sucesso inicial do empreendimento colonial. d) Teve, na Coroa Espanhola e nos mercadores da Nova Lusitnia, parceiros vitais para o xito do empreendimento. Podemos depreender das palavras acima: a) as empresas em busca de maximizar seu lucro acabam realizando concesses para se perpetuarem naquilo que o autor denomina de lugar; b) a fala do autor se enquadra no contexto da globalizao, pois o capital transnacionalizado no tem fidelidade ao lugar, mas sim impem ao territrio sua lgica; c) as empresas esto transnacionalizadas e o capital j no mais obedece uma lgica nacional, pois sua ptria agora onde ele se instala, da a importncia do territrio ressaltado pelo autor, uma vez que se perpetua a relevncia do lugar; d) as empresas desprezam o lugar e o territrio, pois no mais prescindem de uma base territorial para a reproduo do capital;

17 A morte de Dom Henrique, no incio do ano de


1580, provocou uma crise de sucesso no trono portugus, abrindo o caminho para sua conquista pelo soberano espanhol, Felipe II. A unio entre os dois reinos ibricos durou sessenta anos e, para o Brasil, esse perodo foi marcado pelo (pela): a) conquista do norte da colnia, em busca do domnio do esturio do rio da Prata, com a fundao da Colnia do Sacramento. b) adoo da escravizao indgena e incio da explorao do ouro em Minas Gerais. c) a expanso da economia mineradora e expulso dos jesutas. d) a expanso da ocupao interna do territrio e incremento das entradas e bandeiras.

20 A anlise do atual processo de globalizao no


mundo e da ao das empresas globalizadas permite estabelecer que, de modo geral, a) as empresas no pensam mais em estratgias por pas, mas sim em estratgias por regies e blocos econmicos. b) as empresas procuram, cada vez mais, fortalecer os Estados Nacionais para poderem competir nos mercados mundiais. c) no processo de trocas internacionais, as grandes empresas procuram fortalecer as organizaes supranacionais, como a OMC (Organizao Mundial do Comrcio) e a ao dos Estados Nacionais. d) as polticas neoliberais vm favorecendo o crescimento das pequenas empresas na competio do mercado internacional.

18 Acerca das relaes entre a Igreja Catlica e o Estado Portugus no Brasil Colonial, correto afirmar que: a) o Estado Portugus reservava-se o direito de fundar as dioceses e de designar seus respectivos bispos. b) o Estado Portugus impediu que a Igreja Catlica dirigisse a instruo e a educao dos colonos. c) a Igreja Catlica era encarregada de pagar as gratificaes ao clero e de edificar os templos catlicos. d) a Igreja Catlica organizou as expedies militares que objetivavam o domnio das riquezas coloniais.

21 Observe a charge para responder questo.


ENQUANTO ISSO, NA ESCOLA PLANALTO

Geografia
19 Observe o texto:
Mas as empresas tambm convocam o resto do territrio a trabalhar para seus fins egostas, mas tambm inconstantes, de modo a assegurar um enraizamento do capital que sempre provisrio. E como um capital globalmente comandado no tem fidelidade ao lugar, este continuamente extorquido. O lugar deve, a cada dia, conceder mais privilgios, criar permanentemente vantagens para reter as atividades das empresas, sob ameaa de um deslocamento.
(Milton Santos e Maria L. Silveira, O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro, Record, 2001.)

Para Millor Fernandes, autor da charge, a globalizao um processo que

a)

22 A partir dos anos de 1980, as condies de emprego e trabalho foram se modificando em nvel mundial. Refletindo sobre este novo mundo do trabalho, pode-se afirmar que h uma tendncia para a) ampliar o emprego informal e diminuir o poder dos sindicatos. b) estabilizar os percentuais de desemprego e reduzir o setor de servios. c) aumentar o emprego industrial e diminuir as jornadas de trabalho. d) estabilizar o crescimento de microempresas e diminuir o trabalho industrial.

(Manuel Castells, A sociedade em rede.)

23 Leia a charge abaixo. Ela reproduz a idia de que o


desemprego no Brasil fruto apenas do processo de globalizao. Sabe-se que, em parte, o desemprego conseqncia de fatores internos.

Considerando as informaes contidas no trecho e as alteraes no espao geogrfico a partir da Revoluo Informacional, correto afirmar que: a) a nova diviso internacional do trabalho uma reproduo da clssica diviso, pois h espaos geogrficos de alto valor informacional (pases centrais) e outros de trabalho desvalorizado (pases da periferia). b) o desenvolvimento tecnolgico na rea de informao, ao reorganizar os fluxos de capital e de pessoas, criou uma rede hierarquizada e cristalizada de novos pases informatizados. c) as cidades globais Nova Iorque, Otawa e Rio de Janeiro so espaos geogrficos exclusivos dos produtores de alto valor do trabalho informacional, representando, portanto, os cones da nova diviso internacional do trabalho. d) as quatro posies descritas podem ocorrer simultaneamente num mesmo pas, visto que a nova diviso internacional do trabalho no ocorre entre pases, mas entre agentes econmicos organizados em sistemas de redes e fluxos.

25
Abaixo esto relacionados alguns desses fatores, com exceo da: a) baixa qualificao da mo-de-obra que resulta em baixa produtividade e, conseqentemente, em grande rotatividade. b) manuteno de altas taxas de juros que inibem as empresas de tomarem emprstimos para investir na produo. c) concentrao de renda, reduzindo a capacidade de consumo de grande parte da populao. d) desintegrao dos latifndios, responsvel por expulsar um enorme contingente de trabalhadores rurais.

Com relao a essa economia, INCORRETO afirmar que: a) funciona graas aos avanos no setor eletrnico e de telecomunicaes. b) distribui de forma mais equilibrada o controle das trocas internacionais entre pequenas, mdias e grandes empresas. c) conta, para seu funcionamento, com satlites artificiais (imagens), telefonia (sons) e informtica (dados e internet).

a 3. srie/pr-vestibular

facilita o crescimento demogrfico das reas mais populosas do Globo. b) permite acentuar as divises tnico-culturais dos povos. c) promove a integrao cultural entre os povos de origem latina e saxnica. d) beneficia partes do Globo, acentuando as diferenas entre o Norte e o Sul.

24 O que chamo de a mais nova diviso internacional


do trabalho est disposta em quatro posies diferentes na economia informacional/global: produtores de alto valor com base no trabalho informacional; produtores de grande volume baseado no trabalho de mais baixo custo; produtores de matrias-primas que se baseiam em recursos naturais; e os produtores redundantes, reduzidos ao trabalho desvalorizado (...) A questo crucial que estas posies diferentes no coincidem com os pases. So organizadas em redes e fluxos, utilizando a infraestrutura tecnolgica da economia informacional (...)

1 SIMULADO
d) cria uma nova liderana no setor exportador: a das indstrias relacionadas com a propriedade intelectual (fabricantes de softwares, gravadoras de discos, editoras) que desbancam setores tradicionais, como a indstria automobilstica. Considerando-se a rea do Mercosul de fato, INCORRETO afirmar que ela a) comprova o interesse manifestado por alguns pases no-membros de se integrar a esse bloco econmico. b) coincide com o espao de maior densidade demogrfica e de economia mais dinmica na Amrica do Sul. c) expressa as diversidades econmicas regionais nos pases de maior extenso territorial. d) engloba a regio que tem permitido a livre circulao de produtos, de capitais e de pessoas.

26 O processo de construo da Unio Europia tem


suas origens no Tratado de Roma de 1957, quando foi criada a Comunidade Econmica Europia, com seis pases signatrios. Nas trs ltimas dcadas do sculo XX, vrios outros pases europeus aderiram ao processo, e em 2004, outros dez pases passaram a fazer parte do mesmo. Hoje, 27 pases integram o bloco. Embora a formao de grandes blocos seja uma tendncia da economia mundial , o projeto da Unio Europia procura ir alm desses limites, visando a uma integrao mais profunda. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NO representa os objetivos da Unio Europia. a) Carta social definindo os direitos de cidadania em todos os pases membros da Unio e a efetivao de um Parlamento Europeu. b) Projeto comum de defesa e de poltica externa visando fortalecer a posio da Europa frente a outras potncias mundiais. c) Construo de uma legislao comum que contemple as questes econmicas, fiscais, trabalhistas e ambientais. d) Restrio circulao de pessoas dentro do bloco visando a um maior controle das fronteiras nacionais.

28 A Rodada Doha, promovida pela Organizao


Mundial de Comrcio, no chegou a acordos importantes, devido a) s exigncias trabalhistas de operrios de fbricas localizadas em pases emergentes, como Mxico e Coria do Sul. b) ao protecionismo agrcola dos pases centrais, que afeta as exportaes de pases como China e ndia. c) s restries ambientais do Protocolo de Kyoto, apoiadas pela Unio Europia, mas com resistncia dos EUA. d) s novas barreiras sanitrias exportao de produtos agrcolas de pases centrais aos pases perifricos.

27 Analise este mapa, em que esto destacadas as


reas de abrangncia do Mercosul, tanto a legal denominada Mercosul de direito quanto aquela em que se estabeleceram mais intensamente as relaes propostas para o estgio em que se encontra esse bloco econmico denominada Mercosul de fato: O Mercosul de fato e o de direito

Matemtica
29 O menor nmero natural N que dividido por 9 deixa
resto 8, dividido por 11 deixa resto 10 e dividido por 12 deixa resto 11, um nmero com 3 algarismos. A soma dos algarismos do nmero N igual a: a) 15 b) 16 c) 17 d) 18

30 Joo, Pedro e Carlos juntos ganham 10 mil reais. O


salrio de Pedro igual ao salrio de Joo menos o dobro do salrio de Carlos e Joo ganha o triplo do salrio de Pedro. Ento: a) Pedro e Carlos juntos ganham o mesmo que Joo. b) Pedro recebe mais do que Carlos. c) Carlos recebe a metade do salrio de Joo. d) Joo recebe o triplo do salrio de Carlos.

31 Em uma comunidade, metade dos homens e a


quarta parte das mulheres tm menos de 18 anos. Dois quintos dos moradores da comunidade so homens. A frao dos moradores com menos de 18 anos que de mulheres, dada por:

FONTE: FIRKOWSKI, O. L. C. de F. Industrializao, questo ambiental e Mercosul. Geografia, Londrina, v. 8, n. 2, 1999. p. 163. (Adaptado)

32 O nmero de conjuntos distintos X que satisfazem


{0,1,2} a) 7 X {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9} : d) 27 b) 7 c) 210 2

38 Uma das razes que ocorrem na obteno de ferro


a partir da hematita : Fe2O3(S) + CO(g) CO2(g) + Fe(s)

33 O preo de compra de um certo produto x; se


for vendido por k, haver, em relao a x, um prejuzo de 20%. Ento, se for vendido por 3k, haver, em relao a x um lucro de: a) 40% b) 140% c) 160% d) 240% do 4. , igual a soma dos trs termos anteriores. Podemos afirmar, ento, que o 10. termo igual a: a) 44 b) 53 c) 81 d) 120

34 Na sucesso 0,1,1,2,4,7,13... cada termo, a partir

35 Os alcanos so substncias qumicas formadas


apenas com tomos de carbono e hidrognio unidos apenas com ligaes simples. De uma forma geral a frmula molecular de um alcano sempre da forma Cn H2n+2. Sabendo-se que a massa atmica do carbono igual a 12 e que a massa atmica do hidrognio igual a 1,0 , podemos afirmar que a soma das massas moleculares dos 10 menores alcanos CH4, C2H6, C3H8,..., C10H22 igual a: a) 642 b) 790 c) 812 d) 920

O calor liberado por esta reao cerca de 7,5 kcal por mol de hematita consumida. Supondo que a reao se inicie temperatura ambiente (24C) e que todo esse calor seja absorvido pelo ferro formado (o qual no chega a fundir), a temperatura alcanada por 224 gramas de ferro da ordem de: Dado: Calor especfico do ferro 0,125 cal/g C a) 560C b) 1000C c) 1200C d) 1600C

39 Duas partculas A e B possuem movimento retilneo em uma mesma reta orientada. As equaes dos movimentos no SI so SA = 6 + t e SB = 2t com t 0. Podemos afirmar que o instante (t) de encontro est entre: a) 2s e 3s b) 3s e 4s c) 4s e 5s d) 5s e 6s

40 Toda atividade que exercemos requer energia,


algumas menos e outras mais. A tabela a seguir fornece a quantidade de energia gasta, em mdia, em algumas atividades comuns.
Atividade Beijar ou receber um beijo Dormir Parar numa fila Estudar ou assistir a uma aula Lavar loua Varrer o cho Tomar banho Caminhar Pedalar Nadar Energia em kcal/h 12 68 84 126 161 175 280 340 450 546

36 Francisco fez medies das dimenses do terreno de sua nova residncia e pde observar que o mesmo era um quadriltero ABCD com AD = 30m e BC = 40m, com AD e BC no paralelos. Em seguida ele fincou um poste no ponto mdio de AB e outro no ponto mdio de CD, unindo-os com um fio bem esticado. Marque, dentre as opes abaixo, um comprimento que o fio no poder ter: a) 36m b) 34m c) 32m d) 30m

Fsica
37 A ao enzimtica influenciada por trs fatores
principais: temperatura, pH e concentrao do substrato. Toda enzima tem um timo de temperatura, ou seja, uma temperatura em que ela atua mais intensamente. Apesar desse timo variar de uma enzima para outra, ele se situa normalmente abaixo de 45C, em temperaturas compatveis com o mximo de atividade fisiolgica do ser vivo. Acima dessas temperaturas ocorre a desnaturao da enzima: sua forma se altera, o que a torna inativa.

Quantas horas de sono gastam o mesmo nmero de calorias que duas horas de caminhada? a) 10 h b) 20 h c) 30 h d) 40 h

41 Um mergulhador usando colete inflvel encontrase imerso no fundo da gua. Ao inflar mais o colete com o ar comprimido da garrafa, ele est a) aumentando a presso da gua sobre ele.

a 3. srie/pr-vestibular

a) 3/5 c) 4/7

b) 3/7 d) 2/5

A temperatura tima na escala Fahrenheit est abaixo de que valor? a) 100F b) 111F c) 113F d) 120F

1 SIMULADO
b) diminuindo a presso da gua sobre ele. c) diminuindo o empuxo sobre ele. d) aumentando o empuxo sobre ele. I. X, Z e T so representaes de um elemento qumico e, portanto, devem ter um mesmo smbolo qumico. II. M e L so representaes de um elemento qumico e, portanto, devem ter um mesmo smbolo qumico. III. X, Z e T so isbaros entre si e M e L so istonos entre si. IV. T, L e R so isbaros entre si e Z, L e R so istopos entre si. V. X no possui nenhum nutron, e Z e T possuem 1 e 2 nutrons respectivamente. As proposies FALSAS so somente: a) I e II. b) I, II e III. c) III e IV. d) IV e V.

42 Uma pequena esfera de vidro cai com velocidade


constante, num lquido em repouso contido num recipiente. Com relao aos mdulos das foras que atuam sobre a esfera, peso P, empuxo E e fora de atrito viscoso Fa, correto afirmar que a) P = E b) P = Fa c) P = E + Fa d) P = E Fa

43 Umidade relativa do ar a razo obtida dividindose a massa de vapor de gua contida num dado volume de ar pela massa de vapor de gua que este volume de ar comportaria, na mesma temperatura, se estivesse saturado. Num determinado recinto onde a temperatura ambiente de 20C, tem-se 8,5g/m3 de vapor de gua presente no ar. Sabe-se que ar saturado a 20C contm cerca de 17g/m3 de vapor de gua. A umidade relativa do ar no recinto considerado de a) 8,5% b) 10% c) 25% d) 50%

46 O segundo elemento mais abundante em massa na

crosta terrestre possui a seguinte configurao eletrnica, no estado fundamental: nvel 1 completo; nvel 2 completo; nvel 3 4 eltrons O elemento correspondente a essa configurao o a) nitrognio. b) alumnio. c) oxignio. d) silcio. A, B e C tm nmeros de massa consecutivos; B istopo de A, e A, istono de C; B possui 23 nutrons, e C, 22 prtons. Os nmeros atmicos de A e C so, respectivamente, a) 20 e 22. b) 21 e 20. c) 40 e 41. d) 42 e 40.

44 Uma famlia composta por cinco pessoas, para diminuir o consumo de energia eltrica domiciliar, usou os seguintes procedimentos: I. diminuiu o tempo mdio de uso do chuveiro, de 3000W, ocorrendo reduo mdia mensal de 10h; II. eliminou o uso do forno de microondas, de 1000W, que era usado aproximadamente durante 12 horas por ms. A reduo mdia do consumo de energia eltrica, em kWh (quilowatt-hora), durante um ms, foi de a) 42 b) 32 c) 24 d) 12

47 Considere trs tomos A, B e C, sabendo-se que:

48 A borracha sinttica tem a seguinte frmula estrutural:

Qumica
45 Atualmente, um elemento qumico definido em
termos do seu nmero de prtons, ou seja, um elemento qumico ter exatamente o mesmo nmero de prtons, mas no necessariamente o mesmo nmero de nutrons. Com base nisto, examine as representaes qumicas a seguir e analise as proposies. (As letras maisculas podem representar qualquer tomo):
1

X1 ; 1Z2 ; 1T3 ; 2M4 ; 2L3 ; 3R4

Pela adio de tomos de enxofre entre as cadeias, a borracha se torna um bom elastmero. Analise as afirmativas em relao aos elementos C e S. I. O enxofre tem 4 eltrons na camada de valncia. II. O carbono tem afinidade eletrnica maior que o enxofre, pois o carbono tem mais camadas. III. O nion S2- tem raio atmico maior que o elemento enxofre, S.

49 O cido sulfrico um dos cidos mais utilizados


na indstria qumica. Uma amostra contendo 200 g de H2SO4 puro contm um nmero total de quantos tomos? Dados: M(H2SO4) = 98 g/Mol. Nmero de Avogadro: 6,02 1023.

Biologia
53 Entre as primeiras plantas introduzidas no Jardim
Botnico, presente de Luiz de Abreu Vieira e Silva a D. Joo, havia uma palmeira (Roystonea oleracea (Jacq.) Cook), que foi plantada pelo prprio Prncipe Regente. A partir da, ela ficou conhecida popularmente como palmeira real ou imperial. a) 1,23 1024 c) 8,60 1023 b) 1,23 1023 d) 8,60 1024

50 Um frasco que contm 1 litro de gua oxigenada,


H2O2(aq), na concentrao de 1 mol/L, foi armazenado durante um ano. Aps esse perodo, verificouse que 50% dessa gua oxigenada se tinha decomposto, como mostrado nesta equao: 2 H2O2(aq) 2 H2O + O2 (g) Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a massa de oxignio produzida nesse processo : a) 8 g. b) 16 g. c) 17 g. d) 32 g.

51 O endurecimento do gesso ocorre devido reao qumica representada por: Em 1829, a palmeira floresceu pela primeira vez. Para que o Jardim Botnico tivesse o monoplio dessa espcie, o diretor Serpa Brando mandava tirar e queimar todos os seus frutos. Entretanto, noite, os escravos subiam na rvore, colhiam os frutos e vendiam, na clandestinidade. Foi assim que a espcie se dispersou por todo o pas, tornando-se mais conhecida at do que palmeiras da flora nativa. O espcime plantado por D. Joo recebeu o nome de Palma Mater. Em 1972, a Palma Mater foi fulminada por um raio. Tinha, naquela poca, 38,70 metros de altura. O tronco foi preservado e encontra-se em exposio no Museu Botnico. Em seu lugar, foi plantado outro exemplar, simbolicamente chamado de Palma Filia.

Quando 1,45 kg de gesso endurecem, o aumento de massa verificado , em gramas, igual a a) 360. b) 270. c) 150. d) 90.

a 3. srie/pr-vestibular

Est(o) correta(s) a) apenas I. c) apenas III.

b) apenas II. d) apenas I e II.

52 Num experimento, 1000 kg do minrio hematita


(Fe2O3 + impurezas refratrias) foram reduzidos com coque, em temperatura muito elevada, segundo a reao representada a seguir. Fe2O3 + 3 C 2 Fe + 3 CO Supondo-se que a reao tenha sido completa, a massa de ferro puro obtida foi de 558 kg. Pode-se concluir que a percentagem de pureza do minrio aproximadamente igual a a) 35,0%. b) 40,0%. c) 55,8%. d) 80,0%.

1 SIMULADO
As palmeiras do Jardim Botnico constituem um (a): a) ecossistema b) ectone c) populao d) comunidade ligao peptdica e se estabelece sempre entre o grupo amina de um aminocido e o grupo carboxila do outro. As molculas resultantes da unio de aminocidos so genericamente chamadas peptdeos. A hidrlise de um peptdio rompe a ligao peptdica, originando aminocidos.

54 Com relao estrutura e forma de nutrio, as


cianobactrias e as clulas vegetais classificam-se, respectivamente, como: a) procarionte e eucarionte auttrofas (ambas) b) eucarionte e procarionte autotrfica e heterotrfica c) procarionte e eucarionte heterotrfica e autotrfica d) eucarionte e procarionte heterotrficas (ambas)

A quantidade de aminocidos produzidos e de molculas de gua utilizada na hidrlise total do peptdeo representado pela figura acima corresponde, respectivamente a: a) 4 e 5 b) 3 e 4 c) 5 e 4 d) 4 e 3

55 A margarina finlandesa que reduz o colesterol


chega ao mercado americano ano que vem.
(Jornal do Brasil, 23/07/98)

58 O tico-tico t comendo meu fub / Se o


tico-tico pensa / em se alimentar / que v comer / umas minhocas no pomar (...) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alapo (...)
(Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fub).

O uso de albumina est sob suspeita


(O Globo, 27/07/98)

Lactose no degradada gera dificuldades digestivas


(Imprensa brasileira, agosto/98)

As substncias em negrito nos artigos so, respectivamente, de natureza: a) lipdica, protica e glicdica b) lipdica, glicidca e protica c) glicidca, orgncia e lipdica d) glicerdica, inorgnica e protica

56 A camada de oznio, um filtro natural dos raios ultravioleta, diminuiu 2,7% nos ltimos vinte anos, na faixa entre 29 e 39 de latitude abaixo do equador. Vrios produtos decompem o oznio, principalmente o freon, muito utilizado nos refrigeradores e aerossis. Um dos danos causados pela maior incidncia de radiao ultravioleta nos oceanos a destruio do fitoplancton. Como conseqncia, a cadeia alimentar marinha est sendo rompida no nvel dos: a) decompositores b) consumidores primrios c) consumidores secundrios d) produtores

No contexto da msica, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fub, minhoca, alpiste e gato, a) a minhoca aparece como produtor e o ticotico como consumidor primrio. b) o fub aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primrio e secundrio. c) o fub aparece como produtor e o gato como consumidor primrio. d) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primrios.

59 As plantas e animais utilizam diversos componentes qumicos na formao de partes importantes de seus organismos ou na construo de estruturas importantes em sua sobrevivncia. A seguir esto citados alguns:

57 As molculas de protenas so formadas por dezenas, centenas ou milhares de molculas de aminocidos, ligadas em seqncia como elos de uma corrente. A ligao entre dois aminocidos vizinhos em uma molcula de protena denominada

New Scientist, 4 July 1998.

61 In () because their lenses reflect a disturbing


image of the screen () the word THEIR means: a) disturbing image b) peoples glasses c) peoples image d) video conferences

Esto corretas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) II e III d) II e IV.

62 In All this happens so quickly () the underlined


words refer to: a) pictures b) the screen c) Nokia proposes d) synchronising the camera with the screen TEXTO 2 para as questes de 63 a 65:

60 A figura abaixo ilustra a conhecida experincia dos


hemisfrios de Magdeburgo, realizada por Otto Von Guericke.

Em sua famosa experincia, Otto Von Guericke (1602-1686), demonstrou que o ar exerce presso e que esta atua sobre todas as coisas, em todas as direes e em todos os sentidos. Guericke usou uma esfera metlica, constituda por dois hemisfrios que podiam ser separados e, retirando o ar de seu interior, verificou que, para separar os hemisfrios, necessitava da trao de muitos cavalos puxando em sentido oposto. Concluiu ento que a resistncia abertura dos hemisfrios existia em funo da presso do exterior (presso atmosfrica). Tal experincia foi realizada com a inteno de testar: a) uma lei b) um modelo c) uma hiptese d) uma teoria

By the end of the first quarter of the nineteenth century a number of our Eastern institution - Harvard, Yale, Columbia, and Pennsylvania - had some of the necessary ingredients of a university, but hardly yet the point of view. They were little clusters of schools and institutes. Indeed, just after the Revolution, the schools of Pennsylvania and Harvard had assumed the somewhat pretentious title of university, and, shortly after, the University of Virginia was founded under the guidance of Thomas Jefferson. In the South, Georgia and later North Carolina began to rise. The substance in all these was mainly lacking though the title was honored. There were rather feeble law medical and divinity schools, somewhat loosely attached to these colleges. It has been commonly recognized, however, that the first decade after the close of the Civil War, that is, from about 1866 to 1876, was the great early flowering of university idea in America.

Ingls
TEXTO I para as questes 61 e 62: People wearing glasses look odd during video conferences because their lenses reflect a disturbing image of the screen, but Nokia of Finland has come up with a clever solution (EP 812 106). Since all TV screens go blank for a few milliseconds as one picture frame replaces another. Nokia proposes synchronising the camera with the screen, so pictures are taken only when the screen is blank. All this happens so quickly that the effect is not noticeable

63 In the opinion of the author of this passage, in 1825


a) only Harvard, Yale, Columbia and Pennsylvania could truly be called universities. b) all American educational institutions could justifiably claim to be universities. c) those institutions which called themselves universities were not justified in doing so. d) those institutions which called themselves universities were justified in doing so.

64 Thomas Jefferson founded


a) the University of Pennsylvania.

a 3. srie/pr-vestibular

especially as the picture quality of video conferences is far inferior to that of broadcast TV.

1 SIMULADO
b) Harvard. c) the University of Virginia. d) the University of Georgia.

65 The Civil War ended


a) b) c) d) about 1866. about 1876. about 1856. during the decade from 1966 to 1876.

66 False friends are words in a foreign language


which are similar in form to words in our mother tongue, but which do not have the same meaning. Which pair of words below contains ONLY false friends? a) Characteristics / cycle b) Divide / cycle c) Laboratory / actually d) Realize / actually

67 The meaning of eventually in the sentence Eventually


his idea was accepted is: a) fortunately b) occasionally c) usually d) finally

68 The meaning of consistent in the sentence Mr. Browns


behavior is not consistent with his ideas. is: a) coherent. b) contradictory. c) right. d) persuasive.

Espanhol
Texto I

Segn este trabajo, la msica activa en el cuerpo la segregacin en el flujo sanguneo de xido ntrico, que ayuda a prevenir el crecimiento de cogulos y el colesterol daino para la salud. El efecto de la msica en la sangre dura slo unos pocos segundos, pero el beneficio acumulativo de las canciones favoritas de uno permanece y puede ser muy positivo para individuos de todas las edades, explic Michael Miller, director del Centro. El estudio naci de buscar tratamientos ms baratos y no farmacolgicos para mejorar la salud de los pacientes, segn public el diario The Times. Los cientficos de la Universidad de Maryland analizaron el comportamiento de hombres y mujeres en buen estado de salud (no fumadores) de 36 aos en promedio. Los voluntarios tenan que escuchar msica que les gustara para analizar sus beneficios. Durante el estudio, los investigadores vieron cmo el dimetro de sus venas creca hasta un 26 por ciento. Esto indica, segn Miller, que el xido ntrico fue segregado y se expandi por el cuerpo, reduciendo tanto los cogulos que podran haberse formado como el LDL, una forma de colesterol relacionada con el colesterol daino. Otra de las conclusiones del trabajo es que la msica debe ser agradable a los odos. Aunque sealan que cierto tipo de canciones son ms estresantes como el rap o el heavy metal. Este tipo de msica puede provocar el efecto contrario: que las venas se contraigan hasta un 6 por ciento. Y escuchar melodas irritantes provoca efectos similares a ser fumador pasivo.
www.clarin.com/diario/2008/12/25/um/m-01828380.htm

Escuchar media hora de msica por da mejora la circulacin sangunea


Activa la segregacin de xido ntrico, que previene la aparicin de cogulos y el colesterol daino. Lo dice un estudio de la Universidad de Maryland. No tiene porqu ser pera, jazz o clsica. Lo nico que importa es que a uno le guste y mucho. Es que escuchar msica al menos media hora por da ayuda a mejorar la circulacin sangunea. Al menos eso sostiene un estudio de la Universidad de Maryland, Estados Unidos. La investigacin, llevada a cabo por el Centro de Cardiologa Preventiva de la universidad, seala que la clave es que sean canciones que le gusten a la persona y que no le causen estrs mental al escucharlas.

61 Cualquier tipo de msica mejora la circulacin


sangunea? a) Es necesario or msicas clsicas. b) La msica tiene que ser agradable a los odos. c) El ritmo no influencia en la eficacia del tratamiento. d) Cualquier tipo de msica es eficaz en el tratamiento.

62 Observe los trozos abajo:


Al menos eso sostiene un estudio de la Universidad de Maryland, Estados Unidos. (l.6 7) no le causen estrs mental al escucharlas (l. 10) A qu se refieren, respectivamente, las palabras subrayadas? a) La msica mejora la circulacin sangunea; personas.

63 Observe las afirmaciones abajo:


I. La encuesta fue analizada con personas de todas las edades; II. El efecto que la msica causa en el cuerpo es duradero; III. La explicacin del director del Centro es un argumento de autoridad; IV. Las comillas que se encuentran en el 4 prrafo indican otra voz en el texto. La alternativa procedente es: a) solamente III y IV son correctas; b) solamente I y IV son correctas; c) solamente I y II son correctas; d) solamente II, III e IV son correctas.

66 Analizando el sexto cuadro, percibimos que el semforo es considerado previsible porque a) hace cosas sorprendentes. b) est roto. c) es autoritario. d) hace siempre las mismas cosas. Texto III

64 Se comprob que escuchar msica trae beneficios


a las personas a partir de: a) Encuestas. b) Las observaciones hechas en los comportamientos. c) Crecimiento de las venas hasta 26%. d) Msicas que causaban estrs mental. Texto II Observe el tebeo abajo:

67 Qu buena estrategia para los adolescentes que


contradicen todo el da a sus padres!! La estrategia que ha sido adoptada por el padre es: a) Permitir lo que cree ser un equvoco. b) Condenar lo que busca aceptar. c) Prohibir lo que acostumbra permitir. d) Ordenar lo que suele condenar.

68 La historieta evidencia uno de los varios tipos de


problemas existentes en la relacin entre padres e hijos. En esta tira el autor da nfasis al problema relacionado mayoritariamente con: a) El conflicto de generaciones. b) La diferencia de gustos. c) La ausencia de cordialidad. d) La prdida de poder.

a 3. srie/pr-vestibular

b) A alguien le guste; msicas. c) Universidad de Maryland; las personas. d) La msica mejora la circulacin sangunea; canciones.

65 El texto se inicia a partir de una suposicin de un


personaje de cmic. Observando el primer cuadro y fijndose en un mundo real qu paradoja, de pronto, se nos presenta la historieta? a) Aunque Gaturro sea un animal, l piensa como se fuera una persona. b) Los objetos hablan como las personas. c) Los objetos son racionales y eso causa sorpresa a Gaturro. d) Gaturro empieza a charlar con los objetos.

Potrebbero piacerti anche