Sei sulla pagina 1di 11

12 - PARECER DE AUDITORIA

Introduo

O parecer de auditoria o produto final do trabalho do auditor. Devem ser dirigidos diretoria, ao conselho de administrao ou aos acionistas, deve-se evitar envi-lo a pessoas da companhia. O parecer deve ter a mesma data do trmino dos trabalhos de campo, ou seja, trmino da auditoria.

Objetivo da auditoria externa

O objetivo da auditoria externa ou independente expressar a opinio sobre a propriedade das demonstraes financeiras, bem como se estas representam, de fato, a situao patrimonial e financeira e o resultado da empresa, bem como a correta aplicao da legislao. O parecer a instrumentao pelo qual o auditor expressa sua opinio, em observncia s normas de auditoria, uma vez realizada todo o trabalho de campo devidamente documentado com provas e evidncias sobre as demonstraes financeiras.

Diviso do parecer de auditoria

O parecer de auditoria, via de regra, composto por trs pargrafos:

Primeiro pargrafo

Neste pargrafo destacado o propsito de trabalho do auditor bem como evidencia a responsabilidade por ele assumida. denominado de pargrafo de introduo, onde o auditor identifica o objeto do trabalho. De conformidade com a Resoluo CFC 820/97, de 17/12/97, o Parecer dos Auditores Independentes destaca da seguinte forma o primeiro pargrafo:

AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

(1) Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 20X1 e 20X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis.

Segundo pargrafo

Neste pargrafo so abordadas a abrangncia do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi conduzido. De conformidade com a Resoluo CFC 820/97, de 17/12/97, o Parecer dos Auditores Independentes destaca da seguinte contedo no segundo pargrafo: (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e

compreenderam (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; (e) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas

adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes

contbeis tomadas em conjunto.

AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

Terceiro pargrafo

Neste pargrafo determinada a opinio do auditor sobre o trabalho executado. De conformidade com a Resoluo CFC 820/97, de 17/12/97, o Parecer dos Auditores Independentes destaca da seguinte contedo no terceiro pargrafo: (3) Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam

adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 20X1 e de 20X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil.

Tipos de parecer de auditoria Os pareceres de auditoria mais usuais so: a) Parecer sem ressalva; b) Parecer com ressalva c) Parecer adverso, e d) Parecer com absteno de opinio.

PARECER SEM RESSALVA O parecer sem ressalva emitido nas seguintes circunstncias:
-

as demonstraes contbeis foram elaboradas consoantes os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade;

princpios contbeis aplicados com uniformidade; exames de auditoria foram executados de acordo com as normas; demonstraes contbeis contm todas as exposies informativas necessrias.
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

PARECER COM RESSALVA

O parecer com ressalva emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordncia ou restrio na extenso de um trabalho no de tal magnitude que requeira parecer adverso ou absteno de opinio. O parecer com ressalva deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalva, com a utilizao das expresses exceto por, exceto quanto ou com exceo de referindo-se aos efeitos do assunto objetivo da ressalva. No parecer com ressalva o auditor deve deixar claro o motivo da ressalva, no pargrafo da opinio.

PARECER ADVERSO

No parecer adverso, o auditor emite opinio de que as demonstraes contbeis no representam adequadamente a situao patrimonial da empresa, nas datas e perodos indicados, e no esto de acordo com Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. O auditor deve emitir parecer adverso quando verificar que as demonstraes contbeis esto incorretas e incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emisso do parecer com ressalva.

PARECER COM ABSTENO DE OPINIO/NEGATIVA DE PARECER

O parecer com a absteno de opinio aquele em que o auditor deixa de emitir opinio sobre as demonstraes contbeis, por no ter obtido comprovao suficiente para fundament-la. Como regra, o parecer com absteno de opinio deve ser emitido em qualquer caso que ocorrer limitao na execuo nos trabalhos. A absteno de opinio em relao s demonstraes contbeis tomadas em conjunto no elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a deciso do usurio dessas demonstraes.
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

SITUAES QUE LEVAM O AUDITOR A EMISSO DE UM PARECER DIFERENTE DO PARECER SEM RESSALVA

O quadro sintico abaixo foi desenvolvido com o objetivo de fixar as possveis causas e os possveis pareceres.

Eventos Limite escopo trabalho

Tipo evento

do

Termos utilizados

Parecer

Interpretao do Parecer de - Considerar a ou relevncia.

no - Falta de do confirmao de dinheiro depositado em conta; - Falta de confirmao de clientes; - Falta de contagem fsica dos estoques; Falta de confirmao de investimento em outras empresas.

- Exceto, com Negativa exceo; parecer - No estamos adverso em condies de emitir emitimos parecer sobre os fatos revelados; As demonstrae s contbeis no representam adequadamen te a real situao patrimonial da Cia.

Parte dos exames efetuada por outro auditor

- Em nossa Com ressalva opinio, baseados em nossos exames no parecer de outros auditores as demonstrao contbeis representam adequadamen te a real situao patrimonial da Cia.

Com ressalva apenas nesse ponto No deve ser interpretado pelo leitor como parecer com ressalva

Demonstrae - Um ou mais - Exceto, com Adverso se Demonstrao s com itens esto em exceo; o fato for no reflete a
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

desacordo com os Princpios Fundamentais da Contabilidade Notas explicativas inadequadas

desacordo com os princpios. (Contabiliza o de IR, do 13o regime caixa)

relevante real situao Com ressalva patrimonial da fato no to Cia. relevante

- Falta de - Exceto, com Com ressalva Com ressalva explicao exceo; mais detalhada de itens relevantes (Garantia terceiros) Mudana de - Exceto, com Com ressalva Com ressalva avaliao dos exceo; estoques (Custo mdio x PEPS) Pargrafo de Com ressalva, Com ressalva nfase, logo ou absteno ou absteno aps o pargrafo de opinio

Uniformidade na aplicao dos Princpios Contbeis

Incertezas de - Continuidade eventos das atividades futuros da Cia; - Realizao de processos trabalhistas Perda significativa do mercado; - Implantao de nova unidade ou encerramento de atividades; Investimentos em outras Cias. PONTOS IMPORTANTES

O parecer de auditoria, embora seja a finalizao dos trabalhos, e a opinio do auditor ter f pblica, no d garantias de continuidade ou no das atividades da Cia, fato esse de inteira responsabilidade da administrao. A responsabilidade da elaborao e publicao das demonstraes de inteira responsabilidade de administrao da Cia.
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

Datas a serem consideradas pelo auditor a) Data das demonstraes contbeis; - ano civil - 31 de dezembro de 20x8; empresariais) b) Data de encerramento dos trabalhos de campo; - data do parecer; c) Data da publicao das demonstraes. ciclo operacional da empresa (determinadas atividades

MODELOS DE PARECERES PARECER SEM RESSALVA 1

Ilmos. Srs. Diretores e acionistas da...

(1) Examinamos os balanos patrimoniais da empresa Cia. levantados em 31 de dezembro de 20X3 e 20X2, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como, da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto.
1

Modelo de conformidade com a Resoluo n. 9530/038, PARECERS DE AUDITORIA.

do C.F.C. APROVA A MUDANA DOS

AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

(3) Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da empresa Cia. em 31 de dezembro de X3 e X2; o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo as prticas contbeis adotadas no Brasil.

So Jos do Rio Preto, 20 de fevereiro de 20X4. Contador - CRC n. 1SP010348/0-5 AUDITORES LTDA. - CRC n. 2SP020020/0-9

PARECER COM RESSALVA

Ilmos. Srs. Diretores e acionistas da...

(1) Examinamos os balanos patrimoniais da empresa Cia. levantados em 31 de dezembro de 20X3 e 20X2, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como, da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. (3) De acordo com suas instrues, no solicitamos a nenhuma cliente que confirmasse seus saldos, relativos a dbitos acumulados de contas a receber. Como conseqncia, no expressamos opinio sobre as contas a receber acumuladas, no total de R$..., as quais, pelo seu montante, tm
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

influncia na determinao da posio patrimonial e financeira e na demonstrao do resultado. (4) Em nossa opinio, exceto quanto ao fato comentado no pargrafo anterior, as demonstraes contbeis referidas no pargrafo 1 representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da empresa Cia. em 31 de dezembro de X3 e X2; o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil.

So Jos do Rio Preto, 20 de fevereiro de 20X4. Contador - CRC n. 1SP010348/0-5 AUDITORES LTDA. - CRC n. 2SP020020/0-9

PARECER ADVERSO

Ilmos. Srs. Diretores e acionistas da...

(1) Examinamos os balanos patrimoniais da empresa Cia. levantados em 31 de dezembro de 20X3 e 20X2, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como, da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto.
AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

(3) No exerccio de

20X3, a

companhia

deixou de contabilizar

depreciaes do imobilizado no montante aproximado de R$... . Desta forma, tambm no foi contabilizada a correo monetria que envolve o valor aproximado de R$... . (4) No exerccio de 20X2, a companhia deixou de contabilizar em regime de competncia o valor de R$... relativos a juros sobre emprstimos, que foram reconhecidos neste exerccio. Os juros devidos no exerccio de 20X2, no valor de R$... no foram contabilizados pela companhia neste exerccio. (5) A companhia no procedeu a contabilizao da amortizao do ativo diferido, que, se calculada taxa mxima permitida pela legislao do imposto de renda relativo ao exerccio de 20X3, seria de R$... . Conseqentemente, tambm no foi reconhecida a correo monetria sobre essa amortizao no valor aproximado de R$... . (6) As atividades industriais no esto proporcionando resultados suficientes para a cobertura dos custos e despesas incorridos, principalmente dos encargos financeiros, e para a amortizao do ativo diferido. Para a continuidade das atividades da companhia, necessrio aporte de recursos na forma de capital de giro. (7) Em nossa opinio, em decorrncia do mencionado nos pargrafos 3 a 5 e sujeito aos possveis efeitos relacionados ao disposto no pargrafo 6, as demonstraes financeiras acima referidas, tomadas em conjunto, no representam adequadamente, a posio patrimonial e financeira da empresa Cia. em 31 de dezembro de X3 e X2; o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil.

So Jos do Rio Preto, 20 de fevereiro de 20X4. Contador - CRC n. 1SP010348/0-5 AUDITORES LTDA. - CRC n. 2SP020020/0-9

AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

10

PARECER COM ABSTENO DE OPINIO

Ilmos. Srs. Diretores e acionistas da...

(1) Examinamos os balanos patrimoniais da empresa Cia. levantados em 31 de dezembro de 20X3 e 20X2, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. (2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como, da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. (3) De acordo com instrues recebidas da administrao da Cia. no estivemos presentes contagem fsica do inventrio realizada em 31 de dezembro de 20X3. Como conseqncia, no podemos expressar qualquer opinio com respeito a esse inventrio, que monta R$... . (4) Em virtude do inventrio de 31 de dezembro de 20X3 ter importncia substancial na determinao da posio patrimonial e financeira e do resultado das operaes da Cia., no podemos expressar opinio sobre as demonstraes financeiras anexas, tomadas em conjunto.

So Jos do Rio Preto, 20 de fevereiro de 20X4. Contador - CRC n. 1SP010348/0-5 AUDITORES LTDA. - CRC n. 2SP020020/0-9

AULA_12_PARECER DE AUDITORIA Prof. Clovis Zangirolami UNIRP - 2010

11

Potrebbero piacerti anche