Sei sulla pagina 1di 4

DIREITO ROMANO

CONCURSO DE CREDORES E PACTUM UT MINUS SOLVATUR Eduardo Csar Silveira Vita Marchi
"

Introduo Pactum ut minus solvatur - pacto de solver com menos o Relaciona-se a trs setores Direito das sucesses (responsabilidade do herdeiro pelas dvidas hereditrias) Direito das obrigaes (exceo ao princpio do pagamento integral) Direito falimentar (concurso de credores) Objeto de estudo: se o direito romano j teria configurado o pactum como concordata por maioria, adquirindo, desse modo, fora vinculante contra os credores dissidentes ou ausentes mediante um decreto do pretor.

Responsabilidade do herdeiro pelos dbitos hereditrios: remdios preventivos Direito clssico: responsabilidade hereditria (responde inclusive com o seu patrimnio). Excees: menores de 25 anos (o patrimnio do de cujus era vendido como se no houvesse herdeiros) e soldados. Tipos de herdeiros e renncia de herana: o Heres suus et necessarius: podia rejeitar a herana (direito de abster-se). o Heres extraneus: podia apenas renunciar atravs de um ato positivo. o Heres necessarius tantum: no podia renunciar (pretor concedia um beneficio para separar os bens do herddro daqueles da herana falida separatio bonorum). Caso o herdeiro viesse a renunciar a herana, iniciava-se o processo de venda dos bens penhorados (bonorum venditio) - processo lento e demorado. Criava-se, ento, um acordo com os credores: o herdeiro aceitava a herana e os credores assumiam os riscos. Dois institutos: aditio mandatu creditorum e promissio indemnitatis.

Aditio mandatu creditorum (mandato para a aceitao da herana) Os credores faziam o herdeiro mandatrio para aceitao da herana, prevendo um desconto ou uma reduo dos crditos a certo valor, ou ento, uma reduo dos crditos aos limites da herana. Responsabilidade dos credores (mandantes) derivada do contrato de mandato respondem pelos danos que o mandatrio sofreu com a consecuo do contrato (p. ex. pagou mais do. que estipulado - reembolsar o prejuzo). Inconvenientes (cf. SANFILIPPO): o herdeiro s poderia mover a actio mandati contraria se fosse condenado a pagar a dvida inteira, sofrendo prejuzo (portanto deve provar o nus); se um dos credores exige o pagamento de tudo, o herdeiro deve primeiro pagar para depois entrar com a ao (contra todos os credores). Os outros credores no possuem direito de regresso. o Possibilidades de contorno: realizao de um pactum adjectum. Porm, segundo Marchi, j havia uma exceo de dolo se houvesse a cobrana integral (princpio da boa-f nos contratos) - paralisa a ao de cobrana. H tambm um caso excepcional - "exceo em diminuio da condenao". O pretor,

concedendo a exceo, deveria fazer com o que o herdeiro renunciasse actio. D. 17,11,32 (Juliano). Tipos de mandato: mea gratia (interesse do mandante), aliena gratia (interesse de terceiro) e tua gratia (interesse do mandatrio). Caso em pauta p/ Marchi mandatum mea et tua gratia (interesse dos credores e do herdeiro: impedir a execuo e a infmia do de cujus). O mandato no vale contra o credor ausente. Porm, se entrar com uma ao para o pagamento integral pode ser paralisada - exceptio doli. Para Marchi, Bonfante e Biondi, o mandato continua no valendo para o credor ausente, porm a exceo se funda no comportamento do credor, que doloso (aproveitou do mandato para buscar vantagens)

Promissio indemnitatis Os credores hereditrios prometiam ao herdeiro, mediante a stipulatio, assumir os riscos caso o herdeiro obtivesse prejuzos (ler D. 16,1,19 pr. Africano). Apresentava os mesmos inconvenientes: o herdeiro deveria aguardar a verificao dos prejuzos para exigir a indenizao. Porm, sempre havia a concesso da exceptio doli ao herdeiro (embora no haja registros).

Pactum ui minus solvatur Se a maior parte dos credores hereditrios reunidos acolhesse a proposta de reduo proporcional dos crditos, o pretor, por meio de um decreto, homologava tal pacto. A maioria era calculada com base no montante ou no importe dos dbitos, e no no nmero de credores. o Outra possibilidade: pactum de non petendo, porm s eficaz entre as partes; o pactum ut minus solvatur vinculava a todos, presentes ou ausentes. o No Brasil, no h esse instituto jurdico.

Utilidade prtica No caso de ser reclamada uma quantia superior pelos credores - exceptio pacti pelo devedor. Instituto do ius honorarium, no mbito do ius civi/e o devedor continuava devendo integralmente - distino meramente terica.

Garantias oferecidas pelo pactum ut minus solvatur Praticamente absolutas. Sua infrao levava os credores a perderem todo o crdito.

O pactum ut minus solvatur enquanto exceo ao princpio do pagamento integral (solutio eius quod debetur) O princpio do pagamento integral era uma regra dispositiva. No caso do pactum ut minus solvatur, grande parte da doutrina (como BONFANTE), entende que era uma exceo ao princpio do pagamento integral,

mesmo quando h credores discordantes. Porm GUARINO no concorda e considera o pactum mero afastamento da regra dispositiva1. Limitao do pactum ut minus solvatur ao caso de herana: motivos Era possvel a celebrao de pactos remissivos (como o em estudo) em vrias hipteses. Porm, aqueles que celebravam esses pactos e declaravam ao pretor sua insolvncia seriam expulsas dos cargos pblicos municipais que ocupavam e seriam marcadas com infmia. No caso da herana, a venda dos bens para o pagamento das dvidas seria em nome do defunto, infamando-o. O herdeiro celebrava tal pacto, portanto, moyjdo por um interesse afetivo, por isso no cabiam as conseqncias acima. Isso tambm justificou que a concordata fosse por maioria.

Hipteses de oportunidade do pactum tit minus solvatur Celebrado antes da aceitao da heranca, entre o herdeiro extraneus e credores hereditrios: Evitar que o herdeiro respondesse, evitar a infmia do de cujus e facilitar o processo dos credores. Celebrado entre o herdeiro suus et necessarius e os credores hereditrios: Vantagens semelhantes, com a diferena de que o de cujus seria um paterfamilias. Celebrado entre o herdeiro necessarium tantum e os credores hereditrios: Salvar a fama do escravo alforriado (j que no podiam renunciar herana). Os credores tambm, no caso do escravo no cumprir o acordo, poderiam executar os bens que o ex-escravo adquirir posteriormente.

Caso excepcional de pactum ut minus solvatur Dois herdeiros, um deles renuncia a sua parte e o outro aceita. o Marciano (D. 29,2,55): os credores deveriam conceder o perdo de metade da dvida. o Ius honorarium: duas solues. Permitir ao aceitante que renunciasse sua parte e executar tudo; ou os credores obrigarem o aceitante a assumir a dvida toda, em troca de concederem o perdo de 50%. Marchi no acha uma concordata forada pois o herdeiro poderia rejeitar se quisesse.

Pacium ut minus solvatur e beneficium inventarii (beneficio do inventrio)


1

Criado por Justiniano e regulava os mesmos casos, mas de modo diferente. As relaes jurdicas se extinguem aps a morte do seu titular (o herdeiro no responderia). SCHERILLO: havia a opo dos dois institutos.

GUARlNO no concorda. Ele pe em dvida que o pactum ut minus soivatur derrcgava o soiutio eius quod debetur ao negar que a concordata por maioria era do direito clssico. GUARINO considera que no direito clssico o pactum ut minus soivatur dependia somente do acordo das partes e que s fosse possvel mediante a concordncia de todos os credores (no uma concordata por maioria). Para que ele constitusse uma exceo (como ocorreu no direito justinianeu), precisaria depender da maioria e do direito objetivo, no do acordo de vontades de todos (se este fosse acordo de vontades, seria apenas uma derrogao de norma dispositiva).

MARCHI: se o herdeiro no apresentar o inventrio no prazo, havia a opo do pactum.

Concluso Tanto a concordata por maioria quanto o decretum praetoris tem origem clssica. Porm a homologao do pretor tambm era necessria na concordata amigvel (unanimidade) - proteo contra eventuais credores que o herdeiro no tinha conhecimento. A jurisprudncia clssica exigia que fosse obrigatrio antes da confuso dos bens do herdeiro e do de cujus Alguns elementos foram aperfeioados no direito justinianeu (como o princpio da maioria). O pretor no obrigado a conceder a concordata, assim como no direito brasileiro moderno (p. ex. na falncia). No direito brasileiro, a concordata um favor legal concedido ao falido (questo patrimonial), no direito romano era uma forma de salvar a fama do de cujus (questo tica). Devido s novas exigncias (vida comercial, etc.), os glosadores da Idade Mdia foram buscar no direito romano os princpios fundamentais da concordata: o Concordata coativa a princpio da maioria; o Modo minucioso de clculo e determinao desta maioria; o Imunidade aos seus efeitos por parte dos credores preferenciais munidos de privilgio ou garantidos com direito real; o Carter jurisdicional do instituto (interveno, em qualquer caso, do magistrado para a homologao da concordata).

Potrebbero piacerti anche