Sei sulla pagina 1di 8

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO Sujeito e Predicado Para que a orao tenha significado, so necessrios alguns termos bsicos: os termos

essenciais. A orao possui dois termos essenciais, o sujeito e o predicado. Sujeito: termo sobre o qual o restante da orao diz algo. Por Exemplo: Posio do Sujeito na Orao Dependendo da posio de seus termos, a orao pode estar: Na Ordem Direta: o sujeito aparece antes do predicado. Por Exemplo: As crianas brincavam despreocupadas. Sujeito Predicado Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado. Sujeito e Predicado

As praias esto cada vez mais poludas. Sujeito

Predicado: termo que contm o verbo e informa algo sobre o sujeito. Por Exemplo: As praias esto cada vez mais poludas. Predicado

Brincavam despreocupadas as crianas. Predicado Sujeito Sujeito no Meio do Predicado: Despreocupadas, as crianas brincavam. Predicado Sujeito Predicado

Sujeito: o termo da orao do qual informamos alguma coisa. Ex: A Maria foi comprar livros. A sentena informa que algum foi comprar livros. Podemos dizer tambm que sujeito todo termo da frase que pratica uma ao. Na frase acima o sujeito : A Maria. Nucleo do sujeito: a palavra mais importante do sujeito. Em A Maria foi comprar livros. O sujeito : A Maria e o ncleo do sujeito : Maria, pois entre o artigo a e o substantivo Maria a palavra mais importante Maria. Tipos de sujeito: simples, composto, desinencial, indeterminado e orao sem sujeito. 1- Simples: possui apenas 1 ncleo. Ex. Ns vamos ao cinema., O Pedro dorme cedo. 2- Composto: possui 2 ou mais ncleos. Ex:Maria e Pedro regressaram da festa.,O professor e os alunosparticiparam da competio. 3- Desinencial: no est explcito na frase, mas facilmente identificado pela terminao do verbo. Ex. Falei com ele ontem. Suj. des. eu. O sujeito desinencial tambm conhecido como oculto. 4- Indeterminado:no podermos identific-lo. H 2 maneiras de indeterminar o sujeito: 1) O verbo posto na 3 pessoa do plural e no h nenhum outro termo na frase que nos fornea informaes para identific-lo. Ex. Cortaram a grama., Falaram mal do Pedro.

2) O verbo posto no singular juntamente com a partcula se ( que se chama ndice de indeterminao do sujeito.) Ex. Precisa-se de manicure. Predicado Introduo Chamamos de termos essenciais da orao aqueles compem a estrutura bsica da orao, ou seja, que so necessrios para que a orao tenha significado. So eles: sujeito e predicado. Encontramos diversas definies do que vem a ser sujeito, tais como: Sujeito o elemento do qual se diz alguma coisa. Sujeito o ser que pratica ou recebe a ao que o verbo expressa. J sobre predicado podemos dizer que aquilo que se diz sobre o sujeito. No decorrer deste tutorial veremos a classificao e os tipos de sujeito e predicado. SUJEITO NCLEO DO SUJEITO a palavra (substantivo ou pronome) que realmente indica a funo sinttica que est exercendo. Exemplo: O computador travou novamente. Ncleo A lmpada est queimada. Ncleo TIPOS DE SUJEITO O sujeito pode ser: DETERMINADO O sujeito determinado quando facilmente apontado na orao e subdivide-se em: simples e composto. a) SIMPLES quando possui um nico ncleo. Exemplo: o menino quebrou a janela. Ncleo Olga aprendeu a tocar violo. Ncleo b) COMPOSTO apresenta dois ou mais ncleos. Exemplo: Do Carmo e Dirceu cambaleavam pela rua. Ncleo O Windows e o Linux disputam o mercado de informtica. Ncleo c) IMPLCITO quando podemos identifica-lo atravs da desinncia verbal. Exemplo: (eu) Pintei algumas camisas. (ns) Viajaremos para So Paulo. INDETERMINADO Quando no possvel determina-lo na orao.

O sujeito indeterminado apresenta-se de duas maneiras: 1. verbo na 3 pessoa do plural, sem a existncia de outro elemento que exija essa flexo do verbo. 2. verbo na 3 pessoa do singular acompanhado do pronome SE. Exemplo: Maria, falaram de voc na festa. Mandaram o pintor concluir o servio. Precisa-se de costureiras. ORAES SEM SUJEITO So oraes constitudas apenas pelo predicado, pois a informao fornecida no se refere a nenhum sujeito. As principais so: 1. verbos que exprimem fenmenos da natureza: chover, trovejar, nevar, anoitecer, amanhecer, etc.

Exemplo: Choveu muito hoje pela manh. Nevou bastante durante o inverno.

2. o verbo haver no sentido de existir ou indicao de tempo transcorrido.

Exemplo: Houve srios problemas na rede da empresa. H vrios anos no viajamos juntos.

3. verbo fazer, ser e estar indicando tempo transcorrido ou tempo que indique fenmeno da natureza.

Exemplo: Faz duas semanas que no viajamos. Est muito quente hoje. Era noite quando ele chegou. Observaes: 1. o verbo SER, impessoal, concorda com o predicativo, podendo aparecer na 3 pessoa do plural.

Exemplo: So oito horas da manh. uma hora da tarde.

2. os verbos que indicam fenmenos da natureza, quando usados em sentido conotativo (figurado) deixam de ser impessoais.

Exemplo: Amanheci indisposto. Choveram reclamaes sobre as operadoras de telefonia.

3. quando um pronome indefinido representa o sujeito ele deve ser classificado como determinado.

Exemplo: Algum pegou a minha borracha. Ningum ligou hoje. PREDICADO O predicado aquilo que se comenta sobre o sujeito. Para estuda-lo necessrio conhecer o verbo que forma o predicado. Quanto a predicao os verbos podem ser classificados como: intransitivos, transitivos e de ligao.

Exerccios de fixao 1) Circule o sujeito e sublinhe o ncleo a. O gato de plo branco dormiu no telhado. b. Os meus dois irmos so morenos. c. Viver bom. d. Despreocupadas, as pessoas passeavam. e. No concordo com voc. f. Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do serto. (Jos de Alencar) O NCLEO DO SUJEITO CONSTITUDO DE UM SUBSTANTIVO OU QUALQUER PALAVRA COM VALOR DE SUBSTANTIVO.(PRONOME, VERBO ou PALAVRA SUSBTANTIVADA.) EXERCCIO 2) Classifique os sujeitos em simples ou compostos.Cuidado, o sujeito pode estar em ordem indireta!!! a. Eu fiz o teste. b. As doenas e as guerras ceifam milhares de vidas. c. Agora s buscas as praias ardentes. (Jos de Alencar) d. Pedro, eu passei no vestibular!!!! e. Devido s fortes chuvas, os rios estavam cheios. f. Tambm so meios de comunicao cartazes, filmes e fotografias. 3) Reescreva as frases a seguir em seu caderno, substituindo o ASTERISCO (*) pelos verbos HAVER e EXISTIR, estabelecendo concordncia com o sujeito quando for o caso. g. A) * pessoas famosas na estria do filme. h. B) * viajado de carro at o sul do pas. i. C) * bons professores em nossas escolas. j. D) * meses no tenho notcias dos dois. 4) Copie o texto a seguir e classifique o sujeito das frases sublinhadas. Tempo perdido Havia um tempo de cadeiras na calada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianas brincavam sob a clarabia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E tambm o relgio de parede! Ele no media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo.

Mrio Quintana. 80 anos de poesia. Rio de Janeiro: Globo, 1986. Reconhea os sujeitos. (SIMPLES/COMPOSTO/ INDETERMINADO/OCULTO) A) O mdico trancou-se no consultrio. B) Aqui se assiste a bons filmes. C) Viajarei amanh. D) Apagaram o quadro. E) Jornais e revistas publicaram o aniversrio do CMPA. Nas oraes abaixo, sublinhe com um trao o sujeito e com dois o predicado: a) No gastamos dinheiro em coisas suprfluas. b) Contaram-me um fato espantoso. c) Na praia fazia muito calor. d) Chegou atrasado no ginsio o nibus escolar. e) Alugam-se chals nesta praia, para o perodo de frias. f) Havia cavalos, cabritos e patos no stio do meu vizinho.

g) entrada da casa de meus avs, existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras. Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possvel, o termo indicado: ( 1 ) sujeito simples (2) sujeito composto (3) sujeito oculto (determinado) (4) sujeito indeterminado (5) orao sem sujeito

( ( ( ( ( ( ( ( ( (

) Estude a lio, minha filha. ) Havia muitas notas baixas na prova. ) Nesta escola encontram-se alunos inteligentes. ) Falaram muito de voc no clube. ) Come-se bem nos restaurantes paulistas. ) Come-se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco. ) Conversvamos animadamente eu e Paulo. ) Conversvamos todos os dias aps as aulas. ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos. ) Fazia muito calor em Braslia.

6. Sublinhe o sujeito e classifique-o: a) Vende-se esta casa comercial.

b) So preferidos os candidatos gualificados.

c) Naquele cruzamento capotou um automvel de passeio.

d) Faz hoje seis meses, aps o lanamento do livro.

e) Quem trar meus livros?

f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.

g) Naquela entrevista, em que lngua o embaixador e o jornalista falavam?

h) Necessita-se de muito apoio para aquela campanha.

i) Trocvamos, sempre, idias sobre as questes da prova.

j) So excelentes a gua e o clima de Lambari. Separe o sujeito do predicado e, em seguida, retire os respectivos ncleos: a) Na selva todos os animais respeitam o leo. sujeito: sujeito: ncleo: ncleos: predicado: predicado: ncleo: ncleo: b) Os advogados do ru usaram de todos os meios possveis. sujeito: ncleo: predicado: ncleo: e) No segundo semestre, recuperaram o tempo perdido professores e alunos.

f) No tanque as lavadeiras batiam as roupas. sujeito: ncleo: predicado: ncleo:

c) Depuseram na Delegacia vrias testemunhas a favor do acusado. sujeito:

g) Do aeroporto os avies saam atrasados. sujeito: ncleo:

ncleo: predicado: predicado: ncleos: ncleo: h) So personagens de Machado de Assis Capitu e Bentinho. sujeito: ncleos: predicado: ncleo:

d) Ganhaste a fama de valente. sujeito: ncleo: predicado: ncleo:

i) Em pouco tempo, Tom e Vincius tornaram-se amigos inseparveis. sujeito:

ncleos: predicado: ncleo:

UJEITO E PREDICADO Sujeito o termo da orao sobre o qual se declara algo.

Predicado o que se declara sobre o sujeito. CLASSIFICAO DO SUJEITO: Sujeito Simples: Um termo. Ex: A princesa almeja a coroa Sujeito Composto: Dois ou mais termos. Ex: Carlos e Renato tentaram fugir. ATIVIDADES 01. Escreva o que se pede: a) Voc estuda noite? Sujeito:________________________________________ Predicado:_____________________________________ Verbo________________________________________ Adjunto Adverbial:_______________________________ b) Eles compraram discos na discoteca. Sujeito:________________________________________ Predicado:_____________________________________ Verbo________________________________________ Adjunto Adverbial:_______________________________ c) Ontem, Marcos trocou o carro. Sujeito:________________________________________ Predicado:_____________________________________ Verbo________________________________________ Adjunto Adverbial:_______________________________ d) O professor chegou agora. Sujeito:________________________________________ Predicado:_____________________________________ Verbo________________________________________ Adjunto Adverbial:_______________________________ e) Mariana e Luana chegaram cedo e saram tarde. Sujeito:________________________________________ Predicado:_____________________________________ Verbo________________________________________ Adjunto Adverbial:_______________________________

02. Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: o texto o tato a carrocinha o celular o rapaz e a moa o futebol

a) ___________ um meio de comunicao. b) ___________ um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar. c) ___________ estavam namorando.

d) ___________ que voc escreveu ficou excelente. e) ___________ levou meu cachorro. f) ___________ pode ajudar o cego a ler. 03. Identifique o sujeito e o predicado das seguintes frases,marcando a alternativa correta: Ele est triste. Os alunos leram o texto. A Maria resolveu o problema. A Maria resolveu o problema. A Sofia e a Susana brincam no jardim. A Joana e o Pedro comeram um belo bolo. Os alunos do quinto ano escreveram uma composio.

03. Qual das frases acima composta por sujeito composto? Indique a letra da frase:

04. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1. ( ) A Terra gira suavemente. ( ) Godofredo muito gozador. ( ) Os dez mil testes foram cancelados. ( ) Os atletas ficaram felizes e emocionados.

(1) Sujeito (2) Predicado

05. Separe os sujeitos e predicados e indique-os em seguida: a) Ns gastamos dinheiro em coisas suprfluas. ______________________________________________ b) Cheguei atrasado hoje. ______________________________________________ c) Na praia fazia muito calor. ______________________________________________ d) O nibus escolar chegou cedo no ginsio. ______________________________________________ e) Ariana e Luana saram de frias. ______________________________________________ f) Havia cavalos, cabritos e patos no stio do meu vizinho. ______________________________________________ g) Os animais foram bem cuidados no zoolgico. ______________________________________________

h) A arara e o papagaio so duas aves brasileiras. ______________________________________________ i) Rafael gosta de soltar pipa no parque com seus amigos. ______________________________________________ j) O palhao paoquinha vive no Circo da Alegria. ____________________________________________

Potrebbero piacerti anche