Sei sulla pagina 1di 43

1

APRESENTAO
Sade versos doena, este trabalho traz resumos de estudos de doenas contagiosas e no contagiosas por bactrias e vrus mais comuns que provocam um desajuste ou uma perturbao da estrutura ou da funo de um rgo, de um sistema ou de todo organismo ou de suas funes vitais. Toda doena contagiosa infecciosa, mas nem toda doena infecciosa contagiosa. O conceito de doena contagiosa abrange apenas a transmisso por contato direto, isto , as situaes em que o germe causal passa diretamente do indivduo doente para o indivduo so. Mas o contato pode ser indireto, quando a transmisso se realiza tocando objetos contaminados. Este tipo de contato realiza-se frequentemente na chamada cadeia mo-boca. Tambm se costuma incluir na transmisso por contato (indireto) o caso da emisso de gotculas de saliva atravs da tosse ou do espirro, entre dois indivduos relativamente prximos, a transmisso pela gua, alimentos, leite, etc., que estabelecem a ligao entre o agente infestante e o hospedeiro, a transmisso por vetores, como o caso, por exemplo, moscas e mosquitos em que o germe infecioso introduzido atravs das mucosas ou da pele, por inoculao em consequncia de uma picada ou por depsito do material infetado, e a transmisso pelo ar, no caso de inalao respiratria em locais infetados ou com poeiras infetadas. A doena infecciosa qualquer doena causada por agente infeccioso especfico, ou seus produtos txicos, que se manifesta pela transmisso desse agente ou de seus produtos, de uma pessoa ou animal infectado ou de um reservatrio a um hospedeiro suscetvel, direta ou indiretamente por meio de um hospedeiro intermedirio, de natureza vegetal ou animal, de um vetor ou do meioambiente inanimado. O conhecimento da causa destas doenas e do mecanismo da sua transmisso de um indivduo para outros permitiu aplicar medidas preventivas de sade pblica contra a sua disseminao.

AIDS

A sigla Aids significa Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. O vrus da Aids conhecido como HIV (vrus da imunodeficincia humana) HIV-1 e HIV2 so membros da famlia Retroviridae, na subfamlia dos lentivrus. Encontra-se no sangue, no esperma, na secreo vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vrus. Objetos contaminados pelas substncias citadas, tambm podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. A AIDS, como doena totalmente manifesta, caracteriza-se por contagens de linfcitos T CD4+ abaixo de 200/mm3 (milmetros cbicos), sendo frequentemente associada a doenas vistas especificamente em pacientes com grave disfuno imune celular. Geralmente subdivide-se a AIDS em dois estgios: doena do HIV sintomtica tardia e doena do HIV avanada. A doena tardia do HIV caracteriza-se por complicaes infecciosas secundrias usualmente tratveis, como reativao de tuberculose, pneumocistose pulmonar, candidase esofgica, toxoplasmose etc. J os pacientes com doena avanada do HIV costumam desenvolver doenas mais refratrias, como retinite citomeglica, micobacteriose do complexo aviumintracelulare, leucoencefalopatia multifocal progressiva, linfomas etc.

Formas de Contgio
A Aids transmitida de diversas formas. Como o vrus est presente no esperma, secrees vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substncias podem gerar um contgio. As principais formas detectadas at hoje so: transfuso de sangue, relaes sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resduos de sangue. A Aids tambm pode ser transmitida da mo para o filho durante a gestao ou amamentao. Aps o contgio, a doena pode demorar at 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vrus HIV em seu corpo, mas ainda no ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV comea um processo de destruio dos glbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glbulos brancos fazem parte do sistema imunolgico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e vrias doenas oportunistas podem aparecer e complicar a sade da pessoa. A pessoa portadora do vrus HIV, mesmo no tendo desenvolvido a doena, pode transmiti-la.

Principais Sintomas da Aids


Como j dissemos, um portador do vrus da Aids pode ficar at 10 anos sem desenvolver a doena e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunolgico do indivduo. Quando o sistema imunolgico comea ser atacado pelo vrus de forma mais intensa, comeam a surgir os primeiros sintomas. Os principais so: febre alta, diarria constante, crescimento dos gnglios linfticos, perda de peso e erupes na pele. Quando a resistncia comea a cair ainda mais, vrias doenas oportunistas comeam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de cncer, problemas neurolgicos, perda de memria, dificuldades de coordenao motora, sarcoma de Kaposi (tipo de cncer que causa leses na pele, intestino e estmago). Caso no tratada de forma rpida e correta, estas doenas podem levar o soropositivo a morte rapidamente. Diagnstico A nica forma de sabermos se estamos ou no com o vrus da AIDS por meio do teste anti-HIV. O teste realizado com uma pequena quantidade de sangue retirado da veia e analisado em laboratrio. Esse teste vai mostrar se estamos ou no infectados pelo HIV. Quando o nosso organismo entra em contato com o vrus da AIDS (HIV) ele produz anticorpos e o teste vai detectar se esses anticorpos esto ou no presentes no nosso sangue. Portanto, para que esse teste seja confivel devemos realiz-lo aps pelo menos trs meses depois da ltima situao de risco. O teste est disponvel em vrios servios de sade que atendam casos de DST. Existem ainda os Centros de Testagens Annima - CTA e os Centros de Orientao e Aconselhamento Sorolgico - COAS onde qualquer pessoa que tenha se exposto a uma situao de risco pode fazer o teste de maneira sigilosa e annima. Nesses servios voc vai encontrar profissionais preparados para falar com voc sobre DST/AIDS. bom lembrar que atualmente existem medicamentos eficazes no tratamento da aids e extremamente importante saber se a pessoa est infectada para que se possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Formas de Preveno
A preveno feita evitando-se todas as formas de contgio citadas acima. Com relao transmisso via contato sexual, a maneira mais indicada a utilizao correta de preservativos durante as relaes sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, tambm conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina. Outra maneira a utilizao de agulhas e seringas descartveis em todos os procedimentos mdicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfuses de sangue, deve haver um
5

rigoroso sistema de testes para detectar a presena do HIV, para que este no passe de uma pessoa contaminada para uma saudvel.

Tratamento
Infelizmente a medicina ainda no encontrou a cura para a Aids. O que temos hoje so medicamentos que fazem o controle do vrus na pessoa com a doena. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente o AZT ( zidovudina ) que um bloqueador de transcriptase reversa. A principal funo do AZT impedir a reproduo do vrus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids so : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vrus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fgado e sistema imunolgico dos pacientes. Cientistas do mundo todo esto trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids. Porm, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutao muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas. Interveno do enfermeiro Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelos mdicos. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

CATAPORA

Caractersticas gerais do vrus


A varicela (tambm conhecida como catapora) uma doena infecciosa aguda, comum na infncia dos seres humanos, altamente transmissvel e causada pelo vrus varicela-zster, tambm conhecido como HHV3 (human herpes virus 3). O zster uma doena da velhice, uma forma reincidente tardia dos vrus da varicela que permanece dormente nos gnglios nervosos.

Descrio da doena
Infeco viral primria, aguda, altamente conagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculo-papular e distribuio centrpeta que, aps algumas horas adquire aspecto vesicular, evolui rapidamente para pstular e, posteriormente, forma crostas, em 3 ou 4 dias. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistmaticos.

Modo de trasmisso
A transmisso via area, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. A varicela quase exclusivamente uma doena de crianas, enquanto a zster uma doena de idosos. A transmisso do vrus de idosos com zster para crianas que depois desenvolvem varicela uma importante via de infeco.

Complicaes
Infecao bactriana secundria de pele: impetigo, absesso,celulite, erisipela, causada por S.aureus, streptococcus pyogenes, que podem levar a quadros sistmicos de sepse, com artrite, pneumonia, endocardite; encefalite ou meningite e glomerulonefrite.

Diagnsticos
Principalmente, clnico-epidemiolgico.

Tratamento
Banhos com permanganato de potssio ou solues iodadas so comumente aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. No entanto, no h comprovao cientfica de que o uso dessas substncias seja benfico. Essa prtica pode inclusive resultar em danos, incluindo queimaduras e reaes alrgicas. A coceira pode ser atenuada com banhos e compressas frias e com a aplicao de solues lquidas contendo cnfora, mentol ou xido de zinco. Se houver incio de infeco, antibiticos podem ser receitados. Procure sempre o mdico antes de tomar qualquer remdio. Se as dores de cabea ficarem fortes, possvel que tenha surgido alguma complicao. Entre os cuidados sugeridos ao paciente durante o perodo de infeco, esto cortar sempre as unhas e deix-las limpas, evitar o contato com pessoas com baixa capacidade de defesa, usar roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras, usar luvas na hora de dormir, e evitar ao mximo coar a varicela, porque marcas podem ficar para sempre no corpo.

Profilaxia
Existem vacinas que devem ser tomadas na infncia para no se contaminar, mas por ser altamente contagiosa causa grandes epidemias. Por isso muito difcil encontra-la tanto na rede publica quanto na rede particular.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

CLERA
A Clera uma enfermidade causada por um micro organismo cujo nome Vibrio cholerae, o vibrio colrico uma bactria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano. A clera afeta, principalmente, locais onde o saneamento bsico precrio. A bactria sobrevive por at cinco dias em temperatura ambiente e resistente ao congelamento. No ambiente marinho, vive bem em temperaturas entre 10 e 30C. Entretanto, no resiste a temperaturas acima de 80C e tampouco exposio ao cloro.

Contaminao
Seu contgio se d principalmente pela ingesto da gua, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de gua doce contaminados por fezes ou vmito de indivduo portador da doena, sem o devido tratamento. Mos que tiveram contato com a bactria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infeco por este patgeno. Esses ltimos podem funcionar como vetores mecnicos, transportando o vibrio para a gua e para os alimentos. A bactria da clera tambm pode viver no meioambiente de guas costeiras e rios salobros. A ingesto de mariscos tem sido uma fonte de clera. O contato casual com uma pessoa infectada no apresenta risco de contrair a clera. De acordo com relatos bem antigos, a clera estava presente desde os primeiros sculos da humanidade, causando diarreias agudas de aspecto semelhante gua de arroz, vmitos e, em casos mais acentuados, cimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. Causada pela bactria Vibrio cholerae, uma doena com grande facilidade de dissipao. O perodo de incubao de aproximadamente cinco dias. Vencendo a acidez estomacal, multiplica-se no intestino delgado de forma bastante rpida e, em razo de seus sintomas, pode causar desidratao, perda de sais minerais e diminuio acentuada da presso sangunea em curto espao de tempo, com possibilidades de causar a morte das pessoas afetadas.

Sintomas
Esta bactria provoca fortes reaes de fermentao dentro do aparelho digestrio e libera uma potente toxina desencadeadora de intensa diarreia. Aproximadamente 1 em 20 pessoas infectadas tem forma grave de clera caracterizada por diarreia profusa, vmito e cimbras nas pernas. Nessas pessoas, a perda rpida de fluidos ocasiona desidratao. Sem tratamento, a pessoa pode morrer em horas. Na maioria dos casos, se manifesta de forma assintomtica e este um dos principais motivos que facilitam sua propagao, j que este portador capaz de transmitir a doena sem ao menos ter conhecimento deste fato. Apenas 10% das
9

pessoas afetadas desenvolvem o quadro sintomtico. Os pacientes liberam os vibries em suas fezes por cerca de vinte dias. O diagnstico de clera confirma-se isolando as bactrias a partir de amostras de lquido provenientes do recto ou de matria fecal fresca. Uma vez que a bactria Vibrio cholerae no cresce nos meios de cultura rotineiros para as fezes, deve requerer-se uma cultura especial para os microrganismos do gnero Vibrio.

Tratamento para a clera


O diagnstico consiste no isolamento e identificao do vibrio nas fezes do paciente. Para tratamento, a reidratao essencial e , na maioria dos casos, o nico mtodo necessrio. Entretanto, a visita ao mdico indispensvel, j que s ele ser capaz de analisar o caso e, caso seja necessrio, prescrever antibiticos. Medicamentos antidiarreicos no so indicados, j que facilitam a multiplicao da bactria por diminurem o peristaltismo intestinal. A clera pode ser tratada de forma simples e eficiente ao repor imediatamente os fluidos e sais perdidos com a diarreia. Pacientes podem ser tratados com soluo para reidratao oral. Casos mais graves de clera podem requerer reposio de fluidos intravenosa. Com reidratao rpida, menos de 1% dos pacientes com clera morre. Antibiticos diminuem a durao da doena e abrandam sua severidade, mas eles no so to importantes quanto reidratao. Pessoas que tiverem diarreia forte e vmito em lugares onde h ocorrncia de clera devem procurar ajuda mdica imediatamente. Precaues para viajantes evitarem a clera As pessoas que viajarem para lugares onde a clera ocorre devem seguir essas recomendaes: * Beber somente gua fervida ou tratada com cloro ou iodo. Bebidas seguras incluem ch e caf feitos com gua fervida; e refrigerantes carbonados sem gelo. * Coma somente alimentos que foram cozinhados cuidadosamente e que estejam ainda quentes; ou frutas que voc mesmo descascou. * Evite peixes e frutos do mar crus ou mal cozinhados. * Certifique-se que todos os vegetais foram cozinhados e evite saladas. * Evite alimentos e bebidas de vendedores de rua. * No traga pra casa alimentos perecveis de frutos do mar. Entretanto, no resiste a temperaturas acima de 80C e tampouco exposio ao cloro. Assim, a fervura ou clorao de gua e alimentos antes de sua ingesto e evitar o uso de gelo em bebidas, salvo quando este tiver sido feito com gua tratada, so algumas das principais medidas para impedir a manifestao da doena. Coleta de lixo rigorosa, a fim de evitar a proliferao de vetores; enterrar as fezes longe de fontes de gua, quando no houver saneamento bsico adequado na regio; reaquecimento dos alimentos j cozidos; lavar as mos constantemente; e
10

evitar alimentos de ambiente aqutico de regio onde houve surto da clera, so, medidas necessrias. A Organizao Mundial de Sade recomenda a proporo de seis ml de cloro para cada litro de gua, adicionado no mnimo meia hora antes da sua utilizao como bebida ou para o preparo de alimentos. Recomenda ainda, para desinfeco de frutas e verduras, a imerso destas, por meia hora, em dois ml para cada litro de gua, sendo depois lavadas com gua tratada. Como tcnico em enfermagem deve se fazer a administrao teraputica feita atravs do histrico do doente, isolar o paciente num quarto para evitar possveis contaminaes aos demais pacientes. Fazer a conscientizao dos cuidados que deve ser tomado quanto ao contagio por alimentos ou locais de infestao.

COMO SE PREVINE? A vacina contra a clera s indicada em casos muito especiais, tem uma eficcia de cerca de 50% e uma durao protetora no superior a seis meses. A ingesto de gua tratada a recomendao para que a doena no se torne epidmica.

Interveno do enfermeiro: Fazer a adequada administrao dos


medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

DENGUE
A dengue uma doena infecciosa febril aguda causada por um vrus da famlia Flaviridae e transmitida, no Brasil, atravs do mosquito Aedes aegypti, tambm infectado pelo vrus. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, j que o vrus causador da doena possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, j foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4. O vrus tipo 4 no era registrado no Pas h 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima,
11

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas j contaminadas com os vrus 1, 2 ou 3, que so vulnerveis manifestao alternativa da doena. Complicaes podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrgica. A dengue conhecida no Brasil desde os tempos de colnia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depsitos de gua das embarcaes. Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, So Paulo e Salvador. Em 1903, Oswaldo Cruz, ento Diretor Geral da Sade Pblica, implantou um programa de combate ao mosquito que alcanou seu auge em 1909. Em 2006, o nmero de casos de dengue voltou a crescer no pas. Segundo dados do Ministrio da Sade, entre janeiro e setembro de 2006 foram registrados 279.241 casos de dengue o equivalente a 1 caso (no fatal) para cada 30 km do territrio desse pas. Um crescimento de 26,3% em relao ao mesmo perodo em 2005. A regio com maior incidncia foi a Sudeste. J em 2008, a doena volta com fora total, principalmente no Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doena e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigao), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. Nos ltimos anos, outros estados do Brasil tambm registraram uma epidemia de Dengue. Atualmente, a dengue hemorrgica est entre as dez principais causas de hospitalizao e morte de crianas em pases da sia tropical.

Formas de apresentao
A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes: Infeco Inaparente, Dengue Clssica, Febre Hemorrgica da Dengue e Sndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clssica e a Febre Hemorrgica da Dengue.

- Infeco Inaparente
A pessoa est infectada pelo vrus, mas no apresenta nenhum sintoma da dengue. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clssica
A Dengue Clssica uma forma mais leve da doena e semelhante gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39 a 40C), dores de cabea, cansao, dor muscular e nas
12

articulaes, indisposio, enjos, vmitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianas), entre outros sintomas.

- Dengue Hemorrgica
A Dengue Hemorrgica uma doena grave e se caracteriza por alteraes da coagulao sangunea da pessoa infectada. Aps o terceiro ou quarto dia de evoluo da doena, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos rgos internas sendo, hemorragias nasais, gengivais, urinrias, gastrointestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrgica, assim que os sintomas de febre acabam a presso arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doena no for tratada com rapidez, pode levar morte.

- Sndrome de Choque da Dengue


Esta a mais sria apresentao da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausncia de presso arterial. A pessoa acometida pela doena apresenta um pulso quase imperceptvel, inquietao, palidez e perda de conscincia. h registros de vrias complicaes, como alteraes neurolgicas, problemas cardiorrespiratrios, insuficincia heptica, hemorragia digestiva e derrame pleural. Entre as principais manifestaes neurolgicas, destacam-se: delrio, sonolncia, depresso, coma, irritabilidade extrema, psicose, demncia, amnsia, paralisias e sinais de meningite. Se a doena no for tratada com rapidez, pode levar morte.

PREVENO
A ao mais simples para preveno da dengue evitar o nascimento do mosquito, j que no existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminao. Para isso, preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reproduo. A regra bsica no deixar a gua, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferao do mosquito rpida, alm das iniciativas governamentais, importantssimo que a populao tambm colabore para interromper o ciclo de transmisso e contaminao. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um nico mosquito pode contaminar at 300 pessoas. A dica manter recipientes, como caixas dgua, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E no deixar gua parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitrio, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de rvores, alm de outros locais em que a gua da chuva coletada ou armazenada. bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver at 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a rea receba gua novamente, o ovo ficar ativo e pode atingir a fase adulta em um espao de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso importante eliminar gua e lavar os recipientes com gua e sabo.

13

TRANMISO
A dengue transmitida pela picada da fmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus (ambos da famlia dos pernilongos) infectados com o vrus transmissor da doena. A transmisso nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa j infectada com o vrus da dengue. Aps um perodo de incubao, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vrus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito est apto a transmitir a doena. Nos seres humanos, o vrus permanece em incubao durante um perodo que pode durar de 3 a 15 dias. S aps esta etapa, que os sintomas da dengue podem ser percebidos. importante destacar que no h transmisso atravs do contato direto de um doente ou de suas secrees com uma pessoa sadia.

TRATAMENTO
O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingesto de muito lquido, como gua, sucos naturais ou ch. No tratamento, tambm so usados medicamentos anti-trmicos que devem recomendados por um mdico. importante destacar que a pessoa com dengue NO pode tomar remdios base de cido acetil saliclico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin, eles tm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos. preciso ficar alerta para os quadros maisgraves da doena. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contnuas, vmitos persistentes, tonturas ao levantar, alteraes na presso arterial, fgado e bao dolorosos, vmitos hemorrgicos ou presena de sangue nas fezes, extremidades das mos e dos ps frias e azuladas, pulso rpido e fino, diminuio sbita da temperatura do corpo, agitao, fraqueza e desconforto respiratrio, o doente deve ser levado imediatamente ao mdico. Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de mdico.

DIAGNOSTICO
O diagnstico da dengue realizado com base na histria clnica do doente, exames de sangue, que indicam a gravidade da doena, e exames especficos para isolamento do vrus em culturas ou anticorpos especficos. Para comprovar a infeco com o vrus da dengue, necessrio fazer a sorologia, que um exame que detecta a presena de anticorpos contra o vrus do dengue. Inicialmente, feito um o diagnstico clnico para descartar outras doenas. Aps esta etapa, so realizados alguns exames, como hematcrito e contagem de plaquetas.

14

INTERVENO DO ENFERMEIRO
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

DIFTERIA

Caractersticas gerais do vrus


A difteria uma infeco contagiosa que por vezes mortal e que provocada pela bactria Corynebacterium diphtheriae. H alguns anos, a difteria era uma das causas principais de morte infantil. Hoje em dia a difteria muito pouco frequente nos pases desenvolvidos, principalmente graas vacinao macia contra a doena. No entanto, as bactrias da difteria ainda existem no mundo e podem provocar surtos epidmicos se no se recorrer a uma ampla vacinao. O surto mais importante dos ltimos 50 anos tem lugar atualmente na Rssia e noutros pases da anterior Unio Sovitica. As bactrias da difteria encontram-se normalmente nas gotas de humidade que so expulsas com a tosse. Raramente as bactrias se podem propagar atravs de objetos ou de artigos do lar contaminados, como roupa ou brinquedos. Normalmente, as bactrias multiplicam-se na superfcie ou perto das membranas mucosas da boca ou da garganta, onde provocam inflamao. Alguns tipos de Corynebacterium diphtheriae libertam uma toxina potente que pode provocar leses no corao e no crebro.

15

Descrio da doena
Tambm conhecida como crupe, a difteria altamente contagiosa, normalmente ocorre nos meses frios e atinge, principalmente, crianas de at 10 anos de idade. A doena causada pela toxina diftrica, produzida pelo bacilo Corynebacterium diphteriae, que se aloja nas amgdalas, faringe, laringe e fossas nasais, onde cria placas brancas ou acinzentadas, muitas vezes visveis a olho nu. A difteria altamente contagiosa e adquirida pelo simples contato com os infectados, com suas secrees ou com os objetos contaminados por eles. Ambientes fechados facilitam a transmisso, que pode ser causada por portadores assintomticos (que no manifestam a doena) ou mesmo por ex-doentes, j que estes continuam a eliminar o bacilo at seis meses aps a cura. Alm das placas na garganta, a toxina diftrica tambm causa febre baixa (entre 37,5 e 38o Celsius), abatimento, palidez e dor de garganta discreta. Se no for devidamente tratada, a difteria evolui, causando inchao no pescoo (nos gnglios e nas cadeias cervicais), que, dependendo de seu tamanho, pode asfixiar o paciente. A vacina trplice continua a ser a principal arma contra a difteria, no entanto, caso a doena se estabelea, recomenda-se o imediato isolamento do enfermo, para tratlo com o soro antidiftrico, que inativa a toxina produzida pelo bacilo. As medidas profilticas tambm recomendam a observao de todos que estiveram em contato com o enfermo, que devem ser investigados por meio de exames laboratoriais. SINTOMAS A infeco comea entre 1 e 4 dias depois da exposio s bactrias. Os sintomas costumam comear com uma inflamao ligeira na garganta e com dor ao engolir. Em geral, a criana tem alguma febre, uma frequncia cardaca acelerada, nuseas, vmitos, calafrios e dor de cabea. Os gnglios linfticos do pescoo podem inflamar-se. A criana pode ter muita mucosidade no nariz que, muitas vezes, s afeta um orifcio nasal, se as bactrias se localizarem no nariz. A inflamao pode estender-se da garganta caixa da voz (laringe) e pode provocar inchao da garganta ao ponto de estrangular a via respiratria e dificultar a respirao.

16

Na maioria dos casos, as bactrias formam uma pseudomembrana (uma lmina de material composto de glbulos brancos mortos, bactrias e outras substncias) perto das amgdalas ou noutras reas da garganta. A pseudomembrana spera e tem uma cor cinzento-sujo. Se for extrada bruscamente, pode provocar-se uma hemorragia das membranas mucosas subjacentes. A pseudomembrana pode estreitar os canais respiratrios ou desprender-se de improviso e bloquear completamente a via respiratria, impedindo que a criana possa respirar (uma situao urgente). No entanto, algumas crianas com difteria ligeira nunca chegam a desenvolver uma pseudomembrana. Se as bactrias libertarem uma toxina, esta pode disseminar-se pelo fluxo sanguneo e danificar os tecidos de todo o corpo, sobretudo o corao e os nervos. A leso do msculo cardaco (miocardite) normalmente muito grave entre o dia 10 e 14, mas pode ocorrer em qualquer momento entre a 1. e a 6. semanas. A leso cardaca pode ser ligeira e, nesse caso, pode manifestar-se s como uma anomalia menor no eletrocardiograma, ou muito grave, ao ponto de provocar insuficincia cardaca e morte sbita. A toxina afeta geralmente certos nervos, como os da garganta, e provoca dificuldades em engolir. Estes nervos costumam ser afetados durante a primeira semana da doena. Entre a 3. e a 6. semanas podem inflamar-se os nervos dos braos e das pernas, provocando debilidade. O corao e os nervos recuperam lentamente ao longo de vrias semanas. A difteria pode afetar a pele (difteria cutnea). Embora seja mais frequente nos trpicos, a difteria cutnea tambm ocorre em alguns pases desenvolvidos, particularmente em pessoas com falta de higiene que vivem em ncleos superpovoados (por exemplo, os sem-abrigo). Em casos muito raros a difteria afeta a vista.

DIAGNOSTICO
Isolamento e identificao do bacilo, mesmo sem as provas de toxigenicidade, associados ao quadro clinico e epidemiolgico.

TRATAMENTO
Soro antidiftrico (SAD), medida teraputica de grande valor, que deve ser feita em unidade hospitalar e cuja finalidade inativar a toxina circulante o mais rapidamente
17

possvel e possibilitar a circulao de anticorpos para neutralizar a toxina produzida pelos bacilos.

PREVENO
A vacina da difteria normalmente combinada com as vacinas do ttano e da tosse convulsa (pertosse), sob a denominao DTP (difteria-ttano-pertosse). Se algum que tenha sido vacinado contra a difteria entrar em contato com uma pessoa infectada, uma dose de reforo aumenta a proteo. Qualquer pessoa em contato com uma outra pessoa infectada deve ser examinada e deve tirar-se-lhe uma amostra da garganta com um hissope para fazer uma cultura. Preventivamente, so-lhe administrados antibiticos durante 7 dias e controlada para detectar qualquer sinal da doena. Tambm se vacinar e administrar-se- uma dose de reforo que contenha a bactria da difteria a qualquer pessoa que estiver em contato com uma criana infectada e que no tenha sido vacinada ou que no tenha recebido uma dose de reforo nos 5 anos anteriores. As pessoas com culturas de garganta negativas e que recentemente tenham sido vacinadas contra a difteria no necessitam de tratamento e to-pouco implicam um risco para os outros. No entanto, os portadores de bactrias da difteria (que no tm sintomas) podem efetivamente propagar a doena. Por conseguinte, estas pessoas tambm requerem antibiticos e deve-se fazer-lhes culturas repetidas da garganta para detectar sinais da doena.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

18

FEBRE MACULOSA
A febre maculosa uma infeco aguda causada por uma bactria, a Rickettsia rickettsii. Rickettsia um gnero de no-mveis, Gram-negativa, no formadora de esporos, bactrias altamente pleomrfico que podem apresentar-se como cocos (0,1 m de dimetro), barras (1-4 mM longa) ou thread-like (10 mM de comprimento). Parasitas intracelulares obrigatrios, a sobrevivncia Rickettsia depende de entrada, o crescimento e a replicao no citoplasma clulas hospedeira ofeukaryotic (clulas normalmente endoteliais). [1] Por isso, Rickettsia no pode viver em artificial, ambientes de nutrientes e so cultivadas tanto em culturas orembryo tecido (Normalmente, so utilizados embries de galinha). No passado, eles foram posicionados em algum lugar entre os vrus e bactrias verdade. As bactrias ofRickettsia maioria so suscetveis aos antibiticos do grupo das tetraciclinas.O homem infectado atravs da picada do carrapato que eventualmente carrega esta bactria nas suas glndulas salivares.

INCIDNCIA
Esta uma doena rara, porm o nmero de pessoas diagnosticadas vem aumentando desde 1996 quando se tornou obrigatria a sua notificao para os centros de vigilncia epidemiolgica. Estima-se que a maioria dos casos no diagnosticada e que os dados disponveis so provavelmente inferiores verdadeira incidncia. mais comum na zona rural, principalmente dos estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

INFECO
A Rickettsia uma bactria que sobrevive basicamente dentro das clulas dos carrapatos. No Brasil, o carrapato mais comum e tambm o que mais comumente vetor desta infeco do tipoAmblyomma cajennense. Estes carrapatos so tambm conhecidos como "carrapato-estrela", "carrapato de cavalo" ou "rodoleiro". Eles infestam animais domsticos como as galinhas, cavalos, bois, cachorros e porcos e tambm animais selvagens como os gambs, as capivaras, cachorros-domato, coelhos, tatus e cobras. O carrapato infectado pica o hospedeiro e atravs de sua regurgitao inocula a bactria na corrente sangunea do animal ou, mais raramente, em feridas abertas. No homem, isso no comum porque para que haja a infeco o carrapato tem que ficar aderido de 4 a 6 horas. Esta infeco no passa de uma pessoa doente para outra por contato fsico nem contato com saliva, urina ou fezes. Sempre necessria a picada do carrapato. Porm, a ausncia de um relato de que houve a picada por um carrapato no exclui o diagnstico j que este relato depende da observao e da memria do indivduo. Alm disso, mais de um caso pode aparecer na mesma famlia ou em pessoas que moram na mesma regio porque foram expostos aos mesmos animais portadores de carrapatos infectados. Os casos so mais comuns nos meses de primavera e vero.

19

SINTOMAS
A pessoa infectada pode desenvolver sintomas de 2 a 14 dias aps a picada, em mdia, uma semana. Estes sintomas podem praticamente no existir ou serem muito fracos, o que dificulta o diagnstico. Nas pessoas que desenvolvem o quadro mais caracterstico, a febre pode ser moderada a alta, chegando at 39 a 40 graus. Esta febre pode durar de 2 a 3 semanas e geralmente a pessoa tem que restringir as suas atividades, necessitando repouso no leito. comum ter dor de cabea intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas. Nos primeiros dias de febre pode aparecer a mcula, de onde vem o nome da doena. So leses de pele, rseas, nos punhos e tornozelos, que progridem para o tronco e face e aps, mos e ps. Em 2 a 3 dias, estas leses adquirem um certo volume e podem ser sentidas ao toque quando ficam de uma colorao mais forte. Aps 4 dias podem ficar arroxeadas. Nas reas de maior atrito, podem se unir e formar uma placa que se parece com um hematoma. Pode haver descamao nas reas mais intensas. O local onde houve a picada pode formar uma lcera necrtica semelhante leso de picada de aranha. A doena pode evoluir para cura espontnea em 3 semanas. Porm nas formas mais graves, as leses de pele so mais hemorrgicas podendo at ocorrer reas de necrose nos dedos, nas orelhas, no palato mole e nos genitais. Podem ser acompanhados de sangramento de gengivas, do nariz, vmitos e tosse seca intensa. Os casos que necessitam de internao hospitalar so aqueles em que h um comprometimento sistmico com presso baixa, sangramento digestivo, desidratao e insuficincia ventilatria. O diagnstico diferencial se faz com outras doenas infecciosas que tambm se apresentam com leses de pele e febre alta como febre tifide, sarampo, rubola, meningite meningoccica, leptospirose e malria. importante ressaltar que muitas pessoas podem ter esta infeco sem ou quase nenhuma leso de pele ficando o diagnstico muito difcil.

DIAGNSTICO
O diagnstico de certeza se faz atravs de exames laboratorial do sangue do doente, atravs de sorologia e cultura.

TRATAMENTO
A maioria das pessoas tem um curso benigno que necessita s de medicaes sintomticas como analgsicos, antitrmicos, hidratao oral e repouso. Estima-se que estas pessoas no chegam a procurar atendimento mdico e a infeco tem uma resoluo espontnea em algumas semanas. Os casos mais graves, quando diagnosticados, devem receber antibiticos especficos e medidas de suporte, muitas vezes necessitando at de tratamento intensivo.

PREVENO
- Evitar contato com animais domsticos e silvestres em regies reconhecidamente de alta incidncia da doena.
20

- Se for necessrio entrar em contato com animais vistoriar o corpo de 3 em 3 horas j que o carrapato necessita ficar aderido por mais de 4 horas para transmitir a infeco. - Se necessitar andar em locais de vegetao alta, usar calas compridas e botas. - No esmagar o carrapato, j que a bactria pode entrar em algum ferimento do homem. - Usar carrapaticida em animais domsticos com a freqncia recomendada. Espcie Rickettsia transmitida por carrapatos muitos, pulgas e piolhos, e causam doenas em seres humanos como o tifo, rickettsialpox, febre botonosa, febre da mordida Africano de carrapatos, febre maculosa, febre maculosa Flinders Island e tifo do carrapato de Queensland (Austrlia Tick Tifo) [2]. Eles tambm tm sido associados com uma variedade de doenas de plantas. As rickettsias nome frequentemente utilizado para qualquer membro da Rickettsiales. Eles so pensados para ser a parentes vivos mais prximos para as bactrias que esto na origem da organela mitocndria que existe dentro da maioria das clulas eucariticas. O mtodo de cultivo Rickettsia em embries de galinha foi inventado por William Ernest Goodpasture e seus colegas da Universidade de Vanderbilt em 1930.

Interveno do enfermeiro: Fazer a adequada administrao dos


medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes graves para evitar o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

GRIPE
uma infeco respiratria causada pelo vrus Influenza. altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e incio da primavera As epidemias de gripe normalmente tem seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses. Existem trs tipos deste vrus: A, B e C. O vrus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que oInfluenza B e C infecta s humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e no causa epidemias. De uma maneira geral, o vrus influenza ocorre de maneira epidmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doena respiratria crnica, com fraqueza imunolgica, imunidade enfraquecida e idosos tm uma tendncia a infeces mais graves com possibilidade de complicaes fatais. Os sintomas da gripe so mais graves do que os do resfriado. O vrus Influenza tem uma "capa" (revestimento) que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agresses deste microorganismo, ficando tambm difcil desenvolver vacinas para proteo contra a infeco causada por ele. Por isso, a gripe um dos maiores problemas de sade pblica.

21

COMO SE DESENVOLVE?
Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vrusInfluenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotculas com o vrus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa. No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias areas, que inclui os pulmes, causando os sintomas da gripe.

Sintomas:
Gripe no resfriado. A gripe uma doena com incio sbito e mais grave que o resfriado comum. Ela compromete de maneira significativa o estado geral da pessoa, diferentemente do resfriado que geralmente s compromete o nariz e a garganta. O perodo de incubao tempo entre o contgio e o incio dos sintomas da doena de 1 a 4 dias. Febre Calafrios suor excessivo tosse seca - pode durar mais de duas semanas dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer mal-estar dor de cabea nariz obstrudo irritao na garganta Alguns ou todos os sintomas supracitados podem estar presentes. A doena costuma ceder completamente dentro de uma ou duas semanas. A febre pode durar 3-8 dias. Nos idosos, a fraqueza causada pela gripe poder durar vrias semanas. Geralmente, a gripe cursa sem complicaes e autolimitada. No entanto, uma das complicaes possveis a pneumonia normalmente, no pelo vrus Influenza, mas por uma bactria (pneumococo ou estafilococo, geralmente). Alm da pneumonia, outras infeces como sinusite, otite e bronquite (infeco dos brnquios canos que espalham o ar nos pulmes) tambm so complicaes possveis. As pessoas com mais de 65 anos, de qualquer idade com alguma doena crnica e as crianas muito pequenas tem uma probabilidade maior de desenvolver
22

complicaes de uma gripe. Por outro lado, a gripe pode tambm desencadear uma piora em pessoas asmticas ou com bronquite crnica e piora da condio de uma pessoa com insuficincia do corao, por exemplo. Existem outras complicaes infreqentes e graves que podem ocorrer.

DIAGNSTICO
O mdico faz o diagnstico atravs dos sinais e sintomas referidos pelo paciente e com o auxlio do exame fsico. Contudo, isto no fcil j que os sintomas iniciais da doena podem ser similares queles causados por outros microorganismos em outras doenas. A radiografia do trax tambm auxiliar o mdico quando este suspeitar de uma pneumonia como complicao da gripe ou de outro diagnstico. Contudo, nem sempre ser fcil para o mdico diferenciar entre uma pneumonia causada pelo prprio vrus da gripe e uma pneumonia bacteriana ps-gripe, apesar dos exames complementares disponveis.

TRATAMENTO
Caso os sintomas da doena tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente poder discutir com o seu mdico a possibilidade de se usar um tratamento anti-viral. O indivduo enfermo dever fazer repouso, evitar o uso de lcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante lquidos, alm de usar medicaes para a febre e para a dor e, tambm, para a melhora dos sintomas do nariz, como a coriza (corrimento do nariz) ou congesto nasal. Retorno s atividades normais somente aps os sintomas terem ido embora. Para combater e prevenir a gripe pelo vrus influenza do tipo A, a amantadina poder ser empregada em crianas com mais de 1 ano de idade. A rimantadina outra opo nestes casos. Entretanto, para tratamento ela s poder ser usada em adultos. Estes dois medicamentos anti-virais podem ajudar no processo de cura desde que utilizados nas primeiras 48 horas da doena. Existem novos anti-virais eficazes chamados de inibidores da neuraminidase , que tm a vantagem de, alm de combater o vrus A, tratar a doena causada pelo vrus B. Tambm devem ser iniciados dentro das primeiras 48h da doena para serem eficazes. Podem ser usados por comprimido ou xarope, ou via inalatria.

COMO SE PREVINE?
A melhor maneira de se proteger da gripe fazer a vacinao anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doena. Sua efetividade entre adultos jovens de 70-90%. Cai para 30-40% em idosos muito frgeis isso porque estes tm pouca capacidade de desenvolver anticorpos protetores aps a imunizao (vacinao). Contudo, mesmo nesses casos, a vacinao conseguiu proteger contra complicaes graves da doena como as hospitalizaes e as mortes. A proteo da vacina tambm depender da similaridade da cepa viral que foi utilizada na vacina e da que est circulante no ano.
23

A vacina nos adultos e crianas maiores aplicada no msculo do ombro e nas crianas menores aplicada na coxa. Nas crianas menores de 9 anos que esto recebendo a vacina pela primeira vez, deve-se fazer duas doses da vacina com um intervalo de 1 ms. Uma a duas semanas aps a vacinao, anticorpos j so produzidos pelo organismo e a proteo inicia. Normalmente, a vacinao bem tolerada. Os efeitos indesejveis mais freqentes so a dor e vermelhido no local da injeo. Em menos de 5% dos vacinados, febre baixa, dor de cabea ou dor no corpo podem ocorrer 8-24h aps a vacinao. Outros efeitos adversos so muito raros. Devemos salientar que a vacinao no causa a doena, uma vez que composta por vrus mortos. Atualmente, se estuda o uso de uma vacina para aplicao dentro do nariz.

VACINAR
todas as pessoas com 60 anos ou mais pessoas adultas (mesmo grvidas ou amamentando) ou com mais de 6 meses de idade portadoras de doenas crnicas do corao, pulmes ou rins desabrigados, co-habitantes de pessoas de alto risco (incluindo crianas a partir dos 6 meses), diabticos e pessoas com doenas da hemoglobina (do sangue) pessoas imunocomprometidas: com cncer, infeco pelo HIV, transplantados de rgos ou que receberam corticides, quimioterapia ou radioterapia residentes de clnicas, indivduos com internaes prolongadas, trabalhadores da rea da sade e moradores de asilo familiares e pessoas que lidam com indivduos com alto risco de ficarem doentes gestantes no segundo ou terceiro trimestre durante poca do ano em que a gripe freqente ou grvidas que tenham alguma condio mdica que represente um maior risco de complicao aps uma gripe crianas entre 6 meses e 18 anos que fazem uso de cido acetilsaliclico a longo prazo (tm uma chance de apresentar uma complicao grave chamada Sndrome de Reye aps uma gripe)

NO VACINAR
pessoas que tiveram uma reao prvia a esta vacina contra a gripe pessoas que j tiveram uma reao alrgica a ovos de galinha, neomicina ou timerosal indivduos que tiveram uma desordem caracterizada por paralisia chamada de Sndrome de Guillain-Barr, em que se suspeitou que tivesse sido aps uma vacina anti-Influenza pessoas com alguma doena febril atual

24

primeiro trimestre da gravidez Alm da vacinao, os anti-virais podem ser usados como preventivos quando indicados pelo seu medico.

INTERVENES DE ENFERMAGEM
Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico. O enfermeiro tem um papel fundamental no ensino ao doente, a cercada forma como prevenir e tratar uma contaminao pelo vrus Influenza. Ensino sobre a forma de prevenir uma gripe: Lavar as mos com frequncia sobre tudo aps estar em contato com o nariz, boca ou olhos.

HEPATITE
Na maioria das vezes a doena apresenta poucos sintomas e, s vezes, s diagnosticada em exames de rotina. Poucos so os casos que evoluem para uma forma aguda grave, podendo levar morte.

Causas
So vrias as causas de hepatite. As infeces virais so as principais causas de hepatite, na maior parte do mundo. Hepatite por vrus A: esse vrus eliminado nas fezes e seu modo de transmisso chamado fecal-oral, ou seja, ingesto de gua e/ou alimentos contaminados. Por isso, essa forma de hepatite bastante comum em pases menos desenvolvidos e em locais com precrias condies de higiene e saneamento bsico. importante ressaltar que quando os sintomas aparecem, o vrus j est comeando a desaparecer das fezes, isto , a fase de maior transmissibilidade j est terminando. Mesmo assim, recomenda-se um perodo de isolamento (no ir escola, creche, etc) de mais ou menos sete dias, a partir do incio dos sintomas. Em raros casos pode evoluir de forma grave, com hepatite fulminante. Por isso, pode apresentar-se em surtos, epidemias. Uma caracterstica de extrema importncia: esse tipo de hepatite no se cronifica.

25

Hepatite por vrus B: A transmisso desse vrus atravs do uso compartilhado de seringas e agulhas (entre usurios de drogas), relao sexual sem preservativo, acidentes prfuro-cortantes (como durante cirurgias) e durante o parto, quando a me pode transmitir o vrus para o recm-nascido. Uma forma de transmisso comum no passado era a transfuso de sangue. Na forma aguda, pode evoluir mais frequentemente que a hepatite A com hepatite fulminante, Apresenta importante taxa de cronificao, pois o vrus fica latente no organismo, mesmo que o indivduo no sinta sintomas. Assim, esse tipo de hepatite apresenta evoluo para cirrose e tambm para cncer de fgado. O risco de cronificao depende da idade em que a pessoa foi infectada, de forma que em adultos, mais ou menos 10% evolui para a cronicidade, enquanto em recm-nascidos infectados durante o parto, essa taxa chega a 90%. Da a importncia do acompanhamento pr-natal e da vacinao. Hepatite por vrus C: o modo de transmisso semelhante ao do vrus B, porm a transmisso durante o parto bem menor. Antigamente era considerada a principal causa de hepatite transmitida por transfuso de sangue, mas atualmente existem exames bastante eficazes na realizao de triagem das amostras em bancos de sangue. Apresenta tambm potencial para desenvolvimento de formas crnicas. Hepatite por vrus D: o modo de transmisso o mesmo do vrus B, e esse tipo de hepatite s ocorre em indivduos infectados pelo vrus B, pois o vrus D precisa dele para poder multiplicar-se. Hepatite por vrus E: o modo de transmisso o mesmo do vrus A. Ocorre em pases menos desenvolvidos, em formas de epidemias. Em grvidas, pode levar mais comumente a formas graves. Hepatite alcolica: relacionada ao uso abusivo de qualquer bebida alcolica. Quanto maior o tempo de ingesto, maior o risco de hepatite e cirrose heptica. Hepatite medicamentosa: A hepatite pelo uso de medicamentos vai depender da dose utilizada, vrios medicamentos de uso comum podem causar hepatite, como: paracetamol, eritromicina, tetraciclina, anabolizantes, amiodarona (usado para tratar arritmia cardaca). Hepatite auto-imune: uma doena auto-imune aquela na qual o sistema imunolgico ataca clulas do prprio corpo, causando inflamao. Por que isso ocorre no se sabe. Sintomas Nas hepatites virais, existe um perodo inicial sem sintomas (perodo de incubao), no qual o vrus est se multiplicando no organismo. Esse perodo varivel e, logo depois, comeam a surgir os sintomas. Inicialmente, o paciente apresenta um quadro semelhante a uma gripe, com febre, nuseas e vmitos, mal-estar, dores no corpo, falta de apetite e desnimo. O paciente pode apresentar tambm dores nas juntas. O sintoma mais tpico de hepatite a chamada ictercia (amarelo, "tiria"), caracterizada por colorao amarelada da pele, dos olhos e das mucosas. Ela pode
26

se acompanhar de urina escura ("cor de coca-cola") e fezes descoradas. Porm, a ictercia no ocorre em todos os pacientes. Na maioria dos casos de hepatite viral aguda, o quadro leve e resolve-se espontaneamente; mas em alguns casos pode apresentar gravidade, evoluindo com confuso mental e outros sintomas, caracterizando a hepatite fulminante. As outras causas de hepatite apresentam quadros bastante especficos, muitas vezes parecidos aos de hepatite viral aguda acrescido de outros sintomas especiais. A hepatite auto-imune mais comum em mulheres e as pacientes podem apresentar comprometimento de outros rgos, determinando sintomas variados. As doenas hereditrias so raras. No raro que essas formas no-virais de hepatite, e mesmo as virais, sejam descobertas apenas quando o fgado j est cronicamente acometido, algumas vezes j com cirrose heptica. Diagnstico Geralmente, o diagnstico confirmado por exames laboratoriais. Com eles, podemos investigar se h leso do fgado, o tipo de vrus que possivelmente est causando a inflamao, se existe doena auto-imune. Em alguns casos de dvida, o mdico pode solicitar uma biopsia heptica, que consiste na retirada de um pedao do fgado, com o uso de uma agulha introduzida atravs da pele aps anestesia local. Esse fragmento analisado por patologista, que pode sugerir a causa da doena.

Tratamento O tratamento depende da causa da hepatite. Nas hepatites virais agudas, indica-se apenas repouso relativo, dieta balanceada e medicamentos para dor e febre, caso ocorram. Na hepatite viral crnica, existem alguns tratamentos especficos, indicados em alguns casos, que permitem a erradicao do vrus e reduo do risco de cirrose e cncer. Na hepatite auto-imune, utilizam-se medicamentos chamados corticides, capazes de reduzir a inflamao. Nas hepatites alcolica e medicamentosa, recomenda-se a suspenso do uso do agente causador. Nas doenas por acmulo de ferro e cobre recomenda-se restrio diettica e o uso de certos medicamentos que ajudam a reduzir o depsito desses metais. Nos casos de hepatite fulminante, o tratamento de suporte e, geralmente, o transplante heptico de urgncia necessrio para a cura. Preveno Existem vrias medidas eficazes na preveno da doena, como: Vacinao, no caso das hepatites por vrus A e B; Uso de gua tratada ou fervida;
27

Lavar bem legumes, frutas e verduras; Lavar bem as mos aps usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar; No compartilhar seringas e agulhas; Uso de preservativo nas relaes sexuais; Uso de material de proteo, por profissionais de sade; Acompanhamento pr-natal para aconselhamento adequado e preveno da transmisso; Evitar uso abusivo de lcool, medicamentos e drogas.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes graves para o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

HERPES ZOSTER
Herpes Zoster uma infeco de uma parte do sistema nervoso (gnglios da raiz dorsal) causada pelo Vrus Varicela-Zoster (VZV). O herpes zoster resulta da reativao do VZV que permanece latente no organismo desde que houve a infeco primria, que deu origem varicela. Manifesta-se atravs do aparecimento de leses nas reas cutneas inervadas pelo nervo infectado pelo vrus.

Agente infeccioso
O agente infeccioso o vrus varicela-zoster (VZV) que um vrus de DNA altamente contagioso. Este vrus provoca duas entidades clnicas distintas: a varicela ou catapora e o herpes zoster. A varicela uma infeco onipresente e extremamente contagiosa, geralmente uma doena benigna na infncia, caracterizada por erupo exantematosa vesiculosa. Com a reativao do VZV latente, o herpes zoster manifesta-se na forma de erupo vesiculosa nos dermtomos, geralmente associada a dor intensa.

Manifestaes Clnicas
O herpes-zoster caracteriza-se por uma erupo vesiculosa unilateral num dermtomo (isto acontece porque a erupo aparece numa rea da pele que suprida por um nervo particular), quase sempre associada a dor intensa.
28

Os dermtomos de T3 a L3 so frequentemente afectados. O dermtomo de um nervo craniano mais frequentemente envolvido o ramo oftlmico do nervo trigmeo, ocorrendo o zoster oftlmico. A dor desde o incio at resoluo do processo conhecida como dor associada ao zoster.

O inicio da doena
Nesta fase que antecede as leses na pele, o herpes zoster pode ser mal diagnosticado, sendo confundida com a doena cardaca, pleurisia, ncleo pulposo com hrnia ou variados distrbios gastrointestinais ou ginecolgicos. As leses na pele comeam por uma erupo maculo papular eritematosa que rapidamente evolui em leses vesiculares. As vesculas so geralmente dolorosas, alis, a dor a principal queixa dos doentes com herpes zoster. No hospedeiro normal, as leses da pele podem permanecer em pequeno nmero e continuam a formar-se apenas por um perodo de 3 a 5 dias. Em geral, a durao total da doena de 7 a 10 dias; contudo, pode durar at 2 a 4 semanas antes de haver normalizao da pele. Nalguns pacientes foi observada a localizao caracterstica de dor num dermtomo com evidncia sorolgica de herpes zoster, na ausncia de leses cutneas. O herpes zoster mais grave no hospedeiro imunocomprometido do que no indivduo normal. As leses cutneas continuam a formar-se durante uma semana, e a crosta s se torna completa aps 3 semanas de evoluo da doena na maioria dos casos. Os pacientes com doena de Hodgkin e linfoma no-Hodgkin correm maior risco de desenvolver zoster progressivo e a disseminao cutnea ocorre em 40% dos casos, ocorrendo nestes complicaes. Todavia, mesmo em pacientes imunocomprometidos, o zoster disseminado raramente fatal. A complicao mais deliberante do herpes zoster tanto no hospedeiro normal como no imunocomprometido consiste em dor associada a nevrite aguda e nevralgia ps-herptica. As alteraes de sensibilidade no dermtomo, que resultam em hipo ou hiperestesia, so comuns.

Zoster oftlmico
Este tipo especfico de herpes zoster aparece quando h comprometimento do ramo oftlmico do nervo trigmeo. As leses espalham-se pela rea da bochecha ou da testa at s plpebras superior e inferior. Herpes pode causar vermelhido da conjuntiva. Pode tambm causar pequenos arranhes na crnea. As leses da crnea podem aumentar o risco de infeco bacteriana do olho. Zoster pode ainda causar inflamao no interior do olho e afetar o nervo ptico da retina. Infeces pelo VZV podem levar a vermelhido, tumefaco, dor, sensibilidade luz e viso manchada. Vrias e graves infeces de Herpes Zoster podem estar associadas a outras alteraes, incluindo glaucoma, cicatrizes dentro do olho e formao de cataratas.
29

Diagnstico e tratamento
O tratamento do herpes zoster tem 3 objectivos principais: 1. tratamento da infeco viral aguda; 2. tratamento da dor aguda associada ao herpes zoster; 3. preveno da nevralgia ps-herptica; Na maior parte dos casos o simples exame clnico permite ao mdico diagnosticar o herpes. Em casos mais complexos ou menos evidentes o vrus recolhido de pstulas e cultivado em meios com clulas vivas de animais. A observao pelo microscpio destas culturas revela incluses vricas tpicas nas clulas. Na encefalite pode ser necessrio obter amostras por bipsia. No h vacina nem tratamento definitivo, apesar de alguns frmacos especialmente acicloguanosinas como o aciclovir poderem reduzir os sintomas e o perigo de complicaes como encefalite. O que aparece so bolhas na vagina e no pnis. Os agentes antivirais tem demonstrado eficcia pela cicatrizao acelerada das leses e resoluo da dor associada ao zoster. Quanto mais cedo a medicao tomada, maior a hiptese de impedir o vrus de causar danos nos nervos. As medidas sintomticas auxiliam e so muito eficientes, principalmente, no alvio da dor. A terapia antiviral, em infeces no complicadas, acelera a cicatrizao, reduzindo o nmero e dias de desenvolvimento de leses novas e aliviando a dor do zoster. A terapia antiviral til se iniciada dentro das primeiras 72 horas depois do incio das leses de pele e pode ser de muita importncia nos pacientes com mais de 50 anos ou imunocomprometidos. possvel reduzir a transmisso evitando o contato direto com outros ou com objetos usados por outros (copos, bocais de instrumentos de sopro) quando o herpes labial est ativo, e abstinncia sexual quando a regio afetada pelo herpes genital no est com aparncia saudvel normal. Estudos recentes e amplos tm demonstrado a utilidade da vacina contra Varicela na reduo das complicaes do herpes zoster e da neuralgia posherptica, principalmente em pessoas de idade avanada (maiores de 60 anos).A vacina contra varicela recomendada de rotina na infncia. Ela tambm pode ser recomendada para adultos que nunca tenham contrado Varicela.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

30

LEPTOSPIROSE

ASPECTOS EPIDEMIOLGICOS A leptospirose uma doena infecciosa aguda, de carter sistmico, que acomete o homem e os animais, causada por microorganismos pertencentes ao gnero Leptospira. A distribuio geogrfica da leptospirose cosmopolita, no entanto a sua ocorrncia favorecida pelas condies ambientais vigentes nas regies de clima tropical e subtropical, onde a elevada temperatura e os perodos do ano com altos ndices pluviomtricos favorecem o aparecimento de surtos epidmicos de carter sazonal. AGENTE ETIOLGICO O gnero Leptospira um dos componentes da famlia dos Espiroquetdeos, onde esto reunidos os microrganismos com morfologia filamentosa, espiralados, visualizados apenas pela microscopia de campo escuro e de contraste de fase, com afinidade tintorial pelos corantes argnticos. Nesse gnero aceita-se atualmente a existncia de duas espcies: L.interrogans e L.biflexa, as quais renem, respectivamente, as estirpes patognicas e aquelas saprfitas de vida livre, encontradas usualmente em gua doce de superfcie. Dentre os fatores ligados ao agente etiolgico que favorecem a persistncia dos focos de leptospirose, especial destaque deve ser dado ao elevado grau de variao antignica; relativo grau de sobrevivncia em nvel ambiental em ausncia de parasitismo (registros experimentais referem at 180 dias desde que haja alto nvel de umidade, proteo contra os raios solares e valores de pH neutro ou levemente alcalino); ampla variedade de vertebrados suscetveis, os quais podem hospedar o microorganismo. RESERVATRIO E FONTE DE INFECO Os roedores desempenham o papel de principais reservatrios da doena, pois albergam a leptospira nos rins, eliminando as vivas no meio ambiente e, contaminando gua, solo e alimentos. Dentre os roedores domsticos (Rattus norvegicus, Rattus rattus e Mus musculus), grande importncia deve se dispensar ao R. norvegicus, portador clssico da L. icterohaemorraghiae, a mais patognica ao homem.

TRANSMISSO
A infeco humana pela leptospira resulta da exposio direta ou indireta urina de animais infectados. Em reas urbanas, o contato com guas e lama contaminados demonstra a importncia do elo hdrico na transmisso da doena ao homem, pois a
31

leptospira dela depende para sobreviver e alcanar o hospedeiro. H outras modalidades menos importantes de transmisso como a manipulao de tecidos animais e a ingesto de gua e alimentos contaminados. A transmisso de pessoa a pessoa muito rara e de pouca importncia prtica. A penetrao do microorganismo se d pela pele lesada ou mucosas da boca, narinas e olhos, podendo ocorrer atravs da pele ntegra, quando imersa em gua por longo tempo. Perodo de Incubao: varia de um a vinte dias, sendo em mdia de sete a quatorze dias. Perodo de Transmissibilidade: a infeco inter-humana rara, sem importncia prtica. DIAGNSTICO A suspeita clinica, mialgia (dores musculares), febre e conjuntivite, acrescidas da possibilidade de contato com: gua, alimentos, vsceras, solo, etc. contaminados por animais que estejam excretando leptospira, principalmente o contato com urina de roedores autorizam a investigao laboratorial. A leptospira pode ser isolada do sangue ou do lquor nos primeiros 10 dias da doena; da urina a partir da segunda semana onde persiste por 30 dias ou mais. As tcnicas de cultura so demoradas e difceis. Anticorpos podem ser identificados sorologicamente durante ou aps a segunda semana. De maneira geral estes testes so realizados em laboratrios oficiais.

SINTOMAS
Os primeiros sintomas podem aparecer de um a 30 dias depois do contato com a enchente. Na maior parte dos casos, aparece 7 a 14 dias aps o contato. Nos seres humanos causa ampla gama de sintomas, no entanto, algumas pessoas infectadas podem ser assintomticas, ou seja, no apresentarem nenhum tipo de sintoma. Os sintomas desta doena geralmente so: febre alta, fortes cefalias, calafrios, dores musculares, vmitos, bem como ictercia, olhos congestionados, dor abdominal, diarreia ou coceira. Nos quadros em que ocorrem complicaes mais graves, inclui-se falncia renal, meningite, falncia heptica e deficincia respiratria, o que caracteriza a forma mais grave desta doena, conhecida como doena de Weil. Em casos mais severos ela pode at levar a morte. TRATAMENTO

O tratamento baseado no uso de antibiticos, hidratao e suporte clnico, orientado sempre por um mdico, de acordo com os sintomas apresentados.
32

Os casos leves podem ser tratados em ambulatrio, mas os casos graves precisam ser internados.
COMO SE PREVINE A leptospirose problema de sade pblica. A imunizao de animais domsticos est indicada de rotina. A falta de controle dos ratos e as ms condies de vida da populao esto ligados maioria dos casos no Brasil. Algumas profisses (agricultores, trabalhadores em abatedouros, caadores, veterinrios, lenhadores, pessoas que trabalham em esgotos, em arrozais e militares), tm tal risco de pegar a doena que tanto a vacinao humana como os usos profilticos de antibiticos podem ser indicados.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo mdico. Manter o paciente isolado de outros pacientes graves para evitar o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

SFILIS
Sfilis um tipo srio de infeco bacteriana causada pela bactria Treponema pallidum. Geralmente transmitida de uma pessoa a outra atravs do contato sexual. Quando no tratada, a sfilis pode levar a leso irreversvel de tecidos como o crebro e os nervos. Como as pessoas pegam sfilis? A sfilis transmitida de pessoa para pessoa atravs do contato direto com a ferida provocada pela doena. As feridas costumam geralmente ocorrer nos genitais externos, vagina, nus ou reto. Elas tambm podem aparecer nos lbios e boca. A transmisso do organismo acontece durante o sexo vaginal, anal ou oral. Mulheres grvidas com sfilis podem passar para o beb. Quando o beb adquire a doena da me ela chamada de sfilis congnita. A sfilis no transmitida atravs do contato com acentos de banheiros, maaneta de porta, gua da piscina, banheira, roupa ou talheres.

33

Diagnstico O mdico procurar pelas leses (cancros) por todo corpo, inclusive na vagina, colo do tero e reto que ao serem encontradas, sofrem uma pequena inciso para que se retirem fragmentos e seja feita uma anlise microscpica com o objetivo de verificar as formas da bactria diretamente. O mdico poder solicitar um exame de sangue.

Quais so os sintomas da sfilis? Muitas pessoas infectadas com sfilis no apresentam sintomas por anos, mas ainda assim esto sob o risco de complicaes posteriores se no forem tratadas. Embora parea que a transmisso ocorra atravs de pessoas com feridas que esto no estgio primrio ou secundrio, muitas vezes essas feridas no so reconhecidas. Desta forma, muitas vezes a transmisso se d atravs de pessoas que no sabem que esto infectadas Estgio primrio. O estgio primrio da sfilis geralmente marcado pelo aparecimento de uma nica ferida (chamada de cancro), mas tambm pode haver feridas mltiplas. O perodo de tempo entre a contrao da infeco e os primeiros sintomas pode variar de 10 a 90 dias (a mdia 21 dias). O cancro geralmente firme, redondo, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a sfilis entrou no corpo. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara sem tratamento. Porm, se tratamento correto no for administrado, a infeco progride para o estgio secundrio. Estgio secundrio. O estgio secundrio caracterizado por erupes na pele e leses na membrana mucosa. Esse estgio tipicamente comea com erupes em uma ou mais reas do corpo. As erupes geralmente no causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro est sarando ou vrias semanas depois. Algumas vezes as erupes do estgio secundrio so to leves que no so notadas. Alm das erupes, os sintomas do estgio secundrio da sfilis podem incluir febre, dor na garganta, dor de cabea, perda de peso, dores musculares e fadiga. Os sintomas do estgio secundrio da sfilis sumiro com ou sem tratamento. Porm, sem tratamento a infeco progredir para o estgio latente mais avanado Estgio tercirio. O estgio latente da sfilis comea quando os sintomas secundrios desaparecem. Sem tratamento a pessoa continuar a ter sfilis ainda que no apresente sintomas. Nos estgios avanados da sfilis ela pode danificar rgos internos incluindo crebro, olhos, nervos, corao, vasos sanguneos, fgado, ossos e articulaes. Esses danos internos podem aparecer muitos anos depois. O sintomas do estgio avanado da sfilis incluem dificuldade de coordenar os movimentos musculares, paralisia, cegueira gradual e demncia. Os danos podem ser srios o suficiente para causar a morte.

34

Como a sfilis afeta a mulher grvida e seu beb? Sfilis congnita A bactria da sfilis pode infectar o beb durante a gravidez, quando isso acontece recebe o nome de sfilis congnita. Dependendo da quantidade de tempo que a mulher grvida esteve infectada, ela pode apresentar alto risco de ter um natimorto ou que o beb morra logo depois do parto. Um beb com sfilis congnita pode nascer sem os sintomas da doena. Porm, se no for tratado imediatamente, o beb pode desenvolver srios problemas em algumas semanas. Bebs sem tratamento podem ter seu desenvolvimento retardado ou morrer. Qual a relao entre sfilis e HIV? As feridas genitais (cancros) causadas pela sfilis tornam mais fcil a transmisso e contgio do HIV. Doenas sexualmente transmissveis que causam feridas, ulceraes ou rupturas na pele ou membranas mucosas, como a sfilis, quebram barreiras que proveem proteo contra infeces. As ulceraes genitais causadas pela sfilis podem sangrar facilmente, e quando entram em contato com a mucosa oral ou retal durante o sexo elevam o risco de infeco por HIV. Como o tratamento para sfilis? Sfilis facilmente curvel nos primeiros estgios. Uma nica injeo intramuscular de penicilina curar a pessoa infectada com sfilis h menos de um ano. Doses adicionais so necessrias para tratar pessoas que tm sfilis h mais de um ano. Para pessoas alrgicas penicilina h outros antibiticos disponveis. O tratamento matar a bactria da sfilis e prevenir danos futuros, porm no reparar os danos j causados. Pessoas que recebem tratamento para sfilis devem abster-se de contato sexual at que as feridas estejam completamente saradas. Indivduos com sfilis devem avisar seus parceiros sexuais para que eles possam ser testados e receber tratamento se necessrio. Ter sfilis uma vez no protege a pessoa de sofrer a doena de novo. Como pode ser feita a preveno da sfilis? O meio mais seguro de evitar contrair doenas sexualmente transmissveis, incluindo sfilis, abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogmicode longa durao com um parceiro testado que voc sabe no estar infectado. Doenas que causam ulceraes, como a sfilis, podem acontecer em reas genitais que podem ou no serem cobertas pelo preservativo de ltex. Desta forma, o uso correto e consistente de preservativos apenas reduz o risco de transmisso da sfilis quando cobre toda a rea infectada. Uma vez que o preservativo pode no envolver toda rea de infeco, at mesmo o seu uso correto e consistente no garante a preveno. Preservativos lubrificados com espermicidas no do mais proteo que os outros preservativos lubrificados. A transmisso de doenas sexualmente transmissveis, incluindo sfilis, no pode ser prevenida ao lavar os genitais, urinar ou tomar uma ducha depois da relao sexual.
35

Qualquer corrimento anormal, ferida ou erupo deve ser motivo de interromper as atividades sexuais e procurar um mdico imediatamente.

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos pelo medico. Manter o paciente isolado de outros pacientes graves para evitar o contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

TTANO
O ttano uma doena infecciosa e no contagiosa, causada pela toxina da Clostridium tetani - uma bactria gram-positiva e anaerbica, que penetra no organismo via leses da pele e provoca espasmos nos msculos voluntrios, principalmente os do pescoo, sendo que os msculos respiratrios podem ser atingidos, causando a morte por asfixia. A bactria pode ser encontrada no ambiente em forma de esporos, no solo, causando o ttano em pessoas de qualquer idade. O perodo de incubao pode atingir at aproximadamente trs semanas, sendo que quanto menor o perodo de incubao, maior ser gravidade da doena.

Sintomas
Um dos primeiros sintomas desta molstia so dificuldade em abrir a boca e de engolir. Irritabilidade, cefaleia, febre e deformaes fisionmicas no rosto so sintomas que podem vir em seguida. O esquema de vacinao, que inclui a vacina antitetnica, uma das principais formas de prevenir a doena: a vacina tetravalente (tetano, coqueluche, difteria e meningite B) administrada em trs doses, aos dois, quatro e seis meses com dois reforos pela DTP (tetano, coqueluche e difteria) aos 15 meses e entre 04 e 06 anos . Vale ressaltar que aps esse esquema inicial ou para adolescentes e adultos que nunca se vacinaram contra o ttano indicado a vacina dupla adulto dT e esta deve ser reforada a cada 10 anos. Cuidar dos ferimentos, lavando-os com gua e sabo e retirando possveis corpos estranhos - como terra e fragmentos de madeira, so essenciais para sua preveno, mesmo para quem esteja com as vacinas em dia.

36

Modo de tratamento
Para tratamento da doena necessrio a internao do paciente, durando aproximadamente trs a quinze semanas. A administrao de imunoglobulina - ou soro antitetnico na ausncia desta deve ser feita. Aquela prefervel a esta pelo fato de que o soro pode causar reaes alrgicas. Antibiticos, limpeza cirrgica do ferimento com frmacos que retiram a condio de anaerobiose, como a gua oxigenada, relaxantes musculares e sedativos so tambm utilizados a fim de curar o indivduo. O ttano pode ser fatal e, por tal motivo, estar atento aos sintomas e buscar ajuda mdica em casos de suspeita so atitudes essenciais. O ttano uma doena imunoprevenvel, grave e potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactria que pode contaminar ferimentos (mesmo pequenos). Esta bactria encontrada no ambiente (solo, esterco, superfcie de objetos) sob a forma de esporos (formas de resistncia). Quando contamina ferimentos, sob condies favorveis (presena de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de produzir a toxina tetnica, que atua em terminais nervosos, induzindo contraes musculares intensas. As primeiras manifestaes do ttano, geralmente dificuldade de abrir a boca (trismo) e de engolir, surgem alguns dias aps a inoculao dos esporos do Clostridium tetani nos ferimentos. Na maioria dos casos, ocorre progresso para contraturas musculares generalizadas, que podem colocar em risco a vida do indivduo quando comprometem a musculatura respiratria. Todos precisam ser vacinados contra o ttano a bacteria causadora do ttano, o Clostridium tetani, est presente no ambiente (solo, esterco, superfcie de objetos) sob a forma de esporos (formas de resistncia). Como no possvel eliminar os esporos da bactria causadora do ttano do ambiente, para evitar a doena essencial que todas as pessoas sejam adequadamente vacinadas. Existe o risco de ttano existe em qualquer tipo de ferimento. Embora o risco de desenvolvimento de ttano seja maior em pessoas no vacinadas com feridas sujas, mal cuidadas ou com corpos estranhos (terra, p de caf, madeira, metais), pode ocorrer ttano at mesmo sem um ferimento aparente (10% a 20% dos casos). Isto torna a vacinao essencial, independente da ocorrncia de ferimentos. As vacinas existentes contra o ttano mais comumente utilizadas so: DTP e DTPa (proteo contra difteria, ttano e coqueluche) DT (proteo contra difteria e ttano) em crianas e dT (proteo contra difteria e ttano) ATT (proteo contra o ttano) em adultos

37

Interveno do enfermeiro
Fazer a adequada administrao dos medicamentos prescritos. Manter o paciente isolado de outros pacientes graves para evitar o contgio de outra doena e complicar seu quadro clnico.

TUBERCULOSE
Doena grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os rgos do corpo, em especial nos pulmes. O microorganismo causador da doena o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Apesar de tambm atingir vrios rgos do corpo, a doena s transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmes A disseminao acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhes de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partculas so liberadas. Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspenso durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar

A tuberculose pulmonar.
Processo inflamatrio O indivduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch no tem, ainda, resistncia natural. Mas adquire. Se o organismo no estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doena. , tambm, estabelecida a proteo contra futuras infeces pelo bacilo. Tuberculose primria Aps um perodo de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmes, pois ainda no h proteo natural do organismo contra a doena. Se o sistema de defesa no conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tubrculos
38

primria, caracterizada por pequenas leses (ndulos) nos pulmes. Caverna tuberculosa Com o tempo e sem o tratamento, o avano da doena comea a provocar sintomas mais graves. De pequenas leses, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmo, que costumam inflamar com freqncia e sangrar. A tosse, nesse caso, no seca, mas com pus e sangue. a chamada hemoptise.

Por que nos pulmes


Como o bacilo de Koch se reproduz e desenvolve rapidamente em reas do corpo com muito oxignio, o pulmo o principal rgo atingido pela tuberculose.

Sintomas

Tosse crnica (o grande marcador da doena a tosse durante mais de 21 dias); Febre; Suor noturno (que chega a molhar o lenol) Dor no trax; Perda de peso lenta e progressiva; Quem tem tuberculose no sente fome, fica anorxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposio para nada).

Tratamento
A preveno usual a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doena. Se houver a contaminao, o tratamento consiste basicamente na combinao de trs medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicaes corretamente, as chances de cura chegam a 95%. fundamental no interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapaream.

Tuberculose resistente
Atualmente, consiste na principal preocupao mundial em relao doena. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doena virtualmente incurvel em todo o mundo. Nmeros da doena

1/3 da populao mundial est infectado com o bacilo da tuberculose; 45 milhes de brasileiros esto infectados;
39

5% a 10% dos infectados contraem a doena; 30 milhes de pessoas no mundo podem morrer da doena nos prximos dez anos; 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

Interveno de enfermagem: Apenas aplicar a prescrio medica. Manter o paciente isolado de outros pacientes para evitar a proliferao ou contagio de outra doena e complicar seu quadro clinico.

40

CONCLUSO

41

REFERENCIA
http://www.aidsbrasil.com/ http://pt.scribd.com/doc/2373628/Colera-e-Malaria http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?446 http://www.brasilescola.com/doencas/catapora.htm http://www.combateadengue.com.br/ http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/difteria/ http://www.brasilescola.com/doencas/difteria.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?221 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?235 http://www.copacabanarunners.net/herpes-zoster.html http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?610 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?390 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?432 http://www.brasilescola.com/doencas/tuberculose.htm http://www.brasilescola.com/doencas/tetano.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?410 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?231 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leptospirose/leptospirose3.php http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?272 http://www.manualmerck.net/?id=203&cn=1650

42

Potrebbero piacerti anche