Sei sulla pagina 1di 4

Curso: ENGENHARIA BSICA DP - DINMICA DO SLIDO

LISTA DE EXERCCIOS (B1)

1. Considerando o automvel ilustrado, com massa m e apoiado em superfcie horizontal que apresenta coeficiente m = 0,80 com os pneus do mesmo. Determinar a mxima acelerao do automvel nas seguintes hipteses:

a) trao nas quatro rodas; b) trao nas rodas traseiras; c) trao nas rodas dianteiras. 2. Uma caminhonete de 1500 kg atinge uma velocidade de 50 km/h, a partir do repouso, em uma distncia de 60 m subindo uma ladeira com 10% de inclinao, com acelerao constante. Calcule a fora normal exercida pela pista sobre cada par de rodas e a fora de atrito atuante nas rodas motoras na traseira. Sabe-se que o coeficiente de atrito efetivo entre os pneus e a pista de no mnimo 0,8.

3. A polia dupla mostrada na figura tem massa total de 6 kg e um raio de girao baricntrico de 135 mm. Cinco pesos, cada um de massa 1,2 kg esto presos s cordas A e B, como mostrado na figura. Estando o sistema inicialmente em repouso, retira-se um dos pesos da corda A. Desprezando o atrito, determine (a) a acelerao angular da polia e (b) a velocidade da corda em t = 2,5 s.

4. O tambor de 60 mm de raio est ligado a um disco de 120 mm de raio. O disco e o tambor tm uma massa

total de 6 kg e um raio de girao combinado de 90 mm. Liga-se uma corda como se mostra na figura e puxa-se com a fora de 20 N. Sabendo que o disco rola sem escorregar, determine (a) a acelerao angular do disco e a acelerao de G e (b) o mnimo valor do coeficiente de atrito esttico compatvel com o movimento.

5. Uma corda est enrolada num disco homogneo de raio r = 0,50 m e massa m = 15 kg. Se a
corda for puxada para cima com uma fora T de mdulo igual a 190 N, determine: A. A acelerao do centro do disco; B. A acelerao angular do disco; C. A acelerao da corda.

6. Uma corda est enrolada no tambor interno de uma roda e puxada horizontalmente com uma
fora de 200 N. A roda tem massa de 50 kg e raio de girao de 70 mm. Sabendo-se que E = 0,20 e C = 0,15, determine a acelerao de G e a acelerao angular da roda. OBS.: Para a resoluo da questo suponha um rolamento com escorregamento.

7.

Um aro metlico com raio r = 150 mm liberado do repouso sobre a ladeira com 20 de inclinao. Se os coeficientes de atrito esttico e dinmico so e = 0,15 e c = 0,12, determine a acelerao angular do aro e o tempo t para que ele se mova de uma distncia de 3 m ladeira abaixo.

8. Uma esfera de raio r e peso P liberada com velocidade inicial nula sobre um plano inclinado e
rola sem escorregar. Determine: A. O valor mnimo do coeficiente de atrito compatvel com o movimento de rolamento;

B.

A velocidade do centro G da esfera aps ter rolado 3,0 m.

9. Um armrio com 30 kg montado sobre rodas que permitem o seu movimento livre sobre o
pavimento. Se for aplicada uma carga de 150 N como se mostra na figura, determine: A. a acelerao do armrio; B. a gama de valores de h para os quais o armrio no tomba.

10.

Uma placa circular de raio r e massa m est suspensa por dois fios da massas desprezveis como mostrado. Se o fio B se partir, determine a acelerao neste instante. A. Do ponto A; B. Do ponto B.

11.

A barra vertical AB possui uma massa de 150 kg e seu centro de massa G est no ponto mdio entre suas extremidades. A barra elevada do repouso em = 0 por meio de um mecanismo de hastes paralelas, cujas massas so desprezveis, com um momento constante M = 5 kN.m aplicado haste inferior no mancal C. Determine a acelerao angular das barras em funo de e obtenha a fora B na haste DB no instante em que = 30.

12. Um disco A de massa de 6 kg e velocidade angular inicial de 360 rpm no sentido horrio. O disco B tem uma
massa de 3 kg e est inicialmente em repouso. Os discos so colocados em contato entre si, pela aplicao de uma fora horizontal de 20 N sobre o eixo do disco A. Sabendo que c = 0,15 entre os discos e desprezando o atrito nos apoios, determine (a) a acelerao angular de cada disco e (b) a velocidade angular final de cada disco.

13.

O bloco de concreto de 300 kg elevado pelo mecanismo de iamento mostrado na figu ra, onde os cabos so enrolados sem folga em torno dos respectivos tambores. Os tambores, que so unidos e giram como um conjunto nico em torno do seu centro de massa em O, possuem uma massa combinada de 150 kg e um raio de girao de 450 mm em relao a O. Se uma fora de trao constante P de 1,8 kN mantida pela unidade de potncia em A, determine a acelerao vertical do bloco e a fora resultante sobre o mancal em O.

14.

O extremo A da barra uniforme AB com massa de 8 kg est ligado a um cursor que pode deslizar sem atrito numa barra vertical. O extremo B da barra est ligado a um cabo vertical BC. Se a barra for libertada do repouso na posio mostrada, determine (a) a acelerao angular da barra e (b) a reao em A.

15.

2 Ao tambor A imposta uma acelerao angular constante ao de 3 rad/s , que faz com que o carretel B de 70 kg role sobre a superfcie horizontal. O tambor A aciona o carretel B por meio do cabo de conexo, que se enrola em volta do centro do carretel. O raio de girao do carretel, em relao ao eixo que passa pelo seu centro de massa G, de 250 mm, e o coeficiente de atrito esttico entre o carretel e a superfcie horizontal de 0,25. Determine a fora trativa T atuante no cabo e a fora de atrito F exercida pela superfcie horizontal sobre o carretel.

Potrebbero piacerti anche