Sei sulla pagina 1di 8

FEIRA DE CINCIAS CONSCIENTIZAO AMBIENTAL

POR: ANDRIA DA SILVA GOMES 5104110 DANIELA DA SILVA BRAGA - 5104619 RENATA

DUQUE DE CAXIAS - 04 DE NOVEMBRO DE 2011

FEIRA DE CINCIAS CONSCIENTIZAO AMBIENTAL

Falar de conscincia ambiental no novidade nenhuma. Mesmo assim, esse um tema que continua e cada vez se torna mais pertinente. No apenas pelos enormes impactos que o modo de vida da sociedade contempornea vem causando, mas principalmente pelo perigoso destino que o andar da carruagem vem apontando. A situao, apesar de eminentemente catastrfica, muito simples: ou fazemos algo agora, ou nada haver a ser feito, a no ser arcar com as conseqncias do tremendo descuido com a nossa casa. Nossa casa no a residncia onde moramos, nossa casa o planeta. A ecologia vem desde os anos 70 ganhando corpo e fora, e hoje, em pleno 2009, devemos ter o bom senso de admitir: tudo depende de ns. E se nada fazemos, ou fizermos, vamos acabar tendo que compreender explicitamente o sentido dessas palavras. Talvez da forma mais negativa e radical. O que vamos fazer? a grande questo. O eco dessa pergunta vem ressoando cada vez mais alto. No mundo todos vem iniciativas ecolgicas, empreendimentos ecossustentveis e o conceito de simplicidade voluntria se espalhando e ganhando espao. um sinal de que estamos agindo, criando solues, arregaando as mangas e partindo pra ao.

Ainda assim, somando tantos e todos os esforos, nossa participao continua pequena. No h nada de desanimador nisso. apenas um aviso de que devemos continuar evoluindo,

olhando pra frente e caminhando na direo de um desenvolvimento mais coerente com a realidade em que estamos inseridos. Estamos agora vivendo na prtica o dilema de aprender a lidar conscientemente com os recursos que temos. No podemos mais deixar para amanh o debate sobre o que vamos fazer com os resduos. Muito menos esquecer de que tudo deve ser aproveitado, reciclado, transformado, reorganizado em direo da vida, na contramo do desperdcio. Os consumidores brasileiros j no so os mesmos de anos atrs. Somos agora uma gerao mais consciente, e tambm mais ciente da responsabilidade de cada um de ns nesse processo de renovao global. Pesquisas realizadas por institutos ambientais apontam que o perfil do brasileiro atual de um cidado disposto a se colocar mais e mais do lado das empresas que defendem o meio ambiente. medida que a ignorncia vai perdendo fora, a informao vai circulando e atraindo novos colaboradores para este movimento coletivo de conscientizao ambiental. Quando perguntados sobre o que indispensvel para uma empresa ser vista como uma organizao que respeita o consumidor, a responsabilidade social recebe destaque, sendo at mais valorizada que o item preo. Quando questionados sobre as mudanas climticas, as pesquisas indicam que os brasileiros esto mais comprometidos, otimistas, e at preocupados, que a mdia global. Correndo junto com a ndia e o Mxico, o Brasil apresenta elevados ndices de conscincia ambiental, superando pases supostamente mais desenvolvidos, como Frana, Estados Unidos e Alemanha. E se colocados diante da pergunta sobre qual a prioridade para o Brasil, crescer economicamente ou cuidar do ambiente, a nao verde-amarela no vacila e afirma em maioria que o ambiente a grande prioridade do momento. O aquecimento global outro tema recorrente, e as pesquisas mostram que os brasileiros tambm esto muito preocupados com o assunto. O resumo da pera o seguinte: cada vez mais os brasileiros tomam conhecimento do seu papel enquanto agentes de conscientizao e responsabilidade ambiental, optando decididamente pelos produtos de empresas comprometidas com o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade. Um quadro que promete melhorar ainda mais, conforme cada um de ns desperta para a urgncia do agora. Conscientizando e educando, preservando e economizando. assim que vamos dando os passos na direo de um futuro melhor para todos ns.

Tema de atividade Proposta para o 1 ano


Realizar trabalho voltado para a reciclagem

Cores das lixeiras de coleta seletiva : Papel/Papelo Plsticos Metais Vidros

Vamos tratar aqui dos reciclveis mais encontrados no lixo domstico. Veja alguns exemplos:

Papel : Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelo, papel de fax, formulrios de
computador, folhas de caderno, cartolinas, cartes, rascunhos escritos, envelopes, fotocpias, folhetos, impressos em geral. No so : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higinico, papis e guardanapos engordurados, papis metalizados, parafinados, plastificados.

Metal : Latas de alumnio (ex. latas de bebidas),


latas de ao (ex. latas de leo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros... No so : clipes, grampos, esponjas de ao, latas de tintas e pilhas.

Plstico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domsticas,


embalagens de refrigerante, garrafas de gua mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexes, sacos plsticos em geral, peas de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. No so : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.

Vidro : Podem ser inteiros ou quebrados.


Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. No so : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cermicas e louas, lmpadas, vidros temperados planos. Obs.:Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

Tema de atividade proposta para o 2 ano


Realizar trabalho voltado para energia renovveis
A energia renovvel a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, mars e calor, que so renovveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renovveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade.[1] Novas energias renovveis (pequenas hidreltricas, biomassa, elica, solar, geotrmica e biocombustveis) representaram outros 2,7% e este percentual est crescendo muito rapidamente.[1] A percentagem das energias renovveis na gerao de eletricidade de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidreltricas e 3% de novas energias renovveis.

Exemplos de fontes de energias renovveis


O Sol: energia solar O vento: energia elica Os rios e correntes de gua doce: energia hidrulica Os mares e oceanos: energia maremotriz As ondas: energia das ondas A matria orgnica: biomassa, biocombustvel O calor da Terra: energia geotrmica.

Apesar da controvrsia, no caso da energia nuclear utilizada da forma atual tambm so consideradas energias renovveis a;

gua salobra: energia azul O hidrognio: energia do hidrognio Energia da fisso Energia da fuso

As energias renovveis so consideradas como energias alternativas ao modelo energtico tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustveis fsseis que precisam de milhares de anos para a sua formao) como pelo seu menor impacto ambiental.

No-Renovveis
Os combustveis fsseis so fontes no-renovveis de energia: no possvel repor o que gastamos. Em algum momento vo acabar e podem ser necessrios milhes de anos de evoluo semelhante para poder contar novamente com eles. So aqueles cujas reservas so limitadas e esto sendo devastadas com a utilizao. As principais so a energia da fisso nuclear e os combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo).

Tema de atividade proposta para o 3 ano


Realizar trabalho voltado para poluies e suas conseqncias

Exemplos de fontes de poluio


Poluio sonora Poluio visual Poluio atmosfrica Poluio da gua Poluio do solo Poluio nuclear

Referencia Bibliogrfica http://www.infoescola.com/meioambiente/tipos-de-poluio http://.suapesquisa.com/reciclagem

Potrebbero piacerti anche