Sei sulla pagina 1di 7

A

Revista de Filosofia

Deyve Redyson*

Ludwig Feuerbach e o jovem Marx: a religio e o materialismo antropolgico dialtico

RESUMO
Este trabalho tem como principal inteno demonstrar o pensamento de Ludwig Feuerbach como o criador do materialismo antropolgico que leva as noes de cristianismo e de f s ltimas conseqncias. Somado a este materialismo antropolgico Feuerbach ainda traz outro elemento, a formulao de um meio antropolgico que seja dialtico. Percebe-se que o jovem Marx profundamente influenciado por este materialismo de Feuerbach, principalmente na Ideologia Alem. Palavras-chaves: Materialismo; Antropologia; Marx; Feuerbach; Dialtica.

ABSTRACT
This work has as main intention demonstrate the thought of Ludwig Feuerbach as the creator of the anthropological materialism that carries the christianity and faith notions to the last consequences. Summed to this anthropological materialism, Feuerbach still brings other element, the formulation of an anthropological way that is dialectic. It realizes that the youth Marx is profoundly influenced by this Feuerbachs Materialism, mostly in the German Ideology. Key words: Materialism; Anthropology; Marx; Feuerbach; Dialectic.

* Doutor em Filosofia, Professor do Programa de Ps-Graduao em Filosofia da UFPB.. Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

inevitvel perceber a influncia que o filsofo alemo Ludwig Feuerbach exerceu sobre o pensar de Karl Marx. Acredita-se que este herdou daquele outro o sentido do materialismo. Feuerbach foi um contestador do cristianismo e o fundamentador do materialismo filosfico, sofreu uma influncia casual de Hegel, em sua juventude e, em seguida foi um dos mais crticos pensadores do sistema hegeliano, sofreu tambm influncia, no final de sua obra, pelo tambm filsofo alemo Arthur Schopenhauer e finalmente exercendo uma influncia no pensador cristo dinamarqus Sren Kierkegaard (Cf. REDYSON, 2007, p. 17-18), que deseja fazer uma reintronizao do cristianismo na cristandade. Marx o nico dos jovens hegelianos1 que faz referncia a Feuerbach quando se trata do materialismo para manter uma relao crtica e estruturada do pensamento hegeliano. A extrema simpatia com que Feuerbach tratado nos Manuscritos econmicos-filosficos e em seguida na A Sagrada Famlia expressa o reconhecimento que Marx tinha de Feuerbach, que pela primeira vez, insistiu na necessidade de se fazer uma inverso materialista da filosofia de Hegel. Marx se apropria dos aforismos de Feuerbach com uma certa liberdade, atribuindo-lhe outras conotaes que no eram as expressas por Feuerbach conferindo-lhe uma entoao fora do iderio de Feuerbach. Marx foi influenciado por Hegel e em seguida pelas crticas de Feuerbach, isso claramente visvel desde os Manuscritos econmicos-filosficos de 1844 onde revela:
Feuerbach o nico a ter tido uma atitude sria, crtica, com a dialtica hegeliana, tendo feito verdadeiras descobertas nesse domnio; ele, em suma, o verdadeiro vencedor da antiga filosofia. A grandeza com que a executou e a simplicidade discreta com que Feuerbach a entregou ao mundo criam um contraste surpreendente com a atitude inversa dos outros. (MARX, 2003, p. 173).

Engels s faz confirma isso em sua clssica obra Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clssica alem afirmando:
Foi ento que apareceu A Essncia do Cristianismo, de Feuerbach. De repente, essa obra pulverizou a contradio criada ao restaurar o materialismo em seu trono. A natureza existe independentemente de toda filosofia, ela constitui a base sobre a qual os homens cresceram e se desenvolveram, como produtos da natureza que so; nada existe fora da natureza e dos homens; e os entes superiores, criados por nossa imaginao religiosa, nada mais so que outros tantos reflexos fantsticos de nossa prpria essncia [...] O entusiasmo foi geral e momentaneamente todos ns nos transformamos em feuerbachianos. (MARX; ENGELS, 1977, p. 177).

Por isso Marx afirma:


A grande faanha de Feuerbach : 1. ter demonstrado que a filosofia nada seno a religio em forma de idias e desenvolvida pela pensamento; que nada seno uma outra forma e um outro modo de existncia da alienao do homem; ou seja, que to condenvel quanto; 2. ter fundado o verdadeiro materialismo e a cincia real, fazendo igualmente da relao social do homem ao homem o princpio bsico da teoria; haver oposto negao da negao, que se pretendia o absolutamente positivo, outro positivo baseado em si mesmo e fundamentado positivamente por si mesmo. (MARX, 2003, p. 173).

Ao equiparar a religio com a filosofia especulativa de Hegel, interpretando ambas como formas de alienao, Marx est se referindo s diversas passagens em que Feuerbach faz essa aproximao como nos Princpios da filosofia do futuro: A essncia da filosofia especulativa no seno a essncia de Deus racionalizada, realizada, presentificada. A filosofia especulativa a

Hegel morreu em 1831 e aps sua morte uma grande massa de discpulos dividiu-se em dois troncos: os de direita e os de esquerda. De direita poderamos citar: Karl Gschel, Kasimir Conradi, Johann Erdmann e Karl Rosenkranz que enfocavam com relevncia a religio. Os de esquerda citaramos: David Freidrich Strauss, Bruno Bauer, Max Stirner, Arnold Ruge e posteriormente Feuerbach e Marx que tinham como ponto de discursividade a dialtica.

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

teologia verdadeira, conseqente, racional. (FEUERBACH, 1990, p. 266). A inverso materialista de Feuerbach prope, no lugar da teologia racionalizada, um pensamento que seja do homem mesmo, isto uma filosofia de verdade, assim um projeto de uma nova filosofia feita em nome da emancipao dos sentidos e do homem. Marx afirma que Feuerbach o criador do verdadeiro materialismo nos fazendo pensar que a uma diferena substancial entre a dialtica hegeliana e o antigo materialismo o qual Marx se dedica em A Sagrada Famlia de que o materialismo humanista de Feuerbach distancia-se do antigo materialismo por ver a religio no como um erro, um desvio de intelecto em relao com a verdade, e sim, como uma produo da conscincia humana, sendo assim um fenmeno ideolgico. Segundo Feuerbach, o movimento da dialtica hegeliana inicia-se com o infinito, idia abstrata (a religio, a teologia), para ser negada em um segundo momento (aquele infinito ao sensvel, do real ao particular) e finalmente em um terceiro movimento a filosofia quem deve reafirma a teologia enquanto pensamento racional. Feuerbach, por sua vez, diz Marx, interpreta a negao da negao como um movimento do pensamento que quer superar-se com seus prprios meios e, contra este, prope como ponto de partida o verdadeiro positivo anunciando o projeto da histria real do homem, dessa forma Feuerbach deixado para trs, j que sua filosofia contemplativa em nada pode colaborar para o estudo da autoformao do homem pelo trabalho. nessa direo que indica a idia de Alfred Schmidt; no final de seu trabalho, ele conclama para uma nova leitura de Feuerbach, que significa redescobrir uma abertura para se compreender Marx. No um empreendimento descabido. Feuerbach

um pensador importante para a formao de Marx e Engels.2 Naquela fase precedente Ideologia Alem e dAs teses sobre Feuerbach, o prprio Engels confidencia:
Quem tem descoberto o segredo do sistema? Feuerbach. Quem tem aniquilado a dialtica dos conceitos, a guerra de deuses que s os filsofos conheciam? Feuerbach. Quem tem posto o homem no lugar da velha especulao, e tambm da autoconscincia infinita? Feuerbach e s Feuerbach. (MARX; ENGELS, 2003, p. 111).

Portanto, eis o valor de Feuerbach: como transio de um materialismo mecnico para um materialismo prtico. Compreender Feuerbach compreender o materialismo numa fase onde se combatia tanto a especulao filosfica, quanto o materialismo proveniente da tradio do Iluminismo. Em Feuerbach o materialismo tem seu fundamento no homem, um materialismo que gira em torno do humanismo. O erro do antigo materialismo foi conceber o homem como indivduo passivo, modelado unicamente do exterior. Era, assim, um materialismo mecanicista que reduzia o homem s circunstncias; neste materialismo, a presena do mundo esmagava o homem nas suas determinaes: tnhamos o imperativo das circunstncias. contra esse modelo (de materialismo) que Feuerbach se posiciona, ou como o prprio Marx declara: diante dos materialistas puros, Feuerbach tem a grande vantagem de se dar conta que o homem tambm um objeto sensvel. Outro ponto a ser destacado em Feuerbach sua crtica filosofia especulativa. A negao da filosofia empreendida por Marx j se encontra em Feuerbach: a filosofia, para este ltimo, converte-se num jogo escolstico. O espiritual (to comum no idealismo alemo) substitudo pelo sensvel; a es-

Consultar textos como: Arndt, Andras. Unmittelbarkeit. Zur Karrier eines Begriffs in Feuerbach und Marx Bruch mit der Spekulation; Thom, Martina. Die produktiv-kritische Verarbeitung von Feurbach Grundstzen der Philosophie der Zukunft in den konomischphilosophischen Manuskripten von Karl Marx; Lefvre, Wolfgang. Das Feuerbach-Bild von Friedrich Engels in Braun, Hans-Jrg;Sass, Hans-Martin; Schuffenhauer, Werner; Tomasoni, Francesco (Hrsg.) Ludwig Feuerbach und die Philosophie der Zukunft. Berlin. 1990. Alm das seguintes obras: Sampaio, Benedicto A; Frederico, Celso. Dialtica e Materialismo Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 2006; Schuffenhauer, Werner. Feuerbach und der junge Marx. Zur Entstehungsgeschichte der marxistischen Weltanschauung. Berlin. Deutsche Verlag der Wissenschaften. 1972; Arvon, Henri. Engels Feuerbach kritisch beleuchtet. In Atheismus in der Diskussion. Kontroversen um Ludwig Feuerbach. Mnchen/Mainz. 1975.
2

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

peculao hegeliana concebida como um movimento do puro conceito, como uma espcie de teologia racionalizada. A filosofia de Hegel alheia ao ser emprico, sensvel; para Hegel, a realidade no vai alm do pensamento, sempre gira em torno do pensamento lgico. Hegel nega o ponto de vista imediato, natural. A imediaticidade do mundo significa, em Hegel, uma nova determinao de uma idia que produz sempre. Feuerbach v na lgica hegeliana que as determinaes (simples) como ser, nada, outro, finito e infinito, dessa forma afirma Feuerbach: Hegel parte do infinito; eu do finito; Hegel coloca o finito no infinito, [...] eu coloco o infinito no finito (FEUERBACH, 1970, p. 231), para Feuerbach as determinaes hegelianas se confundem mutuamente, pois so em si determinaes abstratas, unilaterais, negativas. Feuerbach no seu texto Para a Crtica da filosofia hegeliana indaga:
Deve o princpio do filosofar, como Hegel o concebe, ser o conceito abstrato do ser? Por que eu no devo comear com o ser mesmo, isto , com o ser real? Ou por que no com a razo, j que o ser, na medida em que ele foi pensado, tal como ele objeto na Lgica [de Hegel], me remete imediatamente a razo? (FEUERBACH, 1970, p. 23-24).

deixemos a filosofia hegeliana de lado, pois ela representa o ltimo refgio da teologia, Quem no abandona a filosofia de Hegel no abandona a teologia [...] A filosofia de Hegel o ltimo refgio, o ltimo sustentculo racional da teologia (FEUERBACH, 1990, p.258). Neste ponto, Marx discorda de Feuerbach, pois no acha vlido tomar Hegel com um cachorro morto. Numa segunda releitura do filsofo alemo, Marx rev alguns pontos do idealismo (hegeliano). Para Marx, Hegel captou a produo do homem por ele mesmo como um processo captando assim tambm a essncia do trabalho e concebeu o homem objetivo, verdadeiro, visto que real, como o resultado de seu prprio trabalho. Marx realiza o confronto de Hegel com Feuerbach, ou seja, quando Feuerbach sobe, Hegel desce, e vice-versa. Lnin compartilha desta idia ao afirmar que Feuerbach decididamente um materialista que teve o esprito luminoso de no admitir a sada imediata de um mundo dos fenmenos para um mundo em si, como pensara Hegel:
Feuerbach explica luminosamente, com muito esprito, como absurdo admitir um <transcensus> do mundo dos fenmenos para o mundo em si, uma espcie de abismo intransponvel imaginado pelos clericais e tomado de emprstimo a estes ltimos pelos professores de filosofia. (LENIN, 1975, p. 103).

Todo o problema, para Feuerbach, centraliza-se de que a prpria crtica tambm precisa de um pressuposto. Se a categoria ltima da Cincia da Lgica de Hegel da idia absoluta a sustentao categorial, precisamos descobrir o elemento de exterioridade efetiva com relao ao pensamento puro, este elemento , para Feuerbach, a realidade sensvel, o mundo emprico (FEUERBACH, 1970, p. 38). por esse motivo que Feuerbach prioriza a crtica teologia. Sua antropologia reconhece que na religio as determinaes so extradas da realidade humana, contra a lgica de Hegel onde o pensamento transcendente est fora do homem. Na especulao hegeliana no tocamos a realidade verdadeira, objetiva; trata-se de abstraes particulares, de determinaes privadas de concreo. uma arbitrariedade especulativa. Da, Feuerbach prope a superao da teologia, que
10

H em Feuerbach uma dimenso que valorizada por Marx, ou seja, para ele foi mostrada que a meta do homem a de compreender sua humanidade, sua natureza humana; por essa afirmao, entende-se que seria preciso derrubar todas as construes que fazem do homem uma criatura rebaixada, escravizada e desprezvel. Podemos enfatizar que esse pensamento de Marx sofreu uma forte influncia de Feuerbach. Mas Marx vai alm do prprio Feuerbach, pois este aceita a realidade, deseja apenas estabelecer uma conscincia correta.
J em 1843, Marx demonstra sua incompatibilidade com Feuerbach e a descreve em carta a Arnold Ruge: Os aforismos de Feuerbach s deixam de agradar-me no ponto em que se referem de demasiada

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

forma a natureza e muito pouco a poltica. E sem duvida alguma esta a nica aliana atualmente possvel entre a filosofia para se chegar a verdade.3

Para Marx no se deve contrapor natureza e poltica de forma abstrata, unilateral da concepo histrico-filosfico. Mais sero nas
Teses sobre Feuerbach (redigidas em 1845) que Marx procura indicar as falhas de Feuerbach, propondo uma outra interpretao do materialismo. Teses ..., juntamente com A Ideologia Alem, representam uma virada decisiva na trajetria de Marx; em outras palavras, trata-se de uma verdadeira ruptura. Nas palavras do prprio Marx, essa fase representou um ajuste de contas diante da conscincia filosfica anterior. (LABICA, 1990, p. 38).

idia que Feuerbach permanece na especulao, que empreende um materialismo terico, contemplativo. E essa crtica de Marx a Feuerbach indica a seguinte postura: preciso sair da filosofia. Outra falha de Feuerbach, segundo Marx, foi o restabelecimento do antigo dualismo sujeito/objeto. Ao se destruir a identidade entre pensamento e ser, introduziu-se este ltimo no mundo (sensorial). Caiu-se, assim, tanto no campo do nominalismo (a nfase no sujeito que percebe) quanto do sensualismo. Para Marx, Feuerbach permaneceu enclausurado no movimento especulativo, j que uma soluo que no cabe filosofia. O homem de Feuerbach um ser isolado, contemplativo; toma-se a essncia do homem na soluo dos problemas da religio, mas por outro lado o homem real no tocado:
A essncia humana permanece, entretanto, prisioneira de uma antropologia de fundamento naturalista. Ela o resultado de um duplo processo de abstrao que conduz, por um lado, a supor de antemo um indivduo isolado e, por outro lado, a recusar levar a histria em considerao. (LABICA, 1990, p. 115).

E essa nova viso marxiana se d no prprio movimento da crtica a Feuerbach. Se este prioriza o mundo sensvel, este mundo no algo dado, eternamente, mas um produto da indstria e do estado da sociedade, e isto no sentido de que ele um produto histrico, o resultado da atividade de toda uma srie de geraes, em que cada uma ergue sobre as costas da precedente (LABICA, 1990, p. 48). Desse modo, o culto a uma natureza purificada , em Feuerbach, uma abstrao do desenvolvimento social, pois mesmo a natureza j foi modificada pelo homem. Para Marx erro que incidiu o pensamento de Feuerbach foi ter priorizado a dimenso terica do homem. O carter objetivo do homem se dissimula nessa nfase ao terico que, no fundo, ainda representa uma postura filosfica (entende-se, especulativa). Marx acentua que embora Feuerbach se proclame um crtico da filosofia especulativa, ele ainda permanece idealista: Feuerbach no conseguiu sair da filosofia. Na verdade, ele prope uma nova filosofia, como cincia da realidade em sua verdade e totalidade, cuja essncia a natureza. Mas Marx insiste na

Da porque Marx v uma queda no idealismo, pois tanto o indivduo humano isolado quanto a comunidade (em Feuerbach) so abstraes, pressuposies sem fundamento real. E desse ponto de vista, o humanismo de Feuerbach se converte em ideologia do humanismo. No homem de Feuerbach abstrai-se as relaes sociais e a histria, seu homem surge sem um ser social concreto, s apresenta uma conscincia com uma base natural-sensitiva. Marx retoma esse ponto onde Feuerbach havia estacionado, aplicando um hegelianismo sem sua forma mtica. A superao do materialismo contemplativo de Feuerbach alcanado com a aplicao do idealismo prtico de Hegel. Vemos, assim, que em Marx as dicotomias homem/mundo, sujeito/ objeto, teoria/ao, etc. desaparecem com a descoberta de que o mundo (realidade

3 Este comentrio de Marx referente a publicao, por Ruge nos Anedocta, do texto de Feuerbach Tese Provisrias para a reforma da filosofia. Carta de Marx a Ruge em 13 de maro de 1843. Citado por. Barata-Moura, Jos. El materialismo de Feuerbach. Un estudio de sus escritos. Anales del Seminario de Historia de la filosofia, 11. Madrid. Editorial Complutense. 1994. p. 96.

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

11

humana) o homem, sua realizao no movimento (histrico). Portanto, em Marx temos uma trade bsica: Prtica/histria/realidade (humana). Se no primeiro momento, Feuerbach sofre uma hegelianizao por parte de Marx, no final Hegel materializado. O mundo (humano) j uma realizao do homem, mas de um homem que ainda no apreendeu (de forma prtica) sua essncia. Nesse nvel, a prtica conscincia prtica. Nos Manuscritos Econmicos e Filosficos, Marx nos d mais explicaes. Em torno do fenmeno da alienao, deixa claro sua viso de homem. No trabalho alienado, o homem um trabalhador, um objeto do trabalho e um ser fsico preocupado com sua subsistncia. Na perspectiva do capital, ele um capital vivo, uma mercadoria no mecanismo de reproduo do capital. Mas independente dessa diminuio do homem no sistema capitalista, Marx no perde de vista o universo humano. O homem como entidade-espcie participa da humanidade; seu trabalho atividade vital, vida produtiva, algo que satisfaz suas necessidades e base de sua existncia. A vida produtiva, prossegue Marx, vida da espcie, vida criando vida. Assim, essa atividade vital consciente promove a conscincia humana, sua objetivao. Em outras palavras, constri um mundo objetivo para o homem: da sua afirmao de que a natureza o corpo inorgnico do homem. atravs dessa prtica, dessa atividade, que o homem pode viver uma vida humana, nesse carter positivo do homem ele se reconhece no mundo e sente a satisfao de sua atividade como enriquecimento de seu ser. O trabalho espontneo, positivo, promove a mediao da dimenso individual com a espcie, com

a natureza humanizada, objetivada. Mas nos Manuscritos Econmicos e Filosficos Marx v, tambm, o oposto dessa tendncia. H trabalho alienado e um distanciamento do homem em relao sua vida humana; o homem (como trabalhador) est alienado dessas conquistas, pois o trabalho alienado uma prtica que desumaniza o homem. Ao invs da mediao (trabalho consciente, espontneo) que conduz ao desenvolvimento humano, o trabalho alienado promove a abstrao, com a conseqente reificao do homem. Como podemos notar, Marx vai alm das reflexes de Feuerbach, levando as ltimas conseqncias (o fundamento social) o entendimento da trade objetivao / abstrao /alienao. Da a importncia de estudarmos o materialismo de Feuerbach atravs de sua concepo de homem. Entre Feuerbach e Marx pode surgir um jogo, uma relao rica em significados. Primeiro, ao mostrar que atravs de Feuerbach entendemos de forma mais clara as posturas de Marx no perodo 1844-46; segundo, que atravs da ruptura e posterior crtica empreendida por Marx aos escritos de Feuerbach, apreendemos os limites do materialismo deste ltimo. Termino com a discutida frase que poder ser de Marx ou mesmo do prprio Feuerbach: E a vs, telogos e filsofos especulativos, aconselho-vos: libertai-vos dos conceitos e dos pr-juzos da filosofia especulativa anterior, se quereis chegar a outro caminho s coisas tais como so, isto , verdade. Para a verdade e a liberdade, no tendes outro caminho a no ser o que passa pelo arroio de fogo. Feuerbach o purgatrio do presente.4

Und Euch, ihr spekulativen Theologen und Philosophen, rate ich: macht Euch frei von den Begriffen und Voruteilen der bisherigen spekulativen Philosophie, wenn ihr anders zu den Dingen, wie sie sind, d. h. zur Wahrheit kommen wollt. Und es gibt keinen andern Weg fr Euch zur Wahrheit und Freiheit als durch den Feur bach. Der Feuerbach ist das Purgatorium der Gegenwart. In Luther als Schiedsricher zwischen Strauss und Feuerbach. Trad. Espanhola. Lutero como rbitro entre Strau y Feuerbach. In Escritos en torno a La esencia del cristianismo. Trad. Luis Miguel Arroyo Arrays. Madrid. Tecnos. 2001. pg. 124. Na verdade existe uma polmica sobre a autoria desta frase, alguns afirmam ser de Marx, o que at um bom tempo perdurou, e outros acreditam ser do prprio Feuerbach, encontram-se tanto nas obras completas de Feuerbach como de Marx. Ver tambm Schmit, Alfred. Feuerbach o la sensualidad emancipada, p. 17 nota 23. Este texto foi escrito em 1842 e apareceu no n. 2 da revista Anekdota zur neuesten deutschen Philosophie und Publizistik assinado por um pseudnimo Kein Berliner (o no berlins) os editores da revista eram: Bruno Bauer, Feuerbach, Kppen, Nauwerk e Arnold Ruge e um annimo que era K. Marx. Ver tambm a introduo de Luis Miguel em Escritos en torno a La esencia del cristianismo. Pg. xxxii-xxxv.
4

12

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

Referncias Bibliogrficas
ALTHUSSER, Louis. A favor de Marx. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1979. ARNDT, Andras; JAESCHKE, Walter (Hrsg.) Materialismus und Spiritualismus. Hamburg, 2000. BARATA-MOURA, Jos. El Materialismo de Feuerbach. Un estudio de sus escritos. Anales del Seminario de Historia de la Filosofia, 11. Madrid: Editorial Complutense, 1994. BRAUM, Hans-Jrg; SASS, Hans-Martin; SCHUFFENHAUER, Werner; TOMASONI, Francesco (Hrsg.). Ludwig Feuerbach und die Philosophie der Zukunft. Berlin, 1990. CHEPTULIN, Alexandre. A dialetica materialista. So Paulo: Alfa e Omega, 1982. FEUERBACH, Ludwig. Gesammelte Werke. Band. 9. Berlin. Akademie-Verlag. 1990. ______. Gesammelte Werke. Band. 10. Berlin: Akademie-Verlag, 1990. ______. A essncia do cristianismo. Campinas: Papirus. 1997. ______. Filosofia da Sensibilidade. Escritos (1839-1846) Traduo de Adriana Verssimo Serro. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. 2005. ______. Escritos en torno a La esencia del cristianismo. Traduo de Luis Miguel Arroyo Arrays. Madrid: Tecnos, 2001. FLICKINGER, Hans-Georg. Marx e Hegel. O poro de uma filosofia social. Porto Alegre: Lpm, 1986. FREDERICO, Celso. O jovem Marx (18431844). So Paulo: Cortez, 1995. LABICA, Georges. As teses sobre Feuerbach de Karl Marx. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1990.

LNIN, V. I. Materialismo e empiriocriticismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1975. LBBE,Hermann; SASS, Hans-Martin (Hrsg.). Atheismus in der Diskussion. Kontroversen um Ludwig Feuerbach. Mnchen/Mainz, 1975. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas v. 3. So Paulo: Editora Alfa e Omega, 1977. _____. A ideologia Alem. So Paulo: Hucitec. 1999. _____. Manuscritos econmicos-filosficos. So Paulo: Martin Claret, 2001. ______. A sagrada famlia. So Paulo: Boitempo, 2003. MSZROS, Istvn. A teoria da alienao em Marx. So Paulo: Boitempo, 2006. PIETTRE, Andr. Marxismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. PODOSETNIK, V; YAKHOT, O. Pequeno manual do materialismo dialtico. So Paulo: Argumentos, 1967. REDYSON, Deyve; ALMEIDA, Jorge M; DE PAULA, Marcio G. (Orgs.) Sren Kierkegaard Brasil. Festschrift em homenagem a lvaro Valls. Joo Pessoa: Idia, 2007. SAMPAIO, Benedicto A; FREDERICO, Celso. Dialtica e materialismo. Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. SERRO, Adriana Verssimo. A humanidade da razo. Ludwig Feuerbach e o projecto de uma Antropologia Integral. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1999. SCHMIDT, Alfred. Feuerbach o la sensualidad emancipada. Salamanca: Taurus, 1975. SCHUFFENHAUER, Werner. Feuerbach und der junge Marx. Zur Entstehungsgeschichte der marxistischen Weltanschauung. Berlin: Deutsche Verlag der Wissenschaften, 1972.

Argumentos, Ano 3, N. 5 - 2011

13

Potrebbero piacerti anche