Sei sulla pagina 1di 7

Teste Diagnstico de Filosofia 1. Identifica as disciplinas filosficas que trabalham os problemas listados abaixo: 1 Ser o conhecimento possvel?

2 O que a realidade? 3 Quais devem ser os limites do poder do estado? 4 Temos obrigaes para com as pessoas pobres? 5 O que confere valor artstico a um objecto? 6 Depender a moralidade de Deus? 7 A pena de morte justificvel? 8 Que caractersticas deve ter uma sociedade justa? 2. L com ateno o texto e depois responde com rigor e objectividade s questes: Est tudo muito bem, mas ser que vale a pena preocuparmonos? Qual o interesse? A reflexo no pe o mundo a funcionar. No coze o po nem pe os avies no ar. Porque razo no havemos de pr as perguntas reflexivas de lado e passar s outras coisas? Irei esboar trs tipos de resposta: a elevada, a intermdia e a ch. A resposta elevada consiste em perguntar: que queremos dizer quando perguntamos para que serve? A reflexo no coze o po, mas tambm a arquitectura no o faz, nem a msica, a arte, a histria ou a literatura. Acontece apenas que ns queremos compreender. Queremos isto pelo seu valor intrnseco. So coisas que no se fazem em funo de aplicaes prticas. Grande parte da vida consiste de facto em criar gado para poder comprar mais terra Os momentos em que nos libertamos disso, seja para fazer matemtica ou msica, para ler Plato ou Ea de Queirs, devem ser acarinhados. So momentos em que desenvolvemos a nossa sade mental. E a nossa sade mental boa em si, como a nossa sade fsica. Alm disso, h, no fim de contas, uma recompensa em termos de prazer. A resposta intermdia chama-nos a ateno para o facto de a reflexo estar na continuidade com a prtica, podendo a nossa prtica ser melhor ou pior de acordo com o valor das nossas reflexes. Um sistema de pensamento algo em que vivemos, tal como uma casa, e, se a nossa casa intelectual estiver fechada e

for limitada, precisamos de ver que outras estruturas melhores sero possveis. A resposta ch limita-se a sublinhar um pouco este aspecto. Uma das sries de stiras gravadas pelo pintor espanhol Goya tem por ttulo O Sono da Razo Produz Monstros. Goya pensava que muitas das loucuras da humanidade resultavam do sono da razo. H sempre pessoas prontas a dizer-nos o que queremos, a explicar-nos como nos vo dar essas coisas e a mostrar-nos no que devemos acreditar. As convices so contagiosas e possvel convencer as pessoas de praticamente tudo. Quando estas convices implicam o sono da razo, o despertar crtico o antdoto. A reflexo permite-nos recuar, ver que talvez a nossa perspectiva sobre uma dada situao esteja distorcida ou seja cega, ou, pelo menos, ver se h argumentos a favor dos nossos hbitos. Simon Blackburn, Pense: Uma Introduo Filosofia.

2.1. Identifica e explica sucintamente o problema. 2.2. Explica, analisando o argumento do autor, a primeira resposta. 2.3. Concordas com a segunda resposta? Porqu? 2.4. Na terceira resposta o autor diz que o sono da razo produz monstros. O que achas que ele quer dizer com esta expresso? s capaz de exemplificar? [Conselhos teis para a resoluo do teste: comea por identificar, em cada pargrafo, as expresses chave, aquelas expresses mais importantes em torno das quais o pargrafo est construdo. A seguir, tenta compreender a forma como o autor argumenta em cada pargrafo. Por exemplo, na primeira e terceira respostas, o autor fornece exemplos, enquanto que na segunda constri um argumento por analogia (uma comparao).] Correco do Teste Diagnstico de Filosofia 1.

1. Epistemologia; 2. Metafsica; 3. Filosofia Poltica; 4. tica (tica aplicada); 5. Esttica; 6. tica; 7. tica; 8. Filosofia Poltica.

2.1. O problema do texto o de saber qual o valor da reflexo, do pensamento, da filosofia. Por que que havemos de refletir, de fazer filosofia? Que interesse tem? Para que serve? A frase do texto que resume o problema : Porque razo no havemos de pr as perguntas reflexivas de lado e passar s outras coisas? O problema consiste em questionar o valor da prpria filosofia. Ter ela valor? No melhor passar logo s outras coisas, s coisas que tm utilidade prtica imediata?

2.2 A resposta elevada consiste em questionar a prpria questo: que queremos dizer quando perguntamos para que serve? Esta uma estratgia filosfica tpica que obriga a clarificar a questo. O autor comea por dizer que verdade que a reflexo no coze o po, mas adianta que arquitetura, a msica, a arte, a histria ou a literatura tambm no o fazem. O que o autor est a perguntar : ser que estas atividades tambm no tm valor, no tm interesse s porque no so prticas e imediatamente teis? (O aluno tem que refletir sobre isto. Tem que dizer se concorda ou no e porqu). O autor responde a esta sua questo dizendo que estas coisas no se fazem em funo de aplicaes prticas. O argumento que desenvolve para sustentar esta tese tem as seguintes premissas:

- Grande parte da vida consiste de facto em criar gado para poder comprar mais terra para poder comprar mais gado, para poder comprar mais terra; - Os momentos em que nos libertamos disso, seja para fazer matemtica ou msica, para ler Plato ou Ea de Queirs, devem ser acarinhados. So momentos em que desenvolvemos a nossa sade mental. - A nossa sade mental boa em si, como a nossa sade fsica. [Podemos ver que estas proposies esto interligadas e formam um argumento: o fim da primeira o incio da segunda e o fim da segunda o incio da terceira.] (O Aluno tem que discutir estas premissas. Tem que dizer se concorda com elas, se acha que so verdadeiras ou falsas). Por exemplo, em relao primeira o aluno pode recorrer sua experincia, ou dos pais e familiares para dizer que uma parte muito grande das suas vidas passada a trabalhar. Em relao segunda premissa o aluno tambm pode recorrer sua experincia ou dos seus familiares para exemplificar a importncia e o valor que os momentos de leitura, de fruio musical ou de apreciao de arte tm para aqueles que o cercam. Ainda em relao segunda premissa o aluno pode colocar a si prprio a seguinte questo: ser que algum pode passar a vida s a trabalhar e, ainda assim, ter sade mental?. A terceira premissa diz-nos que a sade mental , como a sade fsica, boa em si mesma. Ser assim? A cincia atual pensa que sim; o que pensa o aluno? O autor fornece ainda, nesta resposta, outras razes a favor da importncia da reflexo. A primeira encontra-se nas linhas 3 e 4 e diz-nos que ns fazemos filosofia e refletimos porque queremos compreender. Queremos isto pelo seu valor intrnseco. (O aluno tem que debater esta afirmao). O que ela diz que o desejo de compreender que est na base da reflexo. Ser assim? O aluno pode citar e debater a afirmao de Aristteles, trabalhada na aula, segundo a qual a filosofia comea com o espanto. Esta afirmao, como vimos nas aulas, significa que nos espantamos quando no temos explicao para um fenmeno e que justamente por isso que comeamos a refletir e a procurar uma resposta. Aristteles parece, assim,

concordar com S. Blackburn quando este afirma que refletimos porque queremos compreender. Mas, como vimos na ltima citao, S. Blackburn afirma ainda que queremos compreender pelo seu valor intrnseco. O que que isto quer dizer? (O aluno tem que responder a esta questo.) Uma resposta possvel consiste em dizer que refletir, fazer matemtica ou msica, arte, histria ou literatura, so, em si mesmas, isto , independentemente dos efeitos prticos que permitem alcanar, atividades com valor. Outra razo que o autor fornece para sustentar a tese que afirma que refletir importante encontra-se no fim da sua resposta e diz que, ao refletir, temos uma recompensa em termos de prazer. Aqui o aluno pode citar e problematizar a afirmao de Carl Sagan, trabalhada nas aulas, segundo a qual o uso da nossa inteligncia dnos prazer. Nesse sentido, o crebro como um msculo. Quando o usamos, sentimo-nos muito bem. Compreender as coisas d-nos alegria.

2.3. A segunda resposta a resposta intermdia tem duas afirmaes fortes e, assim sendo, para dizer se concorda ou no com esta resposta, o aluno tem que as discutir. Elas so as seguintes: - A reflexo est na continuidade com a prtica; - Um sistema de pensamento algo em que vivemos. O que que a primeira significa? O prprio autor esclarece o que quer dizer quando afirma que a nossa prtica [pode] ser melhor ou pior de acordo com o valor das nossas reflexes. O que o autor nos est a dizer que quando refletimos com cuidado antes de agirmos, quando ponderamos bem as diversas possibilidades de aco, quando procuramos conhecer a situao em que nos encontramos, a nossa ao ser, quase de certeza, melhor do que se tivssemos agido de cabea quente, sem ponderao e conhecimento. (Ter o autor razo? O aluno deve, agora, dizer se concorda ou no com o autor e porqu). O que quer o autor dizer com a segunda afirmao? Tambm aqui o autor esclarece o que quer dizer quando afirma que um sistema de pensamento tal como uma casa, e, se a nossa casa intelectual estiver fechada e for limitada, precisamos de ver que outras estruturas melhores sero possveis.

O que o autor quer dizer que o sistema de pensamento o conjunto das nossas crenas, o conjunto das afirmaes nas quais acreditamos. Ora, aquilo em que acreditamos, naturalmente, orienta e baliza a nossa vida: diz-nos o que fazer. Importa, por isso, que o nosso sistema de pensamento seja bom, esclarecido e informado porque, se assim no for, se ele for constitudo por crenas erradas, por preconceitos e esteretipos, as nossas aces e a nossa vida tero uma qualidade inferior. Um sistema de pensamento deste tipo , como o autor diz, uma casa intelectual fechada e limitada, uma estrutura muito frgil e cheia de buracos na qual ningum quer viver. Por isso precisamos de ver que outras estruturas melhores sero possveis. Mas o que significa esta afirmao? Significa, como vimos nas precisamos de refletir, de estudar, pelo crivo da crtica e da razo saberemos quais delas so boas preconceituosas. aulas, que, com humildade, de investigar e de fazer passar as nossas crenas. S assim e quais so erradas, falsas e

Os alunos tambm podem fazer intervir os conhecimentos adquiridos aquando da leitura e anlise da Alegoria da Caverna de Plato. Esta passagem da Repblica foi trabalhada nas aulas e ilustra justamente uma situao na qual um conjunto de homens vive prisioneiro numa casa fechada e limitada uma caverna que simboliza a ignorncia. 2.4. A terceira resposta a resposta ch limita-se, como o autor diz, a sublinhar o que foi dito na segunda: que h uma continuidade entre a teoria e a prtica; que a nossa prtica melhor quando a nossa reflexo tem qualidade. Para sublinhar este aspecto S. Blackburn recorre a uma das stiras de Goya chamada O Sono da Razo Produz Monstros. O que significa este ttulo? Significa que como as convices so contagiosas e possvel convencer as pessoas de praticamente tudo, podemos convenc-las a praticar loucuras e monstruosidades. Hitler ou Estaline so apenas dois bons exemplos porque convenceram as pessoas (milhes de pessoas) que crenas absurdas, irracionais e que parecem violar a nossa inteligncia eram verdadeiras e corretas. Infelizmente a histria regista muitos outros exemplos que, como exige a questo, o aluno podia e devia fornecer. O que que podemos fazer para escapar a este contgio? O autor diz-nos que o despertar crtico o antdoto. A ideia do autor a de que se despertarmos a nossa razo, a nossa inteligncia, a nossa

capacidade de refletir e analisar criticamente o que nos dito, estes monstros e estas loucuras sero menores. Porqu? Porque a reflexo atenta e desperta permite-nos avaliar a nossa perspetiva, as nossas crenas e hbitos e ver se eles so bons ou se, pelo contrrio, a nossa perspectiva cega e distorcida. Naturalmente, isto no significa que as nossas crenas e hbitos interiorizados muitas vezes de forma acrtica sejam maus s porque ainda no procedemos sua anlise. Muitas vezes so excelentes. O que quer dizer que se ainda no os analismos, tanto quanto podemos saber, podem ser maus. E, se forem, podemos estar a agir mal e, eventualmente, a contribuir para injustias. [Fao notar que nas pginas 24 e 25 do Manual existe um texto de M. Velsquez, analisado e trabalhado nas aulas, cujo contedo, especialmente no ltimo pargrafo, est muito prximo da resposta que aqui apresento.]

Potrebbero piacerti anche