Sei sulla pagina 1di 60

INFORMAES GERAIS

1. Este caderno contm 60 questes de mltipla escolha, as quais apresentam 4 opes cada uma, assim distribudas: Portugus com 15 questes, numeradas de 01 a 15. Matemtica com 15 questes, numeradas de 16 a 30. Fsica com 06 questes, numeradas de 31 a 36. Qumica com 06 questes, numeradas de 37 a 42. Biologia com 06 questes, numeradas de 43 a 48. Geografia com 06 questes, numeradas de 49 a 54. Histria com 06 questes, numeradas de 55 a 60. 2. A prova ter 3 horas de durao, incluindo o tempo necessrio para marcar as respostas. 3. Nenhuma folha deste caderno poder ser destacada pelo candidato. 4. O candidato poder levar somente o quadro de respostas (rascunho) desde que destacado pelo aplicador.

INSTRUES
1. Leia, atentamente, cada questo antes de responder a ela. 2. No perca tempo em questo cuja resposta lhe parea difcil; volte a ela, quando lhe sobrar tempo. 3. Faa os clculos e rascunhos neste caderno de questes, quando necessrio, sem uso de mquina de calcular. 4. Marque a folha de Gabarito, preenchendo, corretamente, a opo de sua escolha. O nmero de respostas dever coincidir com o nmero de questes. 5. Devolva ao aplicador este caderno de questes e a folha de respostas.

OBSERVAO
Este caderno de provas foi redigido em conformidade com as normas ortogrficas da Lngua Portuguesa que estavam em vigor antes do Acordo Ortogrfico (1990). Tal procedimento fundamenta-se no Art. 2, pargrafo nico do Decreto-Lei N 6.583, de 29/09/2008.

Art. 2 nico: A implantao do Acordo obedecer ao perodo de transio de 1 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistiro a norma ortogrfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA As questes de (01) a (07) referem-se ao texto seguinte. Diminutivos
1

10

15

20

25

30

Sempre pensei que ningum batia o brasileiro no uso do diminutivo, essa nossa mania de reduzir tudo mesma dimenso, seja um cafezinho, um cineminha ou uma vidinha. S o que varia a inflexo da voz. Se algum diz, por exemplo, " vidinha!" voc sabe que ele est se referindo a uma vida com todas as mordomias. Nem uma vida, um comercial de cigarro com longa metragem. Um vido. Mas se disser "Ah vidinha..." o coitado est se queixando dela e com toda a razo. H anos que o seu nico divertimento tirar sapatos e fazer xixi. Mas nos dois casos o diminutivo usado com o mesmo carinho. O francs tem o seu tout petit peu, que no um diminutivo, um exagero. Um "pouco todo pequeno" muita explicao para to pouco. Os mexicanos usam o poco, o poquito e - menos ainda do que o poquito - o poquetim! Mas ningum bate o brasileiro. Era o que eu pensava at o dia, na Itlia, em que ouvi algum dizer que alguma coisa duraria um mezzoretto. No sei se a grafia essa mesma, mas um povo que consegue, numa palavra, reduzir uma meia hora de tamanho - e voc no tem nenhuma dvida de que um mezzoretto dura os mesmos 30 minutos de uma meia hora convencional, mas passa muito mais depressa - invencvel em matria de diminutivo. O diminutivo uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que agradvel, aquelas coisas to afveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque tambm o usamos para desarmar certas palavras que, na sua forma original, so ameaadoras demais. Operao, por exemplo. uma palavra assustadora. Pior do que interveno cirrgica, porque promete uma intromisso muito mais radical nos intestinos. Uma operao certamente durar horas e os resultados so incertos. Suas chances de sobreviver a uma operao... sei no. Melhor se preparar para o pior.
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

35

40

45

50

55

60

65

70

J uma operaozinha uma mera formalidade. Anestesia local e duas aspirinas depois. Uma coisa to banal que quase dispensa a presena do paciente. - Al, doutor? Olha, aquele meu quisto no brao direito que ns amos tirar hoje? A operaozinha? - Sim. - No vou poder ir, mas o Asdrbal vai no meu lugar. - O Asdrbal? - Meu assistente direto aqui na firma. Homem de confiana. - Mas ele vai fazer a operaozinha por voc? - Ele o meu brao direito, doutor. Se algum disser que precisa ter uma conversa com voc, cuidado. coisa da maior importncia. Os prprios destinos do Pacto do Atlntico podem estar em jogo. Uma conversa sempre com hora marcada. J uma conversinha raramente passa do nvel da mais cndida inconseqncia. E geralmente fofoca. A hora para uma conversinha sempre qualquer hora dessas. Num jogo voc arrisca tudo, at a hora. Num joguinho aceita-se at o cheque frio. Entre ter um caso e ter um casinho a diferena, s vezes, a tragdia passional. No Brasil, usa-se o diminutivo principalmente com relao comida. Nada nos desperta sentimentos to carinhosos quanto uma boa comidinha. - Mais um feijozinho? O feijozinho passou dois dias borbulhando num daqueles caldeires de antropfagos com capacidade para trs missionrios. Leva porcos inteiros, todos os midos e temperos conhecidos e, parece, um missionrio. Mas a dona da casa o trata como um mingau de todos os dias. - Mais um feijozinho? - Um pouquinho. - E uma farofinha? - Ao lado do arrozinho? - Isso. - E quem sabe uma cervejinha? - Obrigadinho.
6
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

O diminutivo tambm uma forma de disfarar o nosso entusiasmo pelas grandes pores. E tem um efeito psicolgico inegvel. Voc pode passar horas tomando cervejinha em cima de cervejinha sem nenhum dos efeitos que sofreria depois de ape7 5 nas duas cervejas. - E agora, um docinho. E surge um tacho de ambrosia que um porta-avies.
VERSSIMO, Lus Fernando. Diminutivos. Comdia da vida privada. 101 crnicas escolhidas. Porto Alegre: LP&M, 1994.

QUESTO 01 O autor NO pretende, no primeiro pargrafo, a) revelar que o grau diminutivo pode ter valor pejorativo. b) demonstrar como o grau diminutivo pode expressar afetividade. c) relativizar as possveis produes de sentido de uma palavra no diminutivo. d) explicar como se forma o processo de sufixao das palavras no grau diminutivo.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 02 Assinale com V as afirmativas verdadeiras e, com F, as falsas, considerando o uso do diminutivo abordado no texto. ( ) Vincula-se situao comunicativa. ( ) Promove o enriquecimento da linguagem verbal. ( ) Torna as interaes discursivas informais. ( ) Ridiculariza certas situaes do cotidiano. ( ) Depende da estrutura frasal. A seqncia correta encontrada a) V, V, V, V, F. b) F, V, V, F, V. c) V, V, F, F, V. d) V, F, V, F, V.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 03 Considere os seguintes fragmentos: I- E precavida porque tambm o usamos para desarmar certas palavras que, na sua forma original, so ameaadoras demais. (linha 25) II- J uma operaozinha uma mera formalidade. Anestesia local e duas aspirinas depois. Uma coisa to banal que quase dispensa a presena do paciente. (linha 33) III- O diminutivo tambm uma forma de disfarar o nosso entusiasmo pelas grandes pores. (linha 71) IV- Os prprios destinos do Pacto do Atlntico podem estar em jogo. Uma conversa sempre com hora marcada. (linha 45) So marcados pela ironia apenas os itens a) I e III. b) II e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. QUESTO 04 Uma coisa to banal que quase dispensa a presena do paciente. Nada nos desperta sentimentos to carinhosos quanto uma boa comidinha. Os perodos acima apresentam, respectivamente, relaes de a) causa e finalidade. b) causa e conformidade. c) conformidade e conseqncia. d) conseqncia e comparao.
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 05 O antecedente do pronome QUE foi destacado corretamente em: a) ... eu pensava at o dia, na Itlia, em que ouvi algum... b) O francs tem o seu tout petit peu, que no um diminutivo.... c) Olha, aquele meu quisto no brao direito que ns amos tirar hoje? A operaozinha? d) ...em cima de cervejinha sem nenhum dos efeitos que sofreria depois de apenas duas cervejas.

QUESTO 06 NO h marcas de oralidade em a) Num jogo voc arrisca tudo, at a hora. Num joguinho aceita-se at o cheque frio. b) Suas chances de sobreviver a uma operao... sei no. Melhor se preparar para o pior. c) O diminutivo uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. d) Sempre pensei que ningum batia o brasileiro no uso do diminutivo, essa nossa mania de reduzir tudo mesma dimenso.

10

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 07 O ponto final NO pode ser substitudo por vrgula no seguinte trecho: a) - Meu assistente direto aqui na firma. Homem de confiana. (linha 41) b) Se algum disser que precisa ter uma conversa com voc, cuidado. coisa da maior importncia. (linha 44) c) Um pouco todo pequeno muita explicao para to pouco. Os mexicanos usam o poco, o poquito e - menos ainda do que o poquito - o poquetim! (linha 12) d) Nem uma vida, um comercial de cigarro com longa metragem. Um vido. Mas se disser Ah vidinha... o coitado est se queixando dela e com toda a razo... (linha 6)

As questes de (08) a (11) referem-se aos textos I e II seguintes. Texto I O nome Slvia, de origem latina, significa "a que vem da selva". Mas segundo Margarita Durn, que escreveu o incrvel Diccionario lrico de nombres y apellidos (editado em Madri, em 1945), Slvia o nome secreto de uma daquelas profetisas antigas conhecidas como sibilas. Slvia tem a ver tambm com silva, que designa tanto um tipo de planta, a Rubus ulmifolius, como um cilcio de arame usado em sacrifcios. Um nome que quase um assovio, um uivo sem rudo. Ou um silvo ofdico.
MACIEL, Maria Esther. O livro dos nomes. So Paulo: Cia das Letras, 2008, p. 117.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

11

Texto II Catarina, sempre que se referia sua tia Slvia, dizia: para ela, as xcaras nunca se encaixam nos pires. Uma definio precisa, se considerarmos os desencaixes dessa mulher rica, de linhagem insigne, na vida. Vale lembrar que as amigas de infncia que ela teve no foram propriamente as meninas de famlia, mas as empregadas de sua casa e das casas vizinhas. Seus namoros escondidos eram com os rapazes humildes que conhecia nas feiras, praas e sapatarias. Sabe-se que ela chegou a fugir com um deles num caminho do Abatedouro Santa Edwiges, numa manh de intensa neblina. Foi parar na cidade de Tiros, mas trazida de volta pela polcia, que acabou dando sumio no pobre motorista, um moo moreno, de olhos trmulos, que se chamava Murilo. Por causa dessa histria, ela foi levada pelos tios para uma clnica em Barbacena, onde permaneceu por vinte e poucos dias, sem direito a agrados e visitas. Desde ento passou a ter calafrios sbitos. E a carregar para sempre o estigma do descontrole e da desmedida.
MACIEL, Maria Esther. O livro dos nomes. So Paulo: Cia das Letras, 2008, p. 118.

QUESTO 08 No texto I, identifica-se a seguinte forma de relao intertextual: a) aluso. b) citao. c) pardia. d) epgrafe.

12

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 09 Na frase, Um nome que quase um assovio, um uivo sem rudo, encontram-se, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) comparao e paradoxo. b) metonmia e onomatopia. c) eufemismo e aliterao. d) metfora e sinestesia.

QUESTO 10 NO se configura exemplo de metalinguagem a frase: a) O nome Slvia, de origem latina, significa "a que vem da selva". b) Uma definio precisa, se considerarmos os desencaixes dessa mulher rica, de linhagem insigne, na vida. c) Slvia tem a ver tambm com silva, que designa tanto um tipo de planta, a Rubus ulmifolius, como um cilcio de arame usado em sacrifcios. d) Por causa dessa histria, ela foi levada pelos tios para uma clnica em Barbacena, onde permaneceu por vinte e poucos dias, sem direito a agrados e visitas.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

13

QUESTO 11 A respeito da estrutura da narrativa do texto II, afirma-se: I- O foco narrativo apresenta narrador-personagem. II- O tempo da narrativa efetiva-se como cronolgico. III- A protagonista transita por, pelo menos, trs cidades distintas. IV- O estigma do descontrole e da desmedida revela o arrependimento de Slvia. Esto corretos apenas os itens a) I e IV. b) I e III. c) II e III. d) II e IV.

QUESTO 12 Referindo-se aos autores dos perodos Barroco e rcade, INCORRETO afirmar que a) Padre Antonio Vieira viveu na Bahia durante o sculo XVII, tendose consagrado pela beleza e profundidade de seus sermes. b) Gregrio de Matos tornou-se clebre pelo cuidado formal de seus poemas, pela conjugao realizada entre a poesia satrica e a lrico-religiosa. c) Toms Antnio Gonzaga, importante poeta rcade, escreveu belos poemas lricos, entre eles, Marlia de Dirceu, obra de fundo autobiogrfico. d) Cludio Manuel da Costa apontado como autor de Cartas Chilenas, texto em que se elogia a atuao do governador da capitania de Minas no sculo XVIII.
14
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 13 Considere os textos abaixo. Texto I Chic - Mandaram avisar para o senhor no sair, porque vem uma pessoa aqui trazer um cachorro que est se ultimando para o senhor benzer. Padre - Para eu benzer? Chic - Sim Padre - (com desprezo) - Um cachorro? Chic - Sim.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida.

Texto II Meu corao desmaia pensativo, Cismando em tua rosa predileta. Sou teu plido amante vaporoso Sou teu Romeu... Teu lnguido poeta!...
ALVES, Castro. Espumas Flutuantes.

Texto III Pendura a um verde tronco as vrias penas, E o arco, e as setas, e a sonora aljava; E onde mais manso e mais quieto o rio Se estende, e espraia sobre a ruiva areia Pensativo e perturbado entre; e com gua J por cima do peito as mos e os olhos Levanta ao cu, que ele no via, e s ondas.
GAMA, Baslio da. O Uraguai.

Os textos I, II e III enquadram-se, respectivamente, nos gneros a) dramtico, lrico e pico. b) lrico, pico e dramtico. c) pico, dramtico e lrico. d) dramtico, lrico e lrico.
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

15

QUESTO 14 O estilo Barroco apresenta as seguintes caractersticas: I- anttese, hiprbole, paradoxo. II- linguagem popular, claridade absoluta, conflito. III- claridade relativa, abundncia de ornatos, culto do contraste. IV- abuso nas descries, religiosidade e erotismo, racionalidade. Esto corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV.

QUESTO 15 NO caracterstica do Arcadismo, a(o) a) viso cientfica do mundo. b) abuso de figuras de linguagem. c) imitao dos gregos e romanos. d) oposio inconstncia do Barroco.

16

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

MATEMTICA

QUESTO 16 A tabela seguinte mostra os valores das trs partes P1, P2 e P3 em que foi dividido um capital C e suas respectivas taxas de aplicao em fundos de investimento num perodo de um ms. P1 Valores Taxas 25% de C 2% P2 35% de C 4% P3 40% de C 5%

A taxa mdia de aplicao desse capital foi, percentualmente, de a) 3,9 b) 4,5 c) 5,5 d) 11

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

17

QUESTO 17 Uma jovem, com sua bike, percorreu 62,8 m, ao completar um quarto do comprimento de uma praa circular. (Dado: = 3,14) Nessas condies, o valor do raio, em m, a) 37 b) 40 c) 48 d) 50

18

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 18 A base AB e a altura AD do retngulo ABCD valem b e h, respectivamente. O segmento EF, paralelo base, divide o retngulo em duas partes iguais e contm o ponto H.
D h E H G C F

A b

A rea do tringulo hachurado vale a) bh 4 b) bh 3 c) 3bh 4 d) 3bh 2

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

19

QUESTO 19 Se a = 3 2 , ento , x a) 3 b) 9 c) 1 9 d) 1 3
1 2

b = 2 3, c = ( 4 ) 2 e x = vale

(1) 9

a +b c

20

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 20 Nos conjuntos B = {x N / x = A


U

A = {x N / x = 3n, com n N} e 24 , com n N*}, o nmero de elementos de n

B igual a

a) 4 b) 5 c) 6 d) 7

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

21

QUESTO 21 A expresso 2 2 a 4a b + 5 3 2 3 4 5 b 9b a2 49a b + b2 25b ,

em que a e b R* equivale a + a) 10 b b) 8 b c) 8b

d) 10 b

22

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 22

Na figura, todas circunferncias possuem o mesmo raio e o retngulo ABCD passa pelos centros A, E e F.
D G C

Se o segmento EH tangencia a circunferncia de centro A, ento, a razo entre a rea do tringulo EFG e a do tringulo EHA vale a) 3 3

b) 2 3 3 2

c)

d) 33 2

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

23

QUESTO 23 A tabela seguinte apresenta Ta e Tc, em segundos, para as impressoras I1 e I2, em que Ta o tempo de aquecimento necessrio para comear a imprimir a primeira pgina, e Tc o tempo gasto para imprimir cada pgina. Impressoras I1 I2 Ta (s) 120 30 Tc (s) 5 6

Se o tempo de impresso de um trabalho menor em I2, ento, ele pode ter um nmero mximo de pginas igual a a) 76 b) 89 c) 95 d) 103

24

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 24 3x2 6x , com x = 2, obtm-se x 4x + 4


2

Ao simplificar a expresso E = a) 3 4x b) x 2 x+2 c) 3x x+2 3x x2

d)

QUESTO 25 Se um boi de 15 arrobas ganha, mensalmente, cerca de 20% de sua massa, ento, o nmero de dias necessrios para que seu peso dobre , aproximadamente, a) b) 60 90

c ) 120 d ) 180

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

25

QUESTO 26 A reta r passa pelos pontos de interseo das parbolas f e g, cujas equaes so f(x) = x2 4x + 5 e g(x) = x2 + 6x 3, como mostra a figura seguinte.
y f r

g x

A equao da reta r a) y = x b) y = 3x c) y = 3x + 1 d) y = x + 1

26

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 27 Uma rampa, com um ngulo em relao horizontal, est apoiada num muro em forma de tringulo retngulo, com base de 4 m, cujos tijolos possuem 50 cm de comprimento e 15 cm de altura, conforme a figura abaixo.

Dado: tg = 1 2

Sabe-se que os tijolos foram assentados seguindo sempre a disposio apresentada nas quatro primeiras fileiras e que somente se usa um tijolo quebrado quando no possvel assent-lo inteiro. O nmero de tijolos inteiros na dcima fileira a) 0 b) 1 c) 2 d) 3

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

27

QUESTO 28 O nvel de presso sonora (NPS), em dB, dado pela seguinte equao: NPS = 10. log

( II ) ,
2 2
o

em que Io = 1012 W/m2 (menor nvel de intensidade que o ouvido humano pode captar). A medio sonora, em uma festa, acusou uma intensidade I = 105 W/m2 e o NPS em um trfego pesado de veculos atingiu 80 dB. Portanto, a razo entre o NPS da festa e o do trfego a) 2 5 b) 4 9 c) 7 4 d) 8 3

28

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 29 Na regio mostrada abaixo, 640 carros entram em A e dividem-se igualmente em cada cruzamento onde existem duas opes de direo. B

O nmero de carros que saem em B a) 120 b) 240 c) 360 d) 480

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

29

QUESTO 30 Em 2009, uma empresa decide premiar seus funcionrios mais antigos A, B e C, dividindo a quantia de R$ 16.000,00 entre eles, em partes diretamente proporcionais ao tempo de servio, t, e inversamente proporcionais s faltas, f, ao servio em 2008. A tabela fornece os valores de t e f para os trs funcionrios. A t f 12 4 B 10 5 C 18 6

Desse modo, correto afirmar que o funcionrio a) A recebeu R$ 2.100,00 a mais que o funcionrio B. b) B recebeu R$ 1.500,00 a mais que o funcionrio C. c) B recebeu R$ 2.000,00 a menos que o funcionrio A. d) C recebeu R$ 1.400,00 a menos que o funcionrio A.

30

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

FSICA

Constantes Fsicas Acelerao da gravidade: g = 10 m/s Densidade da gua: dgua = 1,0 g/cm3 Densidade do alumnio: dA l = 2,7 g/cm3

QUESTO 31 Um bloco de peso 50 N est apoiado sobre uma superfcie horizontal, em que o coeficiente de atrito esttico 0,50 e o cintico 0,30. Se uma fora horizontal de 5,0 N aplicada sobre ele, ento, o mdulo da fora de atrito, em newton, a) 25. b) 15. c) 10. d) 5,0.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

31

QUESTO 32 Uma tbua homognea de 2,00 m de comprimento e massa igual a 2,00 kg est apoiada em duas balanas idnticas, A e B, localizadas em suas extremidades. Um bloco homogneo de massa igual a 5,00 kg tem seu centro apoiado sobre a tbua a uma distncia de 1,50 m em relao balana A, conforme a figura abaixo.

1,50 m

0,50 m

As leituras em A e B valem, respectivamente, em quilogramas, a) 1,55 e 5,45. b) 2,25 e 4,75 . c) 2,45 e 4,55. d) 3,50 e 3,50.

32

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

O enunciado seguinte refere-se s questes (33) e (34). Um objeto desloca-se pelos trechos AB, BC, CD e DE de uma determinada trajetria, em que as foras dissipativas so desprezveis, exceto em CD. Os trechos BC, CD e DE so superfcies horizontais, sendo que DE termina em uma parede vertical que contm uma mola presa perpendicularmente. Esse objeto solto da posio A, rampa de perfil cncavo para cima, e, por ao gravitacional, desce at B. A partir da, desloca-se em linha reta, at atingir a mola, comprimindo-a. QUESTO 33 A variao da energia potencial gravitacional negativa e a energia mecnica no se conserva, respectivamente, nos trechos a) AB e CD. b) BC e DE. c) AB e BC. d) DE e CD.

QUESTO 34 A variao da energia cintica do objeto negativa nos trechos a) AB e BC. b) BC e CD. c) CD e DE. d) AB e DE.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

33

QUESTO 35 A tabela abaixo relaciona os valores medidos para a velocidade de um carro em funo do tempo, e o quadriculado poder ser usado, caso julgue necessrio, para a construo de um grfico. t(s) V(m/s) 0,0 2,0 1,0 4,0 2,0 5,0 3,0 4,0 4,0 4,0 5,0 2,0

No intervalo de 0,0 a 5,0 s o valor da velocidade mdia do carro, em m/s, a) 1,9. b) 3,8. c) 10. d) 25.

34

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 36 Um barco de alumnio de massa 81 kg flutua na gua. O volume da gua por ele deslocado, em litros, e o nmero de vezes que esse volume maior que o de alumnio so, respectivamente, a) 30 e 2,7. b) 30 e 30. c) 81 e 2,7. d) 81 e 0.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

35

36

1 (1A)

1,008 3

H 8 6 (6B) 7 (7B) 8 (8B) 11 (1B) Al Ge Sn Tl


72,6 50 118,7 82 114,8 81 204,4 207,2 114 28,1 32 31,0 33 74,9 51 121,8 83

Tabela Peridica dos Elementos (baseada no 12C)


13 (3A) 14 (4A) C
12,0 14 6

18 0 15 (5A) N
14,0 15 7

2 (2A) 16 (6A) 17 (7A) F S As


19,0 17 9

He Ne Cl
20,2 18 4,0 10

Li 9 12 (2B) Si P
65,4 48 69,7 49 10,8 13

Be 10
16,0 16

6,94 11

23,0 19 52,0 42 54,9 43

Na Cr Tc
101,1 76 190,2 108 24

Mg Mn Ru Os
192,2 109 102,9 77 55,8 44 58,9 45 25

9,01 12

39,1 37

K Mo
95,9 74 183,8 106

Ca Rh
106,4 78 195,1 110 58,7 46

24,3 20

3 (3B) Fe Pd
107,9 79 197,0 111 26

4 (4B) Co Ag Au
112,4 80 200,6 112 63,5 47 27

5 (5B) Ni Cd Hg In
28

Ar
32,1 34 78,9 52

Rb W
186,2 107

40,1 38 98,9 75

Sr Re Hs
(268) (281)

44,9 39

Sc

21

Y Ir Uun Uuu Pt

47,9 40

Ti

22

23

Zr

Nb

50,9 41

Cu

29

Zn

30

Ga

27,0 31

Se Sb

35,5 35 79,9 53 127,6 84

Br Te

39,9 36 83,8 54 126,9 85

Kr I

85,5 55

TABELA PERIDICA

132,9 87

Cs Sg
(264) (277)

(223)

Fr
(266)

137,3 88

Ba Bh Mt

87,6 56

88,9 57

(226)

Ra

138,9 89

La

91,2 72

(227)

Ac

178,5 104

Hf

92,5 73

(261)

Rf

180,9 105

Ta

Pb

209,0

Bi
Uuq

210,0

Po

(210)

At

131,3 86 (222)

Xe

Rn

(262)

Db

(272)

Uub
(285)

(289)

Srie dos Lantandios

Nmero Atmico

Smbolo
144,2 (147) 150,4 94 95 93 92 238,0 (237) 152,0

Ce

58

Pr

59

Nd

60

Pm

61

Sm

62

Eu

63

Gd
157,3 96

64

Tb
159,0 97

65

Dy
162,5 98

66

Ho
164,9 99

67

Er
167,3 100

68

Tm
168,9 101

69

Yb
173,0 102

70

Lu
175,0 103

71

140,1

140,9

Srie dos Actindios

Massa Atmica

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

( ) = N de massa do istopo mais estvel

232,0

Th

90

(231)

Pa

91

Np

(244) (242)

Pu

Am
(243)

Cm
(247)

(247)

Bk

(251)

Cf

(252) (254)

Es

(257) (253)

Fm

(258) (256)

Md

(259) (253)

No

(262) (257)

Lr

QUMICA QUESTO 37 O magnsio reage vigorosamente com uma soluo de cido clordrico, originando cloreto de magnsio e gs hidrognio. Entre os reagentes e produtos dessa reao esto presentes ____ substncia(s) simples e ____ substncia(s) composta(s). Os nmeros que completam corretamente as lacunas so, respectivamente, a) 0 e 4. b) 2 e 2. c) 3 e 1. d) 4 e 0.

QUESTO 38 As partculas alfa, ons bivalentes de hlio, foram fundamentais para a proposio do modelo atmico de a) Thomson, devido caracterstica positiva das partculas presentes no ncleo. b) Dalton, porque essas partculas constituem a menor poro indivisvel da matria. c) Rutherford, visto que a maioria das partculas atravessou a placa sem sofrer desvios. d) Bohr, ao demonstrar que os prtons presentes nos tomos tm energia quantizada e fixa.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

37

QUESTO 39 Considere as configuraes eletrnicas das camadas de valncia dos seguintes tomos: X 3s23p3 Y 3s23p5 Sobre os elementos X e Y, correto afirmar que a) pertencem mesma famlia. b) possuem o mesmo raio atmico. c) formam um composto inico de frmula X3Y. d) originam uma molcula com geometria piramidal.

38

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 40 O grfico apresenta a variao da energia de ionizao (E.I.), em funo do nmero de eltrons n, para o tomo de nitrognio.

n-sima energia de ionizao (em eV)

700 600 500 400 300 200 100 1 2 3 4 5 6 7 n

Analisando esse grfico, INCORRETO afirmar que a) o nitrognio possui dois eltrons no nvel de energia mais externo. b) os eltrons da primeira camada possuem os maiores valores de EI. c) a energia de 100 eV suficiente para retirar o primeiro eltron de valncia. d) a sexta energia de ionizao corresponde ao processo N +5(g) N+6(g) + e.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

39

QUESTO 41 A equao qumica no-balanceada a seguir representa uma reao entre 6,2 g de cido carbnico e 4 g de hidrxido de sdio. H2CO3 + NaOH Na2CO3 + H2O

Quando ocorrer neutralizao completa nessa reao, haver a) produo de 3,6 g de gua. b) sobra de 0,5 mol de hidrxido de sdio. c) consumo de 0,05 mol de cido carbnico. d) formao de 10,6 g de carbonato de sdio.

40

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 42 Na sociedade moderna, algumas substncias se destacam pela sua aplicao, ou mesmo devido aos impactos ambientais causados pela sua produo. No que diz respeito aos compostos seguintes, INCORRETO afirmar que o a) dixido de carbono o principal responsvel pela basicidade da gua. b) cobre usado na fabricao de fios devido sua condutividade eltrica. c) xido de clcio pode ser utilizado na agricultura para corrigir a acidez do solo. d) hidrxido de sdio uma substncia bsica empregada na produo de sabo.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

41

BIOLOGIA QUESTO 43 A questo (43) refere-se ilustrao abaixo.

Analisando essa figura, observa-se que uma longa exposio gua, ao tomar banho prolongado, ou lavar louas, deixa a pele humana enrugada devido separao das camadas que a compem. Uma dessas camadas formada pelo epitlio__________________ e denomina-se . Os termos que preenchem, corretamente, as lacunas so a) simples cbico - derme. b) simples cilndrico - derme. c) estratificado cilndrico - epiderme. d) estratificado pavimentoso - epiderme.

42

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 44 O esquema seguinte representa as trocas energticas que ocorrem na fibra durante uma contrao do msculo.

glicose

ATP P

2 P

fosfocreatina

Os nmeros 1, 2 e 3 podem ser substitudos, respectivamente, por a) fermentao, ADP, cido ltico. b) respirao celular, ADP, creatina. c) fermentao, cido pirvico, cido ltico. d) respirao celular, cido pirvico, creatina.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

43

QUESTO 45 A estrutura celular comum a uma bactria e a um protozorio a(o) a) centrolo. b) lisossomo. c) mitocndria. d) ribossomo. QUESTO 46 A figura ilustra uma planta em que esto representados alguns fenmenos vitais, entre eles, a fotossntese, cujas reaes so agrupadas em duas etapas: a fotoqumica e a qumica.
H2O

CO2

O2

O2

CO2

Sobre esse fenmeno, em sua fase qumica, correto afirmar que a(o) a) gua consumida e o oxignio liberado. b) carbono fixado e integrado numa molcula de carboidrato. c) ATP sintetizado pela fotofosforilao e o CO2 consumido. d) clorofila absorve energia luminosa e as enzimas so desnaturadas.
44
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 47 As caractersticas morfolgicas e o funcionamento de um ser vivo dependem das protenas existentes nesse organismo. Sua produo relaciona-se a um projeto arquitetnico presente no DNA que dever ser interpretado e executado pelo RNA. Considerando um fragmento de DNA com as bases GGTAATTTTCAT, a seqncia correta correspondente no RNAm a) CCAUUA AAAGUA. b) CCAGUA AAAUUA. c) GGUAAUUUUCAU. d) GGUAAUUUUCUA. QUESTO 48 Os elementos qumicos que atuam tanto no equilbrio hdrico das clulas como na conduo de estmulos nervosos so a) cobre e ferro. b) clcio e fsforo. c) sdio e potssio. d) fsforo e magnsio.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

45

GEOGRAFIA

QUESTO 49 Sobre a Cartografia e suas tcnicas, INCORRETO afirmar que a) os satlites so muito utilizados e podem identificar elementos fora do espectro visvel ao ser humano. b) os mapas do Google Earth e os gerados a partir de informaes de satlites estacionrios so imagens reais. c) as projees cartogrficas so imperfeitas e devem ser selecionadas de acordo com a sua aplicao. d) os estudos realizados atravs da geomtica so eficientes e tm contribudo para acelerar os processos cartogrficos.

QUESTO 50 A respeito da atuao das grandes corporaes multinacionais pelo mundo, correto afirmar que a globalizao a) possibilitou a entrada dos novos Tigres Asiticos nas naes de IDH elevado. b) tornou uma alternativa capaz de amenizar o subdesenvolvimento dos pases africanos. c) promoveu a estatizao dessas empresas instaladas em pases latino-americanos. d) maximizou os lucros das reas centrais a partir da utilizao da mo-de-obra das regies perifricas.

46

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 51 Com base no crescimento e na distribuio da populao mundial, correto afirmar que a) os pases africanos apresentam as maiores taxas de crescimento demogrfico por falta de polticas de planejamento familiar. b) a Europa o continente mais populoso, pois os pases entraram no processo de exploso demogrfica iniciado no sculo XX. c) a China perdeu sua condio de pas mais populoso para a ndia, a partir da instalao de uma poltica de controle de natalidade. d) o Brasil possui uma taxa de fecundidade maior que as apresentadas na Argentina, porque ampliou a participao da mulher no mercado de trabalho brasileiro.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

47

QUESTO 52 Para responder questo (52), analise as charges a seguir.

Disponvel em: <http//www.humortadela.com.br>. Acesso em: 8 maio 2009.

48

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

Sobre as charges, afirma-se: I- A desigualdade social tambm define a apropriao e o uso dos recursos naturais disponveis. II- A conservao dos recursos naturais depende da conscientizao, da sensibilizao e da justia social. III- A imagem de cada quadrinho enfoca a apropriao da paisagem natural. IV- A distribuio dos recursos naturais homogeneizada pela urbanizao. V- O recurso hdrico constitui um tema comum em cada quadrinho, tratado com enfoques diferentes. Esto corretos apenas os itens a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II, IV e V. d) III, IV e V.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

49

QUESTO 53 A questo (53) refere-se aos quadros abaixo.

SISTEMA DE TRANSPORTE

PORCENTAGEM DE UTILIZAO Pases Matrizes Martimo / Hidrovirio Ferrovirio de transporte Holanda 75 08 Canad 35 52 Alemanha 29 53 EUA 25 50 Brasil 17 21 Argentina 23 33 Rodovirio 17 13 18 25 62 44

MDIA DE UTILIZAO DE TRABALHADORES PARA MOVIMENTAO DE CONTINERES Portos Roterd - Holanda Anturpia - Blgica Buenos Aires - Argentina Barcelona - Espanha Santiago - Chile Santos - Brasil
FONTE: Revista Forbes, jul. 2005. (adaptado)

N de trabalhadores 05 06 08 10 18 30

50

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

A partir da anlise dos quadros, afirma-se: I- Os pases em desenvolvimento tendem a utilizar o transporte rodovirio em detrimento aos demais. II- O nmero de trabalhadores na movimentao de contineres diretamente proporcional porcentagem de utilizao do tipo martimo/hidrovirio. III- A matriz ferroviria recebe poucos investimentos nos pases do centro econmico mundial desde o sculo XIX. IV- A tecnologia aplicada no principal porto do mundo contribuiu para a reduo mdia de operrios vinculados ao transporte aqutico. Esto corretos apenas os itens a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e IV.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

51

QUESTO 54 A questo (54) refere-se ao mapa abaixo. ndice de Desenvolvimento Humano - IDH - 2000

Legenda
0,683 a 0,682 0,683 a 0,705 0,706 a 0,746 0,747 a 0,778 0,779 a 0,844 (5) (5) (5) (6) (6)

FONTE: Atlas do desenvolvimento humano. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro. (adaptado)

A partir da anlise desse mapa, INCORRETO afirmar que a) o Distrito Federal possui alto IDH devido sua considervel renda per capta. b) o Acre apresenta IDH semelhante ao do Serto Nordestino uma vez que seus indicadores de sade e renda so baixos. c) os estados do Meio-Norte nordestino apresentam os menores indicadores em virtude das precrias condies de sade. d) a parte setentrional do Centro-Sul a mais desenvolvida em vista de sua elevada expectativa de vida comparada s demais.
52
Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

HISTRIA QUESTO 55 Em fevereiro de 1906, os governadores de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, Jorge Tibiri, Nilo Peanha e Francisco Sales, reunidos na cidade paulista de Taubat, assinaram um convnio que marcou a deciso de a) intervir na economia para proteger o valor do caf atravs da compra e reteno de parte da colheita. b) estimular o desenvolvimento industrial por meio de uma reforma bancria para ampliar o crdito s empresas. c) controlar a compra e venda de aes na Bolsa de Valores para evitar a especulao financeira e a falncia de empresas. d) adotar medidas tarifrias para facilitar a importao de equipamentos e insumos necessrios ao desenvolvimento agrcola.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

53

QUESTO 56 Uma personagem to excepcional como Virgulino-Lampio s pode ser compreendida em relao com o lugar de sua origem, de sua vida e de sua epopia. (...) Essa regio tem caractersticas prprias (...) que no so estranhas gnese de fenmenos como o cangao.
(JASMIN, Elise Grunspan. Lampio, senhor do serto: vidas e mortes de um cangaceiro. So Paulo: EdUSP, 2006. p.12)

O cangao brasileiro ocorreu em uma regio onde I- os jagunos saqueavam fazendas e armazns para realizar a justia social e destituir os dominantes. II- os coronis utilizavam grupos armados para resolver suas rivalidades polticas e manter seu poder social. III- as desigualdades sociais eram agravadas pelas secas devastadoras que aprofundavam a misria e o padecimento da populao. IV- as relaes de fidelidade e compadrio ligavam os proprietrios de terra a seus subordinados que formavam uma rede desigual de mtua proteo. So corretos apenas os itens a) I e III. b) I e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV.

54

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 57 A Minas da terra predominou at o final do Estado Novo. A participao do Estado na Aliana Liberal que desaguou na Revoluo de 30 no pode ser interpretada como um corte em relao poltica da Primeira Repblica. O presidente do Estado, que aderiu Aliana, Olegrio Maciel, era tpico representante da velha Minas [...] Nem mesmo Virglio de Melo Franco, articulador da aliana com os gachos e paraibanos, pode ser visto como representando inovao importante do quadro poltico. Representava, com outros lderes, [...] uma substituio de geraes, no uma poltica radicalmente nova. Em 1930, gente nova e perspectiva nova eram representadas pelos tenentes. Mas, sintomaticamente, no havia tenentes mineiros. Os tenentes eram, sobretudo, nordestinos e gachos, com um ou outro paulista de permeio.
(CARVALHO, Jos Murilo. Ouro, terra e ferro: vozes de Minas. In: GOMES, ngela de Castro (org.). Minas e os fundamentos do Brasil moderno. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 68)

A respeito da interpretao dada aos eventos pelo historiador, correto afirmar que a a) ao do movimento tenentista manteve as polticas clientelistas anteriores ao movimento de 1930. b) poltica em Minas, no ps-1930, mudou os atores sem alterar as prticas do perodo histrico anterior. c) modernidade instaurada com a Revoluo de 1930 transformou as vises da poltica em terras mineiras. d) estrutura poltica e econmica brasileira sofreu ntidas mudanas provocadas pela Revoluo de 1930.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

55

QUESTO 58 Eu pregava uma reforma agrria mais profunda, enquanto o Goulart propunha uma reforma agrria que eu chamava de beira de rodagem, de beira de estrada. [...] Eu achava que era preciso limitar a quantidade de terras, estabelecer um imposto progressivo sobre as terras que no se cultivavam. [...] Mas no fazer a reforma agrria que Jango props. Eu me rebelei por causa disso. E passei a fazer crticas, atravs dos editoriais do semanrio A Liga. Tanto que no participei da grande concentrao do dia 13 de maro. No fui convidado e, se fosse, naturalmente iria denunciar esse tipo de reforma.
(Francisco Julio, Lder das Ligas Camponesas, citado por MORAES, Denis de. A esquerda e o golpe de 64. Rio de Janeiro: Espao e tempo, 1989. p. 227-8)

O documento acima faz aluso s Ligas Camponesas que surgiram em 1955. Esse movimento teve seu auge durante o governo de Joo Goulart (1961-1964) e objetivava a) planificar a economia com base no modelo russo de coletivizao de terras. b) buscar apoio da oposio contra a reforma agrria pretendida pelo governo. c) transformar o modelo de concentrao fundiria a partir de mudanas radicais. d) unir trabalhadores urbanos e rurais por meio dos sindicatos e associaes mistas.

56

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

QUESTO 59 Sobre a Lei da Anistia, em vigor, aprovada pelo Congresso Brasileiro, em agosto de 1979, INCORRETO afirmar que a) estabeleceu a tortura como crime passvel de julgamento e punio pela justia comum. b) possibilitou o retorno dos presos e dos exilados acusados de crimes polticos ao Pas. c) avanou na reconquista das liberdades poltico-civis e no processo de redemocratizao. d) considerou excludos desse direito os indivduos culpados por atos terroristas e pela luta armada.

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

57

QUESTO 60 Analise a imagem seguinte.

Charge de J. Bosco, publicada em1993, IN: RODRIGUES, Joelza ster. Histria em documento: imagem e texto. So Paulo: FTD, 2006, p. 279.

Essa charge satiriza o Governo Itamar Franco devido ao a) isolamento do Presidente e do Ministrio da Fazenda pelo congelamento dos salrios. b) apoio pedido ao seu Ministro da Fazenda para resolver a situao econmica do Brasil. c) naufrgio da poltica econmica emissionista do Ministrio da Fazenda no incio do Plano Real. d) acordo duradouro entre o Presidente e seu Ministro da Fazenda graas ao resultado do Plano Real.

58

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa 2 Semestre 2009

Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais Processo Seletivo - 2 semestre 2009

Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio com Concomitncia Externa

Quadro de Respostas (rascunho)


Lngua Portuguesa Questes 01 - 15 01. A B C D 02. A B C D 03. A B C D 04. A B C D 05. A B C D 06. A B C D 07. A B C D 08. A B C D . Fsica Questes 31 - 36 34. A B C D 35. A B C D 36. A B C D 09. A B C D 10 A B C D 11. A B C D 12. A B C D 13. A B C D 14. A B C D 15. A B C D Matemtica Questes 16 - 30 16. A B C D 17. A B C D 18. A B C D 19. A B C D 20. A B C D 21. A B C D 22. A B C D 23. A B C D Qumica Questes 37 - 42 37. A B C D 38. A B C D 39. A B C D 40. A B C D 41. A B C D 42. A B C D 24. A B C D 25. A B C D 26. A B C D 27. A B C D 28. A B C D 29. A B C D 30. A B C D

destaque aqui

31. A B C D 32. A B C D

33. A B C D

Biologia Questes 43 - 48 43. A B C D 44. A B C D 46. A B C D 47. A B C D 48. A B C D

Geografia Questes 49 - 54 49. A B C D 50. A B C D 51. A B C D 52. A B C D 53. A B C D 54. A B C D

45. A B C D

Histria Questes 55 - 60 55. A B C D 56. A B C D 57. A B C D 58. A B C D 59. 60. A B C D A B C D

Lembretes - As provas e gabaritos sero divulgados no dia 28 de junho de 2009, s 14 horas. - O resultado oficial ser publicado a partir das 12 horas do dia 10/07/09, nos campi do CEFET-MG e no portal da COPEVE www.copeve.cefetmg.br. - Informaes sobre matrcula devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Potrebbero piacerti anche