Sei sulla pagina 1di 20

Proteo Auditiva

Existem coisas que voc no precisa perder. A audio uma delas. Proteja-se!
Itabira/2007

O Som
O som definido como qualquer variao na presso do ar que o ouvido humano possa detectar. O som necessita de um meio para se propagar , no se propagando no vcuo.

O Som
FREQNCIA A freqncia medida em Hertz (Hz), a quantidade de ondas de um som propagado no tempo de 1 segundo.Os sons de baixa freqncia so chamados de graves e os de alta freqncia de agudo. INTENSIDADE A intensidade, medida em decibel (dB), a fora ou presso que o som exerce nos nossos ouvidos. conhecido como altura, volume. Um lugar tranqilo tem sons de baixa intensidade, enquanto que uma mquina ruidosa tem alta intensidade. Quando a intensidade alcana altos valores, o som se transforma em risco para audio dos trabalhadores.

Rudo
Um conjunto de sons desagradveis, indesejveis, desarmnicos, se chama rudo.

Causas da Perda Auditiva


- Infecciosas; - Traumticas; - Induzidas por exposio a nveis elevados de presso sonora (rudo); - Txicas; - Metablicas e hormonais (diabetes, tireoidianas); - Degenerativas (presbiacusia: perda auditiva decorrente da idade); - Tumores; - Hereditrias; - Vasculares.

A perda auditiva por exposio a nveis elevados de presso sonora tem origem apenas no trabalho?
No. A perda auditiva por exposio a nveis elevados de presso sonora pode ter origem ocupacional(no trabalho), ou ser causada por exposio a fatores de risco fora do ambiente do trabalho.

Variveis importantes no estudo da perda auditiva induzida por exposio a nveis elevados de presso sonora(rudo), de origem ocupacional.

1 Tempo de exposio, quanto maior este tempo maior o perigo. 2 Uso correto do abafador de rudo: previne o adoecimento. 3 Tipo de Rudo: Pode ser Contnuo (sem parar), Intermitente (ocorre de vez em quando) ou de impacto (ocorre de repente).

Variveis importantes no estudo da perda auditiva induzida por exposio a nveis elevados de presso sonora(rudo), de origem ocupacional.

4 Distncia da Fonte Geradora: Quanto mais prximo maior o perigo.

5 Intensidade; Quanto maior a intensidade, maior o risco para o trabalhador.

Exame Audiomtrico
(audiometria)

o exame para a determinao dos limiares auditivos do trabalhador. Com a realizao peridica deste exame o mdico do trabalho pode diagnosticar alguma possvel alterao.

Como prevenir a ocorrncia da perda auditiva?


A reduo do nvel de presso sonora deve ser buscada incessantemente. Temos duas formas de principais controles: - Coletiva: Interveno sobre a fonte emissora com modificaes e/ou substituio de mquinas e equipamentos. As intervenes visam a reduo dos nveis de presso sonora. - Proteo Individual: Uso do EPI Equipamento de proteo individual. O EPI tem um fator de neutralizao da exposio a nveis elevados de presso sonora. Seu uso previne o desencadeamento e/ou agravamento de alteraes auditivas.

Exposio a nveis elevados de presso sonora e a Perda da Audio


- Reduo da sensibilidade da audio. - Destruio das clulas ciliadas da cclea. - Danificao das clulas nervosas do ouvido interno. - A perda da audio induzida por exposio a nveis elevados de presso sonora irreversvel.

Protetor Auricular
Como usar: - Alinhe a altura das conchas de acordo com a altura da cabea, de modo que as conchas cubram perfeitamente o ouvido. - Retire o excesso de cabelo se estiver entre o abafador e o ouvido. - Certifique-se que a vedao satisfatria, sem a interferncia de objetos como elsticos de respiradores ou armao de culos, de modo a obter melhor desempenho. - As conchas devem ficar alinhadas verticalmente de modo a proporcionar melhor vedao. - Nunca utilize conchas viradas para trs.

Protetor Auricular
Cuidados Necessrios - Mantenha o protetor auricular sempre limpo e em condies de uso. - No manusear com as mos sujas, o equipamento no deve ter contato com lcool ou outros solventes qumicos. Higienizao: - Antes de guardar o Protetor Auditivo, deve-se fazer uma higienizao com gua morna e sabo neutro. - Abafadores com peas substituveis, como selo e espuma, melhoram as condies de higiene para o usurio.

Protetor Auricular
Inspeo: - Aps a limpeza, deve-se fazer uma inspeo visual no Protetor. No caso de Abafadores tipo concha, deve-se avaliar as condies do produto, quanto vedao oferecida pelo selo da concha e presso que as conchas exercem sobre a regio ao redor da orelha. - Deve-se observar as condies das hastes, das conchas e da espuma interna.

Anatomia do Ouvido

Desenvolvimento
Dr. Gibran Mendona Ribeiro
Mdico do Trabalho

Fbia Nery Malatesta


Coordenadora Qualidade

Jos Luiz Duarte


Coordenador Segurana

Soraya das Graas Sena


Tcnica de Segurana Novembro / 2007

Referncias Bibliogrficas
MENDES, Ren. Patologia do trabalho atualizada e ampliada. 2ed. So Paulo: Atheneu, 2003. v.2. p. 1254-1282. MINISTRIO DO TRABALHO. NR -7: Programa de controle mdico de sade ocupacional. In: Segurana e Medicina do trabalho 52. ed.So Paulo: Atlas,2003. MINISTRIO DO TRABALHO. NR -9: Programa de preveno de riscos ambientais. In: Segurana e Medicina do trabalho 52. ed.So Paulo: Atlas, 2003. MINISTRIO DA PREVIDNCIA E ASSISTNCIA SOCIAL. Perda auditiva neurossensorial por exposio continuada nveis elevados de presso sonora de origem ocupacional. Norma tcnica para avaliao de incapacidade para fins previdencirios. LEITE, Jorge da Cunha Barbosa. Audiologia ocupacional. Associao Brasileira de Medicina do trabalho. Rio de Janeiro: ABMT, 1998.

Anotaes:

Potrebbero piacerti anche