Sei sulla pagina 1di 2

Anbis a relao do homem com o co Oi gente, tudo bom? Passou-se j quase um ms desde o primeiro e ltimo post.

. O TCC tem tomado todo o meu tempo hbil, assim no tenho como estudar o tanto que eu gostaria e, por conseguinte, no me sinto confiante o suficiente para escrever aqui. Mas nesta semana, devido entrega de um outro trabalho para Psicologia, surgiu o tema para o post. O que vocs lero a seguir vai discutir sobre o papel do co em nossa sociedade, e sobre o que nosso relacionamento com ele diz sobre ns mesmos. Anbis a relao do homem com o co O co foi essencial na humanizao do ser humano, segundo Sheldrake (apud OLIVEIRA). Esta relao comea entre 90 e 70 mil anos atrs, quando populaes de candeos se agruparam ao redor das aldeias humanas em busca de restos de alimentos, e ocasionalmente se integravam vida do humano. Assim, a domesticao do co deu-se antes da domesticao de outros animais, suspeitando-se de que ele tenha ajudado neste fenmeno. As raas de ces foram criadas pelos seres humanos que cruzavam-nos com outras raas procurando sanar uma necessidade particular. Por isso hoje se apresentam tantas raas distintas. interessante ressaltar que a viso que se tinha do co at h pouqussimo tempo era a de servido: o cachorro era ferramenta e at comida para o homem. Esta viso muda quando o ser humano passa a repensar sua relao com o mundo natural, entre os sculos XVI e XVIII, como afirma Keith Thomas (apud OLIVEIRA, 2005, P. 10)
Alguns dogmas desde muito estabelecidos sobre o lugar do homem na natureza foram descartados, nesse processo. Surgiram novas sensibilidades em relao aos animais, s plantas e paisagem. O relacionamento do homem com outras espcies foi redefinido; e o seu direito a explorar essas espcies em benefcio prprio se viu fortemente contestado.

Com a posterior urbanizao, os animais domsticos deram lugar a uma nova categoria de animal: o animal de estimao. Este se distingue do animal domstico por ter acesso residncia, receber nome e sobrenome e no servir como alimento. Assim, o co assume outros signos e smbolos. Desta maneira o co torna-se bem material. Raa, linhagem e valor passam ento a classificar e fixar socialmente o seu dono. Para Sahlins (apud OLIVEIRA) o valor dos bens depende mais do seu valor cultural (de signo) do que seu valor de uso ou de troca. como complementa Samantha Oliveira (2005) quando diz que a simbolizao dos ces como bens materiais so estrategicamente comunicadores, ou seja, mediadores simblicos e sociais e no apenas utilidades. Assim, possvel pensar o co como expresso da identidade do dono. A escolha do animal j uma definio do prprio ser e extenso do ego (MITIDIERI), o que explica a predileo de homens jovens por ces de grande porte com tendncias agressivas e fortes. Talvez por este motivo Oliveira (2005) afirma que dentro de uma escala que produzimos inconscientemente, o co estar no nvel do eu, podendo algumas vezes ser confundido com a prpria noo do homem. Ainda segundo ela (2005, p. 25), a relao que desenvolvemos com estes animais pode ser comparada s lgicas totmicas desenvolvidas por Durkheim, Freud, RadcliffeBrown e Levi-Strauss. Nesta lgica, superficial e basicamente, o totem serve para manter o curso normal da vida e dar uma representao total do mundo, bem como

estabelecer coeso entre a sociedade e seus membros (DURKHEIM apud ZANINI, 2006, p. 515). Isto percebido na anlise que Samantha Oliveira faz dos proprietrios de ces que alteram suas rotinas de forma que o co possa estar sempre presente. Dispostos em mundos diversos, os ces so figuras hbridas para ns. No os classificamos como inteiramente pertencentes ao mundo natural nem totalmente inseridos no mundo cultural, embora destinemos-lhes espao cativo para sua casinha, petiscos, utenslios, etc, procurando traz-lo para mais perto do homem.

Potrebbero piacerti anche