Sei sulla pagina 1di 10

PROJETO POLTICO PEDAGGICO: ALGUNS ELEMENTOS PARA ANLISE1 Ana Caroline De Oliveira Padilha2 Andria Florencio Eduardo3 Dbora

Villetti Zuck4 Mrcia Sabina Rosa5 Michely Pimentel6 Sharon Russo7 Introduo Ao tomarmos como princpio fundamental a insero da escola na sociedade, consideramos o movimento de redemocratizao" que produzido na dcada de 1980 como, de certo modo, precursor da gesto democrtica que se implementa na escola na dcada de 1990, atravs por exemplo, da elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico. Uma concepo de gesto escolar democrtica pressupe a participao da comunidade escolar que compreende: Conselho Escolar, Associao de Pais, Mestres e Funcionrios, Grmio Estudantil, Equipe Pedaggica, alunos e Funcionrios. Deste modo, quando se afirma que a elaborao do PPP deve se dar de forma coletiva, pressupe-se que todos os envolvidos nesse processo devem ter claro quais os objetivos e as finalidades que a escola pretende realizar, considerando as condies concretas da mesma. Mas, essa participao coletiva de fato se concretiza? A elaborao do Projeto Poltico Pedaggico possibilita realmente a gesto democrtica na escola? Que objetivos o Projeto Poltico Pedaggico realiza na escola? Tendo em vista, a discusso de questes como estas, organizamos o presente trabalho em trs partes. Na primeira, apresentamos como a proposta de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico revela-se na legislao federal: Constituio de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educao 9394/1996 e Plano Nacional de Educao de 2001. Na segunda parte, apresentamos como alguns autores que tratam desta temtica, concebem o PPP (concepo, finalidades, elementos que compem, forma de elaborao e dificuldades encontradas no
1

Artigo elaborado na disciplina de Pratica de Ensino I a partir de atividades realizadas em uma escola da rede municipal de ensino, sob orientao da Professora Isaura Monica Souza Zanardini. 2 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; e-mail: krololiveira@hotmail.com. 3 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; e-mail: andreiaflorencio@ibest.com.br. 4 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; Bolsista de Iniciao Cientfica e Integrante do Grupo de Pesquisa GPPS; e-mail: debi_vz@hotmail.com. 5 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; Bolsista de Iniciao Cientfica e Integrante do Grupo de Pesquisa GEPPES; e-mail: mrosablum@yahoo.com.br. 6 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; e-mail: michely.pimentel@bol.com.br. 7 Acadmica do 3 ano do curso de Pedagogia da UNIOESTE Campus Cascavel; e-mail: sharonlindah@yahoo.com.br.

processo de elaborao). Na ltima parte, apresentamos consideraes a partir do Projeto Poltico Pedaggico analisado, confrontando-o, de certo modo, com a legislao abordada e os autores estudados. Para a realizao do trabalho, utilizamo-nos da seguinte metodologia: leitura e anlise de textos sobre o tema; leitura e anlise do Projeto Poltico Pedaggico da escola campo de estgio, pautada na realizao de atividades que possibilitaram a caracterizao da organizao escolar, enfatizando a forma de gesto que se pretende como gesto democrtica, e discusses do grupo juntamente com a orientadora. As atividades realizadas possibilitaram desvelar que h uma nfase no Projeto Poltico Pedaggico como instrumento de transformao da escola e possivelmente da sociedade, ao atribuir escola um carter de redeno. Mas evidenciou-se que h uma grande dificuldade na elaborao coletiva do PPP, sendo que sua construo se deu de forma fragmentada e como uma exigncia burocrtica. 1. Uma anlise do PPP na legislao O processo de democratizao na escola passa a ser ambicionado, mais precisamente na dcada de 1980, por ser um processo que emerge da redemocratizao da sociedade brasileira que se inicia no final da dcada de 1970 culminando com o fim da Ditadura Militar em 1985. Sendo a escola um dos elementos constituintes da sociedade, esta democracia passa a ser formalizada a partir da Constituio de 1988, tendo como um dos princpios bsicos a gesto democrtica. Essa gesto est pautada em alguns princpios bsicos como: autonomia, participao e descentralizao. Na dcada de 1980 esses elementos aparecem de maneira efetiva em muitos documentos, federais e estaduais, com o intuito da participao nas deliberaes das aes da escola, inclusive as pedaggicas. Mas na dcada de 1990 a participao, a descentralizao e a autonomia passam a expressar as concepes neoliberais associadas a um processo de reestruturao do modo capitalista de produo, tendo como sustentao a ineficincia que esses princpios, na dcada anterior, ocasionaram na produtividade do Estado e das instituies que esto relacionadas a ele. desta forma que a gesto democrtica vem respaldada pela Reforma do Estado que acontece no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) redefinindo o papel e a organizao da escola. Entende-se que para que uma escola seja eficiente h que se colocar nfase na sua gesto, ou seja, no papel do diretor, que passa a dividir responsabilidades com as instncias colegiadas (Conselho Escolar, Associao de Pais e Mestres, Grmio Estudantil, Professores, e

Funcionrios). Um meio de institucionalizar a gesto democrtica a elaborao, execuo e avaliao do Projeto Poltico Pedaggico. Na Lei n.9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, no que se refere aos Princpios e Fins da Educao Nacional, o Art. 3 vem falar dos princpios em que o ensino ser ministrado, vale frisar que os incisos III e VIII se remetem ao indicativos que constam na Constituio Federal de 1988. Quanto a Organizao da Educao Nacional, o Art. 12 da LDB. estabelece que os estabelecimentos de ensino tero a incumbncia de:
I - elaborar e executar sua proposta pedaggica; II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; [...] VI - articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola; VII informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica [...]. (BRASIL, , 1996)

J o Art. 13 explicita que os docentes tero como encargos: I - participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino [...] (Idem, ibidem). O Art. 14 afirma que:
Os sistemas de ensino definiro as normas da gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I - participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II - participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (Idem, ibidem).

Por fim, no Art. 15, afirma-se que [....] os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram, progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro pblico (Idem, ibidem). No Plano Nacional de Educao, ao tratar dos objetivos e prioridades, a referncia ao Projeto Poltico Pedaggico aparece enquanto:
[...] democratizao da gesto do ensino pblico, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princpios da participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola e a participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (BRASIL, 2001, p. 4).

E, ao tratar dos objetivos da gesto democrtica, o Plano indica que cada sistema de ensino deve definir normas e diretrizes gerais de gesto democrtica do ensino pblico, que sejam desburocratizantes e flexveis, para desta forma, estimular a iniciativa e aes inovadoras. Recomenda ainda o desenvolvimento de um padro de gesto que esteja pautado na

destinao de recursos para as atividades-fim, na descentralizao, na autonomia da escola, na eqidade, na aprendizagem dos alunos e na participao da comunidade. O Plano Nacional aponta ainda como objetivos da gesto democrtica:

27. Apoiar tecnicamente as escolas na elaborao e execuo de sua proposta pedaggica. 28. Assegurar a autonomia administrativa e pedaggica das escolas e ampliar sua autonomia financeira, atravs do repasse de recursos diretamente s escolas para pequenas despesas de manuteno e cumprimento de sua proposta pedaggica. (idem).

Alm desse entendimento, ressalta a importncia de conter no Projeto Poltico Pedaggico, objetivos como a melhoria da infra-estrutura fsica das escolas e das condies de tecnologias educacionais, assim como, a qualificao de professores por meio de cursos e/ou programas de formao. O Plano Nacional de Educao retoma o que est posto na Constituio, ao reafirmar que o PPP a expresso da organizao de dada escola. Como instrumento de uma organizao escolar pautada na gesto democrtica, indica-se a instituio dos conselhos escolares. 2. Concepes de Projeto Poltico Pedaggico: uma anlise a partir de alguns autores O processo de discusso em torno da necessidade de elaborao do PPP culminou com a institucionalizao da gesto democrtica a partir da Constituio de 1988. Em meio a esse movimento, diversos autores vem pesquisando esta temtica e sustentando, deste modo, o processo de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico nas escolas pblicas. Diante disso, o texto apresenta nesta seo, a exposio e anlise acerca da forma como os autores que elegemos para estudo concebem o PPP. Segundo Rios, [...] o Projeto Poltico Pedaggico um norte para a organizao das atividades escolares. De acordo com o dicionrio, projeto significa lanar para adiante. Plano, intento, desgnio. Empresa, empreendimento. Redao provisria de lei. Plano geral de edificao (2007, s/p). Nessa mesma direo, a autora afirma que o PPP o planejamento do trabalho que se tem a inteno de realizar, ou seja, uma relao com o futuro a partir do presente contexto; sendo assim, um mapa de orientao para guiar a prtica educativa.

O Projeto Poltico Pedaggico precisa apresentar a possibilidade de alcanar os objetivos propostos/traados, planejando e encaminhando a considerando os recursos que a escola dispe. A sua elaborao deve se dar de modo coerente e sistemtico, prevendo como recurso um espao para reflexo e disseminao de idias, em que a situao da escola e o confronto do que se tem com o que se pretende construir sejam levados em considerao. Pois, [...] no prprio real que se encontram as possibilidades de realizao de algo ideal [...] (2007, s/p). Ainda segundo esta autora, o PPP precisa reconhecer os limites e as possibilidades do contexto escolar, definir os princpios que iro nortear as aes educativas, estabelecer caminhos e etapas para o trabalho e por fim designar tarefas para as pessoas envolvidas. Devem estar presentes no PPP os princpios que fundamentam o processo de trabalho, assim como o plano geral de edificao. Segundo Rios, o PPP deve ser um espao para olhar para o futuro e considerar a provisoriedade contando com as eventuais interferncias. Do mesmo modo, deve prever a ao, o empenho e o processo para a construo do trabalho. Portanto a escola precisa criar uma relao de interdependncia com a sociedade e com os rgos centrais do sistema educacional; e os diretores enquanto articuladores dos projetos no devem faz-los isoladamente, nem por uma determinao pessoal, mas procurar estabelecer relaes no trabalho coletivo. Conforme o texto Projeto Poltico Pedaggico da Escola Pblica do Governo do Paran, elaborado pela Secretaria de Educao, o PPP configura-se como um texto que representa os limites e as possibilidades de cada escola, ou seja, um referencial para a organizao do trabalho pedaggico escolar, sendo uma sntese do processo vivido pelo coletivo. Prope-se, nesse texto, como finalidade, repensar, refletir e incorporar novas idias e formas democrticas prtica educativa, contribuindo para o fortalecimento do processo participativo e democrtico no espao escolar, pois atravs da construo coletiva e de uma rigorosa anlise da prtica educativa que se d elaborao de um Projeto Poltico Pedaggico. O PPP de acordo com a Secretaria de Educao, deve conter os seguintes elementos: apresentao, identificao, objetivos gerais, marco situacional, conceitual e operacional, avaliao institucional do Projeto Poltico Pedaggico, intencionalidades poltico-pedaggicas e por fim, valores, crenas e caractersticas da comunidade em que a escola est inserida. Marques (2003), descreve em seu texto os resultados de uma pesquisa realizada na Rede Municipal de Ensino de Cabo de Santo Agostinho, na qual procurou explicitar como os sujeitos que compem a comunidade escolar, e de modo particular os membros do conselho escolar entendem a elaborao do PPP. busca por uma direo competente,

Conforme os diretores das escolas pesquisadas pela autora, o PPP baseia-se em organizar a escola; para os professores e funcionrios um instrumento de planejamento escolar de melhoria da escola e participao. Serve segundo os mesmos, para trabalharem juntos. Os membros da comunidade, pais e mes, afirmam ter em vista a melhoria e desenvolvimento da escola. Os alunos entendem o PPP como um planejamento, participao de todos e qualidade de ensino. Os participantes do conselho escolar, afirmam que o PPP um projeto de melhoria, desenvolvimento e produtividade da escola se for elaborado coletivamente com a comunidade escolar. De acordo com Salmaso (2007), o PPP contribui na construo da autonomia das escolas, uma vez que leva a comunidade escolar a participar de seu planejamento, na medida em que pode estar intimamente articulado ao compromisso scio-poltico e com os interesses reais e coletivos da populao majoritria. O PPP aparece tambm na argumentao deste autor, como instrumento de autonomia e domnio do trabalho docente pelos profissionais da educao, com vistas alterao de uma pratica conservadora vigente no sistema pblico de ensino. Para Fonseca (2003), o PPP uma proposta nacional voltada para a organizao e funcionamento da escola pblica para traar seu prprio caminho. Cabe destacar que dentre os textos analisados, este o nico que apresenta consideraes acerca dos limites da elaborao do PPP pelas escolas diante da determinao da poltica educacional estabelecida de forma centralizada e com interesses mais financeiros que pedaggicos. Gonalves e Abdulmassih (2001) afirmam que o PPP a busca de conhecimento da realidade e seu contexto. O PPP representa a possibilidade de compartilhar responsabilidades para alcanar desenvolvimento em todos os sentidos. a ao de cada um para transformar a realidade da escola. Para isso necessrio que sua elaborao seja de forma coletiva, ou seja, todos os seus membros devem ser agentes do processo de construo. Sua finalidade concretizar os ideais da escola, visando intervenes responsveis e conscientes em benefcio da coletividade, reorganizando o seu saber fazer. O PPP deve envolver uma dimenso poltica, expressando o tipo de aluno que a escola almeja formar, e uma dimenso pedaggica, exprimindo a possibilidade de tornar real a inteno da escola para com o aluno. Essas autoras ainda dizem que o que torna difcil a elaborao do Projeto colocar em prtica o exerccio da autonomia para que haja a construo de uma escola democrtica. Baffi (2002), outra autora estudada, ainda revela que Projetar significa tentar quebrar um estado confortvel para buscar uma estabilidade, buscar um estado melhor que o presente

Para ela o PPP deve ser entendido de uma maneira a situar o objetivo da escola, e faz referncia a Veiga, que diz que o Projeto Poltico Pedaggico deve apresentar as seguintes caractersticas: Ser processo participativo de decises; preocupar-se em instaurar uma forma de organizao de trabalho pedaggico que desvele os conflitos e as contradies; explicitar princpios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estmulo participao de todos no projeto comum e coletivo: conter opes explcitas na direo de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especfica; explicitar o compromisso com a formao do cidado; nascer da prpria realidade, tendo como suporte a explicitao das causas dos problemas e das situaes nas quais tais problemas aparecem; ser exeqvel e prever as condies necessrias ao desenvolvimento e avaliao; ser uma ao articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola; ser construdo continuamente, pois como produto, tambm processo (Cf. VEIGA apud BAFFI, 2002, s/p) No documento elaborado pela Coordenao de Apoio Direo e Equipe Pedaggica CADEP - que compe a Secretaria Estadual de Educao, reafirma-se o que j fora dito no texto Projeto Poltico Pedaggico da Escola Pblica do Governo do Paran, onde o Projeto Poltico Pedaggico considerado como a prpria organizao do trabalho pedaggico escolar como um todo, em suas especificidades, nveis e modalidades, buscando a transformao da realidade social, na medida em que ele quem alicera o trabalho pedaggico, estabelece uma direo, fundamenta as transformaes internas da organizao escolar. Sob a tica desses dois documentos, a construo do PPP representaria a possibilidade da passagem do sonho para a ao. Ainda de acordo com esse documento, representam dificuldades para a elaborao /execuo do Projeto Poltico Pedaggico os seguintes aspectos: : Paralisia paradigmtica X formao tcnico-pedaggica; Confuses conceituais e impreciso terminolgica; Incoerncia entre o discurso veiculado e a prtica realizada; Resistncia, insegurana e pouco envolvimento; Inexperincia em gesto democrtica; Excesso de atividades burocrticas.

3. Algumas Consideraes a partir da analise do PPP da escola campo de estagio a luz da legislao e dos autores estudados A proposta de estgio supervisionado, da disciplina Prtica de Ensino, do curso de Pedagogia, encontra-se fundamentada no PPP do curso, que expressa o intuito de compreender a formao do educador numa perspectiva de refletir e articular as questes referentes ao contexto social onde a escola est inserida, como tambm de promover a relao entre a teoria e a prtica educacional. No obstante, apenas isso no basta, preciso, tambm, intervir nessa realidade, sinalizando um posicionamento. A tarefa a que nos dedicamos, de anlise do PPP da escola campo de estagio, esteve pautada nesse pressuposto Desse modo, a partir das leituras realizadas e da anlise do PPP da escola, podemos dizer que em relao categoria participao, componente da gesto democrtica, parece haver duas perspectivas, requeridas por grupos de interesse distintos. A viso predominante a de carter liberal, onde a comunidade escolar estaria incumbida de executar tarefas para melhorar o nvel de excelncia da escola. A ideologia neoliberal, que perpassa esse discurso, evidencia a utilizao de estratgias de manuteno como a distoro ou a restrio de conceitos como autonomia, descentralizao e participao, que so inerentes ao PPP e a gesto democrtica, a fim de enfraquecer e persuadir a organizao dos educadores que lutam em prol de uma escola de qualidade. na direo de implementar uma reforma de carter neoliberal que a participao na elaborao do PPP enfatizada na legislao e, de certo modo, referendada pelos autores analisados, na medida em que, na sua grande maioria, no fazem uma discusso do contexto em que emerge o incentivo elaborao do PPP, pois o tratam como instrumento de conquista de autonomia da escola, admitindo que h um processo de conflitos e negociaes, j que sua construo constitui-se em um momento de aprendizagem democrtica. Desse modo o projeto, calcado na participao coletiva, possibilita a organizao da escola. Contrapondo-se a essa perspectiva, entende-se que a participao deveria se dar de forma efetiva, onde a comunidade escolar de fato teria o poder de deciso, para alm da informao e de subsidiar financeiramente a escola (atravs da APMF), ou seja, tambm nas questes pedaggicas e administrativas. Essa participao leva a uma autonomia plena da escola, ultrapassando a autonomia que institucionalizada, e que depende do compromisso poltico dos educadores, em no aceitar o que as esferas superiores impe para a organizao do trabalho pedaggico, afinal todas as escolas tem sua realidade especfica. Dessa forma,

haveria uma descentralizao real das decises, onde a escola teria o poder efetivo de elaborar seu planejamento e receber o financiamento necessrio para execut-lo. Na escola campo de estgio, a participao no se efetiva, pois de acordo com a observao realizada, percebeu-se que a construo do PPP no se deu desta forma, ainda que tenha envolvido toda a comunidade escolar em momentos fragmentados de elaborao do Projeto, no houve a discusso coletiva do mesmo em razo de questes burocrticas advindas de rgos superiores e tambm a falta de professores. Percebeu-se, ainda, que o PPP tem por finalidade apenas executar ordens burocrticas e no aparece como norteador para os encaminhamentos pedaggicos como indicam os autores estudados. H na escola, na verdade, um desconhecimento do PPP, visto que no h articulao entre a teoria indicada no documento sistematizado e a prtica exercida na escola, e existem, tambm, divergncias tericas no interior do documento. Tambm possvel constatar que a participao e autonomia so restritas e se do de forma intra-escolar, pois as instncias superiores predeterminam as questes do currculo, por exemplo, e que se referem ao financiamento, visto que este definido e direcionado tanto na quantidade que vir por aluno, quanto no que se refere a sua utilizao. Por isso faz-se necessrio uma prtica cotidiana de discutir, decidir, trocar experincias, para ento construir na escola um PPP que realmente seja a identidade da escola e no mero instrumento burocrtico, feito para cumprir a norma e ser depois engavetado, mas que seja vivenciado por todos, em todos os momentos. Do jeito que est parece que a discusso estaria s no mbito interno. Para superar a fragmentao do trabalho pedaggico imprescindvel que os educadores atuem no espao escolar, tendo claro o significado do PPP, da importncia da sua construo coletiva, da concepo de educao que tem em vista. Pois, conceber, coordenar, realizar e avaliar o PPP de responsabilidade de todos que esto envolvidos com a escola. Logo, se democratizar a gesto das escolas implica condies de autonomia tcnica, financeira e pedaggica, como indicam os autores estudados, para que as escolas possam administrar seu projeto educativo com responsabilidade, vemos que na escola pesquisada, assim como nas demais escolas pblicas, essa gesto est longe de se concretizar, afinal, na sociedade em que a escola est inserida, o Estado busca o consenso entre as classes, a fim de manter e continuar reproduzindo o modelo capitalista. Para tanto, implementa polticas educacionais especficas que determinam o carter e os limites da gesto democrtica. Referncias

BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educao: revisando conceitos para mudar concepes e prticas. In.: BELLO, Jos Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petrpolis, 2002. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: 23 de agost. 2007. BRASIL. Senado Federal. Constituio da Repblica Federativa do. Braslia, 1988. _____. Lei n.9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, DF, 1996. _____. Lei n. 10 172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educao, Braslia, DF, 2001. PARAN. CADEP - Coordenao de Apoio Direo e Equipe Pedaggica. A Construo Coletiva do Projeto Poltico-Pedaggico. Disponvel em <http://www.dia-adiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/cadep/projeto_construcao2005.pdf.> Acesso em: 23 de agost de 2007. FONSECA, Marlia. Projeto poltico pedaggico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepes antagnicas de gesto escolar. Cad. CEDES v.23 n.61. Campinas dez. 2003. GONALVES, Glucia Signorelli de Queiroz; ABDULMASSIH, Marlia Beatriz Ferreira. O projeto poltico: algumas consideraes. Revista Profisso Docente (online), Uberaba, v. 1, n. 1, fev. 2001. Acesso em LIMA, Antonio Bosco. Polticas Educacionais e o Processo de Democratizao da Gesto Educacional. In: LIMA, Antonio Bosco (org). Estado, polticas educacionais e gesto compartilhada. So Paulo: Xam, 2004. p.17-38. MARQUES, Luciana Rosa. O Projeto Poltico Pedaggico e a Construo da Autonomia e da Democracia na Escola nas Representaes Sociais dos Conselheiros. Revista Educao e Sociedade, vol. 24, n. 83, Campinas, agosto 2003. p. 577-597. Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 15 de agot. De 2007. RIOS, Terezinha Azerdo. Significado e Pressupostos do Projeto Pedaggico. Disponvel em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_15_p073-077_c.pdf>. Acesso em: 24 de agost. De 2007. SALMASO, Jos Lus; FERMI, Raquel Maria Bortone. Projeto Poltico-Pedaggico: Uma Perspectiva de Identidade no Exerccio da Autonomia. Disponvel em: <http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/4p32c.html>. Acesso em 10 de agot. De 2007. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: Uma construo Coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: Uma construo Possvel. Campinas-SP: Papirus, 1995. (Coleo Magistrio: Formao e Trabalho Pedaggico). ZANARDINI, Isaura Mnica Souza; ROSA, Mrcia Sabina; MICHELON, Edimor Antonio. A gesto Escolar no Paran e no Brasil (1980-2006): Alguns Elementos para anlise. In: A organizao do trabalho didtico na histria da Educao: Anais da VII Jornada do HISTEDBR Histria, Sociedade e Educao no Brasil, Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007/ SAVIANI, Dermeval; et. al (orgs.). Campo Grande: UNIDERP, 2007.

Potrebbero piacerti anche