Sei sulla pagina 1di 5

ConfigurandoumservidorDHCP

OBS.: Esse documento retrata uma configurao em uma rede do tipo rede local (192.168.xx.xx),onde existe um servidorcontendoduas interfacesderede,eth0 e eth1.

Hoje em dia quase todas as redes utilizam algum tipo de servidor DHCP.Emgeral,elessoativadosautomaticamenteaocompartilhara conexo ou junto comalgumoutroservio,deforma que vocacaba no aprendendo muita coisa sobre a sua configurao. De um modo geral, o trabalho de um servidor DHCP bastante simples. Ele respondeaospacotesdebroadcastdasestaes,enviandoumpacote com um dos endereos IP disponveis e osdemais dadosda rede. Os pacotes de broadcast so enviados para o ltimo endereo da rede, como em 192.168.1.255 ou 255.255.255.255, e so recebidos por todososmicrosdarede. PeriodicamenteoservidorDHCPverificaseasestaesaindaestol, exigindo uma renovao do "aluguel" do endereo IP (opo "lease time"). Isso permite que os endereos IP sejam gastos apenas com quemrealmenteestiveronline,evitandoqueosendereosdisponveis seesgotem.

InstalaoeconfiguraodoservidorDHCP
No Linux o servio de DHCP exercido pelo dhcp3server, que nas distribuies baseadas no Debian pode ser instalado atravs do comando: #aptgetinstalldhcp3server Os comandos "./etc/init.d/dhcp3server start" e "./etc/init.d/dhcp3 server stop" gerenciam a atividade do servio. No Fedora o pacote com o servidor dhcp se chama simplesmente "dhcp" e pode ser instalado atravs do yum. Uma vez instalado, use os comandos "servicedhcpdstart"e"servicedhcpdstop".Nocasodo Mandriva,o pacotesechama"dhcpd". Em qualquer um dos trs casos, o arquivo de configurao o dhcpd.conf. No Debian, o caminho completo para ele "/etc/dhcp3/dhcpd.conf" e no Mandriva e Fedora apenas "/etc/dhcpd.conf". Apesar dessas diferenas nos nomes, o que interessa mesmo a configurao do arquivo e esta sim igual, independentementedadistribuio. Esteumexemplodearquivodeconfiguraobsico,necessriopara umaconfiguraosimplesdefaixadeipdelimitados:
ddnsupdatestylenone defaultleasetime600 maxleasetime7200 authoritative subnet 192.168.0.0netmask255.255.255.0{ range192.168.0.20192.168.0.50 optionrouters192.168.0.1 optiondomainnameservers 10.190.39.7 optionbroadcastaddress192.168.0.255 }

A opo " defaultleasetime" controla o tempo de renovao dos endereos IP. O "600" indica que o servidor verifica a cada dez minutos se as estaes ainda esto ativas. Se voc tiver mais endereos IP do que mquinas, os endereos IP das estaes raramente vo precisar mudar. Mas, no caso de uma rede congestionada, o "maxleasetime" determina o tempo mximo que uma estao pode usar um determinado endereo IP. Isso foi planejadoparaambientesondehajaescassezdeendereosIP,como, por exemplo, em um provedor de acesso, onde sempre existem mais

clientes do que endereos IP disponveis e se trabalha contando que nemtodosvoficarconectadossimultaneamente. Emcondiesnormais,essasduasopesnosomuitoimportantes. O que interessa mesmo o bloco que vai abaixo, onde ficam as configuraesdarede. A opo "range" determina a faixa de endereos IP que ser usada pelo servidor. Se voc utiliza a faixa de endereos 192.168.0.1 at 192.168.0.254, por exemplo, pode reservar os endereos de 192.168.0.1a192.168.0.100paraestaesconfiguradascomIPfixoe usar os demais para o DHCP, ou ento reservar uma faixa especfica paraele,de192.168.0.20a192.168.0.50,porexemplo.Oimportante usarfaixasseparadasparaoDHCPeosmicrosconfiguradoscomIP fixo. Na "option routers" vai o endereo do default gateway da rede, ou seja,oendereodoservidorqueestcompartilhandoaconexo.No necessrioque o mesmo micro queestcompartilhando a conexo rode tambm o servidor DHCP. Pode ser, por exemplo, que na sua redeogatewaysejaoprprio modemADSLque estcompartilhando aconexoeoDHCPsejaumdosPCs. A opo "option domainnameservers" contm os servidoresDNS queserousadospelasestaes.Aousardoisoumaisendereos,eles devemserseparadosporvrgula,semespaos.Emgeralvocvaiusar osprprios endereos DNS do provedor, a menosque vocconfigure um servidor DNS interno na sua rede, que pode ser instalado no prprio microque est compartilhando a conexoe rodando oDHCP. Estesserviosconsomempoucosrecursosdamquina. OservidorDNSmaisusadonoLinuxoBind.NoKuruminouDebian em geral, voc mata o coelho com um "aptget install bind". Este servidor DNS pode ser configurado para implementar um sistema de domnios e subdomnios na sua rede, mas o uso mais comum simplesmente fazer um "cache", onde o servidor DNS simplesmente repassa asrequisies para um dos 13 rootservers da internet e vai armazenandoosendereosquejforamacessados. Voc pode substituir o arquivo de configurao padro por este modelo, ou editlo conforme a necessidade. Ao fazer qualquer alterao no arquivo, voc deve reiniciar o servidor DHCP usando o comando:

#/etc/init.d/dhcp3serverrestart (ou"servicedhcprestart"noFedora) Sempre que configurar um servidor com duas placas de rede, importantequeoservidorDHCPsejaconfiguradoparaescutarapenas na placa da rede local. No Debian, esta configurao vai no arquivo "/etc/default/dhcp3server".Procurepelalinha: INTERFACES="" ...eadicioneaplacaqueoservidorDHCPdeveescutar,comoem: INTERFACES="eth0" Paraqueaconfiguraoentreemvigor,bastareiniciaroservio novamente.

Umainformaoimportante:
ParaentendimentogeraldanaoainstruoINTERFACESqueindica qual a interface de rede que ser responsvel pela escuta das requisiesdaredejustamenteaquepossibilitaoacessoainternet paraaredeinterna, ouseja, ogateway, nocaso mostrado emsala a interfaceresponsvelporessaescutaaeth1.

Configuraodocliente
Para que haja a funcionalidade do servidor DHCP na rede interna necessrio a instalao de um cliente dhcp que ser responsvel por pegaramensagemenviadapeloservidorcontendoasinformaesda redenaqualserconfiguradaeadicionlaainterfacelocal. Um pacota muito utilizado o dhcpclient, sua instalao simples basta utilizar o comando aptget install dhcpclient, aps essa instalao ter sido efetuada com sucesso, basta informar a interface de rede que a mesma ir trabalhar como um esquema de rede em DHCP.Paraistodeveseeditaroarquivo/etc/network/interfacesena informao da rede onde mostrado as configuraes da interface modifiquede: ifaceeth0inetstatic para ifaceeth0inetdhcp sisso???

sissomesmo!!!

Seqnciadetestes:
O primeiro teste feito no servidor para verificar se no houve nenhuma mensagem de erro nos arquivos de log, /var/log/messages ou/var/log/syslog. Osegundoteste naconfiguraodocliente, apsaconfiguraodo clientepodesesimplesmentereiniciaraestaodetrabalhoqueaose reiniciar, automaticamente, por causa do cliente dhcp, ir buscar as informaesdoservidoreiserlasnainterfaceindicada. Outrotestequepodeserutilizadoparaaestaoclienteautilizao doscomandosifdowneifup,nomomentoemqueainterfaceativada com o comando ifup solicitado ao servidor dhcp as informaes de configuraodarede.

Potrebbero piacerti anche