Sei sulla pagina 1di 3

ESCOLA SECUNDRIA DE ALCCER DO SAL

Teste de Avaliao
10 A
02/12/2004

Ano Lectivo de 2004/2005

Grupo I
As quatro questes deste grupo so de escolha mltipla. Para cada uma delas, so indicadas quatro alternativas, das quais s uma est correcta. Escreva na sua folha de respostas, a letra correspondente alternativa que seleccionar para cada questo. Se apresentar mais do que uma resposta, a questo ser anulada, o mesmo acontecendo se a letra transcrita for ilegvel. No apresente clculos.

1. O permetro de um quadrado cuja diagonal mede 6 u.m. : (A)


6 2

(B) 20 2 (D) 12 2

(C) 3 2

2. As seguintes condies definem quatro conjuntos de pontos. A qual deles pertencem simultaneamente os pontos que I ( 3,0 ) e J (2,1) ? (A) x 2 + y 2 = 10 2 (C) x 2 + y 2 3 2 (B) (x + 3) + y 2 = 26
2

(D) (x 2) + ( y + 1) 10
2 2

3. Sejam A, B, C e D pontos do espao e X um ponto genrico tal que


XA = XB = XC = XD .

Qual

das

seguintes

afirmaes

no

necessariamente verdadeira? (A) X ponto mdio de [BC] . (B) X pertence ao plano mediador de [AD] . (C) X centro de uma superfcie esfrica que contem os pontos A, B, C e D . (D) Existe uma esfera de centro em X que no contem os pontos A, B, C e D .

4. Qual das seguintes condies define o conjunto de pontos do plano assinalado a sombreado?

y
3 0 5

(A) (x > 5 y > 3) ( x < 5 y < 3) (B) (x > 5 y > 3) ( x < 5 y < 3) (C) (x > 3 y > 5) ( x < 3 y < 5) (D) (x > 3 y > 5) ( x < 3 y < 5)

Grupo II
Nas questes deste grupo apresente o seu raciocnio de forma clara, indicando todos os clculos que tiver de efectuar e todas as justificaes necessrias. Ateno: quando no apresentada a aproximao que se pede para um resultado, pretende-se sempre o valor exacto.

C
1. Considere o cubo representado na figura ao lado. Seja T o ponto da aresta [CB] , tal que CT = CB .
1 3

T A

D G O

Considere que a aresta do cubo mede 3 u.m.

F E

1.1 Se seccionarmos o cubo por um plano paralelo face [ABEF] que contenha o ponto T, obtemos dois paraleleppedos rectngulos. Calcule a rea e o volume do menor. 1.2 Desenhe na folha de resposta um cubo idntico ao representado, desenhando ainda a seco obtida por um plano que:

contenha o ponto T e a aresta [EF].


1.3 Considere o cubo sobre um referencial o.n. do espao cuja origem coincide com o ponto O, e as arestas [OG], [OE] e [OD] esto sobre o semi-eixo negativo das abcissas, o semi-eixo positivo das ordenadas e semi-eixo positivo das cotas, respectivamente. Indique as coordenadas dos pontos F e T.

2. Considere os pontos do espao P(3,4,1) e Q(0,0,1) .

2.1 Indique a equao de um plano que contenha o ponto P e seja paralelo ao plano

yOz .

2.2 Indique uma condio que defina uma esfera de centro em P e que no contenha o ponto Q. 2.3 Considere a superfcie esfrica de dimetro [PQ]. Indique as coordenadas do ponto com menor ordenada dessa superfcie esfrica. Explique como procedeu para determinar cada uma das coordenadas. 2.4 Verifique se o ponto S (1,1,1) pertence ao plano mediador do segmento de recta PQ.

Questes Grupo I .............................................................. Cada resposta correcta ........................ Cada resposta errada ........................... Cada resposta anulada ou no respondida............................................. Grupo II .............................................................. 1............................................................. 1.1..................................................... 1.2..................................................... 1.3..................................................... 2............................................................. 2.1..................................................... 2.2..................................................... 2.3..................................................... 2.4.....................................................

Cotaes ..........48 12 -4 0 ..........152 .....60 20 20 20 .....92 20 22 25 25

Potrebbero piacerti anche