Sei sulla pagina 1di 2

Paisagem arquitetnica O texto aborda a conceituao de paisagem, sua etimologia, os mtodos de analise e a diferenciao entre paisagem natural e cultural

e a estruturao morfolgica da paisagem arquitetnica. Essa analise importante na medida em que a autora observa existir uma analfabetizao ambiental por parte dos arquitetos e dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Elucidar o que significa e o que representa paisagem arquitetnica o objetivo do texto. O arquiteto um agente que atua diretamente sobre a paisagem promovendo transformao desde a micro-escala, que o edifcio em si, at a macro-escala que a cidade, por isso ele deve estar consciente de que a cincia do paisagismo engloba no s a transformao da paisagem, mas tambm o conhecimento e conservao das paisagens natural e cultural. Paisagem A Geografia, enquanto cincia dedica-se ao estudo da paisagem. Muitos tericos deram suas contribuies, mas a autora d nfase Kant que considerava o estudo da paisagem a partir de uma anlise geogrfica restrita aos aspectos visveis do real, cujas caractersticas so resultado dos elementos morfolgicos e da inter-relao dos elementos fisiolgicos. Essas duas perspectivas a morfolgica e a fisiolgica apresentam como caracterstica bsica, ou seja, a individualidade local, que permite compreender a paisagem como algo que identifica o lugar, pois cada lugar tem suas prprias caractersticas e estruturao morfolgica diferenciada Mtodos de anlise Neste tpico a autora analisa o pensamento de alguns tericos da Geografia que procuraram entender e conceituar espao e paisagem. Espao segundo Santos (1997) a paisagem mais a sociedade que h nela, paisagem entendida como a materialidade do espao, sendo ela uma das categorias de anlise do espao, juntamente com a sociedade, a dinmica social, a configurao territorial e o tempo. Para a Geografia, o estudo da paisagem tem carter relacional. A paisagem o resultado das relaes da sociedade num dado momento, o que determina uma configurao territorial e que por sua vez, representa os arranjos sobre um lugar, num determinado tempo (Santos,1997) De acordo com Zukin (2000) a paisagem o conceito-chave para se compreender a transformao espacial. A paisagem deve ser vista como um elemento dinmico, passvel de mudanas. Ela o resultado materializado de elementos que interagem. Esses elementos so os seres humanos, os elementos naturais e os construdos. Sauer foi o primeiro terico a propor a considerao de dois tipos de paisagem: a natural e a cultural. As naturais so as formas contidas na natureza e as culturais so as formas que o homem produz. Para Sauer, a proposta era o estudo das paisagens culturais, ou seja, a anlise das formas que a cultura de um povo cria, na organizao de seu meio (Moraes, 1999).

Paisagem Natural Paisagem natural uma combinao definida de formas, mas que no foram transformadas pelo homem. Essas formas esto condicionadas a dinmica de fatores como clima, solo, orografia, geomorfologia fauna e flora, e as diferentes combinaes desses fatores que formam os mais diversos tipos de paisagem: desrtica, litornea, amaznica, etc. Dessa forma, a paisagem natural a expresso da materialidade resultante de ecossistemas naturais. Paisagem Cultural Paisagem cultural a paisagem construda pelo homem a partir de uma paisagem natural, podendo apresentar recortes destas paisagens naturais. A paisagem cultural um marca, pois nela que uma sociedade imprime sua cultura. Se uma cultura muda, a paisagem cultural muda tambm, sobrepondo-se antiga. Dessa forma a paisagem torna-se um aglomerado de objetos de diferentes pocas. Estruturao morfolgica da paisagem arquitetnica Uma cidade se estrutura a partir de seus elementos que lhe do forma e arranjos. Edifcios, ruas, praas, parques so as formas constituintes da paisagem urbana. A paisagem dentro de uma cidade variada, adaptada s atividades especificas e ao carter especial dos diversos bairros. As cidades apresentam dois elementos que estruturam sua paisagem: elementos diferenciados e elementos comuns. Os diferenciados relacionam-se com os recursos naturais de cada sitio, mantendo suas caractersticas. Esses elementos variam de cidade para cidade, e muitas vezes so condicionantes para a forma e uso de seu territrio. Os comuns representam o aquilo que chamamos de urbano, resultantes das necessidades humanas. Esses elementos so os que nos permitem caracterizar cidade como cidade (segurana, abrigo, alimento, circulao, lazer, etc.) Esses elementos estruturadores dividem-se em quatro tipos de elementos morfolgicos: geofsicos e fauno-florsticos como elementos diferenciados e elementos construdos e sociedade como elementos comuns. Todos esses elementos esto condicionados s articulaes sociais e culturais e variam de espao para espao. Concluso A dimenso da paisagem a dimenso da percepo (Santos, 1997). Conhecer a paisagem como um produto histrico de transformaes naturais e culturais contribui para conhecimento do lugar e da comunidade que nela vive. Estudar os elementos morfolgicos fundamental para o desenvolvimento de um projeto arquitetnico, devendo-se levar em considerao os arranjos espaciais. importante que os arquitetos enquanto agentes transformadores compreendam a paisagem bem como os processos de sua transformao, para que dem mais ateno para o manejo correto dos ecossistemas pois atualmente d-se muita importncia para a topografia e esquece-se da ecologia, geralmente por uma questo de economia.

Potrebbero piacerti anche