Sei sulla pagina 1di 25

Unidade

Tecendo o Humano: Os Fios Histricos e a Primeira Infncia


Objetivos:
Esta unidade situa historicamente a construo do conceito de infncia na sociedade ocidental, enfocando o desenvolvimento nos primeiros anos de vida desde a concepo aos dois anos de idade. Para tanto, destaca o papel da famlia e do meio sociocultural no atendimento s necessidades bsicas do desenvolvimento.

Captulo 1
O percurso histrico do conceito de infncia

possvel identificar vrias perspectivas para o que se entende por infncia nas diferentes sociedades. A infncia, como construo social, que se transforma com o passar do tempo, tem variado entre grupos sociais e tnicos nas diversas culturas e sociedades. Contudo, ainda comum pensarmos em uma criana natural e mesmo universal, cujo desenvolvimento determinado, sobremaneira, por sua constituio biolgica. A Biologia, certamente, tem papel relevante no desenvolvimento infantil, mas as crianas se desenvolvem em ambientes concretos, por conseguinte, so produtores e produtos da histria, da cultura, da poltica, da economia, das relaes familiares, etc (SANTOS, XAVIER e NUNES, 2009). O papel da criana, ao longo da histria, esteve pautado pelas expectativas e significados atribudos pelos adultos. Deste modo, a compreenso da criana, de forma ampla e global, requer saber tambm o que, em diferentes pocas, os adultos pensavam sobre ela. Todas as sociedades, em perodos distintos, segundo Heywood (2004), tiveram o conceito de infncia, ou seja, a noo de que crianas podem ser diferenciadas dos adultos de vrias formas. Contudo, diferem em suas concepes sobre o tema em aspectos como: a durao da infncia, as caractersticas que diferenciam os adultos das crianas e as marcas mais acentuadas do que se denomina infncia. A fim de, nesta unidade, situarmos como historicamente foi sendo construdo o conceito de infncia vamos nos ancorar nos estudos de Aris (1998) e Heywood (2004). Vale destacar que os referidos autores representam uma viso europeia, assim a prpria leitura de suas obras deve ser pensada luz dos contextos aos quais esto voltados. No caso do Brasil, historicamente, muitas variveis relacionadas colonizao e mistura de etnias interviram em nossa formao e, portanto, em nossas representaes sobre a infncia, a adolescncia, a vida adulta e a velhice que se assemelham e divergem das representaes apresentadas por tais autores.

1.1. A infncia atravs dos tempos: do sculo XII ao XIX


Segundo Aris (1998), na Idade Mdia, at o sculo XII, as crianas no eram retratadas nas obras de arte, o que poderia indicar o menosprezo da sociedade por esta figura ou a possibilidade de a infncia no ser caracterizada como uma etapa distinta da do adulto. A infncia passou a ser contextualizada e citada apenas no comeo do sculo XIII. Inclusive, a evoluo de seus conceitos pode ser acompanhada pela histria da arte e iconografia at o sculo XVI. Neste sentido, olhando as obras de arte dos sculos XIII ao XV possvel encontrar as crianas pintadas ou esculpidas em imagens com formas angelicais ligadas ao universo das religies.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

43

A partir do sculo XVI as crianas foram, aos poucos, introduzidas no mundo adulto, sendo retratadas em feiras, festas e propagadas nos contos infantis e na pintura leiga. Nesse perodo, as crianas aparecem nas efgies dos tmulos, pintadas nuas e mais desvinculadas das imagens de anjos. No sculo seguinte, foram pintadas sem a presena dos adultos, o que poderia expressar uma valorizao social maior da infncia. Nos sculos XVI e XVII, segundo Aris (1998), surgem dois fortes sentimentos sobre a infncia: a paparicao e a exasperao. O primeiro aparece na famlia, ligado ideia da criana como elemento para diverso e entretenimento do adulto. O segundo, surge fora da famlia, mais especificamente na igreja, que defende maior rigidez no trato com as crianas para a sua formao moral. Apesar de tais sentimentos, neste perodo histrico, os cuidados com as crianas eram ainda precrios, com alta mortalidade nos primeiros anos de vida e, inclusive, uma certa indiferena com relao a essas mortes. A esse respeito, Heywood (2004) observa que nem sempre as manifestaes artsticas de um perodo conseguem retratar as particularidades dos segmentos sociais ou mesmo as diversidades culturais e sociais caractersticas de cada pas. Para ele, documentos do perodo medieval apresentam vestgios de uma conscincia de singularidade da infncia, indicando a provvel percepo de diferenas entre adultos e crianas. Os sculos XVI e XVII so denominados por Heywood (2004) como perodo de redescoberta da infncia e no de surgimento. Essa redescoberta estava pautada em trs causas histricas: o aparecimento da escola, as questes da cultura e o impacto das transformaes sociais com o surgimento do capitalismo na Europa Ocidental. A partir do sculo XVII, o cenrio socioeconmico da poca e os estudos de pensadores como o empirista ingls John Locke e o suo Jean-Jacques Rousseau alavancaram as transformaes mais significativas na concepo de infncia. Para Locke, a criana se assemelhava a uma folha em branco, completamente moldada pelo meio. Rousseau acreditava na pureza e inocncia da criana. Para ele, eram as instituies sociais que as corrompiam. Alis, sua obra Emlio, traz uma das primeiras divises da infncia em etapas. A viso romntica da infncia aparece no final do sculo XVIII e incio do XIX, alterando a concepo de Rousseau acerca da inocncia infantil. Os romnticos viam as crianas como seres com sabedoria, sensibilidade esttica e conscincia dos valores morais. Contudo, ainda prevalecia na sociedade o pensamento cristo da Idade Mdia que colocava as crianas sob o manto do pecado original. No final do sculo XIX e incio do XX surgiu, nos Estados Unidos, uma nova concepo de infncia adotada, principalmente, pela classe mdia. A criana vista como algum que precisa de afeto, cuidados, proteo, espao e tempo para brincar. Porm, nas camadas populares as crianas continuavam auxiliando suas famlias com sua fora de trabalho. Segundo Santos, Xavier e Nunes (2009)
Somente com a legislao do trabalho infantil e a obrigatoriedade da escolarizao na contemporaneidade, esse quadro foi gradativamente modificado. Embora em alguns pases, inclusive no Brasil, em pleno sculo XXI, ainda se empregue mo-de-obra infantil e se tenha altos ndices de analfabetismo em crianas com idade escolar (p 76).

44

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

O sculo XIX trouxe consigo o avano da industrializao e das tecnologias recm-surgidas, e as mudanas sociais, de valores e princpios alavancadas pelas transformaes econmicas em curso. A nova vida urbana acelerava seu ritmo junto com a economia e as descobertas da cincia. Por conseguinte, comportamentos mais abertos no mbito da sexualidade, maior acesso aos elementos que poderiam estimular o vcio do lcool, drogas, etc, preocupavam o Estado. Deste modo, a famlia passa a ser mais normatizada, inclusive, atravs da medicina higienista (COSTA, 1983), e do discurso que colocava na formao da criana a responsabilidade pelo futuro da nao. Neste cenrio, a infncia e a adolescncia foram prolongadas, havendo tambm a separao dos jovens dos adultos nas escolas, em funo da faixa etria. A obra Adolescncia de Stanley Hall, pode ser considerada um marco, na Psicologia, por fortalecer a noo de um perodo de transio da infncia para a idade adulta. Tambm Sigmund Freud, ao propor um desenvolvimento psicossexual desde a primeira infncia, rompeu com a concepo de pureza infantil vigente na poca, situando a infncia como perodo fundamental na constituio da subjetividade humana.

1.2. A infncia nos sculos XX e XXI: desafios na contemporaneidade


O sculo XX trouxe importantes contribuies tericas e novas formas de se pensar a infncia, inclusive em uma perspectiva concreta e histrica. Expoentes dessas ideias, Vygotsky, Leontiev e Luria defendiam uma Psicologia na qual o sujeito um ser atuante no mundo, produzindo e ao mesmo tempo sendo fruto dos processos da cultura e da histria. No mbito da Educao, Celestin Freinet e Paulo Freire, so exemplos de estudiosos que compreenderam crianas e adultos como seres histricos (SANTOS, XAVIER e NUNES, 2009). Tericos como Jean Piaget, Henri Wallon, Arnold Gesel, Melanie Kleine, Donald Winnicott, dentre outros, estudaram a infncia destacando aspectos especficos de seu desenvolvimento. Mais recentemente, os estudos de Emlia Ferrero e Ana Teberoski, sobre a construo da lngua escrita pela criana, tambm tiveram impacto na redefinio do papel da criana nos processos de aprendizagem escolar. Essas discusses no campo terico aconteceram em cenrios polticos concretos, com importantes lutas pelo reconhecimento dos direitos da criana (KRAMER, 2005). No Brasil, merecem destaque as recentes conquistas, ainda por serem consolidadas: o direito educao, garantido na Constituio de 1988; a criao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e alguns avanos obtidos na LDB No 9394/96. O sculo XXI, mal se anunciou, traz consigo desafios imensos que j deveriam ter sido superados em uma sociedade que se orgulha dos grandes avanos cientficos e tecnolgicos. Uma sociedade que alcanou conquistas sequer sonhadas em sculos anteriores, como no caso da internet que permite, dentre outras coisas, a comunicao e difuso de informaes em todo o planeta em tempo real. Apesar de tanto progresso, aspectos bsicos para a qualidade de vida humana ainda no foram alcanados em muitos pases como a garantia de habitao digna, acesso aos servios de sade, educao, segurana e,

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

45

principalmente, alimentao. Nossa infncia em todo o mundo, mesmo com conquistas legais que, sem dvida, devem ser celebradas, ainda padece de descaso. A vergonha do trabalho infantil, inclusive no Brasil, o crescimento da pedofilia, a explorao sexual de menores, os maltratos s crianas, a desnutrio e, por incrvel que parea, a falta de acesso s escolas ainda fazem parte de nossa realidade, conforme relatrio do UNICEF em 2008. Somente no Cear so quase 600.000 crianas e adolescentes fora da escola, conforme reportagem do jornal Dirio do Nordeste, de 10 de junho de 2009. No possvel mais continuarmos a fechar os olhos para a situao mundial da infncia, esquecendo que essas crianas constituem as geraes que herdaro o planeta. Alis, planeta que tambm tem sido maltratado continuamente. Os educadores, em especial os que lidam diretamente com a infncia, tm uma responsabilidade e compromisso social fundamentais, no sentido de lutar pela garantia de direitos bsicos que devem ser assegurados s crianas. Um desses direitos importantes, o direito de brincar. Segundo Polleto (2005), os autores que estudam resilincia apontam o brincar como um importante fator de proteo criana. O brincar uma necessidade do desenvolvimento infantil, possuindo um valor simblico importante na significao do mundo pela criana. Inclusive, a internalizao pelas crianas dos discursos sociais e culturais vindos do mundo adulto, passa pela sua relao com o brinquedo, o jogo, o ldico. Compreendendo que a prpria ideia de como concebemos a criana foi produzida historicamente pelos homens e mulheres nas diversas sociedade, podemos refletir continuamente sobre qual a concepo que temos da infncia hoje. necessrio vermos as possibilidades de nossas crianas como sujeitos que merecem respeito, cuidado e amor em seu sentido amplo, oferecendo a elas a oportunidade de aprenderem de modo significativo, de pensarem criticamente, de interagirem com seus pares e com os adultos de forma solidria, de exercitarem sua criatividade construindo seus caminhos em direo a uma vida melhor e, especialmente, de serem crianas com a ludicidade e a alegria prprias a esse perodo. O percurso at aqui explicitado nos revela que no possvel pensar na infncia e no seu desenvolvimento sem consider-la dinmica e fruto da interao de mltiplos aspectos nos campos psicomotor, cognitivo, emocional e social. So estes aspectos biopsicossociais que vo constituindo a criana como ser integral e em permanente transformao. Antes de discutirmos cada um deles vamos abordar os fatores que intervem no desenvolvimento infantil.

46

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Captulo 2
O desenvolvimento biopsicossocial da criana

Apresentaremos o desenvolvimento da criana de 0 a 3 anos, dividindo-o em perodos: pr-natal e parto; recm-nascido.; primeiro ano de vida e segundo/terceiro anos de vida. A partir do primeiro ano dividiremos o desenvolvimento em aspectos: psicomotor, cognitivo e socioemocional. Essa diviso feita para melhor compreenso do desenvolvimento humano, no implicando em aspectos estanques e isolados entre si. Ao contrrio, como discutimos na unidade anterior, o desenvolvimento humano global e deve ser compreendido em sua inter-relao permanente.

2.1. Perodo pr-natal e parto


O perodo pr-natal muito importante para as etapas posteriores do desenvolvimento humano, e, desde ento, j deve ser garantido o seu direito vida, que passa pela sade fsica e emocional da me. A gestao traz para a mulher novas expectativas, ansiedades e questes ligadas sua feminilidade e a capacidade de nutrir e cuidar do outro. Nesse sentido, estudos mostram algumas elaboraes psquicas importantes que a mulher realiza ao longo da gravidez em torno de temas como: as representaes de si como me; as fantasias sobre o aspecto fsico e a personalidade do beb; as dificuldades que enfrentar na vida prtica, especialmente no campo profissional, e o medo de morrer no parto ou de perder o beb (ZIMERMMAN, TATSCH e SANTOS, 2001). Essas vivncias emocionais mobilizam defesas importantes que podem aparecer em forma de sintomas fsicos, angstias, fobias, negaes, etc. Contudo, se a me vive uma gestao desejada, se possui apoio emocional em seu entorno, se tem condies dignas de moradia e alimentao, se possui acesso a tratamentos de sade e informaes sobre o processo pelo qual passa, ter maiores condies de desenvolver uma gestao saudvel e uma maior unidade com o beb. Alis, esse vnculo, em geral, se estabelece nas primeiras semanas, especialmente, depois da 16 semana quando se notam os primeiros movimentos fetais. Na gestao, a me vai, gradativamente, aumentando sua sensibilidade, identificando-se com o beb, criando o que, conforme vimos na unidade anterior, Winnicott chamou de preocupao materna primria. um perodo em que a mulher est mais vulnervel e necessitando proteo. Infelizmente, nem todas as mulheres podem vivenciar esse perodo de forma saudvel e tranquila, o que pode repercutir no desenvolvimento do beb. Para Bee (2003) considerando esse desenvolvimento intrauterino, as pesquisas revelam que perturbaes causadas por fatores externos como a alimentao da me, o consumo de lcool, o fumo, o estresse e a ansiedade podem ter repercusses moderadas ou graves no desenvolvimento infantil. Assim, o acompanhamento pr-natal fundamental para a sade do beb. Contudo, preciso deixar claro que no h uma relao determinista e linear entre a gravidez e o desenvolvimento infantil. Como veremos, em itens subsequentes, o meio no qual a criana vai viver e as relaes que vo

Um dos problemas bastante conhecidos pela ingesto de lcool na gravidez a chamada sndrome alcolica fetal, caracterizada por sintomas como crescimento retardado, nascimento prematuro, retardo mental, deformaes fsicas, doenas cardacas congnitas ou distrbios de sono. H estudos mostrando que um tero de bebs de mulheres que bebem muito, nascem com essa sndrome.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

47

se estabelecer com adultos e outras crianas, tambm so fundamentais para prevenir e/ou tratar problemas. As primeiras oito semanas de gestao sustentam a forma primitiva de todos os rgos, que sero aperfeioados nas ltimas 20 semanas. Mas as clulas do sistema nervoso somente estaro completas nos dois ltimos meses. A gestao, ento, pode ser dividida em estgios: germinal, embrinico e fetal (NEWCOMBE, 1999). Estgio germinal: caracterizado pela diviso do vulo aps ser fertilizado, at a sua implantao no tero materno. Estgio embrionrio: vai da segunda oitava semana de gestao. Aps fixar-se na parede do tero, o embrio comea a tomar forma, sendo possvel distinguir a cabea e a regio caudal. O corao, ainda primitivo, comea a bater e vai se desenvolvendo rapidamente. Na sexta semana, mos e ps comeam a desenvolver-se e o fgado j produz glbulos vermelhos. Na oitava semana, rosto, boca, olhos e orelhas vo se definindo melhor e o embrio mede aproximadamente 2,5cm. Estgio fetal: com 12 semanas clios e unhas j comeam a se formar, assim como o sexo pode ser distinguido. Com 16 semanas, as propores do feto esto mais parecidas com as de um beb, e j mede 11, 43 cm. At a 20a semana, a boca e os olhos j se movimentam, assim como as mos j so capazes de agarrar e de fechar. Depois de 20 semanas, a pele comea a ter forma definida, aparecem cabelos, unhas e as glndulas sudorferas se desenvolvem. Ao chegar s 24 semanas, embora os pulmes ainda no estejam plenamente desenvolvidos, o feto j pode puxar e exalar o ar. Com 28 semanas os sistemas nervoso e circulatrio, bem como outros sistemas do corpo, esto desenvolvidos, de modo que o beb j pode sobreviver fora do tero, embora com cuidados especiais. Alguns estudos sugerem que o beb prematuro j distingue gostos, cheiros, tem reaes visuais e auditivas bsicas e pouca sensibilidade dor. At o final da gestao, h um aumento rpido do peso e da altura, e tambm a melhora do tnus muscular que facilita o choro, o reflexo de suco e a motricidade. Os pulmes j esto plenamente desenvolvidos e podem sustentar a respirao fora do tero. O momento do nascimento tambm deve ser considerado importante na formao da criana, sendo que problemas como anoxia (falta de oxignio no crebro) e baixo peso (muito inferior mdia de 3 a 5 Kg) podem acarretar prejuzos neurolgicos, a mdio e a longo prazos e ter consequncias graves como o retardo mental ou a paralisia cerebral. Em geral, o recm-nascido pesa, em mdia, 3kg400g e mede 50 cm. Os meninos so um pouco maiores e mais pesados do que as meninas. Logo aps o nascimento, a criana deve fazer exames clnicos que informam sobre sua sade geral. Um dos testes mais conhecidos o mtodo de avaliao Apgar, no qual so observados os batimentos cardacos, a respirao, o tnus muscular, a resposta estimulao dos ps e a cor que o beb apresenta (azul/ plida; corpo rosado/extremidades azuis e completamente rosado).

2.2. O recm-nascido
O parto representa, ainda, a separao da me, com quem o beb vivia total intimidade. Por conseguinte, a partir do nascimento o beb adquire vida prpria, no sentido de que suas funes fisiolgicas trabalharo sozinhas, embora anida seja um ser bem dependente dos cuidados externos. Segundo Pio (2007), o parto tambm representa um novo momento em que o beb ingressa no mundo social. Nesse sentido, a presena do pai tambm

48

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

importante para a me e o beb, posto que esto juntos pela primeira vez, aps nove meses de forte ansiedade e muitas fantasias. A relao me-beb a evoluo das relaes sociais ou seja, a primeira relao social da criana. Posteriormente, surgem outras envolvendo outros contextos (p.1). Agora, o beb ter que se adaptar a um novo mundo de forma ativa e interativa com o ambiente e as pessoas ao seu redor. De acordo com Eizirick, Kapezinski e Bassols ( 2001)
... o beb no mais visto como uma massa sem formas, prestes a ser modelada pelo seu ambiente, mas sim como um ser complexo e previsvel que interage com os adultos que o cercam. Ele os modela quase tanto quanto influenciado por eles. um beb ativo, possuidor de uma capacidade interna de organizao e integrao que faz dele um ser competente e que permite o contato com o ambiente cuidador (p. 74).

O recm-nascido tem seu desenvolvimento basicamente ligado aos reflexos, que so as respostas fsicas automticas e involuntrias a um estmulo especfico. Por exemplo, quando uma luz muito forte colocada em nossa direo, fechamos os olhos automaticamente. Muitos reflexos permanecero na vida adulta. Outros reflexos, como os reflexos de Moro, reflexo de Babinski e marcha automtica, apenas tm funo adaptativa para o beb. Eles desaparecero ao longo do primeiro ano de vida com o aprimoramento do crtex cerebral, mas, estaro relacionados com importantes padres de comportamento do desenvolvimento no futuro. Para termos uma ideia melhor de quais os comportamentos que estimulam os bebs e que respostas reflexas eles do, vamos apresentar o quadro extrado de Bee (2003). Entender este processo inicial importante para a compreenso de desenvolvimento infantil, posto que os reflexos prenunciam aquisies posteriores.
Reflexo
Tnicocervical

Estimulao
Vire a cabea do beb para um lado, com ele acordado e deitado de costas. Esfregue a palma da mo do beb com seu dedo Emita um som alto perto do beb ou deixe o beb cair um pouco de repente

Resposta
O beb assume uma postura de esgrima, com um brao estendido para o mesmo lado em que a cabea est virada. Desaparece aos 4 meses. O beb segura o dedo com fora. Desaparece aos 3 ou 4 meses. O beb estende braos, pernas e dedos, arqueia as costas; e atira a cabea para trs. Desaparece em torno dos 6 meses. O beb far movimentos de passos, alternando os ps como se estivesse caminhando. Desaparece em torno de 2 meses. O beb vai abrir os dedos do p como um leque. Desaparece entre 8 e 12 meses. O beb vira a cabea na direo do toque. Abre a boca e faz movimentos de suco. Desaparece aps 3 semanas, quando a criana vira a cabea voluntariamente.

Agarrar

Moro

Marcha automtica

Segure o beb pelas axilas, com os ps tocando o cho ou uma superfcie plana. Esfregue a sola do p do beb, indo dos dedos para o calcanhar.

Babinski

Rotao

Esfregue a bochecha do beb com um dedo.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

49

Vale ressaltar que embora desapaream ao longo do primeiro ano, reflexos como o tnico-cervical esto relacionados com a capacidade do beb de pegar objetos, o reflexo da marcha automtica pode estar relacionado com a capacidade futura de caminhar etc. Assim, quando recm-nascidos no apresentam determinados reflexos ou ao contrrio, persistem com os reflexos que j deveriam ter desaparecido, isto pode indicar alguns problemas de ordem neurolgica. Outro aspecto importante, caracterstico do recm-nascido, que vai ter influncia no comportamento do beb nos primeiros anos, especialmente na interao com seus pais e/ou cuidadores, o ritmo de alternncia dos estados entre a viglia e o sono. Segundo Eizirik, Kazinski e Bassols (2001) podem ser observados seis estados, conforme veremos no quadro abaixo:
Estados
1-Sono calmo

Caractersticas
Sono sem movimento ocular rpido, respirao regular sem movimento corporal. As vezes mexe de leve os dedos, lbios e plpebras. Movimentos oculares rpidos, respirao irregular e movimentos faciais em intervalos. Plpebras fechadas ou semiabertas (olhar vago) Olhar vivo e brilhante, porm est calmo e atento ao ambiente. No se movimenta. Grande atividade motora. O beb est agitado, pode gemer ou esboar gritos e sua ateno no est fixada em nada. Gritos e choros. Atividade motora intensa, rosto contrado e vermelho.

2- Sono REM 3- Sonolncia 4- Alerta, quieto 5- Alerta ativo 6- Choro

Um ambiente familiar tranquilo com vnculos afetivos estveis e fortes influencia nos estados dos bebs, ajudando-os a manterem-se no estado clamo e atento. O contato corporal, a fala suave e em tons baixos, a ateno dedicada ao beb so aspectos fundamentais para facilitar a regulao do organismo. Assim, esses estados de viglia e sono, alm do aspecto neurofisiolgico, constituem-se em uma forma de comunicao do beb com os adultos em seu entorno. Contudo, no podemos esquecer que tambm h as diferenas individuais entre os bebs com aspectos que so de natureza gentica que os estudiosos (BEE, 2003, NEWCOMBE, 1999) denominam de temperamento. Por conseguinte, h bebs mais irritados, outros mais fceis de ser consolados por um adulto, outros se acalmam sozinhos, outros com atividade motora mais intensa, outros com maior capacidade de suco do seio ou mamadeira dentre outras caractersticas. importante conhecer o perfil do recm-nascido para prevenir precocemente perturbaes e distrbios comportamentais que podem vir a se tornar mais graves. Destacamos o recm-nascido, considerando a importncia dos primeiros dias de vida da criana. Contudo, nos prximos itens veremos, com mais detalhes, como se processa o desenvolvimento do primeiro ms ao terceiro ano de vida, considerada pelos psiclogos do desenvolvimento como a etapa da primeira infncia.

2.3. O primeiro ano de vida


O primeiro ano de vida caracteriza-se por um rpido aumento no peso e na altura da criana. Alm do mais, as mudanas em suas capacidades

50

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

motoras tambm so intensas, evidenciado novas aprendizagens e habilidades. Por conseguinte, novas relaes com o meio tambm vo sendo definidas influenciando o desenvolvimento emocional e cognitivo. Para Spitz (1979) o beb precisa se adaptar mesmo sendo indefeso e incapaz, mas a me deve propiciar a satisfao de suas necessidades fsicas e afetivas, constituindo uma relao que de complementariedade. Entretanto, caso ocorra algum problema nessa relao algo se perde e, muitas vezes, no poder ser recuperado mais tarde. A me (biolgica ou adotiva) tem importncia fundamental na satisfao dessas carncias, sendo necessrio um ambiente emocional estvel, que ajudar o beb a constituir sua identidade e seu lugar na famlia. Para o referido autor, as atitudes da me vo servir de estmulo ao beb, pois no primeiro ano sua estrutura psquica ainda no est pronta. O cuidado e o afeto maternos vo ajudar o beb a organizar e direcionar seus prprios afetos, criando um clima emocional propcio para que ele possa viver de forma rica e plena as suas experincias. Afinal, um beb algum tentando se adaptar a um novo mundo cheio de descobertas e coisas novas. Esse um processo intenso, cujas interaes vo ter um influncia importante na qualidade de vida dessa criana. Em realidade, tanto a me quanto o pai tm a responsabilidade de cuidar do beb para que possa transformar-se num adulto saudvel. A figura paterna representa aspectos relacionados com a segurana o e apoio. Sua ausncia expressa a falta de um homem com quem o beb possa se identificar no futuro. Para Winnicott (1971) "um beb privado de algumas coisas correntes, mas necessrias, como um contato afetivo, est voltado, at certo ponto, a perturbaes no seu desenvolvimento emocional que se revelaro atravs de dificuldades pessoais, medida que crescer" ( p. 95).Outras pessoas que integram o ambiente do beb tambm sero fundamentais para o seu desenvolvimento como irmos, amigos, outros familiares, etc. Com eles tambm ir construir de forma singular novas interaes e padres afetivos. Nesse percurso o beb vai significando a realidade. Em sntese, a vida familiar fundamental para a sade fsica e mental da criana, embora no se possa garantir que esta criana no ter problemas. Contudo, quando os vnculos afetivos so slidos e garantem boas experincias, tudo que foi conquistado nesse perodo poder ser consolidado, fortalecendo o elo emocional entre a criana e seus cuidadores. Isto essencial para que possamos ter adultos mais independentes, solidrios, saudveis e amorosos. Vistos esses aspectos gerais do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, vamos especificar os diferentes nveis do desenvolvimento biopsicossocial nessa idade.

2.3.1. Desenvolvimento psicomotor


O aspecto psicomotor est relacionado ao desenvolvimento humano atravs do seu corpo em movimento e na relao com o mundo externo e interno do sujeito. Est relacionado tambm maturao na qual o corpo a origem das aquisies afetivas, cognitivas e orgnicas. Por conseguinte, diz respeito s possibilidades do indivduo de perceber e agir com os outros, consigo e com os objetos. O desenvolvimento psicomotor caracteriza-se pela maturao que integra o movimento, o ritmo, a construo espacial e temporal, o reconhecimen-

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

51

to dos objetos e das posies, a imagem que temos do nosso corpo. Fonseca (2001) destaca que o desenvolvimento psicomotor deve ser compreendido na interao recproca da motricidade e do psiquismo. Neste sentido, a compreenso de como a criana se desenvolve neste aspecto, no pode ser tomada apenas do ponto de vista biolgico, orgnico. necessrio considerar tambm o meio no qual a criana se expressa e se movimenta, assim como a inteno e significado de seus movimentos e expresses verbais e no verbais. No plano psicomotor, ao nascer, o indivduo tem o choro como a primeira forma de comunicao. Gradativamente, ao longo do primeiro ano de vida, vai obtendo importantes conquistas como: sons vocais, comunicao pelo sorriso, preenso e permanncia dos objetos, orientao no espao, primeiras palavras, engatinhar, ficar de p, andar. A maturao neurolgica com o processo de mielinizao, na direo cfalo-caudal (cabea-tronco) e prximo distal (centro-laterais), vai ter relevante papel no desenvolvimento das funes psicomotoras, que no primeiro ano marcado pela impreciso dos movimentos. Afinal, quem no lembra de um beb aprendendo a andar, ainda desajeitado e com pouco equilbrio ou tentando pegar objetos menores com a palma da mo aberta? Momentos preciosos e necessrios para o que um dia se transformar, por exemplo, na habilidade de pintar um quadro, nadar, dirigir, escalar montanhas, escrever, digitar, danar, construir uma casa, etc. Podemos sintetizar, no quadro abaixo, as principais conquistas psicomotoras do primeiro ano: 1 ms: levanta a cabea; 2 meses: levanta a cabea e o peito; 3 meses: j tenta alcanar objetos que lhe interessam, usando as mos, pois estabeleceu o incio da coordenao entre olhos e mos; 4 meses: senta-se com apoio; 5 meses: pega objetos e capaz de rolar lateralmente, mesmo deitado de costas; 6 meses: senta-se na cadeira com apoio e pega objetos em movimento. Comea a imitar gestos simples, como agitar os braos; 7 meses: fica sentado sozinho por alguns minutos, inclinando-se para a frente a fim de manter o equilbrio. J consegue segurar objetos por um tempo maior; 8 meses: consegue ficar em p, apoiando-se em um mvel, por exemplo. Contudo, apesar de j ficar sentado sem apoio, preciso cuidado porque ainda comum distrair-se e cair; 9 e 10 meses: pode engatinhar arrastando-se, inicialmente, e depois apoiando-se nos joelhos e nas mos. J pode caminhar se algum lhe segura as duas mos. Gosta de tirar objetos de um recipiente para coloc-los em outro; 11 meses: consegue ficar em p sozinha e caminha segura por uma das mos; 12 meses: capaz de caminhar sozinha, ainda que de modo desajeitado. Todas essas conquistas do primeiro ano dependem da maturao dos sistemas neural e muscular e das oportunidades de experimentao que a criana tenha no ambiente em que se desenvolve. Cada aquisio ser fundamental para o desenvolvimento de outras capacidades como a linguagem e o pensamento.

52

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

No caso do sistema nervoso, quase todos os neurnios que teremos durante a vida, j esto presentes no feto de 7 meses. Contudo, a formao de conexes de longo alcance entre as principais regies cerebrais, atravs do crescimento dos axnios, se d em torno de 9 ou 10 meses. At os 24 meses h um grande incremento na densidade das sinapses, expressando a intensa atividade que ocorre em todos os aspectos do desenvolvimento nesse perodo da vida. Esse processo de formao do sistema nervoso tem implicaes em diversas capacidades do beb, como por exemplo a percepo. Uma das tendncias perceptivas mais importantes, nesse perodo da vida, a tendncia a voltar a ateno para objetos que variam em forma, cor, tamanho, movimentos, simetria ou que possuem fortes contrastes como por exemplo, as cores preta e branca. Os estudos revelam que o recm-nascido revela uma preferncia visual pelo rosto humano, sendo que o olhar um importante papel no estabelecimento dos vnculos entre o beb e as pessoas que esto em seu entorno. Esse tipo de descoberta ajuda a identificar a acuidade visual dos bebs que alis, aumenta significativamente nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a capacidade auditiva est melhor desenvolvida do que a capacidade visual. Os bebs reagem melhor aos sons com padres variados e de baixa frequncia (roucos). Segundo Newcombe (1999), so precisamente os sons produzidos pelas falas dos adultos, que iro despertar uma maior ateno por parte das crianas. Outra capacidade interessante que as pesquisas j mostraram, a de que os bebs nos primeiros dias de vida j possuem uma memria auditiva, ou seja, reagem melhor s vozes das pessoas conhecidas, especialmente a da me. Inclusive, estudos constataram que os bebs preferiam ouvir estrias que as mes haviam lido para eles quando estavam grvidas, do que ouvir novas histrias. Aos 4 meses, o beb j identifica bem de onde est vindo o som, virando-se em sua direo. Os demais sentidos tambm se encontram bem desenvolvidos ao nascermos. A sensibilidade s mudanas de temperatura e ao toque, por exemplo, uma importante caracterstica dos recm-nascidos. Assim, a estimulao precoce atravs do tato com massagens e exerccios importante para o desenvolvimento do beb, especialmente no caso de prematuros.

2.3.2. Desenvolvimento cognitivo


No plano da cognio, os reflexos precedem e anunciam a assimilao mental, pois se tornaro cada vez mais complexos medida em que o beb integra novos hbitos ao seu comportamento e organiza a percepo, na interao com o meio (PIAGET, 1967). O beb repetir aes que inicialmente ocorrem de forma acidental, produzindo as chamadas as reaes circulares primrias. Desse modo, por acaso passa o dedo na boca e o suga, depois ir repetindo o gesto que o levar a descobrir a mo e assim por diante. Por volta dos seis meses, o beb passar a reproduzir gestos e movimentos que produzem um efeito interessante para ele, desenvolvendo as reaes circulares secundrias. Por exemplo, no incio bate em um chocalho apenas pelo reflexo de mexer braos e pernas. Logo, descobre o som interessante e passa a bater a mo, depois vai descobrir que pode segur-lo e assim sucessivamente. Essa possibilidade de pegar e de manipular objetos aumenta o poder da criana para formar novos hbitos. Agora, eles j se interessam pelas suas aes sobre o meio no qual esto e no apenas pelas suas prprias reaes corporais.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

53

No plano perceptivo, a criana j reconhece algumas pessoas em relao a outras, mas ainda no h uma dissociao entre ela e o plano exterior. Inclusive, ainda no possui a noo que Piaget denominou de permanncia do objeto. Vejamos um exemplo: Uma criana de quatro meses est brincando com um chocalho colorido e ele cai. O beb chora e a me lhe d outro brinquedo. O beb para de chorar e parece no se importar mais com a ausncia do chocalho. A situao ilustrada no quadro mostra que a criana ainda no desenvolveu o conceito de que os objetos ausentes de seu campo de viso continuam a existir. Durantes os 2 ou 3 primeiros meses de vida eles seguem visualmente o objeto at que saiam de seu campo de viso e j no o procuram. Dos 3 aos 6 meses, tentam agarrar os objetos que veem, mas tambm no buscam alcan-los quando j no os enxergam. Por volta dos 9 meses, os bebs tentam alcanar um objeto que tenha sido escondido diante deles. Nesse perodo vai procurar o objeto sempre no mesmo lugar que viu o objeto ser escondido da primeira vez. Em torno dos 12 meses os bebs avanam e j conseguem ampliar o seu repertrio de aes. Exploram o ambiente e os objetos. J no apenas repetem movimentos e gestos, como faziam nos primeiros meses. Piaget situou esta etapa nos quatro subestgios do perodo sensrio-motor. Pesquisas recentes mostram que mesmo o recm-nascido j possui alguma capacidade de imitao de gestos faciais dos adultos, ainda que muito especficos, como colocar a lngua para fora, por exemplo (BEE, 2003). Algumas dessas habilidades perceptivas, j desenvolvidas no recm-nascido, esto mais voltadas para a interao que ter com os adultos. Por exemplo, o beb escuta melhor a voz humana e consegue discriminar a voz da me; consegue focar melhor o olhar a 20 ou 25 cm de distncia, que equivale aproximadamente distncia entre seus olhos e o rosto da me na amamentao. Com as experincias e a crescente maturidade das clulas nervosas sensoriais, motrizes e cognitivas a percepo vai-se ampliando.

2.3.3. Desenvolvimento social e emocional


Os estudos sobre as emoes e socializao dos bebs tm se centrado principalmente nas expresses faciais e nas mudanas corporais, considerando que a linguagem no primeiro ano de vida, ainda pouco desenvolvida. Estas pesquisas tm mostrado que existem emoes especficas nos bebs, que em alguns caso, se assemelham a forma como os adultos as expressam. Para Henri Wallon, no aspecto psicolgico e social, a emoo que vai orientar as primeiras relaes do beb com as pessoas e com o mundo diante de suas necessidades e de sua precria habilidade motora. Afinal, o choro, as gracinhas, as conquistas, enfim, as necessidades mais imediatas do beb so os elementos que mobilizam os adultos em torno da criana. Por isso, ele denominou o perodo de impulsivo emocional. Segundo o autor, nessa fase, o recm-nascido no se diferencia do outro nem mesmo no plano corporal. Essa diferenciao vai se dar aos poucos na relao com os objetos e com o prprio corpo, quando ser constituda, ento, a noo de eu corporal (GALVO,1995). Na teoria freudiana esse perodo denominado de fase oral, pela centralidade da libido na regio da boca, justamente a partir dos reflexos de sugar, e da relao com a me no processo de amamentao. Tambm vai

54

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ter importante papel na estruturao da personalidade. Para Erikson (BEE, 2003), nesse estgio, a partir dos cuidados que recebe, o beb desenvolver a confiana no outro e em si mesmo, considerando que totalmente dependente do adulto. Alguns estudos desenvolvidos por Wolf (1987) mostraram a evoluo do sorriso em bebs. No recm-nascido, por exemplo, essa reao, muitas vezes, apenas reflexa. Contudo, j no primeiro ms os bebs esboam sorrisos em resposta a determinados sons. Aos dois meses j sorriem especialmente em funo de rostos e vozes humanos. Aos 4 ou 5 meses, as crianas j podem sorrir reagindo s diversas interaes sociais, aos estmulos visuais e s brincadeiras. Neste sentido, pesquisadores concluem que quanto mais a criana se desenvolve, mais os padres de sorriso vo sendo influenciados pelos processos de aprendizagem. Assim, experimentos mostraram que crianas que so cuidadas por suas famlias no primeiro ano de vida mantm um ndice maior de sorriso em anos seguintes, do que aquelas criadas em instituies. A partir dos seis meses, a criana formar seu sistema de vnculos e apegos, manifestando clara preferncia pelos rostos familiares e maior segurana com as pessoas que cuidam dela. Nesse perodo, as pessoas no so apenas reconhecidas, mas j permanecem na memria. Aqui j conseguem expressar alegria, fome, zanga, susto, etc. A esse respeito, alguns tericos falam da angstia dos 8 meses, quando a criana chora na presena de pessoas desconhecidas ou com as quais pouco convivem. Esse evento tem relao com os medos na primeira infncia. Entre os 7 e os 12 meses, os bebs apresentam alguns medos bem definidos, geralmente relacionados com situaes que so imprevisveis ou saem da rotina da criana. Por exemplo, rostos conhecidos quando colocam enfeites ou adereos que os tornem diferentes, podem assustar as crianas; brinquedos novos que produzem sons diferentes podem causar medo, etc. importante lembrar que nem todas as crianas tm as mesmas reaes de medo. Inclusive, algumas delas reagem bem presena de estranhos, especialmente se a aproximao criana for lenta e suave. Um outro aspecto que deve ser levado em conta, quanto ao aspecto afetivo dos bebs, o processo de alimentao. importante considerar a relao com quem alimenta o beb. necessrio tornar este momento como algo prazeroso e tranquilo. Muitas vezes, as preferncias e recusas a determinados tipos de alimentos expressam como as crianas esto se sentindo.

2.4. Segundo e terceiro anos de vida


No decorrer do segundo ano a criana conquista cada vez mais sua autonomia, prosseguindo em seu processo de individuao e elaborando a angstia da separao da me, que marcante no primeiro ano. A construo da identidade influenciada pelo reconhecimento de sua imagem no espelho. No terceiro ano, a criana se torna mais ousada, exploradora de seu ambiente, com seu jeito peculiar de se expressar. Contudo, um perodo considerado mais delicado na relao com os outros, pois seu comportamento ganha complexidade e se torna mais imprevisvel. Como est fortalecendo o sentimento de identidade, no qual estabelece as fronteiras entre ela e os outros, pode se tornar mais ansiosa e voluntariosa. Afinal, esta separao tambm a torna vulnervel, havendo necessidade de muito afeto.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

55

2.4.1. Crescimento fsico e desenvolvimento psicomotor


Aos 24 meses a curva de crescimento, calculada considerando como parmetro crianas nascidas em gestao de 9 meses e com desenvolvimento considerado normal, demonstra diferenas em relao ao sexo das crianas. Aos 2 anos as meninas tero altura mediana de 85,5cm e peso de 12,2kg e os meninos 86,5cm e 12,6kg. Aos 3 anos as meninas tero altura mediana de 94cm e peso de 14kg, enquanto os meninos da mesma idade tambm tero 94cm de altura, mas 15kg de peso. Somente aps os 3 anos de idade o tamanho da criana pode ser usado como um dos indicadores de sua altura na vida adulta. Nesse perodo, a criana busca explorar o espao atravs da marcha automatizada, que lhe permite se projetar no mundo. Aos dois anos se pode observar uma evoluo notvel no desenvolvimento psicomotor da criana, em relao ao primeiro ano de vida. Seus movimentos so voluntrios, controla a posio do corpo, anda, corre, os movimentos de coordenao motora fina esto mais aperfeioados, bem como j possui a noo da totalidade corporal. Inclusive, j pode reconhecer e nomear as diferentes partes do corpo. Aos dois anos e meio a capacidade de caminhar se consolida. Essa nova autonomia redimensiona o conceito da criana sobre si. Vejamos essa evoluo com mais detalhes, ao longo dos segundo e terceiro anos de vida. 12 meses: caminha sozinho; 14 meses: empilha objetos. Rabisca; 15 meses: anda para trs e para os lados; 16 meses: sobe escada sem ajuda; 18 meses: coloca objetos em recipientes; 20 meses: corre; 23 meses: pula sem sair do lugar; 24 meses: apanha pequenos objetos, manipula cubos, empurra o triciclo; 36 meses: corre com facilidade, sobe e desce escadas, pula com os dois ps, segura o lpis com os dedos, recorta com tesoura, pedala, empilha objetos. Importante ressaltar que as crianas possuem ritmos diferentes e h uma variao nessas idades explicitadas no quadro acima, geralmente em torno de 2 meses para antes ou depois da mdia apresentada. Deste modo, uma criana pode caminhar sozinha aos 11 meses, outra aos 12 e outra somente aos 14 ou 16, por exemplo. Essas mudanas no desenvolvimento fsico e psicomotor nos trs primeiros anos, deve ser bastante considerada por educadores, profissionais de sade e familiares, considerando que iro influir em novos comportamentos, atitudes e sentimentos que a criana ter quanto ao seu desempenho e a sua imagem corporal. Assim, cada nova aquisio motora afeta suas experincias no meio e as interaes com as pessoas ao seu redor. Essa intensa atividade motora da criana nesse perodo da vida, exige que lhe sejam oferecidos materiais diversos para suas brincadeiras e jogos, assim como uma variada gama de atividades. Afinal, ela fica fascinada explorando o ambiente e os objetos em geral. A proteo dos adultos ser fundamental para que essa explorao possa acontecer sem riscos para a criana.

56

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Um elemento que refora essas ideias supracitadas a rapidez com que ocorrem as mudanas no sistema nervoso, principalmente, nos dois primeiros anos de vida. Nesse perodo vai ocorrer um aumento das conexes sinpticas. Caso o ambiente no qual a criana vive seja rico em estmulos e experincias diversas, essa criana manter uma rede neural mais complexa, pois a partir dos trs anos aquelas sinapses que no foram devidamente estimuladas iro diminuindo, ou como cita BEE (2003) sero podadas. Por conseguinte, embora a maturao, ou seja, os fatores genticos sejam fundamentais no crescimento e desenvolvimento fsico humano, os fatores externos tm relevncia desde o perodo pr-natal. Aspectos como dieta, condies de saneamento, moradia, interaes afetivas, oportunidades de experincias cognitivas e psicomotoras diversas tm impacto especial nos dois primeiros anos de vida.

2.4.2. Desenvolvimento cognitivo


Piaget situa o segundo ano de vida como o final do sensrio-motor e o destaca como um perodo de extraordinrio desenvolvimento mental, marcado pelos subestgios 5 (12-18 meses) e 6 (18-24 meses). Nessa etapa, aparecem as reaes circulares tercirias marcadas pelas experimentaes do beb que, no apenas imita comportamentos mas varia, expressando uma intencionalidade. Por exemplo, ele no far mais somente um tipo de som com a boca ou balanar um brinquedo sempre da mesma forma. Ao contrrio, buscar variaes que provocaro novas reaes em seu ambiente. Segundo Wadsworth (1996), baseado na teoria piagetiana, a criana alcana um significativo desenvolvimento cognitivo quando capaz de solucionar novos problemas sensrio-motores, pois marca o incio do comportamento verdadeiramente inteligente, cujo desenvolvimento partiu das atividades reflexas do recm-nascido (p.55). Nesse processo, a criana capaz de se adaptar a novas situaes, mesmo aquelas com as quais no estava familiarizada. Vejamos um exemplo: Uma criana de 18 meses est em seu cercadinho com uma boneca. Comea a brincar e a boneca cai do lado de fora. A criana tenta peg-la atravs da grade e no consegue. Ela, ento, coloca os dois bracinhos para puxar. Tenta um pouco mais e quando consegue segura firme, pois sabe que a boneca poder cair. Como podemos observar, a criana busca novas formas de interagir com o objeto (brinquedo) e alcanar o que deseja. Assim, ela vai inventando novos meios para realizar a ao que deseja. Uma nova conquista que vai se juntar a esta a capacidade de a criana de perceber que as causas dos fenmenos no esto ligadas apenas as suas aes, mas as pessoas e aos prprios objetos em si. Sobre isto Wadsworth (1996) apresenta um exemplo de um experimento realizado por Piaget.
Jaqueline segura em sua mo direita uma caixa que ela no pode abrir. Ela estende-a para sua me, que faz de conta que no nota. Ento, ela transfere a caixa de sua mo direita para a esquerda, com sua mo livre ela pega a mo da sua me, abre-a e pe a caixa nela. Tudo ocorreu sem um nico som... assim, nos dias seguintes, Jaqueline faz o adulto intervir no seu jogo, sempre que um objeto est muito longe, etc.: ela chama, grita, aponta para o objeto com seus dedos etc. Em resumo, ela sabe bem que depende do adulto para conseguir o que deseja; a pessoa do outro torna-se o seu melhor procedimento para suas realizaes (Piaget, 1954, p. 275 apud Wadswoth, p.57). PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

57

Para Piaget, a partir dos 18 meses no subestgio 6 do perodo sensrio-motor, a criana passa para o nvel de inteligncia representacional. Uma importante aquisio desse perodo, caracterizado pela inteligncia prtica, so as representaes mentais como a imitao, o desenho, o jogo simblico e, principalmente, a linguagem. A partir do desenvolvimento da capacidade de usar smbolos a criana poder representar mentalmente objetos ou eventos. Assim, por exemplo, ela poder procurar uma boneca que foi guardada pela me no dia anterior. Isto tem importante consequncia na ampliao de sua percepo, pois a criana sabe que as coisas continuam existindo mesmo que no estejam diante de seus olhos. Agora, ela pode reter imagens em sua mente e express-las em desenhos, brincadeiras, histrias, etc. Pesquisas mais recentes situam esta capacidade a partir dos 14 meses. Assim, mesmo crianas em idades precoces j aprendem pela observao de seu entorno. Isto refora a importncia das interaes pessoais e da diversidade de experincias a serem vivenciadas pelos pequenos. Para Vigotski (1996), os adultos devem ajudar as crianas a avanarem em suas zonas de desenvolvimento, alcanando conquistas que no conseguiriam sozinhas, mas somente com ajuda. fundamental proporcionar desafios para que as crianas possam pensar e atuar de forma diversificada, ampliando seu repertrio de pensamento, linguagem e de ao. A capacidade de representar atravs de desenho, por exemplo, est profundamente ligada tambm ao desenvolvimento psicomotor da criana, fortalecendo a ideia de que os diferentes aspectos do desenvolvimento esto intimamente relacionados entre si. No primeiro ano de vida, a impulsividade do gesto, sem qualquer controle, vai marcar os rabiscos da criana, que s vezes empurra o lpis com fora no papel e s vezes de modo to suave que quase no se v o traado. Por volta dos 18 meses, segundo Greig (2004), o olho da criana comea a seguir o movimento da mo, marcando o controle simples dos movimentos desenhando linhas, pontilhados e traados com angulaes. Vejamos os exemplos abaixo:

Ao longo do segundo ano de vida, constata-se gradativamente o domnio dos traos, inclusive com maior controle visual do traado e inteno de representar algo, ainda que para o adulto no seja possvel identificar o desenho.

58

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Mas a criana j atribui nomes ao que desenhou e a partir dos dois anos e meio j produz rabiscos compostos, buscando tambm o crculo. Nessa idade mostra maior domnio do trao.

Aos 3 anos j apresenta um esboo da chamada figura-girino (representao humana) como se pode observar no terceiro desenho do quadro acima. Alm do mais, percebe-se que h uma repetio de traos verticais, grandes crculos e figuras fechadas, revelando rabiscos compostos com os elementos trao e crculo. De acordo com Greig (2004), a evoluo do desenho da criana expressa aspectos de seu desenvolvimento psicolgico, estando relacionada a elementos como conflitos, afirmao, comportamentos regressivos, etc. Para o autor, a evoluo harmnica do desenho pela criana, nessa etapa, vai dos traos primitivos aos traos compostos. Isto revela um ambiente rico e saudvel no qual a criana pode expressar plenamente seu potencial emocional e criativo. O desenvolvimento da linguagem da criana tambm est profundamente ligado ao desenvolvimento do pensamento, posto que o pensamento a fala interiorizada e esta por sua vez a manifestao do pensar. Por conseguinte, a famlia, principalmente a me, muito importante nesse processo, ajudando a criana a expressar suas necessidades e desejos, mesmo quando essa fala ainda pouco inteligvel para as demais pessoas. fundamental conversar com a criana, falar corretamente com ela sem infantilizar a voz, e por outro lado, no corrigi-la, levando-a a perder a confiana em sua capacidade de se comunicar. A afetividade, a pacincia e os estmulos para que a criana se expresse so elementos importantes na evoluo da linguagem. Aos dois anos a criana j fala em torno de 200 palavras. A conquista da fala amplia o universo de interaes da criana e a introduz no universo de conceitos e noes coletivas da cultura na qual est inserida. Ao final do segundo ano e incio do terceiro ano ela j usa frases curtas e se comunica com maior clareza verbal, embora nem sempre empregue os conectivos e ainda no use corretamente os tempos verbais. Contudo, sua fala avanou muito e a maioria das crianas de trs anos j conta histrias, relata fatos do cotidiano, etc. Vale destacar que esta criana de 3 anos, que evoluiu em sua linguagem, segundo Piaget (1967), est no incio do perodo pr-operatrio, que vai aproximadamente at os seis ou sete anos. Nesse sentido, seu pensamento egocntrico na medida em que no consegue se colocar do ponto de vista dos outros. Est bastante centrada em si mesma. Inclusive, a representao do desenho expressa esse tipo de pensamento, pois ao desenhar um objeto ela no vai se preocupar com perspectivas, ngulos ou reproduo do real, mas vai desenhar conforme ela percebe e sente o objeto. No caso da linguagem tambm volta-se sempre para ela, repetindo que todas as coisas e pessoas a quem ela ama so suas. Vejamos um exemplo:
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

59

Um beb de 12 meses olha para sua imagem no espelho e buscar uma interao com a imagem como se fosse outro beb. Uma criana na metade do segundo ano de vida tambm se olha no espelho e brinca com sua imagem. Contudo, um adulto chega e, fingindo brincar, pinta sua testa com tinta amarela. Ao voltar a se ver no espelho ela estender a mo para sua testa e no para a imagem refletida no espelho. O teste revela o autoreconhecimento.

Uma menina de 3 anos est brincando com uma prima de quatro anos. De repente chega a tia delas, com a qual a menina tem contato quase diariamente, enquanto a outra a v com menos frequncia. A tia pega as duas e as pem em seu colo. A menina de 3 anos olha para a prima e diz: "saia do colo. Ela minha tia todo dia". Outra caracterstica do pensamento pr-operatrio, como vimos na unidade I, irreversibilidade, ou seja, a criana no compreende que certas coisas/fenmenos so reversveis, podem ser feitos e desfeitos. H uma rigidez do pensamento como vemos no prximo exemplo: Dizemos para uma criana de 4 anos que de sua casa para a escola so 2 km de distncia. Depois perguntamos; voltando pelo mesmo caminho qual a distncia da escola para sua casa? Ela responder 2, 4 ou outro nmero qualquer. O acesso linguagem determina uma grande mudana na vida emocional e nas interaes sociais da criana, contribuindo para a socializao dos sentimentos. A criana diferencia entre ela e os outros, superando a simbiose sincrtica que, para Wallon, caracterstica dos primeiros meses de vida. Inclusive, as brincadeiras tornam-se mais ricas, principalmente com os jogos de faz-de-conta. Entre dois e trs anos as crianas costumam usar os objetos para representar outras coisas. Por exemplo, um cabo de vassoura vira um cavalo; um lenol, uma casinha; uma cadeira um trem etc. Nesse processo, elas tambm imitam as situaes cotidianas brincando, por exemplo, de escolinha, de fazer comidinha, de aniversrios, de passear com as bonecas pelos lugares aonde costumam ir com os pais, etc. Graas tambm imitao e ao jogo simblico a partir dos dois aos trs anos pode compreender as emoes dos outros. Todo esse desenvolvimento cognitivo conquistado ao longo de dois anos no perodo sensrio -motor amplia a capacidade da criana de se relacionar consigo e com o mundo ao seu redor, implicando em mudanas nos aspectos social e emocional, como veremos no item seguinte.

2.4.3. Desenvolvimento social e emocional


Como pudemos perceber pelo desenvolvimento cognitivo, ao final do terceiro ano, no universo da criana, h um intercmbio social mais rico e um investimento afetivo em direo s outras pessoas, pois ela j pode expressar, com mais clareza, o que gosta e o que no gosta, j ampliou sua autonomia e independncia, manifestando um avano enorme em relao as suas primeiras respostas reflexas, caractersticas dos primeiros meses de vida. Para Ortiz, Fuentes e Lpez (2004), ao longo dos trs primeiros anos, as expresses emocionais vo-se tornando cada vez mais seletivas, aumentam sua rapidez e durao e, claro, vo se socializando na interao com as figuras de apego (p. 115). A partir do segundo ano de vida, entre os 15 e os 18 meses, a criana passa a ter o senso de autoconscincia, ou seja, ela existe no meio separada da me e dos demais objetos. Nesse sentido, um experimento do espelho bastante elucidativo dessa conquista. Alis, diferentes teoria psicolgicas chamam ateno deste aspecto emocional e social como marcante no segundo ano de vida. Wallon ressalta essa etapa como essencial para assegurar a conscincia de si mesmo que vinha sendo formada no ano anterior. Nela, so assentadas as bases para formao do autoconceito, entendido como a imagem que a pessoa ter de

60

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

si mesma. Uma caracterstica marcante das crianas desse perodo que gesticulam bastante acompanhando o pensamento. Na teoria freudiana essa a fase anal que coincide com o treino de controle de esfncteres e com a noo de limites imposta pelos adultos, sendo importante para definir determinados traos de personalidade. Para Erikson se refere a essa etapa como caracterizada pelo dilema do indivduo entre a iniciativa, a autonomia versus a culpa, a vergonha. Esse processo de autoconscincia e separao do outro, faz com que a criana desenvolva o sentido interno de que capaz de funcionar independentemente da me. Ela acarreta (...) uma conscincia de que os outros tm uma existncia separada em relao criana (EIZIRIK; KAPCZINSKI e BASSOLS, 2001). Isto no significa que a criana no tenha necessidade de ser amada e protegida. exatamente um ambiente seguro com vnculos afetivos fortes que a ajudaro nesse percurso para constituir sua identidade. Ela precisa ser encorajada em sua autonomia, sabendo que est protegida e cuidada. Nem sempre fcil para a famlia e para a escola lidar com as crianas aos trs anos. Como as exigncias de socializao vo aumentando e suas novas capacidades lhes apresentam novos desafios, muitas vezes a criana vive o conflito entre sua autonomia e estar mais perto dos pais. Muitas vezes tem medo de perder o amor dos pais se no fizer o que eles querem, mas ao mesmo tempo ainda no est preparada para enfrentar situaes como abandonar a mamadeira e a chupeta, controlar esfncteres, seguir determinadas regras, ir escola, comer sozinha, resolver alguns conflitos com seus pares, brincar com outras crianas com maior interao, ouvir no com mais frequncia, ser impedida de subir onde deseja, etc. Assim para Eizirik; Kapczinski e Bassols (2001), so comuns nessa idade os momentos de gritos, atitudes desafiantes, agresso fsica e mau-humor. Para os autores so os vnculos afetivos, familiares e nos espaos onde a criana interage, os melhores fatores de proteo contra a dor emocional da criana. No podemos esquecer que com o avano da linguagem e da capacidade de representao, como vimos no item anterior, a criana expressa suas emoes com mais clareza e pode manter um dilogo melhor com o adulto. Inclusive, a partir dos dois anos j aparecem as expresses faciais que indicam um certo controle das emoes como morder o lbio inferior quando est ansiosa ou comprimir os lbios quanto tem raiva. Como as crianas j conversam mais com os adultos, elas tambm passam a se interessar pelo estado emocional das outras pessoas. Ento, j podem perguntar se a me est triste ou com raiva, j ficam aflitas se veem algum chorando, etc. Assim, graas tambm ao processo de diferenciao de si em relao aos outros a criana a partir dos dois anos capaz de criar empatia, compartilhando dos estados afetivos das outras pessoas. Em sntese: os trs primeiros anos de vida trazem aquisies importantes que sero essenciais para o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos nas etapas seguintes.

Voc deve lembrar que as teorias abordadas no pargrafo anterior foram explicitadas com mais detalhes na unidade anterior. Aproveite e revise-as, pois assim voc compreender melhor o desenvolvimento infantil nas etapas trabalhadas nesta segunda unidade.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

61

Captulo 3
A infncia sob o olhar da psicologia

Ao longo desta unidade estivemos apresentando aspectos gerais do desenvolvimento em determinadas etapas da vida infantil. Contudo, no estamos falando de uma criana que abstrata, uniforme e universal, mas, de uma criana situada em um determinado contexto social, poltico, econmico e cultural. Portanto, em um tempo e espao concretos. Nenhum dos aspectos referidos, podem ser analisados isoladamente ou descolados de questes contextuais mais amplas. Como vimos no incio do texto, o conceito de infncia construdo historicamente, assim como as diversas teorias tambm o so. A Psicologia tem buscado, cada vez mais, perceber os diferentes elementos que constituem o desenvolvimento infantil, em uma perspectiva integrada, contnua, sem uma preocupao maior com delimitao de fases. Entretanto, no se negam as diferenas e transformaes que vo ocorrendo ao longo da vida, inclusive, considerando a diversidade social, cultural e tnica nesse processo. Assim, segundo Santos, Xavier e Nunes (2009)
... as teorias clssicas, embora devam ser refletidas criticamente e sempre luz do cenrio no qual estamos imersos, muito tm contribudo para uma compreenso mais ampla da infncia e maior valorizao da criana como algum com caractersticas e processos especficos e singulares, que necessitam ser respeitados pela famlia, escola e sociedade em geral (p. 90).

Os conhecimentos sobre a constituio da infncia so essenciais na formao dos educadores e demais profissionais que trabalhem com crianas. Confrontar saberes, crenas, vises, preconceitos, valores e informaes diversas sobre o tema pode contribuir significativamente para a melhoria dos processos educacionais e para a ampliao da luta por polticas pblicas mais justas que, de fato, atendam todas as crianas, sem distines. Polticas que defendam o exerccio pleno da cidadania a qual as crianas tm direito, e que j lhes deve ser asseguradas antes mesmo do nascimento. A Psicologia e a Educao precisam analisar a infncia de forma integrada, ampla, plural, articulando as dimenses tericas e prticas. Necessitam, ainda, comprometerem-se com a produo de conhecimentos sistemticos, consistentes e, acima de tudo, voltados para a compreenso do ser humano como sujeito social, histrico e cultural.

62

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta unidade apresentou um panorama geral do desenvolvimento da criana do perodo pr-natal aos dois primeiros anos de vida. Para tanto, foi abordado, inicialmente, o conceito de infncia como uma construo social e histrica, constituda especialmente, a partir da Idade Mdia e ganhando novos sentidos e desafios na contemporaneidade. Em seguida, foi discutido o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e emocional no referido perodo da vida da criana, tendo como referncia algumas teorias psicolgicas clssicas e contemporneas. Por fim, foi apresentada uma reflexo sobre como a Psicologia, atualmente, entende a criana. Vale ressaltar que todos os aspectos do desenvolvimento humano devem ser analisados de forma integrada e contnua.

1. Considerando a ideia de criana apresentada por Aris, especialmente na Idade Mdia, estabelea uma comparao com a criana dos dias atuais. 2. Explicite a relao entre a gravidez e o desenvolvimento do beb em todos os seus aspectos. 3. Observe duas crianas (uma no primeiro e outra no segundo ano de vida), tomando as caractersticas abordadas no texto como base para elaborao de roteiro de observao sistemtica. Elabora um relatrio e apresente sntese em sala de aula, discutindo se realmente os aspectos observados aparecem na literatura. No esquea de contextualizar o ambiente social e familiar das crianas observadas, bem como solicitar autorizao dos responsveis, comprometendo-se a preservar a identificao da criana. 4. Qual a importncia dos vnculos materno e paterno para o desenvolvimento do beb em seus dois primeiros anos de vida? 5. Pesquise e elabore um pequeno texto explicitando quais os principais desafios enfrentados pelas crianas brasileiras no sculo XXI. 6. A partir dos aspectos do desenvolvimento apresentados no texto: cognitivo, psicomotor, social e emocional da criana, faa uma comparao entre a criana de 6 meses e a de dois anos, destacando os avanos principais e quais as influncias do ambiente nesse processo.

Ldico: relacionado brincadeira, jogo. Resilincia: capacidade de vencer as dificuldades, obstculos e situaes crticas; superao, resistncia.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

63

Filmes
Sndrome de Caim
Direo: Brian de Palma. Estados Unidos (1992). O filme conta a histria de um psiclogo infantil que tem uma filha de dois anos e faz experimentos com crianas nessa faixa etria. Contudo, comeam a aparecer crianas sequestradas na regio onde mora e ento um mistrio se instala. Suspense que discute a relao adulto e criana, e as possibilidades de controle da mente.

Bebs geniais
Direo: Bob Clark. (EUA - 1999). Alguns bebs so confinados em um laboratrio por cientistas que querem criar gnios. Contudo, um casal que possui uma creche busca provar que o amor o principal ingrediente para o desenvolvimento infantil. Uma rebelio dos bebs trar muitas surpresas.

Mensageiras da luz- as parteiras da Amaznia


Direo: Evaldo Mocarzel. (Brasil- 2004). Documentrio com durao de 72 minutos que narra a vida das parteiras tradicionais do Estado do Amap. Elas ajudam no nascimento de bebs, utilizando tcnicas milenares da tradio indgena. Nem as grandes distncias entre as comunidades espalhadas pela selva amaznica, so impedimentos para o trabalho dessas mulheres que prestam um importante servio.

ARIS, P. Histria social da criana e da famlia. Porto Alegre: Artmed, 1998. BEE, H. A criana em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003. COSTA, J. F. Ordem mdica e norma familiar. So Paulo: Paz e terra, 1983. FONSECA, V. Psicomotricidade. So Paulo: Martins Fontes, 2001. GALVO, I. Henri Wallon. Uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. Petrpolis: Vozes, 1995. GREIG, P. A. A criana e seu desenho. O nascimento da arte da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

64

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

HEYWOOOD, C. A histria da infncia. Da idade mdia poca contempornea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004. KRAMER, S. Profissionais da educao infantil. Gesto e formao. So Paulo: tica, 2005. MANFRO, G. G.; MALTZ, S. E ISOLAN, L. A criana de o a 3 anos. In: EIZIRIK, C. L.; KAPCZINSKI, F. E BASSOLS, A. M. S. O ciclo da vida humana. Porto Alegre: Artmed, 2001. NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil. Abordagem de Mussen. Porto Alegre: Artmed, 1999. ORTIZ, M. J.; FUENTES, M. J. e LPEZ, F. Desenvolvimento socioafetivo na primeira infncia. In: COLL, C.; MARCHESI, A. e PALACIOS, J. Desenvolvimento Psicolgico e Educao. Psicologia evolutiva. V.1. Porto Alegre: Artmed, , 2004, p. 105-126. PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1967. PIO, Cleuza. Da concepo ao primeiro ano de vida: reflexes sobre o relacionamento me-beb. Http://www. Pepsic.bvs-psi.org.br. Acessado em 26 de maio de 2009. POLLETO, R. C. A. Ludicidade da criana e sua relao com o contexto familiar. Revista Psicologia em estudo. V.10. N.1. P. 65-75, 2005. SANTOS, M. S.; XAVIER, A. S. E NUNES, A. I. B. Psicologia do desenvolvimento. Teorias e Temas contemporneos. 2 ed. Braslia: Liber livro, 2009. SPITZ, R. A .(1979). O Primeiro ano de Vida. Um estudo psicanaltico do desenvolvimento normal e anmalo das relaes objetais. So Paulo: Martins Fontes, 1979. VIGOTSKI, L. S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1986. WADSWORTH, B. J. Inteligncia e afetividade da criana na teoria de Piaget. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. WINNICOTT, D. W. (1971). A criana e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2 Ed. ZIMEMERMAN, A. et alli. Gestao, parto e puerprio. In: EIZIRIK, C. L.; KAPCZINSKI, F. E BASSOLS, A. M. S. O ciclo da vida humana. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

65

Potrebbero piacerti anche