Sei sulla pagina 1di 2

Um dos aspectos mais significativos da renovao conciliar foi a restaurao dos ministrios laicais.

E isso torna-se, hoje, particularmente visvel na principal manifestao da Igreja que a Eucaristia do Domingo. Os ministrios dos leigos, embora no se restrinjam, nem se esgotem na Liturgia, tm nela, contudo, uma visibilidade maior. Por isso, a escolha daqueles fiis para estes ministrios, nomeadamente o da distribuio da eucaristia, requer um especial cuidado, seriedade, sensatez e ponderao. Nesse sentido, o Ministro Extraordinrio da Comunho deve distinguir-se por uma vida crist coerente, por uma situao familiar exemplar e gozar da estima da comunidade. No deve, pois ser apresentado para o exerccio deste ministrio, quem possa ser motivo de reparo pelos fiis. E conveniente que a escolha recaia sobre quem j deu provas bastantes de comunho, dedicao Igreja e apostolado. Deve, ainda, ter recebido os trs sacramentos da iniciao crist, cultivar a piedade eucarstica e ser modelo, para os outros, de participao activa e plena na celebrao eucarstica. Alm disso, deve possuir um grau de cultura que, ao menos, corresponda mdia da comunidade que vai servir. Define-se como Ministrio Extraordinrio e deve ser exercido desse modo, isto , em comunho com os ministros ordinrios e s quando for necessrio. A propsito o Pe. Jounel comentava: " preciso notar, antes de mais, que ele (ministro extraordinrio da comunho) no institudo, estabelecido num cargo permanente, mas delegado para uma aco determinada, quer seja de modo relativamente estvel quer seja para uma funo transitria. Alm disso, ele s delegado para distribuir a comunho. Este ministrio deve implicar uma atitude de disponibilidade generosa: o bem de uma comunidade pode exigir-lhes a participao em algumas celebraes dominicais. Por isso, quem, porventura, no disponha do domingo para este servio generoso, no dever aceitar ser candidato. O ministro extraordinrio da comunho deve viver uma intensa piedade eucarstica. Antes de mais, deve cultivar uma participao autntica na celebrao da missa, a partir da qual procura fazer prprios os sentimentos de Cristo: a sua aco de graas, a sua entrega ao Pai pelos nossos pecados, a sua splica para que o reino de Deus se concretize na terra. A recomendao dirigida por So Paulo aos Filipenses adquire uma importncia vital para a missa: Tenhais em vs prprios os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (2, 5). No basta estar fisicamente presente na celebrao eucarstica. preciso entrar na piedade filial de Cristo em relao ao Pai e faz-la prpria. Sem um mnimo de unio interior com o que se celebra sobre o altar no se recebe nenhum fruto espiritual da prpria missa. A ateno da f, em prol duma unio de caridade mais forte com Cristo, deve focar-se sobretudo nos trs momentos chave da missa: a) b) Na escuta da Palavra para o crescimento da f; Na oferta de Cristo, do seu sacrifcio e de ns prprios durante a orao eucarstica;

c) Na comunho, como participao plena no sacrifcio, comunho com Cristo e comunho com todos os irmos em Cristo. Em segundo lugar, necessrio que toda a vida gravite em torno da missa, e que, a partir deste sacramento, se adquira a fora de viver o amor. Quem participou na celebrao eucarstica recebeu a vontade de se doar por amor ao Pai e aos irmos, tal como fez Cristo Jesus no seu mistrio pascal. Viver a Eucaristia significa viver a caridade nas suas duas dimenses inseparveis: para com Deus e para com os irmos, at atingir a unidade.

A prova da verdade e da autenticidade do encontro com Cristo na eucaristia reside consequentemente no facto de saber viver a relao com Cristo presente no irmo, especialmente no pobre. Jesus, de facto, fez com que os homens, e de um modo particular aqueles que sofrem, recebessem concretamente aquele amor que pede para si mesmo. sobre ele que seremos julgados no ltimo dia. No entardecer da vida seremos julgados com base na caridade (So Joo da Cruz). Ai de quem se esquecer da relao indissocivel entre a presena de Cristo na sua palavra, no sacramento e no irmo! Levar a eucaristia aos irmos, sobretudo aos doentes e idosos, significa levar-lhes e servir-lhes Cristo. Por ltimo, o ministro extraordinrio deve alimentar uma intensa piedade para com a presena de Cristo que permanece nas espcies consagradas. A piedade que o leva a prostrar-se em orao junto do tabernculo faz com que participe mais profundamente no mistrio pascal e responda com gratido ao dom daquele que, com a sua humanidade, infunde incessantemente a vida divina nos membros do seu corpo. Permanecendo perto de Cristo Senhor, o ministro beneficia com aquela ntima familiaridade, e, ao mesmo tempo, abre o seu corao para seu prprio bem e de todos aqueles a quem leva a eucaristia, reza pela paz e pela salvao do mundo. (cf. SDPLV)

Sites

http://www.senhorbomjesus.org.br/ministros_da_eucaristia.htm

Potrebbero piacerti anche