Sei sulla pagina 1di 4

Basicamente, resumimos que a rede tem como finalidade o princpio de comunicao, e ele pode mudar radicalmente muitos procedimentos

comuns. So um conjunto de equipamentos que podem comunicar-se, compartilhando recursos, hoste, remotos e outras redes. Componentes bsicos de uma rede: dois ou mais microcomputadores - o nmero mnimo para se ter uma rede; placa de rede - todas as estaes de trabalho, bem como o servidor, tero que ter uma placa para que ocorra a comunicao entre ambos; meios de comunicao - a ligao fsica da rede, permitindo a comunicao entre os micros, e feita atravs de cabos do tipo par tranado, fibras tica, etc; perifricos - so dispositivos que esto disposio dos usurios como por exemplo: impressoras, fax-modem, drivers de disco, etc; software de comunicao - responsvel pela comunicao lgica dos micros, como exemplo podemos citar o Windows NT, Novel Netware, etc.

Para se escolher o tipo de rede mais adequado s suas necessidades, deve-se fazer um planejamento, ou estudo personalizado, visando apontar todas as necessidades da organizao. vrios fatores podem ser levados em conta na hora da deciso: visar a expanso do nmero de mquinas; facilidade no desenvolvimento de aplicaoes; facilidade em relao a manuteno; confiabilidade; segurana. As arquiteturas existentes so: INTERNET, INTRANET, MAINFRAME (OFF-LOADING). Conectividade meio de transmisso a conexo fsica entre as estaes da rede. Os mais utilizados so: PAR TRANADO, CABO COAXIAL, FIBRAS TICAS. linhas de comunicao, referem-se a utilizao do meio fsico que conecta estaes e pode ser: SIMPLEX, HALF-DUPLEX, FULL-DUPLEX. protocolos de acesso ao meio definem a interface usada pelas aplicaes distribudas para intercmbio de dados. Entre os protocolos existentes, podemos citar: TCP/IP, IPX/SPX, NETBIOS (Network Input/Output System). placas de rede: NDIS (Network Driver Interface Specification), define um conjunto de comandos, chamados primitivas NDIS, que padronizam a interface oferecida pelos drivers de placa de rede. ODI (Open Data Link Interface), foi criada visando tambm diminuir a dependncia entre as implementaes dos drivers de placa e protocolo. HARDWARE Roteamento a escolha do mdulo do n de destino por onde as mensagens devem transitar. A implementao do roteamento exige uma estrutura de dados que informe os possveis caminhos e seus custos, a fim de que se possa decidir qual o melhor. Diversos mtodos tm sido utilizados para a manuteno da estrutura de dados. So eles: Roteamento Centralizado, Roteamento Isolado, Roteaemnto Distribudo, Roteamento Hierrquico.

Roteadores Os Gateways so usualmente classificados em dois tipos: GATEWAYS CONVERSORES DE MEIO (Media-Conversion Gateways)

Estes Gateways so os mais simples e so muito utilizados em inter-redes que oferecem o servio de datagrama. Suas funes so basicamente de receber um pacote de nvel inferior, tratar o cabealho inter-redes do pacote descobrindo o roteamento necessrio, contruir novo cabealho inter-redes se necessrio e enviar esse novo pacote ao destino. GATEWAYS TRADUTORES DE PROTOCOLOS (Protocol-Translation Gateways)

Estes j so mais utilizados em inter-redes que usam circuitos virtuais passo a passo. Eles atuam traduzindo mensagens de uma rede, em mensagens da outra rede, com a mesma semntica de protocolo. Repetidor So utilizados geralmente para a interligao de duas ou mais redes idnticas. Atuando no nvel fsico, os repetidores simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os que repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Pontes A ponte atua nos protocolos a nvel de enlace. Ao contrrio dos repetidores, as pontes s repetem os pacotes destinados s redes que interligam ou que devem passar pelas redes que interligam at chegarem ao seu destino. TIPOS E TOPOLOGIA DE REDES Uma rede de Computadores formada por um conjunto de mdulos processadores (Mps) capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicao. Alguns exemplos de rede: Redes Locais (Local Area Networks) - LANs Redes Metropolitanas (Metropolitan Area Networks) - MANs Redes Geograficamente Dsitribudas (Wide Area Networks) - WANs A topologia de uma rede de comunicao ir, muitas vezes, caracterizar seu tipo, eficincia e velociade. A topologia refere-se a forma com que os enlaces fsicos e os ns de comunicao esto organizados. As ligaes podem ser de dois tipos: Pontoa-ponto e Multiponto. Tipos de Topologia: Topologia em Anel Topologia em Estrela Topologia em Barra Topologia Totalmente Ligada

Topologia Parcialmente Ligada SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES Pode ser chamado de software de rede, pois muitos deles usam o MSDOS como base de sistema de arquivo no servidor, interferindo, inclusive, o menos possvel no Sistema Operacional Local. Este sistema, deve atuar de forma que os usurios utilizem os recursos de outras estaes da rede como se estivesse operando localmente. Abaixo vemos alguns exemplos e suas principais caractersticas: Windows NT Server 4.0 - possui recursos multitarefa, tem uma taxa maior de segurana que a verso anterior e um aumento considervel na velocidade da comunicao na rede e de processamento. Unix - um sistema operacional multitarefa e pode ser executado tanto em estaes grficas como em micros 486 oferecendo assim, servios multiusurios de contabilidade e banco de dados a um custo muito baixo. NetWare (Novell) - sua principal caracterstica a de no necessitar de grande potncia nem para o servidor e nem para as estaes de trabalhos; as estaes acessam somente em alto nvel, deixando para o sevidor, o gerenciamento lgico dos arquivos, evitando assim, acessos mal intencionados. LANtastic - um software de instalao simples, fcil de utilizar, administrar e ampliar, oferecendo grande flexibilidade para que qualquer PC da rede possa atuar como servidor, cliente ou cliente-servidor ao mesmo tempo.

SERVIDORES Abaixo faremos uma breve descrio dos tipos existentes e o que eles nos oferecem: Servidor de Arquivos: oferece servios de armazenamento e acesso a informaes bem como o compartilhamento de discos, controlando unidades de discos ou outras unidades de armazenamento; Servidor de Banco de Dados: usa em sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) e sendo assim, possibilita que as consultas s bases de dados sejam feitas em modo SQL (Structure Query Language); Servidor de Impresso: gerencia e oferece servios de impresso a seus clientes, possuindo um ou mais tipos de impressoras; Servidor de Comunicao: o responsvel pela realizao de todos os procedimentos de acesso rede, bem como da interface com os dispositivos dos usurios; Servidor de Gerenciamento:

cuida do trfego, do estado e do desempenho de uma estao da rede, bem como a monitorao do meio de transmisso e de outros sinais de forma a possibilitar a deteco de erros. SEGURANA DE REDES um conjunto de procedimentos que visam a proteo dos dados contra acessos fortuitos ou intencionais feitos por pessoas no autorizadas, alteraes indevidas ou mesmo a destruio dos dados. Basicamente, podemos classificar a questo da segurana em trs tipos: Segurana Fsica - fazer um estudo detalhado das necessidades da empresa, segurana com equipamentos, cabeamento e das estaes de trabalho; Segurana Lgica - consite basicamente em fazer backups, uso de senhas criptografadas para cada usurio e especificaes para acesso a arquivos tipo ler, apagar, gravar, etc. Segurana no Transporte de Informao - uso de protocolos de comunicao para que se possa garantir a integridade dos dados.

Potrebbero piacerti anche