Sei sulla pagina 1di 2

Infncia

At os seis anos de idade, Russo sempre viveu no Rio de Janeiro junto com sua famlia. Comeou a estudar cedo no Colgio Olavo Bilac, na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Nessa poca teria escrito uma bela redao chamada "Casa velha, em runas", que inclusive est disponvel na ntegra. Em 1967, mudou-se com sua famlia para Nova Iorque pois seu pai, funcionrio do Banco do Brasil, fora transferido para agncia do banco em Nova Iorque, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens. Foi quando Russo foi introduzido a lngua e a cultura norte-americanas. Aos nove anos, em 1969, Russo e sua famlia voltam para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Svio numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Adolescncia
Em 1973 a famlia trocou o Rio de Janeiro por Braslia, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato comeou a atravessar uma das fases mais difceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisilise, uma doena ssea. Ao saber do resultado, os mdicos submeteram-no a uma cirurgia para implantao de trs pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o perodo de tratamento Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir msica, iniciando sua extensa coleo de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, Russo teria alegado que este perodo fora determinante na formao de sua musicalidade.

Carreira
Sua primeira banda foi o Aborto Eltrico, ao lado dos irmos Felipe Lemos (F) (bateria) e Flvio Lemos (baixo eltrico),e do sul-africano Andr Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre F e Renato. O Aborto Eltrico foi a semente que deu origem Legio Urbana e ao Capital Inicial (formado por F e Flvio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto). Aps o fim do Aborto Eltrico, Renato comea a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitrio. A fase solo durou poucos meses, at que o cantor se juntou a Marcelo Bonf (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paran (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimares (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), formando a Legio Urbana, tendo Renato como vocalista e baixista. Suas principais influencias eram as bandas de post punk que surgiram na epoca, especificamente, Renato Russo se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e especialmente Morrissey que era vocalista da banda The Smiths

Aps os primeiros shows, Eduardo Paran e Paulo Paulista saem da Legio. A vaga de guitarrista assumida por Ico-Ouro Preto, irmo de Dinho Ouro-Preto, que fica at o incio de 1983. Seu lugar assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonf, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formao clssica da banda. frente da Legio, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como msico, sendo reconhecido como o mais importante compositor dorock brasileiro, criando uma relao com os fs que chegava a ser messinica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religio Urbana/Legio Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messinico.

Morte
Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, as 01h15 da Madrugada, pesando apenas 45 quilos, em consequncia de complicaes causadas pela Aids (era soropositivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente sua doena).[1] Deixou um filho, Giuliano Manfredini, poca com apenas 7 anos de idade. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas lanadas sobre o jardim do stio de Roberto Burle Marx. No dia 22 de outubro de 1996, onze dias aps a morte do cantor, Dado e Bonf, ao lado do empresrio Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhes de discos no pas durante a vida de Renato. Mais de uma dcada aps sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos pelo mundo.

Potrebbero piacerti anche