Sei sulla pagina 1di 51

ORAES DE LOUVOR PARA CELEBRAO DA PALAVRA

ORAO DE LOUVOR PARA O TEMPO COMUM I (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para que o acolhamos na f e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realizao de seu Reino. T.: Creio, Senhor, mas aumentai a nossa f!

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Creio, Senhor, mas aumentai a nossa f! P.: Pela palavra do evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade, com o papa N., o nosso bispo N., e sejam sinais da presena do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade N., cada vez mais sinal do vosso amor e cresa na f e na caridade. T.: Creio, Senhor, mas aumentai a nossa f! P.: Lembrai-vos, Pai, dos nossos irmos e irms que morreram na paz do Cristo (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja f vs conhecestes; acolhei-os na luz da vossa infinita misericrdia. T.: Creio, Senhor, mas aumentai a nossa f! 4

P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, como aceitastes o sacrifcio de vosso filho na cruz; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

ORAO DE LOUVOR PARA O TEMPO COMUM II (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Ns vos louvamos, Pai, por toda a vossa criao e por tudo o que fizestes no meio de ns, por meio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmo, sob a ao do Esprito Santo que socorre a nossa fraqueza e intercede por ns com gemidos inefveis. T.: Por ns fez maravilhas, louvemos ao Senhor! P.: Enviai sobre ns, aqui reunidos, o vosso Esprito e da a esta terra que nos sustenta uma nova face. Que haja paz em nossas famlias e cresa em nossa comunidade a alegria de sermos verdadeiros irmos e irms de Cristo, identificados pelo amor recproco. T.: Por ns fez maravilhas, louvemos ao Senhor!

P.: Pela palavra do evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o papa N., e sejam sinais da presena do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade N., cada vez mais sinal de vossa bondade e unida com a caminhada da diocese sob a orientao do nosso bispo N., cresa na f e na caridade. T.: Por ns fez maravilhas, louvemos ao Senhor! P.: Lembrai-vos, Pai, dos nossos irmos e irms que morreram na paz do Cristo (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja f vs conhecestes; acolhei-os na luz da vossa infinita misericrdia. T.: Por ns fez maravilhas, louvemos ao Senhor! P.: Deus, criador do cu e da terra, os nossos louvores e nossas preces cheguem a vs pelas mos daquele que nosso nico mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

ORAO DE LOUVOR PARA O TEMPO COMUM III (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, o nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para que estejamos em vossa luz e possamos anunciar, por todo o mundo, as vossas maravilhas. T.: Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas!

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas! P.: Guardai-vos, Pai, a vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu; da ao santo Padre, o papa N. ser bem firme na f, na caridade, e a N. que bispo desta igreja, muita luz para guiar o seu rebanho; e a todos os ministros do vosso povo. Dignai-vos proteger esta comunidade N., cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz. T.: Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas!

P.: Lembrai-vos, dos vossos filhos e filhas que chamastes deste mundo vossa presena (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos. Concedei-lhes que tendo participado da morte de Cristo pelo batismo, participem igualmente da sua ressurreio. T.: Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas! P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer segundo Cristo nosso Senhor; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

10

ORAO DE LOUVOR PARA O TEMPO COMUM IV (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, o nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Onipotente, santssimo, altssimo e sumo Deus, teus so o louvor, a glria, a honra e toda bno. Vs criastes o universo e dispusestes os dias e as estaes. Formastes o homem e a mulher vossa imagem e a eles submetestes toda a criao. Ns vos bendizemos, porque neste dia (domingo) festivo nos acolhestes em vossa casa para escutar vossa palavra e repartir o po consagrado, na esperana de ver o dia sem ocaso, quando a humanidade inteira repousar junto de vs. T.: Jesus Cristo Senhor para a glria de Deus Pai!

11

P.: Ns vos damos graas, Pai, Senhor do cu e da terra, pois revelastes os mistrios de teu reino aos pequeninos. Compadecendo da fraqueza humana, enviastes vosso Filho, que morrendo no lenho da cruz, ele nos libertou da morte. Ressuscitando dos mortos, nos garantiu a vida eterna. T.: Jesus Cristo Senhor para a glria de Deus Pai! P.: Guardai-vos, Pai, a vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu; da ao santo Padre, o papa N. ser bem firme na f, na caridade, e a N. que bispo desta igreja, muita luz para guiar o seu rebanho. Dignai-vos proteger esta comunidade N. cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz. T.: Jesus Cristo Senhor para a glria de Deus Pai! P.: Lembrai-vos, dos vossos filhos e filhas que chamastes deste mundo vossa presena (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos. Concedei-lhes que tendo participado da morte de Cristo pelo batismo, participem igualmente da sua ressurreio. T.: Jesus Cristo Senhor para a glria de Deus Pai!

12

P.: Senhor nosso Deus, fortalecei-nos no vigor do vosso poder, revesti-nos da armadura da f, cingi-nos da verdade e dai-nos participar do coro dos vossos santos; para que livres de todo inimigo, fixemos nossos coraes na verdade e no amor de vosso dileto Filho; que vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

13

ORAO DE LOUVOR PARA O ADVENTO I (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para que sua chegada nos encontre vigilantes na orao e celebrando os seus louvores. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa!

14

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa! P.: Pai Santo, conduzi a vossa Igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o nosso Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N., para que nos tornemos semelhantes imagem de vosso Filho. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa! P.: Suplicantes vos rogamos Senhor nosso Deus, rico em misericrdia, lembrai-vos dos nossos irmos e irms que adormeceram na paz do vosso Cristo (lembrar os falecidos da comunidade): que sejam todos recebidos com amor na vossa casa. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa!

15

P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de que o vosso Filho Unignito, tendo recebido nossa humanidade, nos faa participar da sua vida divina; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

16

ORAO DE LOUVOR PARA O ADVENTO II (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Deus, eterno e todo poderoso, somente vs sois santo e digno de louvor, desejado das naes, esperana do mundo inteiro. Vs que enviaste vosso nico Filho para ser como um de ns, menos no pecado: um homem limitado, que cresce, que pergunta e que aprende; um homem que sabe ouvir e responder. Ns vos louvamos, bendizemos e glorificamos pelo mistrio da vossa encarnao. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa!

17

P.: Senhor nosso Deus, eterno e onipotente, humildemente suplicamos, que o vosso Esprito nos reconduza quela recompensa da salvao enviada pela encarnao e a redeno cumprida pela paixo de Jesus Cristo, divino mestre e prncipe da paz. Livrai-nos das trevas, e na imensido do vosso amor purificai-nos com o precioso sangue do vosso Filho e senhor nosso, pelo qual fomos convosco reconciliados. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa! P.: Pai Santo, conduzi a vossa Igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o nosso Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N. para que nos tornemos semelhantes imagem de vosso Filho. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa! P.: Senhor nosso Deus, rico em misericrdia, pedimos por aqueles que amamos N. e tambm por aqueles que ainda no amamos bastante. Lembrai-vos dos que morreram (lembrar os falecidos da comunidade): que sejam todos recebidos com amor na vossa casa. T.: Esperamos, Senhor, vossa vinda gloriosa!

18

P.: Deus de bondade, que enviaste vosso Filho na primeira vinda a fim de nos conceder o dom do Esprito, conceda-nos quando vier pela segunda vez, nos encontre na alegria e na paz, na santidade e na graa; e que se manifeste cheio de mansido no dia do juzo; Ele que outrora nos ensinou a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanas nos bens eternos; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

19

ORAO DE LOUVOR PARA O NATAL I (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para que reconhecendo em Jesus como Deus visvel a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que no vemos. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz!

20

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz! P.: Senhor nosso Deus, fortalecei na unidade os convidados a participar da vossa Igreja. Em comunho com o nosso papa N., e o nosso bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N., a fim de que possamos irradiar confiana e alegria e caminhar com f e esperana pelas estradas da vida. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz!

21

P.: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms que adormeceram na paz do vosso Cristo (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: admiti-os ao banquete das npcias eternas e concedei-lhes, a glria da ressurreio e a plenitude da vida eterna. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz! P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de manifestemos em aes o que brilha pela f em nossas almas a glria obtida pelo vosso Filho; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

22

ORAO DE LOUVOR PARA O NATAL II (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Eterno esplendor da beleza divina, vs sois luz, vida e perdo; na gruta de Belm nasceu o vosso Filho, concedendo o dom da vida humanidade e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade em Cristo Jesus, que se dignou a assumir a nossa humanidade. Que o cu se alegre e que a terra exulte, e que os homens e as mulheres celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glria. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz!

23

P.: No mistrio da encarnao de vosso Filho reconhecemos Jesus como Deus visvel em nossa carne, restaurando a integridade do universo e introduzindo no reino dos cus o homem e a mulher redimidos; vs que sois a fonte da santidade, vivificai e confirmai em nossos coraes a luz, a vida e o amor. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz! P.: Senhor nosso Deus, fortalecei na unidade os convidados a participar da vossa Igreja. Em comunho com o nosso papa N., e o nosso bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N., a fim de que possamos irradiar confiana e alegria e caminhar com f e esperana pelas estradas da vida. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz! P.: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms que adormeceram na paz do vosso Cristo (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: admiti-os ao banquete das npcias eternas e concedei-lhes, a glria da ressurreio e a plenitude da vida eterna. T.: Fazei-nos, Senhor, instrumentos de vossa paz!

24

P.: Ns vos pedimos, Deus todo poderoso, pela luz do Evangelho, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade; a fim de estabelecer a paz em nossos coraes, a harmonia em nossas famlias, a concrdia entre os povos e o crescimento sustentvel para a terra. E assim, possamos proclamar dignamente a maravilhosa natividade de vosso Filho unignito; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

25

ORAO DE LOUVOR PARA A QUARESMA I (para ser utilizado na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para celebrar os mistrios pascais, que nos deram vida nova e nos tornaram filhas e filhos vossos. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia!

26

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia! P.: Assim como aqui nos reunistes, Pastor e guia de todos os fiis, conduzi a vossa igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N., para que na vida e no trabalho d testemunho e exemplo do Evangelho que anuncia. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia!

27

P.: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms, que adormeceram na paz do vosso Cristo (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia! P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de que possamos vivenciar seu amor por uma vida santa e configurar a imagem de Jesus Cristo; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

28

ORAO DE LOUVOR PARA A QUARESMA II (para ser utilizado na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Deus, Pai de misericrdia, olhai para ns aqui reunidos que procura uma converso sincera dos pensamentos, palavras e aes. Ensinai-nos a corrigir nossa fraqueza e negligncia, e a procurar de todo o corao os bens eternos, para que gozemos eternamente da vossa presena na nova Jerusalm. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia!

29

P.: Ns vos pedimos, Pai, convertei a nossa vida e derrame sobre as trevas da nossa ignorncia um raio de vossa luz, preservai-nos do fascnio da vaidade, que obscurece a mente e oculta os verdadeiros valores e renovai-nos sem cessar por vosso Esprito Santo. Da a ns pecadores a contrio sincera das nossas culpas, e a reconciliao perfeita convosco e com a vossa igreja e que pela participao no mistrio do vosso Corpo e Sangue, aumenta em ns a caridade, a fortaleza e a confiana, para que purificados interiormente, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia! P.: Assim como aqui nos reunistes, Pastor e guia de todos os fiis, conduzi a vossa igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e todos os membros da nossa comunidade N., para que na vida e no trabalho d testemunho e exemplo do Evangelho que anuncia. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia! P.: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (lembrar os falecidos da comunidade), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedeilhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. T.: Como grande, Senhor, a vossa misericrdia!

30

P.: Acolhei, Deus de infinita bondade, este culto de reconciliao convosco, para que perdoeis os nossos pecados e orientais os coraes vacilantes ao amor do vosso Filho; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

31

ORAO DE LOUVOR PARA A PSCOA I (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa pscoa, foi imolado. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou!

32

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou! P.: Pai clementssimo, que pela ressurreio do vosso Filho nos deu a graa da redeno e nos adotou como filhos e filhas; fortifique na f e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o papa N., o nosso bispo N., os membros desta comunidade N., e todo o povo que conquistastes. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou! P.: Senhor Pai santo e justo, pela ressurreio de vosso Filho, dignai-vos receber na companhia dos santos os nossos irmos e irms que morreram (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cujos nomes esto escritos no livro da vida. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou! 33

P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar; do mesmo modo, como aceitou a entrega confiante em vossas mos, o esprito de Cristo, que cumprindo inteiramente vossa santa vontade, revelou-se como sacerdote, altar e cordeiro; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

34

ORAO DE LOUVOR PARA A PSCOA II (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Onipotente, santssimo, altssimo e sumo Deus, que pela ressurreio de vosso Filho e nosso irmo, Jesus Cristo, ressurgiu nova vida no gnero humano e comeou o tempo em que a criao inteira canta o vosso nome que est acima de todo o nome e espera o vosso regresso definitivo, na glria eterna. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou!

35

P.: E, por causa de vosso amor, pedimos humildemente gloriosa e a beatssima Me, a sempre virgem Maria, a So Miguel, So Gabriel e So Rafael, So Francisco e Santa Clara e a todos os santos e santas que existiram, existe e existiro uma nova vida transmutada e ressuscitada no teu Esprito, pelo mistrio pascal de vosso Filho. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou! P.: Pai clementssimo, que pela ressurreio do vosso Filho nos deu a graa da redeno e nos adotou como filhos e filhas; fortifique na f e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o papa N., o nosso bispo N., os nossos sacerdotes e diconos e todo o povo que conquistastes. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou! P.: Senhor Pai santo e justo, pela ressurreio de vosso Filho, dignai-vos receber na companhia dos santos os nossos irmos e irms que morreram (lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cujos nomes esto escritos no livro da vida. T.: O Senhor ressuscitou e seu povo iluminou!

36

P.: Conservai-nos Senhor em comunho contigo, derrame o fogo do vosso Esprito sobre ns, congregados na gide da comunidade N.. Fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o esprito que nos deu vida nova, e o sangue que nos remiu. Concedei que, vivamos no louvor da vossa glria e ressuscitemos na graa da plenitude eterna, para receber o prmio prometido pela ressurreio do vosso Filho unignito; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

37

ORAO DE LOUVOR PARA FESTAS E SOLENIDADES - I (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; para que a memria da cruz salvadora mantenha uma f ardente e no conhea desvio, o nosso po seja o Cristo, e a f nos seja a bebida. T.: Damos graas, Senhor, por teu grande amor!

38

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Damos graas, Senhor, por teu grande amor! P.: Pela fora do Esprito Santo, conservai-nos em comunho de f e de amor, unidos ao Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco, os membros desta comunidade N., e todo o povo que conquistastes na construo do vosso reino, at o dia em que, diante de vs, formos santos com os vossos santos. T.: Damos graas, Senhor, por teu grande amor! P.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e Filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da f (lembrar os falecidos da comunidade). A eles, e a todos os que adormecerem no Cristo, conceda-os a felicidade, a luz e a paz. T.: Damos graas, Senhor, por teu grande amor! 39

P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de que a f encontre a luz e espalhe seu claro, em Cristo senhor nosso; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

40

ORAO DE LOUVOR PARA FESTAS E SOLENIDADES - II (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Bendito e louvado seja Deus, o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso, que do alto cu nos abenoou em Jesus Cristo com bno espiritual de toda sorte. T.: Bendito sejais vs, nosso Pai, que nos abenoastes em Cristo! P.: Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, j bem antes de o mundo ser criado, para que fssemos, perante a sua face, sem mcula e santos pelo amor. Por livre deciso de sua vontade, predestinou, atravs de Jesus, a sermos nele os seus filhos adotivos, para o louvor e para a glria de sua graa, que em seu Filho bem-amado nos doou. T.: Bendito sejais vs, nosso Pai, que nos abenoastes em Cristo! 41

P.: nele que ns temos redeno dos pecados, pelo seu sangue. Sua graa transbordante e inesgotvel Deus derrama sobre ns com abundncia, de saber e inteligncia nos dotando. E assim, ele nos deu a conhecer o mistrio de seu plano e sua vontade, que propusera em seu querer benevolente, na plenitude dos tempos realizar: o desgnio de, em Cristo, reunir todas as coisas: as da terra e as do cu. T.: Bendito sejais vs, nosso Pai, que nos abenoastes em Cristo! P.: Pela fora do Esprito Santo, conservai-nos em comunho de f e de amor, unidos ao Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e a todos os membros desta comunidade N., e por todos os que guardam a f que receberam dos apstolos. T.: Bendito sejais vs, nosso Pai, que nos abenoastes em Cristo! P.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e Filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da f (lembrar os falecidos da comunidade). A eles, e a todos os que adormecerem no Cristo, conceda-os a felicidade, a luz e a paz. T.: Bendito sejais vs, nosso Pai, que nos abenoastes em Cristo!

42

P.: Deus de bondade, que esta comunho espiritual proclame vossa grandeza. Ainda que nossos louvores no vos sejam necessrios, vs nos concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vs. Ns vos suplicamos, que acolheis o nosso corao contrito e nossa alma penitente como louvor e dedicao, qual sacrifcio em ao de graas a fim de que possamos alcanar a verdadeira luz, Jesus Cristo; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

43

ORAO DE LOUVOR PARA FESTAS E SOLENIDADES - III (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem. digno, necessrio e salutar, que sempre e em toda parte bendigam louvores e exaltem vosso nome, Deus onipotente e eterno, por Jesus Cristo, Senhor nosso; por quem louvam os Anjos a vossa majestade, proclamam os Santos a vossa glria e celebra os Cus o vosso poder; e aguardamos com firme esperana, a sua vinda gloriosa, no fim dos tempos. T.: Tornai viva, Senhor, nossa f nossa esperana!

44

P.: Pai de misericrdia, a quem sobem nossos louvores: ns vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que derrame sobre ns o vosso Esprito, a fim de que nos tornemos hstias vivas, [+] santas e agradveis diante de vossos olhos. Restaurai e iluminai-nos pelo vosso poder, dando-nos o esprito da cincia e da inteligncia, o esprito do conselho e da fortaleza, o esprito da sabedoria e da piedade e enchei-nos do esprito do vosso temor. Para que na abundncia da vossa graa e participando da plenitude da caridade divina, sejamos anunciadores do Evangelho a todos os povos na promoo da unidade. E, nos tornemos em Cristo, pelo Esprito Santo um s corpo. T.: Tornai viva, Senhor, nossa f nossa esperana! P.: Assim sendo, nos vs pedimos Deus eterno e todo poderoso, que pela fora do Esprito Santo, conservainos em comunho de f e de amor, unidos ao Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e todos os membros desta comunidade N., a fim de que sejamos instrumento da vossa paz. T.: Tornai viva, Senhor, nossa f nossa esperana! P.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da f (lembrar os falecidos da comunidade). A eles, e a todos os que adormecerem no Cristo, confiamos vossa infinita misericrdia. T.: Tornai viva, Senhor, nossa f nossa esperana! 45

P.: Ouvi-nos, Pai bondoso, e vs, dileto Filho, unidos pelo Esprito na luz de eterno brilho, que este sacrifcio de louvor da nossa alma penitente, seja aceito como holocausto e oblao em vosso altar, a fim de conheamos o que vos agrada e sejamos unnimes em pratic-lo, trazendo a alma o gozo que vem da lealdade e participemos da eternidade de Jesus Cristo; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

46

ORAO DE LOUVOR PARA FESTAS E SOLENIDADES - IV (Para ser utilizada na celebrao da palavra) P.: O Senhor esteja conosco. T.: Ele est no meio de ns. P.: Coraes ao alto. T.: O nosso corao est em Deus. P.: Elevemos louvores ao Senhor, nosso Deus. T.: nosso dever e nossa salvao. P.: Bendito e louvado seja Jesus Cristo, o servo de Deus; embora fosse de divina condio, no se apegou ciosamente a ser igual em natureza a Deus Pai. Porm esvaziou-se de sua glria e assumiu a condio de um escravo, fazendo-se semelhante aos homens. T.: Poder, honra e glria ao Cordeiro de Deus! P.: Reconhecido exteriormente como homem, humilhou-se, obedecendo at a morte, at a morte humilhante numa cruz. Por isso Deus o exaltou sobremaneira e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, e elevado muito acima de outro nome. T.: Poder, honra e glria ao Cordeiro de Deus!

47

P.: Por isso, perante o nome de Jesus se dobre reverente todo joelho, seja nos cus, seja na terra ou nos abismos. E toda lngua reconhea, confessando, para a glria de Deus Pai e seu louvor: na verdade Jesus Cristo o Senhor! T.: Poder, honra e glria ao Cordeiro de Deus! P.: Assim sendo, nos vs pedimos Deus eterno e todo poderoso, que pela fora do Esprito Santo, conservainos em comunho de f e de amor, unidos ao Papa N., o nosso Bispo N., o nosso proco e a todos os membros desta comunidade N., e por todos os que guardam a f que receberam dos apstolos. T.: Poder, honra e glria ao Cordeiro de Deus! P.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da f (lembrar os falecidos da comunidade). A eles, e a todos os que adormecerem no Cristo, conceda-os a felicidade, a luz e a paz. T.: Poder, honra e glria ao Cordeiro de Deus!

48

P.: Deus de bondade, que esta comunho espiritual proclame vossa grandeza. Ainda que nossos louvores no vos sejam necessrios, vs nos concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vs. Ns vos suplicamos, que acolheis o nosso corao contrito e nossa alma penitente como louvor e dedicao, qual sacrifcio em ao de graas a fim de que possamos alcanar a verdadeira luz, Jesus Cristo; que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm.

49

ACLAMAES DA ORAO DE LOUVOR 1 opo:

2 opo:

3 opo:

4 opo:

5 opo:

6 opo:

50

Opes do ordinrio da missa:

51

Potrebbero piacerti anche