Sei sulla pagina 1di 1

Saresp 2005 MATRIZ DE ESPECIFICAO LEITURA Ensino Mdio - 3a Srie Agrupamento de gneros de texto por domnios discursivos 1.

. Gabarito Habilidades Localizar uma informao explcita. M B C A D C A A D B D A A B A A A D B D A A A C A A A T B C C D A B D B D A B D A A D C C A A A B C A A B A N D B A A C D B D A B D C A B A D A A A A A A B C C B

2. Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos grficos, sonoros, semnticos ou estilsticos. Literrio (crnica, conto) 3. Inferir o sentido avaliativo ou preconceituoso do uso de determinada palavra ou expresso. 4. Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gnero. 5. 6. Inferir o conflito gerador ou o tema. Associar uma palavra ou expresso a seu referente.

Literrio (poema)

7. Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos grficos, sonoros, semnticos ou estilsticos. 8. Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gnero. 9. Inferir uma informao implcita.

10. Inferir o conflito gerador ou o tema. 11. Localizar uma informao explcita. 12. Inferir uma informao implcita. Escolar (artigo de divulgao cientfica)
1

13. Distinguir causa/conseqncia, fato/opinio ou definio/exemplo. 14. Identificar o uso de sistemas de notao particular rea e de linguagem tcnico-cientfica. 15. Reconhecer a tese defendida pelo autor. 16. Localizar uma informao explcita. 17. Inferir uma informao implcita. 18. Distinguir causa/conseqncia, fato/opinio ou definio/exemplo.

Jornalstico (Artigo de opinio)

19. Inferir o sentido avaliativo ou preconceituoso do uso de determinada palavra ou expresso. 20. Reconhecer a tese defendida pelo autor. 21. Estabelecer relao entre a tese e os argumentos ou justificativas apresentados. 22. Localizar uma informao explcita. 23. Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos grficos, sonoros, semnticos ou estilsticos. 24. Relacionar o sentido do texto verbal ao texto visual e vice-versa. 25. Inferir o sentido avaliativo ou preconceituoso do uso de determinada palavra ou expresso. 26. Inferir o conflito gerador ou o tema.

Publicitrio (propaganda)

A denominao Escolar identifica a escola como uma esfera social que utiliza textos que somente nela circulam e ainda, por sua natureza, explora outros gneros que circulam tambm em outras esferas. Ensino Mdio

Potrebbero piacerti anche