Sei sulla pagina 1di 21

Teoria Extra 1

Correo de Fator de Potncia

Potncia Eltrica e Fator de Potncia:


O Fator de Potencia uma questo cada vez mais relevante para projetistas de equipamentos eletroeletrnicos, pois um menor consumo e um melhor aproveitamento da energia eltrica algo que preocupa, no apenas em vista dos impactos econmicos, mas tambm em vista dos impactos ambientais, passando pela temeridade de um possvel apago (falha com interrupo de fornecimento do sistema de gerao e transmisso de energia eltrica). J sabido que Potncia Eltrica a capacidade de produzir trabalho, na unidade de tempo, isto : Potncia = Trabalho Energia = Tempo Tempo

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as formas de ondas de tenso e de corrente eltrica esto em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante e no mesmo sentido a cada ciclo. No entanto, quando cargas reativas esto presentes, tais como capacitores ou indutores, o fato de ocorrer armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferena de fase entre as formas de ondas de tenso e de corrente. Uma vez que a energia armazenada nas cargas reativas retorna para a fonte sem ter produzido trabalho til, uma carga que apresenta uma grande defasagem entre tenso e corrente (carga de baixo fator de potncia) demandar uma corrente eltrica maior para realizar o mesmo trabalho do que uma carga com pouca defasagem (carga de alto fator de potncia). Assim, as cargas indutivas em geral (motores, transformadores e outros equipamentos de unidades consumidoras), tendo como fonte de fora a energia eltrica, e necessitando formar, a partir da corrente eltrica, um campo eletromagntico para seu funcionamento, so consumidores que utilizam a energia eltrica de duas formas distintas: o Energia reativa e o Energia ativa.

Isso faz com que a potncia total resultante, a qual chamamos de Potncia Aparente (PA) seja composta de duas parcelas distintas: a Potncia Reativa e a Potncia Ativa. A potncia aparente (KVA) a soma vetorial das potncias ativa e reativa, ou seja, a potncia total absorvida pela instalao.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

316

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

A potncia aparente (PA), normalmente medida em kVA (quilovolt-Ampere), prov a energia eltrica que possibilita a fora motriz das mquinas e dos equipamentos de uma instalao. As mquinas eltricas em grande parte equivalem a circuitos com resistncias e reatncias indutivas combinadas, normalmente com predominncia indutiva, Assim, quando em funcionamento as mesmas apresentam um comportamento no qual as formas de onda senoidais da tenso e da corrente acabem ficando defasadas, conforme a figura ao lado. A potncia reativa (PR), medida em kVAr (quilovolt-Ampere-reativo), responsvel pela formao do campo magntico (magnetizao) necessrio para o funcionamento das mquinas girantes, a exemplo dos motores de induo e tambm dos transformadores. A potncia ativa (P), medida em kW (quilowatt), aquela que efetivamente produz trabalho til, aquela que realmente possibilita a execuo das tarefas, isto , faz os motores girarem realizando o trabalho do dia a dia. A composio vetorial destas duas formas de potncia que resulta na potncia aparente. Uma analogia bastante conhecida e que permite uma percepo do entendimento prtico dessas duas formas de energia a seguinte: num copo de cerveja com espuma, a espuma representaria a energia reativa e o lquido, a energia ativa. O chamado Fator de Potncia nada mais que o coseno do ngulo da defasagem existente entre a tenso e a corrente (cos ). O fator de potncia (cos ) pode ser determinado tambm pela razo entre potncia ativa (P em Watts) e potncia aparente (PA em Volt-Ampere). Fator de potncia uma caracterstica da carga e seu valor varia de 0 a 1. A medida do Fator de Potncia utilizada pelas concessionrias fornecedoras de energia eltrica para saber se uma empresa consome energia de modo adequado ou no. Ele indica a eficincia do uso da energia. Um alto fator de potncia indica uma eficincia alta e um fator de potncia baixo indica baixa eficincia. Atualmente exigvel por lei um Fator de Potncia de igual ou maior que 0,92. Quanto maior for o consumo de energia reativa, para o mesmo consumo de energia ativa, mais baixo ser o Fator de Potncia e isso da o direito a concessionria cobrar acrscimos nas contas de energia eltrica.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

317

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

A correo do baixo Fator de Potncia uma das solues para reduzir as perdas de energia eltrica, diminuir os riscos com acidentes eltricos por superaquecimento e, tambm, para evitar acrscimo na fatura de energia. Um baixo Fator de Potncia pode ser corrigido com: O correto dimensionamento de motores e equipamentos; A seleo, utilizao e correta operao de motores e equipamentos eltricos em geral; A utilizao permanente de reatores de alto Fator de Potncia; A instalao de capacitores ou banco de capacitores onde for necessrio (de preferncia prximo da carga).

4.3.8

Potncia em ligaes tringulo / estrela:

A potncia aparente (PA) total, de um sistema carga trifsico, seja o mesmo ligado em tringulo ou estrela, calculada simplesmente multiplicando-se a os valores de VL e IL pela constante 3 .

PA = VL IL 3

em kVA (quilovolt-Ampere)

J potncia ativa (P) de um sistema trifsico, procede-se levando em considerao o fator de potncia da carga consumidora (cos ), ou seja:

P = VL IL 3 cos

em kW (quilowatt)

Assim, para calcular a potncia ativa, basta-nos multiplicar a potncia aparente pelo co-seno do ngulo de defasagem (cos ou fator de potncia):
P = PA cos

em kW (quilowatt)

Por sua vez a potncia reativa (PR) dada por:


PR = PA sen

em kVAr (quilovolt-Ampere-reativo)

Um tringulo retngulo freqentemente utilizado para representar as relaes entre KW, KVAr, e KVA: PR PA PA = P 2 + P R
2 2 2

PA = P 2 + P R P
cos = FP =

P PA

KW KVA

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

318

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Correo do Fator de Potncia:


O fator de potncia (FP) indica a eficincia com a qual a energia est sendo usada, da sua grande importncia no mbito dos fatores econmicos e ambientais nos quais se inserem as empresas industriais. A instalao de capacitores para correo de Fator de Potncia (FP) tem sido alvo de muita ateno nas reas de projeto, manuteno de finanas de empresas interessadas em racionalizar seus equipamentos eltricos. A correo do fator de potncia um investimento necessrio com retorno garantido!

Legislao Atual
Em conformidade com o estabelecido pelo Decreto n 62.724 de 17 de maio de 1968 e com a redao dada pelo Decreto n 75.887 de junho de 1975, as concessionrias de energia eltrica adotaram, desde ento, o FATOR DE POTNCIA como referncia para limitar o fornecimento de energia reativa. Na poca o valor limite era de 0,85. O Decreto n 479, de 20 de maro de 1992, reiterou a obrigatoriedade de se manter o fator de potncia o mais prximo possvel da unidade (1,00), tanto pelas concessionrias, quanto pelos consumidores, recomendando, ainda, ao Departamento Nacional de guas e Energia Eltrica (DNAEE) o estabelecimento de um novo limite de referncia para o fator de potncia indutivo e capacitivo, bem como a forma de avaliao e de critrio de faturamento da energia reativa excedente a esse novo limite. A legislao estabelecida ento pelo DNAEE, introduziu uma nova forma de abordagem do ajuste pelo baixo fator de potncia, com os seguintes aspectos relevantes:

Aumento do limite mnimo do fator de potncia de 0,85 para 0,92; Faturamento de energia reativa capacitiva excedente; Reduo do perodo de avaliao do fator de potncia de mensal para horrio, a partir de 1996.

Com isso muda-se o objetivo do faturamento: em vez de ser cobrado um ajuste por baixo fator de potncia, como faziam at ento, as concessionrias passam a faturar a quantidade de energia ativa que poderia ser transportado no espao ocupado por esse consumo de reativo. Este o motivo porque as tarifas aplicadas serem as de demanda e de consumo de ativos, inclusive ponta e fora de ponta para os consumidores enquadrados na tarifao horosazonal. Alm dos novos limite e forma de medio, outro ponto importante ficou definido:

Das 06:00 s 24:00 o fator de potncia deve ser no mnimo 0,92 para a energia e demanda de potncia reativa indutiva fornecida.
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

SENAI

319

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Das 24:00 at s 06:00 no mnimo 0,92 para energia e demanda de potncia reativa capacitiva recebida. Comparativamente, em outros pases a legislao especifica os seguintes valores

limite: FATOR DE POTNCIA


ESPANHA CORIA FRANA PORTUGAL BLGICA ARGENTINA ALEMANHA SUIA 0,92 0,93 0,93 0,93 0,95 0,95 0,96 0,96

Exemplo de calculo de FP:


Se uma mquina operatriz est trabalhando com 100 KW (potncia ativa) e a energia aparente consumida de 125 KVA, dividindo 100 por 125, voc chegar a um fator de potncia de 0,80: P 100 10 3 cos = FP = = = 0,8 PA 125 10 3 Nas contas de energia eltrica no so mencionados os KVA.h, mas sim o KVAr.h e os KW.h, portanto para se calcular o fator de potncia em tarifaes convencionais ou horosazonais mensais, deve-se usar a frmula a seguir:
FP = 1 P 1+ R P

PR =

2 KQh P 3

Nota: o fator de potncia em um sistema no-linear, no respeita as frmulas citadas se no forem instalados filtros ou indutores nos equipamentos que geram harmnicas.

Conseqncias e Causas de um Baixo Fator de Potncia:


Perdas na Instalao: As perdas de energia eltrica ocorrem em forma de calor e so proporcionais ao quadrado da corrente total. Como essa corrente cresce com o excesso de energia reativa, estabelece-se uma relao entre o incremento das perdas e o baixo fator de potncia, provocando o aumento do aquecimento de condutores e equipamentos.

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

320

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Quedas de Tenso: O aumento da corrente devido ao excesso de energia reativa leva a quedas de tenso acentuadas, podendo ocasionar a interrupo do fornecimento de energia eltrica e a sobrecarga em certos elementos da rede. Esse risco , sobretudo acentuado durante os perodos nos quais a rede fortemente solicitada. As quedas de tenso podem provocar ainda, a diminuio da intensidade luminosa das lmpadas e aumento da corrente nos motores. Sub Utilizao da Capacidade Instalada: A energia reativa, ao sobrecarregar uma instalao eltrica, inviabiliza sua plena utilizao, condicionando a instalao de novas cargas e investimentos que seriam evitados se o fator de potncia apresentasse valores bem mais altos. O "espao" ocupado pela energia reativa poderia ser ento utilizado para o atendimento de novas cargas. Os investimentos em aplicao das instalaes esto relacionados principalmente aos transformadores e condutores necessrios. O transformador a ser instalado deve atender potncia total dos equipamentos utilizados, mas devido presena de potncia reativa, a sua capacidade VARIAO DA POTNCIA DO TRAFO EM deve ser calculada com FUNO DO FATOR DE POTNCIA base na potncia aparente Potncia til Fator de Potncia do Trafo das instalaes. A tabela Absorvida (KW) Potncia (KVA) abaixo mostra a potncia 1000 0,50 2000 total que deve ter o transformador, para atender 1000 0,80 1250 uma carga til de 1000 KW 1000 1,00 1000 para fatores de potncia crescentes. Tambm os custos dos sistemas de comando, proteo e controle dos equipamentos, crescem com o aumento da energia reativa. Da mesma forma, para transportar a mesma potncia ativa sem o aumento de perdas, VARIAO DA SEO DO CABO EM a seo dos condutores deve FUNO DO FATOR DE POTNCIA aumentar medida que o fator Seo Relativa Fator de Potncia de potncia diminui. A tabela 1,00 1,00 abaixo ilustra a variao da 1,23 0,90 seo de um condutor em funo do fator de potncia. 1,56 0,80 2,04 0,70 Repare que, admitindo2,78 0,60 se um fator de potncia 0,70, a 4,00 0,50 seo necessria para os 6,25 0,40 condutores o dobro da seo 11,10 0,30 para o fator de potncia 1,00.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

321

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

A correo do fator de potncia por si s j libera capacidade para instalao de novos equipamentos, sem a necessidade de investimentos em transformador ou substituio de condutores para esse fim especfico.

Principais Conseqncias:

Acrscimo na conta de energia eltrica por estar operando com baixo fator de potncia; Limitao da capacidade dos transformadores de alimentao; Quedas e flutuaes de tenso nos circuitos der distribuio; Sobrecarga nos equipamentos de manobra limitando sua vida til; Aumento das perdas eltricas na linha de distribuio pelo efeito Joule; Necessidade de aumento do dimetro dos condutores; Necessidade de aumento da capacidade dos equipamentos de manobra e proteo.

Principais Causas de um Baixo Fator de Potncia:


Motores de induo trabalhando a vazio; Motores super dimensionados para sua necessidade de trabalho; Transformadores trabalhando a vazio ou com pouca carga; Reatores de baixo fator de potncia no sistema de iluminao; Fornos de induo ou a arco; Mquinas de tratamento trmico; Mquinas de solda; Nvel de tenso acima do valor nominal provocando um aumento de consumo de energia reativa.

Como Corrigir o Baixo Fator de Potncia?


Uma forma econmica e racional de se obter a energia reativa necessria para a operao adequada dos equipamentos a instalao dos capacitores prximos desses equipamentos. A instalao de capacitores, porm, deve ser precedida de medidas operacionais que levem diminuio da necessidade de energia reativa, como o desligamento de motores e outras cargas indutivas ociosas ou super dimensionadas. Os capacitores tm que ser ligados conforme a necessidade, pois um grande nmero de capacitores ligados indevidamente eleva a tenso do barramento, causando sobre tenses e muitos problemas de queima de equipamentos. Capacitores para Correo do Fator de Potncia:
Desenvolvidos a base de filme de polipropileno metalizado auto-regenerativo, possui dispositivo interruptor de segurana contra sobre presso interna. Perdas dieltricas menores que 0,4 W/kVAr.

Mdulos trifsicos:
A ligao das clulas em tringulo, e a conexo externa dos cabos efetuada atravs de conectores especiais, os quais facilitam a instalao e manuteno dos mdulos.
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

322

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Para gerar KVAr capacitivo, pode-se utilizar tambm, na instalao, motores sncronos, na condio superexcitados (Os motores sncronos quando superexcitados fazem com que a corrente avance em relao tenso, agindo assim de forma anloga ao capacitor, melhorando o fator de potncia de uma instalao).

Vantagens da Correo do Fator de Potncia:


Melhoria da Tenso: As desvantagens de tenses abaixo da nominal em qualquer sistema eltrico so bastante conhecidas. Embora os capacitores elevem os nveis de tenso, raramente econmico instal-los em estabelecimentos industriais apenas para esse fim. A melhoria da tenso deve ser considerada como um benefcio secundrio adicional do uso de capacitores. A tenso em qualquer ponto de um circuito eltrico igual a da fonte de tenso at aquele ponto. Assim, se a tenso da fonte for geradora e as diversas quedas de tenso forem conhecidas, a tenso em qualquer ponto pode ser facilmente determinada.Como a tenso na fonte conhecida, o problema consiste apenas na determinao das quedas de tenso. A fim de simplificar o clculo das quedas de tenso, a seguinte frmula geralmente usada: Conhecido o fator de potncia e a corrente total, as componentes da corrente so facilmente obtidas:
I = I A cos I R = I A sen

onde: I IR IA

Corrente ativa; Corrente reativa; Corrente aparente.

Assim a equao acima pode ser escrita da seguinte forma:


V = I .R I R X
SENAI Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

323

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Por esta expresso torna-se evidente que a corrente relativa potncia reativa opera somente na reatncia e como esta corrente reduzida pelo uso de capacitores, a queda de tenso total ento reduzida de um valor igual a corrente do capacitor multiplicada pela reatncia. Portanto necessrio apenas conhecer a potencia nominal do capacitor e a reatncia do sistema de tenso ocasionada pelos capacitores. Nas empresas industriais com sistema de distribuio moderno e a uma s transformao, a elevao da tenso proveniente do uso de capacitores da ordem de 4 a 5%. Reduo das Perdas: Na maioria dos sistemas de distribuio de energia eltrica de estabelecimentos industriais, as perdas I.R.2.t variam de 2,5 a 7,5% dos kWh da carga, dependendo das horas de trabalho a plena carga, bitola dos condutores e comprimento dos alimentadores e circuitos de distribuio. As perdas so proporcionais ao quadrado da corrente e como a corrente reduzida na razo direta da melhoria do fator de potncia, as perdas so inversamente proporcionais ao quadrado do fator de potncia. Reduo percentual das perdas: 100 cos 2 1 % P = 100 P1 cos 2 2 A figura ao lado est baseada na considerao de que a potncia original da carga permanece constante. Se o fator de potncia for melhorado para liberar capacidade do sistema e, em vista disso, for ligada a carga mxima permissvel, a corrente total a mesma, de modo que as perdas sero tambm as mesmas. Entretanto a carga total em kW ser maior, portanto a perda percentual no sistema ser menor. Algumas vezes torna-se til conhecer o percentual das perdas em funo da potncia aparente (S) e potncia reativa (Q) da carga e da potncia reativa do capacitor (Qc). Assim:

Q (2 Q QC ) % P = 100 C P1 S2

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

324

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Vantagens da Empresa:

Reduo significativa do custo de energia eltrica, desaparecendo o acrscimo cobrado nas contas de energia eltrica; Aumento da eficincia energtica da empresa; Melhoria da tenso; Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra; Aumento da vida til das instalaes e equipamentos; Reduo do efeito Joule, os condutores tornam-se menos aquecidos, diminuindo as perdas de energia eltrica na instalao; Reduo da corrente reativa na rede eltrica. Vantagens da Concessionria:

O Bloco de potncia reativa deixa de circular no sistema de transmisso e distribuio; Evita as perdas pelo efeito Joule; Aumenta a capacidade do sistema de transmisso e distribuio para conduzir o bloco de potncia ativa; Aumenta a capacidade de gerao com intuito de atender mais consumidores; Diminui os custos de gerao.

Correo de Fator de Potncia em Baixa Tenso:


Tipos de Ligao de Capacitores para Correo do Fator de Potncia: A correo pode ser feita instalando os capacitores de quatro maneiras diferentes, tendo como objetivo a conservao de energia e a relao custo / beneficio: a) Correo na entrada da energia de alta tenso: corrige o fator de potncia visto pela concessionria, permanecendo internamente todos os inconvenientes citados pelo baixo fator de potncia. Correo na entrada de energia de baixa tenso: Permite uma correo bastante significativa, normalmente com bancos automticos de capacitores. Utiliza-se este tipo de correo em instalaes eltricas com elevado numero de cargas com potncias diferentes e regimes de utilizao pouco uniformes. A principal desvantagem consiste em no haver alvio sensvel dos alimentadores de cada equipamento. Correo por grupos de cargas: o capacitor instalado de forma a corrigir um setor ou um conjunto de pequenas mquinas (<10 cv). instalado junto ao quadro de distribuio que alimenta esses equipamentos. Tem como desvantagem no diminuir a corrente nas alimentadoras de cada equipamento. Corrente localizada: obtida instalando-se os capacitores junto ao equipamento que se pretende corrigir o fator de potncia. Representa, do Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina 325
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI
CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

b)

c)

d)
SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ponto de vista apenas tcnico, a melhor soluo, apresentando as seguintes vantagens:


Reduz as perdas energticas em toda a instalao; Diminui a carga nos circuitos de alimentao dos equipamentos; Pode-se utilizar em sistema nico de acionamento para a carga e o capacitor, economizando-se um equipamento de manobra; Gera potncia reativa somente onde necessrio.

e)

Correo Mista: no ponto de vista "Conservao de Energia", considerando aspectos tcnicos, prticos e financeiros, torna-se a melhor soluo. Usa-se o seguinte critrio para correo mista:

Instala-se um capacitor fixo diretamente no lado secundrio do transformador; Motores de aproximadamente 10 cv ou mais, corrige-se localmente (tomando-se cuidado com motores de alta inrcia, pois no se deve dispensar o uso de corrente para manobra dos capacitores sempre que a corrente nominal dos mesmos for superior a 90% da corrente de excitao do motor); Para motores com menos de 10 cv, aplica-se a correo por grupos; Redes prprias para iluminao com lmpadas de descarga, usandose reatores de baixo fator de potncia, aplica-se a correo na entrada da rede; Na entrada instala-se um banco automtico de pequena potncia para equalizao final.

Quando se corrige um fator de potncia de uma instalao, consegue-se um aumento de potncia aparente disponvel e tambm uma queda significativa da corrente conforme exemplo: Uma carga de 930 KW, 380V e FP = 0,65 (deseja-se corrigir o fator de potncia para 0,92):

Sem Correo do fator de potncia: Potncia Aparente Inicial = 1431 KVA Corrente Inicial= 2174 A. Com Correo de fator de potncia: Potncia Aparente Final = 1010 KVA Corrente Final = 1536 A.

Neste caso poder aumentar 41% de carga na instalao. (Ver o diagrama dos tipos de Instalaes).

Correo na Mdia Tenso:


Desvantagens:

SENAI

Inviabilidade econmica de instalar banco de capacitores automticos; Maior probabilidade da instalao se tornar capacitiva (capacitores fixos);
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

326

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Aumento de tenso do lado da concessionria; Aumento da capacidade de curto-circuito na rede da concessionria; Maior investimento em cabos e equipamentos de Baixa tenso; Manuteno mais difcil; Benefcios relacionados com a diminuio das correntes reativas nos cabos, trafos, etc., no so obtidos.

Como Utilizar Capacitores em Circuitos com Ambientes No-Linear, No-Senoidal (Com Harmnicas)? At bem pouco tempo atrs, todas as cargas eram lineares com a corrente acompanhando a curva senoidal de tenso. Ultimamente, o nmero de cargas no lineares que utilizam pulsos de corrente numa freqncia diferente de 60 HZ, tem aumentado significativamente. Exemplos de equipamentos lineares e no-lineares: Cargas Lineares Cargas no-lineares Motores Acionamento em corrente contnua Lmpadas Acionamentos com Conversores de Incandescentes Freqncia (Inversores) Controladores programveis, Fornos de Cargas resistivas Induo, Solda a Arco, Computadores, No-breaks (UPS), etc. O aumento das cargas no lineares provocou distores harmnicas nos sistemas de distribuio eltrica. Embora os capacitores no sejam geradores de harmnicas, eles podem agravar o problema. A existncia de correntes harmnicas um problema especfico de cada instalao. Ela resulta de relaes complexas entre todos os equipamentos eletro-eletrnicos da instalao e, portanto muito difcil prever e modelar. Uma discusso sobre Acionamentos de Freqncia Varivel (AFV) poder ajudar a explicar o problema das harmnicas. Um AFV utiliza uma fonte chaveada para controlar a sada de potncia. Num AFV de seis pulsos, o controle liga seis vezes por ciclo tentando simular uma onda senoidal. medida que o tempo entre pulsos muda, o motor recebe uma freqncia aparente varivel e muda sua velocidade. Essas mudanas na freqncia aparente levam a dois problemas: grandes picos de tenso, e formas de onda de corrente distorcidas. Os picos de tenso so geralmente muito rpidos e no afetam equipamentos que no utilizam a passagem por zero da tenso para sincronismo. A onda senoidal distorcida a "geradora de harmnicas". As harmnicas causam um rudo adicional na linha, e esse rudo gera calor. O aumento de temperatura pode provocar falhas em disjuntores. Os capacitores de potncia sofrem o mesmo problema. A sobrecarga trmica faz queimar os fusveis dos capacitores. As harmnicas tornam-se um risco para a instalao aps a 7 ordem.

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

327

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Bancos de Capacitores e Transformadores Podem Criar Ressonncia: Bancos de capacitores instalados na entrada de energia podem criar perigosas condies de ressonncia. Nessas condies, as harmnicas geradas por equipamentos no lineares podem ser amplificadas para valores absurdos. Correo Harmnica com Capacitores: Os capacitores instalados em tenso acima da Nominal rede amenizam as harmnicas, melhorando sensivelmente todas as instalaes, alm da correo do Fator de Potncia.

Painis para Correo Automtica de Fator de Potncia


A correo do FP pode ser feita automaticamente se o medidor que indica o fator de potncia tiver como comandar circuitos que comutam cargas capacitivas conforme o FP ultrapasse certos nveis definidos, automaticamente como um sistema medidor e gerenciador. Controle automtico e / ou manual da entrada de capacitores; Alta potncia em pequenos espaos; Grande capacidade de dissipao de calor; Possibilidade de acoplamento a Quadros Gerais de Baixa Tenso e CCMs.

Unidades Capacitivas: So utilizadas clulas capacitivas monofsicas ou trifsicas produzidas com dieltricos de polipropileno metalizado auto-regenerativa. Fabricados em invlucros de alumnio, os quais incorporam dispositivo interruptor de segurana que desconecta o elemento capacitivo do circuito de alimentao em casos de risco de exploses. Atravs de acoplamentos adequados, as unidades formam mdulos ligados em delta, equipados com resistores de descarga e bornes adequados. Principais caractersticas: * Baixas perdas; * Alta confiabilidade; * Tipo imerso em leo biodegradvel; * Dispositivo de proteo antiexploso;
SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

328

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

* Resistncias de descarga incorporadas para mdulos e bancos; * Especificao tcnica conforme norma IEC 831/1-2 e VDE 560/4. Resumos das caractersticas: TOLERNCIA DE CAPACITNCIA TEMPERATURA AMBIENTE MXIMA TENSO ADMISSVEL MXIMA CORRENTE ADMISSVEL TENSO DE ISOLAO Ui ESPECIFICAES TCNICAS NORMAS PERDAS DIELTRICAS DISPOSITIVO INTERRUPTOR DE SEGURANA RESISTNCIA DE DESCARGA -5% / +10% -25C a 50C 1,10Un 1,3Un 3KV IEC 831/1-2 e VDE 560/4 <0,4 W/KVAr SIM SIM 30s, 1/10Un

A seguir apresenta-se a descrio de um prottipo de um sistema de correo automtico de FP trifsico, desenvolvido pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina CEFET/SC - com controle microprocessado que realiza o chaveamento automtico de grupos capacitivos monofsicos de tal forma que mantenha a tenso eficaz eu o fator de potncia de cada fase da rede de baixa tenso dentro dos limites de qualidade de energia especificados pela concessionria de energia eltrica ou pelo usurio. Este sistema de controle deve ser bastante flexvel para realizar as correes da tenso eficaz e do fator de potncia em tempo real, de acordo com o consumo de energia eltrica. Optou-se por usar a designao de fator de potncia, porque se considera que as cargas so lineares. Caso isso no seja verdadeiro, o que ser medido e controlado o fator de deslocamento.

Descrio do Sistema:
O projeto consiste de um sistema de controle microprocessado, sensores de corrente e tenso, display, circuitos de disparo e circuito de potncia. Os sensores de tenso e corrente entregam sinais para um circuito que contm filtros analgicos (visando retirar as componentes de alta freqncia). Esses sinais so discretizados por um conversor analgico-digital, multiplexando as entradas. O microcontrolador (AduC841, da Analog DeviceTM) calcula os valores de amplitude e fase de cada fase da rede, usando algoritmos de trasnformada de Fourier. Com o valor calculado, o microcontrolador decide se conecta ou desconecta o prximo banco capacitivo na rede em funo da lgica de controle. O sistema permanece monitorando o fator de potncia e a tenso eficaz a cada passagem por zero do ciclo da rede, e corrigindo-o cada vez que for necessrio. Admite, porm, um tempo de estabilizao em ciclos da rede, evitando a entrada ou a sada de bancos capacitivos em transitrios da carga (valor esse configurvel pelo usurio).
SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

329

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Alm disso, o sistema tem comunicao serial de dados, armazenamento de dados em memria no-voltil e um relgio de tempo real, com bateria prpria, para armazenar as datas e horrio em que ocorreram eventos principais, com o objetivo de realizar uma monitorao posterior de todo o comportamento do sistema. Na figura a seguir, vemos o diagrama de blocos do sistema completo.
ZL R S T N TPR TCR TCS TCT

Carga RL Varivel Mono e Trifsica

TPS

TPT

Filtros de Tenso e Corrente G. R Microcontrolador Circuito de Disparo CR1 ...CR8 CS1 ...CS8 CT2 ...CT8 Computador IHM: Teclado e Display de Cristal Lquido G. S G. T

Diagrama de blocos do sistema de correo de tenso eficaz e / ou fator de potncia. O circuito de acionamento dos bancos capacitivos feito por meio de rels de estado slido (SCRs), garantindo a entrada dos bancos em zero de rede. Aumenta-se com isso a vida til dos SCR's e tambm dos capacitores, evitando uma corrente elevada no acionamento. O desligamento dos bancos feito em zero de corrente, pois o SCR desliga naturalmente em zero de corrente. Com isso a comutao nos SCR's ZVS na partida e ZCS no bloqueio. Na parte B da figura que segue vemos um diagrama de blocos que mostra os circuitos eletrnicos envolvidos: controle, interface homem-mquina (IHM) e fontes. J na parte A vemos um diagrama de blocos que mostra a aquisio e as camadas de software de controle do Conversor Analgico-digital e o calcula da DFT.

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

330

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

A - Deteco das amplitudes e fases da corrente e tenso

B - Placas que compem o sistema eletrnico

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

331

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Circuito detector de zero de tenso e de corrente: O bloco de controle o responsvel por fazer as aquisies e comandar os bancos capacitivos, alm de enviar as informaes relevantes do sitema para um display. Para isso utilizamos um barramento I2C (serial) de alta velocidade de transferncia de dados. No bloco de interface IHM o usurio pode visualizar duas telas contendo as informaes de amplitude de tenso, corrente e fator de potencia, alm dos estados dos bancos capacitivos. O esquema bsico de filtragem (4a. ordem) do sinal para que seja anti aliasing mostrado na figura a seguir.

Filtro passivos de sinal A rotina de controle simples. No inicio recomendado ao usurio inicializar a rotina de check-up dos bancos capacitivos para ver se todos os bancos esto funcionando adequadamente. Caso algum banco no funcione, ser marcado como banco em falha. O usurio determina os limites de controle do fator de potncia e de tenso eficaz de cada fase. Determina ainda se quer que o sistema funcione no modo de controle automtico ou no modo de controle manual. Alm de corrigir a tenso eficaz, o sistema de controle se preocupa com a taxa de utilizao de cada banco capacitivo. Para isso, utiliza a lgica de controle conhecida como FIFO - First In First Out - fazendo com que o primeiro banco a entrar em ao seja tambm o primeiro banco a ser desligado. Este sistema possibilita a rotao do banco capacitivo, distribuindo a taxa de utilizao entre todos os bancos, aumentando desta forma a vida til e evitando o uso excessivo dos primeiros bancos do sistema. A rotina de estabilizao do sinal s comanda a entrada de um banco se e somente se o valor da medio estabilizou-se por um certo tempo, estabelecido em ciclos de rede pelo usurio, evitando a entrada do banco capacitivo quando houver transitrios na rede. O diagrama de blocos bsico do software de controle mostrado na figura a seguir.

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

332

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

INICIO

ESTABELECE COMUNICAO SERIAL ATUALIZAR DADOS

MEDE A TENSO E A CORRETNE NAS 3 FASES CALCULA OS VALORES DE CONTROLE ATUALIZA DADOS SERIAL/DISPLAY

FP DENTRO DOS LIMITES

COMUTA BANCO

S S V rms limites

Atualiza dados Serial/Display

Diagrama de Controle As figuras a seguir mostram que tanto a tenso eficaz das trs fases quanto o fator de potncia tambm das trs fases, sem o acionamento de capacitores, esto fora da faixa aceitvel, ou seja: 209 V 231 V para a tenso eficaz e 0,92 indutivo 0,92 capacitivo para o fator de potncia. O primeiro grfico representa a evoluo das tenses de fase em funo da quantidade de capacitores acionados em cada grupo. Observa-se neste grfico que as tenses eficazes das fases R, S e T entram para a faixa aceitvel aps o acionamento do quarto, quinto e terceiro capacitores, respectivamente.

SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

333

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Tenses de fase em funo do nmero de capacitores acionados. Neste prximo grfico pode-se verificar a trajetria do fator de potncia de cada fase em funo da quantidade de capacitores acionados em cada grupo. Observa-se neste grfico que o fator de potncia das trs fases entram para a faixa aceitvel aps o acionamento do quarto capacitor de cada grupo e que o fator de potncia das trs fases saem desta faixa aceitvel aps o acionamento do ultimo capacitor de cada grupo.

Fator de potncia em funo do nmero de capacitores acionados.


SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

334

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

Nesta situao de carga, o equipamento desenvolvido e operando na correo automtica de tenso eficaz e fator de potncia acionaria sete capacitores de cada grupo para garantir tenso eficaz de fase o mais prxima da nominal (220 V) e fator de potncia dentro da faixa aceitvel (0,92 indutivo 0,92 capacitivo). O comportamento das correntes de linha apresentado atravs do grfico da figura a seguir onde se pode constatar um acentuado decrescimento destas correntes a medida que se incrementa o nmero de capacitores acionados por grupo. Este decrescimento somente observado at o valor do fator de potncia atingir valor prximo do unitrio. Estas correntes voltam a crescer quando o fator de potncia comea a se tornar cada vez mais capacitivo.

Comportamento das correntes de linha em funo do nmero de capacitores acionados. No segundo experimento toda a carga RL do equipamento foi utilizada de forma desequilibrada nas fases da rede de baixa tenso como mostra a primeira linha da tabela 1 (sem acionamento de capacitores). Observa-se que ambos, tenso eficaz e fator de potncia de todas as trs fases esto fora das regies aceitveis. A segunda linha da tabela 1 foi gerada quando o equipamento foi acionado de forma automtica somente para a correo do fator de potncia. Para colocar o fator de potncia das trs fases dentro da regio aceitvel foi necessrio acionar quatro capacitores na fase R, cinco capacitores na fase R e dois capacitores na fase T, porm a tenso eficaz da fase S encontra-se fora da regio aceitvel. Colocando o equipamento para funcionar de modo automtico, para corrigir tanto a tenso eficaz quanto o fator de potncia (veja a terceira linha da tabela a seguir), foi
SENAI

Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina

335

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI

CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br

necessrio acionar cinco capacitores na fase R, sete capacitores na fase S e trs capacitores na fase T. Nesta situao, tanto a tenso eficaz quanto o fator de potncia das trs fases foram colocados dentro das regies aceitveis. Acionamento dos capacitores monofsicos de forma automtica: N de Tenso de Fase Fator de Capacitores Eficaz (V) Potncia Acionados R S T R S T R S T 0 0 0 205,5 197,5 207,4 0,57i 0,56i 0,80i 4 5 2 211,5 206,6 211,4 0,99i 0,97i 0,99i 5 7 3 212,6 209,6 213,1 0,99c 0,98c 0,97c

Equipamento desenvolvido como Corretor Automtico de Fator de Potncia para fins didticos pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica de Santa Catarina CEFET/SC

Ref. Bibliogrfica: http://www.mfcapacitores.com.br/fator.htm http://www.cefetsc.edu.br/vnoll/CorrVrms.htm - Correo Tenso Eficaz em Baixa Tenso Usando Microcontrolador. http://www.copelsolucoes.com/downloads/pdf_fator.pdf
SENAI

Automtica

da

Andr Luis Lenz 1998 -2008 Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina 336
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" NAI
CEP: 05311-020 - So Paulo - SP Fone/Fax: (011)3641-0024 E-Mail: nai106@sp.senai.br r

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

Potrebbero piacerti anche