Sei sulla pagina 1di 3

ESTRUTURAS CELULARES II O citoplasma O citoplasma um espao intra-celular preenchido por uma matriz semi-fluida (com consistncia de gel), denominada

a hialoplasma, onde est "mergulhado" tudo que se encontra dentro da clula, como molculas e organelas. O hialoplasma pode ter uma consistncia de gel mais viscoso, denominado citogel ou uma consistncia de gel mais lquido, denominado citosol. composto principalmente por gua (80%), mas tambm contem ons, sais e molculas grandes, como protenas, carboidratos e o RNA. Retculo endoplasmtico O retculo endoplasmtico (RE) um sistema de canais e canalculos formados por membranas, as quais possuem continuidade com o ncleo celular. Funcionam como "tneis" sinuosos dentro da clula. Est presente apenas nos seres eucariontes. Existem dois tipos de retculo endoplasmtico. Tipos: a) liso ou agranular no possui ribossomos aderidos s suas superfcies; b) rugoso ou granular ou ergatoplasma possui ribossomos aderidos s suas superfcies. Funes: Rede de distribuio de substncias Algumas substncias se deslocam dentro dos "tneis" do RE, mocendo-se dos seus locais de produo at seus locais de utilizao, de foma que no se misturam com o hialoplasma. Produo de lipdios A produo de alguns lipdeos, como o colesterol e os fosfolipdeos feita pelo retculo endolpasmtico liso (REL). Curiosidade: O REL, que muito abundante no fgado, tambm participa da degrao (destruio) de substncias txicas para a clula, como o lcool e certos medicamentos, principalmente antibiticos e substncias anestsicas. interessante ainda citar que o aumento do consumo do lcool, e tambm de outras drogas, leva a uma maior proliferao do REL e isso provoca uma "adaptao" do organismo quanto a administrao destas substncias. Isso explica o porque dos consumidores de bebidas alcolicas ficarem "acostumados"

e necessitar de doses cada vez maiores para obter o efeito desejado desta droga. Um dos problemas provocados por esta proliferao exagerada do REL que alm de aumentar a tolerncia ao cool, se aumenta tambm a resistncia administrao de antibiticos importantes no combate das doenas. Produo de protenas Essa uma das principais funes do retculo endoplasmtico rugoso (RER), o qual recebeu este nome por apresentar uma grande quantidade de ribossomos aderidos a sua superfcie. Os ribossomos so molculas grandes que tem um papel muito importante na sntese de protenas. Eles funcionam como o local no qual o RNA mensageiro se adere para ser lido e traduzido e, assim, funcionar como a base de produo das protenas. Observao Ainda veremos com mais calma como ocorre a sntese de protenas, mas cabe aqui a seguinte analogia: Imaginem a clula como uma grande fbrica, que tem como um dos seus produtos principais as protenas. No ncleo da clula, ou seja, na sala central, encontramse "receitas", escritas na forma de DNA, que precisam primeiramente ser transcritas para uma outra "linguagem" chamada de RNA mensageiro. Os ribossomos e os outros "funcionrios" desta linha de produo de protenas no so capazes de ler a "lngua" DNA, mas conhecem bem o RNA. Assim, o "livro de receitas", escrito agora na forma de "RNA mensageiro", pode ser lido e usado na produo das protenas. Complexo de Golgi uma organela presente nas clulas eucariontes formada por uma pilha de vesculas grandes e achatadas e outras menores e esfricas, que brotam a partir da primeira.

Biognese Origina-se a partir de elementos do retculo endoplasmtico. Funes Armazenamento e secreo de substncias, tais como os hormnios; sntese da lamela mdia nas clulas vegetais; origem dos lisossomos; formao

do acrossomo do espermatozide; centro de distribuio de molculas para diversas partes da clula. Outros nomes do complexo de Golgi: dicitiossomo, golgiossomo, aparelho de Golgi, complexo golgiense. Centrolos So feixes curtos formados de microtbulos (filamentos protecos encontrados no esqueleto da clula, ou seja, citoesqueleto). Esto ausentes nos procariontes e nas plantas com frutos (angiospermas). Normalmente, cada clula possui um par de centrolos. responsvel pela produo de: a) clios; b) flagelos; c) fibras do fuso acromtico.

Potrebbero piacerti anche