Sei sulla pagina 1di 13

Instrumentos musicais populares

Tema: Instrumentos Musicais

Existem vrios instrumentos musicais populares e incontornveis da msica portuguesa. Um deles o Cavaquinho - um instrumento de cordas de dimenses reduzidas, sendo que normalmente no excede o meio metro de comprimento. um instrumento originrio da cidade de Braga, onde foi e ainda utilizado para acompanhamento de danas e cantares. Em Portugal existem 2 tipos predominantes de cavaquinhos: o Cavaquinho de Braga e o Cavaquinho de Lisboa, os quais tm caractersticas bem distintas. O Cavaquinho pertence famlia das guitarras europeias e tem 4 cordas. um dos instrumentos tocados pelas tunas universitrias, ranchos folclricos, grupos de cantares populares e at mesmo para acompanhar fado. Outro instrumento muito popular o acordeo, que usado para animar festas e romarias. Existem 2 tipos principais de acordees: os de teclado de botes e os de teclado de piano. A designao acordeo deriva da palavra acorde, uma vez que o acordeo possui botes que so tocados pela mo esquerda, sendo que cada um dos quais produz um acorde completo. A guitarra portuguesa tambm um instrumento de grande importncia. Tem 6 ordens de cordas duplas metlicas, sendo que as 3 primeiras so com cordas lisas e as 3 ltimas com corda lisa e bordo em oitava. Normalmente os msicos usam unhas postias para poderem tirar a melhor sonoridade do instrumento. Actualmente so fabricados 3 tipos de guitarra portuguesa: - a de Coimbra que a maior, com caixa mais aguada e escala mais comprida. - a de Lisboa que a mais pequena, com caixa arredondada e menos alta. - a do Porto (Braga) que semelhante de Coimbra, mas um pouco mais pequena. Saber mais em: http://www.ruadireita.com/instrumentos-musicais/info/instrumentosmusicais-populares/#ixzz1QgPDXD2Q

Instrumento musical
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Pormenor da ponte de um violoncelo.

Um instrumento musical um objecto, ou objeto, construdo com o propsito de produzir msica. Os vrios tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a diviso de acordo com a forma pela qual o som produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia. A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical objecto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de vrias evidncias como artefactos e trabalhos culturais. Instrumentista aquele msico que toca algum instrumento. Observao: Pode soar estranho mas, na verdade, nem todo msico um instrumentista (tambm chamado de concertista, na msica erudita). Alguns msicos seguem uma carreira sem tocar instrumento algum, como a de: Bibliotecrio; Terapia Musical; Engenheiro de Som; Produtor Musical; Historiador; Educao Musical; Direito Musical; Jornalismo em Msica; Impresrio Musical; Disc ou Video Jockey; Diretor de Programao; Designer de Software ou Hardware de Msica; Musicologia; Musicografia; at mesmo o Compositor pode saber tudo sobre os instrumentos, mas no tocar nada; Estes no so intrpretes, mas os maiores estudiosos acadmicos do campo de Msica, noutras especializaes.

ndice
[esconder]

1 Caractersticas dos instrumentos musicais o 1.1 Componentes 1.1.1 Elemento produtor de som 1.1.2 Corpo 1.1.3 Caixa de ressonncia 1.1.4 Elementos de estmulo e controle 1.1.5 Acessrios o 1.2 Tessitura e registro 1.2.1 Altura determinada 1.2.2 Altura indeterminada 2 Classificao 3 Instrumentos o 3.1 Instrumentos de cordas o 3.2 Instrumentos de percusso o 3.3 Instrumentos de sopro o 3.4 Instrumentos de teclas o 3.5 Instrumentos musicais elctricos o 3.6 Acessrios 4 Bibliografia 5 Ligaes externas

[editar] Caractersticas dos instrumentos musicais

Instumentos musicais utilizados na criao de msica rock. esquerda a bateria e direita, a guitarra elctrica.

Em princpio, qualquer objeto pode ser usado para produzir sons e utilizado na msica, mas costuma-se utilizar este termo para designar objetos feitos especificamente com este objetivo. Isso se deve ao fato de que, em um instrumento musical, possvel controlar com mais preciso as caractersticas do som produzido. Em geral considera-se um som como musical quando podemos controlar uma ou mais de suas caractersticas: timbre, altura (grave, mdio e agudo), durao (do som e/ou do silncio) e intensidade.

[editar] Componentes

impossvel generalizar a construo e o funcionamento dos instrumentos musicais porque existe uma variedade muito grande, mas de maneira geral, qualquer instrumento possui ao menos uma das partes descritas a seguir:
[editar] Elemento produtor de som

Tambm chamado de corpo vibratrio ou corpo produtor de som. a parte do instrumento musical que efetivamente entra em vibrao em resposta a um estmulo do executante, produzindo uma onda sonora. Por exemplo, as cordas, palhetas, membranas, tubos ou o prprio corpo do instrumento. Em alguns instrumentos de sopro, ou aerfonos, o prprio ar que entra em vibrao ao passar por uma aresta, como em uma flauta.
[editar] Corpo

Parte do instrumento destinada a dar suporte mecnico s outras partes do instrumento. Por exemplo, o cabo de um sino de mo. Em muitos casos, o corpo tambm tem funo na produo ou controle do som, como o corpo de um violino que tambm serve para tensionar as cordas, permitir que o instrumentista controle a altura das notas e tambm como caixa de ressonncia.
[editar] Caixa de ressonncia

Um violino e uma Viola (da famlia de cordas friccionadas por um arco).

Cmara cheia de ar, com formatos variados que serve principalmente para reforar a intensidade sonora. O formato da cmara de ressonncia permite reforar apenas determinadas freqncias, atenuando outras. Isso possibilita um controle mais preciso do timbre do instrumento. Na maioria dos casos a caixa de ressonncia faz parte do

corpo do instrumento, como em um piano, um violo ou um tambor. Em outros casos est incorporado ao prprio elemento produtor de som, como em um agog.
[editar] Elementos de estmulo e controle

Envolve uma grande variedade de objetos ou mecanismos destinados a produzir os estmulos ao elemento produtor de som fazendo com que ele entre em vibrao ou controlar a forma como os sons so produzidos, afinados ou modificados. Entre outros, temos arcos, trastes, plectros, baquetas, martelos, bocais, foles, teclados, vlvulas, chaves ou pedais.
[editar] Acessrios

Alguns instrumentos permitem o uso de acessrios para provocar alteraes na forma de execuo ou em alguma das caractersticas do som produzido. Entre os acessrios podemos citar:

abafadores para diminuir a intensidade sonora, normalmente usados para estudo. surdinas para abafar e modificar o som produzido. caixas de ressonncia alternativas ou meios eletrnicos de amplificao. suportes ou alas para facilitar a execuo em posies no convencionais.

[editar] Tessitura e registro

A tessitura de uma voz ou instrumento musical a extenso de notas em que um instrumento pode tocar. Por padronizao identifica-se a tessitura atravs do nome e da oitava da nota mais grave e da mais aguda que um instrumento pode executar. Por exemplo, a extenso til de um saxofone alto vai de Reb2 (R bemol da segunda oitava) at Lab4 (L bemol da quarta oitava). A tessitura do piano vai do L-1 at o Do7. Chamam-se registros as trs regies em que a tessitura de um instrumento ou voz pode ser dividida. Divide-se em registro grave, mdio e agudo. Cada registro tem caractersticas prprias. Em alguns casos o timbre muito diferente de regio para regio. Em alguns instrumentos nem possvel executar todas as notas de uma escala em determinadas regies. Alm disso, certos efeitos sonoros que alguns instrumentos permitem s podem ser executados em um dos registros instrumentais. O conhecimento da tessitura e do registro instrumental so fundamentais para a perfeita execuo do instrumento e para a composio musical. De outra forma, um compositor poderia escrever uma melodia para um determinado instrumento com notas que ele no fosse capaz de executar. O conceito de tessitura s faz sentido para instrumentos que permitem variao de altura, mas o registro pode indicar a regio de alturas predominante mesmo em instrumentos de altura indefinida.
[editar] Altura determinada

Quando as notas do instrumento podem ser afinadas de acordo com escalas definidas, estes instrumentos so conhecidos como instrumentos de altura definida. Quase todos

os instrumentos de cordas e sopros tm altura definida. Alguns instrumentos de percusso, como o xilofone, a celesta e os tmpanos tambm possuem altura definida. Para que a altura seja definida, no necessrio que o instrumento possa variar a freqncia das notas durante a execuo, mas somente que as notas possam ser afinadas com preciso em relao a outros instrumentos. H, por exemplo alguns ton-tons que possuem altura definida, mesmo que as suas notas no possam ser alteradas durante a execuo.
[editar] Altura indeterminada

Quando as notas produzidas pelo instrumento no podem ser precisamente afinadas, diz-se que eles possuem altura indefinida, no definida ou indeterminada. Em geral trata-se de instrumentos no harmnicos, ou seja, possuem uma grande quantidade de parciais no harmnicos em seu timbre, o que torna a afinao difcil ou impossvel. A maioria dos instrumentos de altura no definida so instrumentos de percusso, como tambores, pratos, gongos e sinos. Existem alguns instrumentos de cordas e sopros com altura indefinida, como o berimbau e o kazoo. Por no possurem altura determinada, estes instrumentos podem ser utilizados em msicas de qualquer tonalidade sem que haja problemas de afinao. Em geral possvel definir o registro dos instrumentos embora no sua altura. Um bumbo, por exemplo, possui registro mais grave que uma caixa, e um tamborim, por sua vez, mais agudo do que ambos.

[editar] Classificao

Conjunto de msicos a tocar violino, piano e violoncelo num auditrio.

Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificaes que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Um exemplo a classificao dos instrumentos da orquestra sinfnica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percusso. Algumas classificaes levam em conta o carter histrico, cultural ou religioso que os instrumentos exercem em determinada sociedade, como por exemplo as classificaes tradicionais da ndia e do Tibete. Outras, como a classificao da Grcia antiga classificavam os instrumentos, por seus aspectos morfolgicos, em instrumentos

masculinos e femininos. Todas estas classificaes tm em comum o fato de classificarem apenas os instrumentos relevantes a cada cultura ou poca. No sculo XIX, com a necessidade de catalogar e expor instrumentos musicais em uma coleo do museu de instrumentos musicais de Bruxelas, o organologista Victor Mahillon criou um sistema qu dividia os instrumentos, de acordo com a forma de produo sonora, em autofones, membranofones, cordofones e aerofones. Seu sistema foi ampliado por Curt Sachs e Erich von Hornbostel, dando origem ao chamado sistema Hornbostel-Sachs de classificao. Alm de mudar o nome da classe autofones para idiofones, eles alteraram a forma de subdiviso de suas classes e introduziram um cdigo decimal semelhante ao cdigo que Melvil Dewey criou para a classificao de livros em bibliotecas. Frequentemente utiliza-se como critrio principal em vrias classificaes, a forma como o som produzido. Este o critrio utilizado por Hornbostel-Sachs, Mahillon e vrios outros sistemas mais recentes.

[editar] Instrumentos
[editar] Instrumentos de cordas Ver artigo principal: Instrumento de cordas

A guitarra portuguesa ( esquerda) um instrumento de cordas.

Moodswinger, 2006, Yuri Landman

Nos cordofones o som provocado pela vibrao de parte do instrumento: as cordas, quando friccionadas, pinadas ou percutidas. Exemplos:

Alade Baixo Baixo eltrico Balalaica Bandolim Banjo Berimbau Cavaquinho Charango Cembalo Cistre Ctara Clavicrdio Contrabaixo Cravo Craviola Dulcimer Espineta Guitarra Guitarra acstica Guitarra semiacstica Guitarra elctrica Guitarra inglesa Guitarra portuguesa

Guitolo Harpa Kantele - (Derivado da Ctara) Kora Koto Lira Piano Rebab Saltrio Sanfona Sangen Sitar Ukulele Viola Viola caipira Viola da gamba Viola-de-cocho Violino Violoncelo Rabeca Piano de madeira

[editar] Instrumentos de percusso Ver artigo principal: Instrumento de percusso

A famlia tradicionalmente chamada de instrumentos de percusso pode ser dividida, pelo critrio da produo sonora, em idiofones percutidos e membranofones percutidos. Nos idiofones percutidos, a vibrao de todo o instrumento musical que produz o som. Exemplos:

O tringulo (tambm conhecido como "ferrinhos") um idiofone.


Agog Afox

Bateria (pratos) Bloco sonoro Caneca Carrilho Castanhola Caxixi Chimbal Chocalho Ganz Marimba Pandeireta (soalhas) Pandeiro (soalhas) Pandeirola Pratos Reco-reco Sino Sinos tubulares Tant Tringulo(ferrinhos) Xilofone Xequer

Nos membranofones percutidos o som produzido por uma membrana esticada, tal como uma pele, tecido ou membrana de material sinttico. Exemplos:

O timbalo, (um dos vrios tipos de tambor), um membranofone.


Atabaque Bat Bateria (tambores) Bumbo (um tipo de tambor) Caixa Cuca Djemb Pandeireta (pele) Pandeiro (pele) Repinique Surdo Tambor Tamborim

Tarol (um tipo de tambor) Tom-tom Zabumba

[editar] Instrumentos de sopro Ver artigo principal: Instrumento de sopro

Trompa

Nos aerofones a circulao do ar que provoca a oscilao de componentes do instrumento musical, produzindo sons. Exemplos:

Berrante Bombardino Clarineta (ou clarinete) Clarone Corne-ingls Didjeridoo Dulciana Escaleta (ou pinica) Fagote Flauta transversal (Flauta) Flauta doce Flauta baixa Flautim Flugelhorn Gaita Gaita-de-fole rgo Obo Ocarina Pfaro Pife brasileiro Saxofone (soprano, alto, baixo, tenor) Trompa Trompete (de pisto, de chave) Trombone (Trombone de vara, alto, baixo) Tuba (ou Bombardon)

[editar] Instrumentos de teclas Ver artigo principal: Instrumento de teclas

Os instrumentos de teclas podem classificados como pertencendo a qualquer uma das diversas categorias anteriores, pelo modo como o som produzido. Mas, pelo modo de tocar, h quem considere os instrumentos de teclas como uma categoria diferente. Exemplos:

Acordeo Bandoneon Celesta Clavicrdio Concertina Cravo Ondas Martenot rgo Piano Teclado

[editar] Instrumentos musicais elctricos Ver artigo principal: Electrofones

Categoria introduzida no sculo XX, para permitir a classificao de instrumentos em que intervm a energia elctrica.

rgo eletrnico Piano digital Sampler Sintetizador Teremim teclado

[editar] Acessrios

A Wikipdia possui a categoria: Instrumento musical


Captador Diapaso Encordoamentos Palhetas Afinadores Estojos Bancos de p Tarrachas Manivelas

[editar] Bibliografia

Kartomi, Margaret J., On Concepts and Classifications of Musical Instruments University of Chicago Press (1990) - (em ingls)

Potrebbero piacerti anche