Sei sulla pagina 1di 8

Propriocepo cervical e equilbrio: uma reviso

PROPRIOCEPO CERVICAL E EQUILBRIO: UMA REVISO Neck Proprioceptors and Postural Balance: a Review
Gisela Soares de Souza1 Diliam Faria Gonalves1 Carlos Marcelo Pastre2

Resumo
Segundo as mais recentes teorias, a manuteno do equilbrio postural realizada tanto pelas propriedades viscoelsticas dos msculos quanto por ajustes posturais desencadeados a partir das informaes sensoriais visuais, vestibulares e somatossensoriais, sendo a propriocepo uma das fontes sensoriais que parecem ter maior expressividade no controle da postura. Contudo, disfunes musculoesquelticas da regio cervical podem causar alteraes no funcionamento dos proprioceptores e conseqente distrbio no controle postural. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura cientfica a respeito do papel dos proprioceptores cervicais no controle do equilbrio e do papel das disfunes da propriocepo cervical nas disfunes de equilbrio. A reviso realizada permitiu considerar que os distrbios cervicais interferem negativamente no equilbrio, o que levanta a necessidade dos fisioterapeutas atentarem a tal correlao ao lidarem com pacientes que apresentem disfunes na regio cervical. Palavras-chave: Propriocepo; Postura; Equilbrio musculoesqueltico; Cervicalgia.

Abstract
According to the most recent theories, the maintenance of the postural balance is started by mus-cles viscoelastics property and by postural adjusts as the visual, vestibular and somatosensory information sensory. The proprioception is one of the sensory origins that it seems have bigger significance in postural control. However, muscleskeletal injuries from neck region can cause change in a proprioceptors behavior and consequently trouble in a postural control. The goal of this research was to review the scientific literature about the neck proprioceptors function in the balance control and neck proprioception trouble in the postural injuries. The review concluded that the injuries of the neck interpose negatively on a balance control. This becomes necessary to physiotherapist pay attention on this link when take care of patients that have these injuries types. Keywords: Proprioception; Musculoskeletal equilibrium; Posture; Neck pain.

Fisioterapeutas Graduadas pela FCT/UNESP - Presidente Prudente; Alunas do Programa de Especializao em Terapias Manuais e Tcnicas Osteopticas pela FAEFIJA/PR. Professor Doutor; Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP Presidente Prudente.

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

33

Gisela Soares de Souza; Diliam Faria Gonalves; Carlos Marcelo Pastre

Introduo
O controle postural realizado por um sistema complexo que visa controlar a posio dos segmentos do corpo, permitir a realizao dos movimentos e atingir os objetivos de suporte, estabilidade e equilbrio (1, 2). Este sistema envolve (a) percepo, (b) integrao dos estmulos sensoriais, (c) planejamento motor e (d) execuo da postura adequada para o movimento pretendido (3). Segundo as mais recentes teorias, a manuteno do equilbrio postural realizada tanto pelas propriedades viscoelsticas dos msculos quanto por ajustes posturais desencadeados a partir das informaes sensoriais visuais, vestibulares e somatossensoriais (3, 4), sendo a propriocepo uma das fontes sensoriais que parecem ter maior expressividade no controle da postura (1, 5). Distrbios do equilbrio so muito importantes, no sentido em que podem ser a causa de quedas e acidentes de graves conseqncias (6). Marchetti, Ferreira & Wieczorek (7) relataram que aproximadamente 50% das quedas em idosos so atribudas a movimentos inesperados da base de suporte como escorreges e tropeos e 35% destas so devido a deslocamento do centro de massa do corpo, sendo que 1% das quedas resulta em fraturas no quadril; 3 a 5% resultam em outros tipos de fraturas, e 5% produz srias leses nos tecidos moles. Pode ser causa destes distrbios qualquer fator que interfira no funcionamento de uma das estruturas envolvidas, por exemplo: perda de fora, diminuio de amplitude de movimento (ADM), leses neurolgicas e/ou distrbios sensitivos (3, 8). Nesse contexto, diversos autores tm relatado a importncia da propriocepo cervical no controle postural e que disfunes cervicais como cervicobraquialgia, trauma (wishplash) e espondilite cervical, fenmenos comuns na populao, freqentemente esto associados a queixas de tontura, vertigem e sensao de instabilidade (9, 10, 11, 12, 13). Leses osteopticas, que se constituem de restrio dos micromovimentos articulares e que comumente vm acompanhadas de disfunes em outros tecidos, como fscia, msculo ou nervo (14), tambm provocam o mau funcionamento dos proprioceptores (10) e conseqentes alteraes do equilbrio.

A partir do exposto, entendeu-se como pertinente empreender reviso literria a respeito do papel dos proprioceptores cervicais no controle do equilbrio e da relao entre alteraes da propriocepo cervical e disfunes de equilbrio.

Metodologia
Realizou-se pesquisa de artigos cientficos nas bases de dados da pubmed (www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/ query.fcgi?db=PubMed) e da bireme (www.bireme.com.br bases de dados: medline_1993-2005), cruzando as palavras: proprioception, cervical, neck, balance e posture. Tambm foram observadas referncias bibliogrficas dos prprios artigos em busca de outros trabalhos relevantes para a compreenso do tema. Os textos escolhidos foram aqueles que abordavam diretamente o tema da pesquisa, publicados entre os anos de 1994 e 2005 e que estavam disponveis para acesso on-line a partir da biblioteca da Faculdade de Medicina da USP/ SP. Alm dos artigos, alguns livros foram usados. Para facilitar o entendimento das disfunes do equilbrio relacionadas aos agravos da regio cervical, fez-se uma reviso do equilbrio postural e papel do sistema sensorial para, posteriormente, observar os resultados dos artigos que trataram de distrbios do equilbrio diante de alteraes cervicais.

Resultados e Discusso
Equilbrio Segundo as recentes teorias de controle motor, revistas por Newton (3), o comportamento motor observvel o resultado da interpretao das informaes sensoriais, seguida da seleo da resposta, que a escolha da estratgia de movimento, e da execuo das repostas motoras, usando os mecanismos de feedback e feedforward. O equilbrio uma das funes do sistema de controle postural e representa a habilidade de adquirir e controlar as posturas necessrias para alcanar um objetivo, mantendo o centro de gravidade sobre a base de suporte, em resposta a um dado ambiente sensorial (3).

34

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

Propriocepo cervical e equilbrio: uma reviso

Tais objetivos so alcanados por um intrincado sistema de aferncias e eferncias neurais, atuando sobre a musculatura tnica antigravitria (9, 15) e pelas propriedades viscoelsticas dos msculos (4). Embora a forma exata como as informaes sensoriais so integradas e usadas para o controle postural ainda no tenha sido desvendada, aparentemente, este controle ocorre pela integrao de inputs sensoriais provindos do labirinto, crtex visual e sistema somatossensorial em altos nveis do sistema nervoso central (SNC) (crtex cerebral, cerebelo, tlamo, ncleo vestibular, formao reticular e ncleos da base), agindo por ajustes posturais involuntrios, principalmente por meio trato vestbulo-espinhal na musculatura tnica antigravitria (3, 11, 15). O ncleo vestibular uma importante estrutura central que atua na regulao do equilbrio. Localizado na poro mais alta do bulbo, ele integra as informaes aferentes do labirinto, do cerebelo e da medula espinhal e envia eferncias motoras pelo trato vestbulo-espinhal aos motoneurnios gama do corno anterior da medula e dos ncleos motores nos nervos cranianos trigmio e acessrio (V e XI). As fibras que convergem por este trato para os interneurnios espinhais so responsveis pelos eventuais reflexos de ativao, facilitao ou inibio dos neurnios motores (3, 8, 9). Em sntese, o ncleo vestibular deve integrar as informaes sensoriais vindas dos sistemas vestibular, visual, e somatossensorial e, a partir disso, diferenciar o automovimento do movimento do ambiente, evocar reflexos posturais e oculomotores e controlar a funo dos msculos intrnsecos dos olhos (fixao do olhar) e da musculatura axial e proximal dos membros (8, 9, 15). O aparelho vestibular um importante rgo sensorial da regulao do equilbrio, pois supre o SNC com informaes a respeito da posio da cabea e do movimento angular e linear desta com relao gravidade (8). As informaes proprioceptivas e visuais no so suficientes para compensar a ausncia da informao vestibular (16). As informaes visuais a respeito de movimento linear ou rotao do corpo, captadas pela retina, tambm so utilizadas na manuteno do equilbrio (17), podendo inclusive compensar

parcialmente a ausncia de infor mao proprioceptiva, porm os movimentos tornam-se mais lentos (13). Tao & Durigon (25) relatam que as informaes visuais (luminosidade, fluxo ptico, etc.) podem por si s corrigir a postura e endireitar a cabea e o corpo, e que, nas situaes estticas, em condies de normalidade, o referencial visual define o ajuste postural da cabea. Estes ajustes so feitos por reflexos, tais como os vestbulooculares e cervico-oculares (8). O sistema somatossensorial informa o SNC a respeito da posio e do movimento das diversas partes do corpo umas com relao s outras e com relao superfcie de suporte (1). Este sistema engloba toda informao sensorial vinda dos mecanoceptores da pele, dos msculos, dos ossos e das articulaes. Os fusos musculares e os rgos tendinosos de Golgi, inervados por fibras mielinizadas de grande calibre (Ia e II), so importantes origens de estmulos que provocam reaes posturais (3, 8), juntamente com os receptores cutneos (terminaes de Ruffini, clulas de Merkel e receptores de campo), que tambm oferecem informaes ao sistema postural (1, 13, 18). Propriocepo o termo usado para descrever todas as aferncias neurais originadas dos mecanoceptores das articulaes, msculos, tendes e tecidos profundos que so transmitidas em forma de impulso neural codificado para os vrios nveis do SNC, para que as informaes a respeito das condies dinmicas ou estticas, equilbrio ou desequilbrio e relaes biomecnicas de estresse/distenso possam ser verificadas. Estas informaes podem influenciar tnus muscular, programas de execuo motora e percepo somtica cognitiva (5, 9, 11).

Propriocepo Cervical
A propriocepo cervical, uma das mais importantes fontes de informao proprioceptiva do ncleo vestibular, realizada por trs tipos de mecanoceptores: os rgos tendinosos de golgi, os fusos musculares e os receptores da cpsula articular. Alm desses, receptores da pele sensveis ao estiramento tambm colaboram com informaes posturais (1, 5). Diretamente envolvidos no controle postural tanto por suas aferncias quanto por suas

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

35

Gisela Soares de Souza; Diliam Faria Gonalves; Carlos Marcelo Pastre

eferncias, os msculos posteriores profundos do pescoo so os principais responsveis pela manuteno da horizontalidade do olhar e pelo controle dos desequilbrios ntero-laterais e em rotao da cabea. Estes msculos so predominantemente compostos por fibras do tipo C (oxidativos lentos) e ricos em receptores musculares do tipo fuso muscular, especialmente estticos (saco nuclear) (15, 17, 19). Os proprioceptores da regio cervical exercem importante papel no controle da postura e da locomoo, tendo influncia sobre a coordenao dos movimentos dos olhos, da cabea e do pescoo para estabilizar a imagem da retina para a viso (fixao do olhar); sobre a percepo do prprio movimento; sobre a manuteno da postura e sobre a execuo de padres de movimento coordenado (8, 9, 10, 13, 15, 18, 20). Gdowski e McCrea (8) estudaram a contribuio da propriocepo cervical para o ncleo vestibular de macacos e descreveram que os proprioceptores informam os ncleos vestibulares e reticulares quando h qualquer sinal de inclinao da cabea dissociada do corpo, ativando assim poderosos reflexos vestbuloespinhais, que atuam no controle dos msculos oculares, na horizontalizao do olhar e ativao de sinergias musculares. Trs tipos de reflexos espinhais colaboram para regulao das imagens visuais sobre a retina: (a) Reflexo vestibuloclico (RVC) que provoca a contrao reflexa dos msculos do pescoo devido estimulao dos rgos otlitos; (b) Reflexo cervicocular (RCO) que corresponde ao movimento ocular compensatrio quando ocorre a rotao do tronco com a cabea fixa; (c) Reflexo cervicoclico (RCC) que acionado pelo estiramento dos msculos do pescoo (18). Allum e Honegger (16) descreveram que uma perturbao da posio esttica dispara uma atividade muscular fsica que se segue de contrao tardia, chamada atividade estabilizadora lenta que traz o corpo para uma posio ereta estvel e que regulada pelos proprioceptores cervicais e do tornozelo. Contudo, o trabalho de Allum et al. (21) indicou que os msculos cervicais provavelmente no invocam reaes posturais primrias e que as reaes de equilbrio so desencadeadas primariamente pelos inputs do tronco, com assistncia secundria das aferncias do joelho e

sistema vestibular. Para esses autores, a atividade proprioceptiva cervical dependente de complexas interaes entre comandos antecipatrios, sinais visuais, vestibulares e proprioceptivos, e embora no tenha influncia no disparo das reaes de equilbrio, a ausncia dessas informaes sensoriais causa retardo das correes posturais, concluindo que estes sinais ajudam a determinar o padro de msculos a ser ativado dentre um conjunto de sinergias centralmente programadas.

Disfuno Cervical
Mochizuki e Amdio (2) relatam que as informaes sensoriais so modulveis e redundantes e que a abundncia de informaes um fato que garante a estabilidade postural mesmo na doena de um sistema. Contudo, a leso ou doena de quaisquer receptores sensoriais perifricos torna deficiente ou remove capacidades de deteco do sistema, representando uma informao sensorial no-disponvel para utilizao pelo sistema de controle postural (3). De fato, embora o SNC, aparentemente, no utilize ao mesmo tempo todas as informaes sensoriais disponveis (2), diversos trabalhos tm relatado que doenas cervicais podem desencadear disfunes da propriocepo cervical, o que pode afetar o controle do equilbrio, provocando queixas de tontura e prejuzo no controle postural, alm de nistagmo, distrbios na percepo de automovimento e/ou vertigem (7, 8, 9, 10, 11, 12, 13). comum encontrar na regio cervical queixas de dor aguda ou crnica, restrio de ADM, leses osteopticas, trigger points, ativos ou no, disfunes discais e compresses nervosas (9, 14), que podem acompanhar o mau funcionamento dos proprioceptores. A hiperexcitao provocada por tenso emocional ou psquica, ou em decorrncia de posturas corporais mantidas por longos perodos, provoca transtornos mecnicos e nociceptivos da regio da nuca, podendo tambm causar distrbios do equilbrio como sensao de instabilidade, tonturas, nuseas ou alteraes visuais (11, 15). A restrio da mobilidade cervical tambm pode prejudicar o controle postural em pacientes e em sujeitos saudveis (9) por afetar o posicionamento do aparelho vestibular e perturbar o mecanismo regulador do movimento dos olhos

36

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

Propriocepo cervical e equilbrio: uma reviso

(6). Contudo, como a reduo da ADM freqentemente est associada dor, difcil a distino dos efeitos de ambos os problemas sobre o controle postural (9). Em pacientes com compresso de raiz nervosa, o impacto da dor cervical e restrio da ADM no controle postural pode ser somado ao distrbio proprioceptivo provocado pela compresso das razes dorsais, ou compresso subclnica da medula espinhal (9). Sterling, Jull & Wright (22) relataram que a sensibilidade cinestsica est prejudicada em pacientes com disfuno cervical por danos aos receptores articulares e alteraes na integrao das aferncias relativas posio da cabea no espao. A leso de chicote (wishplash), freqentemente acompanha diminuio da ADM, distrbios proprioceptivos e dor crnica (12, 13). Em seu estudo, Madeleine et al. (13) encontraram reduo da propriocepo cervical em pacientes com wishplash crnica e relacionou este dficit a danos nas cpsulas articulares. Os resultados do trabalho indicaram que esses pacientes apresentam um controle postural prejudicado por diferenas na seleo, seqenciamento e execuo de sinergias posturais, provavelmente em decorrncia dos dficits proprioceptivos e vestibulares. As alteraes da postura e do equilbrio provocadas por distrbios cervicais parecem ento estar relacionadas ao influxo anormal de aferncias proprioceptivas cervicais que se dirigem para os ncleos do tronco cerebral responsveis pelo controle postural (20, 22, 23). Uma importante hiptese que explica estas disfunes concentra-se na relao da dor com o aumento da tenso muscular, a qual foi esclarecida por Knutson (24) e Gosselin, Rassoulian e Brown (19): metablitos da contrao muscular e mediadores da inflamao, incluindose ons potssio, cido ltico e cido aracdnico, estimulam as fibras aferentes do grupo III e IV, as quais iniciam um feedback positivo de aumento da atividade do sistema motor gama e, conseqentemente, da sensibilidade do fuso muscular. O fuso muscular, por sua vez, estimula os motoneurnios alfa e gama, que inervam respectivamente as fibras musculares extra e intrafusais, causando pr-ativao e aumento da tenso muscular.

As alteraes inicas e metablicas provocadas pela dor e pela contrao prolongada podem afetar a descarga de receptores sensoriais (principalmente proprioceptores e nociceptores), pelos mecanismos de somao temporal e espacial de estmulos. Essa facilitao, porm, pode atingir desigualmente os proprioceptores do pescoo, o que vai resultar em informao proprioceptiva errnea chegando ao SNC. O desacordo entre as informaes visuais e vestibulares normais e a propriocepo alterada provocaria os sintomas comuns em pacientes com sndrome de dor cervical (3, 9, 10, 11, 20, 22, 24). Esse mecanismo conhecido em osteopatia como segmento facilitado ou reas de disfuno somtica. Segundo esse conceito, uma alterao estrutural (como, por exemplo, restrio de micromobilidade) cria aferncias anormais, as quais, por sua vez, mantm um estado constante de excitao aumentada. Com isso, pode-se gerar respostas eferentes em resposta a estmulos normalmente subliminares. As tcnicas osteopticas consistem exatamente em desativar esses segmentos facilitados (14). Outra questo importante levantada por Sterling, Jull e Wright (22) que a dor provoca atrofia e diminuio da resistncia (endurance) dos msculos profundos do pescoo alm de alterao no padro de ativao muscular. Como estes msculos so importes na manuteno da posio da cabea e da horizontalizao do olhar, leses neles causam conseqncias no sistema de controle do equilbrio. Entretanto, nem todos os pacientes que tm doenas cervicais tm queixas relacionadas ao equilbrio. Avaliaes objetivas da estabilidade usando tcnicas de estabilometria tm dado indicaes de que condies patolgicas do pescoo podem ou no produzir aumento nas oscilaes corporais destes indivduos (20). Neste caso, prope-se que uma fonte sensorial compensa o dficit da outra. Giacomini et al. (11) e Schieppati, Nardone e Schmid (20) afirmaram que a informao visual usada para compensar informao proprioceptiva anormal, informao reforada por Madeleine et al. (13), que observaram que os pacientes apresentaram pior atuao nos testes de equilbrio realizados com os olhos fechados em comparao com os olhos abertos.

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

37

Gisela Soares de Souza; Diliam Faria Gonalves; Carlos Marcelo Pastre

Sntese das Pesquisas Revisadas na Literatura Cientfica


A hiptese da disfuno cervical ser fator etiolgico de distrbios do equilbrio tem sido recentemente testada em uma variedade de situaes. A maioria dos trabalhos utilizados nesta reviso comparara a atividade postural de indivduos normais com a de indivduos em condies patolgicas, tais como dor cervicobraquial, leso em chicote (wishplash), fadiga ou restrio de mobilidade cervical. Em geral, a posturografia o recurso utilizado, pois registra objetivamente as foras que os ps dos pacientes exercem sobre a superfcie de registro (11). Para melhorar o valor da posturografia na avaliao do equilbrio, as mensuraes do controle postural funcional so feitas durante ou aps uma perturbao postural, a qual induzida pela aplicao de uma informao sensorial errnea, tais como expor os proprioceptores vibrao, estimulao galvnica no nervo vestibular ou oscilao do foco de viso ou anulao da viso (olhos fechados) (9). A seguir esto relacionados os trabalhos que se dedicaram a estudar as alteraes do equilbrio em concomitncia s disfunes cervicais: Karlberg, Persson e Magnusson (9) realizaram um estudo no qual objetivavam determinar se pacientes com cervicobraquialgia crnica apresentam distrbios do controle postural em comparao com sujeitos saudveis. Os resultados mostraram que os pacientes apresentavam desempenho no testes de controle postural significativamente pior em relao aos indivduos saudveis. Karlberg e Magnusson (26) estudaram se a restrio dos movimentos da cabea pelo uso de colar cervical afeta o controle postural de pacientes que tinham realizado retirada total do aparelho vestibular unilateral a pelo menos 6 meses. Para isso, compararam a posturografia destes pacientes com e sem colar cervical, usando vibrao na panturrilha. Os resultados do estudo permitiram concluir que o uso de colar cervical nestes pacientes no provoca resultados imediatos no controle postural. Os autores ressaltam, porm, que estudos em sujeitos saudveis e em pacientes com compresso de raiz cervical indicam que o uso de colar pode aumentar os problemas de equilbrio ao longo do tempo.

Michaelson et al. (12), ao comparar a performance de indivduos normais com grupos de pacientes portadores de cervicalgia crnica e com wishplash, em diversas situaes, por meio da posturografia esttica, descreveram que os pacientes, principalmente aqueles com wishplash, apresentavam uma rea de oscilao corporal significativamente maior do que os indivduos normais, o que indicou que talvez haja vrios graus de disfunes cervicais que causam prejuzos no equilbrio, os quais parecem ser dependentes da etiologia. Giacomini et al. (11) avaliou 16 sujeitos portadores de cefalia tensional por posturografia esttica com o objetivo de avaliar se estes indivduos apresentam distrbios no controle postural em comparao com indivduos normais. Os resultados do trabalho sugerem a existncia de distrbios proprioceptivos nos pacientes, os quais so relacionados a contraes crnicas da musculatura peri-cranial e aos ndulos dolorosos. Richardson et al. (6) estudaram os efeitos do halo-gesso (uma rtese cervical) sobre os parmetros clinicamente relevantes do equilbrio. Para tanto, 20 jovens saudveis realizaram testes de equilbrio (apoio unipodal em condies tais como olhos abertos e fechados, solo estvel e instvel, com e sem o halo-gesso e marcha funcional). Os autores concluram que o uso agudo do halo-gesso tem efeitos deletrios no equilbrio de jovens adultos. Schieppati, Nardone e Schmid (20) estudaram o efeito da fadiga no controle postural de humanos e concluram que a fadiga dos msculos cervicais produz um aumento transitrio da oscilao corporal e da sensao de instabilidade corporal. Embora essas alteraes tenham sido vistas nas duas condies visuais (olhos abertos e fechados), os efeitos da fadiga foram estatisticamente significantes apenas quando a viso foi eliminada. Isto ocorreu provavelmente porque a viso pode ter um importante papel estabilizador, capaz inclusive de suprir os influxos anormais da propriocepo cervical. Madeleine et al. (13) quantificaram a mobilidade cervical e controle postural de pacientes com sndrome do chicote crnica (whiplash) em comparao com indivduos normais, em respostas a diversas perturbaes de equilbrio. Seus achados permitiram propor que os pacientes apresentavam diferenas na seqenciao e execuo de sinergias

38

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

Propriocepo cervical e equilbrio: uma reviso

posturais causados provavelmente pelas aferncias sensoriais errneas. Gosselin, Rassoulian e Brown (19) avaliaram os efeitos da fadiga provocada por contro isomtrica da musculatura cervical sobre o equilbrio postural por meio de eletromiografia e posturografia. Os resultados indicaram que uma contrao isomtrica dos mm cervicais de 25% da contrao isomtrica mxima por 15 min afeta o equilbrio postural. Allum e Honegger (2) estudaram a interao entre os inputs vestibulares e proprioceptivos no disparo de respostas corretivas do equilbrio seus resultados apontaram que nem o reflexo de estiramento do tornozelo e do joelho, nem as aferncias vestibulares so primariamente requisitadas para a ativao dos padres de correo de equilbrio. Neste trabalho, quem desencadeou respostas primariamente foi o tronco.

Referncias
1. Shumway-Cook A, Woollacott M. Motor Control: Theory and practical applications. 2nd ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 2001. Mochizuki L, Amadio CA. As funes do controle postural durante a postura ereta. Rev Fisioter Univ So Paulo 2003; 10(1):7-15. Newton RA. Questes e teorias atuais sobre controle motor: avaliao de movimento e postura. In: Umpred DA. Reabilitao Neurolgica. 4 ed. Barueri: Manole; 2004. p. 142-54. Rothwell JC. Control of human voluntary movement. 2nd ed. London; New York: Chapman & Hall; 1994. Simoneau GG, Ulbrecht JS, Derr J, Cavanagh PR. Role of somatosensory input in the control of human posture. Gait & Posture 1995; 3:115-22. Richardson JK, Ross ADM, Riley B, Rhodes RL. Halo vest effect on balance. Arch Phys Med Rehabil 2000; 8:255-7. Marchetti PH, Ferreira SMS, Wieczorek SA. Dados sobre Postura & Equilibrio: Quedas. [on-line] 2005 [capturado em 25 mar. 2005] Disponvel em: URL: http://www.usp.br/eef/ lob/pe/dados3.htm. Gdowski GT, Mccrea RA. Neck proprioceptive inputs to primate vestibular nucleus neurons. Exp Brain Res 2000; 135:51126. Karlberg M, Persson PT, Magnusson M. Reduced postural control in patients with chronic cervicobrachial pain syndrome. Gait and Posture 1995; 3:241-49.

2.

3.

4.

5.

6.

Consideraes Finais
A reviso realizada permitiu considerar que, em condies normais, o equilbrio postural se faz pela integrao de sinais visuais, vestibulares e proprioceptivos em diversos nveis do SNC, o qual ativa a sinergia muscular adequada para a realizao da tarefa desejada. Os proprioceptores da regio cervical demonstraram ter papel fundamental no controle postural e na construo do esquema corporal, na manuteno da horizontalizao do olhar e na estabilizao corporal. Os distrbios cervicais interferem negativamente no equilbrio, o que levanta a necessidade dos fisioterapeutas atentarem-se a esta correlao ao lidarem com pacientes que apresentem disfunes na regio cervical. Neste sentido, pode ser necessria a realizao de treino especfico para reabilitao do equilbrio, alm do tratamento das condies cervicais, por terapias manuais, por exemplo. 7.

8.

9.

10. Gross AR, Aker PD, Quartly C. Manual therapy in the treatment of neck pain Rheum Dis Clin North Am. 1996; 22(3):579-97. 11. Giacomini PG, Alessandrini M, Evangelista M, Napolitano B, Lanciani R, Camaioni D. Impaired postural control in patients affected by tension-type headache. European Journal of Pain 2004 Dec; 8(6):579-583. 12. Michaelson P, Michaelson M, Jaric S, Latash ML, Sjlander P, Djupsjbacka M. Vertical posture and head stability in patients with chronic neck pain. J Rehabil Med 2003 Sep; 35(5):229-35.

Agradecimentos
Aos fisioterapeutas Antonio Jos Docusse e Diovana Arlete Pinheiro.

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

39

Gisela Soares de Souza; Diliam Faria Gonalves; Carlos Marcelo Pastre

13. Madeleine P, Prietzel H, Svarrer H, ArendtNielsen L. Quantitative posturography in altered sensory conditions: a way to assess balance instability in patients with chronic whiplash injury. Arch Phys Med Rehabil 2004; 85:432-8. 14. Bienfait M. As bases da Fisiologia da Terapia Manual. So Paulo: Summus; 1997. 15. Douglas CR. Tratado de fisiologia aplicada fisioterapia. So Paulo: Robe; 2002. 16. Allum JHF, Honegger F. Interactions between vestibular and proprioceptive inputs trig-gering and modulating human balance-correcting responses differ across muscles. Exp Brain Res 1998; 121:478-94. 17. Guyton AC, Hall JE. Fisiologia humana e mecanismos das doenas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1998. 18. Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM. Princpios da Neurocincia. 4 ed. Barueri: Manole; 2003. 19. Gosselin G, Rassoulian H, Brown L. Effects of neck extensor muscles fatigue on balance. Clinical Biomechanics 2004; 19:473-79. 20. Schieppati M, Nardone A, Schmid M. Neck muscle fatigue affects postural control in man. Neuroscience 2003; 121:277-85. 21. Allum JHF, Bloem BR, Carpenter MG, Hulliger M, Hadders-Algra M. Proprioceptive control of posture: a review of new concepts. Gait and Posture 1998; 8:214-42.

22. Sterling M, Jull G, Wright A. The effect of musculoskeletal pain on motor activity and control. The Journal of Pain 2001; 2(3):13545. 23. Corbeil P, Blouin JS, Teasdale N. Effects of intensity and locus of painful stimulation on postural stability. Pain 2004; 108: 4350. 24. Knutson GA. The role of the gama-motor system in increasing muscle tone and muscle pain syndromes: a review of the johansson/ sojka hypothesis. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics 2000; 23(8):564-72. 25. Tao CM, Durigon OFS. Estabelecimento de critrios para utilizao da informao visual como estratgia teraputica na correo postural. Rev. Fisioter. Univ. So Paulo 2001; 8(2):99-100. 26. Karlberg M, Magnusson M. Head movement restriction and postural stability in patients with compensated unilateral vestibular loss. Arch Phys Med Rehabil 1998; 79:1448-1450.

Recebido em: 08/04/2005 Received in: 04/08/2005 Aprovado em: 25/04/2006 Approved in: 04/25/2006

Correspondncias
Ft. Gisela Soares de Souza. Praa General Porto Carreiro, 18a, Jaguar, CEP 05331-040, So Paulo/SP, Brasil, e-mail: giselafisio@yahoo.com.br

40

Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.19, n.4, p. 33-40, out./dez., 2006

Potrebbero piacerti anche