Sei sulla pagina 1di 2

Endereamento por Registo

No endereamento por registo, o operando(*) o valor guardado num registo interno. Este modo de endereamento eficiente, uma vez que, obter um operando a partir de um registo mais eficiente que obter um operando a partir de memria. Nos processadores P3, apenas um dos operandos pode usar um dos modos mais complexos, enquanto que o outro operando deve usar necessariamente o modo de endereamento por registo, opo esta muito comum em processadores comerciais.

Endereamento indirecto por registo


No modo de endereamento indirecto por registo, o contedo do registo especificado indica o endereo efectivo de memria onde os dados se encontram, no caso de uma leitura, ou onde devem ser guardados, no caso de uma escrita.

Endereamento imediato
No modo de endereamento imediato, o valor do operando encontra-se codificado na prpria instruo, usando, se necessrio, palavras de memria adicionais. Este modo de endereamento s pode ser usado em operaes de leitura de operandos, uma vez que o uso deste modo de endereamento para definir a localizao do resultado implicaria uma escrita na zona de memria onde est guardado o cdigo mquina, com a consequente alterao do mesmo.

Endereamento directo
No modo de endereamento directo, o endereo efectivo de memria que deve ser usado pela operao para ler o operando e/ou guardar o resultado especificado na prpria instruo.

Endereamento indexado
No modo de endereamento indexado, o contedo do registo indicado

adicionado a um valor codificado na prpria instruo para obter o endereo efectivo que deve ser usado pela operao para ler o operando e/ou guardar o resultado na memria.

Endereamento relativo
No endereamento relativo o registo RX o contador de programa, PC, e no endereo baseado, o registo RX o apontador para a pilha do processador, SP. Os modos de endereamento relativo e endereamento baseado so casos especiais do endereamento indexado, em que o registo RX toma um valor particular.

Endereamento indirecto
No endereamento indirecto, o valor especificado na instruo indica a posio de memria que guarda o endereo efectivo.

Endereamento duplamente indirecto por registo


No endereamento duplamente indirecto por registo, o contedo do registo indica, de forma similar, a posio de memria que guarda o endereo efectivo onde se encontra o operando. Estes dois ltimos modos de endereamento requerem assim dois acessos a memria, um para obter o endereo efectivo e outro para obter o operando (ou guardar o resultado) pelo que so consideravelmente menos utilizados que os anteriormente descritos.

Potrebbero piacerti anche