Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CINCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS TEORIA POLTICA CONTEMPORNEA FRANCISCO JOMRIO PEREIRA

A CONCEPO DE NORBERTO BOBBIO SOBRE A DEMOCRACIA

CAMPINA GRANDE 2011 SUMRIO

1. RESUMO 2. INTRODUO 3. PROCEDIMENTALISMO EMBRIONRIO DAS DCADAS DE 50 E 60. 4. PROCEDIMENTALISMO BOBBIANO E SUA CONSOLIDAO 5. REFERNCIAS

1- RESUMO Etimologicamente o termo democracia aparece na Grcia antiga e, no mundo contemporneo, tornou-se provavelmente um dos temas mais importantes da agenda da Cincia Poltica. Norberto Bobbio reconhecido como um dos maiores tericos da democracia no sculo XX. Integrante da Escola de Turim participou dos grandes debates sobre a democracia e a defendeu at o fim de sua vida. Durante os ltimos 20 anos de sua produo intelectual Bobbio consolidou sua teoria sobre a democracia: defendeu as to citadas e muitas vezes questionadas "regras do jogo democrtico". Por essa razo sua teoria passou a ser considerada como procedimentalista. Esse fundamento da teoria democrtica bobbiana orienta o objetivo deste paper: a ser apresentado: apresentar a perspectiva procedimentalista da teoria democrtica de Norberto Bobbio.

2- INTRODUO Como terico da democracia, Norberto Bobbio disseminou suas idias inicialmente na Itlia, mas aos poucos suas teses correram o mundo. Com uma histria acadmica brilhante desenvolveu trabalhos na rea da Filosofia do Direito, enfrentou as conseqncias da revoluo liberal, que fracassou; duas guerras mundiais e a tragdia do fascismo. Nessa trajetria possvel perceber, de dcada em dcada, uma mudana em suas formas de pensar sobre a democracia. Neste trabalho, nosso interesse especfico por Bobbio sua concepo democrtica, a democracia o grande tema poltico de sua vida, sobre este tema o pensamento de Bobbio pode ser dividido em dois momentos: o primeiro onde ele defende a democracia tica, e outro, em que ele defende a democracia procedimental, e com o intuito de discutir essa passagem de idias que comearemos nossa descrio com as discusses empreendidas por Bobbio na dcada de 40 a idia de democracia tica, e iremos at as discusses sobre a consolidao da tese sobre a democracia procedimental, que se estabeleceu e se consolidou nas dcadas subseqentes.

3- PROCEDIMENTALISMO EMBRIONRIO DAS DCADAS DE 50 E 60.

Bobbio trava uma clebre discusso com os comunistas na dcada de 50, que defendiam a maior democraticidade da ditadura do proletariado contra a liberal- democracia, Bobbio defendeu a tese de que toda democracia liberal, devendo ter incorporada em si os direitos de liberdade clssicos, no podendo haver diferena entre proletrios e burgueses, exatamente nesse ponto que surge o embrio da democracia procedimental pos de acordo com Bobbio, a democracia ou liberal, com os direitos de liberdade e as instituies que lhes so prprias, ou no democracia (Reis 2001:7). Na dcada de 60 Bobbio fortalece a idia de democracia procedimentalista ao incorporar concepes da teoria das elites desenvolvida por Pareto e Mosca. A diferena de Bobbio para os esses autores a sua defesa da democracia. Nesse perodo, ele delineia os traos principais das elites ditas democrticas e, no fundamental, as identifica com os representantes (Reis 2001: 7), mas ser nas duas dcadas seguintes que ele aprimora e solidifica sua concepo de democracia procedimental. Mais uma vez volta ele retorna ao debate poltico na dcada de 70 com os comunistas e socialistas e abre grande discusso sobre a existncia ou no de alternativas democracia representativa na sociedade moderna. nesse debate que Bobbio fortalece mais ainda suas idias sobre o procedimentalismo, ocasio em que ele define as regras que constituem o mtodo democrtico, que abordaremos melhor mais adiante. Na dcada de 80 Bobbio consolida de vez sua perspectiva procedimental, definindo a democracia como regras do jogo, e o que seria preliminar a elas, discute ainda sobre a apatia poltica, e de modo mais realista apresenta o descompasso que existe entre o ideal de democracia e a realidade em que se vive, apresentando as promessas no cumpridas da democracia. Ele amplia sua reflexo sobre o pluralismo democrtico, acolhendo algumas modificaes para o que ele definia como democracia. Dcada de 90 Bobbio continua a apresentar o mesmo perfil de democracia procedimentalista, excluindo apenas as reflexes sobre apatia poltica.

As reflexes de Bobbio exerceram e exercem influncia no s na Itlia, seu pais de origem, mas nos pases ocidentais considerados democrticos:

A nosso ver, a referida concepo de democracia exatamente atual, de tal modo que a discusso contempornea sobre a democracia participativa ganha, com ela, mais uma relevante fonte de inspirao. Ela participativa, socialista, descentralizadora- envolve o Estado e a sociedade civil- e possui uma natureza representativa bastante particular. representativoparticipativa. Nada mais atual (Reis 2001 p. 6).

Segundo o prprio Bobbio a concepo de procedimentalismo democrtico surgiu por influncia de Kelsen em Essncia e valor da democracia (1929), e posteriormente em Fundamentos da democracia (1955-1956), onde aparece a influncia de Schumpeter. Bobbio viveu em perodos histricos repletos de acontecimentos que acabaram por influenciar seu pensamento do que seria democracia. De acordo com Reis (2001), Bobbio ao publicar o artigo Democrazia e Dittadura ele realiza uma defesa intransigente da democracia liberal contra a ditadura sovitica, d os primeiros passos para esboar sua nova concepo de democracia. No se sabe como Bobbio passou de um defensor da democracia tica e participativa para procedimentalista, mas pode-se tentar clarear e dar idias de como tal fato ocorreu, primeiramente sabendo qual o estado em que se encontrava a Itlia ps-guerra, seguido pela presso ideolgica no perodo de guerra fria, fez com que ele pudesse refletir os valores liberais. O prprio Bobbio reconhece a importncia de Kelsen em relao a sua mudana, de defensor da democracia tica para a procedimental. No esqueo que, ento, eu sustentava a concepo tica da democracia a que sobrepus, em seguida, aquela concepo procedimental que o prprio Kelsen havia atingido. Kelsen, ocupa um lugar fundamental no apenas nos meus estudos sobre teoria do direito, mas tambm nos de teoria poltica. A ele devo o fato de ter-me tornado um sustentador da chamada concepo processual da democracia. (Bobbio 1996b: 105, 1998:134, apud Reis 2001). Bobbio pretende assim demonstrar que no se deve mais conceber a democracia como um fenmeno, mas sim como algo que deve ter regras tanto para os pobres como para as altas classes, proletariado e burguesia. Ao mudar sua concepo de democracia tambm muda o modo de entender o direito, que para ele passa a ser um meio para se alcanar algo, que tem normas de valor instrumental, podendo alcanar alguns fins estabelecidos que fossem comuns a todos os homens. Pensar a liberal-democracia enquanto um regime poltico traria em sua estrutura, um complexo de normas que possibilitariam a realizao de uma srie de valores que so comuns humanidade. Dessa forma, Bobbio pensa o direito e a liberaldemocracia como instrumentos que so perpassados por normas. Por outro lado, a democracia real seria caracterizada por um grande nmero de mandatrios e no simplesmente a ausncia dos mesmos. Kelsen afirma que o problema

central a criao desses nmeros de chefes e a forma de escolh-los por meio de eleies, tornando a democracia como mtodo ou apenas como regras de tomada de decises coletivas, tendo o maior senso entre os participantes assim perceptivo em Bobbio os primeiros sinais do seu procedimentalismo, ele aproxima-se da ideia de que a democracia seria um mtodo, mas ele contrape essa idia de diferentes formas, fazendo uma ponte com a doutrina marxista do Estado, que no passaria de um conjunto de aparatos para assegurar o poder poltico, Bobbio viu assim que a forma de regime no pode ter um carter final, mas instrumental (Bobbio apud Reis 2001, p. 79) com essa idia tende-se a pensar que determinado regime escolhido deve ser um instrumento para alcanar um fim, no pensamento de Bobbio o fim a ser alcanado seria a seguridade de alguns valores fundamentais entre os homens enquanto homens, esses valores encontram-se explcitos nas regras do to fabulosos jogo democrtico. A realizao, por Bobbio, desse deslocamento no entendimento da democracia, no sentido de compreendla no mais como um fim em si mesmo, mas como um meio para alguma coisa, termina por coloca-lo, em nossa opinio, como um defensor da concepo processual da democracia ou da democracia como mtodo, que,por outros caminhos, j vinha sendo defendida por Kelsen pelo menos desde 1939 (Reis, 2001, p 80)

Bobbio passa de um defensor da democracia tica para um defensor da democracia procedimental, deixando de ser mais democrata para ser mais liberal. A teoria das elites apresenta a democracia como sendo algo inalcanvel, ao menos do modo pensado por Rousseau. Para os tericos dessa corrente de pensamento a humanidade sempre esteve constituda por governantes e governados, alm disso, argumentam que a maioria jamais pode reger seu destino poltico, mesmo que por meio do voto popular. A teoria das elites assevera acima de tudo, que o problema central da democracia no reside em ser governada pelas elites, mas sim, fazer com que tais elites possam se revezar no poder, no reservando apenas uma no mando por muito tempo. Nessa fase do procedimentalismo bobbiano, o autor apia-se em outros autores como Burzio para reforar a ideia de ter a eleio como um mtodo de fazer circular o poder poltico, mesmo que seja somente entre as elites, especialmente as polticas, econmicas e religiosas. Burzio visto como um conciliador entre a teoria das elites e a democracia, j que o mesmo acha melhor a renovao das elites no poder por meio do voto, mtodo eleitoral, ao invs da forma hereditria. Para Bobbio a teoria das elites de natureza cientfica, dado a lei segundo a qual a presena de minorias ativas em uma massa passiva e desorganizada (Bobbio, 1996c: 239 apud Reis 2001) uma constante. Nesses termos ele acolhe a teoria das elites, mas acaba por harmonizla com a democracia. Ele primeiro tornou-se um partidrio do procedimentalismo democrtico para, depois, interessar-se pela teoria das elites, incorporando-a teoricamente sua viso de democracia (Reis 2001, p 90). A influncia de Kelsen e Schumpeter torna-se mais forte ainda quando Bobbio acaba por acatar a ideia de democracia sendo ela uma forma de governo em que a classe poltica escolhida atravs do mtodo da eleio e essa se repete periodicamente para assegurar a permanncia ou a queda do consenso popular. Portanto, Bobbio aprofunda e consolida mais e

mais sua teoria de democracia procedimental, e, por isso mesmo, a seguir trataremos de verificar a consolidao dessa perspectiva no pensamento do grande intelectual de Turim.

4- PROCEDIMENTALISMO BOBBIANO E SUA CONSOLIDAO Com a publicao de mais um artigo, intitulado Qual Socialismo? (1983), Bobbio d mais um passo para consolidar sua teoria da democracia procedimental. Ainda dentro do contexto da dcada passada Bobbio critica alguns setores de esquerda por pensaram a ampliao da democracia via ampliao econmica, via democracia direta. Bobbio discordava veementemente dessa perspectiva, pois para ele o problema no estava na apatia poltica, mas sim numa forma distorcida de participar, podemos ver atualmente sob a tica da venda do voto, participao na viso de muitos apenas votar, e se possvel tirar alguma vantagem sobre esse ato sagrado. Bobbio ento coloca a questo central quando se fala em participao: Devemos escolher entre uma participao quantitativamente maior e qualitativamente pior ou uma participao qualitativamente melhor e quantitativamente menor (Bobbio, 1970:61 apud Reis). efetivamente na dcada de 70 que Bobbio apresenta a democracia como um conjunto de regras do jogo que permitiram a mais ampla e mais segura participao da maior parte dos cidados, podendo ser de forma direta ou indireta nas decises de interesse de toda coletividade. O pensamento de Bobbio se define de tal forma que apresentado hoje, mais uma vez, graas as conseqncias polticohistricas da Itlia que estava inserida em um momento em que, por um lado, no plano terico, grupos de esquerda criticavam a esquerda tradicional, que se punha mais e mais a direita, e, por outro, essa mesma esquerda, talvez pelo fato mesmo de ter-se guiado direita, trabalhava com expectativas concretas de alar-se ao poder de Estado(Reis 2001, p. 102). em meio a esse debate com os radicais de esquerda que ainda sonhavam com a democracia direta, que Bobbio defende mais assiduamente sua posio contrria a esse tipo de democracia. nesse momento que ele nos apresenta as seis regras fundamentais da democracia, sem as quais nenhum tipo de regime democrtico subsiste: 1- Todos os cidados que tenham alcanado a maioridade, sem distino de raa, religio, condio econmica, sexo, etc. devem gozar dos direitos polticos, isto , do direito de expressar atravs do voto a prpria opinio e/ou eleger quem se expresse por ele; 2. o voto de todos os cidados devem ser de peso igual isto , deve valer por um; 3. todos os cidados que gozam do direitos polticos devem ser livres para votar. Conforme opinio prpria formada, quanto mais livremente possvel, isto , numa competio entre grupos polticos organizados que disputam entre si para agregar os anseios e transforma-los em deliberaes coletivas; 4. devem ser livres, tambm, no sentido de que devem ser colocados na condio de possurem alternativas reais, isto , de poderem escolher entre vrias solues; 5. seja por deliberaes coletivas, seja por eleies representantes, vale o principio de maioria numrica, mesmo que possa se estabelecer diversas formas de maioriarelativa, absoluta, qualificada- em determinadas circunstncias previamente estabelecidas; 6. nenhuma deciso tomada pela maioria deve limitar os direitos da minoria, em particular o direito de tornar-se maioria em igualdade de condies. (Bobbio, 2000: 34). Essas regras apresentam no uma democracia existente, mas na concepo de Bobbio uma democracia ideal, no ser pelo simples fato de deixar de se observar em uma democracia a existncia de uma ou de mais regras que uma sociedade pode ser caracterizada como no democrtica, o autor apela para os fatos histricos para comprovar isso.

A onicracia, como governo de todos, um ideal limite. Estabelecer o nmero dos que tem direito ao voto a partir do qual pode-se comear a falar de regime democrtico algo que no pode ser feito em linha de principio, isto , sem a considerao das circunstancias histricas e sem um juzo comparativo: pode-se dizer apenas que uma sociedade na qual os que tm direito ao voto so cidados masculinos maiores de idade mais democrtica do que aquela na qual votam apenas os proprietrios e menos democrtica do que aquela em que tm direito ao voto tambm as mulheres(Bobbio 2000, p, 31). Mesmo assim, essas regras so tambm utilizadas como variveis nas anlises empricas para se mensurar o grau de democratizao (ou a inexistncia de democracia) de pases, sociedades, comunidades, organizaes e instituies. A idia central de Bobbio na dcada de 70 rene o carter participativo da democracia e o seu procedimentalismo. Percebemos isso na tentativa dele de abordar a expanso da democracia e da participao para espaos no interior do Estado, como tambm para instituies da sociedade civil. Bobbio propugna o espraiamento do Estado para a sociedade civil, mas percebe o seu relativo esvaziamento nos locais em que ela j institucionalizada atravs do mtodo democrtico (Reis 2001, p 112,113). Na dcada de 80 aflora no pensamento de Bobbio uma maior tendncia elitista, ao racionalizar a idia de apatia poltica e problematiz-la em contraponto com a nfase na participao. Consoante com as idias desenvolvidas na dcada anterior Bobbio reafirma a definio mnima de democracia, envolvida sempre por sua viso das regras do jogo, regras que facilitaria a maior participao possvel da sociedade civil. Essas nuanas da tese de Bobbio ficam a cada vez mais claras e explcitas; segundo Meaglia (1994:7 apud Reis) concebida a democracia como um conjunto de regras do jogo, em sua obra, Bobbio sublinha alternativamente duas propriedades dessas regras: a primeira, permitir uma ampla participao dos cidados na formao das decises a que esto sotopostos, a segunda, de consentir a soluo pacfica dos conflitos polticos e sociais. dessa maneira que a concepo procedimentalista de Bobbio se inscreve na teoria democrtica contempornea.

5- REFERNCIAS BOBBIO, Norberto (1983) Por que democracia? in Qual socialismo. Discusso de uma alternativa. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. BOBBIO, Norberto (1986) Democracia in BOBBIO, MATEUCCI & PASQUINO. Dicionrio de poltica. Braslia. Editora da UnB. BOBBIO, Norberto (1988). Liberalismo e democracia. Uma defesa das regras do jogo 2 ed. So Paulo: Brasiliense. BOBBIO, Norberto (2000) O futuro da democracia. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. MERQUIOR, Jos Guilherme (1991). Os neocontratualistas: Rawls, Nozick e Bobbio in O liberalismo antigo e moderno. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. REIS, Assis Brando (2001). A concepo de democracia em Bobbio. Belo Horizonte: Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais.

Potrebbero piacerti anche