Sei sulla pagina 1di 21

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Compreendendo o Processo Eletrnico na Prtica

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Apresentao
O Tribunal de Justia do Estado de Alagoas, diante dos avanos tecnolgicos e das vantagens do processo eletrnico, resolveu implantar em todas as suas unidades judiciais o Processo Digital, visando substituir autos processuais disponveis em papel, por autos digitais, oportunizando aos advogados e procuradores iniciarem um processo, protocolarem as peties e receberem intimaes de despachos, decises e sentenas no seu escritrio. Ciente das significativas mudanas trazidas com a implantao do sistema de virtualizao dos processos, o Poder Judicirio do Estado de Alagoas, vem atravs deste informativo, apresentar aos operadores do direito e sociedade em geral, informaes sobre a implantao e funcionamento dessa nova realidade.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Base Normativa
Lei Federal n 11.419/2006 prev o uso do meio eletrnico na comunicao de atos e transmisso de peas processuais, que ser aplicado aos processos cveis, penais, trabalhistas, incluindo juizados especiais, em todos os graus de jurisdio. Isso significa que os documentos oficiais, em regra, deixaro de ser apresentados na forma fsica, tornando-se, na sua totalidade, virtuais. A Resoluo n 30/2008 do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas regulamenta o meio eletrnico de tramitao de processos judiciais, comunicao de atos, transmisso de peas processuais, credenciamento de usurios, dentre outras providncias.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Objetivos e Vantagens
Dar celeridade; Diminuir Custos; Contribuir com a preservao do meio ambiente; Facilitar o trabalho dos advogados; Melhorar a qualidade do atendimento s partes e aos interessados.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Entendendo um pouco do processo eletrnico na prtica


O que o processo eletronico?
Em linhas gerais, o processo eletrnico a completa substituio do papel por autos processuais virtuais.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Como sero os atos e os documentos no processo eletrnico?


As peties e demais documentos enviados eletronicamente devero, obrigatoriamente, ser gravados no formato PDF (Portable Document Format), pois, se enviados em outro formato, no sero recebidos. (Ver Ato Normativo) O ingresso das peties iniciais e intermedirias,todos em formato digital, nos autos de processo eletrnico, pode ser feito diretamente pelos advogados pblicos e privados, sem necessidade da interveno do cartrio ou secretaria judicial, tudo de forma automtica e com a segurana da emisso do recibo eletrnico de protocolo.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Como ser a comunicao eletrnica dos atos processuais?


A comunicao eletrnica dos atos processuais ser feita atravs do Dirio da Justia Eletrnico e pelo portal e-Saj no site do Tribunal de Justia do Estado de Alagoas (www.tjal.jus.br), conforme o caso. Os prazos processuais tero incio no primeiro dia til seguinte ao da publicao eletrnica. Considerar-se- realizada a intimao no dia em que o intimado efetivar a consulta eletrnica ao teor da intimao, sendo certificado nos autos sua realizao. Todavia, se o aviso de recebimento da intimao no ocorrer em at 10 (dez) dias corridos, contados da data do envio da intimao, considerar-se- efetuada a intimao automaticamente na data do trmino desse prazo. Tudo conforme j dispe a Lei Federal n 11.419/2006.

V irtualizao de Processos
O envio de peties, recursos e peas processuais ser considerado feito no dia e hora de seu encaminhamento (respeitando o horrio de Braslia). J a publicao de atos e comunicaes processuais ser considerada no momento em que ficarem disponveis os dados no sistema eletrnico para consulta externa. Quando a petio eletrnica for enviada para atender o prazo processual, sero consideradas tempestivas as transmitidas at as 24 (vinte e quatro) horas do seu ltimo dia.

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

E como fica a questo da segurana das informaes?


As consultas processuais so de natureza pblica e podero ser feitas pela internet, sendo que a disponibilizao de documentos digitalizados ficar restrita s partes, seus advogados e aos membros do Ministrio Pblico, ressalvadas as situaes de segredo de justia. A segurana garantida por sistema de chaves pblicas ICP-Brasil, que permite a assinatura digital de peas processuais e que, aliado a softwares de ltima gerao, garantiro a integralidade e autenticidade dos documentos transmitidos ou armazenados no sistema de processo virtual do Poder Judicirio de Alagoas.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Assinatura digital
A assinatura digital uma modalidade de assinatura eletrnica, resultado de uma operao matemtica que utiliza criptografia e permite aferir, com segurana, a origem e a integridade do documento. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrnico que, em caso de qualquer alterao no documento, tornar-se- invlida. A tcnica permite no s verificar a autoria do documento, como estabelece tambm uma imutabilidade lgica de seu contedo.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Certificado digital
Na prtica, o certificado digital funciona como uma carteira de identidade virtual que permite a identificao segura do autor de uma mensagem ou da transao feita nos meios virtuais. Tecnicamente, o certificado um documento eletrnico que, por meio de procedimentos lgicos e matemticos, assegurar a integridade das informaes e a autoria das transaes. Esse documento eletrnico gerado e assinado por uma terceira parte confivel, ou seja, uma Autoridade Certificadora que, seguindo regras emitidas pelo Comit Gestor da ICP-Brasil e auditada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informao ITI, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptogrficas. O certificado contm os dados de seu titular, tais como nome, nmero do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme detalhado na Poltica de Segurana de cada Autoridade Certificadora.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Consideraes finais
Como vimos, o processo eletrnico representa um salto quantitativo e qualitativo para o Poder Judicirio na prestao jurisdicional, pois garante e amplia o acesso justia, trazendo uma maior transparncia, com democracia e participao. Ao lado disso, o Tribunal de Justia do Estado de Alagoas vem investindo com afinco em infra-estrutura e treinamento de seus servidores, tudo com intuito de prestar um melhor servio sociedade.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Perguntas frequentes
No tenho computador em casa. Como posso acessar as informaes sobre o meu processo?
Resposta: o Tribunal de Justia do Estado de Alagoas disponibiliza terminais de acesso livre para consulta eletrnica de processos, so os chamados terminais de auto-atendimento. Para os operadores do direito, salas reservadas na OAB contaro com todo suporte tcnico necessrio para operar no processo virtual. Caso o interessado no possua habilidade para utilizar as ferramentas eletrnicas, no haver problema. Basta comparecer unidade judicial em que o

V irtualizao de Processos
processo tramita e o nosso servidor ter o maior prazer em atend-lo, fornecendo as informaes e o acesso aos documentos necessrios.

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Como poderei ter acesso ao Processo Eletrnico?


Resposta: O usurio ter que ser previamente credenciado no Tribunal de Justia do Estado de Alagoas ou nos rgos conveniados, devendo comparecer para o registro da sua senha pessoal munido de identificao pessoal.

O que necessrio para utilizao do Peticionamento Eletrnico?


Resposta: O usurio ter que ser previamente credenciado no Portal E-

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

possuir certificado digital, programa de gerao de arquivos em PDF e software JAVA instalado na mquina a ser utilizada no momento do peticionamento.

Sou advogado e tenho dvida. Onde devo ir?


Resposta: O advogado dever procurar o administrador do Peticionamento Eletrnico na Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas.

Qual o tamanho mximo por arquivo e especificaes da digitalizao?


Resposta: No tem tamanho mximo para os arquivos a serem enviados e as especificaes esto publicadas no site do TJAL (www.tjal.jus.br).

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Quais os processos sero digitais?


Resposta: Inicialmente o projeto comtemplar a 16, 17 e 18 Varas da Fazenda Estadual e a 19 Vara de Execuo Fiscal Estadual. Posteriormente o projeto alcanar todas as competncias. Para maiores informaes consulte o site do TJAL (www.tjal.jus.br).

Se o sistema ficar indisponvel, por motivo tcnico, no ltimo dia do prazo processual?
Resposta: o prazo ser automaticamente prorrogado para o primeiro dia til seguinte soluo do problema. Mas lembre-se, isso s ocorre se o problema for do sistema do Tribunal. Caso seu acesso rede esteja invivel, procure outro ponto de internet e, por cautela, nunca deixe para enviar suas peties no ltimo dia do prazo.

V irtualizao de Processos

DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Como devo fazer quando no conseguir enviar eletronicamente os documentos?


Resposta: os documentos cuja digitalizao seja tecnicamente invivel devido ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade devero ser apresentados ao cartrio ou secretaria no prazo de 10 (dez) dias contados do envio de petio eletrnica comunicando o fato, os quais sero devolvidos parte aps o trnsito em julgado.

Como sero realizadas as citaes, caso a parte desconhea a ferramenta eletrnica, no possuindo e-mail ou sequer tenha acesso internet?
Resposta: A princpio, as citaes, intimaes ou notificaes sero realizadas de forma pessoal, seguindo as regras ordinrias, digitalizando-se o documento fsico para ser juntado ao processo virtual, e posteriormente destrudo.

Referncias
1 Definio conforme o Instituto Nacional de Tecnologia da Informao (www.iti.gov.br). 2 A Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira (ICP-Brasil) uma cadeia hierrquica e de confiana que viabiliza a emisso de certificados digitais para identificao do cidado quando transacionando no meio virtual, como a Internet. 3 A palavra criptografia tem origem grega e significa a arte de escrever em cdigos de forma a esconder a informao na forma de um texto incompreensvel. A informao codificada chamada de texto cifrado. O processo de codificao ou ocultao chamado de cifragem, e o processo inverso, ou seja, obter a informao original a partir do texto cifrado, chama-se decifragem. (www.iti.gov.br)

Realizao:

V irtualizao de Processos
DO PODER JUDICIRIO ALAGOANO

Apoio:
Projeto grfico/diagramao: DIATI - Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informao.

Potrebbero piacerti anche