Sei sulla pagina 1di 2

TCNICO DE CONTROLE EXTERNO REA DE CONTROLE EXTERNO Prova Objetiva - Conhecimentos Gerais . Lngua Portuguesa . Raciocnio Lgico .

. Legislao Especfica do Estado do Amap Prova Objetiva - Conhecimentos Especficos I . Noes de Direito Constitucional . Noes de Direito Administrativo . Noes de Direito Financeiro e Oramentrio . Noes de Execuo Oramentria e Financeira

CONHECIMENTOS GERAIS

Lngua Portuguesa: Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Pontuao. Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Inteleco de texto. Raciocnio Lgico: Entendimento da estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzindo novas informaes das relaes fornecidas e avaliando as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio seqencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas. Legislao Especfica do Estado do Amap: Constituio do Estado do Amap, de 20/12/1991. Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado do Amap (Lei Complementar n 10, de 20/09/1995). Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Amap: Resoluo Normativa n 115 TCE/AP, de 01/10/2003. A Estrutura Organizacional, Quadros de Pessoal e Plano de Carreira do Tribunal de Contas do Estado do Amap definidos pela Lei n 905, de 20/07/2005. Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Amap (Lei n 066/1993).

Histria do Estado do Amap: A ocupao territorial do Amap, os fluxos migratrios, ciclos econmicos (mineral e de extrativismo). A criao do Territrio Federal do Amap e do Estado do Amap. Delimitao do territrio e das divisas. Grandes Projetos. Ocupao Militar. Geografia do Estado do Amap: Clima. Solos. Regime pluviomtrico. Hidrografia. Relevo. Principais tribos indgenas do Amap. Economia do Estado do Amap. Extrativismo. Minerao. Indstria e Comrcio. Preservao e conservao do Meio Ambiente. reas de proteo ambiental. CONHECIMENTOS ESPECFICOS I Noes de Direito Constitucional: Princpios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Nacionalidade. Direitos polticos. Organizao do Estado: Unio, Estados Federados, Municpios, Distrito Federal. Administrao Pblica: disposies gerais; servidores pblicos. Organizao dos Poderes. Poder Legislativo: estrutura e competncia do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Poder Executivo: Presidente e Vice-presidente da Repblica. Poder Judicirio: organizao e atribuies; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justia; Tribunais e Juzes dos Estados. Funes essenciais Justia: Ministrio Pblico, Advocacia e Defensoria Pblica. Noes de Direito Administrativo: Administrao Pblica: conceito e regime jurdico. Princpios da Administrao Pblica. Administrao Pblica direta e indireta: organizao e competncias. Servios pblicos: conceito e elementos definidores. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceito, classificao, anulao e revogao. Improbidade administrativa - Lei n 8.429, de 02/06/1992. Noes de Direito Financeiro e Oramentrio: Atividade financeira do Estado. Receita: conceito, classificao, fases, renncia. Despesa: conceito, classificao, fases. Noes de Execuo Oramentria e Financeira: Programao e controle de recursos oramentrios e financeiros. Depsito direto na conta nica. Reteno e recolhimento de contribuio previdenciria incidente em servios. Controle e pagamento de restos a pagar e de despesas de exerccios anteriores. Contabilizao de contratos. Controle de suprimentos de fundos. Conformidade diria. Atualizao do rol de responsveis. Lei n 4.320, de 17/03/1964. Lei Complementar n 101, de 04/05/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal.

Potrebbero piacerti anche