Sei sulla pagina 1di 5

Manual TVpaint

Aps ter seguido as instrues de instalao do Guia de Arranque, pode lanar TVPaint Animao pro. Para o efeito, vocs suficiente: * Clicar 2 vezes sobre o cone do escritrio ou utilizar a ementa comear (para os utilizadores de Windows). * Duplo clicar no cone do processo aplicaes ou o estaleiro (para os utilizadores de Mac OSSO X). O programa TVPaint Animao pro e os ficheiros so ligados esto grande maioria presentes no directrio programa do vosso sistema de explorao. Para utilizar TVPaint Animao pro, pode utilizar escolha rato ou estilete. Este ltimo mais adequado para as pessoas que desejam reencontrar as sensaes do desenho feito a mo. Os diferentes painis do "software" To cedo quanto o "software" lanado, o painel abaixo faz o seu aparecimento. Este ltimo permite escolher as caractersticas do vosso futuro espao de trabalho e gerir as vossas configuraes.

Retornaremos mais em detalhe sobre as diferentes opes propostas neste painel durante esta lio. Pelo momento, clicam em Validar. Quando o "software" encarregado, l' imagem seguinte mostra-vos que obtem l' ecr para uma resoluo d' ecr de 1280 x 1024 pixis.

Eis uma descrio dos diferentes painis presentes ao ecr.

A barra d' instrumentos

Primeiro os cones da barra d' instrumentos oferecem-vos as possibilidades clssicas, comuns qualquer "software": Novo (criar um novo projecto), abrir (encarregar um projecto), salvaguardar (registar um projecto), fechar (fechar o projecto corrente). Os cones seguintes permitem-vos d' abrir ou de fechar diferentes painis de TVPaint Animao pro (afixao das coordenadas, da mesa luminosa, da linha de tempos, etc.).

O painel principal

Aqui pode escolher desenhar segmentos, elipses, retngulos, curvas, As opes de seleco e corte de escovas esto igualmente disponveis aqui.

O painel de Cores
Este painel permite-vos escolher a cor com a qual vai trabalhar. Distingue-se a cor A (ainda chamado cor principal) no retngulo de esquerda e a cor B o de direita.

O painel dos instrumentos


O painel dos instrumentos contem uma larga escolha de botes que correspondem aos instrumentos de desenho clssicos: arographe, pluma, lpis, aquarelle, etc. Os parmetros propostos so numerosos: ajustamento da dimenso, a fora, l' opacidade, etc.

A janela do projecto em curso

A janela do projecto em curso a sobre a qual vai poder exprimir os vossos talentos d' artista, e criar numerosas sequncias animadas.

A janela dos decalques

Esta janela nomeada igualmente linha de tempos ou timeline por numerosos utilizadores. Permitir gerir os vossos decalques e inserir chaves para os vossos efeitos (haver nas prximas lies).

Menu principal

TVPaint Animao pro possui numerosas ementas situadas exactamente acima a barra d' instrumentos sob windows, e em parte superior de l' ecr sobre Mac OSSO-X: Ficheiro, editar, Projecto, Decalque, Imagem, Efeitos, Afixao, Janelas, Ajuda. Cada um entre eles apresenta opes especficas que sero muito detalhada neste manual. Algumas noes teis Deslocar uma janela Se para uma razo ou outra, deseja deslocar uma janela, -vos suficiente clicar na sua barra de ttulo e fazer-o deslizar l' lugar desejado mantendo apoiado o boto do vosso rato. Fechar, reduzir, aumentar uma janela Fechar, reduzir, aumentar uma janela Estes trs botes, sobre PCES: e sobre Mac: , so presentes em parte superior de numerosos painis e janelas, direita sobre PCES e esquerda sobre Mac. * Os botes / permitem de fechar a janela (atalho teclado [Maj+W]). * Os botes / permitem, quando janelas sobrepem-se, colocar a janela corrente na frente ou de trs os os outros. * Os botes / permitem de reduzir a janela. Uma vez a janela reduzida este boto transforma-se e permite-vos re-aumentar da janela (notar que este boto no altera sobre Mac). Certas janelas como a linha de tempos tm uma dimenso ajustvel: possvel ajustar a sua dimenso com preciso por um clicardeslocar sobre um dos seus bordos. Fechar, reduzir, aumentar uma janela

Potrebbero piacerti anche