Sei sulla pagina 1di 20

Equalizao Menos Mais

Objetivo: A palestra visa determinar mtodos de utilizao de filtros (equalizadores) a fim de se obter maior inteligibilidade, economia de potncia e melhoria na performance dos sistemas de sonorizao em apresentaes ao vivo. A sistemtica aplicada tem como base a anlise e o conhecimento prvio do espectro de frequncias destes sinais considerando que os mesmos sero misturados entre si para formar o programa musical apresentado ao pblico.

Conhecimento necessrio para o entendimento pleno do contedo exposto:


Noes bsicas da lei de Ohm e suas grandezas fsicas Tenso, corrente, resistncia, impedncia e potncia; Conhecimento do decibel e seus referenciais aplicados ao udio dBu, dBV, dBW, dBm e dBspl; Noes bsicas sobre filtros e suas caractersticas Tipos de filtros, ordem, alinhamentos, etc; Noes bsicas sobre parmetros tcnicos e operao de equipamentos de udio como mesas de som, equalizadores, amplificadores de potncia, microfones entre outros; Interpretao de grficos bidimensionais no domnio do tempo e da frequncia; Conhecimentos bsicos sobre sinais analgicos Frequncia, amplitude, fase, harmnicos, oitava, distoro harmnica, rudo, fator de mrito, etc.

Um pouco de teoria: O decibel (dB):


Por definio o decibel o logaritmo na base dez de uma relao qualquer. imperativo que se saiba que o decibel no uma unidade de medida e sim uma relao que compara grandezas de mesma natureza fsica. O ouvido humano interpreta as variaes de presso, que conhecemos como volume, de forma logartmica, por isso, o dB a maneira adequada de quantizar o efeito das atuaes nos nveis dos sinais que trafegam pelos equipamentos eletrnicos de udio. Pelo fato do dB estar amarrado funo logartmica, preciso entender que pequenas variaes nos nmeros expressos nesta relao podem ocasionar grandes variaes lineares em grandezas como a tenso, corrente e potncia.

Curva de resposta em frequncia:


Grfico bidimensional no domnio da frequncia que expressa a amplitude dos sinais aplicados a um quadripolo. Este quadripolo pode ser um equipamento eletrnico, um cabo, um altofalante, um instrumento musical, uma sala ou qualquer outro dispositivo que responde sinais que possuam uma oscilao no tempo.
Amplitude [dB] +33 +30 +27 +24 +21 +18 +15 +12 +9 +6 +3 -3 -6 -9 -12 -15 -18 -21 -24 -27 -30 -33
20 25 31 40 50 63 80 100 125 160 200 250 315 400 500 630 800 1k 1k2 1k6 2k 2k5 40 3k1 4k 6k3 8k 10k 12k 16k 20k

Frequncia [Hz]

Range dinmico:
Por definio o range dinmico a relao entre o nvel mximo de sada de um equipamento (ou sistema) e o seu nvel de rudo. Geralmente expresso em dB. Um detalhe importante: POR FAVOR, DURMAM COM O GRFICO A SEGUIR DEBAIXO DO TRAVESSEIRO!
Amplitude [dBu] +33 +27 +21 +16 +10 +4 Nvel nominal Frequncia [Hz] ou Tempo [s] Relao S/N Sinal / Ruido Headroom Range dinmico Nvel mximo ou ponto de clip

-20 -40 -60 -80 -100 -120

Rudo

Range dinmico prtico:


importante entender que grficos retinhos como o mostrando anteriormente s existem no papel, e servem apenas para fins didticos. Na prtica, temos uma situao bem mais complexa, uma vez que uma infinidade de microfones, circuitos eltricos e altofalantes que por sua vez possuem pontos de clip, nveis nominais de operao e nveis de rudos bastante peculiares, so utilizados em conjunto a fim de produzirem o resultado desejado. Desta forma, o grfico apresentado, dever ser analisado em cada um dos estgios do sistema, de acordo com as grandezas fsicas pertinentes, respeitando-se os limites e caractersticas de cada etapa para assim, conseguirmos definir os limites finais de tal sistema. conhecendo, mesmo que intuitivamente tais limites, que conseguimos resultados satisfatrios.

Estrura de ganhos:
Um sistema de sonorizao composto por diversos equipamentos, que nas aplicaes ao vivo, com exceo do que muitos chamam de som mecnico, teremos a seguinte composio: Microfones e captadores: Responsveis por converter vibraes mecnicas em sinais eltricos; Equipamentos eletrnicos: Processam, misturam, amplificam entre outras operaes matemticas os sinais eltricos; Altofalantes em caixas acsticas: Convertem o sinal eltrico em vibraes mecnicas. Quando atuamos na sensibilidade dos transdutores e nos ajustes dos equipamentos eletrnicos, alterando a amplitude do sinal eltrico, estamos modificando a estrutura de ganhos do sistema. Tecnicamente, a estrutura de ganhos est bem organizada quando todos os equipamentos do sistema operam prximos dos seus nveis nominais.

Faixa de frequncia audvel do ouvido humano:


O ouvido humano capaz de compreender sons com frequncia entre 20Hz e 20kHz, sendo que esta faixa varia de pessoa para pessoa e muda com a idade e devido leses causadas por exposio a nveis de presso sonora elevados. A maioria das pessoas em idade adulta no escuta sons com frequncias superiores a 16kHz.

Limiar da audio humana:


A percepo dos sons dentro da faixa de frequncia audvel no uniforme, ela varia de acordo com a intensidade sonora (curva de Fletcher Munson), de forma que frequncias mais baixas e altas so percebidas em menor intensidade para sons mais baixos e vice versa. O pico da percepo dos sons se encontra na faixa de frequncias da voz humana, que varia entre os 150Hz e 4Khz.

Mascaramento dos sons em frequncia:


Um som que poderia ser ouvido mascarado por outro, de intensidade maior, que se encontra numa frequncia prxima. Geralmente isto ocorre na faixa compreendida entre 100Hz a 4kHz.

Mascaramento temporal:
Ocorre quando um som de alta intensidade precedido ou sucedido por um som de baixa intensidade, ambos em frequncias prximas. O pr-mascaramento s ocorre por um perodo muito curto, no mximo, 20ms, j o ps-mascaramento, pode acontecer por sons sucedidos em at 200ms.

Resposta de frequncia dos instrumentos musicais:

Muito importante: JUNTE ESTE GRFICO COM O DO RANGE DINMICO, DURMAM E SONHEM COM ELES TODAS AS NOITES.

Resposta de frequncia prtica dos sistemas de sonorizao brasileiros para aplicao ao vivo em eventos de mdio e grande porte:
Amplitude [dBspl @ 16m] 135 132 129 126 123 120 117 113 110 107 104 101 98 95 92 89 86 83 80 77 74 71 69 66
20 25 31 40 50 63 80 100 125 160 200 250 315 400 500 630 800 1k 1k2 1k6 2k 2k5 40 3k1 4k 6k3 8k 10k 12k 16k 20k

* Valores mdios, aferidos pelo autor em sistemas de sonorizao de 3 e 4 vias. Fc superior

Fc inferior

Rudo ambiente

Frequncia [Hz]

Resposta de frequncia prtica dos sistemas de sonorizao brasileiros para aplicao ao vivo em eventos de mdio e grande porte - Concluses
Em mdia a resposta de frequncia de 40Hz a 16kHz @ -10dB; Brasileiro ama de paixo as baixas frequncias; O Brasileiro tambm gosta de sons agudos mais saidinhos; O headroom extremamente baixo por quase toda a banda passante, em mais de 90% dos casos ele chega a 0dB na regio entre 40Hz e 200Hz e 4kHz e 20kHz; Valoriza-se pouco a faixa de inteligibilidade mxima do ouvido; Notem que a relao S/N bastante baixa, cerca de 30dB, chegando a 10dB em locais mais distantes da fonte sonora; Problemas de ps-mascaramento temporal so claramente notados na regio dos 80Hz aos 160Hz (faixa dos mdios graves); Na maioria dos casos existem problemas acentuados de cancelamentos na regio entre 1,5k e 2,5k; As caractersticas mostradas so muito similares em sistemas de som de pequeno porte, um pouco acentuadas nos sistemas de som domsticos, e absolutamente extravasadas na sonorizao automotiva e na maioria dos fones de ouvidos.

Vamos ao que interessa EQUALIZAO: Equalizao tcnica x Equalizao artstica:


Depois de tanta teoria ficou claro que existem dois modos distintos de se utilizar os equalizadores. A equalizao tcnica tem os seguintes objetivos: Ajustar a estrutura de ganhos em faixas de frequncias especficas; Limitar a banda passante dos transdutores; Filtrar ou atenuar sinais de baixa amplitude captados pelos microfones e captadores; Eliminar a realimentao acstica (microfonia); Definir pontos especficos de atuao de dispositivos dinmicos; Quando se atua tecnicamente num equalizador, raramente aumentamos o ganho, geralmente, atenuamos os excessos.

A equalizao artstica por sua vez, usada para: Ressaltar determinadas faixas de frequncias de interesse; Caracterizar um determinado programa musical. Equalizar artisticamente um instrumento ou programa musical uma questo cultural, no existem regras pr-estipuladas e por isto, no se pode taxar o resultado de certo ou errado. A principal ferramenta para execut-la o ouvido, atravs da cultura musical de cada indivduo. No entanto, tal prtica est amarrada s condies tcnicas do sistema, no se pode atuar artisticamente e destruir a estrutura de ganhos. Por via de regra, necessrio o conhecimento pleno dos limites do sistema para ousar na equalizao artstica. Esta palestra no tratar da parte artstica, mesmo porque ela um tanto subjetiva.

Equalizao tcnica nas vias da mesa de som:


O que devemos buscar: Restringir a banda passante do canal (via) somente na faixa de frequncia de interesse. Deve-se utilizar* um analisador de espectro para definir os pontos de -10dB superiores e inferiores do sinal do canal. Use filtros passa altas e passa baixas de 1 ordem ou um de 2 ordem com alinhamento Bessel para eliminar suavemente os sinais de baixa amplitude. As mesas digitais possuem recursos quase que ilimitados para esta funo. Na falta delas, use os equalizadores High e Low para conseguir um resultado similar. Entenda que o instrumento do canal, na maioria das vezes no ir funcionar sozinho, portanto, seu som, no precisa ficar maravilhoso, apenas inteligvel.
* O analisador de espectro primordial e atualmente de faclimo acesso, caso no tenha um em mos, tire o grfico de resposta de frequncia dos instrumentos debaixo do travesseiro e use-o.

O timbre perfeito de um instrumento depende da execuo de quase todos os seus harmnicos, desta forma, o som de uma caixa, por exemplo, ocupar um espao enorme por todo o espectro do range de frequncias audveis. Como vimos anteriormente, a relao sinal / rudo de um PA, baixa, e devido a isto, no escutaremos tais detalhes depois da mixagem. Timbres detalhados s devem ser buscados em locais onde a audio crtica favorvel, isto, infelizmente s se consegue em estdios de gravao ou salas muito silenciosas com tempos de reverberao adequados. Poluir o espectro de um sistema de sonorizao trs consequncias graves para o todo e principalmente para o headroom do sistema. Os amplificadores das vias de altas sofrem, o consumo de energia eltrica aumenta drasticamente, a inteligibilidade diminui, o trabalho de mixagem fica muito mais complicado, as microfonias tendem a acontecer com mais frequncia e com isto o resultado final fica sofrvel. A alta inteligibilidade da mensagem contida no programa musical inmeras vezes mais importante do que o timbre perfeito dos instrumentos isolados.

Equalizao tcnica no sistema de sonorizao:


O que devemos buscar: Definir a curva de resposta do sistema, respeitando suas limitaes e interaes com o ambiente: Obrigatoriamente deve-se usar um analisador de espectro ou preferencialmente um traador de funo transferncia para executar esta funo. Tal tarefa no conseguida com preciso quando se usa o ouvido ou mesmo o bom senso e experincia. Se quiserem um trabalho perfeito, no existe outra sada. O processo para a correo e definio da curva de resposta do sistema relativamente simples desde que se tenha conhecimento dos seus limites. Para realiz-lo basta aproximar a curva medida no analisador para o resultado que se deseja, lembrando que deve-se evitar dar ganho, concentrese em retirar as sobras. Uma regra prtica: Entortar demais o equalizador sinal de que algo est bem errado. Lembrando ainda que a equalizao apenas uma das etapas do alinhamento de um sistema.

Equalizao tcnica no sistema de sonorizao:


Novamente, restringir a banda passante do canal somente na faixa de frequncia de interesse. J vimos que a resposta de frequncia da maioria dos sistemas de sonorizao est entre os 40Hz e 16Khz, e tambm sabemos que a maioria das pessoas adultas no escuta sons acima dos 16kHz. Portanto, elimine estas frequncias usando filtros mais agressivos, sugiro um Butterworth de 8 ordem posicionados em 45Hz e 17kHz. Fazendo isto teremos os seguintes benefcios: Os amplificadores e caixas acsticas de graves funcionaro melhor e tero vida til maior; O mesmo se aplica para os drivers e seus amplificadores; O consumo de energia diminui consideravelmente; Os riscos de danos ou mal funcionamento devido rudos de alta frequncia (EMI) so reduzidos; A fadiga auditiva retardada.

O impacto da correta equalizao tcnica no sistema de sonorizao ONDE O MENOS MAIS?


Ao se restringir a faixa de frequncia de cada um dos instrumentos que iro compor o programa musical e a resposta de frequncia do sistema de PA aos seus limites reais, conseguimos o seguinte: Consumo de energia significativamente menor e com isto: Cabos de bitola e custo menor ; Conexes de AC mais baratas e menos crticas; Menor peso; Menor consumo de combustvel; Reduo do espao de carga; rea de passagem dos cabos menor; Esttica mais bonita; Diminuio do tempo de instalao; Reduo de mo de obra. Maior inteligibilidade do programa musical; Melhor posicionamento dos instrumentos e vozes na mixagem;

Sensao de palco e profundidade melhor definidos; Percepo mais acurada dos instrumentos e vozes; Aumenta as possibilidades de equalizaes artsticas; Controle maior da realimentao acstica; A necessidade de compresso reduzida; A atuao dos compressores melhor controlada; O headroom do sistema aumenta; A vida til dos transdutores e amplificadores aumentada; O sistema fica menos sensvel rudos de alta frequncia. A fadiga auditiva diminuda.

Potrebbero piacerti anche