Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE QUMICA

Manual do Trabalho de Concluso de Curso (TCC)

Qumica Industrial -Bacharelado

2011

1.

O que o TCC? TCC o trabalho de concluso de curso e est previsto na grade curricular. Tem o objetivo de desenvolver tarefas relacionadas ao estudo de um tema especfico sob a orientao de um professor. Alm do estudo propriamente dito, no qual voc deve relacionar conceitos estudados em sala de aula a problemas reais, o TCC ainda complementa sua formao profissional, fornecendo orientaes sobre o mtodo cientfico e desenvolvendo habilidades como a redao tcnica e a apresentao oral.

Qualquer subrea da Qumica ou reas afins. Voc pode escolher a rea de sua preferncia ou convenincia. Entretanto, deve haver a disponibilidade de orientador com experincia na rea de sua escolha.

7.

Que tipo de proposta pode ser usada como TCC? Contanto que constitua uma contribuio de um profissional de nvel superior, qualquer uma. O TCC pode ser um projeto de pesquisa indito, o desenvolvimento ou a implementao de um mtodo analtico, a melhoria de um processo, o desenvolvimento de um produto, o controle de qualidade e at mesmo uma reviso bibliogrfica. Neste ltimo caso, importante que o resultado da reviso seja crtico e inovador no tema, no se limitando apenas coleta e repetio do que j existe na literatura. Seu orientador pode lhe oferecer alternativas de trabalho dentro das linhas de pesquisa ou da experincia profissional dele. Voc tambm pode trazer idias e propostas suas. necessrio, entretanto, que se enquadre nas reas de atuao de um dos professores do curso e que aceite orientar o trabalho. Alm disso, necessrio verificar a disponibilidade de local, infra-estrutura e materiais.

2.

Quando o TCC deve ser realizado? O nome j diz tudo. O TCC deve ser realizado quando voc encontra-se prximo formatura, j com aprovao na maior parte das disciplinas. Em geral, o TCC realizado no ltimo semestre do curso, s vezes um semestre antes.

3.

Qual a durao do TCC? O TCC funciona como uma disciplina. Voc deve desenvolver e cumprir as etapas de avaliao durante o perodo letivo em que est matriculado. importante, entretanto, planejar o TCC com antecedncia, acertando orientador e tema. Muitas vezes necessrio adquirir materiais ou adaptar infraestrutura, o que toma tempo e pode restringir suas alternativas. recomendvel que o projeto seja discutido e elaborado com o orientador no semestre anterior matrcula.

8.

Como o TCC avaliado? A aprovao ocorre quando voc recebe nota final maior ou igual a seis. Diferente das demais disciplinas, no TCC no h substituio. Observao: o lanamento da nota no sistema provisrio e somente confirmado aps a entrega da verso final do TCC. Ao aluno que no cumpre esta exigncia no prazo previsto pelo Cronograma do Programa de TCC do Curso de Qumica reprovado sendo lanado como nota NC, isto , no compareceu.

4.

Quem pode orientar o TCC? Todos os professores do curso de Qumica podem orientar. Professores de outros cursos da ULBRA podem tambm orientar, desde que o nome seja aprovado pela Coordenao do curso.

5.

Onde o TCC pode ser desenvolvido? 9. As alternativas so diversas. O trabalho pode ser realizado nos laboratrios da Universidade, instituies de pesquisa, laboratrios de prestao de servios, indstrias, em qualquer local em condies formais e de infraestrutura que possa receber voc. Se j trabalha na rea, seu local de trabalho pode ser uma alternativa. Nos casos em que o trabalho desenvolvido fora da Universidade, necessrio que voc seja acompanhado e assistido por um profissional no local onde o TCC se desenvolve, a critrio do professor orientador. Quando isso ocorre, a autoridade na orientao continua sendo o professor da ULBRA. O que o exame de qualificao? O exame de qualificao um mecanismo de avaliao parcial que tem por finalidade verificar a solidez da proposta do seu trabalho, a clareza dos objetivos, a adequao da metodologia, a existncia de infra-estrutura, os resultados iniciais e a viabilidade de execuo do projeto no tempo restante. Consiste de um breve relatrio escrito e uma apresentao oral seguida de argio pela banca.

10.

Como o exame de qualificao deve ser preparado? O relatrio deve ter duas pginas. Nele, deve constar as seguintes informaes: ttulo do trabalho, orientador, local de execuo, objetivos,

6.

Em que temas o TCC pode ser realizado?

justificativa, metodologia, resultados parciais, cronograma e concluso. A concluso deve trazer uma avaliao das dificuldades e perspectivas. O relatrio deve ser entregue coordenao de TCC na data determinada pelo Cronograma do Programa de TCC do Curso de Qumica. 15. A apresentao oral deve conter as mesmas informaes do relatrio e no deve exceder 10 min de durao. importante a adequao da apresentao ao tempo proposto. Sugere-se o uso de slides (Power Point). A arguio tem por finalidade verificar o grau de compreenso do acadmico a respeito do seu trabalho e a exequibilidade da proposta. A banca busca informaes complementares e oferece sugestes ou instrues ao acadmico. Observao: antes da elaborao do relatrio e da apresentao, busque instrues com seu orientador. A no entrega do relatrio ou o no comparecimento ao exame de qualificao determinam a atribuio de grau zero no G1.

especialistas ou no, estudantes de qumica de nvel superior, e profissionais de reas afins com interesse no tema.

Como so citadas as referncias? Todas as informaes no baseadas em seus dados ou opinies devem ser seguidas de referncia. A referncia, alm de atribuir a informao ao seu verdadeiro autor, tambm fornece credibilidade ao seu contedo. Os diversos veculos de comunicao em Qumica adotam regras prprias para citao de referncia. Sugerem-se as orientaes da ABNT ou da Sociedade Brasileira de Qumica

http://quimicanova.sbq.org.br/spec/ qn/pt_BR/normas.php. As regras da


Revista Virtual de Qumica so alternativas. D preferncia a fontes primrias de informao, isto , artigos e comunicaes publicadas em peridicos especializados. Evite o uso de livros, e tambm, o uso de uma nica referncia por trechos longos de sua monografia.

11.

Quem constitui a banca do exame de qualificao? A banca do exame de qualificao constituda pela Coordenao do Programa de TCC do curso de Qumica, ou por professores por ela indicados. 16. Como a monografia deve ser formatada? O Programa de TCC do curso de Qumica no estabelece regras rgidas. As instrues sobre a formatao devem ser fornecidas pelo seu orientador, respeitadas as particularidades de cada subrea. sugerido o uso de papel tamanho A4 e fonte Times New Roman ou Arial - tamanhos 10 ou 12 e espao 1,5 ou duplo. comum que a monografia propriamente dita seja precedida pelas seguintes sees: capa, folha de rosto, dedicatria e agradecimentos (a critrio do autor), ndice (de figuras, de esquemas, de tabelas), lista de abreviaturas, siglas e smbolos, resumo e abstract.

12.

O que a apresentao do TCC? A apresentao final do TCC corresponde monografia e ao seminrio seguido de arguio.

13.

O que a monografia? Monografia um trabalho escrito, pormenorizado, sobre um tema restrito. um texto formal no qual o autor apresenta de forma lgica e objetiva seu trabalho e suas concluses.

17.

Como devem ser inseridos os esquemas, tabelas e figuras? Observe a qualidade grfica de suas figuras e esquemas. No copie, crie os seus. Recursos grficos so utilizados, quando necessrios. No seu texto sugira ao leitor visualizar o recurso e o explique. O recurso grfico deve facilitar a compreenso de uma ideia discutida no texto. Se voc no explora o recurso grfico no texto, ento, ele no necessrio. Figuras e esquemas podem ser coloridos ou monocromticos. No exagere, entretanto, nas cores. Mantenha seu trabalho sbrio. Esquemas, figuras e tabelas devem apresentar legendas. Nos dois primeiros casos, a legenda normalmente inserida abaixo da figura. No ltimo, acima. Os recursos grficos so numerados por classe (Figura 1, Figura 2, Esquema 1, Esquema 2 etc.). As legendas devem ser concisas e precisas. Devem traduzir ao leitor exatamente o que pode ser observado no recurso grfico.

14.

Como a monografia redigida? As instrues sobre o texto devem ser fornecidas pelo seu orientador, respeitadas as particularidades de cada subrea. So sees comuns em uma monografia de TCC: introduo, parte terica, parte experimental, resultados, discusso de resultados e concluses. O texto deve ser claro e conciso. Lembre-se que no o tamanho de sua monografia que a torna uma contribuio cientfica importante, mas o seu contedo. O texto tcnico, por natureza, conciso. Evite ser prolixo e no fuja do seu tema. A parte terica deve apresentar o estado da arte a respeito do tema trabalhado, mas com o cuidado de no se afastar demasiadamente do foco. tambm importante adequar o vocabulrio e profundidade ao pblico-alvo. A priori, sua monografia deve ser lida por qumicos,

18.

O que plgio? Plagiar assinar ou apresentar como seu trabalho literrio ou cientfico de outra autoria. imitar, copiar. A monografia deve ser de sua autoria, isto , deve apresentar a sua contribuio e deve ser redigida por voc. As informaes devem ser transmitidas com suas palavras e segundo a sua tica ou interpretao. A transcrio literal de um trecho de uma referncia bibliogrfica deve ser evitada ao mximo. Pode ocorrer apenas em situaes especiais, quando voc julga, por razes histricas ou outras, que o texto deva ser apresentado ao leitor, segundo as palavras originais. Neste caso, deixe claro que o texto apresentado transcrito do original. Observao: o uso, mesmo que de pequenos fragmentos, do texto de outro autor em sua monografia plgio (cpia). Citar a referncia atribuir a algum a ideia, no o texto, e no elimina o plgio. A Universidade recomenda, em casos de plgio, a reprovao do aluno com nota zero. Em caso de dvida, converse com seu orientador.

21.

Quem constitui a banca da apresentao do TCC? A banca de apresentao do TCC constituda por um dos coordenadores do Programa de TCC do curso de Qumica, pelo seu orientador e, ainda, por um terceiro profissional, professor da ULBRA. O terceiro nome deve ser escolhido em comum acordo entre voc e seu orientador.

22.

Quando a monografia deve ser entregue banca? A monografia deve ser entregue banca com pelo menos sete dias de antecedncia sua apresentao. Observao: a responsabilidade de fazer a monografia chegar banca sua, e somente pode ocorrer aps a autorizao do seu orientador.

23.

Quando ocorre a apresentao do TCC? O perodo de apresentaes definido no Cronograma do Programa de TCC do curso de Qumica. A data de sua apresentao ser determinada pela Coordenao do Programa com quinze dias de antecedncia.

19.

O que o Requerimento de Apresentao do TCC? o documento que seu orientador assina e encaminha Coordenao do Programa de TCC do curso de Qumica solicitando a apresentao de seu trabalho. Ao assinar o requerimento, seu orientador assume ter lido e corrigido sua monografia e que o exemplar que ser entregue banca corresponde, ao menos de forma mnima, quilo que ele julga adequado. Para que seu orientador possa requerer sua apresentao, necessrio que voc entregue o rascunho de sua monografia a ele, o todo ou em partes, com adequada antecedncia. Converse com seu orientador sobre prazos.

24.

Como avaliado o TCC? A banca tem autonomia de critrios para a avaliao. H uma tabela de suporte, destacando os principais pontos a observar. A nota da banca atribuda por consenso ou por mdia das notas individuais.

25.

O que a verso final da monografia? Na arguio, a banca faz sugestes e correes. As sugestes devem ser discutidas entre voc e seu orientador e podem ou no ser incorporadas verso final. Solicitaes de correo, por outro lado, devem ser atendidas. A verso definitiva deve receber a aprovao do seu orientador. A verso final do TCC deve ser entregue pessoalmente em arquivo eletrnico (pdf) na secretaria do curso no prazo estabelecido pelo Cronograma do Programa de TCC do curso de Qumica. Observao: o lanamento da nota no sistema provisrio e somente confirmado aps a entrega da verso final do TCC. Ao aluno que no cumpre esta exigncia, no prazo previsto pelo Cronograma do Programa de TCC do Curso de Qumica, reprovado, sendo lanado como nota NC, isto , no compareceu.

20.

Como deve ser a apresentao oral do TCC? Sua avaliao final pela banca baseada no documento escrito e na apresentao oral seguida de arguio. Estes so os instrumentos que a banca possui para avaliar o trabalho que voc desenvolveu durante todo o semestre. A apresentao oral cumpre o mesmo papel que a monografia e, em geral, planejada na mesma sequncia e sees. A apresentao no deve exceder 30 minutos. conveniente que voc realize ensaios antes da apresentao, para adequ-la ao tempo. Sugere-se o uso de slides (Power Point). A arguio tem por finalidade verificar o grau de compreenso do acadmico a respeito do seu trabalho e sua capacidade de discusso.

26.

Qual o cronograma do TCC?

Observe as seguintes datas: 12/08/2011: Data limite para entrega do formulrio do pr-projeto com definio do professor orientador. 26/09 a 07/10: Entrega do relatrio parcial e apresentao oral do Relatrio de TCC. 01/12 a 21/12: Apresentao oral (defesa) do TCC perante a Banca Examinadora. 03/01/2012 - Prazo final para entrega da verso definitiva da Monografia (em pdf). Ateno: O trabalho deve ser entregue banca examinadora com uma semana de antecedncia. Caso o aluno no entregue a monografia impressa na data prevista a penalidade a perda de 1,0 ponto na nota atribuda pela banca. O prazo limite para a entrega da monografia aos membros da banca trs dias antes da data da defesa. Caso no cumpra o prazo, o aluno estar automaticamente reprovado. Observao: Possveis alteraes na data de defesa devero ser aprovadas pela coordenao do Programa de TCC. 27. Quais so as atribuies do professor orientador? Orientar a reviso dos aportes tericos que norteiam a prtica de estgio: planejamento, metodologia e avaliao da aprendizagem; Realizar encontros de orientao sistemtica com os alunos, em pequenos grupos e/ou individualmente, na Universidade, objetivando a orientao, reviso e o acompanhamento das atividades; Acompanhar a produo de todo o material escrito pelo aluno, lendo, revisando e sugerindo alteraes, visando qualidade dos trabalhos realizados; Acompanhar o processo de organizao da monografia com todas as suas partes constituintes, considerando o processo durante e no final do estgio; Ler e analisar a Monografia para as avaliaes finais de acordo com os critrios estabelecidos no Plano da Disciplina; Preencher o dirio de classe e a ata final, registrando as presenas e contedo programtico desenvolvido; Atestar cincia de que o TCC est apto para avaliao pela banca examinadora, mediante entrega de documento Coordenao. 29. h) g) f)

i)

j) k)

l)

normas, o estagirio responder pelas perdas e danos; O estagirio deve elaborar uma monografia com acompanhamento do professor orientador, a ser entregue no final do perodo de estgio, de acordo com as normas estabelecidas. Esta monografia constitui-se de trabalho de carter exclusivamente acadmico e individual, cujo objetivo propiciar o desenvolvimento da capacidade de anlise crtica das atividades desenvolvidas; Observao: Denomina-se fraude escolar (cf. Manual do Estudante da ULBRA) atos ilcitos ou fraudulentos na elaborao da monografia, como plgio (utilizao de citaes sem o referido autor) ou no autoria do aluno de todo o trabalho ou de algumas de suas partes, sob pena de reprovao com nota zero (0,0); O estagirio deve elaborar a monografia de acordo com as normas previstas pelo curso e entregar em cpia impressa para professor orientador de estgio e para a banca examinadora; O estagirio deve cumprir os prazos de entrega de documentos solicitados pelo professor orientador e coordenador de estgio; O estagirio deve cumprir as proposies do estgio com tica e competncia; O estagirio deve estar ciente que o no cumprimento de seus compromissos ser avaliado de forma negativa implicando possvel reprovao no estgio; A concluso do TCC ocorrer aps a entrega da verso final corrigida e revisada, em cpia eletrnica (pdf), conforme calendrio prestabelecido. O que um bom trabalho de concluso de curso? Durante todo o seu trabalho planeje-se de tal forma, que ao final voc possa responder positivamente todas as questes a seguir.

a)

b)

c)

Sobre o projeto: O trabalho apresentado tem objetivo bem definido? A metodologia aplicada adequada? Os dados foram tratados de forma adequada? Os resultados so bem discutidos? As concluses so sustentadas pelos dados apresentados no trabalho? As concluses guardam relao lgica com os objetivos?

d)

e)

f)

g)

28.

Quais so os direitos e deveres do acadmico estagirio? Constitui-se direito do estagirio receber atendimento e orientaes sistemticas, na Universidade, de seu professor orientador de estgio, bem como ter acompanhamento das atividades de estgio antes e durante a execuo das mesmas; Constitui-se direito do estagirio estar assegurado contra acidentes pela Aplice de Seguro emitida pela Universidade; Constitui-se direito do estagirio estar previamente ciente dos critrios de avaliao; O estagirio se obriga a cumprir fielmente a programao de Estgio, salvo impossibilidade da qual a Universidade e as instituies campo de estgio sero previamente ou imediatamente informadas; O estagirio se obriga a cumprir as normas e os regulamentos internos das instituies concedentes. Em caso de inobservncia dessas

a)

Sobre a monografia: A monografia bem apresentada? A monografia foi bem revisada? A monografia est bem formatada? O resumo bem elaborado? O texto claro? O texto conciso e objetivo? O estilo uniforme durante todo o texto?

b)

c) d)

e)

O vocabulrio utilizado preciso e bem aplicado? O texto, quando necessrio, faz uso correto das referncias? As referncias so suficientes?

O tempo de apresentao foi obedecido? A apresentao foi bem preparada? A apresentao foi bem distribuda? Os slides foram visualmente bem elaborados?

As referncias foram adequadamente escolhidas? A apresentao foi clara? As referncias so citadas no final da monografia? As referncias so descritas de modo correto? A monografia dividida em sees adequadas? As informaes so colocadas nas sees corretas? As figuras e os esquemas so originais? As figuras e os esquemas so bem apresentados? As figuras e os esquemas so necessrios? As figuras e os esquemas so bem explorados no texto? As tabelas so bem apresentadas? As tabelas so necessrias? Figuras, esquemas e tabelas apresentam legendas? As legendas so concisas, objetivas e suficientes? A reviso bibliogrfica apresenta o estado da arte do tema do trabalho? Bom trabalho! Na reviso bibliogrfica, as informaes so colocadas em ordem lgica? As informaes apresentadas na reviso bibliogrfica so relevantes? A descrio da metodologia completa? A metodologia bem descrita? Os resultados coletados so apresentados de forma correta? Os resultados coletados so suficientes? Os resultados so bem tratados? Os resultados so bem discutidos? Quando pertinente, os resultados so comparados com dados da literatura? Quando pertinente, os dados so apresentados atravs de tabelas, grficos etc? H duplicidade desnecessria no uso de tabelas e grficos? As concluses so claras e bem descritas? 30. Dica final: O TCC compromisso seu e no do seu orientador. Procure-o com frequncia, estabelea um cronograma e tente cumpri-lo. Crie reunies rotineiras e tente estabelecer uma relao saudvel e de confiana recproca. Seu orientador o seu principal parceiro nesta tarefa. Na arguio, o estudante mostrou-se receptivo discusso com a banca? Na arguio, o estudante mostrou capacidade de defesa de seu trabalho? O estudante mostrou segurana durante a apresentao? O estudante utilizou vocabulrio preciso durante a apresentao? Na arguio, o estudante mostrou domnio sobre o seu trabalho?

Sobre a apresentao:

Potrebbero piacerti anche