Sei sulla pagina 1di 6

Grandes idias pequenos ambientes A marcenaria com mveis planejados aproveita melhor os espaos pequenos da casa, mas deixa

menos opes para variar a decorao. Os mveis modulados possuem medidas padronizadas e, aps um estudo prvio do espao disponvel, so encaixados nos ambientes da casa. Embora no sejam to eficientes no aproveitamento de pequenos espaos quanto os mveis planejadosso mais flexveis s mudanas. O grande truque para ampliar ambientes ou espaos pequenos de sua casa escolher um mobilirio multifuncional ou de linhas suaves. Lembre-se de que asprateleiras e estantes abrem espao para organizar suas coisas, portanto considere adquirir:
aparadores - so mveis versteis que permitem uma srie de aplicaes. Veja as mil e uma utilidades dos aparadores. bancadas - os foges sobre bancadas permitem a instalao de armrios embaixo deles;

cantoneiras - nas cozinhas so ideais para armazenar temperos, chs e alimentos no perecveis. Tambm so excelentes em banheiros e lavanderias; camas empilhveis - liberam espao durante o dia; camas com gavetas ou prateleiras embaixo - podem ajudar a abrigar sua roupa de cama, mesa e banho; mesas ovais ou redondas - permitem circulao melhor em salas de jantar; mveis altos - devem ser colocados junto s paredes para dar a impresso de "alongamento" destas; portas de correr - esse tipo de porta poupa o espao que, nas portas convencionais, seria necessrio para abrir e fechar; prateleiras - so fceis de instalar e oferece espao extra para acomodar suas coisas; sof-cama - transformam seu escritrio, biblioteca ou sala em quartos de hspedes; tapetes - opte por modelos menores para definir ambientes, pois tapetes grandes do a sensao de que o espao menor.

Os organizadores so prticos acessrios que podem ser encontrados no mercado nas mais variadas formas e tamanhos. Podem ser guardados em gavetas, armrios e guarda-roupas para guardar peas como bijuterias, maquiagens, brinquedos das crianas, ferramentas, revistas, enfim, todos aqueles objetos que parecem sobressalentes na casa. Manter um grande nmero de objetos expostos dificulta a limpeza e a iluminao Se voc adora acumular lembranas, determine gavetas ou organizadores para guardar essas peas. Prefira organizadores transparentes que permitem a visualizao dos itens guardados. Cores suaves e tons pastis aplicados nas paredes favorecerem a iluminao natura e do a sensao de amplitude, principalmente pinturas brilhantes que refletem a luz. O cho e o teto devem acompanhar os tons claros. Um tapete pequeno com listras finas verticais pode ajudar a compor um ambiente mais amplo. Repare como lugares escuros parecem menores, isso ocorre porque a luz que nos permite ver todos os objetos de um cmodo, aumentando a sensao de amplitude. Por isso, em pequenos espaos:

escolha mveis claros com acabamento brilhante. Eles ajudam a refletir a iluminao, tornando-a mais eficaz; prefira a iluminao artificial feita por luzes brancas frias que conferem um efeito mais prximo ao da luz natural do que as luzes amareladas; permita que a luz natural entre em sua casa evitando usar cortinas escuras e pesadas.Cortinas brancas de linho ou de tecidos transparentes so boas solues. considere colocar portas de vidro para separar ambientes comuns da casa. Elas permitem que a luz atravesse os cmodos melhorando a iluminao dos espaos.

Decorar pequenos espaos com essas dicas vai deixar sua casa mais clara e com uma decorao limpa, suave, alm de limpa e organizada.

O mercado imobilirio costuma acompanhar de perto as evolues no perfil do usurio. Hoje, atendendo s necessidades dos solteiros, separados, recm-casados, estudantes e profissionais que mudam de cidade, grandes apartamentos de trs quartos, sala e cozinha - feitos para famlia de quatro a cinco integrantes esto dando lugar aos prticos e funcionais apartamentos quarto e sala, de 45 a 60 metros quadrados. A tendncia poupar espao e dar mais funcionalidade ao ambiente. primeira vista decorar um espao pequeno parece mais fcil, mas a falta de cuidado com coisas simples, como as cores da parede ou tamanho dos mveis, podem transformar o espao funcional em um espao claustrofbico, um problema na hora de decorar. A designer e coordenadora do curso de Design de Interiores do Centro Universitrio Nilton Lins, Fran Prata, diz que a tarefa mais difcil na hora de decorar apartamentos pequenos conseguir harmonizar diversas funes em um s ambiente. Quando o espao restrito e nele so concentradas muitas atividades, por exemplo, complicado deixar o espao com conforto e funcionalidade agindo em conjunto, completa. A designer d algumas dicas de como aproveitar cada espao do seu apartamento, mostrando que possvel morar bem em espaos reduzidos:

Paredes
D prioridade s cores claras Para espaos pequenos aconselhvel o uso de cores claras, deixando os tons mais escuros para pequenos detalhes. Tons mais escuros fazem com que as superfcies paream menores, por esse motivo to importante que em um ambiente pequeno as paredes e teto sejam claros. Mas se voc gostar de cores mais fortes...

Para usar cores mais fortes e escuras, podemos usar alguns truques, como por exemplo pintar uma das paredes com listras horizontais, que alongam o ambiente e permitem o uso mesclado de algumas cores mais densas, junto com as claras - e o prprio branco, para equilibrar.

Mobilirio
Escolher mveis multifuncionais e de tamanhos reduzidos Existem diversos tamanhos para o mesmo mvel. O sof, por exemplo, podemos encontrar peas com largura de 1 metro e outros similares com largura de 85 ou 90 cm Num ambiente com espao restrito, cada centmetro importante. Outra dica usar cores mais escuras nas principais peas, isso as far parecer menores, usando o mesmo princpio das paredes, s que ao contrrio.

Tapetes
Contraste com os mveis Os tapetes devem ser de preferncia lisos e de cores neutras e claras, contrastando como o mobilirio escuro.

Cortinas
Ateno com as cores e estampas As cortinas devem possuir um tom diferente da parede, mas no muito escuro e, se possuir alguma textura ou estampa, a mesma dever ser pequena, estampas grandes somente para superfcies grandes.

Objetos
Sem exageros Os objetos no devem estar presentes em grande quantidade, para no poluir o ambiente. Eles so o toque final de todo projeto. Nesse momento as cores fortes e escuras esto liberadas, de acordo sempre, claro, com o conceito do projeto.
A decorao de pequenos ambientes deve ser bem pensada, de modo que considere a delimitao de cada espao residencial. Cada detalhe pode fazer toda a diferena na hora de decorar, por isso importante conhecer as principais tendncias do mercado e tambm dicas dos designers para aproveitar os ambientes com medidas mais restritas.

As casas pequenas ganham cada vez mais foco no mercado imobilirio, sendo a alternativa ideal de moradia para quem vive sozinho ou mesmo para universitrios. H propriedades que so conhecidas como kitnet e possuem em mdia trs cmodos na planta. Alguns apartamentos tambm cogitam entre os imveis pequenos mais procurados. Antes de apostar na decorao de casas pequenas, procure conhecer os mveis e acessrios que esto disponveis a venda nas lojas e faa uma compra bem pensada dos elementos. Lembre-se de que o espao restrito deve ser aproveitado da melhor forma, por isso nada de cometer exageros na hora de inserir mveis ou outros objetos nos cmodos da casa. No existe uma decorao padronizada para ambientes pequenos, o morador pode se sentir a vontade para elaborar o seu projeto e investir nas novas tendncias. O espao de cada cmodo deve ser aproveitado da melhor forma, nem que para isso seja necessrio usar o efeito viso de tica para tornar os cmodos supostamente mais amplos. As dicas de decorao para ambientes pequenos so inmeras, mas antes de iniciar qualquer planejamento, procure conhecer as necessidades de cada cmodo da casa ouapartamento. A sala de estar, por exemplo, combina com cortinas claras e brancas para promover uma sensao de amplitude no espao. A aposta em mveis modulares tambm um recurso que consegue tornar a sala mais bonita e aconchegante. A moblia planejada representa uma inovao do estilo contemporneo para decorar casas, ela capaz de aproveitar os espaos residenciais e torn-los confortveis. A presena de ambientes integrados tambm tem contribudo com os pequenos espaos, ao passo que derruba as paredes e cria facilidade de comunicao entre os cmodos. Em ambientes pequenos, evite uma decorao com muitas estampas ou com aglomerado de mveis que sufoquem a casa. Prefira um visual mais sucinto para os cmodos e faa um melhor aproveitamento dos espaos. Agora que voc j sabe como decorar ambientes pequenos, no deixe de inovar a aparncia da sua casa.

O primeiro passo para a decorao de ambientes pequenos o planejamento, voc deve levar em considerao o tamanho do ambiente e o que voc pretende colocar nesse cmodo. Por exemplo, se voc vai decorar uma sala de estar pequena, voc deve ter o espao para o sof e para a televiso, se sobrar espao, voc adiciona alguns acessrios decorativos, poltronas, entre vrias outras opes. O site Casa da Editora Abril traz vrias dicas e sugestes para que voc consiga decorar sua casa com qualidade em ambientes pequenos, acesse ao site pelo link http://casa.abril.com.br/materias/salas/mt_413036.shtml e aproveite as dicas. Agora, se voc quer mais dicas de decorao de ambientes pequenos, existem vrios sites de revistas de decorao que do dicas importantes na hora de decorar um cmodo pequeno, o site Casa da Editora Abril ainda traz mais uma matria especial nesse quesito, mostrando 59 idias para voc colocar em prtica atravs de fotos de decorao de ambientes pequenos para criar uma decorao perfeita para a sua casa, acesse ao site pelo linkhttp://casa.abril.com.br/noticias/noticias_255199.shtml e conhea todas as dicas para deixar seu cmodo pequeno em grande. Esperamos que atravs dessas dicas vocs consigam fazer uma decorao eficiente e com qualidade, sempre pensando no planejamento e no ambiente limpo, sem muitos apetrechos decorativos pois se trata de um ambiente pequeno no mesmo

Quando voc estudante universitrio certamente a acomodao no prioridade. Mas com um tempo, aparece a necessidade de um espao um pouco maior do que um dormitrio desorganizado. Esse pequeno apartamento perfeito para receber os amigos, estudar e passar um tempo curtindo a vida de universitrio com estilo e conforto. Medindo apenas 50 metros quadrado, ele

super bem organizado e alegre. As pinturas coloridas trazem um ar jovial e as janelas grandes garantem um tima iluminao durante o dia. Quem no queria ter um apartamento desses para morar sozinho na poca da faculdade?

A diminuio do tamanho das moradias cada vez mais comum nas megalpoles. Viver em poucos metros quadrados, que antes significava somente economia de dinheiro, ganha agora valores culturais de bom gosto, eficincia e distino, segundo conta o escritor Nicolas Pople no livro Casas Pequeas, verso em espanhol, publicado pela Editora Gustavo Gili em 2003. Essa mudana de conceito um legado da arquitetura moderna - no passado, essa arte se dedicava sobretudo construo de templos e espaos sagrados. Para relembrar a histria, a preocupao com as escalas menores surgiu com nfase nos trabalhos de arquitetos como o franco-suo Le Corbusier (1887-1965). "Para ele, a construo podia ser industrializada assim como um automvel", explica o arquiteto mineiro Carlos Alberto Maciel, que estudou a obra desse mestre para sua dissertao de mestrado, em 2000. O currculo de Le Corbusier inclui vrios exemplos de obras pequenas. Entre elas, uma cabana de frias com apenas 16 m2. Erguida na Riviera francesa, em 1952, ela um exemplo de espao bem aproveitado sem paredes internas, cabe aos mveis o papel de delimitar os ambientes.

Um dos grandes desafios de hoje em dia conseguir adequar as nossas necessidades ao espao cada vez mais reduzido dos apartamentos.Muitas vezes preciso acomodar at 5 pessoas em 60 m, distribudos em sala de jantar e estar, cozinha, rea de servio, quartos e banheiros. Embora aparentemente difcil, essa tarefa pode ser atingida com grande xito se contarmos com a ajuda de profissionais especializados e com uma dose de bom senso, adequando cada mvel ao espao disponvel no ambiente. possvel encontrar solues inteligentes e muitas vezes simples que facilitam a vida de quem vive diariamente em um ambiente pequeno. Ns universitrios vemos nos quitinetes , o primeiro apartamento.Ou ento dividimos apartamentos de 40 , 50 m com outras pessoas para dividir o custo de vida. Aqui vo dicas para tornar esses espaos o mais aconchegante e funcional possvel SALA E COZINHA Em espaos pequenos cada vez mais devemos evitar parades entre os ambientes, espaos conjugados deixam o local mais iluminado e arejado. Armrios embutidos com portas de correr economizam espaos. Aposte em cores claras, paredes coloridas no so proibidas , mas use preferencialmente em uma parede , de preferncia a do fundo para dar uma sensao de profundidade. Para essas paredes evite cores quentes. Para ampliar espaos use espelhos , eles duplicam a luminosidade e o prprio espao. QUARTOS

Como em todo espao pequeno se indica usar cores claras. Portas com roldanas, de correr e sanfonada economizam espao . Para os armrios utilize o mximo de espao posivel acrescentando nichos e prateleiras na parte superior . Para dar mais funcionalidade preveja um local apropriado para televiso e uma bancada comfortvel para computador , com espao suficiente para poder acrescentar mais utenslios posteriormente. BANHEIROS Em boa parte dos imveis novos, um banheiro pequeno faz parte da realidade de muita gente. Cada vez mais os fornecedores procuram criar solues adptativas . Cubas de apoio, mveis suspensos, mdulos com rodzios tudo isso pode ajudar na economia de espao.

Potrebbero piacerti anche