Sei sulla pagina 1di 8

Vacinar e a maneira mais eficaz de se prevenir contra diversas doenas, como poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubola e febre

amarela, entre outras. Ao se vacinar, a pessoa passa a ter proteo (anticorpo) e torna-se imunizado.

O que uma vacina ?


Uma vacina uma substncia derivada, ou quimicamente semelhante, a um agente infeccioso particular, causador de doena. Esta substncia reconhecida pelo sistema imunitrio do indivduo vacinado e suscita da parte deste uma resposta que o proteje de uma doena associada ao agente. A vacina, portanto, induz o sistema imunitrio a reagir como se tivesse realmente sido infectado pelo agente. A primeira resposta do sistema inunitrio, quer a uma vacina, quer ao agente infeccioso, em geral lenta e inespecfica. Porm, o facto de o agente no existir na vacina com capacidade para se multiplicar rpidamente e causar doena, d ao sistema imunitrio tempo precioso para preparar uma resposta especfica e memoriz-la. No futuro, caso o vacinado seja realmente infectado, o sistema imunitrio responder com rapidez e eficcia suficiente para o proteger da doena. Apesar desta descrio ser vlida, em termos gerais, a reaco individual a uma vacina depende sempre dos antecedentes de estimulao do sistema imunitrio do indivduo vacinado, da gentica subjacente s caractersticas do sistema imunitrio, e do seu estado geral de sade.

TIPOS DE IMUNIZAO
A imunidade pode ser natural ou adquirida (SCHMITZ et al, 1989): A imunidade natural compreende mecanismos inespecficos de defesa de pele, pH, e a imunidade conferida pela me atravs da via transplacentria e pelo leite materno ao recm nascido. A imunidade adquirida pode ser espontnea, aps um processo infeccioso, ou induzida de maneira ativa ou passiva:

passiva: administrao de anticorpos previamente formados (imunoglobulinas) ou soros hiperimunes. til em pacientes com defeito na formao de anticorpos ou imunodeprimidos; ativa: uso de microorganismos vivos atenuados, mortos e componentes inativados de microorganismos.

Estar imune significa estar protegido contra uma determinada doena. As duas formas de se adquirir imunidade so: Imunidade ativa o prprio sistema imune do indivduo produz proteo em geral de forma permanente (imunidade humoral anticorpos e imunidade celular). H memria imunolgica, o que responsvel pela proteo aps uma re-exposio. Pode resultar de infeco natural ou secundria a vacinao. Imunidade passiva produzida em animal ou no homem, oferece anticorpos j formados, proteo efetiva e imediata, tem durao limitada a semanas ou meses (vida mdia das imunoglobulinas).

Imunizao ativa x passiva


A imunizao ativa ocorre quando o prprio sistema imune da criana, ao entrar em contato com uma substncia estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e clulas imunes (linfcitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vrios anos, s vezes, por toda uma vida.Os dois meios de se adquirir imunidade ativa so contraindo uma doena infecciosa e a vacinao .
HU UH HU UH

A imunizao passiva obtida pela transferncia criana de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma rpida e eficiente proteo, que, contudo, temporria, durando em mdia poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da me para o feto atravs da placenta. Essa transferncia de anticorpos ocorre nos ltimos 2 meses de gestao, de modo a conferir uma boa imunidade criana durante seu primeiro ano de vida. A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob trs formas principais: a imunoglobulina humana combinada , a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterlogo . A transfuso de sangue uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, j que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguneos (i.e. sangue total, plasma, concentrado de hemcias, concentrado de plaquetas, etc) contm anticorpos.
HU UH HU UH HU UH

MUNIZAO PASSIVA A imunizao passiva implica na administrao de anticorpos pr-formados a um indivduo. Trs situaes genricas orientam a imunizao passiva: deficincia na elaborao de anticorpos (uso de corticides) exposio determinada doena em pacientes de risco importante (criana leucmica exposta ao sarampo) teraputica (quando uma pessoa j doente pode se beneficiar suprimindo efeitos txicos, como, por exemplo, no botulismo ou diminuindo uma reao inflamatria, como na doena de Kavasaki). Os produtos usados nestas situaes so geralmente gama-globulina ou similares Tipos de Imunizao

Existem dois tipos de imunizao, a imunizao ativa e a imunizao passiva. A imunizao ativa a produo de anticorpos pelo indivduo que recebeu antgenos. Essa imunizao pode ser natural e artificial. Imunizao ativa natural acontece quando o antgeno penetra de forma natural no organismo, como acontece em casos infecciosos provocados por vrus e bactrias. A imunizao artificial quando ocorre a inoculao proposital de antgenos no organismo. A vacina composta por agente infeccioso enfraquecido ou por toxinas por ele produzidas contendo antgenos especficos, sendo portanto um processo q visa a profilaxia.

Quando um microorganismo penetra em pessoas vacinadas, j encontra anticorpos especficos que inativam os antgenos por ele produzidos. A imunizao passiva quando ocorre a inoculao de anticorpos no organismo,produzidos por um outro organismo contra o correspondendente agente infeccioso. Constitui um processo de soros teraputicos. A soroterapia utilizada durante a fase aguda de uma infeco. Esse processo que utiliza os soros protege por um tempo relativamente curto, sendo logo destrudo e eliminado. Os linfcitos B tambm se ligam aos antgenos atravs de receptores de membrana que no so os anticorpos. Quando um linfcito T reconhece um antgeno, ele secreta linfocina, substncia que estimula a diviso de todos os tipos de clulas do sistema imunolgico, incluindo o linfcito B. A imunizao muito importante para todos pois evita a disseminao de doenas e contribui para o controle de determinadas doenas evitando que ocorra uma epidemia ou pandemia.

http://www.guiadicas.com/quais-os-tipos-de-imunizacao-existente/ http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/vacina.htm http://www.sbim.org.br/publicacoes.htm

http://www.clinicavac.com.br/efeitosereacoes.htm http://www.tuasaude.com/reacoes-adversas-das-vacinas/ http://www.mdsaude.com/2009/05/vacinas-calendario-de-vacinacaoefeitos.html http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?444 http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/8207ba0041c828d8b6c1f7255d4 2da10/perfil_vacinas.pdf?MOD=AJPERES http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NbKvkEA1M0J:www.cremerj.org.br/palestras/83.PPT+rea %C3%A7%C3%B5es+das+vacinas&cd=9&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br&source REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GUSHIKEN, C.T. & CHAGAS,L.G.C.P. Imunizao In: CURSINO,M.R. et al Assistncia de Enfermagem em Pediatria. So Paulo: Sarvier, 1992. MINISTRIO DA SADE Manual do Treinando. Braslia, 1991. SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE Manual da Criana. Campinas, 1996. SECRETARIA DE ESTADO DA SADE DE SO PAULO Norma do Programa de Imunizao. So Paulo, 1994.

SCHMITZ, E.M.R. et al Imunizao Bsica na Infncia. So Paulo: Atheneu, 1989. Fonte: www.hospvirt.org.br

Slid Tipos de Imunizao: Imunidade ativa: ocorre quando o sistema imune, ao entrar em contato com uma substncia estranha ao organismo (antgenos), responde produzindo anticorpos e clulas imunes (linfcitos T). Pode ser adquirida contraindo uma doena infecciosa e atravs da vacinao. Imunidade passiva: obtida pela transferncia ao indivduo de anticorpos prformados produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma rpida e eficiente proteo, que, contudo, temporria, durando em mdia poucas semanas ou meses.

Resumo Existem dois tipos de imunizao, a imunizao ativa e a imunizao passiva. Imunizao ativa: ocorre quando o sistema imune, ao entrar em contato com uma substncia estranha ao organismo (antgenos), responde produzindo anticorpos e clulas imunes (linfcitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vrios anos, s vezes, por toda uma vida. Essa imunizao pode ser caracterizada como natural e artificial. Imunizao ativa natural acontece quando o antgeno penetra de forma natural no organismo, como acontece em casos infecciosos provocados por vrus e bactrias. A imunizao artificial quando ocorre a introduo proposital de antgenos no organismo. Atravs da vacina, por exemplo, que visa profilaxia assim quando um microorganismo penetra em pessoas vacinadas, j encontra anticorpos especficos que inativam os antgenos por ele produzidos. Imunizao passiva: obtida pela transferncia ao indivduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Esse tipo de imunidade produz uma eficiente proteo, que, contudo, temporria, durando em mdia poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da me para o feto atravs da placenta. Essa transferncia ocorre nos ltimos 2 meses de gestao, conferindo uma boa imunidade criana durante seu primeiro ano de vida. A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob trs formas principais: a imunoglobulina humana combinada , a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterlogo . A transfuso de sangue uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, j que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguneos (i.e. sangue total, plasma, concentrado de hemcias, concentrado de plaquetas, etc) contm anticorpos.
HU UH HU UH HU UH

Constitui um processo de soros teraputicos. A soroterapia utilizada durante a fase aguda de uma infeco. Esse processo que utiliza os soros protege por um tempo relativamente curto, sendo logo destrudo e eliminado.

Infeco viral ou bacteriana


Quando um vrus ou bactria (conhecidos genericamente como germes) invade o seu corpo e se reproduz, normalmente causa problemas. Geralmente, a presena do germe produz algum efeito colateral que faz com que voc fique doente. Por exemplo, as bactrias estreptoccicas (Streptococcus) liberam uma toxina que causa a inflamao da sua garganta. O vrus da plio libera toxinas que destrem as clulas nervosas (geralmente levando paralisia). Algumas bactrias so benignas ou benficas (por exemplo, todos ns temos milhes de bactrias no intestino e elas ajudam a digerir a comida), mas muitas so perigosas quando entram no corpo ou na corrente sangnea. As infeces virais e bacterianas so, de longe, a causa mais comum de enfermidade para a maioria das pessoas. Elas causam doenas como resfriados, gripe, sarampo, caxumba, malria, AIDS, etc.

PARTE DE ALINE ROSA O que so vacinas bacteriana e virais So metados de imunizao ativa, podem ser desenvolvidos a partir de deferentes antgenos. De acordo com o tipo de antgeno, podem ser:

Bacterianas: o antgeno e a parte de uma bactria atenuada ou a prpria morta, alm disso dispomos de vacinas acelulares, constitudas de toxinas e outras molculas da bactria. Vacina contra difteria e ttano Vacina contra Haemophilus influenzae tipo B Vacina contra meningococos Vacina contra pneumococos Vacina contra ttano Vacina trplice bacteriana Vacina contra tuberculose Virais: o antgeno um vrus (vrus atenuados ou morto).exemplos Vacina contra caxumba Vacina contra febre amarela Vacina contra gripe Vacina contra hepatite A Vacina contra hepatite B Vacina contra poliomielite Vacina contra raiva humana Vacina contra rubola Vacina contra sarampo Vacina trplice viral Vacina contra varicela Vacina contra varola
Max

Vacinas vivas atenuadas O microrganismo (micrbio, normalmente bactria ou vrus), obtido a partir de um indivduo ou animal infectado, enfraquecido por passagens sucessivas em meios de cultura ou culturas celulares. Este enfraquecimento diminui o seu poder infeccioso o incapacitando de causar doenas, mas ao mesmo tempo, sendo capaz de estimular a resposta imunolgica. O microrganismo mantm a capacidade de se multiplicar no organismo do indivduo vacinado (no causando doena). Contudo, existe um pequeno risco de que o agente atenuado possa reverter para formas infecciosas perigosas. Normalmente, estas vacinas so eficazes apenas com uma dose (com exceo das orais). Estas vacinas tm a vantagem de estar muito prximas do agente natural e de serem relativamente fceis de produzir. E tm como desvantagem o risco de poder induzir sintomas (ainda que normalmente mais ligeiros) da doena que se pretende evitar e o risco de infeco do feto, no caso de vacinao de grvidas. Exemplo de vacinas vivas atenuadas: BCG (vacina contra a tuberculose), vacina contra o rotavrus, vacina contra a varicela, VASPR (vacina contra o sarampo, papeira e rubola) e vacina contra a febre amarela. Vacinas mortas ou inativadas Nas vacinas inativadas os microrganismos so mortos por agentes qumicos. A grande vantagem das vacinas inativadas a total ausncia de poder infeccioso do agente (incapacidade de se multiplicar no organismo do vacinado), mantendo as suas caractersticas imunolgicas. Ou seja, estas vacinas no provocam a doena, mas tm a capacidade de induzir proteo contra essa mesma doena. Se dividem em: Inteiras o agente bacteriano ou viral inativado (por exemplo, por formaldedo) e fica incapaz de se multiplicar, mas mantm todas as suas componentes e preserva a capacidade de estimular o sistema imunitrio. Exemplos: VIP (polio), Pw (pertussis whole cell) Fraes ou sub-unidades do agente infeccioso podem ser partculas virais fracionadas, toxinas naturais cuja atividade foi anulada, antignicos capsulares de bactrias ou de vrus, ou antignicos membranares de bactrias. Exemplos: DTPa (difteria, ttano, pertussis acelular) Estas vacinas tm a vantagem de serem muito seguras, no havendo possibilidade de originar a doena contra a qual protegem. Tm a desvantagem de, em geral, requererem a toma de 3 a 5 doses para induzir uma resposta imunitria adequada e, mais tarde, esta resposta tem de ser estimulada atravs

de reforos da vacina. Subdividem-se em polissacardicas e polissacardicasconjugadas. Polissacardicas - Construdas a partir de polissacardeos da cpsula envolvente do agente infeccioso. No induzem memria imunolgica duradoura e no so eficazes em crianas menores de 2 anos. Polissacardicas-conjugadas - Conjugam um polissacardeo da cpsula com uma protena transportadora. Esta conjugao produz uma resposta imunolgica mais eficaz e capaz de induzir memria duradoura. So eficazes mesmo em menores de 2 anos.

Recombinantes As vacinas so produzidas por recombinao gentica, atravs da engenharia gentica e tcnicas de biologia molecular. Exemplo: hepatite B.

Os progressos na fabricao de vacinas e a necessidade de simplificar os programas de vacinao, tem conduzido combinao de vacinas contra agentes diferentes. Se for comprovado que a resposta imunitria e a tolerncia combinao to boa quanto s vacinas isoladas, este processo tende a ser cada vez mais utilizado. Estas vacinas so chamadas de combinadas ou polivalentes, e so designadas em funo do nmero de componentes. Por exemplo, a DTP trivalente, a DTP-Hib tetravalente e a DTP-Hib-VIP pentavalente.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1816-6.pdf

Potrebbero piacerti anche