Sei sulla pagina 1di 11

SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES 1.

0 INTRODUO A reunio de duas ou mais pessoas, com o propsito de combinarem esforos e bens, e com o intuito de repartirem entre si os lucros de tempos remotos que vm desde o processo evolutivo do homem. No obstante, dessa unio de foras e necessidade, deveria ao longo da histria ser regulada pelo Direito com o escopo de sua sistematizao de regras e princpios como forma de incrementar e unificar esta conjugao de esforos. Desse encontro de vontades, nasceu a sociedade em comandita simples que foi acolhida pelo Cdigo Comercial brasileiro de 1850 e assim, o termo comanditar, diz respeito a relao de confiana. Ao tentar desvendar a origem histrica das sociedades em comandita simples, deparamos com uma discordncia de idias entre os doutrinadores. H aqueles que sua origem se deu na prpria sociedade em nome coletiva, sendo a sociedade em estudo, apenas uma evoluo desta, acrescida apenas da responsabilidade limitada de alguns scios.

2.0 HISTORIA H relatos que a sociedade em comandita nasceu do contrato de encomenda, praticado na Idade Mdia, principalmente nas cidades italianas e no comrcio martimo, denominado contrat de comand. Command deriva da palavra latina commendare, que significa confiar. Alguns historiadores dizem que esse tipo de sociedade surgiu a partir dos sculos X e XI no quadro de comrcio martimo no Mediterrneo(Do italiano 'accomandita', 'commenda', depsito ou guarda), advindo do emprstimo martimo, no qual um financiador emprestava dinheiro ou mercadorias a um capito de navio por uma ou mais viagens. O financiador associava-se ao capito do navio, para que comerciasse em seu prprio nome e risco, partilhando com ele os lucros sem suportar as perdas seno at o limite do que contribuiu em capital ou mercadoria.

Esse tipo de contrato permitia escapar mais facilmente proibio do juros do emprstimo martimo; e assim, a busca pela frutificao do capital contribuiu para o nascimento de uma responsabilidade limitada ao capital investido.

2.1 SIGNIFICADO Antes de abordarmos este tipo de sociedade, examinemos o verbo comanditar. Segundo o Dicionrio do Aurlio, comanditar tem dois significados: a) entrar com fundos para, ou gerir os negcios de (uma sociedade em comandita); e b) encarregar da administrao dos fundos de uma sociedade em comandita. Pelo prprio significado do verbo comanditar, percebe-se que existem dois tipos de pessoas que participam da sociedade, sendo um tipo caracterizado como investidor e outro como gestor dos negcios.

3.0 CONCEITO E NATUREZA JURDICA A sociedade em comandita simples a entidade constituda por scios que possuem responsabilidade ilimitada e solidria, e aqueles que limitam essa responsabilidade importncia com que entram para o capital. Segundo Rubens Requio, ocorre a sociedade em comandita simples quando duas ou mais pessoas se associam, para fins comerciais, obrigando-se uns como scios solidrios, ilimitadamente responsveis, e sendo outros simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada s suas contribuies de capital. Aqueles so chamados scios comanditados, e estes, scios comanditrios. Nesta modalidade societria existem duas pessoas: os comanditados, que so os scios que assumem a responsabilidade ilimitada; e os comanditrios, que so os que possuem responsabilidade limitada importncia da contribuio. A matria era disciplinada no Cdigo Comercial nos artigos 311 a 314, e aps a promulgao da Lei 10.406 de 2002, que instituiu o novo Cdigo Civil brasileiro, ela passou a fazer parte deste, e se encontra nos artigos de 1.045 a 1.051. Tem natureza contratual ou de pessoas, diante dessas condies o reflexo da responsabilidade assumida pelos scios, a sociedade em comandita simples apresenta

natureza mista, eis que nela coexistem scios de responsabilidade limitada, aqueles que respondem conforme o capital e outros de caracterstica limitada.

4.0 CARACTERSTICAS A principal caracterstica da sociedade em comandita simples a existncia de scio, ou scios com responsabilidade ilimitada, e, no mesmo contrato, de scio ou scios com responsabilidade limitada. Uma das caractersticas da sociedade em comandita simples o fato de que nem todos os scios podem ser gerentes. A gerncia da empresa fica a cargo dos scios comanditados ou, dentre eles, ao que for ou aos que forem designados no contrato social. Se o scio comanditrio intervier na administrao da sociedade ou se seu nome constar na firma social, responder solidariamente com o scio comanditado, sendo-lhe facultado, porm, fiscalizar as operaes e ser nomeado procurador da sociedade para fim especfico. (art. 1.047 e pargrafo nico). -Firma social apenas com os nomes dos comanditados. -O scio comanditrio no obrigado reposio de lucros recebidos de boa-f e de acordo com o balano. (art. 1.049). -Aos comanditados cabem os mesmos direitos e obrigaes dos scios da sociedade em nome coletivo. (art. 1.046, par. nico). -Extino da sociedade: art. 1.051 Na sociedade em comandita simples, tambm tipicamente de pessoas, existem dois tipos de scios: os comanditados, que so somente pessoas fsicas que representam, administram e respondem de forma ilimitada pelas obrigaes da sociedade, e os comanditrios, que podem ser pessoas fsicas ou jurdicas. Estes scios no administram e nem representam a sociedade, tendo sua responsabilidade limitada ao valor de sua quota no capital social.

4.1. Falecimento de Scio Quanto morte de scios, o tratamento diferenciado em relao ao comanditrio e ao comanditado. De acordo com o artigo 1.050, havendo a morte de scio comanditrio, a sociedade, salvo disposio do contrato, continuar com os seus sucessores, que designaro quem os represente. Portanto, e muito importante observar a questo de morte de scio na elaborao do contrato social. Havendo morte de scio comanditado, aplica-se o mesmo tratamento previsto para os scios de sociedade simples. Se um scio comanditrio vier a falecer, salvo disposio em contrato, a sociedade permanecer com seus sucessores, que nomearo quem os represente e na falta de um scio comanditado, os scios comanditrios podero nomear um administrador provisrio, desde que no ultrapasse o perodo de 180 dias sem nova nomeao. A sociedade em comandita simples dissolve-se pelas regras do artigo 1044, que remete ao artigo 1033 do Cdigo Civil, bem como se ficar sem as duas categorias de scios por um perodo superior a 180 dias.

4.2 Aplicabilidade Se tratando da sociedade em comandita simples, podemos dizer que esta se encontrava prevista nos artigos. 311 a 314 do Cdigo Comercial, todavia, se encontra em desuso, em razo de seus inmeros inconvenientes, sobretudo aos scios comanditrios, entre os quais reduzidos situao de meros prestadores de capital, sem poderem tomar parte na administrao da sociedade. Os comanditrios cujo capital considerado precioso no inicio da sociedade, ou em seus momentos de dificuldades, passam a ser vistos com m vontade, logo que a empresa entra em fase de franca prosperidade. Se forem grandes os lucros ou por pouco que superem as taxas bancrias, comeam logo os comanditados a achar que o comanditrio no passa de peso morto a ser alijado na primeira oportunidade, o que fazem aparecer sem demora, esquecidos de que sem o apoio do capital comanditrio a sociedade no teria constitudo.

As disposies previstas no Cdigo eram interpretadas com muita cautela, por conta da desatualizada terminologia de seus artigos, como por exemplo; a) o art. 311 estabelecia a exigncia de um dos scios ser comerciante. Tal conceito no se adequava com o advento da personificao da sociedade, pelo Cdigo Civil de 1916. A sociedade era comerciante e no seus scios, pessoas distintas daquela; b) o art. 312 estabelecia a no-necessidade de inscrio do nome do scio comanditrio no registro de comrcio, contudo, a atual lei de registro de empresas veio a exigir, to somente, o arquivamento do contrato social e na a inscrio dos nomes dos scios. possvel comparar com um quadro didtico sua estrutura no sistema da comercialidade com o adotado pelo cdigo civil.

4.3 Extenso da Falncia Quando a empresa no obtm o pagamento de seus compromissos com os credores e seu ativo corresponde inferiormente a seu passivo, e sem condies de quitar suas obrigaes, a falncia determinada. A falncia trs com ela a quitao dos dbitos da sociedade empresria com seus credores e para que isso ocorra todos os bens patrimoniais da empresa so executados. Neste diapaso, resta-nos a esclarecer se na Sociedade de Comandita Simples, a lei autoriza a declarao de falncia. Para responder tal indagao, necessrio que seja colacionado o seguinte o art. 81 da Lei n 11.101/2005 que trata da recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria: Art. 81. A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem. 1o O disposto no caput deste artigo aplica-se ao scio que tenha se retirado voluntariamente ou que tenha sido excludo da sociedade, h menos de 2 (dois) anos, quanto s dvidas existentes na data do arquivamento da alterao do contrato, no caso de no terem sido solvidas at a data da decretao da falncia.

2o As sociedades falidas sero representadas na falncia por seus administradores ou liquidantes, os quais tero os mesmos direitos e, sob as mesmas penas, ficaro sujeitos s obrigaes que cabem ao falido. Verifica-se ento que a lei supramencionada, s autoriza que seja declarado falido o scio ilimitadamente responsvel o que ocorre nos casos raros de sociedades em nome coletivo e comandita simples, quais sejam, os scios comanditados, pois conforme j foi mencionado, necessariamente, pessoas fsicas que respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, colaborando com capital. Nos casos de sociedades outras, como a sociedade annima, a responsabilidade dos controladores e dos administradores ser apurada na forma do artigo 82 da Lei n 11 101/2005. Na ocorrncia de falncia, com responsabilidade ilimitada, todos os bens da sociedade e do scio so recolhidos pelo sndico, sendo que os scios permanecem sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida.

5.0. CONSTITUIO DE SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES As partes se renem para a instituio de sociedade em comandita simples, estabelecendo as responsabilidades dos scios comanditrios e dos comanditados. Estabelece o percentual de pr-labore de cada scio. Pode ser adicionado e/ou reduzido n de pessoas, mas sempre dever conter ao menos um comanditado e um comanditrio Dos Scios Comanditados somente pessoas fsicas : Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo; Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo; e Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo.

Estes so responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, na forma da lei. Dos Scios Comanditrios Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo; Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo; e Nome do Scio, Nacionalidade, Profisso, Estado Civil, RG, CPF, capaz, residente e domiciliado em Endereo completo; Estes so somente responsveis ao valor de sua quota, e, caso estes scios vierem a praticar atos de gesto, ficaro responsveis como scios comanditados, na forma da lei. Todos tm, de maneira justa e acordada, o presente CONTRATO DE CONSTITUIO DE SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES, ficando desde j aceito, pelas clusulas descritas abaixo. Clusula 1 - Objeto do Contrato O presente contrato tem como OBJETO a constituio da sociedade Razo Social, que dever conter o nome de, pelo menos, um dos scios comanditados, situada em endereo completo. Pargrafo nico: O objeto da sociedade a explorao de Atividade comercial a ser realizada, atividade comercial que ter o ramo especfico de comercializao de bens, tais como Bens a serem comercializados pela sociedade. Podendo, inclusive, trabalhar com produtos relacionados ou similares a estes. Clusula 2 - Da Vigncia da Sociedade A presente sociedade ter o prazo de durao indeterminado. Clusula 3 - Do Capital Social O capital social integralizado da empresa constituda neste contrato totaliza um valor de R$ Valor expresso total do capital social integralizado em moeda corrente. O referido valor se encontra dividido em partes iguais para cada scio (comanditados e

comanditrios), ou seja, R$ valor expresso para cada um. Este capital poder ser aumentado em qualquer tempo, segundo deliberao dos scios comanditados e necessidade da Sociedade, podendo mesmo, para tanto, serem admitidos novos scios. Clusula 4 - Do Pro Labore dos Scios Os Scios tero o direito de uma retirada mensal de valor em reais, a ttulo de pro labore, podendo ser modificado todo ms de especificar ms de cada ano de exerccio social. Clusula 5 - Do Balano e Balancetes No dia especificar data exata, por exemplo, 31 (trinta e um) de dezembro de cada ano, os scios juntamente com o representante da empresa responsvel pela contabilidade, procedero com a elaborao do balano anual. Pargrafo Primeiro: Depois de elaborado balano sero contabilizados os lucros e os prejuzos os quais sero divididos ou tolerados pelos scios, proporcionalmente na medida de suas cotas sociais. Pargrafo Segundo: Caso haja prejuzo superior, as cotas sociais, somente os scios comanditados, proporcionalmente, os suportar. Pargrafo Terceiro: Os balancetes sero elaborados especificamente pela empresa de contabilidade, ora contratada. Pargrafo Quarto: O scio comanditrio no ser obrigado reposio de lucros recebidos de boa-f e que esteja de acordo ao balano.

Clusula 6 - Das Disposies finais O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo, as quais elegem o foro da cidade de Nome da cidade onde est situada a matriz, onde se situa a matriz, para dirimirem quaisquer dvidas provenientes da execuo e cumprimento do mesmo. Pargrafo Primeiro: Em caso de falecimento de um dos scios comanditados, os seus sucessores assumiro imediatamente parte que cabia ao mesmo na sociedade, ficando responsveis por tudo que consta neste, facultando aos mesmos, o interesse de

repassar as cotas nas condies previstas no presente instrumento. Caso queiram permanecer na sociedade decidiro quem far a representao no cargo de sciogerente. Pargrafo Segundo: A hiptese de falecimento, retirada, incapacidade ou quaisquer outras que vierem a prejudicar a representao pessoal perante a sociedade, no implicaro em dissoluo da mesma. Pargrafo Terceiro: Caso haja falta de scio comanditado, os comanditrios, sem assumir condio de scio, nomearo administrador provisrio para praticar os atos de administrao pelo perodo no superior a 180 (cento e oitenta) dias, caso ocorra, a sociedade ser dissolvida de pleno direito. Paragrafo Quarto: Na ausncia de scios comanditrios por um perodo exato de 180 (cento e oitenta) dias, a sociedade ser transformada em SOCIEDADE EM NOME COLETIVO, sendo assim, no implicar na sua dissoluo. Por estarem de pleno acordo, as partes assinam o presente CONTRATO DE CONSTITUIO DE SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES, em seis vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

Nome da cidade, dia, ms e ano.

Nome completo do Scio Comanditado 1

Nome completo do Scio Comanditado 2 Nome completo do Scio Comanditado 3

Nome completo do Scio Comanditrio 1 Nome completo do Scio Comanditrio 2 Nome completo do Scio Comanditrio 3

Nome completo da Testemunha 1

Nome completo da Testemunha 2 OBS: reconhecer firma de todos.

6.0 CONCLUSO A sociedade em comandita simples pode ser considerada a sociedade comercial mais antiga, como se observa no estudo da formao histrica das sociedades, ainda que se encontrassem nos povos mais antigos os traos marcantes das sociedades em geral. Comandita simples o tipo societrio, em que duas ou mais pessoas se associam, para fins comerciais, obrigando-se uns como solidrios, ilimitadamente responsveis, e outros simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada s suas contribuies de capital. Aqueles so denominados scios comanditados (pessoas fsicas), e estes, scios comanditrios (pessoas fsicas ou jurdicas). Quanto gerncia, ela pode ser exercida por qualquer scio comanditado. O nome empresarial a firma social, formada a partir de um, alguns ou todos os nomes dos scios comanditados. Deve-se usar a expresso e companhia por extenso ou abreviadamente. A comandita simples pode ser dissolvida por vencimento do prazo de durao, vontade unnime dos scios, deliberao da maioria dos scios (quando se tratar de sociedade constituda por prazo indeterminado), falta de pluralidade de scios (no prazo de 180 dias), cassao de autorizao para funcionar, falncia, falta de uma das categorias de scio por mais de 180 dias. Dessa forma, apesar desse tipo societrio estar em desuso, a sociedade em comandita simples j foi consagrada como uma das espcies mais difundida de sociedade comercial, a ponto de ser considerada uma engenhosa criao do gnio jurdico italiano.8 Sendo disciplinada pelo Cdigo Civil de 2002 nos arts. 1.045 a 1.051, demonstra-se, assim, a sua (ainda presente) relevncia no cenrio societrio brasileiro.

Apesar de esse tipo societrio estar em desuso, sociedade em comandita simples j foi consagrada como uma das espcies mais difundida de sociedade comercial, demonstrando que se ainda faz presente em nosso ordenamento jurdico de grande relevncia para o cenrio das sociedades do Direito Comercial.

Potrebbero piacerti anche