Sei sulla pagina 1di 17

Cdigo de Barras http://en.wikipedia.org/wiki/Barcode Um cdigo de barras uma representao ptica, que mostra dados sobre o objeto a que se atribui.

. Originalmente, os cdigos de barras representavam dados variando as larguras e espaamentos de linhas paralelas, e pode ser referido como linear ou unidimensional (1D). Mais tarde, eles evoluram em retngulos, pontos, hexgonos e outras figuras geomtricas em duas dimenses (2D). Embora os sistemas 2D usam uma variedade de smbolos, so geralmente referidos como cdigos de barras tambm. Cdigos de barras originalmente foram digitalizados por scanners pticos especiais chamados de leitores de cdigo de barras, mais tarde, scanners e softwares de interpretao tornaram-se disponveis em dispositivos, incluindo impressoras desktop e smartphones. HISTORIA O primeiro uso de cdigos de barras foi rotular vages, mas eles no foram bem sucedidos comercialmente, at que foram utilizados para automatizar sistemas de supermercado, uma tarefa para a qual eles se tornaram quase universal. Seu uso espalhou-se para muitas outras tarefas que so genericamente referido como identificao automtica e captura de dados (AIDC). A primeira digitalizao do agora onipresente cdigo de barra UPC estava em um pacote de goma de Wrigley Companhia de mascar em junho de 1974. Outros sistemas tm feito incurses no mercado de AIDC, mas a simplicidade, universalidade e baixo custo de cdigos de barras tem limitado o papel desses outros sistemas at a primeira dcada do sculo 21, mais de 40 anos aps a introduo do cdigo de barras comerciais, com o introduo de tecnologias como identificao por radiofreqncia, ou RFID. Em 1948 Bernard Silver, um estudante graduado na Drexel Institute of Technology, na Filadlfia, Pensilvnia, EUA ouviu o presidente da cadeia alimentar local, Feira da Alimentao, pedindo um dos decanos para a investigao de um sistema para ler automaticamente informaes sobre o produto durante o checkout. [2 ] Silver disse a seu amigo Norman Joseph Woodland sobre o pedido, e eles comearam a trabalhar em uma variedade de sistemas. Seu primeiro sistema funcional utilizava tinta ultravioleta, mas isso era muito fcil a desvanecer-se e era bastante caro. [3] Convencido de que o sistema era vivel com mais desenvolvimento, Woodland deixou Drexel, mudou para o apartamento de seu pai na Flrida, e continuou trabalhando no sistema. Sua prxima inspirao veio do cdigo Morse, e ele formou seu primeiro cdigo de barras a partir de areia na praia. "Eu s estendi os pontos e traos para baixo e fiz linhas estreitas e linhas largas deles". Para l-los, ele adaptou a tecnologia ptica de trilhas sonoras em filmes, usando uma lmpada de 500 watts brilhando atravs do papel em um tubo fotomultiplicador RCA935 (a partir de um projetor de filme) no lado oposto. Mais tarde, ele decidiu que o sistema funcionaria melhor se fosse impresso como um crculo, em vez de uma linha, permitindo que seja digitalizada em qualquer direo.

Em 20 de outubro de 1949 Woodland e Silver entrou com um pedido de patente para "Aparelho de Classificao e Mtodo", em que descreveram tanto os padres de impresso linear e bullseye, bem como os sistemas mecnicos e eletrnicos necessrios para ler o cdigo. A patente foi emitida em 07 de outubro de 1952 como Patente 2.612.994 dos EUA. Em 1951, Woodland mudou-se para o IBM e continuamente tentou interessar o IBM no desenvolvimento do sistema. A empresa, eventualmente, encomendou um relatrio sobre a idia, que concluiu que era vivel e interessante, mas que o processamento da informao resultante exigiria equipamento que que s se desenvolveriam no futuro. Em 1952 Philco comprou sua patente, e depois o vendeu a RCA mesmo ano. Collins em Sylvania Durante seu tempo como estudante de graduao, David Collins trabalhou na Ferrovia Pensilvnia e tornou-se ciente da necessidade de identificar automaticamente vages. Imediatamente depois de receber seu diploma de mestrado no MIT em 1959, ele comeou a trabalhar na GTE Sylvania e comeou

a abordar o problema. Ele desenvolveu um sistema chamado KarTrak usando listras azuis e amarelas reflexivas anexado ao lado dos carros, a codificao de um identificador de empresa de seis dgitos e um nmero de automveis de quatro dgitos. Luz refleteria nas listras era pega por uma das duas fotomultiplicadoras , filtradas para azul ou amarelo.

A estrada de ferro de Boston e Maine testou o sistema KarTrak em seus carros de cascalho em 1961. Os testes continuaram at 1967, quando a Association of American Railroads (AAR) o selecionou como um padro de identificao de carro, automtico, em toda a frota norte-americana. As instalaes comearam em 10 de outubro de 1967. No entanto, a crise econmica e onda de falncias na indstria no incio de 1970 desacelerou significativamente o lanamento, e no foi at 1974 que 95% da frota foi rotulado. Para adicionar aos seus problemas, descobriram que o sistema podia ser facilmente enganado por sujeira em determinadas aplicaes, e grandemente afetava preciso. O AAR abandonou o sistema no final de 1970, e no foi at meados dos anos 1980 que introduziu um sistema semelhante, desta vez com base em tags de rdio. O projecto ferrovirio tinha falhado, mas uma ponte de pedgio em Nova Jersey solicitou um sistema semelhante para que possam escanear rapidamente para os carros que tinha comprado um passe mensal. Em seguida, os Correios dos EUA pediram um sistema para rastrearem caminhes que entram e saem de suas instalaes. Estes aplicativos necessitavam de rtulos retrorefletor especial. Finalmente, Kal Kan pediu a equipe Sylvania para uma verso mais simples (e barata) que poderiam colocar em recipientes de alimentos para animais para o controle de estoque. Isto, por sua vez, interessou a indstria do mantimento.

Computer Identics Corporation

Em 1967, com o sistema ferrovirio amadurecendo, Collins foi para gesto procura de financiamento para um projeto para desenvolver uma verso em preto-e-branco do cdigo para outras indstrias. Eles se recusaram, dizendo que o projecto ferrovirio era grande o suficiente e eles no viram necessidade de ramificar-se to rapidamente. Collins saia Sylvania e formou Computer Identics Corporation. Computer Identics comeou a trabalhar com lasers de hlio-neon no lugar de lmpadas, fazendo varredura com um espelho para localizar o cdigo de barras em qualquer lugar at vrios metros na frente do scanner. Isso fez com que todo o processo se tornasse muito mais simples e confivel, bem como permitindo-lhe lidar com rtulos danificados lendo as partes intactas. Computer Identics Corporation instalou um dos seus dois primeiros sistemas de digitalizao, na primavera de 1969 em uma fbrica da General Motors (Buick), em Flint, Michigan. O sistema foi utilizado para identificar uma dzia de tipos de transmisses movendo-se sobre uma esteira acima da produo at o transporte. O outro sistema de digitalizao foi instalado no centro de distribuio da General Trading Company em Carlsbad, New Jersey para direcionar os embarques para a baa de carregamento adequada.

Universal Product Code Em 1966 a Associao Nacional de cadeias alimentares (NAFC) realizou uma reunio onde discutiram a idia de sistemas de checkout automatizados. RCA tinha comprado os direitos patente original de Woodland, participou da reunio e deu incio a um projeto interno para desenvolver um sistema baseado no cdigo bullseye. A rede de supermercados Kroger ofereceu para test-lo.

Em meados de 1970, o NAFC estabeleceu o Comit Ad Hoc Supermercado EUA sobre o Cdigo Uniforme de Produto de mantimento, que estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento de cdigo de barras e criou uma subcomisso de seleo de smbolos para ajudar a padronizar a abordagem. Em cooperao com a empresa de consultoria McKinsey & Co., eles desenvolveram um cdigo de 11 dgitos

padronizados para identificar qualquer produto. O comit, em seguida, enviou um concurso para desenvolver um sistema de cdigo de barras para imprimir e ler o cdigo. O pedido foi para Singer, National Cash Register (NCR), Litton Industries, RCA, Pitney-Bowes, IBM e muitos outros. Uma grande variedade de abordagens de cdigo de barras foram estudados, incluindo cdigos lineares, cdigo crcular concntrico bullseye do RCA, padres starburst e outros. Na primavera de 1971 RCA demonstrou o seu cdigo bullseye em outra reunio de indstrias. Os executivos da IBM na reunio notaram a multido no estande do RCA e imediatamente desenvolveram seu prprio sistema. Especialista em marketing da IBM, Alec Jablonover, lembrou que a empresa ainda empregava Woodland, e estabelecera uma nova fbrica na Carolina do Norte para liderar o desenvolvimento. Em julho de 1972 RCA comeou um teste de dezoito meses em uma loja de Kroger em Cincinnati. Cdigos de barras foram impressas em pequenos pedaos de papel adesivo, e anexado mo por funcionrios da loja quando eles estavam adicionando etiquetas de preo. O cdigo provou ter um problema srio. Durante a impresso, impressoras as vezes borrava tinta na direo que o papel corria, tornando o cdigo ilegvel na maioria das orientaes. Um cdigo linear, como o que est sendo desenvolvido pela IBM em Woodland, no entanto, foi impresso na direo das listras, ento tinta extra simplesmente faz o cdigo "mais alto", permanecendo legvel, e em 3 de abril de 1973 a UPC IBM foi selecionada por NAFC como seu padro. IBM tinha projetado cinco verses da simbologia UPC para as necessidades futuras da indstria: UPC A, B, C, D e E. NCR instalou um sistema de testbed no supermercado Marsh, em Troy, Ohio, EUA, perto da fbrica que produzia os equipamentos. Em 26 de junho de 1974, Clyde Dawson puxou um pacote de 10 gomas de mascar Wrigley Juicy Fruit de sua cesta e foi digitalizado por Sharon Buchanan em 8h01. O pacote de goma de mascar e da recepo esto agora em exposio no Smithsonian Institution. Foi a primeira apario comercial da UPC. Em 1971 a IBM havia montado uma equipe para uma sesso de planejamento intensivo, dia aps dia, 12 a 18 horas por dia, para botar para fora como todo o sistema pode operar e programar um plano de implementao. Em 1973 eles se reuniram com os fabricantes de mantimentos para introduzir o smbolo que precisaria ser impresso em todos os seus produtos. No haveria economia de custos para uma mercearia us-lo, a menos que pelo menos 70% dos produtos da mercearia tivesse o cdigo de barras impresso no produto pelo fabricante. IBM estava projetando que 75% seria necessria em 1975. Apesar de que foi alcanado, ainda havia mquinas de escanear em menos de 200 supermercados em 1977. Estudos econmicos conduzidos para a comisso de indstria de supermercados projetaram mais de US $ 40 milhes em economia por digitalizao para a indstria em meados da dcada de 1970. Esses nmeros no foram alcanados nesse perodo e alguns previram o fim do cdigo de barras. A utilidade do cdigo de barras necessitava a adopo de scanners caros por uma massa crtica de varejistas, enquanto os fabricantes adotadaram simultaneamente etiquetas de cdigo de barras. Nenhum deles queria dar o primeiro passo e resultados no foram promissores para o primeiro par de anos, com a Business Week proclamando "O Scanner de Supermercado que falhou". Experincia com cdigo de barras nas lojas revelou benefcios adicionais. As informaes detalhadas de vendas adquirida pelos novos sistemas permitiu uma maior capacidade de resposta s necessidades dos clientes. Isto se refletiu no fato de que cerca de 5 semanas aps a instalao de scanners de cdigo de barras, as vendas nos supermercados em geral comearam a subir e, eventualmente, nivelaram-se em um aumento de 10-12% nas vendas, que nunca caiu. Tambm houve uma reduo de 1-2% do custo operacional para as lojas que lhes permitiu baixar os preos para aumentar participao de mercado. Foi mostrado no campo que o retorno sobre o investimento para um scanner de cdigo de barras foi de 41,5%. Em 1980, 8.000 lojas por ano estavam se convertendo.

O lanamento pblico global do cdigo de barras foi recebida com ceticismo menores de tericos da conspirao, que consideraram cdigos de barras a ser uma tecnologia de vigilncia intrusiva, e de alguns cristos que pensavam que os cdigos escondiam o nmero 666, representando o nmero da besta. Apresentador de televiso Phil Donahue descreveu cdigos de barras como uma "conspirao corporativa contra os consumidores".

Adoo industrial Em 1981, a United States Department of Defense adotarou o uso de cdigo 39 para marcar todos os produtos vendidos para os militares dos Estados Unidos. Este sistema, Logistics Applications of Automated Marking and Reading Symbols (LOGMARS), ainda usado por DoD e amplamente visto como o catalisador para a adoo generalizada de cdigo de barras em usos industriais. Uso Cdigos de barras, como a UPC tornaram-se um elemento onipresente da civilizao moderna. Algumas aplicaes modernas de cdigos de barras so:

* Quase todos os itens que no sejam produtos frescos a partir de uma mercearia, loja de departamentos, e mercadorias de massa tem um cdigo de barras UPC sobre ele. [Carece de fontes?] Isso ajuda a rastrear itens e tambm reduz as ocorrncias de furtos envolvendo troca dos preos, embora ladres de lojas podem agora imprimir seus prprios cdigos de barras. * Os cdigos de barras so amplamente utilizados em software de aplicaes de controle de cho de loja de onde os funcionrios podem scannear ordens de servio e controlar o tempo gasto em um trabalho. * Cartes de associao de cadeia de varejo (emitido principalmente por supermercados e lojas de varejo de especialidade "caixa grande", tais como equipamentos esportivos, de escritrio, ou lojas de animais) usam cdigos de barras para identificar exclusivamente um consumidor. Os varejistas podem oferecer de marketing personalizado e maior compreenso dos padres de compras individuais do consumidor. No ponto de venda, os compradores podem obter descontos em produtos ou ofertas especiais de marketing atravs do endereo ou e-mail fornecido na inscrio. * Quando usado na identificao do paciente, cdigos de barras permitem que o os funcionrios das clnicas acessem instantaneamente os dados do paciente, incluindo Histrico Mdico, alergias a medicamentos, etc. * As ferramentas de gesto de documentos muitas vezes permitem folhas com cdigo de barras para facilitar a separao e indexao de documentos que tenham sido fotografados em aplicaes de digitalizao em lotes. * O monitoramento do movimento de itens, incluindo aluguel de carros, bagagem area, resduos nucleares, correspondencia registado, correspondencia expresso e encomendas. * O monitoramento do movimento item, incluindo aluguel de carros, bagagem area, resduos nucleares, correio registado, correio expresso e encomendas.

* Acompanhamento da organizao de espcies na biologia. O cdigo de barras tilizado baseado no gene CO1.

* Desde 2005, as empresas areas utilizam um cdigo de barras padro IATA-2D em cartes de embarque (BCBP), e desde 2008 cdigos de barras 2D enviadas para celulares permitem cartes de embarque eletrnicos.

* Recentemente, Pesquisadores colocaram pequenas barras sobre abelhas para acompanhar os hbitos de acasalamento desses insetos.

* Bilhetes de eventos de entretenimento com cdigos de barra permitem ao seu titular entrar em arenas esportivas, cinemas, teatros, feiras, transporte, etc Isso pode permitir que o anfitrio identifique bilhetes duplicados ou fraudulentas com maior facilidade.

* Eles podem controlar a chegada ea sada de veculos a partir de instalaes de Aluguer. * Os cdigos de barras pode se integrar com medidores de peso em-movimento para identificar o item que est sendo pesado em uma linha de transporte para coleta de dados. * Alguns cdigos de barras 2D incorporar um hiperlink para uma pgina web. Um telefone celular capaz pode ser usado para ler o cdigo de barras e navegar no site vinculado, que pode ajudar um cliente encontrar o melhor preo para um item na vizinhana. * Na dcada de 1970 e 1980, cdigo fonte de softwares foram ocasionalmente codificados em um cdigo de barras e impressos em papel. Cauzin SoftStrip e Paperbyte so simbologias de cdigo de barras projetado especificamente para esta aplicao. * O sistema de jogo de computador Barcode Battler de 1991, usava qualquer cdigo de barras padro para gerar estatsticas de combate. * Em 1992, o Veterans Health Administration desenvolveu o sistema Bar Code Medication Administration (BCMA). * No sculo 21 muitos artistas comearam a usar cdigos de barras na arte, como o Jesus de cdigo de barras de Scott Blake, como parte do movimento ps-modernista. * Hoje, cdigos de barras so emitidos pela GS1, o mais utilizado sistema de padronizao de cadeias de fornecimentos do mundo.

Simbologia

O mapeamento entre as mensagens e cdigos de barras chamado de simbologia. A especificao de uma simbologia inclui a codificao dos dgitos simples / caracteres da mensagem, bem como os marcadores de iniciar e parar em barras e espaos, o tamanho da zona de silncio necessrio para ser antes e depois do cdigo de barras, bem como o clculo de uma soma de verificao. Simbologias lineares podem ser classificados principalmente por duas propriedades: * Contnuas vs discretas: Caractres de simbologias contnuas normalmente abut, com um caractre que termina com um espao e no incio seguinte com uma barra, ou vice-versa. Caractres em simbologias discretas comeam e terminam com barras, o espao inter-caractres ignorado, contanto que no larga o suficiente para olhar como as extremidades de cdigo. * Duas larguras x mutas larguras: Barras e espaos em simbologias de duas larguras so largas ou estreitas; a largura exata de uma barra larga no tem significado, desde que os requisitos de simbologia de barras largas so respeitados (geralmente 2-3 vezes maior do que uma barra estreita). Barras e espaos em simbologias de muitas larguras so todos mltiplos de uma largura bsica chamado de mdulo, a maioria desses cdigos usa quatro larguras de 1, 2, 3 e 4 mdulos. Algumas simbologias usam interfoliamento. O primeiro caractere codificado usando barras pretas de largura varivel. O segundo caractere , ento, codificado, variando a largura dos espaos em branco entre essas barras. Assim, os caracteres so codificados em pares sobre a mesma seo do cdigo de barras. Interfoliado 2 de 5 um exemplo disso. Simbologias empilhadas repetetem uma determinada simbologia linear verticalmente. O mais comum entre as muitas simbologias 2D so cdigos de matriz, que apresentam mdulos quadrados ou em forma de pontos dispostos em um padro de grade. Simbologias 2D tambm vm em formas circulares e outros padres e podem empregar esteganografia, esconder mdulos dentro de uma imagem (por exemplo, DataGlyphs).

Simbologias lineares so otimizadas para scanners a laser, que varrem um feixe de luz atravs do cdigo de barras em uma linha reta, lendo um pedao dos padres claro-escuro do cdigo de barras. Simbologias empilhados tambm so otimizados para a digitalizao a laser, com o laser fazendo vrias passagens atravs do cdigo de barras. O desenvolvimento de dispositivo de leitura de imagens de carga acoplada (CCD) na dcada de 1990 para ler cdigos de barras foi lanada pela Welch Allyn. Um Leitor de Imagem no requer partes mveis, como um scanner a laser necessita. Em 2007, leitores lineares de imagem chegaram a suplantar varredores a laser como o mecanismo de verificao preferido para o seu desempenho e durabilidade. Simbologias 2-D no podem ser lidos por um laser por geralmente no haver padro de varredura que pode abranger todo o smbolo. Eles devem ser digitalizados por um scanner baseado em imagem empregando uma tecnologia de sensor CCD ou outra cmera digital de tecnologia sensorial. Scanners (leitores de cdigo de barras)

Os mais antigos, e ainda os mais baratos, scanners de cdigo de barras so construdos a partir de uma luz fixa e um fotosensor nico que manualmente "esfregado" em todo o cdigo de barras. Scanners de cdigo de barras podem ser classificados em trs categorias com base em sua conexo com o computador. O tipo mais antigo o scanner de cdigo de barras RS-232. Esse tipo requer uma programao especial para transferir os dados de entrada para o programa aplicativo. "Scanners Keyboard interface" conecta a um computador usando uma PS / 2 ou teclado AT compatvel com o cabo adaptador. Os Dados do cdigo de barras so enviados para o computador como se tivesse sido digitado no teclado. Como o scanner de interface de teclado, scanners USB so fceis de instalar e no necessitam de cdigo personalizado para a transferncia de dados de entrada para o programa de aplicao.

Controle de qualidade e verificao Verificao de cdigo de barras examina scaneabilidade e a qualidade do cdigo de barras, em comparao com os padres da indstria e especificaes. Verificadores de cdigo de barras so usados principalmente por empresas que imprimem e usam cdigos de barras. Qualquer parceiro comercial na cadeia de abastecimento pode testar a qualidade de cdigo de barras. importante verificar um cdigo de barras para garantir que qualquer leitor na cadeia de abastecimento pode conseguir interpretar um cdigo de barras com uma baixa taxa de erro. Varejistas cobram grandes penalidades por cdigos de barras fora dos conformes. Essas cobranas podem reduzir a receita de um fabricante de 2% para 10%. Um verificador de cdigo de barras funciona como um leitor faz, mas em vez de simplesmente decodificar o cdigos de barras, um verificador executa uma srie de testes. Para cdigos de barras linear destes testes so: * * * * * * * * Determinao de Borda Refletncia mnima Contraste do smbolo Contraste mnimo de Borda modulao defeitos decodificar Decodificabilidade

Smbolos de matriz 2D olham para os parmetros:

* * * * * * *

Contraste do smbolo modulao decodificar Correo de erro no utilizado (Localizador) Fixo de Danos Padro Grade de no-uniformidade Axial de no-uniformidade

Dependendo do parmetro, cada teste ANSI graduado 0,0-4,0 (F at A), ou dado uma marca de passe ou falha. Cada grau determinado pela anlise do perfil de reflexo do scaniamento (SRP), um grfico analgico de uma nica linha de varredura no smbolo inteiro. O mais baixo dos 8 graus o grau de digitalizao e o grau da totalidade de smbolos ISO a mdia das notas de verificao individual. Para a maioria das aplicaes um 2,5 (C) o smbolo de grau mnimo aceitvel. Comparado com um leitor, um verificador mede as caractersticas pticas de um cdigo de barras para com as normas internacionais e da indstria. A medio deve ser repetvel e consistente. Fazer isso requer condies constantes, tais como distncia, ngulo de iluminao, sensor de ngulo e abertura do verificador. Com base nos resultados de verificao, o processo de produo pode ser ajustada para imprimir cdigos de barras de alta qualidade que faro a varredura na cadeia de abastecimento.

Padres de Verificador de Cdigo de Barras

* Verificadores de cdigo de barras devem cumprir os 15426-1 ISO / IEC (linear) ou ISO / IEC 15426-2 (2D). Este padro define a preciso da medio de um verificador de cdigo de barras. * A especificao de qualidade internacional atual de cdigo de barras ISO / IEC 15416 (linear) e ISO / IEC 15415 (2D). O Padro Europeu EN 1635 foi retirada e substituda pela ISO / IEC 15416. A especificade qualidade de cdigo de barras original dos EUA foi ANSI X3.182. (UPCs usado nos EUA ANSI/UCC5). Este padro define os requisitos de qualidade para cdigos de barras e cdigos de Matriz (tambm chamados de cdigos ticos). * A partir de 2011 o grupo de trabalho ISO JTC1 SC31 estava desenvolvendo uma Marcao Direta das Partes (DPM) de qualidade padro :. ISO / IEC TR 29158. Padres internacionais esto disponveis na International Organization for Standardization (ISO). Estes padres tambm esto disponveis a partir de organismos de padronizao local / nacional, como ANSI, BSI, DIN, NEN e outros. Benefcios Em gesto do ponto de vendas, sistemas de cdigo de barras podem fornecer detalhadas e atualisadas informaes sobre o negcio, acelerando as decises com mais confiana. Por exemplo: * Itens de venda rpida podem ser identificados rapidamente e automaticamente reajustados. * Itens de venda lenta podem ser identificados, evitando acmulo de estoques. * Os efeitos das mudanas de comercializao podem ser monitorados, permitindo que os tens de movimento rpido e mais rentveis ocupem o melhor espao. * Os dados histricos podem ser usados para prever flutuaes sazonais com muita preciso. * Itens podem ser reajustados na prateleira para refletir o aumento tanto dos preos tanto das vendas. * Esta tecnologia tambm permite a criao do perfil dos consumidores individuais, normalmente

atravs de um registo voluntrio de cartes de desconto. Enquanto campal como um benefcio para o consumidor, esta prtica considerada como potencialmente perigosas por defensores da privacidade.

Alm de vendas e controle de estoque, cdigos de barras so muito teis na rea de logstica.

* Quando um fabricante empacota uma caixa para transporte, um nmero de identificao (UID) pode ser atribuda caixa. * Um banco de dados pode vincular o UID a informaes relevantes sobre a caixa, tais como nmero de ordem, os itens embalados, quantidade embalada, destino, etc * A informao pode ser transmitida atravs de um sistema de comunicao, como Electronic Data Interchange (EDI) para que o varejista tenha as informaes sobre um carregamento antes que ele chegue. * Remessas que so enviadas para um Centro de Distribuio (DC) so rastreadas antes de encaminhar. Quando o carregamento chegue ao seu destino final, a UID scaneada, assim a loja descobre a fonte da remessa, contedo e custo.

Scanners de cdigo de barras so de custo relativamente baixo e extremamente precisos em relao entradas-chave, com apenas cerca de 1 erro de substituio em 15.000 a 36 trillion caracteres digitados. A taxa de erro exata depende do tipo de cdigo de barras.

UPC http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Product_Code

O Cdigo do Produto Universal (UPC) uma simbologia de cdigo de barras (ou seja, um tipo especfico de cdigo de barras), que amplamente utilizado na Amrica do Norte, e em pases incluindo o Reino Unido, Austrlia e Nova Zelndia para monitorar as mercadorias em lojas. Sua forma mais comum, o UPC-A, composto por 12 dgitos numricos, que so atribudos exclusivamente a cada mercadoria. Junto com os cdigos de barras EAN, a UPC o nico cdigo de barras permitido para a digitalizao de mercadorias no ponto de venda, pelo padres GS1. Estruturas de dados UPC so um componente de GTINs (Nmeros Globais de Itens Comerciais). Todas estas estruturas de dados seguem os padres mundiais GS1. Composio Cada cdigo de barras UPC-A consiste em uma tira scanevel de barras pretas e espaos brancos, acima de uma seqncia de 12 dgitos numricos. Nenhuma letra, caractere, ou outro contedo de qualquer tipo pode aparecer em uma UPC-A padro de cdigo de barras. Os dgitos e as barras mantm uma correspondncia um-para-um - em outras palavras, s h uma maneira de representar cada nmero de 12 dgitos visualmente, e s h uma maneira de representar cada cdigo de barras visuais numericamente.

A rea de digitalizao de todos os cdigos de barras UPC-A segue o padro SLLLLLLMRRRRRRE, onde as barras de guarda S (comeo), M (meio), e E (fim) so representados exatamente o mesmo em cada UPC e as sees L (esquerda) e R (direita) representam coletivamente os 12 dgitos numricos que tornam cada UPC nico. O primeiro dgito L o prefixo. O ltimo dgito R um dgito de verificao de correo de erros, permitindo que alguns erros de digitalizao ou entrada manual sejam detectado. Os identificadores no-numricos, as barras de guarda, separam os dois grupos de seis dgitos e estabelecem o timing.

Formatao Cdigos de barras UPC-A podem ser impressos em vrias densidades para acomodar uma variedade de impresso e digitalizao de processos. O parmetro dimensional significativo chamado x-dimenso, a largura ideal de um nico elemento de mdulo. Uma nica dimenso-x deve ser utilizado de maneira uniforme dentro de um determinado cdigo de barras UPC-A. A largura de cada barra e espao determinado multiplicando a dimenso-x do mdulo de largura de cada barra ou espao (1, 2, 3 ou 4

unidades). Visualmente, um agrupamento de duas ou mais barras adjacentes aparecem como uma nica barra larga, enquanto que um agrupamento de dois ou mais espaos adjacentes aparecem como um nico espao largo. Desde as barras de guarda cada um inclue duas barras, e cada um dos 12 dgitos do cdigo de barras UPC-A composto de duas barras (largas) e dois espaos (largos), todos os cdigos de barras UPC-A consistem exatamente de (3 2) + (12 2) = 30 (largas) barras, dos quais 24 representam dgitos numricos e 6 representam barras de guarda.

A dimenso-x para o UPC-A para o tamanho nominal de 0,33 mm (0,013 pol.) Altura do smbolo nominal para UPC-A 25,9 milmetros (1,02 polegadas). Em UPC-A, as barras escuras formando as barras de guarda Incio, Meio e Fim so estendidos para baixo por 5 vezes a dimenso-x, com um smbolo resultante nominal de altura de 27,55 milmetros (1,08 polegadas) Isto tambm se aplica s barras do primeiro e ltimo caractre do smbolo da UPC-A. UPC-A pode ser reduzida ou ampliada em qualquer lugar de 80% a 200%. A zona calma, com uma largura de pelo menos 9 vezes a dimenso x, deve estar presente em cada lado da rea de digitalizao do cdigo de barras UPC-A. UPC-E requer 9 unidades de dimenso-x no lado esquerdo e 7 direita. Para um nmero GTIN-12 codificado em um smbolo cdigo de barras UPC-A, o primeiro e ltimo dgitos so sempre colocados fora do smbolo para indicar as zonas de silncio que so necessrios para scanners de cdigo de barras funcionarem corretamente. Codificao A rea scanevel de cdigo de barras UPC-A utiliza um cdigo binrio visual para apresentar informaes. Cada bit representado como uma barra preta ou um espao em branco. O UPC completo inclui 95 bits, dos quais 84 codificam dgitos (L e R) e 11 codificam barras de guarda (S, M e E). Cada um com trs bits de comprimento, as sees S e E seguem o padro de bits barra-espao-barra. As sees de cinco bits M seguem o padro de bits espao-barra-espao-barra-espao. Cada dgito nas sees L e R representado por uma seqncia de sete bits de alternncia de barras e espaos. O padro de bits para cada numeral projetado para ser to pouco como os outros quanto possvel, e no ter mais de quatro compassos consecutivos ou espaos. Ambos os recursos so destinados a fornecer confiabilidade na varredura. Nmeros no lado direito das barras de guarda do meio so opticamente o inverso dos nmeros para a esquerda. Em outras palavras, enquanto um nmero no lado esquerdo da UPC ser composta por barras pretas e espaos brancos, o mesmo nmero no lado direito seria indicado pelo inverso (o que era preto esquerda agora branco e que era branco agora preto). Essa inverso permite que o cdigo de barras seja digitalizada a partir da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Dgitos do lado esquerdo consistem de um nmero par de espaos em branco e um nmero mpar de barras pretas. Dgitos do lado direito so o oposto. Usando esta diferena, o software de digitalizao sabe se ele ler o cdigo da maneira correta ou de cabea para baixo. Na ilustrao acima, o dgito "4" (mostrado em detalhe) barra 1 espao 1, barra 3, espao 2. Se o dgito "4" estava do lado da mo esquerda seria espao 1, barra 1 espao 3, barra 2. Numerao UPC-A e UPC-E proporcionam cada um um mximo terico de 1 trilho (10 ^ 12) de cdigos de barras nicos, embora na prtica o nmero de cdigos de barras limitado pelos padres utilizados para crilas. UPC-A: (10 valores possveis por dgito ^ 6 dgitos esquerda) (10 valores possveis por dgito ^ 6 dgitos direita) = 1.000.000 1.000.000 = 1.000.000.000.000 UPC-E: 10 valores possveis por dgito ^ 2 paridades possvel por dgito ^ 6 dgitos = 100 permutaes por dgitos ^ 6 dgitos = 1.000.000.000.000

Prefixos

* 0, 1, 6, 7, 8: Para a maioria dos produtos. * 2: Reservado para uso local (loja / armazm), para os itens vendidos por peso varivel. Itens de peso varivel, como carnes e frutas frescas e vegetais, so atribudos a um UPC pela loja, se forem embalados l. Neste caso, o LLLLL o nmero do item, e o RRRRR tanto o peso ou o preo, com o primeiro R determinando qual. * 3: Drogas por nmero de Cdigo Nacional de Drogas. Produtos farmacuticos nos EUA tm o restante da UPC como o seu nmero de Cdigo Nacional de Drogas (NDC), embora normalmente s drogas acima-do-balco so verificados no ponto-de-venda, UPCs basiados no NDC so utilizados em embalagens de medicamentos de prescrio, como tambm para fins de inventrio. * 4: Reservado para uso local (loja / armazm), muitas vezes para cartes de fidelidade ou cupons de loja. * 5: Coupons O cdigo do fabricante o LLLLL, os trs primeiros RRR so um cdigo de famlia (definido pelo fabricante), e os prximos 2 RR so um cdigo de cupom. Este cdigo de 2 dgitos determina o valor do desconto, de acordo com uma tabela definida pela GS1 dos EUA, com o R final sendo o dgito de verificao. Estes cupons podem ser duplicado ou triplicado * 9: Coupons O Cdigo do fabricante o LLLLL, os trs primeiros RRR so um cdigo de famlia (definido pelo fabricante), e os prximos 2 RR so um cdigo de cupom. Este cdigo de 2 dgitos determina o valor do desconto, de acordo com uma tabela definida pela GS1 os EUA, com o R final sendo o dgito de verificao. Esses cupons NO PODEM ser dobrados ou triplicados.

Dgitos de Verificao No Sistema UPC-A, o dgito de verificao calculado da seguinte forma: * Adicionar os dgitos nas posies mpares (primeira, terceira, quinta, etc) juntos e multiplicar por trs. * Adicionar os dgitos nas posies pares (segunda, quarta, sexta, etc) para achar o resultado. * Encontrar o mdulo resultante 10 (ou seja, o resto quando dividido por 10 .. 10 vai para 58 5 vezes com restos de oito). * Se o resultado no zero, subtraia o resultado de dez.

Por exemplo, um cdigo de barras UPC-A (neste caso, uma UPC para uma caixa de guardanapos) "03600029145X", onde X o dgito verificador, X pode ser calculado por: * * * * * adicionando os dgitos mpares (0 + 6 + 0 + 2 + 1 + 5 = 14), multiplicando por trs (14 3 = 42), adicionando os dgitos pares (42 + (3 + 0 + 0 + 9 + 4) = 58), calculando o modulo de dez (58 mod 10 = 8), subtraindo dez (10-8 = 2).

O dgito verificador , portanto, 2. Isto no deve ser confundido com o real nmero "X", que representa um valor de 10 no modulo 11. Variaes UPC em seu uso mais comum refere-se tecnicamente ao UPC-A. Outras variantes da UPC existem UPC-E Para permitir o uso de cdigos de barras UPC em pacotes menores, onde um cdigo de barras de 12 dgitos completos podem no se encaixar, uma verso 'zero-comprimido "da UPC foi desenvolvido chamado UPC-E. Esta simbologia difere da UPC-A, em que ele s usa um cdigo de seis dgitos, no use barras de guarda do meio, e o padro de bits final (E) torna-se 010.101. A maneira em que um UPC-E de 6 dgitos refere-se a um UPC-A de 12 dgitos determinado pelo ltimo (mais direita) dgito. Com o cdigo do fabricante representado por X, e o cdigo do produto por N, ento:

Por exemplo, um cdigo de barras UPC-E com o nmero 654321 ser expandida para o 065100004327 no UPC-A.

Dgitos de verificao UPC-E so calculados usando essa linha expandida da mesma forma como o usado por UPC-A. O dgito de verificao resultante no adicionado ao cdigo de barras, no entanto, mas codificada atravs da manipulao da paridade dos seis dgitos, que esto presentes na UPC-E como mostrado nas tabelas a seguir: Nosso cdigo de exemplo 654.321, portanto, se tornaria 1-1-1 4-1-1-1 1-2-3-1 2-3-1-1 1-4-1-1 2-2-1-2 2 -2-2-1 1-1-1-1-1-1. O cdigo de barras resultante ficaria mais ou menos assim: EAN O EAN foi desenvolvido como um superconjunto do UPC, acrescentando um dgito extra para o incio de cada nmero UPC. Isso ampliou o nmero de valores exclusivos teoricamente possveis em dez vezes, de 1 a 10 trillion. Cdigos de barras EAN-13 tambm indicam o pas em que a empresa que vende o produto baseado (que pode ou no ser o mesmo que o pas em que o bem produzido). Os dgitos esquerda do cdigo de determinam isso, de acordo com os cdigos GS1 do pas. As regras de codificao EAN-13 codifica o 13 dgitos dianteiro, modificando a codificao da metade esquerda do cdigo de barras: As regras iniciais para o UPC so tratados como um '0 'se lidas como EAN-13. Um cdigo de barras UPC XXXXXXXXXXXX, portanto, o 0XXXXXXXXXXXX EAN-13 do cdigo de barras. possvel pr um prefixo de cdigo de barras UPC com um 0, eles se tornam EAN-13, em vez de UPC-A. Isso no muda o dgito de verificao. Todos os sistemas de ponto-de-venda j podem entender ambos igualmente. Notas de Uso UPC: * Atualmente todos os produtos marcados com um EAN ser aceito na Amrica do Norte, alm dos produtos j marcados com um UPC. * Qualquer produto com um UPC existentes no tm que ser re-marcados com um EAN. * Na Amrica do Norte a EAN acrescenta 40% mais cdigos, principalmente pela adio de '10 a 13 'do '00 a 09' (0 a 9 em UPC) j em uso. Este um poderoso incentivo para eliminar progressivamente a UPC. Outras variaes * UPC-B uma verso de 12 dgitos da UPC, sem dgito verificador, desenvolvido para o Cdigo Nacional de Drogas e Cdigos de Itens Nacionais Relacionados a Sade. * UPC-C um cdigo de 12 dgitos com um dgito de verificao. * UPC-D um cdigo de comprimento varivel (12 dgitos ou mais) com o 12 dgito sendo o dgito de verificao. Essas verses no so de uso comum. * UPC-5 um suplemento de 5 dgitos para o UPC usado para indicar preo de varejo sugerido para livros.

Enquanto a UPC torna-se tecnologicamente obsoleto, espera-se que UPC-B e UPC-C desaparecerero do uso comum na dcada de 2010. O padro UPC-D pode ser modificado em EAN 2.0 ou ser completamente eliminado. Proposta IBM Por volta de 1970 o IBM no Research Triangle Park NC contratou George Laurer para resolver o problema de um Scanner e etiqueta de Super Mercado. Em fevereiro de 1971 Heard Baumeister juntouse a Laurer, mais tarde, William Crouse juntou-se ao esforo. Depois de muitos, muitos meses eles no haviam feito nenhum progresso. Eles estavam cientes da etiqueta RCA Bulls Eye que pode ser digitalizado com um scanner a laser em linha reta simples, mas um rtulo legvel era muito grande. Embora Litton Industries prop um smbolo Bull Eye cortado ao meio para reduzir a rea ainda era muito grande e apresentou os mesmos problemas de mancha de tinta de impresso como o smbolo RCA. A capacidade de redundncia e verificao foram removidas completamente.

A etiqueta UPC acima mostra as caractersticas gerais das propostas de Baumeister. Ele no sugeriu qualquer cdigo de barras especfico ento a imagem no tenta mostrar a codificao exata dos dez dgitos necessrios naquela poca. Tambm a proposta de Baumeister no incluia barras de guarda especficos nas laterais e no centro. Fez incluir o meio-rtulo que permitiu dividir a altura a quase metade. A mudana na gesto da IBM resultou em Baumeister, Crouse, e Laurer sendo designados a diferentes departamentos. Laurer foi dada a responsabilidade exclusiva por inventar e criar um cdigo vivel e smbolo que iria satisfazer todas as exigncias. Ele fez vrias tentativas baseadas no cdigo Delta C inventado por Crouse. Finalmente, ele inventou um novo cdigo que tambm lia distncias levando esquerda e direita para as bordas de fuga de barras o que torna muito menos sensvel degradao da tinta de impressora. Embora esse cdigo foi baseado no cdigo Delta C, requereu rea muito menor. Infelizmente ele ainda no preencheu as 1,5 pol exigidas. O avano final de Laurer estava em usar as caractersticas nicas de seu novo cdigo para inventar uma maneira de dividir o smbolo em duas metades de tal forma que eles poderiam ser reagrupados na ordem correta pelo scanner. Isso reduziu a rea necessria por cerca de 40% a 1.5 por 1,0 polegadas. O Cdigo Delta C, tambm chamada Cdigo de Distncia Delta no era de "caractres independentes". Dymo Industries, fabricantes de dispositivos de impresso portateis insistiram que o cdigo seja de caractres independentes, de modo que os dispositivos portateis poderiam produzir a impresso do cdigo de barras na loja se os itens no estavam com cdigo de barras feitos pelos fabricantes. A proposta da Dymo foi aceita pela IBM e incorporada na proposta mais recente da IBM.

A tabela a seguir mostra os rtulos viveis, disponvel no incio de 1970, com seus tamanhos. Isso supe que o Bulls Eye com a mesma informao e leitura confivel. Baumeister e Crouse j no estavam envolvidos na criao do cdigo e smbolo. Crouse projetou um dispositivo porttil para ler os smbolos de Laurer, Baumeister fez um trabalho terico sobre projetos de scanners. D. Savir, um matemtico, foi dado a tarefa de provar que o smbolo poderia ser impresso e atenderia aos requisitos de confiabilidade. N.J. Woodland, o inventor do cdigo de Bulls Eye foi responsvel por escrever a proposta da IBM para a comisso de seleo. Um grupo sob a direo da Art Hamburgen em Rochester, Minnesota projetou e construu um prottipo de scanner incorporando a arquitetura patenteada por Laurer. Dr. Sodastrum foi o engenheiro-chefe na ptica do scanner. No dia 1 de dezembro de 1972, a IBM apresentou a proposta de Laurer para o Comit de Super Mercados em Rochester Minnesota, o local onde a IBM iria desenvolver o scanner. Durante a apresentao, Crouse deu uma demonstrao de laboratrio onde leu etiquetas como a UPC com uma simples varinha. Alm de ler os rtulos regulares, leu o grande rtulo de duas pginas dobradas no centro no livreto da proposta. Ele ento virou-se para uma pgina que mostrava uma foto de itens rotulados postas em uma mesa. As etiquetas eram pequenas e falhas devido resoluo da foto impressa, mas a varinha conseguiu ler muitos deles. Esta demonstrao mostrou a robustez do cdigo Delta C puro e a proposta foi aceita. Mais tarde, medidas de largura de barras foram adicionados que violavam os ensinamentos da patente Delta C. Laurer continuou sua carreira com a UPC. Ele ficou conhecido como o inventor da UPC. Sem a sua persistncia no poderia ter sido uma proposta da IBM. Baumeister e Crouse mudaram-se para outras atividades, Baumeister antes da proposta Rochester e Crouse imediatamente aps.

Data Matriz http://en.wikipedia.org/wiki/Data_Matrix

Um Cdigo de Data Matrix um cdigo de barras bi-dimensional da matriz consistindo de "clulas" ou mdulos preto e branco dispostos em um padro de quadrados ou retangulos quaisqueres. A informao a ser codificada pode ser texto ou dados brutos. O Tamanho de costume dos dados de alguns bytes at 1556 bytes. O comprimento dos dados codificados depende da dimenso do smbolo usado. Cdigos de correo de erros so adicionados para aumentar a fora do smbolo: mesmo que sejam parcialmente danificado, eles ainda podem ser lidos. Um smbolo de Data Matrix pode armazenar at 2,335 caracteres alfanumricos. Smbolos de Data Matrix so de forma retangular e quadrada normalmente. Eles so feitos de clulas: Pequenos Elementos que representam bits. Dependendo da situao, um mdulo "claro" um 0 e um mdulo "escuro" um 1, ou vice-versa. Cada Data Matrix composto de dua slidas fronteiras adjacentes em forma de "L" (o chamado "padro finder") e duas outras fronteiras que consistem em alternar as "clulas", ou mdulos, escuras e o claras (o chamado "padro de timing"). Dentro dessas fronteiras h linhas e colunas de clulas de codificao de informao. O padro finder usado para localizar e orientar o smbolo enquanto o padro de timing fornece uma contagem do nmero de linhas e colunas no smbolo. Quanto mais dados so codificados no smbolo, o nmero de clulas (linhas e colunas) aumenta. Os tamanhos dos smbolos variam de 8 8 a 144 144. Aplicaes A aplicao mais popular para Data Matrix est em marcar pequenos itens, devido capacidade do cdigo para codificar cinqenta caracteres em um smbolo que legvel em 2 ou 3 mm e o fato de que pode se ler o cdigo com uma relao de contraste de 20%. O Data Matrix escalvel, com aplicaes comerciais to pequenas quanto 300 micrometros (gravadas a laser em um dispositivo de silcio de 600 micrometros) e to grande quanto um metro (pintada no teto de um vago de carga). Fidelidade dos sistemas de marcao e leitura so a nica limitao.

A Aliana de Industrias Eletrnicas dos Estados Unidos da America (EIA) recomenda o uso de dados de rotulagem Matrix para pequenos componentes eletrnicos. Cdigos Data Matrix so parte de uma nova unidade de rastreabilidade em muitas indstrias nos Estados Unidos da Amrica, particularmente aeroespacial, onde controle de qualidade apertado e um mercado negro existe para peas falsificadas ou no-aproveitveis. Cdigos Data Matrix (e dados alfa-numricos de acompanhamento) Identificam detalhes do componente, incluindo a identificao do fabricante, nmero da pea e um nmero de srie nico. O Departamento de Defesa dos EUA selecionou o Data Matrix para a identificao obrigatria de alguns bens que adquirem para todos os servios. Itens individuais de armas e componentes crticos dos principais sistemas devem ser permanentemente marcados com um cdigo de Data Matrix nico em conformidade com os padres da Norma Militar 130. Grande parte da indstria aeroespacial, especialmente membros da Air Transport Association (ATA), pretende ter todos os componentes de cada nova aeronave identificados por cdigos Data Matrix dentro de um prazo apertado. O formato da Data Matrix usado por Semacode para codificar chaves privadas RSA de 4096 bits que podem ser lidos por scanners ou cmeras. especificaes tcnicas Smbolos de Data Matrix so compostos por mdulos organizados dentro de um padro localizador de permetro e timing. Ele pode codificar at 3.116 caracteres de todo conjunto de caracteres ASCII (com extenses). O smbolo composto por regies de dados que contm mdulos previstos em uma matriz

regular. Smbolos grandes contem vrias regies. Cada regio de dados delimita por um Finder Padro, e este cercado por todos os lados por uma borda de Zona Tranquila(margem). (Nota:.. Os mdulos podem ter formato redondo ou quadrado- nenhuma forma especfica definida no padro, por exemplo, clulas dot-peened geralmente so redondas) Smbolos tm o mesmo nmero de fileiras e o mesmo nmero de colunas. A maioria dos smbolos so quadradas com tamanhos de 10 10 a 144 144. Alguns smbolos no entanto so retangulares com tamanhos de 8 18 a 16 48. Todos os smbolos tilizando a correo de erros ECC200 pode ser reconhecido pelo mdulo de canto superior direito sendo o mesmo que a cor de fundo. (binrio 0). ECC200 a mais nova verso do Data Matrix e suporta verificao de erros de codificao avanados e algoritmos de correo (Tais como Reed-Solomon). ECC200 permitir a reconstruo rotineira de seqncias inteiras de dados codificados quando o smbolo tenha sofrido danos de 30%, supondo que a matriz ainda pode ser localizada com preciso. Data Matrix tem uma taxa de erro de menos de 1 em 10 milhes de caracteres digitalizados. Aplicaes de Data Matrix Cdigos Data Matrix esto tornando-se comuns na mdia impressa, como etiquetas e cartas. O cdigo pode ser rapidamente lido por um leitor de cdigo de barras que permite que a mdia a seja controlada, por exemplo, quando uma parcela foi despachada para o destinatrio. Para fins de engenharia industrial, cdigos Data Matrix podem ser marcados diretamente sobre componentes, garantindo que apenas o componente destinado identificado com dados de codificao Data Matrix. Os cdigos podem ser marcadas em componentes com vrios mtodos, porm dentro da indstria aeroespacial utilizam-se geralmente jatos de tinta industriais, marcao dot-peen, marcao a laser, etalhe qumico e eletroltico (ECE). Estes mtodos do-lhes uma marca permanente que deve durar a toda vida til do componente. Aps a criao do cdigo Data Matrix, o cdigo normalmente verificado atravs de equipamentos de cmeras e softwares especializados. Esta verificao garante que o cdigo esteja nos conformes com os padres relevantes, e garante que poder ser lido em toda a vida til do componente. Depois que o componente entra em servio, o Cdigo Data Matrix pode ento ser lidos por uma cmera de leitura que decodificada os dados do Data Matrix, que podem ser usados ento para vrios propsitos, como controle de movimento ou cheques de aes de inventrio.

Cdigos de Data Matrix, juntamente com outros cdigos de fonte aberta, tais como cdigos de barras 1D podem ser lidas agora com celulares, simplesmente fazendo o download do aplicativo para um celular compatvel. Embora a maioria desses leitores mveis so capazes de ler Data Matrix, s alguns podem estender a decodificao para permitir o acesso e interao mveis, neste caso os cdigos podem ser usados com segurana e em toda a mdia, por exemplo, em rastreamento e controle, anti-contrafaco , e.govt e solues bancrias.

Data Matrix foi inventado por International Data Matrix, inc.. (ID Matrix) que se fundiu ao RVSI / Acuity CiMatrix, que foram adquiridas pela Siemens AG em outubro de 2005 e Microscan Systems em setembro de 2008. Data Matrix coberta hoje por vrias ISO / IEC e est em domnio pblico para muitas aplicaes, o que significa que pode ser usado sem qualquer licenciamento, livre de royalties. ISO / IEC 16022:2006, Especificao de cdigo de barras Data Matrix ISO / IEC 15415-2-D Padro de Qualidade de Impresso ISO / IEC 15418:2009 Semntica de Formato de Smbolos de Dados (Identificadores de Aplicao GS1 e Identificadores ASC MH10 de dados e manuteno) ISO / IEC 15424:2008 Identificadores-Data Carrier (Incluindo Identificadores de Simbologia) [Identificaes para destinguir dos tipos de cdigo de barras] ISO / IEC 15434:2009 Sintaxe para alta capacidade ADC media (formato de dados transferidos para o software do scanner, etc.) ISO / IEC 15459- Identificador nico

Codificao Embora este padro livre, no existem documentos livres que explicam o processo de codificao. Documentao em formato PDF ou papel pode ser comprado de no site da ISO. O diagrama abaixo ilustra o posicionamento dos dados da mensagem dentro de um smbolo de Data Matrix. A mensagem "Wikipedia", e organizado em um padro diagonal um pouco complicado que comea perto do canto superior esquerdo. Alguns caractres so divididos em duas partes, como o W inicial. Tambm so mostrados os bytes de fim de mensagem (marcadores Finais), o estofamento (P) e correo de erro (E), e quatro mdulos de espao no utilizado (X). H vrios modos de codificao usados para armazenar diferentes tipos de mensagens. O modo padro armazena um caractere ASCII de 8 bits por palavra-chave. Cdigos de controle so fornecidos para alternar entre os modos, como mostrado abaixo. Os modos de C40, X12 e de texto so mais compacto para Potencialmente Armazenar mensagens de texto. Eles usam cdigos de caracteres no intervalo de 0-39, e trs destes cdigos so embalados em dois bytes como segue. Interpretaes de cdigo de caracteres so mostrados na tabela abaixo. Os modos de C40 e de texto tm quatro Conjuntos separados. O Conjunto 0 o padro, e contm cdigos que temporariamente selecionam um conjunto diferente para o prximo caractere. Conjunto 1 contm os cdigos de controle ASCII, enquanto que Conjunto 2 contm smbolos de pontuao; Esses conjuntos so idnticos no modo C40 e no de texto. Questes de patentes Antes do trmino do United States Patent 5.612.524, Empresa de propriedade intelectual, Acacia Technologies ostentou que Data Matrix estava parcialmente coberto pelo seu contedo. Como o titular da patente, Acacia alegadamente contactou usurios de Data Matrix, exigindo pagamento de licenas relativas patente. Cognex Corporation, um grande fabricante de dispositivos de cdigo de barras 2D, entrou com uma Declarao de Reclamao de Julgamento em 13 maro de 2006 depois de receber informaes que Acacia estava contatando seus clientes exigindo taxas de licenciamento. Em 19 de maio de 2008 a juza Joan N. Ericksen do Tribunal Distrital de Minnesota, EUA, decidiu em favor da Cognex. A deciso considerou que a patente '524, que reivindicou para cobrir um sistema para ler e capturar cdigos de simbologias em 2D, era invlido e sem efeito, devido conduta injusta pelo defensor durante a aquisio da patente. Notavelmente, desde a patente 524 expirou, em Novembro de 2007, uma deciso contra a Cognex no iria afetar o uso atual de Cdigos de Data Matrix. Porm, seria estabelecido que uso de Data Matrix antes de Novembro de 2007 poderia potencialmente ser encoberto pela patente 524.

Potrebbero piacerti anche