Sei sulla pagina 1di 7

PERFIL PROFISSIONAL

TCNICO/A SUPERIOR DE SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO

REA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL

SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO

- Desenvolver, coordenar e controlar as actividades de preveno e de proteco contra riscos profissionais.

SADA(S) PROFISSIONAL(IS) - Tcnico/a superior de segurana e higiene do trabalho

ACTIVIDADES
1. Colaborar na definio da poltica geral da empresa relativa preveno de riscos e planear e implementar o correspondente sistema de gesto: 1.1. Elaborar diagnsticos que permitam caracterizar a organizao da empresa, quanto natureza dos produtos ou servios produzidos ou comercializados, processos produtivos, estrutura organizacional e econmico-financeira, circuitos produtivos e administrativos, recursos humanos, natureza jurdica, cultura empresarial e outros elementos relevantes na ptica da preveno; 1.2. Elaborar o plano de preveno de riscos profissionais, em funo de modelos tericos, da poltica geral da empresa, da realidade diagnosticada e das anlises de custo/benefcio, dos planos especficos de preveno e proteco exigidos pela legislao e do plano de emergncia; 1.3. Promover a elaborao de planos especficos de preveno e proteco exigidos pela legislao aplicvel; 1.4. Participar na elaborao do plano de emergncia, assegurando a integrao dos planos especficos de combate ao sinistro, de evacuao e de primeiros socorros. 2. Desenvolver processos de avaliao de riscos profissionais: 2.1. Identificar os perigos associados s condies de segurana, aos contaminantes qumicos, fsicos e biolgicos e organizao e carga de trabalho; 2.2. Estimar os riscos a partir de metodologias e tcnicas adequadas aos perigos detectados; 2.3. Valorar os riscos a partir da comparao dos resultados obtidos na estimativa dos riscos com os critrios de referncia previamente estabelecidos.

3.

Conceber, programar e desenvolver medidas de preveno e de proteco: 3.1. Conceber, estruturar e propr medidas de preveno e de proteco observando, nomeadamente, os princpios gerais de preveno, as disposies legais e as anlises de custo/benefcio; 3.2. Implementar e acompanhar a execuo das medidas de preveno e de proteco; 3.3. Assegurar a eficincia dos sistemas necessrios operacionalidade das medidas de preveno e de proteco implementadas, acompanhando as actividades de manuteno dos sistemas e equipamentos de trabalho e controlando o cumprimento dos procedimentos prestabelecidos; 3.4. Gerir o aprovisionamento e conservao dos equipamentos de proteco individual, bem como a instalao e manuteno da sinalizao de segurana; 3.5. Avaliar a eficcia das medidas implementadas atravs da reavaliao dos riscos e da anlise comparativa com a situao inicial.

4.

Coordenar tecnicamente as actividades de segurana e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento e a orientao tcnica dos profissionais da rea da segurana e higiene no trabalho.

5.

Participar na organizao do trabalho: 5.1. Integrar as medidas de preveno e de proteco na fase de projecto ou de licenciamento de instalaes; 5.2. Participar nas vistorias aos locais de forma a assegurar o cumprimento das medidas de preveno e de proteco preconizadas; 5.3. Integrar as medidas de preveno e de proteco na concepo de processo de trabalho e na organizao dos postos de trabalho.

6.

Gerir o processo de utilizao de recursos externos nas actividades de preveno e de proteco: 6.1. Identificar recursos externos e propor a sua contratao, participando na elaborao dos cadernos de encargos; 6.2. Enquadrar e acompanhar a aco dos servios contratados, disponibilizando a informao e os meios necessrios sua interveno, promovendo a sua articulao com os diversos departamentos da empresa, analisando as propostas formuladas e participando na implementao das respectivas medidas; 6.3. Avaliar o desempenho dos servios contratados e a adequabilidade e a viabilidade das medidas preconizadas.

7.

Assegurar a organizao da documentao necessria gesto da preveno na empresa: 7.1. Promover a elaborao de registos, identificando domnios e contedos, concebendo instrumentos e assegurando o seu preenchimento; 7.2. Organizar e actualizar documentao atravs do tratamento e arquivo regular da informao contida nos registos; 7.3. Estruturar a acessibilidade da informao, analisando os domnios e contedos a disponibilizar nas diversas unidades da empresa, identificando os destinatrios e utilizadores e assegurando o envio da respectiva documentao.

8.

Promover a informao e a formao dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho:
8.1. Conceber o programa de informao sobre preveno de riscos profissionais, identificando

as necessidades de informao e participando na concepo de contedos e suportes de informao; 8.2. Implementar o programa de informao atravs da difuso de suportes de informao, da participao em sesses de sensibilizao e da prestao de informaes; 8.3. Avaliar a eficcia do programa de informao, concebendo e utilizando instrumentos adequados, identificando desvios entre a informao transmitida e as prticas; 8.4. Conceber o programa de formao, identificando as necessidades de formao, participando na definio de objectivos e contedos pedaggicos e na identificao dos meios e condies de execuo da formao; 8.5. Implementar o programa de formao, ministrando ou acompanhando aces de formao e participando no processo de avaliao dos formandos; 8.6. Avaliar o programa de formao, concebendo ou participando na concepo de instrumentos adequados e avaliando o impacto da formao ao nvel dos comportamentos e das disfunes diagnosticadas. 9. Promover a integrao da preveno nos sistemas de comunicao da empresa, preparando e disponibilizando a necessria informao especfica: 9.1. Definir procedimentos de integrao da preveno nos sistemas de informao e nos
circuitos de comunicao da empresa;

9.2. Elaborar os instrumentos e suportes de informao especfica necessrios integrao da


preveno no funcionamento dos diversos sectores da empresa;

9.3. Promover a implementao de procedimentos de comunicao, assegurando a


disponibilidade e acessibilidade da informao junto dos utilizadores;

9.4. Avaliar a adequabilidade dos instrumentos de informao e a eficcia dos procedimentos


de comunicao.

10.

Dinamizar processos de consulta e de participao dos trabalhadores: 10.1.Apoiar tecnicamente as actividades de consulta e o funcionamento dos rgos de participao dos trabalhadores da empresa no mbito da preveno; 10.2.Analisar as propostas resultantes da participao dos trabalhadores, avaliando a sua viabilidade e propondo a implementao das medidas de preveno e de proteco sugeridas.

11.

Desenvolver as relaes da empresa com os organismos da rede de preveno: 11.1.Organizar os elementos necessrios s notificaes obrigatrias; 11.2.Organizar os elementos necessrios obteno de apoio tcnico de organismos da rede, identificando as respectivas competncias e capacidades e disponibilizando a informao necessria ao apoio a solicitar; 11.3.Coordenar ou acompanhar o desenvolvimento de auditorias e inspeces.

COMPETNCIAS
SABERES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Lngua inglesa ou francesa (interpretao de documentao tcnica). Informtica na ptica do utilizador. Noes de legislao laboral. Legislao, regulamentos e normas sobre segurana, higiene e sade do trabalho. Gesto das organizaes e planeamento. Ergonomia. Noes de psicossociologia do trabalho. Noes bsicas de anatomia e fisiologia. Noes bsicas de toxicologia.

10. Noes bsicas de qumica, electricidade, mecnica, acstica e termodinmica. 11. Noes bsicas de ventilao industrial. 12. Noes bsicas de desenho tcnico. 13. Noes de estatstica e fiabilidade. 14. Segurana no trabalho. 15. Higiene no trabalho. 16. Gesto da preveno. 17. Avaliao de riscos profissionais. 18. Medidas de preveno e de proteco. 19. Organizao da emergncia. 20. Noes de comunicao e de informao.

21. Relaes interpessoais e dinmica de grupos. 22. Concepo, gesto e desenvolvimento da formao. SABERES-FAZER 1. 2. 3. 4. 5. Aplicar os princpios, modelos e tcnicas de planeamento organizao do sistema gesto da preveno de riscos e elaborao do plano de preveno de riscos profissionais. Aplicar as metodologias de anlise de custo/benefcio no domnio do planeamento da preveno de riscos. Identificar as situaes que exigem a elaborao de planos especficos de preveno e de proteco. Identificar as situaes que requerem planos de emergncia e aplicar os princpios e tcnicas de organizao da emergncia estruturao do plano. Utilizar os mtodos e as tcnicas adequados avaliao dos riscos associados s condies de segurana e higiene no trabalho, aos factores ergonmicos e psicossociais e organizao do trabalho. 6. 7. 8. Analisar e definir medidas de preveno e de proteco. Operacionalizar e controlar a implementao das medidas de preveno e de proteco. Orientar tecnicamente a actividade dos profissionais na rea da segurana e higiene no trabalho, relativamente avaliao e controlo de riscos, s intervenes no contexto de acidentes e incidentes e adopo das medidas correctivas. 9. Aplicar metodologias e tcnicas de avaliao de riscos potenciais na fase de concepo de locais, postos e processos de trabalho. 10. Aplicar tcnicas de identificao de necessidades de informao relativamente a preveno de riscos profissionais. 11. Aplicar tcnicas de comunicao na concepo de programas, na elaborao de instrumentos de informao e na difuso de suportes de informao. 12. Utilizar tcnicas adequadas avaliao da qualidade e eficcia da informao junto dos destinatrios. 13. Aplicar tcnicas de identificao de necessidades de formao relativamente a preveno de riscos profissionais. 14. Aplicar tcnicas de concepo de programas e de elaborao de contedos de formao. 15. Utilizar tcnicas adequadas avaliao da qualidade e eficcia da formao. 16. Aplicar as tcnicas de comunicao em sesses de sensibilizao e na concretizao de aces de formao.

17. Elaborar propostas tendo em vista a dinamizao do funcionamento dos rgos de participao da empresa e das actividades de consulta dos trabalhadores e seus representantes no mbito da preveno. 18. Identificar nos diversos sectores da empresa os dados informativos necessrios gesto do sistema de preveno. 19. Definir os domnios e os contedos dos registos dos dados, efectuar o tratamento, arquivo e actualizao da informao e elaborar as notificaes obrigatrias. 20. Promover a articulao da empresa com os organismos da rede de preveno com vista obteno de apoio tcnico e ao intercmbio de informao. 21. Identificar necessidades em termos de recursos humanos e de servios no mbito da preveno e da proteco, elaborar cadernos de encargos e seleccionar os recursos ou servios a contratar. 22. Apoiar auditorias e inspeces externas, no sentido de fornecer as informaes relevantes e os meios necessrios e de integrar as concluses e recomendaes.

SABERES-SER 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Compreender e adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos. Decidir sobre as solues mais adequadas na resoluo de situaes concretas. Facilitar o relacionamento interpessoal com os interlocutores internos e externos com vista ao desenvolvimento de um bom nvel de colaborao. Motivar os trabalhadores na adopo de comportamentos seguros no exerccio da actividade profissional. Coordenar uma equipa de profissionais, assegurando a assuno de nveis de responsabilidade e motivao adequados. Dialogar no sentido de encontrar as medidas adequadas resoluo dos problemas e ao desenvolvimento da cooperao entre todos os intervenientes. Comunicar, a nvel individual e em pblico, com interlocutores diferenciados.

FORMAO PROFISSIONAL - REAS TEMTICAS


Noes de estatstica e fiabilidade Legislao, regulamentos e normas sobre segurana, higiene e sade do trabalho Gesto das organizaes Gesto da preveno Avaliao de riscos profissionais Controlo de riscos profissionais

Organizao da emergncia Higiene do trabalho Segurana do trabalho Ergonomia Psicossociologia do trabalho Tcnicas de informao, de comunicao e de negociao Concepo e gesto da formao

Obs. Os cursos de formao profissional nesta rea devem integrar uma componente terica e uma componente prtica a desenvolver em contexto de formao e em contexto real de trabalho.

NVEL DE QUALIFICAO -

Potrebbero piacerti anche