Sei sulla pagina 1di 15

0

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE UNIO DA VITRIA FAFIUV/UNESPAR CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA

ANDRESSA HAIDUK JSSICA SLOBODA JULIANA CHRISTINA THOMAS

RELATRIO: CONSTRUINDO UMA CLULA ELETROQUMICA DE DANIELL

UNIO DA VITRIA - PR 2011

ANDRESSA HAIDUK JSSICA SLOBODA JULIANA CHRISTINA THOMAS

RELATRIO: CONSTRUINDO UMA CLULA ELETROQUMICA DE DANIELL

Relatrio apresentado como requisito parcial para avaliao da disciplina de Fsico-Qumica Experimental do curso de Licenciatura em Qumica pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Unio da Vitria FAFIUV/UNESPAR. Prof. Dra. Sandra Regina de Moraes.

UNIO DA VITRIA PR 2011

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................... 3 2 OBJETIVOS ............................................................................................................. 6 2.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................................... 6 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ................................................................................. 6 3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ....................................................................... 7 3.1 MATERIAIS E REAGENTES................................................................................. 7 3.2 PROCEDIMENTO ................................................................................................. 7 4 RESULTADOS E DISCUSSES ............................................................................. 9 5 CONCLUSES ...................................................................................................... 12 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................... 13 ANEXO A...................................................................................................................14

1 INTRODUO

A matria composta de partculas eletricamente carregadas, portanto no surpreendente que seja possvel converter energia qumica em energia eltrica e vice-versa. O estudo destes processos de interconverso uma parte importante da eletroqumica, cujo objetivo o estudo da relao entre energia eltrica e transformao qumica. Uma clula eletroqumica um dispositivo que utiliza reaes de xidoreduo para produzir a interconverso de energia qumica e eltrica. Existem dois tipos de clulas eletroqumicas: as clulas galvnicas, nas quais energia qumica convertida em energia eltrica, e as clulas eletrolticas, nas quais energia eltrica convertida em energia qumica. [1] Uma clula galvnica consiste de dois eletrodos, ou condutores metlicos, que fazem contato eltrico com o contedo da clula, e um eletrlito, um meio condutor inico, dentro da clula. O eletrlito tipicamente uma soluo aquosa de um condutor inico. Em uma clula galvnica, a oxidao ocorre em um eletrodo, e a espcie oxidada perde eltrons para o eletrodo. A reduo acontece no outro eletrodo, onde a espcia que sofre reduo coleta os eltrons do eletrodo (Figura 1)

Figura 1. Clula Eletroqumica (Fonte: ATKINS, 2001)

O eletrodo onde a oxidao ocorre chamado de nodo. O eletrodo no qual ocorre a reduo chamado de ctodo. Os eltrons que chegam ao ctodo so usados na semi-reao de reduo. Uma clula galvnica comercial tem seu ctodo marcado como +. O nodo marcado com o sinal -. [2] Consideremos a reao de xido-reduo: Zn(s) +Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s) Que ocorre espontaneamente quando mergulhamos uma barra de zinco metlico em uma soluo aquosa de sulfato de cobre (II) ou sulfato cprico, CuSO 4, como mostrado na Figura 2. Imediatamente aps a imerso notamos um depsito escuro sobre a superfcie do zinco. Este depsito consiste em partculas finamente divididas de, cobre metlico e cresce formando uma camada grossa e esponjosa; ao mesmo tempo a cor azul caracterstica da soluo de CuSO4 descora gradualmente, indicando que os ons de cobre (II) hidratados, Cu(H2O)42+, so consumidos na reao. Alm disto, o zinco metlico corri lentamente, provocando o destacamento do depsito de cobre metlico que acaba se depositando no fundo do recipiente. A reao entre zinco e ons de cobre (II) espontnea; o zinco oxidado e os ons cpricos so reduzidos: Zn(s) Zn2+(aq) + 2e (oxidao) 2e + Cu2+(aq) Cu(s) (reduo) Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s) (equao completa)

Figura 2. Reao espontnea: Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s). (Fonte: RUSSEL, 1994)

Para esta reao, G igual a -212 kJ.mol1. Este grande valor negativo indica uma forte tendncia dos eltrons em se transferirem do Zn metlico para os ons de Cu2+, pelo menos quando reagentes e produtos se encontram em seus estados padres (metais puros e concentraes inicas 1 mol.L1). importante verificar que essa tendncia mostrada pela reao depende apenas da natureza, estados e concentraes dos reagentes e produtos, e no de como ocorre a reao. Em outras palavras, para a reao anterior, enquanto fornecemos condies para os eltrons se transferirem do Zn(s) ao Cu2+(aq), esta transferncia ir ocorrer. Suponhamos, por exemplo, que separemos fisicamente a barra de zinco de soluo da soluo de sulfato de cobre (II). A barra de zinco imersa numa soluo de sulfato de zinco, a barra de cobre encontra-se imersa em uma soluo de sulfato cprico e as duas encontram-se interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma clula galvnica, tambm conhecida como clula voltaica. As duas metades da clula so chamadas compartimentos e so separadas por um material poroso, por exemplo, uma pea de argila no-vitrificada ou de porcelana. As barras de zinco e de cobre so denominadas eletrodos e fornecem a superfcie na qual ocorrem as reaes de oxidao e de reduo. Cada eletrodo e o meio onde est imerso forma uma semipilha. O circuito eltrico que conecta os dois eletrodos fora da clula denominado circuito externo. Se os eletrodos de zinco e de cobre forem ligados entre si por meio de um circuito externo, haver um escoamento de eltrons atravs deste circuito, do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre em cuja superfcie sero recebidos pelos ons de Cu2+. Estes ons so reduzidos e os tomos de cobre resultantes se depositam sobre a superfcie do eletrodo de cobre, em um processo denominado eletrodeposio. O eletrodo de cobre denominado ctodo, ou seja, o eletrodo onde ocorre a reduo. Nesta clula, os tomos da superfcie do zinco perdem eltrons (so oxidados) e se tomam ons. medida que os eltrons deixam o metal saindo pelo circuito externo, os ons se dissolvem na soluo aquosa. O eletrodo de zinco denominado nodo, isto , o eletrodo onde ocorre a oxidao. [1]

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender, experimentalmente, a construo de uma clula eletroqumica empregando os princpios da clula de Daniell.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

- Observar uma reao redox; - Construir uma clula eletroqumica; - Medir o potencial de uma clula eletroqumica.

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

Lmina de zinco metlico, com 10 cm de comprimento e 2 cm de largura, com um orifcio em uma das extremidades; 2 fios finos de cobre de aproximadamente 50 cm desencapados; 20 cm de fio de cobre bem grosso; Bquer de 500 mL; Vela filtro de gua (recipiente poroso); Lixa; Palha de ao; Multmetro; Soluo aquosa de sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) 1 M; Soluo aquosa de sulfato de zinco (ZnSO4) 1 M.

3.2 PROCEDIMENTO

Desencapar totalmente o fio de cobre grosso, lix-lo e limp-lo com algodo embebido em lcool etlico e enxugar; Limpar a lmina de zinco com a palha de ao para remoo de xido e impurezas sobre a superfcie. Limpar a lmina com algodo embebido em lcool etlico e enxugar; Cortar a extremidade plstica da vela e adicionar a soluo de sulfato de cobre em seu interior; Introduzir o fio de cobre dentro da vela, de modo que uma parte do fio fique imersa na soluo de sulfato de cobre; Adicionar a soluo de sulfato de zinco no bquer e colocar a lmina de zinco imersa dentro do bquer; Colocar, cuidadosamente, a vela dentro do bquer;

Enrolar os fios finos de cobre em um lpis de modo a formar um espiral (o que ir aumentar o campo eletromagntico e, portanto, a conduo de corrente eltrica); Conectar o fio de cobre imerso na vela extremidade de um desses fios de cobre em espiral e ligar a lmina de zinco extremidade do outro fio; As extremidades dos fios que ficaram livres devem ser conectadas ao multmetro, observando o potencial indicado pelo mesmo; Descrever todas as observaes e reaes que ocorrem; Fazer um esquema da clula eletroqumica e identificar os eletrodos como ctodo e nodo, os polos dos eletrodos e descrever o fluxo de eltrons; Calcular o potencial padro da clula (E) e a energia padro livre da reo (G) da clula.

4 RESULTADOS E DISCUSSES

O experimento consistiu na construo de uma clula eletroqumica de Daniell. Para isso foram utilizados dois eletrodos, de cobre e zinco, e solues com os ons de ambos os elementos, em contato atravs de uma parede porosa. Aps a construo da clula, um multmetro foi conectado aos dois eletrodos, fechando o circuito e iniciando-se a reao.

A reao envolvida a reao de oxi-reduo a seguir: Zn(s) Zn2+(aq) + 2eCu2+(aq) + 2e- Cu(s) E = + 0,76 V E = + 0,34 V

A reao global da clula a seguinte: Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s) E = + 1,10 V

O potencial terico para a reao de + 1,10 V, porm o potencial encontrado no experimento foi de 0,01, conforme a Figura 3, oscilando para menos conforme o consumo dos reagentes.

Figura 3. Multmetro indicando o valor de potencial da clula de Daniell

10

Conforme a reao foi ocorrendo, percebemos uma mudana na colorao da soluo de sulfato de zinco, devido maior presena de ons Zn 2+ que foram oxidados da placa de zinco metlico. Houve, tambm, um depsito escuro na placa de zinco, devido ao cobre metlico que foi reduzido da soluo de sulfato de cobre. Sabendo-se que o zinco sofre oxidao, conclumos que ele o nodo da clula eletroqumica. Sabendo-se que o cobre sofre reduo, conclumos que ele o ctodo da clula eletroqumica. Com as consideraes anteriores, podemos montar um esquema da clula eletroqumica, demonstrado na Figura 4.

Figura 4. Clula Eletroqumica (Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br [3])

A clula montada no experimento est apresentada na Figura 5.

Figura 5. Clula Eletroqumica de Daniell

11

Com os valores de potencial padro da reao envolvida nessa clula eletroqumica, podemos calcular a energia padro livre de reao: G = -n.F.E G = - 2 . 9,6485 . 104 C . mol-1. 1,10 V G = - 212267 J.mol-1 G = -212,267 KJ.mol-1

Com o valor da energia livre de reao, podemos concluir que a reao espontnea, pois um dos critrios de espontaneidade G < 0, alm de que o potencial registrado pelo multmetro tambm prova a espontaneidade da reao. A literatura confirma a espontaneidade da reao, bem como os valores de potencial padro e energia padro livre de reao, conforme a Tabela 1.

Experimental E G + 1,10 V - 212267 J.mol-1

Literatura + 1,10 V [4] - 212297 J / mol [4]

12

5 CONCLUSES

As baterias usadas em nosso cotidiano seguem o mesmo fundamento da pilha montada no experimento, mostrando que a eletroqumica no est apenas na sala de aula, ou nos laboratrios. A medida de potencial indicada no multmetro foi menor do que o potencial terico da reao, em funo do consumo de reagentes, pois quanto maior o consumo, menos o potencial. Quando a reao chega ao equilbrio, o potencial zero.

13

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] RUSSEL, J. B. Qumica Geral. So Paulo: McGraw-Hill. v. 2. 1994. Cap 18, pg 265, 266, 267.

[2] ATKINS, P. Princpios de Qumica: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 2.ed. So Paulo: Artmed, 2001. Cap. 12, pg 607. [3] Pilhas e Baterias Disponvel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ pilhas-e-baterias/pilhas-e-baterias-3.php Acesso em 26/09/2011. [4] Energia Livre e Fora Eletromotriz Disponvel em: http://meusite.mackenzie. com.br/soniafal/Apostila16a29.pdf Acesso em 26/09/2011

[5] Pilha de Daniell - Disponvel em: http://www.infoescola.com/quimica/pilha-dedaniell-pilha-eletroquimica/ Acesso em 26/09/2011.

14

ANEXO A

Explique e descreva qual a funo da parede porosa em um dos compartimentos.

Ela tem por funo manter constante a concentrao de ons positivos e negativos, durante o funcionamento da pilha. Ela permite a passagem de ctions em excesso em direo ao ctodo e tambm a passagem dos nions em direo ao nodo. Atravessando a parede porosa, os ons em constante migrao estabelecem o circuito interno da pilha. [5]

Potrebbero piacerti anche