Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA ESCOLA DE ENFERMAGEM GRADUANDO

CLIENTE COM HIV

Discentes: Gilssan Oliveira Mrcia Mello

So Gonalo Novembro /2011

Discentes: Gilssan Oliveira e Mrcia Mello Estudo de caso sobre um cliente com HIV

Estudo de caso apresentado em cumprimento s exigncias da disciplina de vivncia II do curso de graduao de enfermagem

Orientadora Jaqueline So Gonalo/ RJ Novembro/2011

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratria e descritiva, do tipo estudo de caso, elaborado por acadmicas de enfermagem 5 perodo do curso de Graduao da Universidade Salgado de Oliveira. O interesse por este estudo surgiu atravs de um cliente com HIV, no Hospital Estadual Ary Parreira. Diante disto objetivamos: detectar os problemas de sade existente, segundo o critrio de diagnstico de enfermagem, traar um plano de cuidados, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da cliente; aperfeioar nossos conhecimentos a respeito dos problemas identificados ampliarem nossos conhecimentos sobre o que poderia ser feito em prol da cliente. Os dados foram coletados atravs do pronturio, pois no havia familiar e a paciente encontrava-se desorientada, acamada; exame fsico, medo, ansiosa, desorientada, risco de infeco, mobilidade fsica prejudicada; dficit no auto cuidado banho/ higiene.

Sumrio

Capa................................................................................................................... Contra Capa....................................................................................................... Resumo.............................................................................................................. Sumrio............................................................................................................. Consideraes iniciais.....................................................................................04 Histrico...........................................................................................................05 a 07 Exame fsico.....................................................................................................07 Diagnstico de Enfermagem............................................................................07 a 08 Diagnstico Medico.........................................................................................08 Fisiologia da AIDS...........................................................................................08 a 09 Prescrio de enfermagem................................................................................09 a 10 Prescrio mdica/ indicao das medicaes..................................................10 a 12 Evoluo de Enfermagem.................................................................................12 a 13 Bibliografia........................................................................................................14

Consideraes iniciais

A motivao para realizao desta pesquisa surgiu no perodo de 28 de outubro a 9 de novembro de 2011 durante a passagem desta equipe discente pela enfermaria de AIDS do HEAP, sobre a orientao da professora Jaqueline. No HEAP, prestamos assistncia a uma cliente com AIDS e diverso problema de sade, que necessitaria de cuidados de enfermagem para serem resolvidos e diante disto objetivou: Detectar os problemas de sade existente de acordo com o critrio de diagnstico de enfermagem; Traar um plano de cuidados; Ampliar nossos entendimentos acerca de que poderamos realizar com a cliente.

Histrico Cliente L.R, branca, 59 anos, solteira, auxiliar de servios gerais, Brasileira natural do Rio de Janeiro, bairro Iraj. Em 24 de setembro de 2011 iniciou o quadro de dor epigstrica evoluindo h 15 dias, astenia, desorientao, emagrecida em anorexia parcial, procurou a UPA na qual diagnosticou desnutrio, desidratao, infeo urinria; foi constatado candidase oral e esofagiana; foram realizados dois teste rpido de HIV sendo ambos positivos; sendo feito o primeiro em 24/09/2011 e o segundo em 26/09/2011; na qual foi transferida para o HEAP sem acompanhante, ictrica, hipocorada, afebril, com diagnstico de SIDA + candidase oral e esofagiana, desnutrio e desidratao com provvel encefalopatia pelo HIV. Paciente encontravase em uso de fluxozanazol, ciproflaxacino, fluconazol, bactrim; foi solicitado exame de sangue; no dia 26/09 linfcito 61, no dia 29/09 linfcito 58 e no dia 24/10 linfcito 69. Atualmente seu quadro piorou aumentou a desidratao, pois recusa a hidratao venosa (arranca), em anorexia parcial, muito desorientada, no cooperante, prostrada ao leito. Paciente em processo de auxilio/doena, moradora em casa prpria de alvenaria com cinco comados, esgoto tratado, com instalao eltrica, coleta de lixo 3 vezes por semana; reside com o filho e quase no possui parente apenas um irmo, j tem conhecimento da doena porem nuca foi hospitalizada; pais falecidos, mas no sabe a causa (SIC). Anamnese Historia da doena atual H 15 dias L.R comeou apresentar dor epigstrica, fraqueza, inapetncia e desorientao sendo encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A dor continua, ao mnimo esfora emagrecida, comeou investigar cncer na semana passada, onde foi levada a UPA na qual foi diagnosticada HIV. No dia 26 /09 foi transferida para o HEAP. Historia patolgica pregressa Nega ser portadora de hipertenso arterial sistmica e diabete mellitus, nega ter dito internao anterior, nega uso de drogas licitas e ilcitas, mas s fumou por algum tempo, nega alergia a qualquer medicamento. Historia fisiolgica No h historia de dificuldade respiratria, o abito alimentar no saudvel, pois no gosta de verduras e legumes, bebe pouco liquido aproximadamente litros, habito intestinal regular, no realiza atividade fsica, dorme cerca de 8 horas por noite, apresenta-se desorientada, respondendo as solicitaes sem coerncia. Historia familiar

Mora com o filho, pais falecidos, no sabe a causa morte tem um irmo que quase no ver, no sabe informar doena existente em familiares. Historia social Cliente L.R, encontrasse em processo auxilio/doena, mora em casa prpria, de alvenaria com cinco cmodos, com rede eltrica, esgoto encanado, coleta de lixo 3 vezes na semana, auxiliar de servios gerais, no realiza nenhum tipo de atividade fsica.

Exame fsico

Ao exame fsico, cabelo sem sujidade, couro cabeludo integro sem pediculose, pele desidratada, anictrica, aciantica, afebril, mucosa hipocoradas, sobrancelhas simtricas, olhos reagentes, pavilho auricular integro e sem cerume, acuidade auditiva preservada, cavidade nasal integra, cavidade oral integra com uso de prtese dentaria, porm ao exame sem prtese, lngua sem saborosa, pescoo sem presena de linfodenomegalia trax simtrico, ausculta pulmonar sem murmrio vesicular fisiolgico sem rudos adventcios, abdome flcido com peristaltismo, eliminao vesical presente com colorao mbar de odor caracterstico, eliminao intestinal ausente. Sinais vitais: T: 36,5C, FC: 61bpm, FR: 18irpm.

Diagnostico de enfermagem

DE= Dor aguda relacionado dor epigstrica, evidenciado por relato verbal de dor. RE= Assistncia analgesia, Controle da dor, Controle de medicamento. DE= Risco de integridade da pele prejudicada, relacionado permanncia no leito. RE= O paciente no ir apresentar leso na pele durante sua permanncia no HEAP. Mudana de decbito. DE= Risco de nutrio desequilibrada menor que necessrio relacionado a pouco habito alimentar. RE= Paciente receber orientao quanto necessidade e a importncia do habito alimentar durante sua permanncia na unidade. DE=Volume de liquido insuficiente relacionado a pouca ingesta hdrica. RE= Paciente recebera orientaes quanto necessidade da ingesta hdrica, controle hidroeletroltico.

DE=Dentio prejudicada relacionada ausncia da arcada dentaria. RE=Assistncia no auto cuidado-banho/higiene ensino/preveno da sade oral. DE=Estilo de vida sedentrio relacionado falta de atividade fsica. RE=Ensino: Paciente recebera atividade/ exerccio prescrito, Terapia ocupacional, Promoo de exerccio. DE=Defect. no auto cuidado para banho relacionado ao comprometimento do quadro clinico, evidenciado pela necessidade de auxilio da equipe de enfermagem para realizar a higiene corporal. RE= A paciente ser auxiliada pela equipe de enfermagem para realizar sua higiene corporal diariamente.

Diagnostico mdico

HIV, Candidase oral e esofagiana, alm de Infeco do trato Urinrio. Diagnostico mais provvel encefalopatia pelo HIV

Fisiopatologia AIDS

A fisiopatologia da AIDS complexa, como o caso de todas as sndromes. Em ltima instncia, o HIV causa a AIDS, esgotando linfcitos CD4 + T helper. Isto enfraquece o sistema imunolgico e permite que as infeces oportunistas. Linfcitos T so essenciais para a resposta imune e sem eles, o corpo no pode lutar contra as infeces ou matar as clulas cancerosas. O mecanismo da depleo de clulas CD4 + T difere nas fases agudas e crnicas. Durante a fase aguda, a lise celular induzida pelo HIV e morte de clulas infectadas por clulas T citotxicas contas para CD4 + T depleo de clulas, embora a apoptose pode tambm ser um fator. Durante a fase crnica, as conseqncias da ativao imune generalizada juntamente com a perda gradual da capacidade do sistema imunolgico a gerar novas clulas T aparecem para dar conta do declnio lento em CD4 + nmero de clulas T. Embora os sintomas caractersticos da deficincia imunolgica da AIDS no aparecem por anos depois que uma pessoa infectada, o volume de CD4 + T perda de clulas ocorre durante as primeiras semanas de infeco, especialmente na mucosa intestinal, que abriga a maioria dos linfcitos encontrados no corpo. A razo para a perda preferencial de CD4 + clulas T da mucosa que a maioria das clulas CD4 + T na mucosa expressa o co-receptor CCR5, enquanto que uma pequena frao de clulas T CD4 + no sangue faz-lo. HIV procura e destri clulas CD4 + expressando CCR5 clulas durante a infeco aguda. A resposta imune vigorosa, eventualmente, controla a infeco e inicia a fase

clinicamente latente. No entanto, clulas T CD4 + nos tecidos da mucosa permanecer esgotados em toda a infeco, embora o suficiente para permanecer inicialmente afastar infeces potencialmente letais. Contnua replicao HIV resultados em um estado de ativao imune generalizada persistindo durante toda a fase crnica. Ativao imune, que refletido pelo estado de ativao aumentada de clulas do sistema imunolgico e liberao de citocinas prinflamatrias, os resultados da atividade de produtos de genes vrias HIV ea resposta imune replicao do HIV. Outra causa o colapso do sistema de vigilncia imunolgico da barreira mucosa causada pela depleo de clulas CD4 + nas mucosas clulas T durante a fase aguda da doena. Isto resulta na exposio sistmica do sistema imunolgico aos componentes microbianos da flora normal do intestino, que em uma pessoa saudvel mantida sob controle pelo sistema imune da mucosa. A ativao e proliferao de clulas T que resulta da ativao imune fornecem alvos fresco para a infeco pelo HIV. No entanto, matando direto pelo HIV por si s no pode dar conta do esgotamento observado de clulas CD4 + T uma vez que apenas 0,01-0,10% de clulas T CD4 + no sangue esto infectados. Uma das principais causas de perda de clulas CD4 + T parece resultar de sua suscetibilidade a apoptose quando o sistema imunolgico permanece ativado. Apesar de novas clulas T so continuamente produzidos pelo timo para substituir os perdidos, a capacidade regenerativa do timo lentamente destruda por infeco directa dos seus timcitos por HIV. Eventualmente, o nmero mnimo de clulas CD4 + T necessrias para manter uma resposta imunolgica suficiente perdida, levando a A.

Plano Assistencial / Prescrio de enfermagem

Prescrio de enfermagem Verificar TPR e PA. 6-6hs Verificar PA. 6-6hs Registrar frequncia e caracterstica das eliminaes Registrar nvel de conscincia. Encaminhar e auxiliar no banho. Registrar integridade da pele. Supervisionar higiene oral. Exerccios ativos assistidos. Duas sequncias de 10 minutos com intervalo de 5 minutos entre elas. Massagear reas de atrito com emoliente. 12 12 18 18

Horrio 24 24 Ateno Ateno 09 Ciente Ateno 10 10 15 06 06

Observar aspecto e quantidade da evacuao Manter balano hdrico. Fazer orientao sobre a dieta Manter rigorosamente observao nas dietas Observar ingesto de liquido Manter cama com grade Fazer mudana de decbito

Ateno Nas 24 horas Nas 24 horas Diariamente Nas 24 horas Ciente 3x ao dia

Prescrio medica / indicaes das medicaes

1. Dieta pela SDN, cabeceira elevada. 2. Bactrin 400mg, 02 comp 1 x ao dia. 3. Omeplazol 20mg, 01 comp 6/6 hs. 4. Clexane 40mg SC 01x ao dia 5. Loperamida 2mg 01 comp vo 12/12 hs 6. AZT + 3 TC 01 comp vo 12/12hs 7. EFV 600mg 01 comp vo 22hs 8. Dipirona 40gts vo ate 6/6 hs 9. Plasil 2 ml im ate 8/8hs 10. Curva termica 6/6 hs 11. SG a 5% 1500ml iv 21g / mit 12. NACL 20% 10ml no soro 13. KCL 10% 10ml no soro

Indicaes das Medicaces

Indicaes: bactrin

Infeces urinrias. Prostatites. Uretrite gonoccica e no gonoccica e por clamdias. Sinusites, amigdalites, faringites, otites. Infeces respiratrias baixas por H. influenza e Pneumococos. Pneumonia por Pneumocystis carinii. Febre tifoide. Clera: utilizado como droga alternativa s tetraciclinas.

Indicao omeprazol

Tratamento da lcera duodenal, lcera gstrica, esofagite de refluxo, sndrome de Zollinger- Ellison e pacientes refratrios a outros tratamentos. Em pacientes que fazem uso constante de anti-inflamatrios no esteroidais (como, por exemplo, cido acetilsaliclico) pode ocorrer uma maior incidncia de sangramento estomacal em virtude da inibio da agregao plaquetria causada pelo anti-inflamatrio. O uso de Omeprazol, especificamente nesses casos, teria como finalidade evitar que a acidez gstrica em excesso causasse algum tipo de injria mais severa ao epitlio estomacal j prejudicado pelo sangramento. Omeprazol pose ser utilizado juntamente com antibiticos para tratamento da lcera pptica ocasionada por H. pylori, com o objetivo de evitar piora do quadro clnico do paciente, causado pelo ataque cido parede estomacal. Indicao Clexane Tratamento da trombose venosa profunda j estabelecida; profilaxia da trombose venosa profunda e recidiva, e na profilaxia do tromboembolismo pulmonar; preveno da coagulao do circuito de circulao extracorprea durante a hemodilise; tratamento da angina instvel e infarto do miocrdio sem onda Q, administrado concomitantemente aspirina. Indicaes de Loperamida Imosec est indicado no tratamento sintomtico de: - diarreia aguda inespecfica, sem carter infeccioso; - diarreias crnicas espoliativas, associadas a doenas inflamatrias como Doena de Crohn e reta colite ulcerativa; - nas ileostomias e colostomias com excessiva perda de gua e eletrlitos. Indicaes de Retroviral AZT Retroviral AZT indicado para o tratamento de pacientes assintomticos ou com sintomas leves de infeco pelo Vrus da Imunodeficincia Humana HIV). Indicaes de Beroccal (EFV) Preveno e suplementao de deficincias durante situaes e condies com necessidades aumentadas ou aumento do risco por deficincias de vitaminas hidrossolveis: por exemplo, perodos de estresse fisiolgico e aumento do metabolismo energtico, fadiga, irritabilidade, insnia, etc. Especificamente, as necessidades de uma combinao de vitaminas hidrossolveis podem estar aumentadas e/ou a suplementao pode ser necessria nas seguintes pessoas ou condies: - trabalho manual pesado, estresse prolongado - infeco e febre prolongada - doenas intestinais, gastrectomia, abusam de lcool - terapia adjuvante em casos de doenas graves ou crnicas. Indicaes do Dipirona

Antitrmico e analgsico. Indicao do plasil Nusea e vmito de origem central e perifrica. Estimulante da peristalse e adjuvante do esvaziamento gastrointestinal. Esofagite de refluxo. Procedimentos radiolgicos do tubo digestivo. Indicao do Soro glicosado O soro glicosado a 5% serve para muitas coisas mas o primordial seria manter nveis energticos com aporte de glicose, porm no se consegue um aumento muito importante pois sua concentrao isotnica(semelhante a dos fluidos corpreos), quando se quer um aporte maior de glicose para o paciente, em caso de hipoglicemia por ex. o ideal o uso de solues hipertonicas como glicose a 10% ou a 25% ou ainda a 50%...

Indicao da KCL Como a hipocalemia geralmente est acompanhada de alcalose metablica, o Cloreto de Potssio o sal de eleio para repor estoques de potssio perdidos por diurticos tiazdicos ou de ala, ou por diarreia intensa, ou ainda pelo uso de corticosteroides por doenas suprarrenais e doenas tubulares renais. Pode tambm ser usado em pacientes nos quais a depleo de potssio representa risco elevado, como os cirrticos ou digitalizados. Tambm usado para o tratamento de intoxicaes digitlicas e paralisia peridica hipocalmica. A via intravenosa usada nas emergncias ou quando o paciente no pode engolir.

Evoluo de Enfermagem

Paciente lucida, eupneica, hipotensa, desorientada no tempo e no espao, acamada, emagrecida, desidratada, afebril, anictrica com verbalizao incoerente, no cooperante, realizado banho no leito, pele integra, hipocorada, aciantica, cabelo sem sujidade e sem pediculose, couro cabeludo integro, sobrancelhas simtricas, olhos reagente, pavilho auricular integro e sem cerume, dentio prejudicada com uso de prtese, pescoo sem presena de ndulos alterados, trax anatmico, abdome flcido; diurese presente em fralda de cor mbar e odor caracterstico, no apresentou evacuao no perodo, em anorexia parcial, deglutindo com dificuldade; em uso de medicao por vista oral, pois nega hidratao venosa; feitos os cuidados de enfermagem, segue em observao. PA: 80X 50mmhg, FC: 62bpm, FR:19, Tax: 36,5C.

Bibliografia

Coleta d e dados no pronturio, colhido no dia 28/10/11, as 09h e 30min www.bulas.med.br Bulrio de Medicamentos

Potrebbero piacerti anche