Sei sulla pagina 1di 42

ELECTRNICA Transstores

Paulo Carneiro

Histria
A histria do transstor remonta, pelo menos, a 1898 data em que Thomson descobriu o electro 1. Para muitos, esta ter sido a descoberta mais importante do sculo XX. Os seus autores, John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley desenvolveram um primeiro dispositivo experimental em Dezembro de 1947, enquanto membros da Bell Laboratories. Por esta descoberta foi-lhes atribudo o prmio Nobel da Fsica em 1956.

Introduo
Um transstor de juno bipolar (ou BJT

Bipolar Junction Transistor), so elementos semicondutores formados pela juno de 3 cristais dopados com impurezas. Os cristais costumam ser de Si, mas podem ser de Ge. A sua principal funo era a de substituir as dispendiosas vlvulas.

Introduo
Mais uma vez, interessa-nos aqui o estudo deste

dispositivo do ponto de vista do seu uso como componente de circuitos electrnicos. Para este efeito, iniciamos a questo tentando compreender a sua curva caracterstica (veremos que na realidade se trata, antes, de um famlia de curvas). Notemos, antes de mais, que o transstor a primeira componente com mais de dois terminais que estudamos. Os terminais designam-se por colector (C), emissor (E) e base (B). A figura do diapositivo seguinte representa os smbolos dos dois tipos de transstor que existem.
4

Introduo
A existncia destes dois tipos compreende-se bem

porque, tratando-se de um dispositivo construdo com base num cristal semicondutor contaminado (ou dopado) de forma a apresentar trs zonas distintas, de tipo P ou N, separadas por duas junes idnticas s do dodo. As trs zonas podem organizar-se apenas de duas maneiras diferentes, assinaladas na figura abaixo, que originam os dois tipos de transstor bipolar: npn e pnp.
C
B

C E

NP N

PN P

Transstor NPN
Um BJT tem semelhanas com dois dodos ligados entre si (o

dodo do emissor e o dodo do colector). Nas 2 junes vo existir as zonas de depleo correspondentes, cuja barreira de potencial vale 0.7 V.

Existem diversas formas de polarizar o transstor, que resultam

em que este esteja: ao corte; na zona de saturao; na zona activa directa ou inversa.

Polarizao directa
As 2 junes esto polarizadas

directamente. Existe uma corrente grande na base. Diz-se que se est na Zona de Saturao.

Polarizao Inversa
As 2 junes esto polarizadas

inversamente. As 2 junes esto corte, no existindo corrente. Diz-se que se est na Zona de Corte.

Polarizao Directa de BE e Inversa de BC


A juno BE est polarizada directamente, logo

deixa passar corrente. Como a base curta e levemente dopada, a maior parte dos electres que chegam do emissor, conseguem atravessar a base sem se recombinar. Assim, muitos electres atingem a zona de depleo da juno BC. A juno BC est inversamente polarizada, logo os electres so sugados atravs da sua zona de depleo (ver a direco do campo elctrico). Os electres que chegam ao colector atravessam-no em direco fonte de tenso.
9

Polarizao Directa de BE e Inversa de BC


Os poucos electres que no conseguem atravessar

a base recombinam-se. De forma a manter a base electricamente neutra, so criados mais buracos atravs do envio de electres pelo terminal da base. Diz-se que se est na Zona de Activa Directa.

10

Polarizao Directa de BC e Inversa de BE


O comportamento semelhante ao caso

anterior. Como o emissor e o colector tm funes trocadas (relativamente ao caso anterior), os electres so emitidos pelo colector e recebidos pelo emissor. O colector tem dopagem intermdia (ao contrrio do emissor que est fortemente dopado), logo o nmero de electres disponveis para a corrente menor do que no caso anterior.
11

Polarizao Directa de BC e Inversa de BE


Esta situao semelhante anterior, mas

com correntes muito mais pequenas. Diz-se que se est na Zona de Activa Inversa.

12

Relao entre correntes (zona Activa)


Pode-se mostrar que:

Pode-se tambm mostrar que IC

independente de VCE e que:


IC = . IB IC + IB= IE
=

Definindo um factor = IE / IC , demonstra-

se facilmente que:

1+

13

Relao entre correntes (zona Activa)


Ganho de corrente em modo Base Comum IC= . IE

14

Relao entre correntes

15

Curva Caracterstica
Tomando o transstor NPN como exemplo tracemos

a curva que mostra a dependncia da corrente no circuito, IC , com a tenso aplicada entre o colector e o emissor, VCE . Para este efeito, vamos admitir que, por um processo qualquer, se injecta na base uma corrente constante I B , como mostra a figura abaixo.

16

Curva Caracterstica
O andamento da curva pode descrever-se como

sendo linear e crescente para valores de VCE prximos de zero, evoluindo depois para um regime de saturao deixa de crescer com VCE permanecendo num certo valor constante. Uma boa parte do entendimento do transstor como elemento de circuitos deriva da constatao de que esta curva conserva esta forma para diversos valores de I B , desde I B = 0 at valores arbitrariamente elevados e positivos de IB.

17

Curva Caracterstica
A forma adoptada universalmente para exprimir o

funcionamento de um transstor consiste em traar um nmero razovel de curvas IC (VCE ) para vrios valores equidistantes de IB . O transstor aparece assim com um dispositivo que amplifica a corrente de base, IB, multiplicando-o por um factor que, na prtica, assume valores entre 20 e 250.

18

Montagem Emissor Comum

19

Montagem Emissor Comum

Quando VCE=0V, a juno CB no est inversamente polarizada, logo no existe corrente IC. Se VCE aumentar, IC aumenta rapidamente at 1mA. Se aumentar mais o VCE, a corrente IC no aumenta mais, pois o colector s pode apanhar os electres injectados pelo emissor (que j est no mximo). Na zona de disrupo destri-se o transstor.
20

Montagem Emissor Comum

Para valores de VCE pequenos (menos de 1 V), a juno BE est

directamente polarizada, mas a juno BC no est inversamente polarizada. Assim, o colector no consegue colectar todos os electres injectados pelo emissor, sendo por isso a corrente inferior ao que podia ser. Chama-se a esta zona a Zona de Saturao. Na Zona Activa, o colector j colecta o mximo nmero de electres que consegue. Mesmo que aumente VCE, no existem mais electres para colectar. por este motivo que a zona activa plana.
21

Montagem Emissor Comum


Varias curvas (sada-IC) para correntes IB diferentes

22

Montagem Emissor Comum


Curva de Base A curva da base igual curva de um dodo, pois a juno BE semelhante a um dodo. Abaixo dos 0.7V, o transstor est ao corte. Quando o transstor est em conduo (Zona Activa ou de Saturao) tem-se Vbe>=0.7V Em termos prticos costuma-se usar 0.7V para a tenso na juno BE.
23

Montagem Emissor Comum


Funcionamento na Zona

Activa (e.g. funcionamento como amplificador)


BE polarizada directamente BC polarizada inversamente

VCC >VCE >0.2V;

VBE=0.7V; IC = IB
24

Montagem Emissor Comum


Funcionamento na Zona

de Saturao (e.g. funcionamento como interruptor ON)


BE polarizada directamente BC polarizada directamente

VCEsat =0.2V; VBE=0.7V;

IC <= IB

25

Montagem Emissor Comum


Funcionamento na Zona de Corte

(e.g. funcionamento como interruptor OFF)


BE polarizada inversamente BC polarizada inversamente

IC=0; IB=0; VCE=VCC;

VBE<0.7V

26

Modelo Aproximado do Transstor

Em primeira aproximao pode dizer-se que o dodo ideal. =>

VBE=0V Mas em geral considera-se VBE=0.7V O transstor no mais do que uma fonte de corrente controlada por corrente. A corrente no colector controlada pela corrente na base.
27

Recta de Carga

28

Exerccios

29

Exerccios

30

Exerccios

31

Exerccios

32

Exerccios

33

Aplicaes do Transstor
O Transstor como Interruptor (til em circuitos digitais)

ON - Na Zona de Saturao o transstor comporta-se como um curto-circuito entre o emissor e o colector (VCESAT 0.2 V). OFF - Na Zona de Corte o transstor comporta-se como um circuito aberto entre o emissor e o colector (IC = 0 A). O Transstor como Amplificador (til em circuitos analgicos) Na Zona Activa Directa, a corrente de colector uma rplica amplificada da corrente de base.

34

DataSheet

35

DataSheet

O ganho =hFE mximo quando a corrente 10 mA. No entanto, pode variar de transstor para transstor, entre 100 e 300. A tenso VCESAT 0.2 V.
36

Transstor BJT
Uma forma de aumentar a potncia dissipada

mxima sem destruir o transstor a utilizao de Dissipadores de Calor ou Heat Sinks Note-se que existem transstores para pequenos sinais (< 1 W) e transstores de potncia (> 1 W).

37

Ganho de corrente Vs Temperatura

Tanto a corrente de colector como a temperatura afectam

bastante o ganho de corrente. Mudanas de transstor, variaes de temperatura ou de corrente de colector, podem provocar grandes alteraes no ganho =hFE. O comportamento do circuito deve por isso ser o mais independente possvel do ganho do transstor. Este problema resolve-se com o esquema de polarizao universal.
38

Polarizao com corrente de emissor constante


A introduo de uma resistncia

no emissor, provoca alteraes drsticas no comportamento do circuito e na sua anlise. Nomeadamente, a corrente de colector (e do emissor) fica quase independente do ganho do transstor. A tenso VCE tambm fica independente do ganho.

39

Exerccios

40

Polarizao Universal

Neste caso, obtm-se o equivalente de Thvenin entre a base e a

massa. A anlise do circuito agora igual ao da polarizao com corrente de emissor constante. A Polarizao Universal tambm tem a caracterstica de ser imune a variaes no ganho.
41

Polarizao
O funcionamento do transstor bipolar

como amplificador de corrente requer que a juno Base-Emissor esteja directamente polarizada e a juno Base-Colector inversamente polarizada. A figura representa um transstor NPN correctamente polarizado. Diz-se correctamente porque, para alem das duas condies anteriormente enunciadas, o ponto de funcionamento em repouso fica situado aproximadamente a meio da recta de carga permitindo que, no caso de ser introduzido um sinal, a variao consequente seja simtrica em torno desse ponto, como veremos adiante.
42

Potrebbero piacerti anche