Sei sulla pagina 1di 6

RESENHA

A HIPTESE-CINEMA: PEQUENO TRATADO DE TRANSMISSO DO CINEMA DENTRO E FORA DA ESCOLA

BERGALA, Alain. A hiptese-cinema. Pequeno tratado de transmisso do cinema dentro e fora da escola. Traduo: Mnica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.

Todos ns formulamos hipteses diante de alguns problemas que os caminhos da vida nos levam a percorrer, e no sistema educativo no diferente. Para concretizar projetos, preciso mais do que apenas formular ideias. Este livro no s traz uma inovao pedaggica em relao abordagem do cinema na educao, como tambm incentiva e prope muitas mudanas referentes a prticas tradicionais bastante enraizadas no mbito escolar, sobretudo em se tratando de currculo. Segundo o autor, para que uma ideia consiga conservar ao menos um pouco do seu carter inovador, aps terem sido atravessados todos os filtros cinzas, como se diz na fotografia, preciso que esta seja de incio particularmente radical e agitada. Sob a hiptese de que o cinema pode entrar na escola como um outro, provocando uma experincia parte dela, o professor e cineasta francs nos conta como desenvolveu para o governo de Jack Lang 1, no projeto Misso de 5 anos, um trabalho de levar as artes s escolas, cuja alteridade radical os alunos devem experimentar como um elemento de inovao. Para o autor, na Pedagogia, mais do que em outras reas, preciso evitar permanentemente estabelecer a funcionalidade como um critrio inexorvel, pois a globalizao funciona, a diviso do trabalho funciona, o comrcio funciona, a demagogia funciona; mas mesmo isso que queremos transmitir e reproduzir? (p. 27). . Considera que o que decisivo, no nem mesmo o saber sobre o cinema, mas a maneira como nos apropriamos do seu objeto: pode-se falar muito simplesmente, e sem temores, do cinema, desde que se adote a boa postura, a boa relao com o
1

Em 14 de dezembro de 2000 Jack Lang, desde o Ministerio de Educao da Frana, junto com o Ministrio da Cultura, representado por Catherine Tasca lanaram o chamado Plano de cinco anos para introduzir a arte na escola de um modo at ento indito, isto , no como ensino da arte mas como uma experincia de fazer arte. Bergala se desempenhou como consultor e conselheiro neste projeto da introduo da arte cinematogrfica nas escolas pblicas.

objeto cinema (p. 27). Esse o objetivo desse livro: convencer as pessoas que estiverem dispostas a compartilharem da ideia de que tanto para os alunos quanto para os professores, a arte deve ser, na escola, uma experincia de outra natureza que no a do curso localizado. Por sua natureza, a instituio tem a tendncia de normalizar, amortecer e at mesmo absorver o risco que representa o encontro com toda forma de alteridade, para tranquilizar-se e tranquilizar a seus agentes. Bergala cita um trecho de Jean-Luc Godard, no auto-retrato cinematogrfico intitulado J-L G / J-L G, que problematiza esta questo: Porque se existe a regra, existe a exceo. Existe a cultura, que de regra, e existe a exceo, que a arte. Todos falam da regra, computadores, T-shirts, televiso, ningum fala da exceo, isso no se diz. Isso se escreve Flaubert, Dostoievski, isso se compe Gershwin, Mozart, isso se pinta Czanne, Vermeer, isso se filma Antonioni, Vigo. (Bergala, 2008, p. 30). A arte no se ensina, mas se encontra, se experimenta e se transmite por outras vias alm do discurso. A escola pode possibilitar o encontro com o cinema, ajudar os alunos a entend-lo melhor enquanto arte, mas no pode obrigar ningum a ser tocado por um determinado filme. Este processo absolutamente individual, ainda que ocorra numa situao de experincia muda coletiva. Para esclarecer um pouco essa nova abordagem do cinema na Pedagogia, Bergala explica que o cinema em sala de aula tem sido reduzido e usado como linguagem e ferramenta ideolgica, um mero instrumento didtico-pedaggico para atingir um determinado objetivo. Ele mesmo admite ter contribudo para uma pedagogia de tipo linguageira, mas sempre com uma extrema desconfiana das abordagens que visam, antes de tudo, em nome do desenvolvimento do esprito crtico, famosa resposta ideolgica, em detrimento da especificidade do cinema. Num colquio em Toulouse, em 1992, foi dada a Bergala a oportunidade de dizer que:

(...) talvez fosse preciso comear a pensar mas no fcil do ponto de vista pedaggico o filme no como objeto, mas como marca final de um processo criativo como arte. Pensar o filme como a marca de um gesto de criao. No como um objeto de leitura, descodificvel, mas, cada plano, como a pincelada do pintor pela qual se pode compreender um pouco seu processo de criao. Trata-se de duas perspectivas bastante diferentes. (p. 33-34)

O segundo aspecto dessa hiptese-cinema diz respeito relao entre a abordagem crtica, a leitura dos filmes e a passagem ao ato - a realizao. Para Bergala, no existe, de um lado, uma pedagogia do espectador, que seria forosamente limitada, por natureza, leitura e formao do esprito crtico; nem, de outro, uma pedagogia da passagem ao ato. essa pedagogia

generalizada da criao que seria preciso implementar numa educao para o cinema como arte, aprendendo a tornar-se um espectador que vivencia as emoes da prpria criao. A grande arte no cinema se d a cada vez que a emoo e o pensamento nascem de uma forma, de um ritmo que no poderia existir seno atravs do cinema. A arte que se contenta em enviar mensagens no arte, e isso vale tambm para o cinema. Uma outra questo muito bem colocada nesse livro, diz respeito aos malefcios do e entre cinema e audiovisual. Existe uma ideia falsa que confunde e impede o pensamento srio sobre a questo do cinema na escola: a de que o cinema supostamente daria ferramentas para que o indivduo se arme contra a televiso. Tal abordagem crtica da televiso teria muito mais a ver com a instituio cvica do que com a educao artstica. No entanto, pode-se obrigar algum a aprender; mas se pode obrig-lo a ser tocado? De acordo com o autor, existe um prazer mais construdo na relao com a obra, que no necessariamente imediato e sem esforo, e em cuja aprendizagem a escola tem um papel importante. Com base na avaliao desta especfica relao entre cinema e espectador, que se constitui como um problema de ordem interna e externa ao sistema educativo, Bergala nos apresenta a sua estratgia. Graas possibilidade tecnolgica do DVD, a ideia fornecer uma coletnea inicial de filmes capazes de constituir uma alternativa ao cinema de puro consumo. Como? Estabelecendo uma pedagogia do cinema mais leve, do ponto de vista didtico, que relacione filmes, seqncias, planos e imagens oriundas de outras artes. Sua misso facilitar o acesso ao que ele chama de ba de tesouros sempre disponveis numa filmoteca, tanto para professores quanto para alunos. No seria, portanto, um programa fechado, composto de obras obrigatrias e um sistema de avaliaes. Tomando como pressuposto a assero de que a escola deve propor uma outra cultura cinematogrfica, que se tornar ainda que involuntariamente alternativa, freqente que se proponha partir do que as crianas gostam. O autor rejeita este tipo de abordagem, por acreditar que ela parte de um desprezo da capacidade intelectual das crianas e, sobretudo, porque o que se constitui como o que elas gostam, no se criou espontaneamente, mas a partir de um intenso e constante bombardeio publicitrio dos meios de comunicao. S se pode considerar o encontro com a obra de arte, como uma experincia real, se esta desencadear o sentimento de sermos expulsos do conforto dos nossos hbitos automatizados de consumidor, fazendo-nos questionar nossas idias pr-concebidas. No existe, portanto, um caminho, nem reto nem curvilneo, que conduza das superprodues americanas comuns ao Onde fica a casa do meu amigo?, de Kiarostami, ao Evangelho segundo So Mateus de Pasolini ou a Un t chez grandpre de Hou Hsiao-Hsien.

Pode-se argumentar, atualmente, em relao cinemateca virtual ilimitada, proporcionada pela Internet, que esta poderia constituir a soluo definitiva da transmisso do cinema, na medida em que possibilita o livre acesso s produes cinematogrficas. Sem negar as vantagens da livre circulao da arte, o autor argumenta que tal situao por si s, no leva nossas crianas ao encontro da arte. Abre-se um campo infinito de possibilidades, mas o que se observa que s se busca o que designado pela publicidade do momento, como sendo desejvel. Temos o livre acesso, mas por outro lado, somos liberados at mesmo de ter que escolher, visto que outros j o fizeram por ns, seguindo, assim, o que foi aprovado pela maioria. A filmoteca pode modestamente ajudar nessa escolha, por apresentar uma primeira triagem dentre esta infinidade de opes. A iniciao artstica pode comear s vezes por uma simples atitude de sensibilidade pedaggica: colocar o bom objeto no momento certo ao lado da pessoa certa. (p.111). Ou melhor, citando Walter Benjamin, ao falar desses colecionadores que, recebendo-nos em suas casas, no exibem seus tesouros. Diramos que os mostram muito discretamente. Apenas deixam que sejam vistos (apud BERGALA, p.111). Entretanto, o que se considera indito nessa iniciao a possibilidade que o DVD proporciona em termos de inovao para o ensino de cinema com a pedagogia da articulao e da combinao de fragmentos.
Um plano bem escolhido pode ser suficiente para testemunhar simultaneamente a arte de um cineasta e um momento da histria do cinema, na medida em que implica ao mesmo tempo um estado da linguagem, uma esttica (necessariamente inscrita numa poca), mas tambm um estilo, a marca singular de seu autor. (p. 125)

Deste modo, professores e alunos podem refletir e articular juntos, o que cada sequencia engendra, destituindo a exclusividade do saber docente. notvel, a capacidade que as crianas tm de se apropriar de pedaos de filmes e memoriz-los. O autor destaca dois modos de escolher e pensar um trecho de filme: como um extrato autnomo, apreendido em sua totalidade; ou ao contrrio, como um pedao retirado de um filme, no qual o corte se faz presente. Em ambas as maneiras, pode-se chegar a resultados positivos pedaggicos. Esta pedagogia do fragmento, que considera o plano como a menor clula viva de um filme, possibilita o desenvolvimento de um olhar, que ultrapassa o simples acompanhamento do fluxo narrativo. Analisando-se uma unidade menor, pode-se unir a abordagem analtica iniciao criao. E s mais tarde, que chegar para a criana, o tempo da integralidade do filme. Afinal, se podemos mostrar um trecho de um bom filme a uma criana, porque deveramos priv-la deste contato, esperando que atinja a idade adulta?

Ao contrrio do que muitos pensam quando se fala em aula de cinema na escola, o que prevalece em sua teoria no simplesmente uma operao tcnica. O autor elucida a distino entre uma anlise flmica clssica e uma anlise de criao. A primeira preocupa-se apenas em decodificar o filme, realizar uma leitura; j a anlise da criao tem um carter transitrio e se constitui como uma primeira iniciao passagem ao ato. Trata-se, portanto, de uma tentativa de retorno ao momento em que o cineasta ainda no tinha feito suas escolhas definitivas. Num esforo de lgica e imaginao desse campo de possveis, que se apresenta no processo de criao. O ato de criao cinematogrfica envolve trs operaes mentais: a eleio (escolher), a disposio (posicionar) e o ataque (decidir), que devem ser encaradas antes de suas operaes tcnicas. Estas trs operaes mentais no podem ser visualizadas cronologicamente, elas se combinam a cada momento, dialeticamente, durante as etapas do trabalho. A qualidade da experincia de realizao reside numa nica questo para o autor, a de colocar em dvida se realmente essa criao em sala de aula est se confrontando efetivamente com o cinema. A experincia da passagem ao ato , em sua teoria, insubstituvel, por suscitar um saber no acessvel apenas pela anlise dos filmes. Ao realizarmos tal experincia no contexto escolar, pressupe-se que o resultado deve ser visto e apreciado coletivamente. Preocupado em fugir do lugar comum do espetculo de fim de ano, o autor reitera que o importante o processo criativo com um rastro de aprendizagem e no com nfase no produto acabado. O que no foi filmado enriquece o que o foi. Sua proposta no a improvisao e sim levar em conta as condies objetivas reais, presente em todo ato da criao cinematogrfica. Repetindo-se essas condies de escuta do real, garante-se que a filmagem no ser apenas uma simulao ao ato. Essa simulao a qual o autor se remete, sob o risco de perder de vista tudo aquilo que, num plano de cinema, depende da percepo: a luz, as matrias, os ritmos internos de deslocamento dos possveis atores, o som enfim, tudo que depende do sensvel mais do que do sentido, da significao. (p. 199) Ou seja, por mais que as novas tecnologias digitais, com suas regulagens automticas e todos os recursos oferecidos aos jovens sejam de mxima convenincia, o que est em jogo nesse aprendizado no se intimida com a tcnica. So questes de escolhas sensoriais, visuais e sonoras dos planos a serem filmados pelos alunos. Pensar a criao cinematogrfica como uma possibilidade concreta de integrao e de criao coletiva, em direo ao desenvolvimento de relaes mais horizontais e igualitrias pode se tornar um objetivo no contexto escolar, mas no algo que ocorre espontaneamente. Em geral, o que se observa no set de filmagem com crianas uma reproduo das hierarquias presentes em uma equipe de cinema profissional, que embora carea de harmonia, tem pouco de coletiva.

A abordagem do cinema como arte pode levar em conta outras habilidades que o sistema escolar deixa escapar e que para se manter coerente, estas no podem ser olvidadas. H outras formas de inteligncia, de iniciativas, de modos de expresso de si que podem se revelar na passagem realizao que tem como mrito ampliar o campo desses novos possveis para cada aluno envolvido. Dentro de um coletivo de cartas marcadas, ele se refere queles alunos menos eleitos pela turma, que s podem trabalhar com a escrita e a lngua falada, e podero ser eleitos pelo no dito ou o inefvel, sobretudo, porque s atravs arte se pode dizer de outra maneira.
Quando acompanhado de um adulto que respeita a emoo da criana, o ato aparentemente minsculo de rodar um plano envolve no s a maravilhosa humildade que foi a dos irmos Lumire mas tambm a sacralidade que uma criana ou adolescente empresta a uma primeira vez levada a srio, tomada como uma experincia inaugural decisiva. (p. 210)

Sua hiptese uma iluminao para a infncia e seu encontro com o cinema na escola.

Gisela Pascale de Camargo Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail: gpcl@terra.com.br

Marina Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro E-mail: marinarodrigues_1@yahoo.com.br

Potrebbero piacerti anche